O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A eterna questão que Jesus terá de responder, mas não a Mourinho... A LFVieira!

. 22 comentários

A propósito dos jovens das selecções nacionais jovens portuguesas não serem titulares e aproveitados nos clubes portugueses, o Mourinho aproveitou para disparar mais uma vez sobre o Jorge Jesus, como aqui escrevi ontem: "Aqueles que dizem que encontram jogadores no Chiado, e em Chelas, e que fazem deles os melhores do mundo, que agarrem nestes miúdos e façam deles os grandes craques."

É incompreensível que os jovens de valor portugueses não tenham oportunidades, mas é mais ainda que um Clube que tem nas suas fileiras João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Gonçalo Guedes e Nelson Oliveira e não tem, neste momento, nenhum deles como opção válida para a equipa principal... mas foi capaz de "entregar" ao futebol europeu jogadores que chegaram como desconhecidos e até "sem futebol" sequer para o Benfica no primeiro (ou primeiros) anos em Portugal.

Podemos discutir sobre os prismas e vectores que quisermos a qualidade de qualquer um destes atletas! Porventura, podemos até concluir que nenhum deles tem qualidade para o SLBenfica (sim, haverá obtusos firmes o suficiente para o dizer), mas há algo que é indesmentível:

- NUNCA JORGE JESUS "agarrou nestes miúdos"... e menos ainda quis incorporara a missão de "fazer deles os grandes craques."

Podemos apontar o dedo ao Mourinho, podemos justificar que estarão emprestados e que voltam para o Jesus apostar "agarrar neles", podemos fugir à questão e dizer que o Guedes ainda vai a tempo, podemos dar como exemplo muitos outros que não apostam também, podemos até dizer que quem aposta não ganha...

... Encontrem as desculpas que quiserem! Mas Jorge Jesus só poderá reclamar verdadeiramente para si o sucesso de potenciar jogadores (ou potencializar, como ele diz) quando não precisar de jogadores que lhe aparecem já catalogados com o potencial e até a rodagem necessária, precisando sim de um treinador que tenha uma brilhante capacidade táctica para todas as suas qualidades sejam exploradas com a dimensão que temos visto em jogadores que agora evoluem na Europa do futebol.

Formar jogadores é isso!
... O resto é ter, como José Mourinho diz, uma prospecção de classe mundial como tem o Benfica, capaz de descobrir os melhores (porém desconhecidos) jogadores e depois "dar-lhes um banho de táctica também de classe mundial!

Jesus nunca deslocará da sua classificação de grande treinador que faz jogar fantásticas equipas mas com jogadores de muita qualidade que lhe são entregues "já prontos" para a última etapa, aquela em que Jesus é "mestre".

NUNCA DESCOLARÁ DISSO, ENQUANTO NÃO O VIRMOS TENTAR E LUTAR PELOS NOSSOS JOGADORES NASCIDOS NO BENFICA, PELOS JOGADORES À BENFICA E DO BENFICA!

Jesus nunca lutou por estes e todos sabemos que nunca lutará por outros. O Guedes, porventura, terá um dia algumas oportunidades, mas se for capaz sozinho de chegar à tal última etapa em que aí sim o Jesus pegará nele e o fará integrar uma equipa que joga muito e onde ele poderá jogar muito... mas se lá chegar a jogar muito.

APOSTAR NA FORMAÇÃO NÃO É "FAZER CRISTIANOS RONALDOS"! Apostar na formação é "fazer" jogadores que serão titulares uns (poucos, porventura), opções outros e apenas alternativas outros ainda. Isto é apostar na formação!

Bem sei que é cómodo dizer que não se aposta na formação porque não temos ali 11 titulares ou que quem sai dali não pode ser titular do Benfica... dá jeito! É um argumento universal! Esquecem-se é das "apostas" que são feitas em jogadores que, não tendo qualidade continuam a jogar no Benfica e outros que ainda não terão essa qualidade e vão jogando para a ter... Isso é matar qualquer aposta na formação, escondidos atrás de um pseudo-argumento que a formação não tem jogadores preparados, que a exigência na equipa principal é grande (como se quem vem de fora andasse a mostrar mais que eles).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Podes sempre mandar um mail ao Mourinho a perguntar quantos jogadores já formou?
    Já sei,é melhor usar o cheque do patrão e comprar o que os outros fazem!
    Só uma curiosidade,se os jogadores acima citados são tão bons porque é que o Mourinho não vem deixar mais uns milhões ao Benfica e os leva?
    Olha lá!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado. Um treinador de uma equipa como o Benfica, R. Madrid ou Barcelona não é contratado para andar formar jogadores mas sim para GANHAR e potenciar ao máximo os jogadores que estão ao,seu serviço. E falo do Barcelona e bem; pois os jogadores que chegam da canteira e se fixam no plantel principal, não são formados pelo treinador principal, vêm já formados.

      JJ

      Eliminar
  2. O melhor exemplo do apresentado é a escola do Ajax.

    Falta saber se os ilustres aziados e restantes adeptos da formaçao da tanga se estao preparados pra criar uma grande equipe e depois desaparecer do mapa durante 5 ou mais anos sem disputar nada até ter de novo uma equipa de nivel.

    Falam q até cansa do Nelson Oliveira, qd o mesmo NUNCA convenceu as equipes de caca onde esteve emprestado, se nao serve pra mancos vai ja ser titular no plantel principal do Benfica.

    Haja paciencia pra tanto paleio de encher chouriço.

    Continuo a solicitar aos caros bloguistas q indiquem 1 so elemento das escolas do Benfica q nao tenha sido aproveitado pela equipa tecnica e seja hoje titular numa equipa igual ou melhor ao Benfica..........

    A conversa era a mesma com Roderick, com Miguel Rosas, com Yartey, com David Simao.........mas continuam a bater no ceguinho.......ja nao chegou esses q referi pra engolirem a vossa teoria da tanga.........continuem q talvez um dia alguem da estrutura do Benfica deixe de ser profissional competente e vos dê ouvidos........

    A postura do jogador português simplesmente deixa a desejar, sendo juniores do Benfica ja se acham craques, ja nao precisam de fazer mais nada pra chegar ao plantel principal, enquanto os humildes estrangeiros, ja sabem q nao terao nada de mao beijada e suam a camisola com modestia, so faz bem ao putos do Benfica serem emprestados fora de portugal pra baixar a bola, mas so os incultos desportivos pensam o contrario.

    Realmente o JJ nunca mostrou nada, caro Benfica by GB, o caro ainda menos, logo a sua opiniao so tem eco aqui pelo blog.......tal como a minha.......

    Continue ressabiado, talvez nos cruzemos no Marques a gritar pelo JJ e pelo LFV, eu com o paladar da vitoria, o caro com halito a Rennie !

    Nelson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas acha mesmo que emprestar um avançado a uma equipa pequena, que em 80% a 90% dos jogos, não faz outra coisa senão defender, desenvolve um avançado? Eu acho é que "desaprende"!
      O Roderick como refere, esse sim deveria ser emprestado a uma equipa que lute para não descer, talvez aprendesse um pouco mais, e não fosse papado pelo kelvin!!
      Avançados e médios ofensivos deveriam rodar em equipas ofensivas, tipo Estoril, Nacional, Maritimo, Guimarães e Braga, já os defesas e médios defensivos deveriam rodar pelas outras equipas que lutam para não descer, talvez assim os jogadores sobressaíssem um pouco mais!
      Vou dar-lhe um exemplo, o Guimarães tem um puto ganês o Bernard que é um verdadeiro craque de apenas 18 anos, e sobressai porque é uma equipa ofensiva, agora teste-o por exemplo no Moreirense (sem desprestigio) e veja o que ele rende, numa equipa sem mais ninguem para o ajudar e que apenas defende...
      Nem é preciso ir mais longe, olhe só para o Nani, é craque bom de bola, mas acha que sozinho vai fazer milagres no Sporting?
      Com o a formação do Benfica é precisamente as mesma coisa, com o Setubal quando o resultado era de 3-0 podia muito bem apostar em miudos para dar ritmo e entrarem sem pressão, agora apostar nos miudos quando se está a perder ou empatado, é demasiada pressão para os miudos, e, depois cometem erros como os de Roderick.

      Puro Sangue Lusitano

      Eliminar
    2. Fartinho da Silva19/9/14 22:26

      É isso tudo o Pizzi é que já se fartou de mostrar que vale 6 milhões por uma perna e o Bebé então meu deus, que craque é o novo Ronaldo!
      Continue a engraxar e a desconversar meu caro dá para ver que tem experiencia na coisa!

      Eliminar
    3. Nelson, é isso sem tirar nem por.

      Eliminar
  3. ... Encontrem as desculpas que quiserem! Mas Jorge Jesus só poderá reclamar verdadeiramente para si o sucesso de potenciar jogadores (ou potencializar, como ele diz) quando não precisar de jogadores que lhe aparecem já catalogados com o potencial e até a rodagem necessária, precisando sim de um treinador que tenha uma brilhante capacidade táctica para todas as suas qualidades sejam exploradas com a dimensão que temos visto em jogadores que agora evoluem na Europa do futebol.

    Formar jogadores é isso!


    Decida-se..........potenciar é uma coisa, formar é outra, afinal em q é q ficamos ????

    O JJ nunca disse q formava jogadores, o caro é q acha pq lhe apetece.

    Ele sempre fala em potenciar ou lapidar, como quiser, mas nunca formar, pra isso existe uma equipe B e escolas de formaçao.

    Obvio q um jogador chegando ao plantel principal so tem q ser "afinado", o treinador nao pode perder tempo com lirismos como aqui os bloguistas.

    Ha aqui é muita malta q quer q se faça formaçao no plantel principal e A TITULAR, e depois no primeiro erro sao os primeiros a criticar e culpar o treinador......so q ai sim tem razao pq isso poe em causa resultados, pontos e objectivos de epoca.

    No plantel principal nao ha lugar a tangas, isso seria puro amadorismo, coisa q vc's gostariam q acontecesse.

    Nelson.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartinho da Silva19/9/14 22:22

      No plantel principal não há lugar a tangas?! LOL a piada to dia...
      Artur para lá de qualquer limite aceitável, Cortez, Jardel, Emersom, iá conta-me histórias até parece que já não é recorrente ver mancos queridos do treinador a enterrar e a enterrar com créditos ilimitados, o Artur então já nos custou campeonato e taça mas isso vamos fazer de conta que não aconteceu...
      Puro amadorismo é fazer uma pré-época com o Luis Filipe a titular e apenas comprar reforços válidos nos últimos dias de mercado, e isto é uma análise simpática.

      O que gostaria que acontecesse é que existisse profissionalismo e objectividade e que se deixassem de negociatas lesivas para o clube.

      P.S. O NO não presta mas o Pizzi o suplente do Espanhol é um craque com cada perna avaliada em 6 milhões! Que granda LOL e que bando de ceguinhos bajuladores!

      Eliminar
    2. Caro Fartinho da Silva,

      Obvio q existem erros, senao seriamos campeoes do mundo, e principlamente existe um adversario do outro lado, tb existe este pequeno factor............pffffff

      Nao defendo o Artur, q tb nao acho q tenha nivel pro Benfica, fala de certeza de um golo q deu o empate mas pra ganharem ainda houve outro em q é permitido ao jogador chutar a baliza depois de passar por meia equipa.........seja coerente.

      As negociatas lesivas para o clube, gosto das papaias q manda, realmente os seus argumentos sao fantasticos, so se esqueceu de dar 1 so exemplo........más contrataçoes havera sempre em qualquer equipa do mundo visto q nao é so chegar e jogar, existem inumeros factores extras.

      O suplente do espanhol é mais uma aquisiçao como outra qualquer, se ainda nao o viu jogar no Benfica como pode dizer q nao vale os 6M...........até pode ter razao e nao os valer, ou entao valer o dobro.

      Puro amadorismo nao é fazer a pre epoca com o Luis Filipe, a pre epoca serve pra isso mesmo, ou vamos testar jogadores em competiçao ??????

      As suas intervençoes por ca so servem pra denegrir quem trabalha, ao contrario de si q so esta aqui pra mandar postas sem conteudo.

      Nelson.

      Eliminar
  4. Deves estar a confundir o Jesus que faz bons jogadores a partir de jovens com potencial com o outro Jesus que até paralíticos punha a andar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartinho da Silva19/9/14 22:12

      Então e o paralítico que temos na baliza é o q?

      Eliminar
  5. Essa, vinda do Mourinho é super engrassade, tamos de acordo?! Atão o homem so gasta milhões em estrelas, lembra-me lá quais os jogadores da formaçao em que Mourinho apostou nas equipas por onde passou?! Cambiasso, Milito, Maicon, Etoo, Terry, Lampard, Hazard, Ronaldo, Ozil, Ramos entre muitos e muitos mais? tudo ja feito. Com estes JJ faria melhor. O Mourinho perdeu um fã, eu que estou na mesma cidade e até ja cheguei a falar com ele. Quem nao se sente não é filho de boa gente. Come on City!

    ResponderEliminar
  6. incompreensível que os jovens de valor portugueses não tenham oportunidades, mas é mais ainda que um Clube que tem nas suas fileiras João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Gonçalo Guedes e Nelson Oliveira e não tem, neste momento, nenhum deles como opção válida para a equipa principal... mas foi capaz de "entregar" ao futebol europeu jogadores que chegaram como desconhecidos e até "sem futebol" sequer para o Benfica no primeiro (ou primeiros) anos em Portugal


    Fantástica análise. Resume perfeitamente a falta de ética de trabalho por parte de Jesus. Não há justificação possível para não apostar nos nossos. Nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será melhor mudarmos o nome para Sporting Clube de Portugal II... Só jogavam portugueses, tinham que ser do clube desde pequeno, depois se não ganhassem nada, paciência... Nessa altura vinha o GB, e o sombrinhas, todos contentes porque o Benfica não ganhava nada, mas apostava nos seus meninos... O BENFICA NÃO É O SPORTING! O Nélson Oliveira é o novo amor dos escribas deste blog... Foi dispensado de tudo o que é sítio, mas o culpado é o JJ... O Ivan Cavaleiro não teve oportunidades? Colocam os jogadores nos pincaros da lua e depois ficam admirados de não darem em nada...

      Eliminar
  7. Hoje, estou feliz com a goleada que o JJ deu ao Mourinho.

    ResponderEliminar
  8. Tem Graça GB que Jesus só é bom com jogadores já feitos, muita graça mesmo. Di Maria como sabem em 2009 era um craque planetário já pronto para ser dos melhores do Mundo, David Luiz na altura era o melhor central do mundo mas ninguém tinha reparado, Coentrão então meu era um defesa esquerdo (?) fantástico, Matic um trinco fenomenal, e Ramirez, e Markovic, e Gaitan, enfim tudo jogadores já feitos não era.
    Quanto ao Mourinho que por muito que custe aqui levou baile de JJ esse inculto não é, a formar jogadores é um ás tantos e tantos: lembro-me dos ultimos que formou o Di Maria, o Coentrão, o Matic tudo trabalho dele fantástico. Por outro lado Mourinho grande formador de jogadores como é possivel ter dispensado o marreco do Rodrigo e o central banal em comparação de Pepe chamado Garay. Incrivel não é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta do JJ merecia um post a o elogiar. Se JJ o tivesse mandado à merda, a conversa do costume não falharia... Como o "burro" foi mais inteligente na resposta que o doutor da mula ruça, devem ter ficado iguais, quando o Benfica ganha... AZIADOS1

      A resposta de um verdadeiro blogue benfiquista, de um verdadeiro benfiquista. O SUPER TALIBAN DEVE PENSAR QUE ANDA TUDO A DORMIR À SOMBRA.

      http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2014/09/dartagnan-da-mula-ruca.html

      http://guachosvermelhos.blogspot.pt/2014/09/uma-questao-cultural-e-de-fraca.html

      Eliminar
  9. O que interessa é vencer na equipa principal, a formação não interessa grande coisa.

    ResponderEliminar
  10. nelson oliveira nao mostra nada por onde passa , cavaleiro é um grande jogador para o deportivo restam cancelo e bernardo silva estes dois sim acredito neles . voces fazem muitos filmes e nao passa disso mesmo filmes , à esqueci me do miudo gonçalo guedes , bem qq dia vai entrar um iniciado de primeiro ano na equipa principal .

    ResponderEliminar
  11. - caso do dedo no olho
    - puxão da camisola ao jogador da lazio
    - rasgar a camisola do Rui Jorge
    - desejar a morte ao mesmo jogador
    - abandonar a conf de imprensa ja no Real Madrid
    - Só conhece um Ronaldo, o brasileiro
    - chantageou o Benfica para aumentarem-lhe o ordenado
    - saiu do chelsea e este fou campeão europeu
    - saiu do real e idem
    - casos de balneario no RM
    - já tinha mandado umas piadas indirectas ao JJ no passado ao dizer que a uns que se contentam com a liga europa, para além de os clubes que ficassem em 3º, na fase de grupos da champions não deviam passar para a liga europa.
    etc etc,
    Este gajo só quer é confusão e pensa que o mundo futebolistico só gira a volta dele, tem um ego e snobismo tão grande que nem mesmo alguns ingleses o suportam, nem os colegas de profissão.

    PS: Ó Geração essa conversa da formação já enjoa, o LFV, o JJ até o DSO já explicaram como se processa a integração, e o Benfica precisa é de vitórias e não a andar fazer experiências com jogadores que ainda não mostraram nada.

    Furabardas

    ResponderEliminar
  12. Porra, que é demais! Então o Jorge Jesus diz "potencializar"?!!! Pois, fique o meu amigo a saber que se o JJ o diz, di-lo bem, até bem melhor que os que dizem "potenciar", pois ambas estão corretas hoje em dia, se bem que diferentes no seu emprego. "Potencializar é «tornar potente, reforçar». Potenciar é mais usado como termo da matemática, «elevar a uma potência; efetuar uma potenciação», conquanto, como já o admiti, o termo potenciar seja hoje frequentemente empregue (muito boa gente o tem "empregado") no sentido apontado para potencializar. Critiquem o homem como e quando vos aprouver, mas não exagerem, pois tudo tem limites! Pim!...

    Um abraço

    Diamantino Cunha

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking