O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 23 de novembro de 2014

Será aceitável perder o Bernardo Silva?

. 20 comentários
Vi hoje a gravação do jogo do Mónaco em que o Leonardo Jardim, fiel ao trabalho de "lançamento" que está a fazer do Bernardo Silva, deu ao jovem do Benfica (é assim até que oficialmente seja o contrário) a titularidade.

É certo que o Mónaco não é propriamente uma equipa de estrelas, como é verdade que o Bernardo infelizmente para ele e para a equipa está a "jogar castrado" como o Gaitan, ao termos um criativo a jogar encostado a uma linha, porém penso não ser nada exagerado dizer que o Bernardo Silva terá, porventura, sido o melhor em campo.

Não temos "daquilo" no plantel do SLBenfica! Não estou com isso a dizer que não temos melhores jogadores, porque temos (e vários - por enquanto), mas excluindo o "galáctico" Gaitan não temos nenhum jogador com as características do Bernardo Silva para jogar nas costas dos avançados.

Fazendo ouvido moucos às noticias que dizem que os direitos económicos estão vendidos, prometidos ou lá o que seja, ao Jorge Mendes, será aceitável o Bernardo Silva não integrar o plantel principal do SLBenfica, a par do Gonçalo Guedes, na próxima época?

Para mim a resposta é NÃO! Ambos deveriam, aliás, estar a cumprir um plano de preparação na Luz para esse momento, com oportunidades pontuais, escolhidas estrategicamente, na equipa principal este ano. Mas isso não acontece com Jesus e não vale a pena "batalhar" nisso.

Dito isto, e assumindo que o SLBenfica não vai cair no erro de deixar o Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes (este último tenho a certeza que não) sairem sem fazer parte do sonho do Benfica, dos benfiquistas e deles próprios ao desempenharem um papel principal na equipa, olhemos ao resto, pois há alguns nomes que, seguramente, terão que ser tidos em conta na "equação" para a próxima temporada, vejamos:

Emprestados: Bruno Varela, Helder Costa e Nelson Oliveira integram um trio que, na minha opinião, por motivos diferentes não vai (ainda?) ter lugar no plantel principal, mas para quem a equipa B ou a bancada da Luz são muito pouco para a sua qualidade. O Bruno tem que jogar, jogar, jogar pois o Benfica possivelmente ainda vai contratar outro guarda-redes e o Bruno deveria ganhar experiência de I Liga. O Nelson tem estado parado e não é aposta do treinador e o Helder tem concorrência fortíssima apesar de ter muita qualidade.

Testados da pré-época: Lindelof, Semedo, Teixeira, Dawidowicz, Sarkic e Dolly Menga são jogadores que dificilmente serão primeira escolha no plantel, mas que poderão representar, alguns, uma alternativa de grande qualidade aos jogadores do plantel principal. Lindelof não deixa nada a dever a Lisandro, Semedo é um lateral direito de grande qualidade, Texeira já provou ter qualidade para 8 no Benfica, Dawidowicz é um jogador de grande qualidade a 6 que Helder Cristovão insiste em desviar para central, Sarkic é uma máquina de fazer golos que vai sair dos juniores e o Dolly Menga, tal como o polaco, tem jogado muito (muitíssimo) fora da sua posição (avançado) e com as suas características físicas poderá vir a ser um caso sério. Se destes dois ou três integrarem o plantel como alternativas ou jogadores de rotação, seria muitíssimo bom.

Afirmação na B na próxima época. Renato Sanches, Romário Baldé, Nuno Santos, Rochinha, João Nunes e Vitor Andrade, a juntar a jogares de grande qualidade que subirão dos juniores como o Guga, Kevin, Kike, Iuri, Hugo Neto... etc.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Concordo, se bem que ache que o Nelson Oliveira é muito mais do que aquilo que dizem que ele não é... mas enquanto não lhe derem os minutos que dão a outros será mais um Miguel Rosa... que muitos como eu reivindicavam minutos e que jogando numa equipa mediana não conseguem mostrar como é lógico as suas potencialidades.

    ResponderEliminar
  2. Sou apreciador e gosto muito do futebol do Bernardo Silva; mas para mim no Benfica não há vacas sagradas. Portanto se baterem entre os 10 M ou 15 M é um excelente negócio, para mais quando se compra um jogador tão bom ou melhor que o Bernardo, mas com muita mais maturidade competitiva por 4 M, como é o caso doTalisca; para mais Talisca tem umas características físicas que o mais frágil Bernardo não tem; o que lhe dá muito mais vantagens em termos de jogo; em especial a para jogar atrás dos avançados, como as suas performances e números desde que chegou ao Benfica, tão bem têm demonstrado. Só para os mais distraídos, será que ainda se lembram do jovem magricela do David Luiz que chegou ao Benfica; e o touro do David Luiz que saiu para o Chelsea? Agora vejam bem o Talisca hoje e depois voltem a rever daqui a mais um ou dois anos.

    Inês Pires

    ResponderEliminar
  3. Outra vez? Mas vocês não param? Se o Bernardo foi um dos melhores ficamos todos muito contentes. Foi mesmo para isso que ele foi emprestado, para crescer e para mostrar que tem lugar para o ano na equipa.
    Lugar que ele nunca teria este ano. A quem tirava o lugar? Ao Salvio? Ao Talisca? Ao Jonas? Ao Derley? Ao Lima? Ao Gaitan? Ao Ola (que também precisa de jogar)?
    Ao contrário do Nelson que tem de sair pois nunca mostrou nada apesar de ter sido emprestado umas 4 ou 5 vezes.
    Mudem o disco que já está podre!

    ResponderEliminar
  4. O Nélson Oliveira jamais vingará com a camisola do Benfica! Sem pés nem cabeça para tal... continuem a idolatrá-lo até aos 50 anos de idade.

    ResponderEliminar
  5. mais um miguel rosa? o jogador é o melhor do belenenses. foi duas vezes o melhor do ano na 2 liga. o que precisava ele fazer +?

    ResponderEliminar
  6. Pelas minhas contas deve ser o 57º post sobre o Bernardo Silva. É o Shadows a malhar no Jesus, e o Benfica by Gb a gabar o Bernardo Silva. Mais do mesmo. Sempre que o Bernardo joga no Mónaco, nem que seja 15 minutos, tem honras de post neste blog, e partiu sempre a loiça toda. Quando nem do banco sai, não há notícia. Aprecio o miúdo, mas já começa a enjoar sempre o mesmo paleio. Na próxima época, jogam no Benfica se forem melhores que os outros, não há favores só porque são da formação do clube. Isto não é o sporting, em que com a conversa da formação de excelência, tudo o que é miúdo joga na equipa principal, nem que não tenha qualidade nem para jogar no Gil Vicente.

    Saber encontrar o valor onde ele existe e a preço comportável é tão meritório como formar desde as camadas jovens, e temos feito isso de forma exemplar nos últimos anos. E mesmo este ano, em que como nunca a política de compras/vendas foi mais criticada que nunca, muita gente já vai mudando o discurso, porque parece que afinal, mais uma vez, não era assim tão mau. No final da época já vai ser bom até. Veremos.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pelas minhas contas é a 57a vez que te vou dizer:

      Estas mal mudas-te e fazes-nos O FAVOR de não ter que ler tanto lixo escrito por ti.

      A diferença é que o blog é meu e eu aqui escrevo o que me apetece. Tu quando quiseres decidir o que eu escrevo, crias um blog.

      Dou-te uma garantia: não meto lá os pés

      Eliminar
    2. Só para clarificar: não meto lá os pés, não pelo conteúdo, mas pq não tenho pachorra para ir fazer no teu blog o q tens a mania que fazes aqui

      Eliminar
    3. Se pensas que aqui venho por especial interesse em ler o que pessoas como tu ou shadows escrevem, estás muito enganado. E não tenho vida para andar a fazer posts ás paletes a repetir sempre as mesmas ideias como tu fazes.

      Há neste blog posters inteligentesque gosto de ler, como Redmoon ou Eagle.Mas isso não me impede de dizer o que me apetecer dizer sobre os posts dos "corta casacas" como tu. Queres é "yes man's" a comentar, para teres razão. Foste fraquinho na tua tentativa de me atingir. Try again.

      Saudações Benfiquistas
      Jorge GN

      Eliminar
  7. Tem a certeza que "Gonçalo Guedes não"? Pois sim! Infelizmente, não acredito há muito tempo. Não sei nem quero ver as equipas de jovens nem o Benfica "B"! Só me interesso pela equipa principal pois sou benfiquista, mesmo. Mas este meu (nosso) Benfica não está a ser "O Benfica" que, por exemplo, o Diamantino conheceu. Há poucos dias, disse que nos seus três primeiros anos no Benfica, quando "fazia que jogava" no plantel .... pois é! Jogava pouco, mas estava lá, a CHEIRAR e a AMBIENTAR-SE ao balneário! Agora, são despachados logo! Estou imensamente triste e revoltado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, antigamente o jogadores bastavam "Cheirar" o balneário e sentir o cheiro do suor e do chulé dos colegas para "crescer" e tornarem-se melhores jogadores. Bons tempos!! Mas hoje estamos no séc. XXI e isso já não é possível.
      A concorrência agora aperta e têm mesmo de dar à perna, ser ambiciosos e comer muito pão. Como faz o CR7. Sigam-lhe o exemplo!

      Eliminar
  8. É certo que o blogue é teu e por isso escreves o que queres, mas permite-me uma sugestão, que tal alterar nome do bogue para nova geração formação, ou contas, ou direitos televisivos, ou outra coisa qualquer, e retiras de lá o nome Benfica, pois o nosso glorioso clube joga e escreves 8 palavras, o Bernardo Silva joga e escreves 9 parágrafos...

    Pelo manos era mais coerente com o que costumam escrever aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que preciso de te dizer o que é a GeracaoBenfica? Eu explico... É o projecto DE FORMAÇÃO do Benfica.

      Eliminar
    2. Queres formar um novo Benfica, não é? que tal em vez de destilar tontarias e teorias que se revelam sempre erradas, apresentassem uma lista às eleições, com um projecto bem concebido, nome já tens projecto DE FORMAÇÃO DO BENFICA, seria interessante ver a vossa percentagem de votos e de quantos defendem as vossas ideias...

      Mas continuo a arrepiado... O Benfica joga e é brutal (palavras tuas), e dedicas-lhe 8 palavras, e aos outros assuntos dedicas dezenas de parágrafos... A um benfiquista ficava bem um texto mais eloquente sobre o jogo de ontem, mas como comecei por afirmar, o blogue é teu e escreves o que queres...

      Eliminar
  9. Ponto 1 - O Bernardo Silva jamais calçará as chuteiras no Benfica! Isso é ponto assente, e eu pensava que tu, com a tua destreza intelectual, já o saberias.

    Ponto 2 - Isso do blog ser teu, em parte é verdade, mas também é dos restantes colegas que o fazem e, assim, acho uma falta de respeito para com eles, assim como para com os teus/vossos leitores. Afinal escreves no TEU blog para quem? Para ti? Não sabes encaixar críticas ou discordâncias, jamais serás um bom blogger.

    Ponto 3 - Escreveres tantos posts acerca do mesmo tema, apenas mudando os títulos dos posts, acaba por ser cansativo.

    Ponto 4 - Embora concorde contigo em alguns dos temas por aqui falados, alguém, alguma vez, já te explicou que nem sempre tens razão? E que achares que tens sempre razão, nunca te enganas e raramente tens dúvidas, ou é sinal de cavaquismo ou és apenas um mero prepotente?

    Pensa nisso Presidente e CEO do blog

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
  10. Portanto depois de um jogo em que o Benfica ganha de forma bem agradável com bons pormenores, o q se faz?! Sobre o jogo faz se um post com nem meia duzia de palavras e no dia a seguir malha se a falar num jogador emprestado, que foi titular num Clube que não marca mais que dois golos... Anda entre o perder pelo empate e o ganhar por um ou dois golos... Sim um Clube contra quem perdemos por culpa propria, mas depois nos redimimos.. Mas realço que nada tenho contra o bernardo, mas q tal elogiar os q temos????!
    Um Benito q n agradando ainda muito fez, bem, o que lhe competia.. Muito a melhorar mas melhor q no jogo contra o covilhã... Cristant o jovem q nada ainda tinha mostrado fez um jogo Seguro e com bons passes Para o contra ataque.. Portanto defendeu e distribuiu jogo..
    Salvio a regressar às grandes exibições... Gaitan.. Magico...
    Jonas, o velho e reformado com grande exibição... Derley não marca mas dá a marcar e não Desiste de uma jogada... É de jogadores assim com garra que precisamos!!!

    Quarta há jogo... Que venha de lá a vitória, é difícil mas temos capacidade para tal!!!

    Toca a apoiar os que temos, pois é com estes que irá chegar com todo o nosso apoio as conquistas!!

    Siga!!!!!

    DH

    ResponderEliminar
  11. Estava a ver que íamos ter mais uma semana de "descanso" em relação ao tema B.Silva mas o NGB anda sempre em cima do acontecimento... Por cada post (minúsculo) sobre Jonas, Ola John ou Júlio César (nem digo se é para dizer bem ou mal!), aparecem logo autênticos testamentos sobre as "jóias da coroa" Bernardos ou 'Sai da Frente' Guedes.
    Razão tem o Cabelo do Aimar acerca da agenda do NGB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não invoques em vão o nome de um grande blogue, o Cabelo do Aimar.
      Já que falas em agendas, preocupa-te é com agendas "tipo Sócrates" que andam bem preenchidas por esse futebol português fora...

      Eliminar
  12. É perfeitamente aceitavel a saida do Bernardo desde q o Benfica seja recercido.

    Venha a pasta e siga o Bernardo.

    Bernardos ha muitos seus palermas !

    Nelson.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking