O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 20 de setembro de 2014

Essa é a gente... a gente que sente o Benfica!

. 42 comentários
Lamento que haja gente que não saiba o que é "levantar o rabo da cama" para ir ao Caixa Futebol Campus ver os miúdos a jogar, não porque é um jogo que se vai vencer, mas porque são miúdos que jogam pelo Benfica no mais puro estado de entrega, dedicação e paixão.

Chamem-lhe "culto"! É isso, ver aqueles miúdos é uma espécie de "culto", uma lavagem de alma de quem ama o clube e ali vê o benfiquismo em estado puro.

É mais fácil compreender isto depois de ter usado o símbolo do Benfica ao peito e saber que não éramos nós que vencíamos, era... o Benfica. Porque sim! Eu tive essa felicidade.

É mais fácil perceber isto depois de ter acompanhado familiares nesse percurso da formação. Depois de ter visto a felicidade nos olhos de uma criança, de um adolescente que simplesmente já estava a ganhar porque tinha vestido a camisola e feito o grito.

Tenho algumas dificuldades em argumentar com quem não sabe o que isto é... simplesmente porque gostar de formação, para mim é gostar do Benfica e não de jogadores. Gostar de formação não é gostar do Nelson Oliveira ou Bernardo Silva... é gostar hoje desses, amanhã do Gonçalo Guedes, daqui a dois anos do Renato Sanches e do Guga, etc. Gostar de formação é gostar de quem sente o Benfica porque tem sonhos, ambições e porque joga com aquela camisola porque faz parte da sua pele.

Não percebo nem vou perceber essa teoria absurda que liga directamente a aposta na formação à não aposta em jovens de elevado potencial oriundos do futebol internacional. Não creio que alguma vez isso tivesse sequer sido dito.

Não percebo nem vou perceber essa teoria lunática que diz que apostar na formação é... abdicar de vencer títulos e ter resultados desportivos. Porquê? Humm... porque sim! Porque... coiso! Porque "algo diz" que se o Bernardo Silva estivesse a jogar no lugar do Talisca não tinhamos vencido em Setúbal ou empatado com o Sporting... eram duas derrotas. Porque alguem convencionou que o Nelson Oliveira não poderia ter sido opção na vez do Derley e do Jara, pois isso teria resultado em pior resultado desportivo. Porque o Ola John é que foi decisivo para encararmos este campeonato no pelotão da frente, algo que com Ivan Cavaleiro não teria sido possível.... Querem que continue?

NÃO! Lamento se não permito que vejam a formação como uma política binária em que ou se aposta na formação e são 5 ou 6 titulares ou não se aposta e então venham os Taliscas, os Derleys, os Ola John, os Benitos e todos os outros...!

NÃO! A formação complementa a estratégia não é nem pode ser a estratégia. A estratégia, como o BenficaEagle referiu e muito bem, é tem que ser: "apostar na potenciação de jovens talentos de nível mundial", Markovic, DiMaria, Ramires, Rodrigo, Oblak, Javi Garcia, Cristante, etc...

NÃO! Esses jogadores não estão a tirar lugar a ninguém da formação... esses jogadores são a estratégia do Benfica, mas o Benfica não consegue formar um plantel com 25 jogadores destes. O SLBenfica tem que ter também jogadores experientes como o Luisão e o Maxi e tem que ter pilares de classe como o Salvio, Gaitan, Aimar, Saviola ou Enzo.

E também tem que ter jogadores de potencial, que "nascem" na Luz e completam este "quadro", que avançam quando estão preparados e que são especiais para o Clube, para o treinador e para os adeptos. Especiais não porque têm que ter algo que não mereçam, mas porque o desenvolvimento destes dará mais ao clube em campo e nas finanças.

Está tudo bem até aqui... Ou seja, esta parte é aquela em que vemos depois chegarem jogadores como os 31 que chegarem nestes últimos 5/6 anos e que nada deram ao clube... e o que deram foi negativo. São esses e que estão errados! São essas ideias que não se percebem e que tapam o espaço dos jogadores da formação...

Nunca foi o Cardozo, nem o Rodrigo ou Lima que tiraram o lugar ao Nelson Oliveira. Foi o Funes Mori, o Jara, o Derley ou mesmo o Kardec quem nunca deu nada de relevante e tapou o espaço de continuidade ao Nelson. Haverá coragem para dizer que algum deles é melhor que jogador formado na Luz?

Não é o Enzo Perez ou Cristante, nem mesmo o Talisca (apesar de este ser inferior) que tiram o lugar ao Bernardo Silva... é, por exemplo o Pizzi por quem o Benfica deu 6M€ por 50%. Entre este e o Talisca estão 10M€ que não dão mais qualidade ao Benfica e tiraram o espaço a um jogador de tremenda qualidade como o Bernardo.

Não é o Gaitan, nem o Salvio que tiram o espaço ao Ivan Cavaleiro ou ao Guedes... é o Ola John ou o Bebé que duvido que com aquela camisola alguma vez façam melhor que o nosso miúdo - e logo esse que nem é nada de extraordinário. Mas se eu falar no Guedes, então parece-me inquestionável que aos 17 anos já é superior a qualquer alternativa que o Benfica tem ao Salvio ou ao Gaitan.

São apenas alguns exemplos. Não vale a pena recuar mais atrás por desonestidade, porque é a partir de 2011 que apareceram as gerações que começaram a dar frutos do investimento no Caixa Futebol Campus.

Levar as discussões para conversar esotéricas e falaciosas não leva a nada e só transformam esta discussão numa temática estúpida como se defender a formação signifique não defender uma política de aposta em jovens jogadores de potencial mundial. Como se defender a formação signifique que os jogadores mais experientes não têm lugar no clube.

Defender a formação é defender o SLBenfica...

E como há gente que até conhece bem as terras de Sua Majestade, essa gente há-de explicar-me porque o "berço do futebol" entende este novo modelo de adepto que acha que por ele até podem ser 11 chineses desde que se ganhe está então a estragar o futebol e a empobrecer/endividar os clubes - sim, até o Benfica! Porque será que Inglaterra, que está tomada por oligarcas multimilionários que fazem "rodar a economia" quer agora impor limites aos estrangeiros e obrigar as equipas a apostar, imagine-se... na formação!

É tudo parvo, só pode! Então os "pais do futebol" vão estragar a melhor Liga do Mundo? Como diria o outro, "olhe que não Sr. Dr, olhe que não".

Se eu terminasse aqui, eu diria que "há gente" que talvez quisesse finalmente perceber o papel que a formação pode ter na sustentabilidade do SLBenfica e do futebol português.

Porém, não posso terminar sem responder a algumas pessoas sobre a hipocrisia que sustentam os argumentos que defendem e fazem compreender que Jesus não aposte no Nelson Oliveira, num momento em que é óbvio que é um sector com efectivas carências.

Há gente que não percebe o que diz quando refere que "Jorge Jesus está no Benfica para defender os interesses da equipa, e não para defender os interesses do jogador A ou B".

NADA DE MAIS ERRADO! Jorge Jesus (ou qualquer outro) está no Benfica para defender os interesses... DO BENFICA, não dá equipa. A equipa é e será o que defender os interesses e objectivos não dele, não daquele grupo de jogadores, mas do Benfica e dos benfiquistas.

Não pode Jesus ficar refém da sua opinião sobre Nelson Oliveira ou qualquer outro?
NÃO SÓ PODE, COMO TEM QUE FICAR!


Não fui eu que disse isto: "Ainda tem muito para aprender, mas isso só se consegue com trabalho, mesmo sem bola, comigo" ou isto "Vai ser o futuro da selecção. Isso não tenho dúvida. Pode ser já ou não, mas não tenho dúvida que vai ser ele". Podem recordar melhor o contexto aqui: E este, Jesus? Vale Milhões... ou não te sentes capaz?

A Jorge Jesus não se lhe poderá pedir que fique refém disto, no dia em que disser... o contrário disto! No dia em que disser que quatro meses depois destas frases dispensou o Nelson Oliveira para o pior clube da primeira Liga Espanhola e depois para um clube de meio da tabela em França porque afinal o Nelson não tem qualidade para mais que isso...

No dia que Jorge Jesus tiver a coragem de dizer que o tempo de Nelson Oliveira passou, que o jogador não treina com a qualidade que deveria, que Derley, Funes Mori ou Jara são superiores ao jogador que, outrora ele classificou como acima, ou no dia que explicar o que mudou naqueles 4 meses que fizeram o Jesus descer o Nelson Oliveira do Olímpo ao... Inferno.

Nessa altura, todos seremos obrigados a calar-nos para sempre!

No dia em que se perceber como alguém passa do futuro (SEM DUVIDA) da selecção e do Benfica para um jogador dispensado em 4 meses... então seguramente que Jorge Jesus não poderá ser refém do que diz.

Bem sei que a opinião de muitos - eu não sei porque o Jesus tem medo de abrir os treinos (mas pelos vistos há muitos que sobrevoam de drone e sabem tudo - é que o Nelson Oliveira não se aplica nos treinos, que é maniento, que isto e mais aquilo... Mas eu pergunto:

O Nelson Oliveira ficou assim entre Abril a Maio de 2012? De Junho a Março/Abril foi um atleta dedicado e trabalhador, mas depois em três/quatro meses foi tão mau e tão oposto ao que Jesus dissera que... foi dispensado durante dois anos?

Algo não bate certo nesta história... e sim, a Jesus devem-lhe ser cobradas essas e muitas outras palavras, pelo menos até ao dia que o contrário do que ele dissera possa ser compreendido como mais que um capricho, teimosia ou embirração do treinador do Benfica, o mesmo que dispensara Ola John para integrar Ivan Cavaleiro e que seis meses depois faz o seu inverso sem o português tivesse estado abaixo do desejado ou o holandês feito uma boa época na Alemanha.

Já agora, para quem quiser perceber mais este exemplo de incoerência, o Jesus quando fez a primeira aposta no Ivan Cavaleiro disse: "apostei nele porque vi qualidade para apostar nele". Então? Será que depois fechou os olhos ou, tal como o Nelson, perdeu qualidades em dois meses?

Olha, eu não sou nem nunca serei treinador nem ninguém com responsabilidades no Benfica e até a mim me são cobradas as opiniões. Porque não hão-de ser ao treinador que eu (será que essa gente também?) ajudo a pagar com as minhas quotas e RedPass???



Será que Jorge Jesus não pode ficar refém do que diz? PODE E DEVE!...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. Realmente podes exagerar nas vezes que falas do tema (mas também só lê quem quer) mas parece-me que tens paixão, dedicação e muita coerência. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Resumindo pode jogar o Nelson mesmo lesionado,doente e em baixa de forma,não interessa se a equipa ganha jogos sem o Nelson mas tem de jogar,olha sinceramente ao Nelson já foi dada muita oportunidade e nunca correspondeu e não é como tu dizes pois também te digo não é sério e ainda me lembro das entrevistas nos momentos em que estávamos a lutar por coisas importantes,o Nelson tem que mostrar que está mudado,ele podia entrar em Setúbal mas ficou doente estava convocado e tinha a certeza que ia jogar ou pelo menos entrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muita pena que só tenhas conseguido reter a parte do Nelson Oliveira, mas seja como for, pedia-te só me explicasses porque dizes que não correspondeu quanto teve oportunidades NO BENFICA se o nosso treinador disse o contrario?

      Eliminar
    2. Sim, se dissesse que nao tinha correspondido estava a matar o rapaz, como disse que correspondeu estava a mentir. Sempre a mesma coerencia!

      Mas alguem precisa que o JJ diga se correspondeu ou nao correspondeu?! A gente nao tem olhos na cara?!

      Eliminar
    3. Muitas oportunidades ao Nelson Oliveira?!?
      Muitas oportunidades está a ter o Lima, há 12 jogos que não vê o padeiro....
      Muitas oportunidades tiveram o Cortez e o Emerson...
      Agora o Nelson Oliveira entra em 3 ou 4 jogos a 5 minutos do fim, e isso são oportunidades?!?
      Não vamos tapar o sol com a peneira!!!

      Eliminar
    4. Anónimo20 Setembro, 2014 09:39

      Não sei qual é a tua ideia com esse comentário. Mais oportunidades tiveram os que o Anónimo 20 Setembro, 2014 12:26 mencionou e muitos mais outros (Roderick, Kardec, Funes Mori, por exemplo). O que aconteceu ao Nelson, nos quatro meses em que tudo mudou, é que o Jesus não "gostou" do lance contra o Chelsea em que o Nelson tem a hipotese, mais viável, de dar a bola ao Djaló e, como um avançado deve fazer e, muito importante este pormenor, ele o fazia nos juniores e nas seleções jovens, rematou e falhou. Foi a partir daí que o Nelson foi "riscado".

      Isto da formação é uma faca de dois gumes: Se aposta-se nos putos e falham, é porque não temos formação. Se um jovem, tipo Cristante, por exemplo, erra, é porque os nossos olheiros não prestam. Agora se tudo corre bem, o Benfica é o maior. Não pode ser assim.
      Na minha opinião, tem-se de olhar para dentro de casa, ver o que se tem e, se for bom, apostar. Claro que se pode, e deve, contratar putos estrangeiros que tenham valor para jogar no Benfica. Tem-se é de dar tempo igual a todos.
      Por exemplo: o Jara andou emprestado e nada fez que merece-se entrar no plantel do Benfica. O Nelson não fez o mesmo? Dois anos emprestado em que nada fez, mas não foi aposta igual ao Jara. Porquê?
      É aqui que entra o cerne desta questão toda. Os putos da formação não foram apostas monetárias, tipo Talisca, então não há necessidade de os valorizar como um outro puto estrangeiro onde o seu agente quer á força ganhar dinheiro. Por detrás da não aposta da formação, estão negócios e "jogos" obscuros.
      Já agora, porque é que o João Teixeira, jogador que pouco ou nada acompanhei a época passada, que foi aposta na pré-época, onde mostrou qualidade maturidade, agora não joga na equipa principal? Lá está, o Cristante é que tem de ser valorizado.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    5. Lima - época 2012/13 , 50 jogos, 30 golos
      - época 2013/14 , 51 jogos, 21 golos
      - época 2014/15 , 8 jogos , 0 golos

      Estares a comparar o Nelson Oliveira com o LIma, é o mesmo que comparares o sino da igreja da tua aldeia com o carrilhão do Palácio de Mafra !


      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    6. Esse lance foi apenas a gota de água que fez transbordar o copo. O JJ ainda teve paciência demais com ele, se me perguntarem!
      O João Teixeira que nem tem jogado grande coisa nos B, eu tenho visto os jogos todos, agora está lesionado e irá ficar por uns tempos largos.
      O João Teixeira distinguiu-se no princípio da época apenas porque todos os outros jogadores ou tinham acabado de chegar de férias ou tinha acabado de chegar ao clube, encontrando-se por isso em baixo de forma.
      Foi o caso típico de, "em terra de cegos quem tem um olho é rei"! Mas alguns adeptos são ainda mais cegos!

      Eliminar
    7. NElson teve que cair na realidade, não foi o lance com o Chelsea "per se" que fez a JJ dar o murro na mesa, foi a maneira como ele relativizou o falhanço, e nessa época foram muitos os falhanços de Nelson que ainda fez nessa época uns bons 10 ou 11 jogos, Nelson falhava e quando questionado o porque de ter falhado (sim os treinadores têm conversas à parte para saber o que se passa e ainda para mais o JJ) ele dizia sempre que a bola ou chegava enrolada ou tinha saltado ou porque não tinha visto o colega, o seja, a culpa nunca era dele nunca teve tomates para encher o peito e dizer "Mister falhei porque tentei marcar"...não para Nelson havia sempre algo que o impedia de ser feliz, e com Jesus só existe 3 pontos para os avançados, 1º tentar e marcar, 2º tentar e falhar e 3º tentar e ser defendido, não há espaço para o erro dos outros, quem tem a bola assume tudo o que a esta acontecer, não será por acaso que o Di MAria marca JJ como técnico que mais desenvolveu o seu jogo, não será por acaso que Aimar dá os peitos as balas por JJ, não será por acaso que nenhum jogador que tenha passado por JJ e que tenha feito trabalho com ele que não o defenda.......
      Porque é que achas que JJ deixa Ola Jonh sair na época passada, porque este tinha de perceber que a bola "é pertença" da equipa e que quando ele a tem nos pés ele é responsavel pelo que acontece, Sálvio é o jogador que mais confusão faz a JJ, se JJ conseguisse era o jogador que ele tentava mais mudar, mas não consegue, Sálvio por muito que tenta irá ser sempre aquele bicho do mato metido à direita que perde e ganha bolas que faz uma carrada de assistências e de golos por época, mas Sálvio tem um coisa importante...maturidade....
      Como se diz na giria os "Golos são da equipa, os erros são do jogador"

      Eliminar
  3. Pelo menos o Nelson já serve para fazer posts. :)

    Ninguém tapou o Nelson. O Nelson teve oportunidades e não as aproveitou. E não foi só no Benfica. Foi por todos os clubes por onde passou. Coitadinho do Nelson que também foi marginalizado pelo treiandor do rennes na época passada.. O Derley a época passada marcoumais golos que o Nelson em 4 anos...

    Como não tenho fontes em lado nenhum o Bernardo foi emprestado pelo que espero que para o ano faça parte do plantel.

    O Ola John é pelo menos 30 vezes melhor que o Ivan!!! O Ivan é um jogador normal e se não fosse da formação era criticado de alto a baixo por aqui, tal como seria o Nelson se tivesse vindo da Argentina....

    O Guedes não vai jogar na equipa A antes de fazer 18 anos e de asssinar novo contrato. Isto parace-me bastante óbvio e bem decidido.

    Não foi a partir de 2011 que começaram a dar frutos as gerações do Seixal. Só agora é que começam a dar frutos. O Guedes faz parte dos primeiros desde que o Seixal ficou a funcionar a 100%. Por exemplo o Nelson veio para o Benfica porque é benfiquista até porque o Benfica não foi o 1º clube a falar com ele, já o Guedes foi diferente pois o Benfica foi o 1º a chegar lá e com bastante antecedência porque quando lá chegaram os outros ele já tinha acordo com o Benfica.

    "Defender a formação é defender o SLBenfica.." Em certos casos sim, mas fazer disso uma ideologia é errado. Defender o Benfica é defender o melhor para o clube e em certos momentos o melhor para certos jogadores da formação não é o melhor para o clube!!!

    A inglaterra quer impor limites porque a selecção deles ainda é pior que a nossa!!!!!! E eles até podem querer impor limites mas vai lá perguntar aos adeptos do City se se importam de ter muitos estrangeiros.....Pois....Ou se os adeptos do Arsenal não querem mais estrangeiros....Pois....

    Desde quando é que meter o Nelson é defender o Benfica?? Quanto muito é defender a tua opinião!!!! E quanto ao que o JJ disse acerca do Nelson há uns anos atrás ele estava certo ao afirmar o que afirmou. O Nelson nessa altura tinha muito potencial e JJacreditava nele. E vê só até lhe deu várias oportunidades no Benfica. Agora se o jogador não evolui e não quer aprender o treinador poucomais pode fazer por ele. E a realidade é que entretanto rodou por vários clubes e não vingou em nenhum deles. Portanto tu agora achas que defender o Benfica é meter um gajo que, actualmente, é claramente inferior a 4 outros avançados (Lima, Derley, Talisca e Jonas) do plantel!?!?!?!

    Ass: Anonymous

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem estruturado e inteligente, mas infelizmente não concordo.

      O Nelson não desperdiçou oportunidades. Na opinião do Jesus, ele estava a corresponder. A não ser que não tenha correspondido nas ferias... Pois ele num ano era aposta, no outro era dispensado.

      Quanto à comparação Ivan - Ola John, de acordo que o holandês é melhor, em total desacordo que alguma vez na vida dele tenha jogado no Benfica mais ou melhor que o Ivan

      De resto, debates nomes, mas não rebates o conceito. É o tal "não porque sim".

      Eliminar
    2. Alguém consegue me dizer alguma coisa interessante para além de correr muito e às vezes desalmadamente que o Ivan fez na primeira equipa do Benfica??! E o Ola John podem tb tentar dizer??? Agora tirem as conclusões.

      Eliminar
    3. " em total desacordo que alguma vez na vida dele tenha jogado no Benfica mais ou melhor que o Ivan"

      Ui...não podes dizer isso. Ola John foi titular na segunda metade da época e jogou como Ivan nunca mostrou sequer capacidade para jogar. Não podes cair nesse exagero.

      Eliminar
    4. Clarinho como a água. Mas o GB tem sempre un argumento de peso: o JJ disse que ele estava a corresponder, hahah.

      Se o JJ dissesse que ele nao estava a corresponder, o gB ia acusar o jj de estar a matar o rapaz.

      O argumento do GB è portanto aquilo que o JJ disse, nao aquilo que 6 milhoes veem.

      Eliminar
    5. E ficamos também aquilo que JJ deve dizer a partir de agora:

      Quando lhe perguntarem na conferencia de imprensa: "Mr, que achou da exibição de Nélson Oliveira?", o Mister deve responder: "Por isso é que vocês são jornalistas e eu sou treinador, então você não viu que o Nélson não deu uma para a caixa?"

      Pode ser que com a verdade, o GB fique mais contente. Mas espera... nesse caso para o GB, a verdade também ia ser alvo de crítica.

      Eliminar
    6. 1º Se o Nelson tivesse correspondido tinha feito a pré época pelo menos no ano a seguir a ter se estreado na equipa A, wrong, Bento lembrou-se do puto para a seleção, foi para o Europeu deixando benfiquistas como eu orgulhosos mas a pensar "porra mas se o puto no Benfica não joga um cu, que vai ser do JJ agora".....JJ cagando para a critica manda o puto para um Corunha que tinha acabado de subir a 1ª divisão espanhola, foi uma época de férias para o Nelson e o treinador do Corunha disse "Nelson precisar de crescer mentalmente, ganhar mentalidade de vencedor", JJ ainda antes do puto aquecer lugar na época passada, pumba...Rennes com o Nelson....10 jogos 14 jogos 8 golos...excelente média......veio uma lesão pumba....baby Nelson chorava pelos quantos por ter desaparecido dos titulares...e o treinador do Rennes "Nelson precisa de ganhar maturidade nem tudo gira a sua volta"....


      Resumindo a culpa é do Jesus, o Nelson teve em 2 clubes de média/baixa qualidade sem grande pressão interna e externa e nunca conseguiu segurar o lugar, mas a culpa do puto não ser mais jogador é do JJ que não aposta nele......

      Olha porra por essa ordem de ideias....venha o Roderick....ainda não se apostou o suficiente nele para saber a sua real qualidade....

      LOL

      Eliminar
  4. http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/olivedesportos-da-carros-a-vitor-pereira-e-a-gomes.html eu nem sabia disto nem o GB....

    ResponderEliminar
  5. Tu percebes 0 de futebol!!! E ainda por cima achas-te o supra sumo da formação. Ah e também dominas o marketing e as finanças. Ah e também a política desportiva.. Não sei porque ainda não presides ao Benfica e te limitas a escrever num blog.. Ah espera a realidade é completamente diferente....

    Deves ir tantas vezes ao Seixal como o D'Artagnan!!!!

    Pensas que és um supra sumo da formação que descobres os génios todos, embora tenhas descoberto o Bernardo passados vários anos de ele andar no Benfica. O mesmo com o Guedes que já anda no Benfica há muitos anos e de repente começas a falar nele. Já com o João Teixeira deve ter te distraído já que só o referiste quando o JJ o chamou. O mesmo se aplica ao Renato que também já é "velho" conhecido no Seixal.

    Como achas que és um sábio mas no fundo não sabes minimamante do que falas, eu digo-te que o Benfica começou a apostar forte na formação há 6/7 anos atrás. E que, por exemplo o Guedes é dos primeiros 100% Seixal. Tivesse o Guedes nascido 1 ano antes e estava neste momento em Alcochete!!!!

    E a questão fulcral é que o resultado de uma aposta forte como o Benfica fez na formação não se vêm 2/3 anos. Vê-se em 10/12 anos!!!! Basta estar por dentro da temática para se saber isso e aliás, basta pesquisar um pouco sobre alguns dos exemplos por essa europa para perceber que é esse o tempo que normalmente se demora a obter resultados de uma aposta forte e consistente na formação.

    Portanto, resultados efectivos da formação vais ver a partir de 2016!! Antes disso escusas de procurar por grandes resultados. E por resultados entenda-se presença de jogadores da formação na equipa principal com utilização regular. O que vais tendo por agora são algumas excepções. Só a partir de 2016 irás ter consistentemente a formação do Seixal a "alimentar" a equipa principal.

    Ass: Anonymous

    ResponderEliminar
  6. Já sabemos os 31 que vieram e que nada deram. Mas ainda estou para saber os craques da formação que foram desaproveitados.

    Há quem realmente fique refém do que diz e depois entra numa espiral de parvoíces para se defender... Ainda bem que o Jesus não se deixa ficar refém.

    ResponderEliminar
  7. Nunca puz em causa essa paixão. O facto de falares poeticamente, nos sonhos das criancas, etc, nadq acrescenta ou diminui ao tema.

    Ter paixao nao significa lugares nos A só porque sim.

    Prometo te aqui que se amanha comecar a ver os dispensados do meu clube brilharem com outra camisola junto me ao teu clube. Até hoje nao vi nenhum.

    E quanto as politicas dos ingleses. Enganas-te. Em primeir lugar porque ha quem defenda que essas politicas so prejudicam os jogadores nacionais, porque ficam nos planteis para respeitar regulamentos mas depois nao contam e nunca jogam.

    E depois porque é bom estar os agradecidos ao facto de ser assim, pois é gracas a elas que ainda tens acesso a certos mercados de outros bons jogadores, que de outro modo nao acabariam em portugal mas em inglaterra.

    De resto, bem sabes que nunca puz em causa a tua paixao, simplesmente nao concordo com muitos dos teus pontos de vista.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não percebi como e porquê que todos esses craques da formação desperdiçados pelo JJ ao longo destes anos não singraram em lado nenhum. Estão por aí vários em clubes da meia tabela para baixo. Porque será? Não existem Mou e outros por aí mais inteligentes e menos preconceituosos para aproveitar todo o potencial que havia neles? Ou o Barça, Real, Ajax seja lá o que for para pegar neles e fazer jogadores de top português, europeu ou mundial?? As pessoas parem de fazer desse pobre-nacionalismo algm de factor de sucesso do Benfica porque não é. A não ser que estes iluminados estejam a pensar que só no Benfica e com JJ é que esses pseudo-craques se tornariam jogadores de top.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não singraram?!?
      Então é assim... Um avançado emprestado a uma equipa que luta para não descer, que só defende e nunca ataca, acha que desenvolve capacidades? Eu acho que desaprende....
      Quantos craques o JJ trouxe da Aergentina, Brasil, etc e não singraram?
      O Barça o Real ou o Ajax como refere não precisam dos jovens talentos portugueses, pois têm os deles!
      O Barça por exemplo esta época já estreou 2 dos jogadores que disputaram a final da Uefa Youth League!
      O SLB com o JJ tão cedo não aposta em nenhum!!!

      Eliminar
    2. Lá está, se "desaprende" é porque, precisamente, não é craque.
      PS: identifica-te pelo menos

      Eliminar
    3. Por falar em Barcelona onde andam Deulofeu e Bojan?? Pois....

      Real Madrid?? Rodrigo e Javi Garcia não é?

      Eliminar
    4. O que é isso "uma equipa que luta para não descer ou uma equipa que só defende e não ataca"? Todas as equipas lutam para não descer e TODAS as equipas defendem e atacam! Um jogador quando é bom, é bom em qualquer equipa!
      Esses são os argumentos típicos de gente que não percebe um yota de futebol!

      Eliminar
  9. Mete nessa cabecinha pensadora,que esse N.Oliveira NUNCA!!!!....Vai ser jogador de jeito.
    O N.Oliveira não gosta de jogar futebol,gosta é de entrar pela porta das traseiras nas DOCAS!!!
    Se eu manda-se já lhe tinha entregue o passe com lacinho e tudo!!!!
    O que tu não consegues explicar é porque esse "projecto" de jogador NUNCA conseguiu vingar em clube NENHUM onde foi emprestado!!
    Devia ser defeito dos treinadores que não gostavam de portugueses.....POIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. O jogador portugues é excelente, e se alguns dizem que em nada é inferior aos outros, eu até diria que tecnicamente é provavelmente melhor. Existe é um vazio na passagem dos juniores aos seniores. Isto porque, como o Benfica by GB refere, prefere-se apostar em outro tipo de jogadores que nao os que venham da formaçao. Para que fique claro, tambem nao defendo a formaçao cegamente, como alguns que gostariam o SLB jogar com jogadores apenas da formaçao. O SLB é um clube obrigado a ganhar, e com um 11 base constituido apenas com jovens obviamente que a probabilidade de sermos campeoes seria muito reduzida.

    Mas sendo o SLB um clube portugues, e como qualquer clube portugues necessitando de vender alguns dos seus activos todos os anos, e nunca conseguindo manter todas as suas pérolas, penso que o modelo teria de passar por ter um 11 base forte, com jogadores já formados, rodados e com provas dadas. 6/7 suplentes do mesmo nível e o resto apenas jovens da formação. No final de ano, vendendo 2 ou 3 do onze base, sobem 2 ou 3 dos suplentes do mesmo nível para o onze base e os jovens que mais se destacaram sobem à categoria de suplentes de luxo.
    Camadas jovens com o mesmo esquema tático dos seniores e com metodologia de treino adequada a esse mesmo esquema tático/filosofia de jogo.

    Penso tambem ser necessário, isto mais abrangente e referindo-me ao futebol portugues em geral, ser necessário urgentemente restringir o numero de estrangeiros por clube. Progressivamente, para nao causar um tsunami. Assim, por exemplo, no proximo ano, os clubes teriam de entrar com 2 portugueses em campo. Ano seguinte, 3. Ano seguinte, 4. Até um total de 5 ou 6.
    Nas equipas B, obrigatoriedade de se entrar em campo com um mínimo de jogadores sub-18 ou sub-19. Progressivamente, tambem.

    Em relação ao post em si, nomeadamente ao Nelson Oliveira, penso que ele tem lacunas no seu jogo:
    - A necessidade de se afirmar e de se mostrar faz com que decida sempre mal. Os jogos que vi, ele tem sempre soluções boas, colegas enquadrados, linhas de passe a queimar jogadores, e decide sempre por uma solução egoísta e nao pró-equipa.
    - É claramente um jogador de contra-ataque ou de espaços nas costas. Toda a formação dele foi feita neste princípio. Tem muita dificuldade em jogar em espaços curtos, em tabelar curto e diagonais pequenas. Gosta do espaço para correr e ter a baliza à frente.
    Agora, tudo isto treina-se. Muda-se. Quando acreditamos num jogador, avaliamos e pensamos num planeamento de treino com as especificidades necessárias para lhe alterar estes aspectos. Falamos com o jogador, explicamos-lhe o que ele faz mal, o que tem de mudar, mostramos vídeos dos erros dele em determinados jogos, dizemos-lhe que acreditamos e iremos trabalhar para alterar isso e fazer dele grande jogador. Perguntamos se ele está disposto a dar o litro porque nós estamos. E tudo isto se muda. Se o potencial lá está, tem de ser trabalhado.

    Um abraço
    Andre Lopes

    ResponderEliminar
  11. Boas todos devemos apoiar a nossa formação o melhor exemplo uma pessoa de quem gosto muito o ti Antonio pica da quinta do conde que lidera um movimento de malta que levanta o rabo para e para o seixal e só lhes falta dormir lá,chama se brigada do reumatico a quem já fui apresentado.os cotas tam la batidos sempre com uma faixa amarrada a dizer que estão lá para os apoiar.a refletir... miguel gomes

    ResponderEliminar
  12. Nem me vou dar ao trabalho de rebater tanto disparate e tanta obsessão com a formação, quando acha que o Kardec é inferior ao Nelson Oliveira. Basta ver o que um está a fazer e nem está no SLB e o que outro (eternamente) promete não fazer, que é marcar golos! Acho que está no clube errado, passe para o outro lado da 2ª circular e veja o que faz apostar na formação e os títulos que isso dá! Ah, já me esquecia, por aqui o Poker deixou muita azia, melhor era não termos ganho nada desde que tivessemos jogado com a equipa 100% da formação.

    ResponderEliminar
  13. Boas
    Ja sei que é fora do contexto,mas sinceramente o que pensam destas palavras?
    «Sonho com mais taças, quaisquer taças. É mais um sonho que se concretiza. Agora, especificamente, se fosse possível, mais uma taça internacional. Temos sete. Em Portugal há um clube que tem duas taças e outro que tem uma, o que mostra que não é fácil», afirmou o presidente dos azuis e brancos, em entrevista ao Lancenet.
    Cump.
    Joaquim Silva

    ResponderEliminar
  14. Vejam um comentario dum verdadeiro benfiquista no Record:
    Bla,Bla,agora é que é dificil ganhar 1 taça internacional,e deu como exemplo a ultima final com o Sevilha.
    Dantes era mais fácil.
    Que acham deste comentario?
    Cump.
    Joaquim Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu gosto mesmo é de frutinha, com chocolate e um café com leite…
      E o Joaquim, também gosta… ou já tá farto?

      (deixam passar comentários destes porquê? Que falta fazem a este blog?)

      José Inacio

      Eliminar
  15. Até tens boas intenções quando falas da formação, o problema é que não entendes puto de treino e de integração de jovens jogadores em equipas do nível do Benfica, nem tão pouco sabes o que se passa dentro do Benfica tal como 99,9% dos benfiquistas, onde eu me incluo.
    Não sei se conheces pessoalmente (se és amigo) do Bernardo, do Nelson ou de qualquer outro jovem que esteja para entrar na equipa principal do Benfica... deduzindo isto, quem não te garante, que neste momento o Jorge Jesus não está a trabalhar especificamente com o Nelson todas as vertentes técnicas e tácticas que ele pretende que o jogador venha a desempenhar na equipa, lançando-o aos poucos na equipa de forma a consolidar rotinas... quem não te garante que depois de muitas reflexões por parte da direcção, do treinador e em conjunto com os próprios jovens jogadores que, não entenderam que a melhor solução passava por emprestar o jogador permitindo o crescimento pretendido.
    O Benfica está bem servido de pessoas, que sabem o que fazem, não são amadores, nem estão lá para brincar. Estão lá para tornar o Benfica cada dia melhor e maior, não acredito numa estrutura super profissional, as decisões sejam tomadas ao acaso... Os jovens vão fazer parte do plantel, mas quando tiverem condições para tal... Como o Chalana nasce um a cada 50 anos...

    ResponderEliminar
  16. O Joaquim Silva quer festa. Primeiro atira com um comentário completo, e depois vem com o blá blá, fingindo-se benfiquista Mas no que a mim me diz respeito, quando quero ouvir palavras do presidente do porto vou ao YOUTUBE. Está lá o que realmente interessa.
    Que achas dessas palavras Joaquim?
    Cump. pra ti também

    ResponderEliminar
  17. Queres mesmo discutir formação?
    Ou seja QUALIDADE versus MENTALIDADE!!!!
    Vou-te fazer uma proposta,tendo como base o Mundial de 2011.
    Faz uma pesquisa e vê onde andam os jogadores que disputaram a final Brasil-Portugal.
    Vou começar a ajudar-te:...O jogador que foi considerado o melhor pela FIFA Henrique,está jogar no Bahia,e sabes porquê?
    FALTA mentalidade!!!!!
    Agora pesquisa o resto dos jogadores portugueses e brasileiros e publica onde jogam!!!!
    PS:...Ronaldo,Nani e Quaresma,3 excelentes jogadores,onde está o Ronaldo?....E os outros 2?....FALTA DE MENTALIDADE MEU CARO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. É tudo muito bonito é blá, blá, blá...
    Mas quem lá está tem opinião diferente e essa é que conta. Não estou a dizer que é melhor ou pior. É simplesmente a opinião que conta.

    Sérgio T.

    ResponderEliminar
  19. http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2014/09/uma-questao-cultural-e-de-fraca.html

    Unidos pelo Benfica

    ResponderEliminar
  20. A argumentação e o pensamento são interessantes.
    Eu também acho que os jogadores da formação poderão ser melhor potenciados.
    Mas é subjectivo se alguns dos jogadores mencionado (Nelson, Ivan ou Bernardo) tenham já condições para ser titulares.
    Como já referi, esta é uma área muito complexa e a evolução dos jogadores depende muitissimo da capacidade se sofrimento e vontade que cada um possa ter ( claro, que desde que tenham qualidade intrinseca!).
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  21. Grandes teorias de tanga.

    So ler 2 topicos neste blog pra ver a demagogia q por aqui anda.

    Realmente o Nelson Olveira foi dispensado........eu achava q tinha sido emprestado pra jogar mais regularmente pra ganhar experiencia, mas pelos vistos nem até o treinador dessa equipa fraca achou q o Nelson Oliveira nao tinha nivel pra tao grandiosa equipa.........talvez tb seja culpa do JJ.........

    Dizer q o Nelson Oliveira nao estava tapado por Rodrigo, Cardozo e Lima é compreensivel, mas na linha seguinte dizer q o Derley q chegou ha 1 mes e pouco o ter tapado é ridiculo.......nem viram ainda o Derley a jogar praticamente mas é claramente inferior a um jogador q sempre q entrou NUNCA acrescentou nada e sempre q esteve emprestado NUNCA foi aposta......deve ser pela qualidade........

    Isso nao passa de bluf na sua conversa visto q qd ficam no plantel ja é questionado a sua utilizaçao em detrimento dos titulares, é so reler o q escreveu pra ver as incoerencias. Realmente Ola John e Bébé é q taparam o Cavaleiro, mas ja faz futurologia e diz q duvida q façam melhor q ele.........pois eu poderia afirmar o contrario, mas como nao sou bruxo........pra ja acho q os 2 ultimos têm possibilidade, o Cavaleiro teve uma epoca pra mostrar e nao fez, msm coisa com o Nelson Oliveira, simplesmente nao fez.

    Gosto de ler tb q o JJ deveria apostar no Nelson Oliveira em vez do Derley q nao acrescenta nada.........so o testaram 2 ou 3x e realmente nao acrescentou, mas ainda fica longe das oportunidades dadas ao NO q nada mais mostrou..........entre um q pode dar e um q ja se sabe q nao vale nada, melhor apostar na mera possibilidade.

    Realmente o JJ esta ao serviço do Benfica q tem q zelar pelos interesses do clube, logo deveriam jogar os melhores, se num caso critica e bem a aposta recorrente em jogadores q nao merecem usar o manto sagrado, tb deveria pela mesma coerencia dizer q o Nelson Oliveira nao a merece usar. Usou-a menos sim, mas o erro seria insistir no manco em detrimento de outros, conforme se fala de casos Emerson Cortez e afins.

    Tb acredito q o Bernardo teria qualidade para ficar no plantel (nao jogaria certamente) mas sabemos q o treinador nao joga com jogadores nessa mesma posiçao, basta ver Gaitan descaido e Djuricic emprestado. Melhor a jogar fora do q no banco, a unica alternativa seria continuar na equipa B, mas ai seria certamente motivo de discussao por aqui pelo blog.......

    So tenho uma certeza, se a aposta seria a exemplificada por si, teriamos de mudar de nome e passar a chamarmo-nos SCP, esses sim apostam na escola e os resultados estao a vista.

    Nelson

    ResponderEliminar
  22. trauliteiro20/9/14 22:19

    Simples GB não há aposta do treinador por não haver qualidades na formação, é bem mais facil potencializar um jogador desconhecido, assim esquecem onde foi formado e os louros vão para Jesus! Imagina que o Guedes joga na A e faz um brilharete, o grande destaque vai para a formação e nao para Jesus! Alguem se lembra onde Matic, David Luis, Coentrão e etc foram formados?? Claro que não foi o Jesus, assim se um Nelson Oliveira se torna um craque....é da formação e nao se lembram do Jesus! Simples, é uma questão de ego!

    ResponderEliminar
  23. NauBenfica21/9/14 11:31

    O meu aplauso, GB!
    Quem não lê os textos na íntegra, não pode entender o que neles se defende.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking