O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Será que há assuntos incómodos?

. 23 comentários
Isto da blogsfera tem questões interessantes de serem vistas:

- os tópicos que mais visitas e comentários têm são, habitualmente, os que apresentam opiniões que divergem da direcção ou do treinador do Benfica. 

Nestes, os que comentam são quase sempre os mesmos de forma religiosa e apontam quase sempre uma tentativa de descredibilização do que é escrito, e comentado, recorrendo até ao insulto fácil e quase sempre a teorias que apontam as opiniões como tendo segundas intenções, como sendo até pagas e orquestradas por terceiros. Ridículo!!!

- os tópicos que menos visitas têm são os que referem assuntos estruturantes para os benfiquistas, como o Sistema e os bastidores, por exemplo.

Independentemente das suas posições e opiniões, nestes casos deveriam "remar todos para o mesmo lado" e, mais que isso, se galvanizarem e não permitir que determinadas movimentações de bastidores se movessem para prejudicar o Benfica. Pelo contrario, ninguém intercede. Da ideia que, não sendo temos temas incómodos para "a estrutura" então não é preciso intervir.

Depois há os tópicos "com rasteira", que apelam à opinião não dos bloggers, mas dos leitores e dos que habitualmente comentam. Adivinhem lá se os habituais aparecem nesses tópicos? Claro que não... Nem vê-los.

Estranho? Não! Infelizmente há provas de haver uma "polícia organizada" na blogsfera e nos fóruns que visa previamente tentar descredibilizar algumas opiniões, são os que insultam e os que tentam influenciar os mais distraídos a acreditar que realmente uns quantos bloggers, habitualmente gente jovem entre os 16 e os 40, escrevem não porque gostam ou porque têm opinião, mas sim a cobro de interesses obscuros. Como ja disse, nada de mais ridículo!

Há, então, assuntos que fazem esta "polícia organizada" sair imediatamente para os teclados e "atacar" de forma insistente, sob diferentes nicknames, sob anonimatos, sob um mesmo nickname... O que interessa é "passar a mensagem" de descrédito e tentar que haja o mínimo de opiniões favoráveis. Com tempo, pretende-se instalar uma ideia de que as críticas são por maldade e os elogios com segundas intenções... Na verdade, pretende-se passar a ideia que quem tem opinião, simplesmente está a defender interesses contrários aos do Benfica.

Reparem que raramente as críticas têm opiniões favoráveis dessa "polícia". Só por curiosidade, conhecem alguém ou alguma gestão seja em que sector for, que são absolutamente unânimes? A julgar pelos comentários deles, há uma!

Notem bem que não estou a falar de outros bloggers. Respeito imenso que escreve na blogsfera, mesmo aqueles que têm como desporto criticar o que escrevemos... Esses são, na minha opinião, autênticos benfiquistas como nós, simplesmente pensam de forma diferente e em diversos casos deixam-se levar por essa ideia absurda de uma cabala.

Aqueles a quem me refiro, e faço este tópico com a 2ª intenção de os ver aqui aparecer novamente, são os que comentam aqui com um esquema bem montado, e que comentam também noutros blogs com ideologias diferentes e maneiras de estar diferentes, quase como que recrutando esses bloggers para a causa deles. Esses que além dos blogs "atacam" também nos fóruns.

Não deixa de ter piada constatar que a teoria deles é que os "jovens" que criaram blogs, que escrevem nos fóruns, ou que usam o Twitter, o fazem a cobro de alguém e para preparar um golpe de estado. Hummmm onde é que eu já vi isto, sr. Passos Coelho e sr Portas? Hummm quem os acompanhava?

Engraçado ver que a teoria é que esta malta dos blogs onde, e cito, "é só mentiras", faz aquilo que, na verdade, quem faz são eles. Curioso... Acusam quem nada faz daquilo que fazem os acusadores. Boa técnica, admito!

Esta estratégia não é nova. Há pouco tempo uma reportagem de uma revista de actualidade, "desmontava", com o depoimento de um desses "policias", a forma como Passos Coelho se posicionou para ganhar o PSD primeiro e  o país, depois. Esta estratégia é muito utilizada na política (dizem que o CDS tem "mestrado" nisto) e chegou ao Benfica desde que algumas pessoas da política lá chegaram também e começo a acreditar que tenham chegado com esta missão.

Eu quero acreditar que esta estratégia profissional é também usada na defesa do Benfica fora do contexto da blogsfera e dos fóruns e se assim for, espero que seja bem sucedida, como fora antes na política.

A minha recomendação é que virem as forças todas para esse lado, porque as gentes da blogsfera são inofensivas, aliás duvido que haja algum blogger que queira mais do que escrever por prazer, ninguém quer ser ofensivo, nem inofensivo. Apenas livre. Se alguém tivesse objectivos de alguma coisa, não se usavam nicknames, mas sim nomes pessoais de modo a garantir a "promoção pessoal" com vista a futuros ganhos. 

Da minha parte continuarei a "lutar" para que se possa escrever livremente as opiniões na blogsfera. Vou continuar a "lutar" para que os profissionais deixem os amadores em paz. Vou continuar a "lutar" para que não se alimentem climas de guerrilha entre benfiqusitas, continuarei a não insultar o benfiquismo de ninguém, mas jamais permitirei que seja quem for ou que estratégia for me impeça de livre e respeitosamente concordar quando me revejo e discordar quando os factos não vão de encontro a minha forma de pensar.

Este modo de estar aprendi na antiga Catedral da Luz, onde à volta do Estádio diariamente se juntavam grandes benfiquistas, na altura com idade para serem meus avôs e que sempre ali diziam o que pensavam, que como eu ainda hoje faço, pagavam as suas quotas e os seus lugares na Luz, que discutiam e discordavam mas celebravam juntos as vitórias, os tais momentos em que ninguém discordava de nada! 

Arrepia-me a ideia de imaginar alguns destes "policias" a infiltrarem-se nesses grupos de benfiquistas mais velhos e tentarem moldar a opinião deles, evitar algumas críticas mais ferozes... 

Entristece-me saber que esses "policias" estariam no caminho da porta dos balneários da antiga Catedral até ao antigo campo 2, para impedir que estes benfiqusitas, que eram ja quase parte da "vida" da Catedral, aquecessem os ouvidos dos nossos craques que tivessem feito um jogo menos bom, isto ao longo desse percurso que os jogadores faziam a pé, no meio de nós. Alguns dos "policias" se calhar nem se lembram disto, outros porventura ainda não eram sequer benfiquistas... Eu recordo com saudade esse tempo que se "vivia" no estádio.

Essa "polícia" tem hoje via aberta para tentarem dizer que estou a inventar, que nós aqui no blog somos avençados seja lá de quem for (raios parta a conta bancária não há meio de reflectir isso), podem dizer o que quiserem.

Da minha parte, e de todos os que escrevem nos blogs por paixão da escrita e do Benfica, da parte de todos os que "beberam" da mística dos benfiqusitas mais velhos que na Luz discutiam o Benfica com paixão, da parte de quem não tem agendas nem motivos nem nunca quer vir a ter, senti que tinha que fazer este desabafo.

Está feito! Não voltarei ao assunto, se isso preocupa alguém da "polícia" que venha a estar "de serviço" neste tópico.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. O local próprio para serem definidas eventuais mudanças de rumo no clube é no momento das eleições, e nesses momentos a esmagadora maioria dos sócios, na qual me incluo, tem demonstrado discordar da tua opinião.

    Como sabes o Benfica sempre foi e continua a ser um clube democrático, sendo assim, acho que devias respeitar a opinião da maioria, embora tendo direito a opinião contrária.

    Penso que não é benéfico é estar diariamente a querer sangue, como vocês fazem tão bem neste blog, para isso já temos o jornalixo desportivo português.

    O mesmo direito que eu tenho de questionar o vosso benfiquismo pelo ataque constante às pessoas que lideram o clube nesta altura, é o teu direito de apelidar de "polícias" os que discordam de ti.

    No meu caso a minha acção é organizada sim, na minha própria cabeça, utilizando a minha memória, sei bem pelo que o clube passou, e vê-se perfeitamente que se está a levantar, de forma sólida, e do que menos precisamos agora é de tiros nos pés, nem de divisões internas que só nos enfraquecem, e dão gozo aos nossos rivais.

    Até ao próximo texto a malhar no ruim do Jesus que não coloca os meninos todos a jogar.. (não acredito que passe um dia sem algo sobre o assunto)

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas notas muito rápidas:

      Nunca votei noutro candidato que não Vieira, nas eleições onde este esteve - posso é algumas vezes não ter votado em ninguém (branco) por não me rever em algumas questões do Presidente. Portanto, primeira má impressão tua.

      Segunda má impressão tua é que este comentário fosse para ti... Os destinatários primarão pela ausência, como sempre que são chamados a intervir, para não serem auto-denunciados. Depois cá voltarão sempre que não concordarmos com algo

      Agora, nunca ter votado noutro nas eleições de Vieira, não quer dizer que concorde com tudo o que ele faz. Isso talvez nos distinga

      Eliminar
    2. Ah e não! Não é só nas eleições que temos que nos manifestar, temos e devemos de o fazer sempre

      Eliminar
    3. Anónimo8/9/14 08:03

      Vários foram os comentários aqui deixados no blog que demonstram de forma claro que , caso tivesses a coragem de dizer o que dizes aqui em público (num dia de jogo na luz por exemplo) a tua vida não te correria bem!

      Achar que estamos certos é uma coisa, não olhar ao que é a opinião da maioria é outra totalmente diferente!

      Dizeres que há muitos posts em que as pessoas não se manifestam....pois olha no meu caso por exemplo sempre que escrevo algo que não vos agrada, não vejo o comentário publicado! Portanto no dia em que perceberes que o Benfica é tudo menos isso talvez tenhas moral para criticar o que quer que seja no comportamento dos outros!

      Imagina o que acharia Cosme Damiao se soubesses que iria haver um grupo de benfiquistas que criaria um suposto espaço de opinião o de seriam estes que mandavam nas opiniões que passavam!!!

      Sei que conheces a nossa história portanto sabes o que fez ele quando A MAIORIA quis um determinado rumo! E não,não foi a censura!!!!

      Ouço-re muitas vezes dizer "isto não é o Benfica"....pois bem....pensa bem se o que aqui se faz é o Benfica....

      Sempre quero ver se este comentário passa....era o deves....

      Benfiquista atento

      Eliminar
    4. Anónimo, a desonestidade deste teu comentário espelha-se logo pelas tuas primeiras palavras. Não sei onde te sentas na Luz, mas quer nas roulottes onde estou habitualmente antes e depois dos jogos quer mesmo no estádio, ouço habitualmente são opiniões que vão de encontro ao que escrevemos no blogue.
      Acima de tudo, benfiquistas que querem é saber do melhor para o clube e não de pessoas que temporariamente estão no clube.

      Se tu fizesses ideia do que é o Benfica e da paixão que ele provoca, e já que invocas Cosme Damião e o seu exemplo(que não tem nada a ver com aquilo que pretendes conotar), lembravas-te das assembleias gerais cheias, com os benfiquistas a discutirem de forma apaixonada o seu clube.

      Acho piada falarem em democracia. A mesma democracia que propagandeia a informatização das Casas do clube mas que em dia de eleições apenas permite que se vote em 4 fora de Lisboa.

      Anónimo, debate e discute o clube e não inventes razões para que esse debate e discussão não existam.

      Eliminar
    5. Anónimo8/9/14 09:45

      Caro Shadows

      tal como disse e volto a referir voçes fazem DIARIAMENTE censura a comentários que outros benfiquistas aqui fazem! Portanto que moral poderão ter pessoas como voçes para falar de assembleias do clube onde TODOS os sócios tinham direito á palavra?

      O que voçes aqui fazem não é mais nem menos que aquilo que a direcção do vieira tem feito nos ultimso tempos! Se dá jeito passa, se não dá jeito censura!

      Engraçado ver-te "atacar-me" como se eu defendesse o que faz esta direcção!

      Não sei onde te sentas na luz ou que roulote frequentas mas uma coisa te garanto...se te sentares perto da zona onde estou seguramente que não andas por lá a papaguear o que por aqui papagueias nem a dizer aos outros benfiquistas que estão em teu redor que não podem ter uma opinião diferente da tua porque se o fizerem são vieiristas, benfiquinhas e outras que mais que te ouço chamar ás pessoas aqui...porque se o fizeres passas a ser do belenenses em tres tempos!

      Já aqui vi varias vezes benfiquistas explicarem-te que tu não fazes a minima ideia do que é o Benfica mas tu continuas a convencer-te do contrário....e quanto a isso nada se pode fazer pois és livre de ter a tua opinião!

      Volta a dizer-te que o que aqui se faz não defende os valores do nosso fundador!

      A censura não faz parte do Sport Lisboa e Benfica!

      No dia em que perceberem que o facto de haver gente com opinião diferente da vossa talvez consigam que isto sejam um blog de debate de ideias...até lá é apenas um blog sensacionalista que utiliza os temas mais polémicos do clube para conseguis views!

      É pena...

      Eliminar
    6. Anónimo, não sei se percebeste mas este blogue não é do povo. É de quem nele escreve e nele participa.

      Posso-te dizer desde já que entre todos os que aprovam comentários, eu sou o mais liberal. Talvez o único que defende que todos sem excepção, mesmo os que só vêm cá para maldizer têm o direito de comentar. Por vontade dos companheiros, só comentários identificados com conta do Google é que entravam, para evitar as campanhas de vários nicks da mesma pessoa. E se calhar eles é que estão certos.
      Mas acho que isso prejudica quem não tem conta google ou conta que queira identificar publicamente.

      O que não esperes e isso também assumo é que aprove comentários de quem aqui ou noutros blogues chama nomes às mães ou manda os bloggers do NGB para o cara#$%. Esses bem podem espernear que por mim baterão sempre com o nariz na porta.

      Como podes ver nos meus posts, não há comentários negativos que eu não aprove. Mas o critério é nosso e não de alguns mentirosos que costumam tentar poluir o debate sério.

      Pelo que descreves, é fácil perceber que te sentas na bancada presidencial. :)

      Então e o SL Benfica de hoje reflete esses valores? Por exemplo, só permitir candidatos com 25 anos ininterruptos de sócio? Já perguntaste ao Luis Nazaré quantos candidatos cumpriam esses requisitos nas últimas eleições? Se ele próprio cumpria?

      Não me venhas com essa dos valores, porque cai logo pela base. Curioso é que não tocas num único facto que menciono no meu comentário acerca da democracia no clube. Porque será?

      Quant aos views, estás enganado. Se andassemos à procura de views, tínhamos publicidade no blogue como alguns que batem no peito. Ou escreveríamos o que agrada aos profissionais do comentário. Isso sim também daria views e até publicidade paga a peso de ouro.

      O que chateia muita gente é que não queremos nada disso. Queremos só partilhar como se no café fosse a nossa opinião para um Benfica melhor.

      Eliminar
    7. Anónimo8/9/14 13:12

      Tu só censuras asneiras e eu sou o pai natal! Conforme te disse foram já varias as vezes em que foram censurados comentários meus em post's teus...e obviamente não venho para aqui "asneirar" ninguem! Portanto se o post é teu e eu sou censurado...quem o fez? Ainda assim...mesmo que não tenhas sido tu...foram as pessoas do blog! Como tal volto a dizer-te que a democracioa daqui do blog é aquela que mais convier! Conforme posso ver nos teus post's eu proprio já fui censurado...e obviamente não sou o unico a queixar-me de tal...portanto!

      Se conheçes bem o estádio da Luz...a minha porta é a 11... Portanto não, não estou em camarotes!

      Se te deres ao trabalho de ler o que escrevi vais perceber que naõ concordo em nada com a forma como a direcção gere a democracia do clube! Tal como não concordo com a forma como voçes o fazem aqui! Basicamente ver-vos queixar-se disso seria o mesmo que ver o vieira a queixar-se da falta de democracia daqui do blogue! É igual!

      Eu não preciso de perguntar nada ao Luis Nazaré! E sabes porquê? Porque todos os anos são publicadas as listas de sócios e basa perder um bocadito de tempo para perceber quem pode e quem nao pode ser candidáto!
      Deixa-me então colocar-te a segunte questão: Onde está a o Shadows, o NGB e outros que tal na assembleia em que foi aprovada a revisão dos estatutos? Infelizmente não estavam onde deviam! Infelizmente eramos muitos poucos os presentes que estavam contra a alteração! Eramos os mesmos poucos que temos sido quase sempre nos ultimos anos! É muito facil falar da revisão dos estatutos como uma ordinarice feita pelo vieira...mas a questão é que esteve nas mais dos sócios a defesa do clube...e nessa altura os sócios não quiseram saber! Tal como não quiseram saber quando há cerca de um ano se aprovoi novo emprestimo de 80M€... O que votaste nessa assembleia? Mais uma vez eramos poucos os que estavam contra!

      "Curioso é que não tocas num único facto que menciono no meu comentário acerca da democracia no clube. Porque será?"

      De que comentário falas tu? Preciso de te voltar a dizer que uma pessoa que censura comentários de outros benfiquistas porque não lhe dá jeito que eles passem não tem o direito de falar de democracia? É essa a minha opinião e já te a tinha dado anteriormente!

      Quanto aos views....se não lhes dessem importancia achas que os tinham tão na ponta da lingua? foram já dezenas as vezes em que vos ouvi justificar a importancia do blog com tal informação! Portanto verificam regularmente se estão a ser seguidos ou nao! Se isso não tivesse importancia entâo limitavam-se a escrever opinião e nada mais...
      Se o que agrada vendesse mais do que o que não agrada acredita que voçes venderiam pouco! Basta olhares para a lista de comentários e contares em cada post os que estão contra e os que estão a favor! Rapidamente concluis que a maioria está contra! Aliás...quando um posto é muito polemico e gera muitos comentários o que é que voçes fazem? um posto de seguida a comentar o post anterior! Mas não é á caça dos views...claro que não! É porque coiso....

      O que chateia muita gente é que essa gente anda na net á muitos anos e já vos lê (não a ti porque és novato na coisa...mas a outros escribas aqui do blog) há muito tempo! E vê uma uma ginástica feita ao longo dos tempos que não é inocente! Tem objectivos bem definidos! E muitos deles não são beneficos para o nosso clube! Obviamente que isso chateia muita gente!



      Eliminar
  2. Anónimo8/9/14 09:10

    Sinceramente as esferas de poder e decisão e essas coisas não me dizem nada, preocupa.me só o futebol do benfica, e é sobre isso que tenho argumentado aqui, com factos sorr alguns jogadores que tu teimas em defender sempre.

    Todos somos livres de ter opiniões, mas aborrece essa lenga lenga sempre sobre certos jogadores, e depois uma pessoa coloca facos e números que te contradizem de forma clara e tu ignoras. Ser um blogger com tantas views está passível de critica, e se acreditas no que escreves tens que depois argumentar com quem te critica. Ou argumentas com todos, ou não argumentas com ninguem, porque isto não é qd da jeito.


    José

    ResponderEliminar
  3. NauBenfica8/9/14 09:18

    «Vou continuar a "lutar" para que não se alimentem climas de guerrilha entre benfiqusitas, continuarei a não insultar o benfiquismo de ninguém, mas jamais permitirei que seja quem for ou que estratégia for me impeça de livre e respeitosamente concordar quando me revejo e discordar quando os factos não vão de encontro a minha forma de pensar».

    Mas haverá algum benfiquista que não concorde com isto? Somos ou não somos o clube democrático, por excelência, em Portugal?
    Não vejo blogue que ponha mais assuntos à discussão, assuntos que interessam ao Benfica e aos benfiquistas, do que este. Não deve ser por acaso quem vêm aqui tantos benfiquistas. É inegável que a blogosfera benfiquista ficaria bem mais pobre, se acaso a equipa, cansada de tanta calúnia e de tanta ofensa, resolvesse fechar a porta.
    Eu não concordo com tudo o que se escreve aqui, mas não ofendo - para discordar não é preciso ofender, inclusivamente, as mães de cada um! Ademais, quem não gostar de aqui vir que não venha, para não fazer as figuras tristes que por vezes faz.

    ResponderEliminar
  4. Rui Soares8/9/14 09:55

    Jorge GN, o GB não tem que respeitar a opinião da maioria. Era o que faltava. A inteligência não é um recurso abundante para que uma qualquer maioria mereça respeito, apenas porque é o rebanho maior...

    O GB tem que aceitar a opinião da maioria. É mais um na sociedade. Vive nessa sociedade. É uma democracia. No caso do Benfica, com a alteração dos estatutos, passou a ser uma democracia musculada, mas ainda uma democracia.

    Agora, a teoria que andam por aí uma conspiração de censores?!... Pode existir um grupo de interesses, associado a tachos na BTV e outros? É possível. Há adeptos que, mesmo num site para benfiquistas, defende o LFV com apenas emoção duma ovelha que quer muito pertencer ao rebanho? Também.

    Mas, uma conspiração? Isso já é um problema patológico... Problema ligeiro, reforçado pela obrigação de atualizar o blog a cada 10 minutos... Não requer medicamentos. Apenas descanso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro homónimo, não concordo de todo com o primeiro parágrafo. Respeito (e aceitação) é sempre devido porque é o que também exigimos para a nossa opinião. Tal não siginifica, contudo, que o GB deva moldar a sua opinião à da maioria ou que deva moldar as suas acções para serem concordantes com a maioria. Isso seria seguidismo e conformismo, que são defeitos que me parecem claramente ausentes no blog.
      Já com os restantes pontos indicados por si a minha concordância é a 200%.

      Eliminar
    2. Anónimo8/9/14 10:32

      Há uma coisa que ainda não percebi, em que é que mudança de estatutos, que apenas serviu para defender o Benfica de arrivistas, pára-quedistas e aventureiros, impede a democracia ou tornou o Benfica numa "democracia musculada", o que quer que isso seja?

      Eliminar
    3. Rui Soares, um dia mostro-te o modus operandi e só não te digo quem são as pessoas porque entendo que não se devem promover caças às bruxas. Na verdade eles não fazem nada de mal... eu apenas discordo e acho que defende interesses pessoais e nao colectivos

      Eliminar
    4. Rui Soares, discordar não tem nada a ver com respeitar, são coisas distintas. Pode-se discordar pois estamos numa democracia, mas tendo em conta que a esmagadora maioria dos sócios decide acto eleitoral após acto eleitoral que o caminho traçado é o correcto, resta a quem discorda respeitar essa decisão, e aguardar pelos momentos certos para apresentar ou apoiar alternativas.

      Quanto à questão dos estatutos, acho muito bem que o clube se defenda de personagens que poderiam aparecer do nada e colocar em causa a existência do nosso clube como o conhecemos. A mando sabe-se lá de quem. Bastava um corrupto disfarçado anunciar a contratação de não sei quantos craques de nível mundial, que tinha milhões e milhões para investir etc..

      É engraçado que apelidem de ovelhas e de rebanho, sócios do clube que ascendem a 90% dos votos, talvez o melhor caminho para quem diz isto fosse mudar de clube, porque fazer parte de um clube com 90% de burrinhos não é para pessoas assim..

      Eliminar
  5. Não se faz guerra civil com os bárbaros à porta.
    Primeiro derrotam-se os bárbaros.
    Os bárbaros ainda não foram derrotados e a guerra civil apenas cria fragilidades.

    Ou é este blog uma plataforma para as próximas eleições presidenciais do benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro porque se houvesse eleições era um tal de Benfica by GB, Redmoon ou Shadows que avançavam como candidatos... e os debates eram feitos por escrito, dado que na lista de sócios do Benfica estes nomes nao existem.

      Se alguem quisesse alguma coisa se calhar escreviam com o seu nome e até fotografia, nao?

      Eliminar
    2. Anónimo8/9/14 12:49

      Exacto! É que é mesmo por isso que a campanha de destabilização não surte efeito....

      Eliminar
  6. A partilha de ideias não está errada mas são muitas vezes que escreves as coisas da forma errada...

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto, e opinião com a qual concordo a 100%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. companheiro, agora eles sabem que eu sei (como dizia a outra que descanse em paz) quem eles são e o que andam a fazer.

      NUNCA os irei denunciar porque não é isso que importa, mas veremos se algo vai mudar brevemente.

      Eliminar
  8. Uma das coisas para as quais tenho pouco paciência (deve ser deformação profissional), é a ideia das cabalas, em particular quando se tratam de cabalas que envolvem Benfiquistas. Não duvido da relativa importãncia da blogosfera Benfiquista, mas importa não exagerar nas afirmações de auto-importância. Nas últimas eleições a maioria da blogosfera era ferozmente anti-Vieira e Vieira esmagou nas urnas.

    Uma das coisas que me desagrada profundamente é o ataque descabelado a quem pensa diferente. Não tenho a pretensão de ser mais Benfiquista que qualquer outro, nem isso me interessa. As comparações de tamanho, talvez relevantes quando se está numa fase de amadurecimento intelectual, são um sinal de infantilidade, em minha opinião, quando feitas por gente mais crescidinha.

    O universo do Benfica é enorme, há de tudo e é assim que tem de ser. Por entre a profissões de maior Benfiquismo, seguramente há algo que eu não reconheço naquilo que me habituei a identificar com o Benfica - o insulto feito a outros Benfiquistas. Sinto isto de tal forma que deixei de frequentar determinados blogs, onde coexistiam textos de enorme Benfiquismo, com regulares insultos da pior espécie a todos os que se atreviam a pensar de modo diferente. Se isso é Benfiquismo e os valores de Cosme Damião, vou ali e já venho.

    O Benfiquismo pratica-se. Pratica-se de muitas formas, no estádio, nos pavilhões, no convívio com outros Benfiquistas, seguramente na blogosfera e de outras inúmeras formas que não consigo sequer enumerar. Não se pratica, de certeza absoluta no insulto a outros Benfiquistas, por muita razão que se pense ter. Sou visitante regular do blog e comentador bastante regular. Não me revejo no tom de muitas das críticas (embora me reveja na substância de algumas) e o blog não deixa de ser relevante nalgumas áreas - a informação e o comentário sobre finanças do Benfica Eagle são do melhor que aqui se faz.

    Acho que o blog teria muito a ganhar, seguramente, como exemplo de Benfiquismo, se deixasse de tratar os que discordam do que aqui se escreve como carneiros, Vieiristas e outras coisas do género. O Benfiquismo também pode ser demonstrado por exemplos daquilo que queremos que ele seja.

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo, Rui!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking