O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 17 de março de 2015

Estou a exagerar?

. 30 comentários

A passagem do Mónaco aos quartos de final da Champions só me faz pensar qual foi a razão pela qual o Benfica foi eliminado das competições europeias.

Praticam melhor futebol? Não.

Têm melhores jogadores ou plantel? Não.

A exigência do campeonato francês é inferior à do campeonato português? Não.

Então se o Mónaco consegue,  porque é que o Benfica não consegue?

Se o Leonardo Jardim consegue gerir,  porque Jorge Jesus não consegue?

Teremos que sacrificar duas competições para conseguir um campeonato?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Facil meu caro, JJ é um dos melhores do mundo e naobse quer dar ao luxo de ter um plantel melhor do que o Monaco passar a fase de grupos....

    ResponderEliminar
  2. Por favor, explica o que queres dizer com o post. Não foste claro, mas acho que estás a criticar o JJ, em comparação com o LJ. É isso?

    Por favor, faz ai umas contas rápidas de cabeça e conta os valores pelos quais foram adquiridos os jogadores do mónaco, e vê com os que jogámos a champions. Se preferires, usa só os médios, não é preciso contabilizar o resto.

    ResponderEliminar
  3. é. agora vamos pensar nisto: leonardo jardim perdeu 2 titulares (1 deles nao jogava ha 6 meses quando saiu).

    jesus alem de ter orçamento inferior, perdeu 6 titulares (5 vendas + lesao de fejsa) e teve que refazer toda uma equipa. simples. alem disso, esta passagem do monaco contra o arsenal so prova que é equipa a respeitar. e o leverkusen com o atletico so caiu nos penalties. querem culpar alguem? culpem quem queima meia equipa num defeso.

    claro que podemos sempre mudar o nosso estilo e começar a jogar como o monaco. o koeman jogava assim no campeonato nacional. ate ganhou os 2 jogos ao porto. o problema é que para ganhar aos aroucas era um sofrimento. 67 pontos em 34 jogos. o jesus este ano vai com 65 em 25 jogos. só para se ter uma ideia da coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de perceber em que momento da história do futebol (que deve ter passado em claro a todos os amantes da modalidade) é que o treinador de uma equipa deixou de ter qualquer tipo de responsabilidade sobre o plantel que monta e que tem à disposição? Em que momento é que o treinador de futebol passou a ser uma espécie de motorista da Carris, que não escolhe sequer as pessoas que leva no seu autocarro? Não vale a pena continuarmos a fingir que não existe um arranjinho de conviniência (entre o policia-bom que empoxa 4 milhões ao ano e promete não criticar ... e o policia-bonzinho que vende os bons jogadores todos para, todos os anos, "salvar" o clube do desastre finançeiro). Claro que com um arranjinho destes as comadres não se chateiam mas a verdade é que a responsabilidade é de ambas as comadres!!! Se JJ não gosta das saídas/entradas/permanências/empréstimos e outro tipo de situações (dubias) que ocorrem com jogadores, a culpa também é dele! A comunicação do clube, incluindo a do próprio treinador, criou ao longo dos anos a ideia falaciosa de que o treinador está ilibiado de responsabilidades neste dominio. Mas lá está. Só come gelados com a testa querm quer. Estou muito agradecido pelo JJ conquistou pelo clube e muito agradecido pelo que o presidente fez no seu primeiro mandato. Mas já chega desta hipocrisia em relação às transferências de jogadores. A transparência tem de voltar ao Benfica.

      Eliminar
  4. Miccoli_3017/3/15 22:39

    E o Monaco vai ser campeão onde? A participação do Benfica esta época na Liga dos Campeões foi patética, mas não façam comparações despropositadas...

    ResponderEliminar
  5. A resposta que procuras é a seguinte: o Benfica de à 4 a 5 meses era bem diferente do Benfica actual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens razão sem duvida mas o problema é que as competições não começam em janeiro começam e agosto e a época tem de ser avaliada pelo seu todo e não por pedaços.
      e se este ano ainda existe a desculpa de terem saído muitos titulares e o grupo ser difícil, nos anos anteriores tiveste apenas uma ou duas saídas e adversários bem mais acessíveis e os resultados não foram melhores.

      Eliminar
  6. É o futebol. A Grécia também ganhou um euro. jj 4erver

    ResponderEliminar
  7. Sim, como sempre estás a exagerar. O Mónaco que eu saiba não vai em primeiro. Nós infelizmente não somos o Barcelona ou o Bayern para "gerir" épocas dessa forma. Quando tivermos um orçamento semelhante, aí sim a conversa muda, mas até lá devemos estar gratos pelas grandes épocas que o JJ nos tem dado.

    Podiamos ter ganho mais? É verdade, mas nunca te esqueças do campeonate de m***a em que estás e da infelicidade que tivemos nas duas finais que disputámos. O contexto é muito importante.

    ResponderEliminar
  8. "Se o Leonardo Jardim consegue gerir..."

    1 Lyon
    2 Paris Saint-Germain
    3 Marseille
    4 AS Monaco

    ResponderEliminar
  9. Eu detesto falar de sorte e azar, mas a verdade é que o Mónaco está onde está muito à conta da Vaca Cornélia. O Mónaco, que fez 1 ponto contra o último do seu grupo, apurou-se à conta dos pontos que fez contra a melhor equipa do grupo, em dois jogos em que foi completamente subjugado.
    Nestes oitavos, apesar de competente no contra-golpe, beneficiou do completo desacerto de Giroud. Nao foi a melhor equipa.

    ResponderEliminar
  10. BENFIQUISTA DE GAIA18/3/15 10:06

    VOU TORNAR A REPETIR....nao jogamos pior que o monaco ..o problema e na baliza.....reparem no atetico de madrid....que sejas feliz OBLAK...bem mereces...fostes o (CAUSADOR) de pores o atl.de madrid dos 4 de final da champions....e nos a velos passar...TENHO QUASE A CERTEZA QUE SE ESTIVESSES NO BENFICA AINDA ESTAVAMOS NA EUROPA....eu sei que nao vale a pena chorar mas.....sera que dentro do BENFICA estao todos a trabalhar no mesmo sentido ?????tenho muitas duvidas..esta do OBLAK jovem que ja tinha mostrado ..encantado...e conquistado a maioria dos BENFIQUISTAS em 6 meses a titular ..mesmo contra a vontade do jesus..e um acto de ma gestao...ponto ....e nao me venham com estorias da carochinha...

    ResponderEliminar
  11. A desonestidade mental dos teus posts Shadows qualquer dia chegam a um ponto que os teus familiares e amigos para teu próprio bem ainda te internam. ;)

    1. Não é sabido aqui por todos que o plantel do Benfica só teve o seu plantel fechado após o campeonato já se encontrar praticamente a decorrer com aquisição de Jonas que não chegou a tempo para ser inscrito na Champions League e que a diferença é abismal com ele para o Campeonato.

    2. Não foi já aqui tb debatido por todos que existiu uma sangria, saída de jogadores acima do normal na presente época, jogadores titulares e que entravam no decorrer do jogo que desempenham lugares fulcrais no Benfica.

    3. Não tiveste um jogador a jogar meia-época pelos vistos contrariado, Enzo Perez.

    4. Não tiveste um azar do caraças mesmo estando no pote 1 da Champions em comparação com o Porto ou mesmo o Sporting no sorteio.

    5. Não é do teu conhecimento que o SLB para ser Campeão Nacional tem que jogar mais 500% que o seu principal rival, pois não tem ajudas de arbritos, nem filiais em barda na 1ª Liga, como jogadores emprestados que desaparecem na calendarização nos jogos contra as suas próprias equipas e contra o Benfica comem a relva o colocam em risco a integridade física dos atletas do Benfica.

    6. Não é do teu conhecimento que isto é tudo feito com o compadrio dos comentadores de todos os orgãos de comunicação social, que inventam notícias acerca do Benfica e analisam os lances de forma diferente quando são uns e quando são outros e até as imagens escondem.

    7. Sabes a dimensão que tem um Monaco? Qual é a pressão para quem dirige ou representa esse clube a nível desportivo? Zero

    8. Entende uma coisa no Benfica a pressão é diária,seja em que modalidade for, não fosse este o clube com mais associados no mundo, onde até por um puto ter falhado um penalti num oitavos de uma Champions de sub-19 é referência nas primeiras páginas dos jornais desportivos, ser grande tem um custo mt elevado e JJ percebeu isso mt bem.

    9. O Monaco chega aos Quartos de Final batendo uma equipa que nunca passou desta fase das Champions o Arsenal, que digo-te se jogasse no Campeonato Português com o actual treinador que tem e com o futebol "espectaculo" que tenta praticar a imagem do seu treinador nunca iria ser Campeão em Portugal e desde que Mourinho entrou no futebol Inglês não o foi quer me parecer, devido ao anti-jogo que mts clubes copiaram do Chelsea.

    10. Se o Benfica este ano for Campeão é um dos maiores feitos conquistados por um treinador do SLB, porque mts outros passaram por cá com este sistema(café com leite, com arbritos profissionais e outras artimanhas mais já mencionadas) e não vingaram e alguns eram treinadores mt bons como Ronald Koman ou Fernando Santos e a prova está no que os mesmos fizeram lá fora enquanto os treinadores que saem do Porto não fazem nada de relevante com excepção de Mourinho mas do qual até os adeptos do Chelsea já começam a ficar fartos do senhor Anti-futebol.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto 9 é falso. O Arsenal até já foi finalista.

      Eliminar
    2. Madskinn, o que é lamentável é que muitos benfiquistas na hora de criticar JJ esquecem sempre o ponto 5. Esse ponto 5 foi o que nos impediu de ganhar os campeonatos do bitó pereira. Houvesse verdade desportiva e estaríamos à beira do tetra.

      Eliminar
    3. O ponto 9 ficou omisso a indicação dos últimos 10 anos N.T. mas a intenção era expressar que depois disso o Arsenal não tem expressão Europeia pois não sabe ser uma equipa calculista devido ao treinador ke tem, portanto o ponto 9 não é falsa mas sim peca por ter um erro. Ou és da opinião com Wenger o Arsenal era campeão em Portugal?

      P.S: Mas se quiseres contribuir com algo positivo N.T. para está "discussão" faz favor de te fazeres "ouvir", pois apenas apontar erros é f´cil mais díficil é ter opinião própria e defende-lá.

      Ass: Madskinn

      Eliminar
    4. Caro dr. Pablito, podes fundamentar o ponto 5?

      Eliminar
    5. Caro Pedro,

      Julgo que o ponto 5 não carece de fundamento. Coisas como o Apito Dourado não deixam margem para duvidar que tem havido favorecimento do fcp nas últimas décadas. Mas já que me solicitas que desenvolva a resposta, transcrevo um comentário que publiquei no blog Fura Redes no dia 25 de julho de 2013:

      "O Benfica fez, em 2012/2013, uma das melhores épocas de que há memória. Claro que foram cometidos erros pelo treinador e pela equipa, como acontece com todos os clubes, todos os anos, em todos os campeonatos. Errar é humano. E os árbitros também erram, é óbvio. E alguns desses erros beneficiaram eventualmente o SLB. O que se estranha é que a balança dos “benefícios” tenha pendido tão fortemente para o lado do fcp – como assim tem sido desde há muito. Se outras razões não existissem para nós, benfiquistas, desconfiarmos da arbitragem, aquela dá-nos algum direito de, pelo menos, suspeitarmos, de que algo não bate certo. É por isto que me entristeceu ver muitos benfiquistas voltarem-se contra Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira, os jogadores, etc., no fim da época, depois de os terem aplaudido durante quase todo o ano.

      Vamos relembrar o que aconteceu. Para esta análise usei o post do Fura Redes sobre a liga da verdade. Não contei com penalties por assinalar pois nada garante que dessem golo. Só contabilizei golos anulados – que se não o fossem eram mesmo golo – e penalties mal assinalados e convertidos que originaram golos que não deviam ter existido. Trabalhei, portanto, só com factos.

       1ª Jornada - Benfica 2 - Braga 2 - Golo mal anulado a Cardozo com o marcador em 2-2. Teria sido uma vitória do SLB. Menos 2 pontos de diferença para o rival.
       4ª Jornada - Académica 2 - Benfica 2 - 2 Penalties contra o SLB mal assinalados e convertidos. Teria sido outra vitória do Benfica. Menos 2 pontos de diferença para o rival. No total: 4 pontos.
       20ª Jornada - FC Porto 2 - Rio Ave 1 - Penalty mal assinalado e convertido a favor do FC Porto. Teria sido um empate para o fcp. Menos 2 pontos de diferença. E vão 6.
       28ª Jornada - Nacional 1 - FC Porto 3 - Golo mal validado a favor do FC Porto; Penalty mal assinalado e convertido a favor do fcp. 2 golos que não deviam contar. Teria sido mais um empate para o fcp. Menos 2 pontos. E já vão 8!
       Benfica 1 - Estoril 1 - Golo mal validado contra o Benfica. Um dos jogos mais criticados a JJ e à equipa, teria sido uma vitória. Menos 2 pontos. Total: 10 pontos.

      Como ficámos a 1 do porto, teríamos acabado com 9 (NOVE!) pontos de vantagem. E antes que venham dizer que também fomos beneficiados, falando nos jogos mais polémicos, façamos o seguinte exercício: Académica na Luz. Não era penalty? Retiremos 2 pontos; sobram 7. Sporting na Luz. Os verdes e os azuis choraram tanto que lhes vou conceder o empate, só porque me apetece. Retiremos então mais 2 pontos; sobram 5. Estoril na Luz, Mesmo que fosse penalty de Maxi e fosse convertido, o golo do Estoril foi irregular, pelo que, na verdade, teria sido um empate. Vamos abater mais 2 pontos; sobram 3."

      Na época anterior aconteceu algo semelhante. Não consigo localizar a contabilidade que elaborei na altura, mas andou mais ou menos pelo mesmo.

      A época passada, o Benfica foi tão forte (poker e final da liga europa) que não deu hipótese de reação aos adversários. Já este ano, com um plantel menos forte, tem havido a convicção de que vamos falhar. Temo-nos aguentado como equipa, os árbitros já não sentem as costas tão quentes e por isso têm mais dificuldade em inclinar o campo. Mesmo assim, tivemos uma arbitragem vergonhosa em Braga e em Arouca só não acabou mal porque marcámos muitos golos (foram-nos sonegadas 2 grandes penalidades). Como a arbitragem já não parece resolver, apareceu a conversa do colinho. Por isso concordo em absoluto com o ponto 5.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  12. Consegue gerir o quê? o 4º lugar? se o Jesus colocasse o Benfica fora da luta pelo campeonato para estar ainda na Liga dos Campeões andavam a chamar-lhe incompetente. Haja paciência!!! Sem o Domingos claro.
    António

    ResponderEliminar
  13. Caro Shadows, o Benfica joga na Champions preocupado com a jornada seguinte do campeonato. Então o Arouca não era mais importante que o Leverkunsen???? O que interessa é ir para o Marquês o resto são tretas.
    Cumprimentos,
    Pedro


    Nota: o Jorge jesus recebe 1 milhão por cada título conquistado, logo à Champions não pode ser opção.

    ResponderEliminar
  14. Em tese, em teoria o que o Shadows disse está certo, está correcto. A aposta, o objectivo, o goal principal de JJ (e por certo também da SAD) é serem BI-Campeões
    ao fim de 31 anos de fome, de seca extrema!! Não há que enganar.

    A partir do momento em que viram as coisas mal paradas, em termos de L C, a aposta foi mesmo conquistar o BI-Campeonato. E, para isso, tudo foi e está a ser feito,
    dentro e fora das 4 linhas, não há que enganar. Que ninguém tenha dúvidas, até os dois Pasquins desportivos de Lisboa estão a apostar as fichas todas. A fome é tanta
    que vale tudo, até tirar olhos. Repito: dentro e fora das 4 linhas. É um Desígnio Nacional (até em ano de eleições) fazer do SLB Bi-Campeão.

    Sobre o Mónaco, queria só dizer aos mais apressados, aos mais inteligentes.. que sim, que ainda é possível ao Mónaco ser Campeão em França.

    Cumptos
    MPV Pinto


    ResponderEliminar
  15. Essa é para vocês cérebros de galinha
    O JJ foi o melhor treinador que passou no Benfica e o Luis Filipe Vieira o melhor Presidente
    Mário Melo

    ResponderEliminar
  16. A diferença é que lá fora os árbitros são outros e o teu clube não manda. Daí o último lugar com 2 golos marcados e equipa mais insurrecta da prova. São factos.

    Cumprimentos

    C.Ribeiro

    ResponderEliminar
  17. Não é o JJ que escolhe vender mais de metade dos titularíssimos num ano.
    Mas é ele que remenda todos os anos a equipa com os jogadores 'que sobram' e constrói equipas competitivas. Agora, obviamente, este processo é difícil e demorado, pelo que na altura da fase de grupos da Champions a equipa ainda NÃO PODIA, de nenhuma forma possível, apresentar um futebol digno do Clube e da competição.

    Se não consegues reconhecer isto és um louco.

    capri

    ResponderEliminar
  18. Muitos de vocês disseram que tinhamos um plantel fraquinho, shadows...que não dava para fazer rotações... que se tinha que jogar sempre com os mesmos jogadores...
    E eu sempre disse, temos um plantel de grande qualidade, com muitas opções para todas as posições-menos na frente e nos centrais- e que apenas perde, quando comparado com o plantel da época passada, nestes últimos dez anos.
    Hoje por hoje, damo-nos ao luxo de deixar, Taliscas, Almeidas, Sílvios, Amorins, Fejsas, Teixeiras, Lisandros, Olas, e por aí fora no banco e na bancada. Jogadores todos eles com provas demonstradas no Benfica ou noutros clubes.

    É isto que chamam plantel fraco? Jesus tinha mais que obrigação de ter feito mais.
    Outra coisa também é que se a Champions começasse em Dezembro, o Benfica provavelmente estaria hoje nos 8 finalistas da Champions. Já todos sabemos que com Jesus, a equipa só está a top a partir de Dezembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já uma vez escrevi o mesmo que o teu último parágrafo e vieram desancar-me e chamar-me nomes. O facto é que a fase de grupos acontecer quando acontece privilegia as equipas que conseguem manter planteis de uma época para a outra, isto é, as equipas mais ricas. Se fosse possível garantir a JJ mais ou menos os mesmos jogadores durante 2/3 anos tenho a convicção que no terceiro ano chegaríamos bem longe na Champions.

      Eliminar
    2. Talisca, está provado que foi a propaganda encarnada que quis fazer dele jogador, flop. Almeida é limitado. Sílvio, Amorim e Fejsa vieram de lesões graves e não recuperaram confiança necessária para disputar um lugar a titular. Lisandro, nunca foi aposta, não deve dar comissões. O.John, é uma anedota, só corre quando lhe apetece e já mostrou que é incoerente e preguiçoso. Posto isto, têm o quê? Um plantel com muitas opções, jorgen80? A sério, não faças rir o povo.

      Cumprimentos

      P.Romão

      Eliminar
  19. Não, não estás a exagerar. Desde q Vieira se instalou no poder que a cultura de vitória deste clube se tornou um nojo.

    Olha, ouçam o que disse paulo almeida depois da vitoria das miúdas no hóquei... Ouçam...

    ResponderEliminar
  20. Sim, claro, nos 10 anos antes do Vieira é que era uma cultura de vitória e uma exigência.. Uf, faz favor!...

    ResponderEliminar
  21. à excepcao do bernardo silva estoume a cagar para o monaco

    nem vao ganhar o campeonato nem a taça nem a liga dos campeoes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking