O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Selecção? Enquanto for para servir o G5, vai ser muito disto!

. 4 comentários

Ficou ontem à vista que, com "Lobby do G5" na FPF... os resultados desportivos da Selecção que parecem ser feita à medida de um dos membros do G5 e não dos interesses do país e do futebol português... não vão passar disto.

Esta liderança da FPF tem, porventura, dos piores resultados desportivos das últimas décadas e não é por acaso. Passo a explicar:

"Renovar" a selecção de um país que, como eu já referi, deixou de formar grandes valores jovens há cerca de 10 a 12 anos, já não ia ser fácil. Uma selecção que criou uma dependência grande de um dos últimos, porventura o último, grande valor formado em Portugal, é uma selecção difícil de renovar.

Ao longo dos anos foi-se permitindo que a selecção fosse, mais um, "mostrador" do CR7 - como se ele precisasse - na verdade é que o único objectivo disso era a promoção do Cristiano para ganhar a necessária notoriedade e dimensão mundial - repito, como se ele precisasse - para poder criar um lobby que o levasse à justa Bola de Ouro que lhe fugia para Messi há vários anos.

Infelizmente, quem manda agora na FPF e quem, no G5, em torno da FPF gravita, vive deste tipo de movimentação - de lobbys. Só que quando chegamos ao campo, esses lobbys caem como um "castelo de cartas" e, salvo apoios externos do senhor do apito, fica complicado ultrapassar as limitações da mesma forma como são ultrapassadas cá no burgo.

Portanto, queremos "renovar" a selecção mas é preciso contextualizar. Actualmente temos:

- A ausência de valores da formação porque grande parte do G5 tem andado ocupado a fomentar o negócio de compra e venda de jogadores, essencialmente estrangeiros, porque é isso que "alimenta" o Sistema e o ajuda a financiar e a beneficiar os "clubes amigos".

- A dependência estrutural e operacional do Cristiano Ronaldo, tendo criado a selecção em torno de um jogador que, quando não está em condições (como no Brasil) ou quando não está disponível (como ontem) então... simplesmente não temos selecção.

- A renovação feita, como até aqui, não em função dos interesses da selecção ou do país ou do futebol português, mas sim feita em função dos interesses de promoção dos jogadores que alimentam ou virão a alimentar a "cadeia de interesses" do G5.

Estes três factores são, na minha opinião, os grandes motivos pelos quais perdemos ontem com a Albânia - e ainda bem que perdemos, porque uma vitória só ajudaria a esconder estas "agendas" de quem manda na FPF, de quem quer mandar na Liga, de quem chegar à UEFA... na verdade de quem se interpõe no caminho da verdade desportiva.

Quem "escondia" isto era o talento incomparável de Cristiano Ronaldo. Foi ele e só ele que evitou que uma seleção de 1+10 jogadores ficasse fora do Mundial de forma escandalosa. Teria sido ele a impedir a derrota de ontem...

Metam isto na cabeça: Não é uma questão conjuntural, é estrutural! Enquanto o lobby do G5 continuar a dominar os centros de poder, vai ser basicamente isto que vai acontecer. Quando CR7 "acabar", será o descalabro porque o futebol português está 10 anos atrasado na criação de valor... e possivelmente teremos 10 anos de estagnação pós-Ronaldo, isto se não for antes, isto se o Ronaldo não se cansar de ser a face deste processo ou se, por exemplo, ele meter na cabeça de uma vez por todas que não precisa de enfrentar o lobby da UEFA com um lobby de Portugal para ter o reconhecimento formal.

Infelizmente, o futebol português está a definhar, a morrer aos poucos e os "loucos" que tanto falam na formação, que tanto defendem que Portugal deveria impor medidas restritivas aos estrangeiros, acabar com o estatuto de igualdade dos brasileiros e fomentar em todos os clubes a aposta central na formação... esses são apenas loucos que só sabem falar de formação.

Talvez um dia quem lhes chama agora loucos, um dia encontre outro desporto em Portugal para admirar, porque o futebol português, a médio prazo, será uma miragem do que hoje se vê, sem estas mudanças de fundo (e outras) que os "loucos da formação" têm vindo a pedir.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Gb,
    Percebo a tua autopsia intelectual mas nao estamos a definhar tanto quanto pensas, vamos tentar sofrer em antecipacao.

    Estamos piores do que no passado e sem melhoras a vista.
    Sobre 10 anos de estagnacao, vamos esperar que nao, mas nao sera impossivel.
    Ja estagnamos antes e nao seria novidade.

    Para alem da estrutura federativa que revelou as mas escolhas e nao esquecendo que para mim a culpa sera sempre daquele que escolhe a equipa.

    Por muito incompetente que seja o presidente da FPF e os seus kapangas, nao foi para esta figura ridicula que se contrata um treinador.

    Penso que sera muito dificil fazer pior que o Bento fez.
    Nem sempre Portugal teve uma federacao eficaz mas sempre disfarcavel com um treinador que apresente resultados.

    Este bento foi do pior que vi nestes anod se vida.
    O que e preciso para ser treinador de portugal? Basta teres sido um fracasso no sporting...
    Por ai se pode vero criterio da FPF de "qual sera o treinador de Portugal"..

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com o texto,mas,mesmo sem CR7,com os jogadores que lá estavam apesar de não serem grande coisa,a seleção tinha mais que obrigação de ganhar à fraquíssima seleção albanesa.
    A culpa é do Paulo Bento, de quem o pôs lá e insiste em deixá-lo lá.

    ResponderEliminar
  3. Harvey Dent8/9/14 23:06

    E as culpas do Benfica pela eleição da actual Direcção?! Pois....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/9/14 23:16

    O Ronaldo precisa da selacção para se "mostrar"????
    hahahaha
    Por amor de Deus… O Ronaldo, na Selecção, só se queima, rapaz…

    A selecção é um conjunto de bons rapazes, a maioria com pouco talento, cujo seleccionador não consegue aumentar ou extrair o pouco que têm…

    NÃO HÁ TALENTO NA SELECÇÃO! Apenas 1 magnifico jogador, e mais 2 ou 3 bons jogadores (Pepe, Coentrão e Moutinho… veremos o William)

    Tudo o resto é "refugo". E sim, concordo, nos próximos 10 anos, jamais teremos selecção para atingir fases mais avançadas de Mundiais e Europeus.
    Os clubes Nacionais não apostam/formam em jogadores Portugueses…

    Mas, se a qualidade dos seleccionáveis é diminuta ou medíocre, a do Bento não lhe fica atrás.

    Seleccionador muito fraco, este… Estava na altura de se demitir e reconhecer que lhe falta muita capacidade de fazer bem, com pouco.
    Direcção muito fraca, esta… Estava na altura de admitirem erros próprios, despedirem o Seleccionador e demitirem-se em bloco, convocando novas eleições. Mas são todos meninos do côro, com poucos colhões..

    É o futebol Português… A culpa morre sempre solteira.

    Jose Inacio



    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking