O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Confiança e preocupações

. 32 comentários

A ANSIEDADE DO MÊS DE JANEIRO


Após o início de época já ter passado, e entrado que estamos na altura em que normalmente os "verdinhos" dizem adeus ao campeonato, confesso que estou com alguma ansiedade pela chegada do mês de Janeiro.

Explico o porquê. Nada a ver com a abertura do mercado de Janeiro, onde acredito que virá alguém, mais como resposta a uma ou outra saída, mas sim pelos regressos de alguns jogadores que considero serem cada vez mais importantes no nosso contexto actual de equipa. 

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE FESJA. Já está visto que apesar das qualidades de Samaris, que me parece ser um jogador interessante, ele não é um 6 puro. E o Benfica, neste esquema actual, desespera por alguém assim, apenas e só 6. Que saiba as rotinas, as compensações, e que não goste tanto de ter a bola no pé, que a faça correr. Já nem vou falar de Cristante, pois este miúdo, potencialmente um bom jogador, é um 8 á moda antiga, um distribuidor de jogo. Passes a rasgar, mudanças de flanco, um pêndulo. Não é transportador, como Enzo ou até Amorim. E muito menos 6, falta-lhe agressividade, e devido à sua natureza de encontrar espaços para fazer passes de morte, leva muito tempo com a bola nos pés, e rapidamente lhe caem em cima, prejudicando grandemente a saída da equipa para o seu jogo de ataque. André Almeida assume-se como, nesta fase, a solução que mais garantias oferece à equipa, mas é geralmente preterido, por jogadores que foram contratados para a sua posição.

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE SILVIO. André Almeida não pode ser o lateral esquerdo nos jogos onde apanha adversários rápidos e com drible fácil. Como já disseram e bem, um jogador destro adaptado à esquerda está sempre com os apoios do lado contrário, e torna-se complicado adaptar-se ás mudanças de velocidade. Para mais, tem á frente um jogador, o enorme Gaitán, que não defende tanto como Sálvio no lado contrário. Uma coisa é defrontar uma equipa que vem defender o zero á Luz, outra é levar com extremos e laterais ofensivos. Sílvio, vem trazer essa vantagem extra, de um jogador que tanto joga á direita e á esquerda, com a mesma qualidade. Claro que se pode discutir que "qualidade" é essa, mas julgo que é para consenso geral, um jogador acima da média. Com o regresso a 100% de Sílvio, vamos ver finalmente Benito na equipa B, para poder ganhar "calo" em competição. Anda a saltar entre o banco de suplentes e a bancada, fruto das debilidades da equipa, mas como vimos em covilhã, para decepção minha, o Traquina deu-lhe cabo da exibição, sem grande esforço.

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE RUBEM AMORIM. Já poderá estar apto para os finais de Janeiro, e assim ganhamos uma solução importante para a manobra da equipa. Equilibra na luta do miolo, e solta-se para o ataque, não tanto como o Enzo, mas é finalmente uma opção, sobretudo nos jogos difíceis, em que é preciso aquele "extra" que para já, nem Samaris, nem Cristante podem oferecer, coisa que nos tem faltado. E julgo que vai assumir grande importância na segunda metade do campeonato (desde que se mantenha saudável), pois se Enzo sair...

- PREOCUPADO PELA POSSÍVEL SAÍDA DE ENZO PERÉZ. Pois é, circula cada vez com mais intensidade que irá sair em Janeiro, como prenda de LIM ao Valência. Mas também já me tinham assegurado que ia sair em Agosto, e por cá anda! Agora, indesmentível, o facto de nem parecer o mesmo Enzo. Apagado em grandes partes da partida, sem o pulmão do costume, e muito, muito nervoso ao longo dos 90 minutos (quando os completa). Não acredito que não esteja a dar o máximo pelo Benfica, mas não ficou indiferente a toda a novela em seu redor, e o facto de ter o futuro em aberto está a impedir que solte a sua influência em campo. O facto de não ter um 6 puro, tem prejudicado a sua acção, o que piora ainda o momento de Enzo. Com Fesja, irá melhorar o rendimento, estou seguro disso. A questão é se estará por cá! Caso não esteja, friso novamente o nome de Fesja. Este vai permitir que Samaris possa subir para a sua posição natural, e juntamente com Amorim e a integração progressiva de Cristante (em jogos mais fáceis, não me queimem o rapaz), o nosso miolo até possa funcionar melhor que agora. A ausência de Enzo pode ser suprimida, com maior ou menor dificuldade.

- PREOCUPADO PELA POSSÍVEL REFORÇO DO PLANTEL. Se é para reforçar com 1 jogador de qualidade, sim senhora, venha ele. Mas lembre-se LFV, já cá temos Jara, Nelson Oliveira, Derley, Benito, Bebé, Pizzi, Sulejamani, e já corremos com Luis Filipe, Djalma. Por isso, se for para soma numérica, estejam lá quietos. Se for para um reforço tipo Jonas, sim senhor.
Aproveito para manter a minha ideia - Não temos central para fazer dupla com Luisão. Jardel e até Lisandro (tenho ficado decepcionado com as exibições)  não me convencem, César é apenas um projecto de jogador, e para mim, Sidnei continua a ser o melhor que temos, tem é de ser recuperado fisica mas sobretudo mentalmente - aqui fica o desafio para o melhor dos treinadores de todos os treinadores. Irá ser por aqui o mercado de Inverno da luz?


O resto... o resto já sabem: CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. O problema, a meu ver, é que o Ruben, mas principalmente o Fejsa e o Silvio vão ter que recuperar os indices fisicos e isso ainda demora um bocado, e so depois é que serão mais valias para a equipa... Resta saber se nos podemos dar ao luxo de esperar até eles estarem aptos, ou se temos de atacar o mercado logo em janeiro, principalmente para contratar um 6... A vantagem, é que quando todos andarem a pedir férias, nós vamos ter dois/três jogadores nucleares, frescos para os últimos 2 ou três meses.

    Se o Enzo sair, vai ser uma perda enorme, mas julgo que o Samaris e o Ruben poderão fazer o lugar... e ainda temos o João Teixeira na b... Quer-me parecer que se formos gastar dinheiro, existirão posições mais necessitadas que esta, mas concordo, que só em caso de se acrescentar qualidade, como no caso de um central e de um matador. Até janeiro, vamos ver como se portam o Lisandro e o Derley.

    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa parte é uma das que mais expectativas me suscita!! Quando andar tudo roto, com largos minutos nas pernas, vamos ter um Fesja, Amorim e Sílvio em alta rotação! Quer dizer, desde que o Ruben não seja igual a ele próprio, e ao 7º jogo a titular, se lesione com gravidade!

      Mas pode residir aqui um trunfo importante!! Tal como Jonas, que poderá atingir o pico de forma a partir do 2º terço da competição!

      Eliminar
  2. Resumindo e baralhando: ja sairam 5 titulares, enzo podera ser o sexto, os reforcos nao servem, e estamos desejosos da recuperacao fisica dos antigos suplentes para serem agora os titulares e a equipa melhore.

    Um resumo perfeito do que é o atual Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma equipe com um plantel delineado tem q ter no banco alternativas á saida de qualquer jogador.

      Logo torna-se logico os suplentes serem titulares qd alguem sai........Matic por exemplo era o suplente do Javi.

      Os reforços nao servem na opiniao de quem ?

      Os reforços sao crus em determinados "momentos" de jogo, em determinadas movimentaçoes, estao em a ser trabalhados como outros foram no passado.

      Certo q ainda nao garantem a qualidade dos q sairam, mas q eu saiba isso nunca acontece a nao ser q se tenha um dos tais suplentes q passe a titular.

      Mais uma observaçao dentro do seu habitual, absurda !

      Nelson

      Eliminar
    2. É assim a qualidade dos novos reforços. Até agora, seja por A ou por B, por culpa das caneleiras ou das chuteiras, as melhores soluções são através dos que já cá estavam. O pior, não é o óbvio, de que todos precisam de tempo para adaptar e ganhar rotinas. Trata-se sim de que tirando Jonas, para mim, não há ninguém que venha acrescentar valor imediato! E esta é que é a questão das questões! Uma coisa é preparar as saídas, e quando estas acontecem, temos substituto ( como ja aqui realçado o caso do Javi Garcia - Matic ou Matic - Fesja, outra é teres saídas e ninguém poder responder ás mesmas em termos qualitativos.

      Só se pode aqui culpar a política desportiva. Esta época, falhou redondamente, salvam-se para ja Jonas, Talisca e Samaris.

      Eliminar
  3. Também estou ansioso pelos regressos de Fajsa e Silvio, sobretudo de Fejsa....é fundamental neste esquema. Para mim Lisandro tem jogado bem, e com os jogos irá ganhar confiança e melhorar as prestações. Sidnei é o melhor que temos depois de Luisão? Se fosse podiamos já entregar o titulo....ainda bem que não é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gus, tu não te deves lembrar, mas houve um Benfica Porto, onde o Hulk foi seco, mas mesmo sequinho, e por quem? Um senhor defesa chamado Sidnei!! Rápido, forte fisicamente para parar aquele animal, e em forma, com poder de antecipação suficiente! Estes predicados não surgem por sorte... e já agora, custou 9 Milhões. É porque alguém apostou sabendo da qualidade. O pior é que foi mal trabalhado mentalmente e mais, é que sempre teve um David Luiz á sua frente, que jogava sempre, e depois, quando começou a ser aposta, por lesão do David, estava a cumprir, e assim que este voltou, saiu logo da equipa. E fraco mentalmente como é... nunca mais se equilibrou. Faltou o tal acompanhamento que o departamento técnico do Benfica diz ter!

      Eliminar
  4. Lisandro precisa de jogos.
    Samaris ontem esteve muito dinâmico. Gostei muito. A melhor exibição dele no ano. Também ajudou o facto do Benfica ter estado mais próximo do 4-3-3 com Talisca um pouco mais avançado do que Enzo.
    Sílvio é o Philip Lahm português. É um grande, grande lateral. Estando bem, é titular na seleção e no Benfica.

    Temos um plantél riquíssimo, onde nos damos ao luxo de deixar Olas Johns, Pizzis, Nelson Oliveiras, Fejsas, Amorins de fora, e mesmo assim continuar em primeiro. Se mantivermos Enzo e com a recuperação dos referidos jogadores, mais Jonas para as competições europeias, poderemos voltar a realizar uma excelente temporada. E no fim, para acabar em beleza, adeus Jorge Jesus e welcome Rui Vitória. Tudo fácil.

    Do Salvio, já o digo desde o início do ano. Está um trapalhão de primeira. Essa do Capel refinado assenta-lhe muito bem. A continuar assim, é vende-lo com laço por vinte milhões e subir o Gonçalo Guedes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capel Refinado .. lolol.. muito bom! Infelizmente, está trapalhão, ressentindo-se na minha opinião, de um miolo deficitário que transporta pouco jogo, obrigando Salvio e Gaitan a transportar desde trás. Ora, por muito que goste do Sálvio, Gaitan há só um. E Sálvio agora, baixa os olhos, e cavalga pela linha lateral a dentro, até ver uma bandeirola de canto!

      Rui Vitória... muitos benfiquistas gostam deste nome... eu acho que não tem valor para um banco como o do glorioso. É apenas como um Peseiro, Paulo Bento ou um Fernando Santos, e ainda assim, prefiro o engenheiro. Mas pronto, são opiniões!

      Eliminar
  5. Já agora, um post sobre a transferÊncia do Denis. Marcou ao Real. Hoje volta a marcar. Enfim... alguém sabe os moldes pelos quais se deu a transfÊrencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Derlis tem talento, mas à semelhança de Bernardo Silva é algo fraco fisicamente. Pode ser que se faça grande jogador e foi por isso que o Benfica o contratou. O Urreta é outro igual.
      Esteve emprestado 2 anos na América do Sul e não rendeu nada de especial. Foi vendido por 3M, um lucro de 2M, mais os empréstimos. O Benfica não pode manter todos os bons jogadores, senão onde iria colocar os seus jogadores da formação?
      Quanto maior for o sucesso da formação, a maioria terá de ser emprestada, vendida ou transferida.

      Eliminar
    2. O Record aproveitou logo para bater no JJ, e aqui os escribas deste blog podiam aproveitar a boleia. Como a corja da merdia amestrada, mais certos "benfiquistas", não conseguem dar o braço a torcer, há que inventar algo para falarem do JJ. Neste blog nem falam do Talisca. Parece que uns são filhos e outros são enteados. Será que têm medo de dar razão ao JJ?

      Eliminar
    3. Ora bem, Derlis foi isso mesmo, não se assumiu, nem demonstrou a qualidade que tinha. Ao contrário de um Urreta, que se fartou de mostrar qualidades e trabalho para no mínimo integrar o plantel, Derlis acabou por ser transformado num negócio que até foi rentável - aqui tiro o chapéu à direcção. Agora, foi pena não termos ficado com alguma percentagem do jogador, para podermos colher frutos caso o jogador explodisse, como parece estar a acontecer.

      O Talisca, pois bem, para mim é um jogador com estrelinha! Mas atenção, que quando chegou vinha rotulado de 6 com remate bom para livres e tiros de longe. E na pré-época, jogou varios jogos nessa posição. E Jesus lá viu que não dava. Mas como tem pezinhos, Jesus avançou-o no terreno. E o homem lá marca, o Talisca Balistica! Só falta participar no jogo, mas pronto, desde que vá resolvendo, por mim, tudo bem! Faz-me lembrar o Isaías, não por semelhanças técnicas, mas porque o antigo jogador, andava ali perdido em campo, a emperrar jogo e a perder bolas, mas depois arrancava um tiro de nenhures , e pumba, lá dentro! É o Isaías dos tempos Modernos!

      Eliminar
  6. Morgado de Fafe5/11/14 23:26

    Porque é que o Geração Benfica ainda tem na lateral, em outros blogues, o Leoninamente que censura todos os comentários que desmontam aquilo que manipulam para atacar o SLB? anda por aqui tanta gente a reclamar porque se ataca este ou aquele benfiquista e quando somos enxovalhados por bloguistas de outros clubes, silêncio absoluto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O critério para os blogues linkados é nosso e somos nós que decidimos o que adicionar ou retirar.
      Tens problemas com algum blogue, queixa-te aos seus donos, p.f.. Obrigado.

      Eliminar
    2. O critério deve ser falar mal do Benfica.

      Eliminar
  7. Fejsa, Sílvio e Rúben Amorim fazem muita falta neste momento à defesa e meio campo, visto que a manta é curta (não em plantel evidentemente, é curta porque o catedrático assim o quer). A minha maior ânsia prende-se com o regresso do Fejsa, que é um trinco duro, um autêntico «cão de caça» à frente da defesa. Já tinha falado anteriormente na minha preferência por um meio-campo com 3 elementos, e caso o Enzo não saia, estou cada vez mais convicto que um meio campo com Fejsa a 6, mais Samaris e Enzo a interiores, seria um modelo táctico vencedor nos jogos de maior dificuldade (Porto, Sporting, Braga, Guimarães, Champions/Europa). Além de que com o Sílvio, o nosso lado esquerdo não seria muito fustigado nos tais jogos de alta dificuldade, visto que o Sílvio tem como primeira prioridade defender, ao contrário dos laterais modernos super-ofensivos, mas isto não quer dizer que ele não se ajeite neste capítulo, bem antes pelo contrário.

    Mas isto tudo é demasiada areia e intelectualidade para um cérebro tão limitado e robotizado como o do catedrático.

    Quanto ao reforço do plantel, bem poderemos esperar sentados. O Vieira já nos habituou a protagonizar maus defesos de Inverno e o ano passado não foi execpção, mas a nossa sorte foi termos um Fejsa já contratado de prevenção. Se o nosso meio campo já é uma autêntica manta de retalhos, nem quero imaginar se ele sai...seria mais uma Vieirada orgásmica para os ratos do esgoto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa sorte foi termos Fejsa? Foi sorte ou parece-me que foi o mau do Vieira que o comprou? Isto é o que chamo vontade de dizer mal. Diz-se mal do presidente por ter vendido Matic mas já não se tem coragem de dizer bem porque acautelou essa venda com a compra atempada de Fejsa. Foi precisamente depois de Matic sair e Fejsa entrar que o Benfica agarrou o campeonato com as duas mão e partiu para uma segunda volta perfeita. Ah foi tudo sorte... Pois!

      Eliminar
    2. Nem foi tudo sorte, nem foi tudo engenho! Chama-se competência desportiva. Suspeita-se que um jogador vai sair, arranja-se outro para o seu lugar, antes que assaltem a casa. O problema, é que esta direcção trabalha pior de época para época. Vai desaprendendo. Já não se antecipam saídas, já não se compra com qualidade, voltámos aos contentores ( sim, falo da novela da lateral esquerda, de mais um contentor de brasileiros que até ver, salva-se o Talisca - não estou a incluir o Jonas nem o Julio Cesar, estes vieram mais tarde - Filpe Luis, Cesar, Djavam, Victor Andrade,... enfim...).

      Eliminar
  8. O melhor treinador dos melhores treinadores, só é um grande "ourives" quando trabalha com "diamantes"…

    Quando lhe dão metais menos nobres, passa a ser um comum joalheiro de rotunda do relógio…

    Este ano é que seria de provar o real valor do Cientista da Amadora… O tal que se apregoa o melhor treinador de sempre! Aquele que tudo sabe e nunca se engana.
    O que potencia jovens valores ao estrelato…

    Não o consegue fazer é com - Andres Almeidas, Ola Johns, Lisandros, Jardeis, Benitos, Cesares, Samaris, Pizzis, Bébés e Derleys…Porquê????

    Com DiMarias e Ramires e Garays é fácil…

    José Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As melhoras da azia. Ontem foi mais uma taliscada!

      O Guardiola deve ser bom porque trabalha com coxos, o Mourinho a mesma coisa, etc... Tu e outros iguais a ti, mudem de cassete que essa já está gasta. E porque razão o Porto gastou tanto este ano? Não queres ser campeão, ou isso mais o POKERALHO também te faz mal ao fígado? Vê lá se algum treinador ganha títulos com jogadores dos distritais.

      Eliminar
    2. O pior urso é aquele que não sabe ouvir... Esta época está visto que a ÙNICA BANDEIRA DESPORTIVA DA DIRECÇÂO E ADEPTOS DE PALAS É O TALISCA!! SIGA PARA BINGO, OU PARA 34 SE DEUS AJUDAR!!

      Eliminar
  9. Anti-gebos6/11/14 00:16

    1-Caro MORGADO DE FAFE
    Tem toda a razão

    ESSE blogue leoninamente é fraquito
    O tipo não deixa passar comentários

    Por isso lhe enviei este que óbviamente
    não passou:

    ""Ó Sr Alamo Vª Exª tem o espirito do DITADORZECO

    Gosta de falar sózinho

    Não gosta do contraditório

    Não gosta de opiniões diferentes

    Gosta de atirar pedras

    E não gosta que os atingidos se defendam

    Fraquita mentalidade

    Tipo menino que não brinca mais

    se não lhe derem o berlinde

    Arauto de uma pretensa superioridade moral e futebolistica

    Para quem está deste lado não passa de um primário anti-benfiquista

    Mas deixem esses complexos de lado

    Não queiram colocar-se lado a lado com quem é MUITO MAIOR

    Assumam com dignidade a vossa condição

    O Sporting está abaixo do Benfica. As estatísticas são como o algodão.

    Não se coloquem em bicos de pés""

    2-Mudando de assunto

    Um certo bandalho que gamou uma Liga Europa
    ao Benfica porque entre muitas outras coisas
    não viu vários penaltis a favor do Benfica nessa final

    viu hoje (ao contrário dessa final) um penaltizinho
    a favor dos corruptos no campo do Bilbau

    O que prova que um certo bandalho sabe
    marcar penaltis, mas quando quer decide não marcar

    Porquê ????

    Responda um certo Alguidar que dessas coisas
    de decisões com intenções é um especialista

    Sinceramente ri-me quando esse artista
    apontou para a marca de penalty

    Contra o Sevilha é que não soube apontar

    Miseráveis que assim alteram a verdade desportiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeste muito bem em mandar uma msg se estavas insatisfeito. Agradeço que o façam lá e não aqui.

      Eliminar
  10. o sucessor natural de enzo seria o samaris como bem dizes mas duvido muito que seja isso que aconteça este treinador é demasiado teimoso e vai apostar em samaris para 6 ou até ele dar ou até o queimar em definitivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse o meu receio... e depois de queimado... é deitar fora o investimento!

      Eliminar
    2. mas depois aqueles que acham que o treinador é o novo midas esquecem-se de contabilizar aqueles que ele queima e o dinheiro neles investido.

      Eliminar
  11. Rolo, estavas a ir tao bem, tinhas que estragar tudo com o Sidnei.
    Esquece o Sidnei, defende pior que o Lisandro e consegue ter piores pés que o Jardel! É mau demais o Sidnei!!!

    Jardel defende bem e é um guerreiro. Se conseguisse melhorar o seu jogo de pés, podia ser titular, mas parece que não o vai conseguir. É um suplente de luxo!!
    Lisandro tem bons pés, mas defensivamente parece frágil. Não é especialmente rápido e ágil e nem tem um físico que impressione. Se evoluir defensivamente e ganhar massa muscular, pode ser que dê alguma coisa. Mas até lá...

    O central com maior potencial que temos chama-se Lindelof! Esse é que tem que começar a ser preparado para assumir ali posição!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preudhomme, repito o que respondi acima: não te deves lembrar, mas houve um Benfica Porto, onde o Hulk foi seco, mas mesmo sequinho, e por quem? Um senhor defesa chamado Sidnei!! Rápido, forte fisicamente para parar aquele animal, e em forma, com poder de antecipação suficiente! Estes predicados não surgem por sorte... e já agora, custou 9 Milhões. É porque alguém apostou sabendo da qualidade. O pior é que foi mal trabalhado mentalmente e mais, é que sempre teve um David Luiz á sua frente, que jogava sempre, e depois, quando começou a ser aposta, por lesão do David, estava a cumprir, e assim que este voltou, saiu logo da equipa. E fraco mentalmente como é... nunca mais se equilibrou. Faltou o tal acompanhamento que o departamento técnico do Benfica diz ter!

      Quanto ao Lindelof, vamos ver, para mim passa por uma compra... O Roderick também era muito bom... Olha, vão resgatar o José Fonte!! E vem muito a tempo, pois agora sim, tornou-se um central muito competente!

      Eliminar
    2. Essa é boa, "foi mal trabalhado mentalmente"! Não percebo os fundamentos para essa afirmação. O Sidnei foi tão bem ou mal trabalhado mentalmente como qualquer outro. Simplesmente correspondeu pior que os outros!!

      Lembro-me desse jogo. Mas um bom jogo nao faz do Sidnei um bom jogador. Sidnei já teve inúmeras oportunidades e já foi aposta inúmeras vezes depois disso e mostrou sempre não estar à altura da tarefa. Fraco mentalmente, como disseste, gordo, lento, com um drible terrível (a bola vai sempre longe do pé, em vez de ir coladinha).

      Reconheço-lhe o potencial! Todos os atributos físicos e técnicos, acredito que ele conseguisse melhorar! Mas a questão chave é mesmo a parte mental!! Sidnei não tem estaleca!! É fraco e nao vai melhorar por isso mesmo. Foi um mau investimento. Os 9 milhões não significam qualidade. David Luiz veio por meia duzia de tostoes e não foi isso que o impediu de se tornar um jogador gigante!

      Eliminar
  12. BENFIQUISTA DE GAIA6/11/14 13:59

    ansioso por silvio e rubem......devem estar ali para os lados de leiria ..e bem acompanhados....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xii... que maldade. Nós é que sofremos com isto pah, mas eles lá fora são todos amigos uns dos outros!! O mal do adepto é não ter o dinheiro que eles têm nos bolsos, pois as coisas ganham logo uma outra dimensão, descomplicam-se, e comem todos do mesmo prato. Esta é a Verdade nua e crua...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking