O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Fundos, jogadores contrariados e a Doyen.

. 35 comentários

"Não há almoços grátis." 

É uma expressão utilizada em tantos cenários e neste, do futebol, também está totalmente certa.

Na sequência da troca de palavras entre o Sporting e os representantes do fundo Doyen, revelou hoje o clube de Alvalade em comunicado vários episódios que, a serem verdade, são preocupantes e revelam como as relações com fundos de investimento são tudo menos no interesse dos clubes.

Conta o Sporting no ponto E):

"e) O Sporting admitiu ao agente do atleta a possibilidade da sua transferência em condições que fossem vantajosas para o Clube e que permitissem a manutenção de outros activos. Cumulativamente sempre foi referida a necessidade de total sigilo perante o jogador para não afectar o seu rendimento pois a sua saída não era garantida. No dia 23 de Julho foi comunicado ao mesmo, a intenção do Sporting manter o atleta e que por isso deveria deixar imediatamente de estar no mercado. Foi garantido ao Sporting que o mesmo seria feito e a sua vontade seria respeitada. Foi com estranheza que somente após este momento o Sporting começou a ser confrontado com a recepção de propostas pelo jogador. A partir desse momento, e contrariando o que ficou combinado, existiram várias reuniões com clubes realizadas pela Doyen a oferecer o nosso jogador Marcos Rojo."

O ponto J) revela algo ainda mais preocupante:

"j) Perante a gravidade das afirmações e inverdades comunicadas, vemo-nos forçados a informar que o mesmo CEO, no início da época 13\14, enviou ao Presidente do Sporting, vários sms abusivos, entre os quais, um com uma mensagem informando, em letras maiúsculas, que: “O MARCOS ROJO VAI PARA O [CLUBE ESTRANGEIRO]” e que “SE NÃO O DEIXAREM ELE VAI COMEÇAR A PROVOCAR PROBLEMAS NA ACADEMIA”. Para além de ser mais uma prova evidente da ingerência que a Doyen faz perante aqueles que chama de seus parceiros veio a constatar-se que esta táctica é recorrente e apenas vai mudando o nome dos clubes."

Finalizo as citações com o ponto M):

"m) Não podemos deixar de nos mostrar preocupados com a incapacidade de um fundo que gere milhões e vários activos em fazer contas. Assim, 25% de 30M nunca será igual a 25% de 20M, nem mesmo com o facto do Spartak de Moscovo ter de receber 20% da mais-valia acima de 5M. Contudo não podemos estranhar esta incapacidade aritmética do fundo Doyen, pois o seu CEO, Sr. Nélio Lucas, conseguiu transformar uma proposta que fez ao Sporting de 20M, no dia 24/05/2014, para a aquisição do atleta Brahimi, em 6,5M para outro clube português conforme é do domínio público."

Poderão ler todo o comunicado aqui.

A actuação da Doyen neste caso é um exemplo claríssimo que os fundos de investimento, além de não revelarem quem realmente está por detrás deles, são um factor de desestabilização e não de estabilidade.

Elogiar um fundo de investimento destes é o mesmo que elogiar um mafioso ou um agiota. Eles não estão lá para perder dinheiro nem para ajudarem ninguém. Querem o deles, na altura que entenderem e como entenderem.

Daí eu ver com muita preocupação também o facto de vários adeptos do futebol elogiarem negócios com fundos, sendo que na esmagadora maioria dos casos, não fazem a mínima ideia do que é um fundo, de onde vem o dinheiro que o financia, nem sequer quem está por detrás desse mesmo fundo. 
Por exemplo, todos falam do Peter Lim como se o conhecessem desde sempre, tipo visita de casa. Ou como se fosse uma empresa que já conhecíamos. Não, não o conhecemos de lado nenhum.

Lembro aos mais esquecidos, por exemplo, esta reportagem que revelou que Luciano D'Onofrio aparece demasiadas vezes ligado a negócios da Doyen ou da Robi Plus.

Curiosamente, o Correio da Manhã online revela hoje que o presidente do SL Benfica "anda numa roda viva" para fechar contratações. Será que a pré-temporada vai começar agora, ou já tinha começado em Julho?

E diz o jornal parceiro do SL Benfica: 

"No entanto, Vieira, que chamou a si este dossiê, tem no Doyen Group (fundo de jogadores sediado em Malta) um aliado de peso, e as negociações intensificaram-se."

Além do caracter populista da tentativa de anunciar na entrevista de logo jogadores novos, que revela apenas preocupação em manter o poder, esta relação estreita com fundos obscuros revelam que o SL Benfica poderá não estar senhor do seu destino. Muito preocupante.

Durante anos criticamos o clube da corrupção pelas suas relações com entidades obscuras e pouco transparentes. Agora fazemos exactamente o mesmo que eles.

Depois o presidente do SL Benfica venha dizer que tinha jogadores contrariados. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Ainda no caso Mangala, o grupo Doyen comunicou que negociou a percentagem que tinha do Mangala directamente com o Man City. Agora faz mais sentido os 30M recebidos pelo FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz sentido nenhum!
      O detentor do passe é o FCP, e todo o dinheiro da tranferencia tem de ser pago ao FCP sendo que depois disso o FCP t de o distribuir pelos restantes... mas todo o dinheiro da tranferencia tem de passar pelo FCP.
      Gostaria de ver a CMVM pedir esclarecimentos sobre este negócio de forma a ser claro.
      Este faz lembrar o negocio do Hulk, eram 40M limpos... depois já era brutos.
      Acabe-se com os fundos no mundo da bola!

      Eliminar
    2. Em Inglaterra os clubes não podem negociar directamente com fundos, só são autorizadas negociações entre clubes

      Eliminar
    3. O que o Ouri diz não é verdade. Os clubes são, isso sim, proibidos de partilharem passes com outras entidades, ou seja, têm de ter 100% dos passes.

      Eliminar
    4. Ouri, o M.Silva já explicou e bem.

      Eliminar
    5. ok , está esclarecido

      Eliminar
  2. O Sporting CP como parceiro? Nunca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém falou nisso?!!!

      Eliminar
    2. Ontem o vice presindete do clube usar o Porto como exemplo de uma instituição que cumpriu com a banca era te-los como aliados....hoje utilizar um comunicado do Sporting como garantia de que o fundo é que está a agir de má fe é o que?....

      Enfim....

      Eliminar
  3. Tudo muito bem, até perto do fim.
    Crédito a uma notícia do CM (quando convém). E o facto de terem acordos com o Benfica não tornam o jornal em fonte privilegiada de informação.
    Por fim, extrapolar que a "roda-viva" para contratar tem a ver com a entrevista de hoje é, mais uma vez, como sempre, má-fé, para além de ridículo...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente os fundos ( agentes e empresários ) estão aí e estão para ficar...os clubes têm cada vez menos poder negocial já que os valores que vão sendo praticados sobem todos os dias...e estes agiotas servem se dos clubes o futebol está podre e bateu no fundo...

    ResponderEliminar
  5. Por outro lado, claro que os fundos são maus e uns mafiosos.
    Mas para escrever algo sobre este assunto convém contrapor os dois lados. Não apenas mostrar o lado que nos interessa.
    Claro que a conversa do Sporting será dizer mal do grupo e estes do Sporting. Mas interessa contrapor os dois testemunhos e depois escrever sobre isso, senão somos tendenciosos. No fim, até pode ir dar ao mesmo, e o Sporting ter razão neste caso.
    Claro que isto não é um jornal com obrigações neste sentido, mas seria agradável não comermos com informação seleccionada. Mas o blog é vosso, por isso façam como entenderem.

    ResponderEliminar
  6. Que revela apenas preocupação em manter o poder. Como? Não ouvi bem! Mas as eleições não são apenas daqui a 2 anos?

    Achas que é mau ter pressa para fechar o plantel? Eu acho que é uma excelente notícia!
    Mas andaram a criticar porque ainda não tenham fechado plantel e agora criticam porque quer fechar o plantel até ao fim de semana, data do primeiro jogo?

    Agora que já se viu o que valem os reforços e quem o treinador quer que fique é natural que se apresse a fechar o plantel, não só para não inflacionarem os preços dos jogadores como para que não escapem para outros.

    A critica e a maledicência habitual aqui, tipo preso por ter cão e preso por não ter.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irom,

      As eleições são daqui a 2 anos, e em equipa directiva que ganha tanto, não se deve mexer. Mandatos desportivos e financeiros sucessivos, são merecedores do 5º mandato, e respectiva maioria absoluta.

      Sobre a gestão desportiva, a mesma é exemplar, e é já um modelo na Europa do futebol : "Em equipa que ganha muito, deve-se demolir e reconstruir...".

      Jesus pede um G Redes, trinco, P Lança, vem mais um central, e um 8 para substituir Enzo, a ápoca começou no Domingo, e ainda estão para entrar 5 reforços, para cumprirem em competição a pré-época.

      Os adeptos dos clubes rivais, só podem e devem andar preocupados com esta gestão desportiva exemplar e competente, não acha? Entretanto, se o Peter e o Murphy se cruzarem nesta temporada, e há todos os ingredientes para tal acontecer, também todos já sabemos que a culpa será do Skomina ou do Proença, claro!

      Candido

      Eliminar
    2. Os benfiquistas já te conhecem. És um azul rasca e desbotado que passa o seu tempo aqui porque os blogues do teu clube andam pela ruas da amargura. Vai amparar o teu Capo que ele precisa de sair à rua!

      Eliminar
    3. A maioria absoluta só será realidade quando for, ou seja, após eleições. Neste caso têm a palavra os sócios e só os sócios.
      GR, Trinco e P.Lança para o lugar de Oblak, Fesja e Cardozo respectivamente. O central só se Luisão sair e o Enzo ainda não saiu, pois não faz sentido comprar, apenas estar atento e ter alternativa. Quando não há "vagar" na carteira, a escolha é mais difícil, são as clausulas os ordenados, tudo a querer "caroço" onde não abunda, portanto calma, ou então sempre pode dar uma ajuda (€).
      Preocupados após a Supertaça, eu acredito que sim.
      Proença tem sido um excelente árbitro, mas não para o Benfica.

      Viva o Benfica

      Vitor

      Eliminar
    4. Iron,

      O tal "Capo", creio que sempre foi Portista, e nunca sócio tri-color.

      Curiosamente, os adeptos benfiquistas desejam de forma mórbida a morte do tal "Capo", invés de elegerem um presidente competente.

      E agora Iron, deixo-lhe meia duzia de perguntas, que gostaria de ver respondidas:

      Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente com maior longevidade no Benfica?

      Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente da História do Benfica que mais Campeonatos perdeu para o FC Porto?

      Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que perdeu um Campeonato em sua casa para o rival FC Porto e "começou a chover debaixo para cima, apagou-se a LUZ e ficaram as trevas"?

      Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que durante o seu legado foi ultrapassado em títulos e troféus pelo FC Porto?

      Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que durante os seus mandatos o FC Porto mais títulos Nacionais e Internacionais conquistou?


      Luís Fililpe Vieira, será recordado como o Presidente que acumula mais derrotas, foram 5 derrotas na Luz para o Campeonato com o FC Porto, quando em 80 Campeonatos o FC Porto venceu como visitante 14 jogos?

      Consta-se que na festa de homenagem a Deco, o presidente Vieira foi convidado de honra (sem ele Deco não teria aquela carreira, esteve ausente porque tinha uma Casa do Benfica para inaugurar no mesmo dia), e nessa festa seria LF Vieira galardoado merecidamente com um Dragão de Ouro, como sócio da década do FC Porto.

      Um abraço do Candido (o fiel amigo do Fernando Pedro Tomás Santos Guerra)

      Eliminar
    5. O teu Capo irá para a história como o "Capo di tutti i Capi", a pessoa mais corrupta na história do desporto português.

      Os andrades irão para a história como o clube que apesar de ser andrade (outra razão de orgulho) passou também a ser conhecido como Porco e os seus adeptos como os "Corruptos". Só razões para se orgulharem, portanto.

      As suas vitórias já são geralmente conhecidos por terem sido obtida graças à corrupção generalizada, compra de resultados, de clubes, de árbitros, de juízes, da polícia, utilização generalizada do doping, etc., etc. A lista é muito longa.
      Tudo razões para se sentirem orgulhosos.

      E a "vossa cidade" já é mais conhecida como a Palermo portuguesa, epíteto dado pelo grande Mourinho.

      Tudo motivos de orgulho!





      Eliminar
  7. A mim faz-me muita confusão quando um clube que apenas tem 25%do passe de um jogador, ou seja, o jogador só está no clube por causa do fundo que se chegou à frente com o dinheiro, ache que ele é que decide quando o jogador sai ou deixa de sair. Quando foi para comprar o fundo era um bom parceiro, agora jà são uns mafiosos.

    Os clubes portugueses, sem fundos, não têm acesso aos jogadores que Benfica e Porto têm contratado nós últimos anos, por isso, ou aceitam as regras do jogo ou então é melhor não se meterm com eles.

    ResponderEliminar
  8. Tudo começou com o Caso Bosman e depois União Europeia, da treta digo eu, jogadores, empresarios, dirigentes e fundos, lavagem de dinheiro digo eu, fizeram o resto, ou seja deram cabo e estão a destruir uma das melhores modalidades desportivas. Aliás de há muitos anos para cá deixou de haver desporto e passou a existir negocios, e como em tudo o que o dinheiro toca, fica podre, o futuro do desporto não é muito brilhante

    ResponderEliminar
  9. Para atacar o Presidente Luís Filipe Vieira, este Shadows até é capaz de tomar o partido do Sporting e do Bruno de Carvalho, um tipo que já foi por várias vezes apanhado a mentir, sobretudo naquela em que disse que o Presidente Vieira tinha dito que as nomeações dos árbitros eram o melhor reforço. Este Shadows fala em situações pouco claras e assina Shadows. Era anedótico se não fosse triste e já quase patológico.

    ResponderEliminar
  10. Eu não gosto do B.Carvalho mas o que ele está a fazer é o caminho correcto para acabar com os agiotas que vivem a custa dos clubes de futebol e respectivos fundo, apostar malta nova e os estrangeiros todos com clausulas ridiculas, assinaram agora aguentem, querem ir embora clausula de rescisão ai não jogas mt bem fica ai a definhar 3 anos até ninguem mais se lembrar de ti!

    Ps: Quando fala o LFV é que para criticar/elogiar tenho que ver..

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh mas os agiotas para lhe pagarem 75% do passe já serviram!!!!!!!!! Vê lá se pensas antes da falar rapaz.

      Eliminar
  11. Portanto, para o shadows, a entrevista de logo tem como principal propósito o anúncio de novos jogadores para que o presidente possa manter-se no poder. Quando um presidente é eleito com 90% ou mais de votos a favor, vê-se logo que o que ele precisa é mesmo de dar estas entrevistas para se manter no poder, ah ah ah. Shadows, o que tu queres sei eu! eh eh eh, mas não chegas lá!

    ResponderEliminar
  12. No Benfica (diz-se) existem pessoas que estão a mais há muitos anos... seres humanos inaptos para a gestão... agora vem o Moniz coiso tipo vitima... MEU DEUS CHAMAM A ISTO GESTORES???????????????????????????????????????????? VAI LÁ VAI.... OS SALVADORES? CUM C.............. ABÉCOLAS!

    ResponderEliminar
  13. Sombras, já te chamaram o David borges, se é verdade ontem tiveste na tv.
    Quanto aos fundos é tudo bosta

    ResponderEliminar
  14. ´´já o anormal do comentadeiro do dia seguinte dos corruptos veio com uma história de ordenados em atraso do Luisão, a não ser verdade era sentar esse fdp num banco do tribunal por maldicência.``

    nem mais assim ke se devia fazer é assim ke fazem la em cima e os jornalista nao fazem esse tipo de noticias ke ja sabem ke lhes vai acontecer ,aki deixam isto acontecer é so frouxos!!!

    ResponderEliminar
  15. Tanto andaste, tanto andaste para chegares à tua conclusão favorita: o Benfica anda metido com os maus. Maroto do Benfica. Tau tau pra ele.

    ResponderEliminar
  16. Fui ler o comunicado do sporting e confesso que o ponto mais relevante do mesmo é a alinea h), na qual o sporting admite ter sido enganado numa reunião pelo CEO da Doyen, o qual se fez passar por representante do clube!!
    Benfiquistas, não digam que isto não é matéria para chacota. Então eles serão assim tão nercios para se deixar enganar assim?? E ainda o vêm admitir em comunicado!! De facto, isto é mesmo para rir.
    Só tenho pena que aqui apenas se aproveite para atacar o nosso presidente, até com isto. Será que o lema do benfica é assim tão dificil de por em prática?? "de todos, um" . Alias, neste blog, onde venho ha muito pouco tempo, só o EAGLE e o GB é que parece que entendem realmente o lema. O resto da equipa, confesso que só li SHADOWS e REDMOON, mas pronto é a minha opinião que vale o que vale.

    ResponderEliminar
  17. Então agora já interessa falar dos outros clubes para comentar o Benfica? :D

    ResponderEliminar
  18. Resumindo o Nélio Lucas lucra mais com o Porto

    ResponderEliminar
  19. Sem os fundos os clubes portugueses não tinham a qualidade que têm, nunca na vida conseguiam contratar certos jogadores. São um mal necessário...

    ResponderEliminar
  20. Comunicados do Sporting ou da Doyen venha o diabo e escolha-os....

    ResponderEliminar
  21. Os porcos são a tua família no jantar de natal!

    ResponderEliminar
  22. lfv quebrou uma das suas promessas neste tema fundos por exemplo.
    alguem aqui se lembra de lfv ter prometido com negocios de jogadores com fundos e empresarios no benfica nunca aconteçeria? eu lembro-me bem dessa promessa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking