O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de setembro de 2014

E agora Jesus?

. 31 comentários

Talisca chegou para jogar a 8. O próprio Jesus afirmou que o baiano era 10 no Brasil mas que poderia também jogar na posição de Enzo, onde foi testado até à exaustão na pré época.

Penso ser correcto dizer que como 8, Talisca pouco ou nada mostrou que, por exemplo, João Teixeira, não fosse capaz.

Com a permanência do Enzo, o Talisca subiu para uma posição primeiro de 10 que pouco rendeu - mas aí é uma questão de adaptação à velocidade e agressividade do futebol português e do Jesus por a equipa a jogar com um playmaker, o que não fez. 

Ontem já apareceu mais à frente que na semana passada, porém menos à frente do que também o vimos onde chegou a parecer um segundo avançado. Ontem vimos o jogador a pisar terrenos que faziam lembrar Saviola, o tal 9,5 que Jesus dá sempre como exemplo.

Parece encontrado o espaço mais adequado para Talisca? Bom, ainda será cedo até porque a defesa do Setúbal ontem demonstrou ser imensamente fácil, o que não tira qualidade ao jogo do Benfica.

Porém, se Talisca afinal não é nem 8 nem 10 como dizia Jesus mas um pouco mais avançado numa posição 9,5... Então aparecem duas questões:

1. Quem será o apoio de rotatividade de Enzo Perez? 

Cristante e Samaris, que continuo sem ter opinião porque 20' para um e um jogo para outro não dá para ver nada, nestes o Jesus ja disse que são dois jogadores para lutar pela posição 6. Dificilmente jogarão juntos, excepto para "cumprir o jogo" com aconteceu ontem. A estes dois juntam-se ainda os "reforços" Fejsa e Ruben Amorim, o que poderá abrir espaço para um dos reforços avançar um pouco no terreno e ser alternativa a Enzo. 

Há ainda João Teixeira que mostrou argumentos irrefutáveis para ser opção.

2. Jesus caracterizou Jonas como um avançado "à Rodrigo", que joga nas costas de outro avançado. Ora, obviamente irá jogar até pelo investimento que representa na folha salarial, não se paga tanto a suplentes, além de ser um jogador com qualidade.

Mas essa é a função em que agora Talisca se começa a destacar, obviamente sem que seja justo tomar este jogo como uma caracterização definitiva do Talisca. Para já foi apenas um excelente jogo contra um adversário que também ajudou a que corresse bem.

Ora, perante isto que futuro xadrez será possível ter de base? Sai Lima, Jonas jogará mais à frente e Talisca nas costas de Jonas? Sai Talisca e Jonas joga nas costas de Lima?

Os dois do meio campo, Enzo e Samaris, parecem intocáveis, pelo que o recuo de Talisca parece impossível e há ainda mais soluções para essa função de 8 (e até de 6) que porventura surgirão na frente do brasileiro.

Quem sairá para entrar Jonas, na medida em que Lima, Talisca e Jonas são três escolhas "pessoais" de Jesus? Habitualmente o treinador aposta forte nas suas escolhas, mas no xadrez do Benfica parece faltar espaço para todos como titulares - refiro-me ao 11 base, obviamente, pois obviamente que com uma época tão longa claro que jogarão sempre.

Vida mais difícil terão Fejsa e Amorim a partir de Janeiro, bem como Nelson Oliveira e Jara... E até Derley.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. BENFIQUISTA DE GAIA13/9/14 12:44

    O que eu gostei mais do jogo foi a defesa que teve muito cuidado e ja se apercebeu que nao podem atrasar bolas para a baliza nao podem deixar chutar nem cruzar...portanto se nao estivesse ninguem na baliza nao entrva nenhuma bola axo que a nossa defesa ja percebeu isso.....SAMARAS bom jogador .....LIMA O MEU IDOLO...RESPIRA BENFICA........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Samaras está no Celtic... :p

      Eliminar
    2. Vergonha do meu concelho, este andrade disfarçado.

      ATF

      Eliminar
    3. e o lima ser idolo...ffdddssssss...

      Eliminar
  2. Uma outra opção para esta situação:

    O Jesus, até Janeiro, começar a reduzir a influência do Enzo na equipa para, assim, reduzir o impacto de uma possível saída em Janeiro do argentino?

    Seria brilhante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai ser mesmo isso a acontecer...

      Eliminar
    2. Que chato pá, num plantel destruído, tanta complicação para quê?

      Eliminar
    3. Temo que reduzir a influência de Enzo signifique reduzir o valor da transferência

      Eliminar
  3. Isto só pode ser mau gosto extremo. Todos dias na internet e não sabes que o Jorge Jesus disse que vê o Pizzi na posição do Enzo?

    E mais, o Samaris também joga lá. Na realidade quando Silvio voltar, teremos 5 laterais. Porém Andre Almeida pode jogar a trinco, e Eliseu já jogou em diversas posições, até medio centro. Portanto onde está o problema? E também existe o João Teixeira.

    Os jogadores mais adiantados são Lima, Jonas e Derley. Talisca é um hibrido de avançado e médio quando joga, e Nelson e Jara lutarão por um lugar no plantel até janeiro, se não forem melhores que Derley.

    Senhores dos "exclusivos", o plantel é extenso e será reduzido em Janeiro. Senhores dos "exclusivos" as vossas fontes conseguem informar que Enzo poderá sair em Janeiro, mas não informa que temos no plantel já preparado a sua saída? E mais, saíram mais jogadores por empréstimo ou venda mesmo, mas nenhum do 11.

    Assinado: André Fonte

    ResponderEliminar
  4. Curioso como há 2 semanas estávamos sem soluções e agora depois de uns 5-0 ao frágil Setubal já há soluções a mais. Jonas ja nao pode ficar no banco( ainda nem sequer treinou), Talisca ja tem de ser titular indiscutivel( 20 anos)... ironia do destino, quantos das camadas jovens com 20 anos fizeram um hat trick num jogo do campeonato ?! O craque Nelson Oliveira?! nem num treino.... Enfim, ao final de 5 anos aprendi a dar tempo ao trabalho de JJ, está lá, tão evidente!

    ResponderEliminar
  5. Na frente passa a haver uma alternancia fernetica de posicoes o que baralha os defesas e favorece a pressao alta uma vez que qq jogador assume a posicao que mais se aproprie a cada momento. Alias ontem o talisca fez permutacoes constantes com gaitan. Portanto nao vai haver o jonas a ponta de lanca ou jonas nas costas do ponta de lanca, o mesmo acontece com o talisca e na mesma equacao entra o gaitan uma vez que o jonas tambem pode organizar.

    ResponderEliminar
  6. Esiera aí... no cadeirão que o JJ vai dizer-te o que vai fazer.
    Até parece que é ele o teimoso. ahahahahahhah

    Bruno Burroso Lopatêgo

    ResponderEliminar
  7. Que porra....
    querem lá ver que o jorge j não pode meter 15 a jogar...!!!!!
    Se fosse o b by resolvia o problema pondo todo o plantel a jogar em cada jogo.

    Se os jogos se ganhassem com bocas.... by Benfica

    Old by bufas

    ResponderEliminar
  8. Durante a pré-época a crise era de falta de opções, neste momento já existem e até serão mais, conforme os lesionados forem regressando, e esperando que ninguém mais se lesione com gravidade.

    A época será longa, com várias competições, e é necessário que existam várias opções, que mantenham a qualidade de jogo da equipa inalterável.

    Do que não tenho dúvidas é que o Jonas vai ser uma boa opção, e vai permitir ao Lima também voltar aos golos, que tem sido a única coisa a faltar, porque continua a ser um jogador de equipa, nada egoísta como mais uma vez se provou ontem, O lugar do Lima nunca estará em causa por não estar a fazer golos, para mim é um indiscutível na equipa.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  9. A minha opinião:
    Talisca: três golos, mas fartou-se de chegar atrasado a bolas à boca da baliza, o que significa que ainda não está "lá"
    Samaris: Está em todo o lado. Muito bom.
    Cristante: Grande visão de jogo com varios passes longos a fazer lembrar Rui Costa ou Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  10. O talisca foi testado a 8 por JJ, como nao rendeu subiu-o para 9.5 ainda não rendeu marca 3 golos num jogo e tá encontrado um salvador, um belo jogador! Amigos nem tanto á terra nem tanto ao mar ainda não lhe reconheço qualidades para ser titular no Benfica, só o é porque é contratação de JJ essa é que é a verdade! Os lances de ataque perigosos dependem muito de Salvio e Gaitan e ainda de Maxi que esta numa forma exelente ainda não vi Talisca dar ao Benfica nada a nao ser neste jogo. O jogo com o Sporting foi uma vergonha.

    ResponderEliminar
  11. Passámos de ter problemas por ter qualidade a menos, para ter problemas por ter qualidade a mais, ora qualidade a mais não é um problema é o que se chama ter um plantel equilibrado e com soluções! Não há 11 titulares, há um conjunto de 16,17 jogadores que podem jogar em qualquer jogo sem a equipa perder rendimento.
    Estamos no bom caminho!

    ResponderEliminar
  12. Depois de passar os olhos pelos comentários e ler o post, fiquei a saber coisas incríveis!!!!
    Ainda bem que eu confio no JJ, pois caso contrário estaria completamente baralhado.
    Tenho afirmado e repito que:
    i) o Benfica tem uma estrutura cada vez mais profissional, e que isso por si só não nos permitirá ganhar sempre, mas há-de ajudar-nos a ganhar mais vezes;
    ii) Jorge Jesus está a fazer um grande trabalho no Benfica e é uma peça importante na estrutura do futebol;
    iii) a formação do Benfica há-de dar-nos muitas alegrias e vai ser num futuro próximo. Agora como é normal muito poucos dos jovens da formação poderão jogar na equipa senior
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  13. O JJ é que sabe, se este ou aquele ,isso não interessa, o importante é no fim conquistarmos o 34.VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar
  14. O Talisca ontem para mim não se evidenciou a segundo avançado. Enquanto esteve perdido lá na frente na primeira parte pouco ou nada fez. Foi na segunda parte onde melhor se mostrou e não foi só pelos golos. Se reverem o jogo podem observar as vezes onde ele até vinha receber a bola junto dos centrais. No golo do livre arrancou do meio campo. Os passes que fez a rasgar não foram de tabelinhas e desmarcações típicas de um segundo avançado mas sim bem do meio campo. Para segundo avançado falta-lhe aceleração, velocidade, aquela explosividade que fez com que o Rodrigo se destacasse e saísse pelos valores que foram.

    Por isto não concordo que se diga que a 8 não rende, ele não rende é num meio campo à Jesus só com dois médios que têm que ter pulmões de quenianos, saberem defender como trincos e atacarem como médios ofensivos. Como esses há poucos sendo o Enzo aquele que na equipa mais se aproxima. Já num meio campo a 3, como se viu bastantes vezes ontem na segunda parte (depois do Samaris atinar, na primeira parte teve um pouco infeliz) foi quando melhor a equipa esteve, por ordens do Jesus ou por frustração do Talisca que recuou para tocar na redonda aí está a duvida.

    A meu ver onde ele melhor renderia seria numa formação com dois atrás (duplo pivô) jogando ele à frente como 10 mas não o impedindo de recuar muitas vezes para iniciar o processo ofensivo com troca de médios (Enzo a 10 também é muito bom), como jogarmos com um trinco com dois médios à frente sendo ele o mais ofensivo. Aí poderá ser um caso sério e demonstrar todo o seu potencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alucinado13/9/14 23:02

      O Talisca ontem para mim enquanto esteve perdido lá na frente na primeira parte a 8 não rende, por isto não concordo que se diga que ele não rende só com dois médios que têm que ter pulmões de quenianos. Jogando ele à frente como 10 mas não o impedindo de recuar muitas vezes aí poderá ser um caso sério. A meu ver onde ele melhor renderia como se viu bastantes vezes ontem na segunda parte.

      Depois do Samaris atinar sendo o Enzo aquele que na equipa mais se aproxima os passes que fez a rasgar num meio campo à Jesus arrancou do meio campo desmarcações típicas de um segundo avançado aquela explosividade que fez com que o Rodrigo se destacasse já num meio campo a 3 que recuou para tocar na redonda e demonstrar todo o seu potencial

      Um trinco com dois médios à frente é saberem defender como trincos e atacarem como médios ofensivos. Para segundo avançado como esses há poucos não foram de tabelinhas podem observar as vezes onde ele até vinha onde melhor se mostrou e saísse pelos valores que foram seria numa formação com dois atrás mas sim bem do meio campo aí está a duvida não foi só pelos golos foi quando melhor a equipa esteve para iniciar o processo ofensivo com troca de médios pouco ou nada fez se reverem o jogo falta-lhe aceleração, velocidade e receber a bola junto dos centrais.

      Eliminar
  15. A equipa está quase afinada.... esta semana foi uma mão cheia.
    Tenhamos fé.

    Viva o Benfica

    http://aguiadeluz1982.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Alguém aqui pode desmentir o pseudo fora de jogobdo jogador do Setubal? É que na Sportv a coisa foi medida pelo pé mas a cabeça está á frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está 1 anónimo atento.

      Provavelmente o jogador do Setúbal está em fora de jogo...

      Eliminar
  17. Imparáveis, vocês... e impagáveis também. Podia viver a minha vida sem vir cá ler os vossos posts? Podia. Mas em definitivo não era a mesma coisa. Ficava muito menos divertida. :-D

    ResponderEliminar
  18. Os fora de jogo na sporka tv são montados conforme lhes interessa já que sao mostrados alguns minutos depois , pois tudo o que seja para denegrir as vitórias do SLB e para tal bastou ontem ouvir o relato do jogo feito pelos comentadeiros da dita cuja e ficamos a perceber que o que vale, é aquilo que eles dizem e não aquilo que os olhos observam, e para bom entendedor meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  19. benfiquista a serio14/9/14 02:06

    caros amigos benfiquistas,

    este ano temos um plantel melhor que o ano passado. por isso, o 11 titular tem de ser composto pelos melhores 11 para cada jogo, conforme o adversario. por exemplo: contra as equipas mais dificies fora jogar com enzo, samaris e cristante e apenas um avançado; para jogos dificies em casa samaris, enzo e talisca e um avançado (lima ou jonas); para jogos mais faceis samaris, enzo, jonas e lima.

    em suma, para cada jogo jogar com os melhores para esse jogo.

    já agora caro GB, não percebi o porquê de por o lugar do talisca em risco com a chegada do jonas e não por o lugar do lima em risco tambem com a chegada do jonas. que eu saiba o lima este ano ainda está em branco. além disso, é preciso vermos o jonas se está em condições para roubar o lugar ao lima ou ao talisca.

    ResponderEliminar
  20. benfiquista a serio14/9/14 02:25

    só para acrescentar ao meu ultimo comentario:

    temos o melhor plantel do campeonato, por isso, temos que revalidar o titulo de campeão.

    um conselho ao nosso treinador:

    - ponha a jogar o lisandro ao lado do luisao em alguns jogos mais faceis porque o luisao não vai para novo e porque o lisandro marca muitos golos de bola parada que por vezes são fundamentais para desbloquear um jogo com equipas que jogam com autocarros
    - ponha a jogar em alguns jogos teoricamente mais faceis o cristante, de modo a que este esteja sempre pronto a jogar quando enzo ou samaris se lesionarem ou sairem (enzo)
    - em suma, sr. J.Jesus penso não só no presente mas também no futuro. Por isso, quando os jogos estiverem decididos meta jogadores com potencial como por exemplo: BEBE, PIZZI, CRISTANTE, LISANDRO, ETC.



    ResponderEliminar
  21. benfiquista a serio14/9/14 02:42

    meu ultimo comentario ao post:

    Sr, J. Jesus o senhor não viu o nosso ex jogador mitrovic a jogar na seleção da servia?
    sr. J.J porque dispensar um titular da servia para ir buscar um jogador à 2.º divisao do brasil (cesar), não perçebo?

    eu já o ano passado via como melhor alternativa a garay o mitrovic. o Sr. como mestre da tactica como nos explica isso?
    vender mitrovic por 1.8 milhões, um titular da servia e ir buscar um jogador incognito à 2.º divisao do brasil por 3 milhoes é muito dificil de perceber. tem a palavra J.J E L.F.VIEIRA para nos explicar isso.

    ResponderEliminar
  22. benfiquista a serio14/9/14 03:02

    minha ultima nota:

    eu, como mero benfiquista mas benfiquista a serio, pergunto-me o porquê do atletico vir cá buscar o oblak por 16 milhões para o ter no banco.
    essa teoria do mendolas ter o intuito de nos enfraquecer o plantel parece-me cada vez mais evidente. grande Rui Costa põe-te atento e corre com esse artolas do nosso clube. nós somos maiores que esse artolas que quer agradar a gregos e a troianos mas que no fim o nosso glorioso clube fica sempre a perder.

    caro Rui Costa, nós sabemos que és um dos nossos por isso, exige respeito ao BENFICA e não deixes que outros nos prejudiquem.
    caro Rui costa, não deixes que J.J despreze os nossos jogadores indicados por ti, casos de cristante, samaris, davidowich (polaco da equipa b), o austriaco emprestado a um clube polaco, joão teixeira, etc, etc.

    nós benfiquistas a serio acreditamos em ti porque é um dos nossos, por isso não te deixes influenciar e vai pelas tuas ideias.
    RUI COSTA A PRESIDENTE

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking