O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de março de 2015

Especulação?

. 32 comentários

"A SAD do Benfica aposta numa redução drástica de custos para a próxima temporada. Esta é uma meta da qual Luís Filipe Vieira não abre mão, mesmo sabendo que pode ter de vender jogadores que, agora, são fundamentais para Jorge Jesus. O passado recente deixa boas indicações neste campo, já que o líder das águias tem conseguido fazer bons encaixes todos os anos, minimizando os estragos na equipa.

Por isso, há jogadores que podem não resistir às investidas de mercado.Gaitán e Salvio ocupam uma espécie de pódio nos atletas com mais procura, situação que já vem de anos anteriores. Será, por isso, difícilà SAD segurar os dois argentinos na próxima temporada.

Naturalmente, as vendas só acontecerão face a propostas milionárias e que permitam abater o passivo encarnado. Gaitán renovou contrato esta época e baixou a cláusula para 35 milhões de euros, sendo este o valor que a SAD quer encaixar por um jogador que já mostrou vontade de experimentar outros campeonatos.

Já Salvio está em processo de renovação, mas ainda não chegou a acordo. O camisola 18 quer seguir Gaitán e baixar a cláusula, atualmente nos 60 milhões de euros. A ser vendido no final da época, será sempre por valores consideravelmente mais baixos.

Mas estes não são casos únicos.Maxi, por exemplo, ainda não chegou a acordo para renovar porque Luís Filipe Vieira quer baixar a massa salarial. O lateral também pode sair.

Contenção começou o ano passado
A estratégica de contenção da SAD começou o ano passado, com a venda dos passes de vários jogadores. Em janeiro de 2014, o Benfica negociou a venda dos direitos de André Gomes e Rodrigo. As transferências de Oblak e Garay concretizaram-se em janeiro e Enzo Pérez saiu na reabertura do mercado. Siqueira, esse, não ficou porque o Benfica recusou entrar em loucuras para o segurar.

Ponto da situação
Luís Filipe Vieira pretende fazer um bom encaixe financeiro, por forma a reduzir o passivo dos encarnados
Gaitán e Salvio são as principais joias da coroa e os elementos que podem possibilitar receitas significativas, no que a transferências diz respeito
Os argentinos podem não ser os únicos a sair. Há outros candidatos a mudar de ares, caso de Maxi, se não chegar a acordo para renovar." - Record.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Aí vem seca prolongada. Mais uns aninhos a ver navios, como Vieira e os bons benfiquistas tanto apreciam.

    Pena é que nos tenham feito acreditar que "agora já não precisamos vender"...

    Carrega orelhas, que os otários gostam!

    ResponderEliminar
  2. BENFIQUISTA DE GAIA25/3/15 09:43

    contençao ????venden-se e os melhores ..para comprar ..djavans..candeias...pizzis..eliseus..benitos...chamam a isto contençao???PARA QUEM NAO SAIBA O BENFICA E DOS POUCOS CLUBES DO MUNDO QUE PODE TER UMA TELEVISAO PROPRIA PORQUE A MARCA DA MUITO LUCRO...a verdade e esta o BENFICA esta a ser mal gerido..e isso vai ter consequencias futuras como ja se nota..NOTA FINAL temos um presidente que ja levou um club a falencia ...ponhan-se finos...

    ResponderEliminar
  3. nao é especulacao. é verdade. ja este ano houve uma reducao enorme nos salarios. o ano passado, depois de 20 anos em que o porto tinha salarios brutalmente superiores aos do benfica, finalmente o benfica, embora por curta margem, passou a ter o plantel mais caro. e melhor.

    este ano, o benfica reduziu claramente a massa salarial. e o porto teve um aumento brutal. e no ano que vem, vamos reduzir de novo...

    ResponderEliminar
  4. Caro Shadows,

    Infelizmente, não me parece especulação, mas uma evidência confirmada pelas vendas na passada e presente época. De todos os apresentados, o caso de Maxi é de longe o mais grave. Mesmo que Maxi tenha vontade experimentar outro campeonato, deve o Benfica renovar-lhe o contrato para que possa sair com ganhos financeiros para o clube. Ainda pode fazê-lo, note-se, e pode até ser que a conquista do campeonato seja condição imposta por um ou por outro, mas deixar este tipo de coisas apenas apalavradas, ainda por cima com Paco Casal metido ao barulho, é irresponsável.

    Não sei se esta contenção é uma necessidade ou uma jogada de Vieira. Interessa-me saber é que alternativas a Vieira surgirão nas próximas eleições no ano que vem.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
  5. Interessa-me o presente, o agora...a conquista esta época do 34º titulo de Campeão Nacional.

    O futuro é o futuro, interessa, mas não agora!!

    Com ordenados elevados, ou baixos, bons jogadores continuarão a surgir...e o Benfica continuará a fazer bons negócios!
    Não somos o Barcelona, ou o Real Madrid para contratar por milhões e pagar milhões, não se preocupando muito com as vendas....

    Jogadores a baixo custo, ordenado mais abaixo do que o costume interfirá com a decisão de os jogadores em assinar pelo Benfica?!
    Sim, mas só por aqueles que tem ambições económicas (desses não precisamos cá!),
    já jogadores com ambições profissionais sabem que o Benfica é um grande clube, está nas competições europeias e sabe que olheiros de grandes clubes (a nível económico porque não há nenhum com a grandiosidade do Benfica!) estão de olho nos jogadores do SLB e boas exibições os levará para clubes / campeonatos mais competitivos, onde anseiam jogar!

    Portanto, só me interessa o presente.... e conquistar o bi-campeonato!!!

    DH

    ResponderEliminar
  6. Estas "noticias" do Record !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sempre mentira, né?! Quando convém, claro!

      Eliminar
  7. Já algum tempo para cá que o Benfica tem vindo a (pelo menos) tentar reduzir o seu passivo, quer através da tentativa de redução de massa salarial (ex, saída do Cardozo), venda de jogadores ( os 3 miúdos "emprestados", as vendas do ano passado, renovações de contratos com reduções de clausulas), tudo isto num cenário em que a Banca já não pode estar tao exposta á dívida dos 3 grandes (mais também já era insuportável). O LFV, aproveitando o hipotético cenário de virmos a ser bicampeões, acredita que é a melhor altura para mudar o paradigma, e reduzir significativamente a massa salarial e apostar mais no scouting de formação e principalmente, na prata da casa.
    Ao mesmo tempo, e caso este cenário hipotético se torne realidade, veremos o nosso maior rival a investir ainda mais em jogadores top (enviados pelo Jorge Mendes), ao mesmo tempo que investem na saída no Jorge Jesus (sim, porque acredito muito nisso, não é especulação). Mas tal como nós, o Porto mais tarde ou mais cedo também vai ter de apostar mais na formação.
    Somos um país pequeno, meia dúzia de clubes sustentam o campeonato e temos estádios vazios excepto quando o Benfica joga ( e se for em primeiro, porque senão esquece lá isso). O grande problema está aí, o campeonato não é competitivo, não é atrativo porque não há uma distribuição equitativa de direitos (como no campeonato ingles ou alemão). Precisamos de trazer as pessoas aos estádios, tornar mais apelativo, horários decentes (como em Inglaterra), porque senão qualquer dia vamos ter um campeonato de 10 equipas.
    Acabo dizendo isto: O meu maior sonho enquanto adepto do Benfica é ver o capitão que for na altura (Bernardo Silva??) levantar a nossa quinta taça da liga dos campeões (sim, disse mesmo quita). Mas para chegar lá, se calhar não é mau de todo pensar em limpar a casa primeiro e construir bases sólidas para isso, mas com o passivo que temos não acredito nisso...
    CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos jogadores da formação do SLB ves jogar com regularidade?
      No fcp tens 1 que habitualmente é titular e outro que é convocado com frequência e se não me engano até tem mais minutos jogados com a equipa principal que o Guedes.
      Tou a falar de Ruben Neves, no SLB nem na B calçava, assim como o Paciencia.
      E quem aposta na formação é o SLB?

      Eterno 29!

      Eliminar
  8. Quanto a mim parece-me apenas mais uma notícia do rascord sem qualquer tipo de fundamento! O Benfica nos últimos anos tem mostrado uma capacidade de regeneração brutal! Arranjamos sempre alternativa aos "insubstituiveis"!! Só se previram desgraças quando sairam Witsel, Javi Garcia, Matic e Enzo! No entanto continuamos bem vivos e com um plantel bem capaz! Samaris e Pizzi estão a trilhar um excelente caminho e no banco temos um Cristante com muito potencial! Não tarda muito para serem os novos "insubstituíveis"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samaris tudo bem pois parece ser bom jogador mas Pizzi? Onde foste buscar que Pizzi é um bom 8?

      Eliminar
  9. Preâmbulo, prefácio, nota prévia, introdução, explicação..

    O Record é um jornal de Lisboa, feito em Lisboa, por pessoas que moram, vivem, trabalham em Lisboa. Pessoas, homens e mulheres, jornalistas que têm os seus gostos, paixões, inclinações clubisticas. Para além disso, há, existe depois, a politica editorial, o público alvo, para quem o jornal é feito. Querer ignorar, fazer de conta que não se sabe tudo isso, é ser hipócrita, ou ingénuo mesmo. Além de tudo o mais, na época de crise (económica, existencial, moral) que vivemos, sabemos que vale tudo.. tudo para agradar a quem paga. E quem paga, são os leitores que compram o papel. E o papel verde e vermelho, é óbvio que é mais vendido na Grande Lisboa, região da capital, região que tem um nível de vida com mais poder de compra.. tudo isto para dizer que: dissertações, argumentações balofas, textos de opinião, textos de loudar, louvar, bajular, passar a mão pelo pêlo são o pão nosso de cada dia nos dai hoje.. É óbvio, é claro que como diz o aforismo, em Roma sê romano, em Lisboa sê pelo SLB, pelo Desportivo do Campo Pequeno.. branco é galinha o põe, o ovo!!

    O Campeonato parou, não há noticias para dar.. então passa-se para a fase da especulação, da argumentação melosa, criativa. Claro que os jornalistas dos jornais de Lisboa não iam dizer mal. Seria como que cometer suicídio, haraquiri, eutanásia. Num jornal desportivo de Lisboa aparecer um jornalista a criticar um clube de Lisboa?! Naaaa, que ideia, só mel, só milho..

    Ainda bem, felizmente que existem os Blogues, onde podemos criticar, questionar, pôr em causa... pôr o dedo na ferida. Porque se fossemos só pela opinião publicada pelos pasquineiros,
    moços de recados dos pasquins, pela 'verdade oficial' então é que este País seria uma ignorância total, um rebanho de carneiros. É que nesses textos de bajulação, loudação, louvação só falam dos Gaitans e dos Salvios (que nem sequer ainda renovou), mas podiam também falar era dos Djavans, Farinhas, Funes, LUis Filipes, Freddys Adus!!! Era não era?!

    Por ex., há 12 anos atrás, o Universo SLB tinha um Passivo de cerca de 100 milhões de Euros. Facto. Hoje, somando os Passivos do Clube + SAD o total passa dos 600 Milhões de Euros. facto. Mas, claro, no Record e n' A Bola essas coisas não podem ser ditas, noticiadas..

    - - -

    Assim que, caro Shadows.. deixa lá de acreditar (ou fazer crer aos demais) em fantasias, fábulas, duendes, contos da carochinha, do coelhinho da pascoa e do capuchinho encarnado.
    Todos os dias os jornais têm de ser publicados, e ter matéria para não sair em branco.. já viste algum jornal sair em branco?! E já viste algum jornal de Lisboa dizer mal, questionar os clubes de Lisboa?! Ou, já viste por ex., os jornais de Lisboa a darem mel, a elogiar, enaltecer o FCP?!

    Quando me lembro que o Hulk e o Witsel foram 'vendidos' (no mesmo dia) na Capa do Record e da Bola por 40 Milhões !!!

    E afinal, sabiam bem que a venda do Hulk foi por 60 milhões...

    Naaaaaa... ainda bem que existem os Blogues para a gente poder opinar, criticar, questionar, pôr em causa!!!

    Cumptos
    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltava a piada do dia...
      O Hulk por 60M, ainda acreditas mesmo nisso?
      Mas mesmo que acredites... O Hulk custou ao fcp 22M, ganhava 4M/ano (pelo menos os 2 ultimos),mais os que ganhou em anos anteriores, é so seguires os conselho do Guterres e falares com a direcção do Zenit, que eles explicam os contornos do negócio!!

      Etreno 29!

      Eliminar
    2. Lá está... ando eu a gastar latim, para depois as pessoas não conseguirem sequer saber ler, compreender, entender.. atingir, interpretar.
      Falei apenas de como os jornais de Lisboa deturpam, aldrabam, distorcem, maquilham a verdade dos factos.. e dei o ex. da 'venda' do Hulk.

      A 'venda' do Hulk foi por 60 milhões. Em lado nenhum eu falei ou disse que o FCP o vendeu, o lucrou por 60 milhões.. uma coisa é a venda,
      outra coisa são as mais valias, o lucro, a margem, a fatia recebida.. mas, claro, para quem não sabe ler, ou interpretar, eu nada posso fazer.
      Não é por acaso que este País é dos que tem mais iliteracia da Europa. A ignorância é um dos males deste mundo, já dizia Camões.

      Vamos lá ver: uma coisa é a venda do Hulk ter sido por 60 milhões. Outra coisa, é a parte, a fatia, o dinheiro a que o FCP teve direito.
      Certo?! E, depois, feitas as contas, dizer que o FCP pagou cerca de 18 milhões e teve lucro liquido de 22 milhões !!! OK?!

      Sim, o FCP em lucro monetário teve 22 milhões com a venda de Hulk. Tal como por ex., o mangala foi vendio por cerca de
      44 milhões ao City e o FCP recebeu cerca de 30,5 milhões e, depois, descontando os 7 milhões que pagou por ele, é lógico
      que só rende 23/24 milhões!!!

      Uma coisa é uma venda.. outra coisa é o que rendeu, pós descontos, taxas, impostos, comissões etc.,etc!!!

      OK?!

      MPV Pinto

      Eliminar
    3. Essa do mangala tb é do melhor eheehehe.
      "O Manchester City pagou 40 milhões de euros por Mangala e o Porto comunicou ter recebido 30,5 milhões. Isto quando detinha apenas 56,67% do passe do defesa gaulês, que até servia de garantia ao BES."
      Enfim para o porto ter recebido 30 o resto do passe (43%) foi oferecido por menos de 10 milhões ao City. OK

      Eliminar
    4. O Hulf foi vendido por 40M. Facto que está no R&C dos Corruptos. O argumento da venda por 60M é falso. Por outro lado, a realidade é uma chatice: O gastos com pessoal do Benfica aumentaram este semestre e não desceram. Lá se foi o argumento de que existe contenção salarial. Falso, novamente pela análise do R&C do Benfica.

      Eliminar
    5. Não não tripeiro, estas errado, vai ler o relatorio e contas de 2013/2014 do teu clube, esta lá escrito :"No período homólogo, estão registadas as mais
      valias resultantes da transferência dos jogadores Alvaro Pereira e Hulk, para o Inter de Milão e Zenit,
      por 10.000 e 40.000m€, respectivamente, no início do exercício e perto do final do João Moutinho e
      James Rodriguez, para o Mónaco, por 25.000m€ e 45.000m€, respectivamente."
      Fiz copy do citado relatorio portanto quem disse que foram 60 milhões pelo Hulk ???? Por favor....
      Quanto ao lucro da operação tens razão.

      Eliminar
    6. Não há hipótese... eu bem digo que não vale a pena gastar latim... que alguns não entendem, não chegam lá. Não atingem.

      Vou tentar escrever mais devagar, tipo em alentejano :-)

      A venda do Hulk foi de 60 Milhões. A parte, a fatia, a parcela a que o FCP teve direito foi de 40 milhões. vocês próprios o dizem.. e está no R6C.

      Mas, por a parte, a fatia, o valor a que o FCP teve direito, ser de 40, ISSO não quer dizer que o valor total da venda do Hulk não foi de 60 Milhões.

      OK?!

      Mais devagar ainda?!

      Venda do Hulk = 60 Milhões.
      Parte que o FCP recebeu = 40 milhões

      Espero finalmente ter-me feito compreender. É que eu sei que numa caixa de comentários, por vezes não se consegue fazer um desenho!!!

      Eliminar
    7. Outro exemplo.. a venda do Neymar já vai em mais de 150 milhões..
      ISSO contudo não significa que o clube vendedor, o Santos os tenha
      recebido na totalidade. ASSIm, também com o Hulk. A sua venda foi
      por 60 milhões, a parte do FCP foi de 40. OK?!

      Cumptps
      MPV Pinto

      Eliminar
    8. então muito devagar: Onde esta escrito,onde esta oficialmente divulgado que o valor foi de 60 MIlhões ???? Mas esquece, não precisas de gastar o teu latim, pq não ha nenhuma prova do que dizes!!!

      Eliminar
  10. John Bastos25/3/15 10:53

    Cut the crap! Isto seria uma alegria para tanta gente que anda por ai espalhada pela blogosfera a criticar o passivo do Benfica e a criticar a direção do Glorioso com a justificação de que nada fazem para reduzir o mesmo!
    Isto vai ser sempre a velha história. Faças o que fizeres tás sempre tramado da vida! Typical.

    ResponderEliminar
  11. Zé das Quinas25/3/15 11:36

    a direção vai ser sempre criticada, faça o que fizer. Se vende para reduzir despesa é porque está a vender gajos que nao se podem vender. Se nao vende é porque nao faz nada para reduzir o passivo! Isto nao dá para agradar a gregos e troianos, ja dizia o meu avô!!

    ResponderEliminar
  12. Olá, bom dia Shadows, convém reparar que a fonte que citas é o Record,e como todos sabemos é um jornal avençado pelo Porto e SCP, como sabes desde o ano de 2011/2012 DSO e LFV informaram-nos que as contas estavam completamente controladas e que nem precisávamos de vender jogadores, od que saíram foi porque a Direcção foi encostada às cordas pelos seus agentes e os próprios jogadores. Eu que não percebo nada de contas, sou portanto um burro nessa área desde 2009/2010 que ando a dizer que o endividamento do clube é estúpido por que impede uma boa gestão desportiva tornado impossível oferecer ordenados competitivos (minimamente quero dizer), e disse ainda que este entreposto de jogadores em que o Benfica se tornou é uma das coisas mais surreais e estúpidas a que assisto no Benfica... mas eu é que estou errado, aliás os meus comentários sobre contas foram barrados por um dos membros deste blog, o que respeito, porque respeito a liberdade que as pessoas que aqui escrevem têm de fazer o que bem entendem... mas afinal parece que o estúpido do enfermeiro afinal tinha razão...ops... basta ter dois dedos de testa para perceber que gestão do Benfica foi feita de forma irrazoável/irracional, o que revela profunda incompetência... mas por outro lado parece-me que o clube tem saída efectivamente a formação do clube tem o potencial necessário para em 3 anos o plantel do clube ser constituído em muito mais de 50% por atletas da formação... a eventual contratação do Dalcio também deve ser uma jogada interessante é muito forte e rápido. Mas o que penso sobre LFV é muito claro - é um bom tipo, mas profundamente incompetente, tem estado rodeado por pessoas com ideias isso é claro, mas quanto a politica desportiva+equilíbrio das contas e perspectivas de presente alicerçadas numa visão de longo prazo vi-lhe duas - JJ e BTV. Sendo que provavelmente está na hora de JJ sair. Acham que etenho alguma coisa contra a pessoa LFV?, porque raio haveria de ter?, se me chamaram burro e eu aceito que o tenham feito, eu chamo de burros (tenho a mesma legitimidade) àqueles que defenderam e defendem a gestão económica e desportiva de LFV, é lógico que neste processo terá tomado 20 ou 30% de boas decisões o que é lógico, mas nada mais que isso... e passo por cima de todas as mentiras, que as pessoas dizem inerentes ao cargo... todos nós sabemos que se pode gerir com verdade qualquer burro sabe isso. Desculpem abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa que mente, chamamos-lhe de mentiroso... a essas pessoas desejo-lhes o melhor na vida, mas quero distância dessas energias, não confio nelas, mas parece que no Benfica mentir é uma virtude maior... força benfiquistas...

      Eliminar
  13. AntiPorKos25/3/15 11:44

    Aí vem a propaganda mentirosa para criar instabilidade no Benfica agora que não há outras noticias. Os dragartos e os seus paus mandados na CS se encarregarão disso ajudados por alguns blogues sempre interessados no assunto.
    E quem toma a dianteira? O Record, um jornal conhecido por fazer o possível para defender os interesses do Benfica.
    Querem a minha opinião? É tudo mentira!

    ResponderEliminar
  14. Propaganda!!!! Da mais rasca! Como é possivel alguem acreditar nestas coisas?

    ResponderEliminar
  15. Shadows. O MPV Pinto faz comentáros neste blog. Goza com os benfiquistas. E vai para o blog Dragão até a Morte, dizer do Benfica o que o Maomé não diz do toucinho. Deleita-se todo com as publicações. Acabe com isto.
    De um benfiquista sócio hà 53 anos.
    Jorge Bras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito gostam alguns de deturpar, de exagerar..

      Aquilo que escrevo no DAM ou RP é o mesmo que escrevo AQUI ou no Record.... apenas me limito a defender a minha dama,
      a defender o meu clube, em lado nenhum ofendo ou insulto falto ao respeito ao SLB, Clube, Instituição. Eh, pá, não confundam
      provocações, brincadeiras com ofensas.

      Agora, já sei, por vezes eu digo certas verdades, mexo-vos na ferida, e isso dói, incomoda, causa comichão!!! Mas não insulto
      nem ofendo ninguém pessoalmente como alguns aqui me fazem a mim. Mas, para mim, insultos são elogios. É sinal que tenho
      razão.

      Já agora, se estivesses atento, verias que eu passo a vida é a criticar os tais pasquineiros, paineleiros, avençados e moços de
      recados.

      Cumptos
      MPV Pinto

      Eliminar
  16. E essa redução salarial, passa também pela contratação do G Redes Goicochea do Arouca, como ontem noticiava o CM. Um belo G Redes o Uruguaio, fez em Arouca duas assistencias para golo!

    O Marafona, que tinha sido anunciado no Record em vesperas de visitarem Moreira, será o 3ª G Redes?

    Verdade Desportiva é?

    Valer TUDO para conquistar um Bi Campeonato!

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
  17. Mike Santos25/3/15 16:43

    Para mim o Benfica é maior que tudo e todos!! Não há ninguem que nao seja substituivel!! Quem sair sai e o nosso GRANDE GLORIOSO CLUBE logo arranja alguem para o lugar!! Tem arranjado sempre cada vez mais e melhor!! Não me chateia o Benfica ter de vender, e uma realidade do mundo do futebol!! Só não ve quem não quer!! Claro que gosto de alguns jogadores e gostava que ficassem mas não sendo possivel, que se arranjem as melhoras alternativas que se consiga!! O que interessa é apoiarmos o nosso grande clube nos jogos que se avizinham!! SLB 4 EVER

    ResponderEliminar
  18. LFV a levar o Benfica para o abismo final.Daqui a uns aninhos os Benfiquistas verdadeiros vão andar a tentar juntar os cacos que sobraram do Sport Lisboa e Benfica.O Alverca espera por nós nas competições do Inatel e nos regionais de Lisboa.Depois digam que não foram avisados e que nunca votaram no Sócio Tricolor

    As evidências são mais que muitas.Depois desculpem-se com o nunca votei nele.

    ResponderEliminar
  19. Cuauthémoc25/3/15 22:07

    Especulação? Não, é mesmo a dura realidade, e os unicos anéis que nos restam são mesmo Salvio e Gaitan, depois destes ficamos com jogadores em fim de carreira e por isso sem valor de mercado ou com jogadores banais que niguém vai querer, e se não baixámos o passivo enquanto encaixámos muitos milhões em transferências, apartir de agora temo o pior, tanto em termos desportivos como financeiros...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking