O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Verdade ou consequência.

. 32 comentários



NERD DA BOLA: DE ARTUR JORGE A VIEIRA, COMO DESTRUIR UM BENFICA CAMPEÃO

“O Artur Jorge chegou para destruir o Benfica” disse Isaías, no ano passado. O brasileiro que fez sucesso no clube da Luz na primeira metade da década de 90 foi uma das ‘vítimas’ da limpeza que Artur Jorge fez no Benfica quando chegou em 94 para substituir Toni, que acabara de ser campeão. Isaías expressou assim aquela que é a opinião de muitos adeptos, que consideram que o treinador que foi campeão europeu no Porto foi o responsável por ter destruído uma equipa campeã (com a conivência de Manuel Damásio), de tal forma que só 11 anos depois o Benfica voltaria a ser campeão.

Dos principais jogadores da equipa campeã em 1993-94, saíram logo quatro no final da época: Schwarz, Kulkov, Yuran e Aílton. Na época seguinte, saíram Abel Xavier, William, Paneira e Isaías, com Artur Jorge a ser despedido logo à 3.ª jornada. Pouco mais de um ano depois do célebre 4-4 em Leverkusen, já tinham saído 8 jogadores que entraram de início pelo Benfica nesse dia. Sobravam apenas Neno, Hélder e João Vieira Pinto.

Esse terrível cenário está agora prestes a repetir-se. Este ano, a confirmarem-se as saídas de Enzo e Gaitán, o Benfica terá perdido, no espaço de sete meses, Oblak, Siqueira, Garay, Matic, Enzo, Gaitán, Markovic e Rodrigo. Oito jogadores que certamente seriam incluídos pela maioria dos adeptos num onze ideal do Benfica 2013-14! Este Benfica terá sofrido, então , tantas baixas como as que Artur Jorge causou em duas épocas e com outra importante diferença: é que, naquela época, o Benfica conseguiu reforços importantes. 

Para a baliza chegou um tal de Michel Preud’homme; para substituir Schwarz chegou Dimas; para o lugar de Kulkov veio Paulo Bento e para substituir Aílton no ataque chegou Caniggia. Houve, portanto, muitas saídas, mas também houve boas entradas (ainda que Nelo e Tavares não estivessem claramente à altura de substituir Rui Costa e Yuran), o que ainda se está para ver esta temporada.

Já sabíamos que o Benfica tem todos os anos de vender alguns dos seus principais jogadores (apesar de, em agosto do ano passado, Luís Filipe Vieira ter dito, em entrevista à Benfica TV, que “este é o último ano em que vamos precisar de vender jogadores”), mas, por época, eram vendidas apenas 2 ou 3 estrelas do plantel. 

Depois do primeiro título de Jorge Jesus, foram vendidos Ramires, Dí Maria e David Luiz (este só em janeiro); na época seguinte saíram Coentrão e Salvio (que estava emprestado pelo Atlético de Madrid); em 2012-13 saíram Javi Garcia e Witsel e, na época passada, o Benfica resistiu às grandes vendas no verão, perdendo apenas Matic em janeiro. Foram 8 saídas importantes em 4 épocas. Este verão já vai em 5 saídas, sendo provável que passem a 7.

Dos 11 jogadores com mais minutos de utilização na equipa principal do Benfica da época passada sobram apenas Luisão, Maxi, Lima e Artur, curiosamente todos já acima dos 30 anos. Basicamente, só ficaram os jogadores que renderiam menos dinheiro aos cofres da Luz. O desmantelamento da equipa campeã que foi feito há 20 anos, está agora a repetir-se de forma ainda mais evidente. 

De resto, Manuel Damásio já veio a público dizer que “o Benfica está a fazer o trabalho que tem de ser feito” e que “olhando para os tempos que se vivem hoje e depois de uma época em que ganhámos quase tudo, qual é o gestor que não aproveita estes momentos para vender?”

A destruição do campeão está em marcha e é até elogiada por Damásio, que é uma autoridade nesse tipo de trabalhos. Da última vez, o Benfica enfrentou um jejum de dez anos, desta como será? E Luís Filipe Vieira ficará na história do Benfica como BEStial ou BESta?" - daqui.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. ahahaha esta bom esta bom...grande imaginacao!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/8/14 19:03

    Uma comparação disparatada pois temos o mesmo treinador e as condições do mercado são actualmente muito diferentes, assim como as razões pelas quais os jogadores saíram. Para além disso o plantel do ano passai não era um plantel, eram dois! E não há a certeza que o Enzo e o Gaitan saiam. Por isso, dar isso como facto consumando só prova a má fé de quem escreve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/8/14 20:38

      epah!!!
      Mas tu vês algum clube do MUNDO, que venda a sua equipa titular quase toda, após ter sido campeão???

      Isso é para clubes do meio da tabela! E para gestores ou presidentes do fundo da tabela...

      Jose Inacio

      Eliminar
    2. Anónimo7/8/14 20:51

      Não interessam as razoes. Ah e tal as condições do mercado são diferentes hoje. E depois?? O que interessa é o resultado final e esse está bem claro, tal como ha 20 anos, hoje estamos a destruir um plantel campeão.
      Rui

      Eliminar
    3. Anónimo8/8/14 15:22

      Oblak - vendido
      Siqueira- não era nosso
      Garay - vendido ( ou saia ou ia a custo ZERO )
      Matic - em que ano
      Enzo- vendido ao valencia - monaco - psg - Chelsea - Cuf - etc
      Gaitán - vendido " " " "
      Markovic - aquele que se o Sálvio não estivesse lesionado nem 10 minutos tinha jogado
      Rodrigo - que nem era nosso a partir de janeiro se calhar queriam que o Benfica o comprasse de novo
      ainda falda André gomes o titular indiscutível do Benfica que a par de Luisão fez todos os jogos
      e os outros todos que por ai se diz
      UMA COISA É CERTA NO FIM ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS QUE TEM ESTAS OPENIOES QUE TUDO ESTA ACABADO COMO NO ANO PASSADO AS TIVERAM EM RELAÇÃO AO GLORIOSO QUE NO FIM TENHAM UM POUCO VERGONHA JÁ QUE LATA NÃO A TEM E PAREM DE ESCREVER MERDAS DESTAS CONTRA " O SEU GLUBE " -
      CARREGA BENFICA

      Eliminar
  3. Neste momento até do benfiquismo de Rui Costa começo a duvidar. Do esterco que grassa no clube (Pedros guerras e afins) podemos esperar tudo. Se Rui Costa for Homem, não aceita esta palhaçada e demite-se. Ou então está obrigado a participar no circo. Porquê? Só ele poderá responder.

    De uma coisa tenho a certeza: se Rui Costa não pactuar com este nojo e sair, os sócios vão com ele até ao fim do mundo.

    Rui, a decisão é tua. Ainda és o benfiquista que sempre demonstraste? Ou danças conforme a música, como os outros de espinha dorsal flexível?

    ResponderEliminar
  4. O que os ratos do esgoto ( mpcp , Nandinho mentiroso Tomás , João Carvalho , Catedrático da Pilanorabo , Dr. boca gozada , João Santos e Fruta no rabo (são a mesma pessoa ) , Jorge Vieira , Jorge Neves , NSC , Pedro Vitória , Pedro Nunes , Esfera Portista , ATF , RedCeltic , Porteiro do Calor da Noite e amante do Pinto da Costa, Marquês dos Gays )

    tem a dizer sobre o que este Senhor da Televisão Portuguesa disse.Senhor esse que sempre foi honesto , imparcial e homem com coluna vertebral


    diz Carlos Daniel no programa Grande Área


    "«Eu creio que Luís Filipe Vieira, que elogiei várias vezes pelo plantel que fez o ano passado tem, independentemente das contingências e de percebermos que há uma realidade que afecta o Benfica, feito uma gestão do mais incompetente que eu vi até hoje no futebol português.

    Aquilo que está a acontecer no Benfica é absolutamente inadmissível e Luís Filipe Vieira tem que vir depressa explicar o que está a acontecer (…) porque agora parece quase uma anedota ouvir Luís Filipe Vieira há três meses falar de estabilidade, dizer que "fiquei com Jorge Jesus e foi a estabilidade, depois de ter perdido, que garantiu um ano tão vitorioso". Passados três meses, ouvimos isto e isto só dá vontade de rir quando se vê a forma como está o plantel do Benfica. Portanto, não faz sentido nenhum. Houve uma mudança de rumo, o tal projecto que o presidente do Benfica insistiu que tinha, aparentemente, desapareceu.

    Há negócios absolutamente incompreensíveis. O do Garay é um absurdo. Vender Garay por 6 Milhões, quer dizer, ou é gato escondido com o rabo de fora, ou então é um negócio ruinoso. (...)

    Vender Garay ao Zenit, ao preço, por exemplo, que o Dier do Sporting, é uma coisa que não faz sentido nenhum! (...) Mesmo o negócio Markovic, enfim, há uma série de circunstâncias que estão por explicar.»

    Carlos Daniel, jornalista RTP, in Grande Área, 6 de Agosto de 2014 e Benfiquista assumido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/8/14 20:22

      da jeito.
      um programa com octavio machado e Carlos janela na TVI, não se fala......

      Eliminar
    2. Gustavo07 Agosto, 2014 16:13

      Gustavo07 Agosto, 2014 17:44

      Gustavo07 Agosto, 2014 19:10


      Mas ca ganda troll que tu me saiste !

      Eliminar
    3. Eu estou de férias. Mas obrigado por te lembrares de mim, cabeçudo.

      Eliminar
  5. Olhando dessa maneira faz sentido e muita ja tinha reparado nisso,correcto shadows?
    Estou curioso para quer qual o tipo de resposta teorica que o LFV tem a dizer.
    Sim..alguem tem que vir justificar...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/8/14 19:11

    Transcrevemos aquilo que nos interessa para fortalecer o nosso ponto de vista. É uma opinião pois claro, e vale o que vale, mas na verdade este menino que escreveu o artigo acima, é uma sumidade na matéria. Será que já usava cueiros na época 1993/1994. Gostava de o ver a explicar o fenómeno que está a ocorrer lá para as bandas do Contumil, mas essa coragem ele não tem porque sabe o que lhe custaria a ousadia.
    Cumprimentos
    CR

    ResponderEliminar
  7. Fernando Coimbra7/8/14 19:21

    Em vez dos estupidos titulos "Exclusivo" e afins, sobre contas dos rivais avalizadas de forma amadora, talvez fosse bom pegar nos últimos 3 RC's da SAD. Perceber que a divida em empréstimos obrigacionistas a vencer em 2014 e 2015 é brutal. E sem apoio dos bancos portugueses não é mais possível adiar a resolução. Peguem no exclusivo e falem sobre isso! Quanto temos de pagar em Outubro e Dezembro????

    LFV vende porque tem de vender! A critica que lhe deve ser feita é diferente. É uma critica à gestão desportiva/financeira anterior a esta época. E ai sim, LFV foi mediano. Levantou o clube é certo, mas não soube equilibrar a luta entre poder desportivo e poder financeiro.

    ResponderEliminar
  8. Xico Caçador7/8/14 19:32

    Não chamem a Polícia Judicíaria para investigar o que se passa no Benfica que não é preciso.O Vale Azevedo por muito menos está atrás das grades.Ou LFV sai o quanto anos ou quando dermos por isso não existe Benfica.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/8/14 19:37

    A culpa é mais uma vez é do Pinto da Costa, que estava combinado com o Artur Jorge e com o LFV para destruir o Benfica.
    Mais uma teoria da conspiração num cinema perto de si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/14 03:06

      é "à pala" de acharem que é filme de cinema, que nas últimas 20 épocas ganhamos 3 campeonatos e desses 20, 14 foram parar ao mesmo museu.

      Eliminar
  10. Anónimo7/8/14 19:47

    mais uma digo o que saiu da boca de LFV (estes jogadores nao mais vestirao a camisola do SLB)

    ResponderEliminar
  11. incrivel como ah imbecis que iram voltar a cair na lenga lenga de vieira.

    ResponderEliminar
  12. ta mais do que na hora de o pessoal benfiquista corajoso e farto deste benfiquinha pouco exigente revoltar-se duma vez e sem medos
    o ngb tem capacidade de organizar algo mas parece que falta coragem para isso.
    ja deu pa ver que rui costa come e cala
    rui gomes da silva come e cala
    mas acredito que se nos jutarmos todos conseguimos correr com esta farsa de presidente duma vez por todas
    e depois ainda nos iram agradecer por termos corrido com lfv.
    vamos isto? ou vao continuar a espera?
    e este o momento. benfica tem de mudar e temos de saber o estado do benfica na realidade
    vieira para a rua volta la para o dragao .

    ResponderEliminar
  13. " Para a baliza chegou um tal de Michel Preud’homme " ...

    Consegui chegar até aqui, mas depois parei e interroguei-me... quem será este débil mental, que escreveu tamanha bojarda ? - Sim, porque só um débil mental é que pode bolsar tamanha ignomínia sobre um guarda-redes considerado dos melhores do mundo, extraordinário profissional, que se despediu aos 40 anos de idade num jogo na velha Catedral contra o Bayern de Munique, passando o testemunho curiosamente a um dos piores g.redes que passou pelo SLB ...mais uma extrodinária contratação do " sacristão da Carrregueira " ... eh ! eh! eh!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. M. Silva7/8/14 20:31

      Aconselho-te a pegar num dicionário e procurar a palavra "sarcasmo".

      Eliminar
    2. Ensina-me tu ó sábio... é que aquilo não foi sarcasmo... foi sim ignorância pura e dura !
      É que o Eduardinho, do mesmo modo que referiu o Dimas o Paulo Bento e o Caniggia como substitutos do Schwarz, o Kulkov e o Ailton, podia obviamente ter dito que " um tal de Michel Preud'homme vinha substituir o seu futuro grande amigo Neno ...

      Eliminar
    3. Anónimo8/8/14 03:09

      tens de começar a ler os textos todos e a não parar para descansar a cada parágrafo. se o fizeres podes ver o burro que estás a ser. lê a parte final do parágrafo anterior a essa frase e pede desculpa

      Eliminar
  14. S.O.S SALVEM O BENFICA , DEMISSÃO DE LFV JÁ7/8/14 19:53

    Valência , Corunha , Atlético de Madrid , Monaco , não é por acaso que a grande maioria dos jogadores que saem do Benfica tem sempre algo em comum (Jorge Mendes e construções de novos Estádios ).Este negócio empréstimo é ridículo e é só para queimar o Bernardo Silva e ajudar o Jorge Jesus a desculpar-se em não apostar em alguns dos jovens da formação.

    Este negócio basicamente resume-se a Jorge Mendes colocar os seus elementos onde ele quer.Na teoria não é o Presidente do Benfica mas na prática Jorge Mendes é o verdadeiro Presidente do Sport Lisboa e Benfica.Basta ele sussurrar que logo é entendido como uma ordem suprema.

    O Sport Vieira & Corruptos precisa de dinheiro como de pão para a boca , e não se importa de participar em " esquemas " e "negociatas escurinhas " para não dizer obscuras para obter esse dinheiro.O Sport Vieira & Corruptos está na mãos de Jorge Mendes e dos seus caprichos ou maus humores.Neste momento o Benfica deixou de ser um clube independente para ser uma empresa de venda e compra de jogadores dos clubes internacionais de Jorge Mendes e servir de cobaia para experiências que este deseje fazer.Na prática Jorge Mendes é o real Presidente do Benfica e LFV uma mera figura decorativa , o denominado testa de ferro , dá a cara como Presidente mas quem manda é Jorge Mendes.

    Com esta gestão danosa de LFV , o resultado só podia ser esse.Entregar o Benfica de mão beijada ao sistema que manda e tem o poder do futebol nacional.

    Este empréstimo de Bernardo Silva parece evidente que não Beneficia nem jogador nem Benfica , à excepção de Jorge Mendes , LFV e JJ.

    Apesar do enorme talento de Bernardo Silva , este empréstimo significa que não vai acumular minutos e mais minutos que é o que um jogador da sua idade precisa para evoluir.O Monaco é um dos novos ricos e vai contratar uma truta para a sua posição , daquelas que são de topo e Bernardo terá a vida muito difícil mas tem qualidade mais do que suficiente para supreender e afirmar-se mas mesmo que faça isso a sua evolução acabará por ser sempre prejudicada.

    Quem fica a ganhar com isto é Jorge Mendes , ganha mais um dinheiro em comissões , LFV e JJ que assim já não tem a pressão dos Benfiquistas para apostar no jogador.

    Como é habitual no Sport Vieira e Corruptos nenhuma informação foi dada aos sócios , não sabemos se os jogadores foram emprestados (Rodrigo e André Gomes não são nossos e vão por empréstimo ) , vendidos , nem o preço que o Benfica recebeu ou se recebeu algum dinheiro pelo empréstimo ou venda.

    Continua a falta de transparência e os "esquemas sujos" que envergonham quem realmente é Benfiquista e ama este clube.

    Só espero que de uma vez por todas os verdadeiros Benfiquistas acordem e ajudem a salvar o que resta do Sport Lisboa e Benfica e não irem tarde de mais.

    Viva o Sport Lisboa e Benfica

    ResponderEliminar
  15. Ainda hoje li noutro local BdC dizia assim nao estamos preocupados com a crise do Bes,temos tudo controlado ao contario de outros clubes entao aqueles posts do Benfica Eagle sobe os momentos actuais dos clubes que o Sporting e FCP estao numa situacao dificil ainda com mais passivo que o Benfica olhem que nao parece ao contrario ate parece que respiram saude financeira a rasca esta o Benfica para estar a desfazer-se da sua equipa campea o que nao acontece com os outros,posso parecer parvo porque muitos de voces ja exp[licaram varias vezes a situacao e tambem tenho lido muito por ai principalmente por blogs considerados nao talibans da net aqui tudo esta bem a situacao esta controlada pela direcao so que eu nao acredito porque mete-se pelos olhos dentro que a algo nao esta assim tao bem,nao podemos comparar esta debandada com a de Manuel Damasio porque LFV esta fazendo muitos milhoes com os jogadores que vao sendo vendidios enquanto com Manuel Damasio saio tudo ou quase tudo de borla este comprou bons jogadores mas com treinadores mediocres LFV para esta epoca compra jogadores mediocres a mim ainda nenhum me convenceu mas com um treinador que pode potenciar alguns destes jogadores,vou continuar confuso por mais algum tempo porque raio a crise do Bes so afecta o Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo7/8/14 20:09

    Agora só aqui venho de vez em quando, a merda postada continua a mesma....

    Ass. Fernando Santos

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/8/14 20:14

    Aqueles que votaram em LFV nas ultimas eleições deveriam agora exigir explicações acerca daquilo que se passa no nosso clube, já que este é dos associados e não de meia duzia de iluminados, que nos estão a levar para uma situação incontrolável, desde a venda de jogadores a preço de saldo até outro contratado como bom jogador e sem ter feito provas do seu real valor ser vendido a um clube cujo presidente é um associado dos corruptos e com intenções de um dia ser presidente do mesmo e também amigo do presidente do SLB, associado e dragão de ouro dos corruptos do porto. A desculpa do BES é uma desculpa de mau pagador e parece que não é o caso, por isso está na hora dos BENFIQUISTAS com eles no sitio recolherem as assinaturas necessárias para ser convocada uma AG para correr com os iluminados que regem os destinos do nosso CLUBE, antes de cairmos mais uma vez na situação em que nos deixou alguem que nesta altura é cliente de um hotel prisional em Lisboa. E PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA.

    ResponderEliminar
  18. nos últimos 25 anos escolhemos mal quem nos comandasse.
    os resultados estão á vista.
    ou nos aparece um Abramovich ou desaparecemos...
    á um mês o BES era um banco sem problemas, agora desapareceu...
    só não desapareceu porque o estado pôs-lhe a mão..
    acham que nos vao fazer o mesmo?

    ResponderEliminar
  19. Acho que o benfica fez muito bem emprestar os dois jogadores hoje.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/8/14 03:18

    o garay foi comprado ao preço da uva mijona depois de ter brilhado num clube de meio da tabela espanhol, e depois de ter ganho alguns títulos e só ter sido o titular de uma selecção finalista do mundial, foi vendido por uma uva mijona e um copo de vinho.
    e vende-se porque se tem de vender? vende-se porque não era possível ter comprado tanto "sem dinheiro para papel higiénico"!
    vale e azevedo e damásio ao lado deste são bons moços, vilarinho é um bêbado com dinheiro.

    ResponderEliminar
  21. Miguel Silva8/8/14 12:51

    Engraçado. Podia jurar que foi o mesmo homem que contribuiu em muito para a conquista do Triplete. Isto há coisas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking