O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O fora de jogo de Maxi Pereira explicado por quem sabe

. 26 comentários

O gráfico acima não vem tentar negar uma evidência, a evidência de que o golo do Benfica frente ao Gil Vicente foi precedido de um fora de jogo.

O objetivo do gráfico não é portanto negar a irregularidade do lance mas explicá-lo, porque a explicação de Guilherme Aguiar para este lance é de facto ridícula.

Tenho-o ouvido ao longo de vários programas tentar catalogar diversos lances de fora de jogo, os desculpáveis, os indesculpáveis, os pontos de referencia, etc, etc...

E quem o ouça falar, sempre com tanta sapiência, até vai pensar que o homem é um entendido...

Só que não é, e a sua explicação ontem para este lance prova-o...

Diz Guilherme Aguiar que neste lance o fiscal de linha não tem qualquer desculpa para se ter enganado, porque está bem colocado e no enfiamento de Maxi Pereira...

Só que o expert enganou-se:

Antes de mais nada, a imagem demonstra que o fiscal de linha não está no enfiamento de Maxi Pereira como Guilherme Aguiar reclama.

Mas o grande engano não é esse. O grande engano é que o fiscal de linha não tem de estar no enfiamento de Maxi, tem de estar no enfiamento do penúltimo defesa do Gil Vicente, que neste caso é o jogador número 2. É ao penúltimo defesa que lhe compete acompanhar, não é ao avançado que se desmarca.

Ou seja, como a imagem demonstra o fiscal de linha está muito mal colocado e bem longe de estar no enfiamento do jogador número 2, mas todos sabemos (e eu sei, porque fui árbitro de futebol da Associação de Futebol de Lisboa), que em certos lances é muitas vezes impossível a um fiscal de linha estar milimetricamente alinhado com o penúltimo defesa, devido à velocidade com que certos lances se desenrolam.

Ora muitos dos enganos dos fiscais de linha são provocados por esta realidade, e na verdade, é muitas vezes humanamente impossível aos fiscais de linha ajuizar certos lances com total acerto. Muitas vezes adivinham apenas, e penso que neste lance terá sido esse o caso. O fiscal de linha está mal colocado, traçou uma linha errada que vai dos seus olhos até ao jogador da camisola 2 do Gil Vicente, e enganou-se naturalmente. E ainda bem para nós, acrescentaria.

Ora, a linha branca que acrescentei ao gráfico define essa linha imaginária, a linha pelo qual o fiscal de linha se orienta, a linha que ele vê, e nessa linha pode-se constatar que para o fiscal de linha, e devido à sua má colocação, o Maxi Pereira parece estar em jogo.

Ou seja, basta um fiscal de linha estar um metro à frente ou um metro atrás do penúltimo defesa, para que erros destes sejam desculpáveis em todos os jogos. 

E mais, para dificultar ainda mais a coisa, compete também ao fiscal de linha perceber o momento em que a bola sai dos pés de Talisca. E com a imagem também demonstra, a menos que o fiscal de linha seja estrábico (ou que haja um sinal sonoro pelo auricular a anunciar o exato momento do passe como acontece em algumas equipas de arbitragem), se este estiver a olhar para Talisca para perceber quando a bola é passada, tem de tirar os olhos do penúltimo defesa. E quando lhe volta a por os olhos, já o lance se desenrolou dois metros, e já o fiscal de linha se tem de por a adivinhar uma vez mais. 

Esta é pois a explicação real para o lance, e não a explicação doutorada que Guilherme Aguiar inventou.

Serve a explicação acima para legalizar um lance irregular? De maneira nenhuma. Serve apenas para humanizar o erro, e para que se perceba a hipocrisia das explicações doutoradas de Guilherme Aguiar, não só neste como em muitos outros lances que analisa todas as semanas.

Por muito que nos custe aceitar, em lances destes só a tecnologia pode erradicar o erro. Só que quem manda não quer. E é fácil perceber porquê.


P.S. Imaginem a dificuldade que é para um fiscal de linha traçar uma linha de fora de jogo EXATAMENTE paralela à linha de fundo por exemplo num campo pelado em que não há a ajuda do corte do relvado como ponto de referência, e o outro lado do campo está a 80 metros, para perceberem a magnitude do que se pede a um fiscal de linha. Dá para perceber a facilidade com que se traça uma linha ligeiramente torta, ainda que apenas por 50 ou 60 cm, o suficiente para colocar um avançado em jogo ou fora de jogo erradamente? 

Com profissionalismo ou amadorismo, não há-de ser nunca o dinheiro que vai erradicar estes erros. Estes são os erros que só a tecnologia pode resolver,.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Obrigado pela explicação. Como é utilizado esse sinal sonoro de que falas e é utilizado por equipas de arbitragem portuguesas? Nunca tinha ouvido falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,

      Sei que ha quem use, mas em lances de bola corrida é mais dificil. Normalmente é mais utilizado em lances de bola parada, sinal sonoro que é dado pelo quarto arbitro, resultado precisamente da impossibilidade do fiscal de linha seguir a bola e o penultimo defesa ao mesmo tempo.

      Eliminar
  2. ...só sei que o passe de ola john para o maxi, resultando depois em golo, foi a única coisa decente que fez no jogo todo!

    Até enerva ver o ola john jogar!
    Até enerva ver o Tiago ser colocado a extremo, quando muito provavelmente resultaria muito melhor como avançado...tipo Cardozo, com a diferença de que o Tiago tem mais velocidade do que tinha Cardozo...

    Coisas que não percebo!!!!!

    DH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim bastava um passe daqueles por jogo.

      Eliminar
  3. Nunca fui arbitro nem sabia que o RedMoon o tinha sido compartilho da sua opiniao e nao e preciso ser-se catedratico para entender o lance como o Guilherme aguiar julga ser se fosse a favor do seu clube ele via o lance como devia ser ou como nos o vemos fora de jogo ninguem o nega, e nao esquecer que e uma jogada de bola corrida muito mais dificil de julgar que lances de bola parada por isso o lance nao e tao escandaloso como apregoam por ai mas como foi a nosso favor pronto e o fim do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Amigo o golo foi em fora de jogo! Como dizes e bem,!... o que depois se diz à volta do assunto, assume carácter de irrelevância... não gostei, dispenso que volte a acontecer, mas se ganharmos um campeonato por causa de um ou dois erros de arbitragem (o que dispenso!!!! - prefiro perder como é lógico) parece-me que as pessoas afectas ao FCP não se importarão porque venceram vários campeonatos com essa premissa , quanto aos outros oponentes... SCP está muito longe para se poder constituir parte prejudicada, ... portanto batatinhas... mas foi um cena desprazerosa... uma daquelas vitórias de Me...coiso...

    ResponderEliminar
  5. O que mais me chateia é o facto dos comentadores azulados e esverdeados mentirem descaradamente e o povão ir atrás da conversa. Esta situação que descreves é evidente e eu logo que vi as imagens percebi o porquê do fiscal de linha se ter enganado.
    Os experts que debitam alarvidades na televisão também veêm só que mentem e distorcem a realidade (bem alguns estão com a cadela e esses têm desculpa).
    Claro que é dificílimo ajuizar neste tipo de lances mas também é verdade que quando é a nosso favor, os erros custam menos.
    Pior é nos cantos em que o fiscal de linha tem todo o tempo para se colocar na posição correcta e falha descaradamente.
    Já agora para terminar o fora de jogo do Maxi não é kilométrico como pretendem fazer crer muitos jornaleiros, o Maxi vem em corrida e isso dificulta ainfa mais a análise do lance.

    ResponderEliminar
  6. Enquanto não for introduzida tecnologia que indique situações de fora de jogo vamos continuar jornada após jornada com casos e toda a especulação à sua volta. Por problemas técnicos não será, existem várias possibilidades tecnológicas sendo que nenhuma é assim tão cara quando vemos os valores envolvidos, mais ainda quando um fora de jogo pode decidir um campeonato...

    Alberto

    ResponderEliminar
  7. E se eliminassem essa merda do fora de jogo? Já repararam como o futebol se tornava muito mais fluido e sem problemas?

    ResponderEliminar
  8. Fora do contexto-O bdc e que e bom!

    ResponderEliminar
  9. Eu só queria saber QUANTOS dos que se indignaram por um bandeirinha ter ACERTADO num lance de golo do Benfica, estão agora indignados com isto! O Maxi correu em direcção quase perpendicular *a lateral e o bandeirinha teve dúvidas. Erro grosseiro? É! Mas quantos já sofremos e até se riem? Ora tomem lá!

    ResponderEliminar
  10. O Benfica, ou extinto Benfica é isto!

    Linhas obliquas, consoante os interesses da coisa!

    Esmael, marcou um golo na fronteira de estar em linha, ou num milimétrico fora de jogo, e o auxiliar decidiu em consciencia mesmo nao tendo visto!

    Esta linha, defende de igual forma o auxiliar que nem viu o Maxi 1 metro fora de jogo!

    Os Inocencios Capelas tem estado muito fortes, em 14 jornadas, 8 delas com prejuízos grosseiros para os adversários!

    Quando o Benfica é beneficiado, é um erro humano, quando raramente lesado, é um erro premeditado!

    Será que o braço armado A Bola escreverá este mês que esta liderança é um tributo dos Motas, dos Capelas, dos Esteves, dos Ferreiras do Minho, dos Paixões, dos Duartes, dos Rufos ou dos Godinhos, entre outros?

    A Campanha interna, e a externa revela a importancia do Jonas, e dos Calabotes, esses não foram inscritos na Champions. Quem estiver atento, só aos critérios disciplinares, observa 3 expulsões na Champions, e 0 expulsões na Liga, em contraste, 7 adversários expulsos. Não vamos falar de golos anulados, de GP forjadas, golos marcados em fora de jogo e afins

    Bruxo de Fafe (vizinho do benfiquista Jorge Ferreira, o "heroi de belem")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira24/12/14 00:21

      Com tanto choradinho só podes ser sportinguista!

      Eliminar
    2. Esse gajo é um demente dragay que comenta no Revlado com o nick Bruxoempatafada e que adora joanetes! Ele tem um trauma qualquer com o Vieira! Aposto que foi enrabado por ele!

      Nuno

      Eliminar
  11. Boa ideia a do anonimo se eliminassem o fora de jogo haveria mais tempo de jogo util porque logo haveria menos paragens,e muitos mais golos atraindo mais adeptos ao estadio porque o que nos queremos sao golos muitos golos desde que a favor da nossa equipa mas tambem haveria jogadores mais malandros coolocando-se atraz da defesa durante todo o jogo o Cardoso por exemplo que nao gosta de correr era um deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Vilela24/12/14 05:11

      A lei do fora de jogo foi criada por algum motivo :)

      Eliminar
  12. Obrigado RedMoon pelo excelente post.
    O fiscal de linha, não vê o fora de jogo. Do sítio onde está, o que ele vê é o maxi em jogo. Mas ha algumas jornadas atrás, foi dito pelo ze guilherme alguidar que o fiscal de linha do jogo do Benfica com o rio ave (acho eu) não devia ter marcado porque não viu! Ora, segundo a mesma teoria, este também não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse fora de jogo de que falas o fiscal de linha tb n podia ter visto. Agiu por instinto, tentando fazer o melhor juizo de um lance que efetivamente nao podia ver por estar mal colocado.

      Portanto, eu q ja la andei dentro, sei q a maior parte destes erros sao humanos, e muitas vezes humanamente impossivel julgar melhor.

      Logicamente tb, ha mais questoes dentro desta que ja n vou discutir, e q é a explicacao pela qual um fiscal de linha num lance em que tem duvidas, apita para um lado ou para o outro.

      Isso ja é outra questao, e n é por ai q quero entrar.

      Eliminar
    2. Mas o que me parece a mim é que o fiscal, do sítio onde está,o que vê é o Maxi EM JOGO porque pela linha branca (se fosse mais fina era melhor, visto ser uma linha imaginária) ele vê o penúltimo defesa do gil. Ou seja, agiu com convicção de que NÃO ERA fora de jogo. E eu acho que devia ter marcado, atenção! Mas pela teoria do ze Alguidar, o homem agiu muito bem em ter deixado jogar. E na segunda feira não o vi dizer nada disso, o que enerva.
      Mas como não estamos em dia de nervos, aproveito para desejar Bom Natal a todo o NGB

      Eliminar
  13. 1º erro da tua intervenção - AINDA OUVES, ESCUTAS, OBSERVAS O QUE ESSE LABREGO DIZ NA TV?????
    Fdxxxxxx

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
  14. Olá! Eu sou um demente dragay que passa a vida inteira no Relvado e cujo nick é Bruxoempatafada! Adorei ser enrabado em pelo dragay pelo Benfica e zmerding e estar a 6 pontos do líder! Nós, como se viu no dragay frente ao Benfica e zmerding, só somos bons graças aos Calabotes Proenças, Soares dias e Jorges Sousas e contra colossos como o todos-lhe-batem-ov (a equipa que mais golos sofreu numa fase de grupos da Champions) e Bilbaus e nem o colosso Shakhtar conseguimos vencer uma única vez! Será que conseguiremos chegar aos quartos-de-final da Champions? É que o Basileia é um colosso e mais sorte do que isto só há 10 anos com Lyons, Deportivos e Mónacos!

    Bruxo de Fafe (vizinho do benfiquista Jorge Ferreira, o "heroi de belem")

    ResponderEliminar
  15. Tanta tanga para dizeres que foste árbitro e não disseste nada que se aproveite.
    Arre porra pá, já lá andaste dentro e não consegues ver a realidade disto?
    Será preciso por-te umas pálas nos olhos para veres este lance tão visível?
    Vai-te curar Redmoon tu andas no mundo da fantasia.
    Que trol tu me saíste com essas tuas tretas do faz de conta.
    Dasss que é burro..

    ResponderEliminar
  16. pois é ... agora arranjam desculpas para os erros dos arbitros... engraçade ...

    ResponderEliminar
  17. Afinal os encornados até conseguem ter piada...quando são beneficiados(e têm sido muito) arranjam desculpas e vêm com teorias dos "ses" e que o árbitro errou porque o caso era de díficil avaliação e porque erra porque é humano...agora quando as decisões favorecem o fcp ou o sporting aí já é porque está comprado ou porque é adepto de clube x e y...Cambada de de idiotas...é por isso que sois odiados por todos ...é por isso que ninguém pode se quer tentar falar de futebol...sois como os burros...tendes palas à frente dos olhos

    Bruno

    ResponderEliminar
  18. É humanamente impossivel ao ser humano estar focado em dois pontos ao mesmo tempo, isto para dizer é impossivel ao fiscal de linha ao mesmo tempo ver a bola partir e saber se está algum jogador em fora de jogo, nos lances em movimento isto não é possivel, talvez em lances de falta como aquele que possivelmente nos tirou um titulo, o do tal golo do Maicon, um lance em que o jogo está parado, em muitos foras de jogo é humanamente impossivel verifica-los, como diz o Redmoon muitos são tirados há sorte e até têm acertado na maioria, mas há tambem varios que passam
    Se repararem no momento em que os fiscais de linha levantam a bandeira, vão verificar que não é no momento exacto, há sempre uma dessincronização entre o momento do passe e o momento em que levanta a bandeira a assinalar o fora de jogo.
    Por isso a regra para mim é que nos casos mais duvidosos, ou seja aqueles em que o jogador está pouco adiantado, seja com o corpo, com um braço ou uma perna, os fiscais de linha até para se protegerem na lei, devem beneficiar quem ataca, infelizmente o arbitro da final da liga Europa com o Chelsea não seguiu a regra e prejudicou o Benfica ao anular um golo limpo do Cardozo, depois contra nós muitas vezes deixam seguir, é azar ou outra coisa qualquer, mas o problema é que os arbitros não seguem a regra não aplica a lei, esse é o problema, esta é a minha opinião, ainda que umas vezes beneficie e outras prejudique o Benfica

    ResponderEliminar
  19. Concerteza que o fiscal de linha nao vê o lance depois de levar em cima com o nó cego do Maxi Pereira e com a linha branca que é colocada em cima dele na imagem e ofusca o seu campo de visão.
    Concerteza que o fiscal de linha ao não assinalar o fora de jogo neste lance está ao serviço do Pinto da Costa para prejudicar o Benfica. Faz tudo parte de uma estratégia para denegrir a imagem do Vieira.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking