O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de setembro de 2014

FCPorto reclama uma torre nos seus jogos!

. 17 comentários

O FLOPetegui já manifestou ao Papa a dificuldade de ver os jogos do banco. Ele em Espanha via os jogos "dos crescidos" na bancada, nos treinos vê os jogos de cima de uma torre... Depois chega aos jogos e obrigam o homem a ver os jogos junto à relva e ele nem sabe onde põe o Jackson e depois quando se consegue contar os 11 em campo e vê que ele não está, o jogo já vai quase no fim e quase que perde os jogos.

A UEFA está a boicotar o FLOPetegui! Venha a torre para o meio dos campos onde jogar o FCPorto...

O FIM dos Fundos em 2017/18! E agora!?

. 35 comentários

Ao que tudo indica a FIFA poderá anunciar brevemente um periodo de transição para o fim da titularidade de passes ou partes de passes de jogadores por fundos de investimento, alinhando-se com o que já acontece em Inglaterra, França e Polónia. Ao que tudo indica esse período será de 3 anos e poderá iniciar-se já na próxima temporada.

Vejamos quem mais perde:
(informação retirada dos ultimos R&C)

FCPorto: A 31 de Março de 2014, o clube do Norte só tem 100% dos passes de Jackson, Danilo, Alex Sandro, Quiñones e Maicon.

SportingCP: Em Junho de 2014, o Sporting só tem 100% dos passes de Montero, Heldon, Slimani, Tanaka, Oriol, Cissé e Shikabala.

SLBenfica: Tem 100% dos passes de Airton, Luisão, André Almeida, Salvio, Enzo Perez, Djuricic, Gaitan, Rojas, Lima, Lisandro, Fejsa, Maxi, Sulejmani, Amorim, Rui Victoria, Julio Cesar, Bruno Varela, Eliseu, Benito, Cesar, Samaris, Cristante, Talisca, Bebé, Derley e Jonas.

Parece-me, salvo alguma incorrecção de grande proporção, o SLBenfica é claramente o clube mais bem preparado para responder a dois desígnios da UEFA e da FIFA, respectivamente:

- Fair Play Financeiro - várias épocas consecutivas com resultados favoráveis, ao contrário dos rivais.

- Fim dos Fundos de Investimento - Os principais jogadores do plantel e a grande maioria do mesmo, são detidos já a 100% pelo Clube.

Em matéria de gestão desportiva esta Direcção pode até ter defeitos e carências que são incompreensíveis de ainda se verificarem ao cabo de tantos anos de trabalho, contudo, ao nível da gestão empresarial e preparação antecipada para lidar com os principais desafios de gestão empresarial, parece-me obrigatória a vénia à boa gestão de Domingos Soares Oliveira, que creio ser o principal pilar desta vertente do SLBenfica, mas em geral a toda a Adminstração liderada por Luis Filipe Vieira.

Nos próximos três anos, a confirmar-se o prazo que tem sido notícia, o Sporting e o FCPorto terão um desafio gigantesco, pois têm que recuperar das contas negativas para cumprir o fair play financeiro e ainda terão que "montar" um plantel que não seja detido por quem tem escondido as gestões danosas e o enriquecimento ilícito de muitos dirigentes.

Vem aí, quer queiram, quer não, uma forte aposta Mundial na formação. "Não há volta a dar" como disse há uns meses Luis Filipe Vieira...

Preocupação por Julio César...

. 63 comentários
O brasileiro não está, nem esteve nos últimos anos "pós-Mourinho" no Inter, nas minhas preferências como um guarda-redes que fizesse a diferença na baliza do Benfica.

Quando foi contratado, passou obviamente a ser "o meu" guarda redes, ainda que penso que numa situação dessas a "recuperação" de Artur Moraes talvez tivesse melhores resultados. Seja como for, veio e não vale agora a pena estar a olhar para o que não aconteceu.

No entanto, há uma preocupação que tinha e que se tem verificado: o impacto de tanto tempo sem competição regular (sim porque foi ao Mundial "apenas" por embirração do Scolari) e além disso, o impacto de tanto tempo (basicamente pouco depois de sair do Inter) em que tem estado sem competição de alto nível - andou proscrito no QPR e perdido no Canadá.

Infelizmente, sendo dos guarda-redes mais bem pagos que o Benfica tem, se calhar desde sempre, preocupa-me que já esteja na 2ª lesao em tão pouco tempo, e sempre lesões que mais parecem "mazelas" de trabalho - traumatismos ou problemas musculares.

Dado que a escolha foi esta e mais nenhuma, oxalá que tudo isto se ultrapasse depressa porque o jogador tem 35 anos e ou rende já e justifica o elevado salário e todo o seu contexto de passado... Ou arrisca-se a ter vindo passar férias bem pagas.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O clube da mentira e da corrupção fez anos. .

. 77 comentários

Campa do verdadeiro fundador do FC Porto
Atribuída Utilidade Pública em 1928.
Lá está a data de fundação!
Revista "Dragões" nº 10 / Setembro de 1986. Direcção do FCP vista campa de Monteiro da Costa 
Papel timbrado do FCP, assinado por Pinto da Costa, com data de fundação do FCP.
Jornal "A Bola" - 3 de Agosto de 1950
Jornal "Record" - 4 de Agosto de 1956
Existem vários artigos publicados pelo grande blogue EDDB. Um deles é o do qual retirei estas imagens.

Curioso como os jornais e até alguns canais de TV deram a notícia ontem e hoje como se desconhecessem a origem da mentira. São os mesmos que fazem propaganda a alguns nomes do futebol português. 

São os mesmos que se negaram a publicar uma linha que fosse sobre as escutas do Apito Dourado e que ainda hoje fingem que nunca existiram.

Mas para seu azar, há quem não durma em serviço e exponha a mentira que é o futebol português, e em especial o "sucesso" do FC Porto. Este é mais um exemplo de que com um clube que mente até na data da sua fundação, não há acordos de cavalheiros, de cooperação ou sequer entendimentos.

O Sport Lisboa e Benfica e os seus pergaminhos exigem que o FCP Mentiroso de Pinto da Costa seja visto como um inimigo da verdade desportiva e não um parceiro.

domingo, 28 de setembro de 2014

GRANEL: Talisca foi desmascarado...

. 17 comentários

Com Talisca até faz... Faísca!

Se isto fosse no Benfica...

. 57 comentários
Daniel Opare - o mundialista que continua na B... Zero minutos!
Kevin - o tal que até um espaço no museu tem... Zero minutos!
Ricardo - uma das revelações na baliza na época passada... Zero minutos!
Otávio - a estrela que custou 5M... Zero minutos!
Andres Fernandez - veio pela mão do Flopetegui por quase 2M... Tem um jogo apenas!
Aboubakar - custou 3M por ridículos 30% (avaliado numa transferência de 10M, portanto). Tem 27 minutos... Dois jogos!
Reyes - ia ser um central de sucesso... Mas continua a so ter 81 minutos e dois joguinhos.
Marcano - mais quatro milhões gastos e apenas dois jogos... 180 minutos.
Jose Angel - chegou para o lugar de Alex Sandro e só tem 50% do passe... Três jogos apenas 
Adrian Lopez - chegou por pornograficos 11M por apenas 60% do passe e só tem 4 jogos (incl Champions)

Cairia o "o Carmo e a Trindade" se isto acontecesse no Benfica!

Só a mim cheira a 34?

. 69 comentários
Quem acreditar que aquele terceiro golo foi o culminar de uma vitória sofrida, tem que ver mais uma vez o jogo entre chorões do Sul e do Norte.

Ontem o SLBenfica mostrou que a equipa está forte e a crescer. Enzo Perez a subir de rendimento, Gaitan e Salvio são dois pilares fundamentais de toda a movimentação (até defensiva) e Talisca vai "molhando a sopa" (eu ainda não partilho do entusiasmo à volta da sua qualidade e acho até que é tacticamente fraco em vários aspectos do jogo, mas seja como for, está a valer golos e isso é que interessa.

O Benfica ontem ganhou porque soube ganhar! Souberam entrar com tudo para resolver rapido, quiserem poupar-se para 4ª feira e o Estoril beneficiou de alguma fragilidade da defesa (está indiscutívelmente menos forte que no ano passado) para fazer um empate imerecido. Não fomos para o intervalo com vitória gorda por manifesto azar.

Olhando aos adversários, têm plantel mas falta-lhes... Jesus! No início da época disse aqui que Jesus ia mostrar que treinar é, por ter "menos plantel" este ano... E está a mostrar. 

Ah e tal é o Gaitan e o Salvio! E então? Não é o que fazem todos os bons treinadores, viver dos seus melhores e mais identificados jogadores? A diferença é que este ano são menos... E por termos Jesus bastam esses dois para sermos mais fortes que os adversários.

Cheira a 34! Mas há ainda um longo caminho pela frente e ainda vão tentar tudo para nós tirar esse título.

sábado, 27 de setembro de 2014

Onde está o Jesus que conhecíamos?

. 17 comentários

Penso que o Paulo Lopes, quase de certeza, não vai recuperar. Sobre o Júlio César tenho algumas dúvidas. Mas se não jogar o Júlio, joga o Varela", afirmou o técnico à Sport TV após a vitória sobre o Estoril por 3-2, referindo-se ao guarda-redes da equipa B, sobre quem teceu elogios. 

"O Bruno Varela é um jovem e tem muita qualidade, e quando tiver oportunidade vai justificá-la", concluiu.


in Record

Isto sim, mister... que grande postura para com o Bruno Varela que, não sendo (ainda?) um guarda-redes que se possa dizer que será um craque de top, é um jogador com muitíssima qualidade.

Eu, se fosse o Bruno, tinha hoje o peito cheio de orgulho e reforçava ainda mais a confiança no meu treinador. Ia para a cama a desejar que a noite passasse mais rápido para que amanhã pudesse ir treinar com toda a garra e determinação.

Parabéns mister!

PS- Confessem aziados, por momentos acharam que iam ficar atrás de nós só uns pontinhos não era!? Temos peeeeen..

A AG em duas frases...

. 25 comentários
Excelente e esclarecedora apresentação do Nuno Gaioso;
Sentimento geral de solidez financeira presente e futura;

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Continuem! O Presidente discorda...

. 10 comentários
Abram alas para um tópico que os "críticos profissionais" nao gostam! Dêem espaço para os comentários da "polícia" online cujas intenções e propósitos já aqui desmascarámos... O Presidente falou e arrumou com vocês todos:

"O facto inédito alcançado na época passada pela equipa profissional de futebol, em que todos os troféus vieram parar ao nosso museu, não deve ser motivo para relaxar na nossa exigência, pelo contrário, sabemos que a história recente eleva o nível de expectativa e vai trazer-nos dificuldades acrescidas", sublinha o líder benfiquista, elogiando o importante papel e também os resultados financeiros da Benfica TV, que "quadruplicou os resultados operacionais obtidos e resultantes da exploração dos direitos televisivos".

Garantindo a continuidade da aposta na formação, tanto no futebol como nas restantes modalidades, Vieira fecha com um apelo ao apoio de todos os sócios. "Num ano que é fundamental para reafirmarmos a força do Benfica, conto com cada um na defesa do clube", remata.


Como é? Então devemos ser exigentes, Presidente? Então a aposta na formação no futebol é para efectivar e não aó no futebol?

Obrigado, Presidente! Apesar de haver gente que vive apenas para bajular as acções de terceiros e que não conseguem compreender que o que escrevemos são apenas opiniões e que quando discordamos, o fazemos com uma visão de desejo de sucesso e para ser irrepreensível com exigência de resultados condizentes com a dimensão do nosso Benfica.

Venha o 34, Presidente!

O "lodopédio".

. 10 comentários

O silêncio sobre o futuro da Liga, bem como o silêncio face ao desfecho(previsível) do Apito Dourado deveriam merecer um debate profundo por parte dos dirigentes do futebol português.

Deveriam também merecer algumas palavras públicas de repudio por factos evidentes nas escutas passarem impunes na justiça "civil" e desportiva. Aliás, a justiça desportiva que gosta tanto de demonstrar a sua independência, convenientemente e com o beneplácito dos clubes, achou por bem isentar os criminosos de uma pena merecida por aceitar que as escutas eram ilegais.

Para cereja no topo do bolo, é eleito para presidente da Liga de Clubes e depois para o orgão máximo do futebol português, a Federação Portuguesa de Futebol, o director financeiro do FC Porto durante o processo Apito Dourado e apanhado nas escutas a facilitar bilhetes à "fruta" que seria servida mais tarde aos árbitros.

Mas assim como no país o povo queixa-se e manifesta-se mas nas urnas vota nos mesmos 2 de sempre, no futebol o adepto quer é o seu clube a vencer e fecha os olhos à forma como se atingem essas vitórias.

Se assim não fosse, o adepto do FC Porto teria à muito tempo corrido com Pinto da Costa. 
Se assim não fosse, o adepto dos outros clube teria à muito tempo demonstrado a sua insatisfação por um futebol viciado. 

Curiosamente, o único que veio a público lamentar este desfecho no processo Apito Dourado foi o muitas vezes desbocado Bruno de Carvalho. De resto, um silêncio brutal e comprometido. 

O silêncio que envolve a escolha do próximo presidente da Liga também não augura nada de bom. 
Como já o dissemos neste espaço no passado, qualquer acordo com um clube que viciou os resultados nos últimos 30 anos é um mau acordo. Aceitar sentar-se à mesa com o FC Porto de Pinto da Costa e de António Araújo é validar todos os seus actos.

Mas neste lodo a que chamam futebol, já nada nos pode surpreender.

Regresso dos "meninos"?

. 29 comentários

Nunca consigo perceber os nossos leitores:

- Jorge Jesus disse que a saída dos jogadores (Bernardo e Cancelo, especialmente, mas também Cavaleiro) fazem parte de uma estratégia para os jogadores rodarem e crescerem.

- Luis Filipe Vieira disse, apesar de o Monaco e o Valência dizerem o contrário, que os jogadores foram só emprestados e que deverão regressar ao Benfica, isto apesar de "estarem lá umas clausulas" e de 15M por um jovem que nunca jogou ser um bom negócio.

Entretanto, ao contrário do que a generalidade dos nossos leitores diziam, o Bernardo e o Cancelo possivelmente irão agarrar a titularidade e ter uma época muito competitiva nos respectivos clubes.

O Bernardo tem "espalhado magia" nos últimos jogos e ontem o Cancelo já se estreou e diz a crítica que esteve a bom nível, para o primeiro jogo. Ao contrário de muitos, eu não vi o resumo... vi o jogo.

Ora, se as coisas se mantiverem assim, é legítimo desejar o regresso dos jogadores à Luz, certo?

Um João Cancelo mais maduro e melhor a defender poderá ser o futuro da selecção nacional e o futuro substituto do Maxi Pereira. Um Bernardo Silva mais forte fisicamente e com boas decisões no momento do passe, pode ser um caso sério em qualquer equipa da Europa.

Ora, tendo em conta isto, eu diria que poderemos obter mais que os 15M€ por cada um dos jogadores daqui por dois/três anos se regressarem para a próxima época na Luz - como diz o Presidente.

... Só que... Como eu já aqui escrevi, o "todo o poderoso" fez a cabeça dos jogadores e do Presidente para que os miúdos saíssem, a troco de uma boa maquia para o clube e de grandes salários e ilusões para os jogadores. O Jorge Jesus, contrandizendo a parte em que dizia que a saida deles por empréstimo era uma estratégia do Benfica, afirmou isso mesmo numa conferência de imprensa cuja critica eu já fiz o meu "mea culpa".

O que vai acontecer, na minha opinião (leiam de vagar: na minha opinião) é que os miudos vão fazer uma boa temporada, muito boa possivelmente, e no final o Presidente vai anunciar a venda do "pack de 3" por um valor global irrecusável... à luz do que já nos foi preparando quando disse que "há pra lá umas clausulas" mas que se por exemplo "recebermos uma proposta de 15M por um jogador que nunca jogou na equipa principal, isso seria irrecusável".

Todos sabem o que vai acontecer! Os jogadores não vão voltar... o Presidente vai dar conta da tal venda por valores irrecusável... o "todo poderoso" vai vencer mais uma batalha no caminho de tirar os jogadores do Benfica com rapidez... os que sempre disseram que estes miudos não tinham qualidade vão sempre encontrar defeitos aos miudos (se fazem 10 coisas bem, deviam ter feito 12 e quando fizerem 12 haverá um motivo que justifique que deveriam ter feito 15... e por aí fora).

Celebramos hoje mais um nascimento...

. 109 comentários
Aliás, dez! Mais um que nasceu dez vezes ontem...

Titular frente ao Córdoba, num jogo onde ajudou a sua equipa a chegar ao primeiro lugar da Liga Espanhola nestas primeiras jornadas, João Cancelo fez uma exibição muito elogiada pela crítica em Espanha.

Parabéns, João. Merecidíssimo!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Um dia depois, o homem dos bilhetes da fruta apresentou Fernando Santos.

. 26 comentários

A liderança bicéfala da FPF apresentou ontem Fernando Santos como seleccionador nacional. 
No inquérito que realizamos aos digníssimos visitantes do NGB, foi esse o nome mais votado.

No entanto, a apresentação do novo seleccionador fica marcada pelas palavras do presidente da FPF, Fernando Gomes.

Sem qualquer margem de engano quanto à interpretação das suas palavras, Fernando Gomes chamou mentiroso a Paulo Bento no que toca ao processo de saída do antigo seleccionador. Quer na forma como se chegou à decisão como no que se refere a quem estava contra ou a favor. 
Um processo transparente à boa maneira do futebol português.

Cerca de um mês depois de ter considerado que "não fomos competentes" no Brasil 2014, de ter reforçado os poderes de Paulo Bento, e de ter sacrificado Henrique Jones, Fernando Gomes agiu como se nada fosse com ele. 
Leu um discurso que provavelmente Tiago Craveiro lhe escreveu para que nada falhasse. Só que quem fala verdade não precisa de cábulas.

Relativamente a Fernando Santos, o futebol das suas equipas não é muito apelativo, mas a experiência acumulada certamente lhe dará ferramentas adicionais para levar a bom porto a sua missão. Pelo menos em teoria será assim. Na prática, contratar um treinador que pode estar longe do banco durante 8 jogos é um risco.

O que não quer dizer que não concorde com o que li no blogue "Travessa do Alqueidão": 
"Vieira continua convencido que o erro maior da sua gestão desportiva foi despedir Fernando Santos.
Para mim foi contratá-lo.
Fernando Santos tem o carisma de uma garrafa de Sumol, é claramente um perdedor e o futebol das suas equipas é tão entusiasmante que só os pobres gregos o aturariam durante tanto tempo."

Um dia depois de se confirmar a decisão desportiva sobre mais um episódio do Apito Dourado, confesso que ouvir a escuta em que Fernando Gomes confirma a familiaridade com o empresário António Araújo, o homem que entregava a fruta para dormir, me faz não encontrar qualquer motivo para que gente séria tenha apoiado este senhor para a FPF.

É um motivo de grande tristeza para quem gosta de futebol honesto ver quem está no topo do futebol português.

Mas não será isso um sinal do país em que estamos? Dos dirigentes que temos no futebol português? 


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"Eu que não sou de intrigas"

. 21 comentários

"Karagounis (37), Katsouranis (34), Salpingidis (32), Vyntra (33), Gekas (34). Sim! Fernando Santos. O homem ideal para tratar da renovação da seleção nacional." - in 31 da Armada.

Um esquema bem montado!

. 38 comentários
Eles sempre souberam o que tinha que ser feito para serem absolvidos...

Infelizmente, vivemos num país onde se protege primeiro os criminosos poderosos. Reparem bem na forma como Pinto da Costa sai "pela esquerda baixa" neste tema:

- num momento raro do futebol português, Pinto da Costa é "condenado" pela Liga e pela FPF. Refiro condenado entre aspas, porque na verdade não aconteceu nada ao FCPorto nem ao presidente corrupto, como ficou bem demonstrado nas escutas.

- ora, Pinto da Costa sabia que recorrendo para os tribunais civis (eu sempre pensei que isso era motivo de descida de divisão) iria ganhar tempo neste processo, um tempo muito útil para recuperar o controlo de um órgão vital: A FPF. A Liga era irrelevante, pois o processo não voltaria à Liga, mas sim à FPF.

- o Tribunal Administrativo de Lisboa finalmente há uns meses largos lá decidiu anular a decisão da FPF (volto a dizer que sempre achei que isto era contra os regulamentos) sob o argumento, imaginem, que as escutas óbvias não era válidas. Ou seja, criminoso sim... Mas não se for com escutas.

- quando o tema volta para a FPF, já com a deliberação do tribunal civil, então já a presidência estava recuperada (com Fernando Gomes) bem como os pilares bem metidos dentro do CJ e do CD da FPF, portanto a absolvição desportiva estar assim mais que garantida... Apesar das escutas óbvias e que estão no tópico abaixo.

- e chegado o dia de hoje, lá aconteceu o que não surpreendeu ninguém, e menos ainda depois do Boavista já ter regressado sem qualquer mérito. Eis que perante escutas claríssimas, perante uma vergonha nacional, toda a justiça portuguesa iliba um criminoso... Apenas porque ele tem advogados bons e bem pagos, e também tem o controlo da justiça desportiva.

E depois ainda querem ver os estádios cheios? Pra quê...? Eles mandam nisto tudo e são eles que decidem quem ganha ou não!

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um país sem vergonha na cara.

. 8 comentários



Pode faltar tudo, menos o Bi-Campeonato

. 28 comentários
Ainda é cedo para grandes balanços, mas há algumas coisas que já deu para ver e que permitem efetuar um esboço do que poderá acontecer daqui para a frente:

O FCPorto está mais forte do que o ano passado, pelo menos em termos teóricos, com um plantel quase todo remodelado, com várias opções para todas as posições, e que parece moldado para lutar forte em todas as competições. Como se costuma dizer, um plantel formado com o objetivo de limpar tudo e vencer o Benfica sem contemplações.

O SCP está na mesma e na expectativa tal como esteve o ano passado. A sua carreira vai depender muito daquilo que Benfica e Porto os deixarem fazer. Um Porto forte e um Benfica forte não darão qualquer hipótese a este Sporting. Um Benfica ou um Porto fraco, permitir-lhe-ão sonhar até ao fim.

A nível de treinador o SCP parece-me mais fraco, Marco Silva nunca me convenceu e cada vez me convence menos, a suar demasiado nas conferências de imprensa a seguir a maus resultados.

Nani é o grande reforço, um ataque mais forte mas uma defesa mais fraca, e que não se duvide que a participação nas competições europeias não vai permitir a frescura de pernas que se viu o ano passado.

Outra desvantagem do Sporting este ano é a expectativa dos adeptos. Este ano há cobrança em Alvalade, e não se joga apenas pelo “melhor lugar possível.”

E o Benfica?

Bem, o Benfica está mais fraco na minha opinião.

Ligeiramente mais fraco nas alas, onde Markovic foi substituído por Olá John, mas a poder contar com Sálvio que o ano passado passou 6 meses no estaleiro;

Mais fraco na defesa, onde Garay era pedra fundamental, e onde César e Lisandro parecem não contar;

Muito mais fraco no ataque, onde Rodrigo e Cardozo têm feito demasiada falta. Sei que há quem não gostasse muito de Cardozo, mas pelo menos com ele, o golo estava sempre muito mais perto do que com Lima.

Ainda verdes no meio campo, sem Rúben Amorim, sem Fejsa e já sem falar em Matic. Cristante e Samaris fazem agora a pré-época, e onde Talisca, por fruto das circunstâncias, tem jogado no Benfica com mais responsabilidades do que o que seria ideal para quem é tão novo e chegou há tão pouco tempo.

Dos reforços portanto, de toda a malta que chegou este ano, até agora não vi ninguém que tenha trazido consigo aquele entusiasmo que os adeptos gostam. Há bem mais saudade daqueles que partiram.

Mas este Benfica vai melhorar, não duvido. Jonas poderá ser uma pedra chave na melhoria da produtividade do ataque, e quando Samaris e Cristante estiverem mais oleados, o Benfica vai carburar de outra maneira.

Daquilo que vi, acho que o Porto partiu com algum favoritismo para esta época. Investiu muito, reforçou-se com jogadores de peso, Bahrimi parece craque, mas também já deu para perceber que há naquele plantel muito gato comprado por lebre.

E devem estar nervosos, porque a carne foi toda posta no assador, e porque perder para o Benfica este ano seria algo que causaria um rombo de todo o tamanho no porta aviões. Para eles, o Benfica este ano corre por fora, e correr por fora e chegar ao fim e ganhar, seria uma vergonha sem paralelo na história recente do clube das putas, e em definitivo, a perda da hegemonia no futebol nacional.

Um pouco contra aquilo que a Norte do Douro se esperava, o Benfica aparece na frente do campeonato (mesmo sem jogar bem), o Porto perdeu pontos com que não contava e com eles veio a desconfiança, e tudo isto na véspera de um Estoril vs Benfica e um Sporting vs Porto, jogos cujos resultados se nos correrem de feição, deixarão a malta do norte numa espécie de “Panic Mode”.

E é neste “Panic Mode” que o Benfica tem de apostar. Por mim era todas as fichas no campeonato, especialmente quando já se percebeu que a Liga dos Campeões nos reservou um sorteio madrasto, um grupo equilibradíssimo, onde os seis jogos serão de exigência máxima.

Estaremos preparados para mais uma longa campanha de Liga Europa? Com este plantel, e se Enzo sair em Janeiro, fica difícil, com algumas posições onde já todos perceberam que não dará para rodar muito.


Mas também me parece que Jorge Jesus já percebeu o que os benfiquistas exigem este ano. Este ano não se exige mundos e fundos, mas não nos pode faltar o bi-campeonato.

O Centro de Estágio do Olival já foi devolvido aos contribuintes?

. 24 comentários

Pegando no tema da investigação a Luis Filipe Menezes e aos seus actos na CM Gaia, relembramos a petição pública que foi criada para que o equipamento que custou mais de 16M aos contribuintes, possa ser entregue aos munícipes de Gaia e não estar cedida a um preço miserável a uma entidade que canibaliza os dinheiros públicos como se seus o fossem.

A petição pública já consta na barra direita do blogue, mais abaixo, mas podem aceder clicando AQUI

O Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Club de Portugal pagam os seus centros de estágio.
Temos que pagar para o FC Porto treinar quase à borla porquê? 
Qual a razão pela qual a CM Gaia subsidia o FC Porto apesar dos milhões que custou o equipamento em causa, bem como apesar dos milhões de passivo que o anterior autarca deixou?

Jorge Jesus/José Mourinho.

. 51 comentários

Um dos textos mais incisivos que li sobre a polémica.

Aqui.

A entrada violenta de Maicon e o condicionamento aos árbitros.

. 31 comentários


Num país desportivo em que a integridade dos jogadores fosse protegida, Maicon levaria pelo menos 4 ou 5 jogos. O ponto onde acerta com os pitons, com toda a intenção, era suficiente para poder causar uma lesão grave ao jogador do Boavista.

Não se trata de ser jogador do clube A ou B. Quem tem uma entrada destas não respeita os colegas de profissão e provavelmente julgará que goza da mesma impunidade a que assistimos no tempo de Bruno Alves, Fernando Couto, Aloísio ou Paulinho Santos.

Parabéns ao árbitro que teve a coragem de expulsar Maicon no Dragão. 
Provavelmente fará parte do pequeno grupo de árbitros que regularmente recorda aos dirigentes da arbitragem nacional de onde veio Fernando Gomes. É que se a maioria prefere ignorar quem estava no FC Porto no tempo do Apito Dourado, há quem tenha memória e coragem. Poucos mas existem.

Já se propagandeia em força nas redes sociais e na "opinião escrita" de que o Benfica anda a ser beneficiado e que o FC Porto está a ser prejudicado. 
O embate com o Sporting é já sexta-feira e novo falhanço do FC Porto lançará o "Espanhol de Palermo" numa crise demasiado cedo na temporada. E Jorge Mendes, Pinto da Costa, o amigo Pini e o camarada Luciano empataram demasiado dinheiro esta época para a coisa começar logo a aziar.

Não digo que seja preciso o Benfica vir já comentar publicamente esta questão. Mas deverá estar muito atento às movimentações nos bastidores, que passarão também pela Liga de Clubes e pelo nome que se segue. 

Atentos, muito atentos meus caros. O Duo-Dinâmico da Alexandre Herculano anda numa roda viva e os comentadores que estão subjugados, quer da TV quer da "opinião escrita", não se poupam a esforços para ter um nome favorável na sexta-feira em Alvalade e por condicionarem a actuação do árbitro. É que isto de ter o SL Benfica à frente e o Sporting à perna é algo a que o FC Porto não só não está habituado como não tem capacidade para enfrentar. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jorge Mendes investigado?

. 3 comentários

O jornal inglês "The Guardian" publica hoje um artigo extenso sobre Jorge Mendes e o seu envolvimento com Peter Kenyon e vários fundos de investimento, alguns deles completamente obscuros.

Aconselho a leitura integral do artigo que explica muito bem o "jogo" de influências que faz circular dinheiro por mãos de muita gente, mas que delapida os clubes. Sim, é o que eu acho.

Terá Platini uma conta na Suíça?

(Obrigado ao NunoMaf)

Mea culpas: os que fazem e os que não fazem sentido

. 24 comentários


Depois de anos a discutir-se o tema “formação”, há quem ainda não tenha percebido a génesis do problema:

As pessoas opinam, não baseadas no conhecimento que julgam ter mas precisamente no reconhecimento de que não o têm, e porque partem do principio fundamental (e óbvio) que não sabem mais do que o treinador, ou seja lá quem for que decide estas questões.

Isto é bem diferente de quem opina no campo oposto, no campo de quem julga saber sempre mais do que o treinador, que encontra sempre razões extra futebol para justificar quando as ideias dele e as do treinador se desencontram, e que depois não tem sequer um exemplo por mais pequeno que seja para dar, de um jogador que tenha de facto confirmado com outra camisola as mirabolantes teses e as qualidades que se reclamaram durante anos.

Quando Jorge Jesus decidiu ir buscar André Gomes aos B e decidiu por exemplo mandar o Luís Martins porta fora, os adeptos não estavam em condições de avaliar nenhuma das decisões. O que os adeptos fizeram foi confiar no treinador Jorge Jesus, tão simples como isto, e ao confiarem no treinador acreditaram que Luís Martins não tinha valor para estar no Benfica, aliás, como se tem confirmado.

Eu posso ter uma opinião sobre o jogador Cardozo depois de o ter visto jogar com a camisola do Benfica mais de 100 vezes. Mas como posso eu ser fundamentalista ao avaliar um jogador como Cancelo, se embora já o tenha visto jogar noutros escalões, nunca o vi jogar com regularidade numa primeira divisão?! Que base tenho eu para sugerir um erro de avaliação da parte de quem trabalha diariamente com ele e que o conhece bem melhor que eu? 

O que eu acho verdadeiramente hilariante é assumir-se agora um mea culpa, mea culpa esse que serve para dizer o quê? No fundo para dizer que sempre se esteve certo e o treinador pensava como ele! A ironia deste mea culpa é ser precisamente o oposto do mea culpa!

Mea culpa seria ter dito que se esteve errado o ano passado, quando se escreveu dezenas de vezes que a chamada de Cavaleiro aos A foi uma obrigação resultado de uma evidência à qual Jorge Jesus não mais poderia fugir, tal era a qualidade que ali estava. Um ano depois parece que já se chama a Cavaleiro um “dano colateral”, e um jogador assim-assim, e que de facto Jorge Jesus tem bem melhor!

No outro lado da barricada está o mea culpa que se exige agora aos outros, esse sim um verdadeiro mea culpa, que as pessoas assumam que erraram nos juízos que fizeram em relação a certos jogadores. Mas que juízos?! Mas alguém dúvida neste momento do valor do Gonçalo Guedes por exemplo?! O que as pessoas podem discutir aqui não é o valor, é o projeto de carreira e poder achar-se que um empréstimo para jogar mais possa ser melhor em certa altura, como o fazem dezenas de clubes!

Pois da minha parte, e pelas razões acima descritas, não há evidentemente mea culpa nenhum para assumir. Porque entendo que não há mea culpa para assumir por quem afinal sempre defendeu que o treinador estava certo quando decidiu como decidiu diversas questões.

O verdadeiro mea culpa tem é de ser feito por quem durante anos e anos opinou em relação aos Mários Ruis, aos Luis Martins, aos Davids Simões, aos Rosas, aos Moreiras, aos Oliveiras, e quem insinuou sempre razões extra futebol para a não aposta nestes jogadores.

Porque agora, e se o que foi escrito no post anterior é realmente verdade, este é um documento importante que tem forçosamente de ficar registado para memória futura.

Não mais se poderá dizer que o JJ não aposta em certo jogador só porque é português ou vindo dos escalões de formação. Terá forçosamente de se passar a dizer que não se aposta por razões físicas, técnicas, táticas ou psicológicas, em suma pelos critérios com que se avalia todo e qualquer jogador!

E ao assumir-se isso, tem também de se assumir que se esteve errado em relação ao valor vislumbrado em dezenas de outros jogadores, estrelas emergentes que nunca passaram da cepa torta.

Depois do que foi dito, o que não faz sentido nenhum é acreditar-se que o GB reconhece agora que o Jorge Jesus afinal esteve sempre certo... mas apenas em relação ao Bernardo!


Aproveitamento da Formação: E se a culpa não for do Jesus...?

. 25 comentários
Pois é, mais um braço a torcer aqui pelo GB...  Mas infelizmente não será só para mim, mas também para todos os que acham que o Jesus não aposta na formação porque não têm qualidade.

Eu sintetizaria tudo numa frase: "Um verão onde o "todo o poderoso" ditou o que deveria ser o Benfica".
Tanto quanto foi possível com quem conhece bem o esquema do "Todo Poderoso", foi ele que decidiu fazer a cabeça dos jogadores contra o que estava no plano de Jesus para esta temporada, que integrava João Cancelo e Bernardo Silva, contudo era um plano que o empresário dos jogadores entendeu que não defendia os seus interesses - tremenda estupidez! - e encontrou uma solução para a saída destes através do fundo Meriton.

Ivan Cavaleiro foi um dano colateral que Jesus, compreensivelmente, não se preocupou por não se tratar de um jogador difícil de substituir, porém útil e poderia ficar na Luz.

Já Gonçalo Guedes está desde o início da temporada identificado para ser chamado à equipa principal quando completar 18 anos - neste aspecto o SLBenfica irá defender os seus interesses pelo facto de ainda só ter 17 anos, ao contrario do que fez o Sporting com o Bruma, por exemplo.

Ou seja, o "todo poderoso" entendeu meter na cabeça dos miúdos que poderiam ganhar mais dinheiro se aceitassem sair do Benfica e que, principalmente, poderiam jogar com mais regularidade. No SLBenfica, Jesus iria ter mantê-los na "sombra" de Maxi, Enzo, Salvio e Gaitan, mas sabia que iria chegar o momento deles, até porque estes "craques" não iam durar sempre e os jovens estavam no primeiro ano no plantel principal do Benfica.

Porém, o "todo poderoso" teve uma acção fundamental e com isso levou esses três jogadores da Luz, sobrando o Gonçalo Guedes (que não lhe pertence) e que já está a trabalhar integrado com regularidade para poder estar pronto para "ir jogando" quando fizer 18 anos.

Quanto a Nelson Oliveira, o "problema" não é - como muitos advogam - a falta de trabalho ou o vedetismo. O "problema" é a concepção de jogo do jogador ser muito diferente daquela que tem o treinador. O dito "problema" já eu aqui também o referi muitas vezes que é a forma individualista de o. Nelson Oliveira ver o futebol. O Nelson só será jogador de futebol se acontecerem uma de duas coisas: 1) Se não continuar a pensar como o Ibrahimovic... Só que o Ibra é um fenómeno, ele não é; 2) Se tiver um treinador que acredite nele e o mude como Jesus mudou o DiMaria que também parecia que jogava futebol sozinho e se tornava inconsequente.

Seja como for, o Nelson Oliveira será, se nada mudar, a próxima iniciativa de afastamento de um jovem da formação do Benfica. O "todo poderoso" irá procurar levá-lo ao que tudo indica para o Zenit quanto estes tiverem uma vaga de estrangeiros.

O SLBenfica tem imensos jogadores de qualidade a despontar na formação. Nuno Santos, Renato Sanches, Romário Baldé, Guga, Kevin, João Nunes, Fábio Cardoso, Nelson Semedo, etc. Entre estes estarão seguramente jogadores que poderão integrar futuros planteis do Benfica... Desde que o "todo poderoso" não lhes meta na cabeça que não devem esperar (e ganhar menos) durante um ou dois anos, irem jogando até ao momento em que se tornam definitivos.

Portanto, a opção correcta era a opção 15... E isto vai obrigar a dois tipos de "mea culpa":

1. O meu!
Que não acreditei quando Jesus publicamente afirmou - e bem - que os jogadores saíram para irem jogar com mais regularidade do que o Benfica lhes poderia proporcionar este ano, tapados pelo Maxi, Gaitan, Enzo e Salvio. Jesus foi claro quando disse que os empresários fizeram com que eles não permanecessem na Luz.

Se o plano de Jesus seria lançar esses jogadores ao longo do ano, gradualmente e conforme fosse possível rodar a equipa, aos quais ia juntar o Guedes quando completar os 18 anos e ficar "blindado" dos interesses externos... Então o Benfica by GB tem mais é que valorizar esse plano porque era o tal plano que sempre foi pedido e defendido por mim... E que afinal era o que estava na cabeça do treinador, o tal que NÃO ESTAVA a aligeirar responsabilidades quando publicamente assumiu os motivos da saída dos jogadores.

Jesus esteve bem e foi honesto! O Benfica by GB duvidou... e mal.

2. O vosso!
Porém... Sempre que aqui defendi a integração destes jogadores no plantel (Cancelo, Ivan, Bernardo) muitos foram os que defendiam que não, porque não tinham qualidade. Muitos defenderam a saída dos jogadores, não pelos verdadeiros motivos, mas porque não tinham qualidade.

Pelos vistos estavam errados! O treinador contava com eles porque tinham qualidade, agora obviamente não poderiam era ser opção na frente dos quatro titulares, experientes de grande qualidade.

Eu fui capaz de fazer o meu "mea culpa". Veremos quem é capaz de fazer o seu...

E esta hein, como vão agora os nossos criticos da aposta na formação "descalçar esta bota" de que afinal o Jesus até concorda com muito do que aqui tem sido escrito, porém injustamente apostado ao treinador como ele não valorizando???

É Impressionante

. 34 comentários
É impressionante a quantidade de pessoas que vêm aqui dizer mal de quem escreve e não do que se escreve…
Os Bloggers são pessoas como outras quaisquer, com as suas opiniões e suas ideias e por isso escrevem em blogs. Há varias formas de defender uma opinião ou contrapor uma politica e cada um tem de a fazer da forma como melhor se sente.
Um blogger tem de tentar forçar a sua opinião para que se crie discussão (debate de ideias). O Objectivo não é ter clicks pois não entra um euro que seja na conta do NGB nem que seja para a cerveja (eu não bebo bebidas alcoólicas mas ficaria contente por esses gajos que gostam). O objectivo é que as pessoas discutam o Benfica e a sua forma de estar nas mais diversas áreas.
Hoje posso dizer que conheço pessoalmente muitos dos que aqui (e outros blogs) escrevem. Fico satisfeito porque são pessoas com alguma formação (como seres humanos, quero la saber se têm cursos ou não) e são boas pessoas. Todos adoram o Benfica e todos gostariam que o Benfica estivesse melhor. Nem todos da mesma forma, nem todos optimistas, nem todos com a mesma opinião, mas todos com a mesma paixão !

Eu não sou melhor do que ninguém nem devo impedir as pessoas de comentarem o que querem e como querem mas ofensas a quem escreve é que não. Quero la saber se são os gajos do contra ou os ditos policias do LFV. Acho que as ideias são para se discutirem com veemência mas o objectivo é dizer bem ou mal delas e não das pessoas que as escrevem.
Sou dos que são contra os anónimos porque já vamos conhecendo os nicks e, sendo anonimo, é mais fácil o insulto! Não gosto porque noto que se insultam mais entre benfiquistas do que com portistas ou sportinguistas. Esses são adversários (não inimigos), neste fórum (fora infiltrados) somos todos benfiquistas e posso dizer que os mais acérrimos críticos (escribas que conheço) são todos sócios com quotas pagas e Redpass activo. Ninguém tem razão em tudo nem é assim que se pretende que seja, até porque são vários escribas (quem não se lembra das picardias entre o RED e o GB?) mas dão-se bem porque sabem do amor que o outro nutre pelo clube.
Eu não concordo com tudo o que diz o Shadows (o nosso sombras) mas é meu amigo e sei que não é tao radical como mostra ser. O que ele gosta mesmo é de ir para as roulottes beber umas cervejas com os sócios e curtir o ambiente frenético de um dia de jogo.

Chateio-me com frequência (basicamente todos os dias J) com GB porque o gajo só vê putos (ou mostra só ver) e não! ele não quer uma equipa só de formação, pois sabe que não seriamos competitivos, mas quer um ou dois e isso todos queremos, só que insistirá até termos e não lhe podemos levar a mal, quem não quiser que não leia. Agora sei de fonte segura que os putos adoram-no e há quem o defenda dentro da estrutura…
Também vamos tendo surpresas e vamos percebendo que nem sempre a culpa é de quem pensamos, do alvo mais fácil. As vezes existem coisas no “negocio” futebol que nos ultrapassam. Nada podemos fazer, não podemos falar demais porque não sabemos o que provoca certas atitudes por parte de quem está no topo da estrutura. Por falar nisso GB, quando vais falar sobre http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/09/quem-acredita.html??
Conheço muitos bloggers e users e gostaria de conhecer mais pois só assim se aprende: Curiosamente não conheço o meu vizinho e o companheiro do Cabelo do Aimar, Vitto, apesar de vivermos estupidamente perto um do outro.
Um abraço a todos, sem excepção (até os anónimos que duplicam comentários para mostrar a força de uma ideia). E como se diz na minha terra.

E somos o primeiro caralho!!! (como todas as letras…)

Até o Talisca já sabe...

Nem tudo são rosas

. 81 comentários

É bom estarmos em primeiro, mas que isto não mascare os erros repetidos quer pelo treinador, quer pela equipa.

É tão evidente como preocupante a facilidade com que qualquer treinador com as ideias organizadas pode chegar frente ao Benfica e bloquear a por demais conhecida táctica de sempre. Não há lugar a inovações ou trocas de jogadores, porque a "ideia da equipa" do "mestre da táctica" será sempre suficiente para vencer qualquer jogo. ERRADO!

Um treinador desconhecido com uma equipa recém-promovida esteve a vencer e a bloquear o jogo do Benfica. Apenas o lance da expulsão(justa) desmontou a organização do Moreirense e depois Eliseu lá se refez do erro de marcação com um golo fantástico.

Já que foi algo tão invocado nos últimos dias devido a outro tema, a diferença de qualidade dos plantéis e de orçamentos entre Benfica e Moreirense exigiam outra coisa. Ou será que essa exigência só serve para justificar os banhos de bola na Champions?

Não entendo também como Samaris, que será sem dúvida um grande jogador, é colocado a titular quando demonstrou estar tão fora do esquema do resto da equipa. Com o Zenit até gostei de partes do seu jogo. Mas o que anda Jorge Jesus a fazer nos treinos para não entender isto? Assumiu ele o erro na conferência de imprensa como "assume" quando um suplente entra e faz golos? Não. Afinal tinha um "plano B" que já estava previsto.

Qual a razão de o melhor trinco do momento do Benfica, André Almeida, não ser neste momento o dono do lugar, em resultado das lesões do Fejsa e do Amorim? Um jogador que como se viu frente ao Sporting tem capacidade para o lugar? Querem que acredite que Jorge Jesus não tem algo contra os jovens jogadores portugueses?

O golo do Moreirense demonstrou o conhecimento da fragilidade desta defesa. Bastou Luisão sair um pouco da sua zona para logo aparecer um jogador sozinho, nas tais diagonais que o amigo de Jorge Jesus, André Vilas Boas, tão bem explorou na passada terça-feira.

E porque sai da convocatória o Lisandro para entrar o César? Será porque muitos pedem que o Lisandro seja aposta em vez do Jardel?

E depois Enzo e Gaitan. Dois dos melhores do plantel que andam com um semblante e uma falta de alegria enormes. É o que dá as notícias sobre eles não serem desmentidas nas alturas próprias. Ou será que não havia nada para desmentir? Seja como for, a vossa realidade é o Benfica neste momento meus caros, como dizia ontem alguém. E é essa realidade que tem que vos encher a cabeça pra que o futuro vos traga o que querem.

Para rematar, as declarações de Jorge Jesus. 
Diz que o Benfica jogou à campeão na segunda parte e que a gerir vai fazê-lo na Champions. Ou seja, estamos ainda em Setembro e já estamos a gerir a equipa.
Uma falta de ambição tremenda e uma palavra de desconfiança brutal ao plantel.
Jorge Jesus conta com 14 ou 15 jogadores. E serão esses que vai gerir. O resto até pode fazer o pino nos treinos (que ninguém pode observar) que não contam. Foi essa a mensagem passada ainda no mês de Setembro aos adeptos e ao plantel.

Perante isto, e apesar do primeiro lugar, há razões para optimismos? Não me parece. A exigência perdeu-se? Do meu lado nem pensar.
Jogo a jogo veremos o que vai surgindo.

P.S.: O Bernardo e o Miguel Rosa continuam a enviar cumprimentos a quem lhes meteu os patins.

ranking