O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Coisas que Jorge Jesus me pediu para dizer aqui

. 51 comentários
Há gente para quem, MUITO de quando em vez, aquilo que Luís Filipe Vieira sugere como politica desportiva do clube é a politica acertada, especialmente quando se fala em aposta na formação. O que faz sentido, até porque LFV tem já no seu curriculum 14 anos de sucessos desportivos inquestionáveis, que atestam do seu profundo conhecimento em matéria de futebol e que credibilizam qualquer caminho que sugira... 

Há gente que jura até já ter já ouvido LFV dizer publicamente  que ele próprio assumirá as responsabilidades de qualquer fracasso desportivo fruto da  OBRIGATORIEDADE na aposta na prata da casa, e o treinador estará sempre a salvo de qualquer despedimento se os resultados não forem o que os adeptos idealizam.

Há gente que gosta de pegar e de fazer disso lei (mas só quando dá jeito) naquilo que em certo momento Jorge Jesus disse... Coisas tipo, Jorge Jesus ter de gerir o Benfica refém de ter um dia dito que Nélson Oliveira era o futuro do Benfica... Como se algum dia JJ pudesse, mesmo que achasse o contro﷽﷽﷽﷽﷽﷽﷽﷽s tem de se tornar escravo dessa afirmaçjJesus . E quem lhe d (e nguse, ter dito que Oliveira era um engano e com ele ário, ter dito que Oliveira era um engano e que com ele só havia passado...

Há gente que pensa, que como um dia se disse que o Nélson era o futuro, Jorge Jesus tem de se tornar escravo dessa afirmação, e que então, por orgulho e casmurrice, se disponha até a prejudicar os interesses da equipa que dirige, apostando no Nélson só porque sim, só porque tem de provar ao mundo que sabe ensinar um maneta a tocar guitarra (e não estou a chamar  maneta ao Nélson), mesmo em detrimento de outros elementos que também treinam no duro, têm mais qualidade, são mais comprometidos e solidários, e fazem por merecer bem mais oportunidades.

Há gente que não percebe que cada elemento que chega ao Benfica pela mão de Jorge Jesus, chega porque em certo momento o treinador lhes viu futuro... Está implícito, não precisa de se dizer! E que o futuro do Nélson não tem prioridade em relação ao futuro de nenhum outro.

Há gente que não percebe que Jorge Jesus se engana, como até o Deus Mourinho se enganou em “artigos” bem mais dispendiosos como Shevshenko, Shaun Wright Philips, Malouda ou Quaresma!

Há gente que não questiona como é que o Deus da formação e da potenciação – o Mourinho – não conseguiu formar o Quaresma no Inter, o David Luís e Lukaku no Chelsea, ou como dispensou do Chelsea um jogador como Robben para ir buscar um Malouda! Há gente que não percebe como é que o Deus da formação – o Mourinho – fez do melhor jogador do Liverpool (Sturridge) um dispensado seu.

Há gente que não percebe que no Benfica têm de jogar os melhores, independentemente das origens. O que não invalida eu próprio reconhecer que já vi erros de casting graves, e que se calhar há na formação jogadores bem melhores do que outros que têm chegado e partido sem nos dar tempo sequer de decorar o nome.

Há gente que não percebe que o mundo se está cagando se formação é pegar em jogadores de 18 anos que vêm de dentro ou de jogadores de 18 anos que vêm de fora.

Gente que se está cagando se formar é ser capaz de ensinar um maneta com ares de vedeta a tocar guitarra, ou tornar um guitarrista mais talentoso, mais empenhado mas a precisar de um Mestre que o ajude a dar o último passo, num guitarrista de classe mundial.

Gente que se está cagando se André Gomes e André Almeida contam como formação ou se não contam, e gente que se está cagando para quem ache que formar só conta se for ir buscar à equipa B, jogadores que tenham chegado à B provenientes da equipa C ou da Z.

Há gente que não percebeu ainda que Jorge Jesus é responsável pela equipa principal do Benfica. Não é responsável pela preparação ou falta dela, com que os miúdos da formação chegam ao seu patamar de ação, talvez prontos ou talvez não, a corresponder às exigências que o futebol principal do Benfica exige.

Há gente que acha que tem muito olho para a coisa, e que sei lá, só porque sim, acha ser capaz de ver talento onde mais ninguém vê... Gente que vê talento em David Simões, Mários Ruis, Miguéis Rosas, Miguéis Vítors, Luís Martins, gente até que imagine-se, numa hora defende o Nélson Oliveira, numa outra diz que o Cardozo não presta, e numa outra ainda também exige (e tantas foram as prosas a pedi-lo) a contratação do coxo do Éder pelo Benfica! Justiça seja feita, que desde o mundial passado não houve mais coragem para a insistência e o nome Éder desapareceu miraculosamente deste blogue.

Há gente para quem há 3 anos atrás Tiago não servia para o Benfica porque estava velho, porque o Benfica não precisava (tanto não precisava que uma semana depois foi buscar Witsel, um Tiago mais refinado) e agora tem a gente de gramá-lo em grande forma, 3 anos mais velho, e ainda assim vê-lo jogar com a classe e maturidade que só escapa aos mais desatentos! Que grande contratação teria sido, numa altura em que ele quase implorava para voltar a Portugal!

Há gente que vê os jogos todos, todas as equipas do Benfica desde o berço até à terceira idade, e não tem pejo em classificar uma série de nomes, os com potencial, os com muito potencial, os de semi potencial e os potencialmente perigosos, uma pena porém que, apesar de tanto jogo visto e de tanto abrir de olhos quanto ao mexilhão que vem do viveiro da Luz, só tenham começado a classificar João Teixeira na hierarquia deste viveiro, no dia em que Jorge Jesus o levou à equipa A. Mas também é normal que tenha escapado, afinal o João Teixeira só está no Benfica desde 2005!

Há gente que não percebe que Jorge Jesus está no Benfica para defender os interesses da equipa, e não para defender os interesses do jogador A ou B, ou pela missão de fazer do Nélson Oliveira um jogador de futebol.

Há gente que não percebe que no dia em que LFV não estiver contente, só tem de “mandar” o treinador embora. Não há que inventar guerras que não existem, até porque provavelmente LFV já terá percebido, que o Benfica precisa muito mais de Jorge Jesus neste momento, do que Jorge Jesus precisa do Benfica!

Mesmo que não o fosse no plano desportivo, sê-lo-ia sempre no plano financeiro.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Só foi pena teres estragado o texto com a foto!!
    Fica-te muito mal,mesmo que tenha sido feito com ironia,até porque a ironia não justifica tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto é irónica evidentemente. Para alguns era assim que JJ devia estar sempre. Eu não me incluo no grupo dos que pensam assim.

      Eliminar
  2. Brilhante REDMOON. In you face GB a pessoa que mais sabe de formação do universo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou certo que saberás dizer-me porque raio foi "in my face"...?

      Ops... isso é que já é mais complicado!

      Eliminar
    2. basta ler o artigo...

      Eliminar
  3. OPs... tragam as luvas de boxe e o ringue... vai correr sangue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valco não vai correr sangue porque não se pode bater em quem entra no ringue de cuecas rotas, sem luvas nem protecções e a fazer truques mais parece uma menina, dizendo logo que tem caimbras... tipo o anuncio do Meo do RAP

      ;)

      Já agora, a resposta já está agendada: Sai as 8.30, por agora vou deixar aqueles que se masturbam com quem tem opiniões diferentes das minhas, poderem atingir alguns orgasmos.

      Eliminar
  4. "Há gente que não percebe como é que o Deus da formação – o Mourinho – fez do melhor jogador do Liverpool (Sturridge) um dispensado seu."

    Mentira com todas as letras! Sturridge saiu para o Liverpool a meio de 2012/2013, Moutinho estava no Real Madrid.

    André Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto. Foi o Demba Bá e não o Sturridge.

      Eliminar
  5. Post muito bom, apenas não sei se JJ não precisará do Benfica!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JJ precisa de um grande clube. Mas o JJ também sabe que no dia em que sair do Benfica, mais dia menos dia, recebe um telefonema do Porto.

      Eliminar
  6. Há gente que nem tem uma opinião ou linha de pensamento igual sem aproveitar "ondas"!

    ResponderEliminar
  7. Hoje ouvi o Jesus dizer que corre riscos de perder pontos, apostando em jogadores que não estão enquadrados a 100% com a filosofia tática da equipa, referindo-se a Cristante, Samaris, Talisca e mesmo Júlio César, porque os jogadores precisam de minutos. Nesse ponto de vista porque não correr esses mesmos riscos com, Cancelo, Bernardo, João Teixeira, mesmo Nelson Oliveira, Bebe, Pizzi, entre outros. Ou os outros são muito melhores(o que não me parece) ou homem tem mesmo qualquer coisa contra os portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira20/9/14 12:10

      Simplesmente um Samaris ou um Cristante são muito melhores, estão mais preparados para a alta competição e têm mais margem de progressão que quase todos os que enumeras-te. Se tivesse alguma coisa contra os portugueses não tinhas cá o Eliseu, não tinhas vendido o André Gomes por 15 milhões e jogadores como Ruben Amorim, André Almeida, Silvio, Fábio Coentrão, Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro e muitos outros não tinham feito jogos em todas as competições com ele no comando da equipa.

      Eliminar
    2. Talvez ajudasse que nas oportunidades que tiveram na pré-época, Cancelo por exemplo, não tivesse passado o tempo a fugir da bola.

      E se a bola já queima na pré-época, o que faria se fosse em jogos a sério?

      Ahh já sei, claro que o Cancelo não pode ter confiança porque o JJ berra muito. É o argumento tipico de quem não se questiona como é que um jogador que se deixa afetar pelos berros do treinador não se vai deixar afetar pelos assobios dos sócios.

      PErguntem ao Di Maria, que ele explica como se reage a berros e assobios.

      Eliminar
    3. Fartinho da Silva20/9/14 14:20

      No entanto com o Artur é uma certeza que se perde pontos e esse está para durar...

      Eliminar
    4. Porque só falas no cancelo? O Nelson Oliveira e o Bernardo se jogaram um jogo completo os 2 juntos na pré época é muito, Jara fez muitos mais e é pior que eles dois. Já para não falar no João Teixeira que fez uma boa pré época mostrou potencial e foi para a equipa B e tem a mesma idade que o Talisca e o Cristante... ah ya é português. Em algumas decisões o homem tem, razão noutras tem claramente má vontade, não foi á toa que o Mourinho mandou a boca do Nelson Oliveira.

      Eliminar
  8. O JJ também teve e ainda tem as suas manias e "embirrações". E com isso não defendeu os interesses da equipa. Lembrando a insistência de jogar com o Emerson, o Roberto, o inicio da época passada o Cortez. Quero com isto dizer não é assim tão imparcial quanto quer parecer com o seu texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O COrtez saiu cedo. O Emerson concordo. O Roberto, julgo que como eu, JJ achou que era um problema de confiança e que era necessário insistir nele. No dia em que o pos no banco contra o Setubal, o GR que jogou foi expulso, Roberto teve de entrar e defendeu um penalti. Até em face do castigo, Roberto voltou naturalmente à titularidade.

      Eliminar
    2. Queria com isto dizer que nem sempre o JJ toma decisões a pensar exclusivamente nos interesses da equipa. A mim faz-me parecer que toma posições de força só para não dar o braço a torcer, como nesta jornada pôs o Lisandro na bancada apenas porque questionaram as exibições do Jardel. E sendo o Lisandro aquele que todos(ou quase todos) consideram ser o central que devia ter oportunidade de mostrar o que vale, nada como mandar este para a bancada para mostrar quem manda. Isto a mim parece-me apenas embirrações da parte do JJ, tal como foi com os casos anteriores. Este é para mim o maior defeito do JJ e é por isto que provavelmente também não aposta tanto na formação, ou não lhes perdoa erros, ao contrario dos jogadores que o JJ diz descobrir.

      Eliminar
  9. Companheiro,

    Estás a perder qualidades! É esta mistura de tonterias com inconsistências que achas que dá para me deixar sem resposta?

    Já me deste mais trabalho... principalmente quando acreditavas no Pai Natal da boa gestão desportiva.

    Dito isto, volta cá por volta das 8.30 que já terás respostas, com links, factos e perguntas para responderes. Mas desta vez não faças como fez hoje o JJ com o Mourinho, não vale flanqueares e dares uma de António José Seguro e dizeres "ah e tal assim não brinco".

    Terei todo o gosto em ler as tuas respostas às minhas perguntas e já agora fá-lo com objectividade. Sai dos nomes e do modelo conceptual e foca-te nos factos... serás capaz?

    ResponderEliminar
  10. Já agora só uma nota que vem hoje mesmo a proposito de Jesus sobre a sua noção de "defender a equipa" como diz o Redmoon:

    Jorge Jesus: «Jardel? Nada me fará desviar das minhas ideias»

    Portanto, o jogador está em baixo de forma e tem errado? CAGUEI! Eu quero manter por isso mantenho...

    Faz lembrar o Emerson e o Roberto, depois o Cortez... enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá vê-se mesmo que nuca estiveste numa equipa. Bastava ter passado algum tempo para perceber a razão de Jesus em manter Jardel no 11. A vontade de cascar no JJ não te permite ser lúcido.

      Eliminar
    2. Defender o jogador? 100% de acordo
      Não o deixar cair? 100% de acordo
      Ser teimoso... É o JJ

      Eliminar
    3. João Oliveira20/9/14 12:15

      O bom ambiente numa equipa cresce a "matar" os jogadores na imprensa como Mourinho o fez no Real Madrid e o ano passado no Chelsea. O resultado ficou à vista. Uma taça, um campeonato e uma supertaça em 4 anos no meio de centenas de milhões de euros investidos.

      Eliminar
    4. Jardel está em baixo de forma?! Hehehe, porquê? Porque falhou 2 passes que deram golos num jogo de futebol?

      E por causa disso queima-se um jogador que lutou 3 anos para chegar a titular, sem lhe dar qualquer margem de erro?

      Grande gestor de pessoas me saiste tu!!

      Eliminar
    5. Concordo com o RedMoon. Belo gestor de pessoas! lol. Não percebe nada de nada.
      É escandaloso afirmar que o Jardel está em baixo de forma, como se um erro ou dois o provasse, quando retirar-lhe a confiança quando ele mais precisa dela é igual a destruir um jogador!
      E depois ainda tem a lata de afirmar que colocar um jovem jogador aos 90 minutos é destruir-lhe a confiança! Lol!

      Eliminar
    6. JJ disse q o Nelson Oliveira estava a corresponder : CERTO ! recebeu indicaçoes, estava a seguir-las, logo corresponde.......passado X tempo evoluiu ? ZERO ! Guia de marcha !

      Jardel é e sera sempre um jogador util, nao tem perfil pra ser craque, mas é util. Ja Roderick é inutil, Nelson Oliveira idem...........Jardel entrava e correspondia, Roderick nem a frente da bola se consegue por, Nelson Oliveira nem sai da frente pros outros tentarem.......mais um defesa adversario.

      Se o Nelson Oliveira é o futuro do Benfica, entao a segunda liga espera-nos.

      Nelson.

      Eliminar
  11. Está este imbecil a olhar para a lua e com umas nuvens a tapar as estrelas vejo banda desenhada, caravanas milionárias a passar, umas lufadas de cultura cientifica e o Bernardo está a presentear no monaco... é óbvio que ando triste com os salteadores da arca perdida ;) Os anões ainda papam a branca de neve sem o os dartacães darem por isso... imaginemos que os donos dos fundos... o tarzan até fica louco. Os índios na história não são parvos....aliás convém dizer que não são 14 anos de sucessos desportivos . São 28. Não esquecer os 14 anos de alverca s f f. Obrigado...

    nota : e o lim é um negócio da china de certeza. Será que se vai passar a bruce li do faz de conta !!!

    B T T

    ResponderEliminar
  12. João Carlos20/9/14 03:50

    Vai ser emocionante, estou ansioso que chegue as 8.30! Já pus o despertador... :)

    ResponderEliminar
  13. Aiai estas-te a meter a jeito para seres corrido do blog! O ultimo que ousou desacreditar os outros escribas já ca não mora! Eu, no teu lugar tinha cuidado senão acabou-se a escrita!

    No mais não te dês a este trabalho todo pois, basta ler as respostas do gb para perceber que de nada serve!

    É demasiado lógico para ele!

    Já agora gb....a questão do eder que ele mencionou é treta? É a do Tiago?
    Dizes que vais escrever isto e aquilo é que ele vai ter que responder mas não te vi fazer o mesmo!

    Benfiquista atento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do Tiago não era para mim, e considerar o Witsel comparável com o Tiago é.... Simpatia!

      Quanto ao Eder, julgá-lo pelo Mundial é absurdo tendo em conta o descalabro que foi. Talvez voltemos a falar dele mais adiante. Mas mantenho a opinião, sim.

      Sobre o Redmoon, não te preocupes que os nossos desacordos são respeitadores e inteligentes, o mesmo já não aconteceu com outros

      Eliminar
    2. Eu e o GB temos de vez em quando trocas de opiniões apimentadas. mas há algo que sempre reconheci: este era o blogue dele, o blogue geraçao benfica, resultado da paixao do GB pelo futebol formação.

      O facto dele ter aberto o blogue a outros escribas é que levou a isto. Eu respeito a paixão dele, mas discordo de muitos dos argumentos que o levam a ter determinadas opinioes.

      Eliminar
    3. Em que é que isso muda o facto de terem expulso uma pessoa por ter opiniões diferentes?

      Tal como este post, também tive oportunidade de ler o que motivou tal expulsão e são idênticos! Traduzem uma opinião livre e diferente coisa que existe entre benfiquistas desde a nossa fundação!

      Benfiquista atento

      Eliminar
  14. Oh GB és mesmo um aziado,se estás mal e sempre do contra muda de clube,se não queres Vieira candidata-te se não queres Jesus contrata um treinador,mas por favor não metas mais nojo que um cão com raiva,ah já agora mete o teu blog no sítio senão qualquer dia ninguém te lê tamanha é a tua anti.
    Tenho pena que sejas assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olh conseguiste ler nos meus comentários desacordo com o Vieira? Lol és o maior

      Eliminar
    2. Ora aqui está um comentário anónimo totalmente desajustado. Mas foi também assim, à conta de muita raiva de quem nos lê, que este blogue chegou onde chegou.

      Ninguém gosta, mas todos vêm cá ver o que se escreve :))

      Eliminar
    3. Quando se vai de carro e há um grande acidente também toda a gente quer ver e alguns até param o carro! Isso traduz qualidade ao acontecimento?....

      Eliminar
  15. BENFIQUISTA DE GAIA20/9/14 10:50

    EU se nao fosse BENFIQUISTA ...defendia com unhas e dentes ...o jesus o vieira e o artur.......so uma pergunta ...quem fez mais mal ao BENFICA;........O CARLOS MARTINS OU O artur.......votem por favor........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu se fosses benfiquista desistias da escrita!

      Eliminar
    2. BENFIQUISTA DE GAIA20/9/14 17:44

      isso era o que tu querias o infiltrado

      Eliminar
  16. Mas alguém alguma vez disse que Mourinho era um deus da formação? Nem sequer me lembro alguma vez de ele dizer q era potenciador de jogadores como o catedrático orgulhosamente se apelida.

    Quando o catedrático ganhar uma Champions com Derleys e Paulos Ferreiras pode sentar-se na mesma mesa que Mourinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mourinho meteu-se em assuntos que não são seus, e merece tambem que lhe lembrem dos erros que cometeu.

      O JJ tem de apostar no Oliveira mas o Mourinho não tem de apostar no Lukaku?!

      Ele que mande o Lukaku para a Luz que o JJ explica como se faz um avançado de classe mundial!

      Eliminar
    2. És muito tontinho mesmo! Primeiro diZes que o gajo não se gaba de ser formador e depois mandas essa do Derlei e do Paulo Ferreira.... Engraçado que o tal que nunca se gabou disso tenha sido o mesmo que há dois dias se gabou de ter feito uma grande equipa com jogadores vindos de clubes menores!

      Eu gostava era de o ver falar do matic!!!! Isso é que era! Paga 6M pelo gajo....vende-o por 5...e depois paga 25 para o levar de novo! Isso é que é ser um grande gestor!

      Benfiquista atento

      Eliminar
  17. Ai "tontinho"...tão fofo. A do Derlei e do Paulo Ferreira nada tem a ver com formação ou potenciar jogadores mas sim vencer com muito menos do que aquilo que deram a JJ. Exacto, fez uma grande equipa com jogadores vindo de clubes menores. Já JJ recebe craques por balúrdios (dentro da realidade nacional).

    Mourinho meteu-se em assuntos que não são dele em que sentido? Fazem-lhe uma pergunta sobre os planteis dos três grandes, ele responde sem ofender ninguem. Talisca tinha acabado de fazer um hattrick logo é natural que, sendo um dos novos jogadores, seja motivo de conversa. Porque raio JJ veio com Dartagnans? Agora aguente-se. JJ não tem que apostar nem Mourinho tem que apostar. Isso são tretas...agora JJ não pode (e é por isso que levou uma "tareia" das grandes) se armar no maior e não fazer essas apostas arriscadas. Pq "apostar" em gajos contratados por 6/7/8 milhões é fácil...agora apostar em putos da formação é que é mais complicado. Q avançado de classe mundial JJ fez????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a intromissao mas qual avançado de classe mundial O FUTEBOL PORTUGUES fez ????

      Desde Néné, Rui Aguas e Fernando Gomes, nao me lembro de nenhum.......

      Vou deixar Pauleta num nivel intermedio pq nunca foi um matador, foi o melhor q se arranjou qd o resto sao mancos.

      Nuno Gomes ? Postiga ? Almeida ?????

      A tua pergunta é ridicula !

      Mourinho compra craques, nao aproveita nada q ja nao esteja feito, e mesmo assim os resultado nao sao sempre os esperados. Nao vamos endeusar o homem, é um bom treinador mas ha melhor........muitos !

      Nelson.

      Eliminar
  18. Classe mundial tipo Drogba?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tipo Drogba q ja era matador no Marselha.........e chega ao Chelsea pela primeira vez com 25 anos........foi formado pelo Mourinho queres ver ?????

      Eliminar
  19. Fartinho da Silva20/9/14 14:19

    O Nélson Oliveira não presta , o Artur é que é muita bom! nough said...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No proximo jogo o JJ vai utilizar o Nelson Oliveira na posiçao do Artur.........comparativo ridiculo !

      Nelson.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking