O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 21 de março de 2014

Há coisas que nunca mudam!

. 30 comentários
É um facto, a equipa joga diferente das ultimas épocas.

Mais pragmática na forma como aborda os jogos, cai em cima do adversário desde cedo, num claro 1x4x1x1x4 com laterais muito subidos, cedo, para meter o primeiro e poder gerir o jogo, baixando a linha dos avançados e acima de tudo meter Enzo Perez a galgar metros com e sem bola no controlo do jogo e dos espaços, com isto aproveita a velocidade e talento em fase ofensiva dos 4 homens da frente. A capacidade de trabalho, dos mesmos 4, na fase defensiva, completa uma estratégia, que resulta. É um 1x4x4x2 que no papel é clássico, mas que no campo se desdobra muito bem tanto em fase ofensiva como em defensiva. E é assim que deve ser... a única táctica que é fixa é a 1x2x5x3, os matraquilhos! A equipa desdobra-se bem a atacar e dobra-se bem a defender. Palmas para o Jorge Jesus, ou não?..

Quando se olha para um treinador, tem de se olhar para várias facetas e numa das mais importantes, o nosso treinador não merece pouco mais do que umas vaias. A forma como gere a equipa a partir do banco.

No jogo de ontem contra os ingleses, Christian Eriksen entrou em campo e encostou-se á esquerda, caindo em cima do nosso defesa direito, Maxi Pereira, que é um Ás da entrega e no querer, mas o Joker da equipa nos erros posicionais defensivos. Maxi foi atrás do internacional pela Dinamarca e o seu bombeiro (jogo após jogo...)  Luisão, teve de ir tapar o buraco que Maxi deixava nas suas costas... a defesa abria repetidamente, foi assim durante 18 minutos (dos 76 aos 94) e nesse tempo, nas costas de Luisão se criaram dois golos para os ingleses... o estádio da luz tremeu. Por muito que ache Maxi descuidado, a culpa não é dele, é de Jesus. Maxi não tinha o apoio de Sálvio (ou mesmo por momentos na direita, de Sulejmani) a defender. Se alguém fosse e colocasse a mão a tapar a boca de Sálvio ele ia explodir de cansado. Jesus tinha no banco André Almeida e Markovic para render o argentino. Entrou o Sérvio... aos noventa e tal minutos, para queimar tempo... para o flanco esquerdo!   

Outras duas substituições, outros dois erros, na minha opinião:

Djuricic a jogar fora de posição e na zona onde menos pode render (insisto, é extremo.. tem de jogar com mais espaço, de frente para a baliza e fora da zona de choque dos centrais e trincos, joga frustrado), ainda assim esforçado o jogo inteiro... continua a tentar jogar sempre em "nota artística elevada" com toques elaborados, mas em zonas que não os pode fazer. Parte culpa dele (pode e deve jogar simples ali) e parte culpa do treinador que incentiva um jogo deste género (Recado para Jesus: Jesus se me estás a "ouvir", Urinar a fazer bonecos no chão também pode ser arte, mas não deixa de ser urinar!). Djuricic não aguentou muito mais frustração e acabou por sair orgulhoso pelo aplauso que a luz lhe deu, mas mais uma vez de cabeça baixa, entrou Enzo. Já o disse, é para mim o jogador mais importante deste Benfica, mas a jogar no sitio dele. Jogou na mesma zona de Djuricic, com o mesmo grau de frustração. Porque troca de jogadores e não acrescenta nada á equipa J.J.? Porque não fechar a equipa num 1x4x3x3 e descansar o estádio, mas acima de tudo a equipa? Passa um pouco a imagem de um treinador que não sabe mais, dependente da qualidade dos jogadores.

Cardozo, não faz falta á maior parte do tempo deste Benfica. É um jogador a mais numa estratégia que depende da capacidade que ele menos tem, a de trabalho defensivo... mas ontem estava a usar bem a sua melhor arma, estava a obrigar os centrais dos ingleses a ficarem fixos lá atrás, porque ele não saia de lá... e na fase em que o Benfica precisava mais que os centrais ingleses (um deles um trinco de origem com poder de passe médio/longo) não se envolvessem no futebol ofensivo, J.J. lança Lima com claras obrigações defensivas. Lima juntou-se ao meio campo, e deixou trabalhar á vontade dois, a partir desse momento, organizadores de jogo. O Benfica perdeu um homem na frente, o Tottenham ganhou dois no processo ofensivo.

Será este o treinador que se quer numa equipa da qualidade da do Benfica?  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Ó mestre da tática. Toma um xanax e acalma-te pá. Andas muito nervoso. O jogo de ontem foi fundamental e ainda bem que assim foi. Para a equipa acordar e sentir que não pode relaxar, nunca, até ter as coisa resolvidas. Mais uma vez nos quartos, e em sexto no ranking da UEFA. Calma, não te enerves, que isso faz mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se é assim! E sim, podes chamar mestre da táctica ao Snake. Percebe mais de futebol a dormir que todos nós acordados.

      Eliminar
    2. Eu estive calmo, por duas razões, primeiro a qualidade dos jogadores e depois a incapacidade do Tottenham. Com um adversário mais sério o Benfica sentir o chão a tremer. O ranking diz-me zero. O ano passado em que lugares andámos? Eu quero ver taças nas mãos do Luisão.

      Eliminar
    3. Obrigado Shadows, é bom perceber que o trabalho é apreciado. Faço por isso.

      Eliminar
  2. Excelente análise! Junta a isso o cansaço geral da equipa e o desnorte que o 2º golo provocou e fica tudo dito...
    Uma palavra para os assobios dos adeptos: VERGONHA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. Os assobios foram desnecessários.

      Eliminar
    2. Concordo, por muito que a equipa trema e os adeptos também, tem de ser a união a fazer a força. Obrigado Kiddo!

      Eliminar
    3. Eu vivo longe de Lisboa. Com sorte posso ver um jogo por época e por isso, para mim, ir ao Estádio da Luz é mais do que ir a um estádio. É ir ver o meu clube! Esse clube que nascemos com a sorte de amar e com o tempo vamos admirando cada vez mais e amadurecendo o nosso sentimento por ele. Juro que não consigo perceber o porquê de alguém entrar naquele Estádio para ver o seu clube e..assobiar! No Estádio apoia-se a equipa! Na conversa entre os nossos amigos podemos dizer mal o quanto quisermos. Mas NUNCA devemos mostrar aos jogadores que não apoiamos o Benfica e que somos a força maior que ele possui! Quem quiser assobiar pode ir ao estádio do dragão ou a alvalade ou....pró caralho!

      Cumps.

      Eliminar
  3. retirem o "Reservado" e metam lá uma cobra. faz mais sentido.

    ResponderEliminar
  4. O blog apenas disse o que aconteceu ontem notou-se de novo a teimosia que quase nos levava a perder... Onde já vimos isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos não ver mais. Assina o comentário.

      Eliminar
    2. A equipa pode ter momentos de menor capacidade, mas tem de saber reagir. As exibições têm vindo a descer de qualidade nos últimos 4 jogos, esta fase tem de parar antes de um mau resultado aparecer.

      Eliminar
  5. Qual é a equipa e o treinador infalíveis no mundo?
    Veja-se o ego dos que são considerados os melhores treinadores e jogadores do mundo!
    Se há (uma) coisa em que podemos creditar o JJ é na vertente táctica!
    Que erra? Há pois erra!
    E aí o companheiro "snake", se é treinador, ainda não errou?
    Na empresa onde trabalho, o encarregado, lagarto no coração e Andrade no nome, só é bom do portão da fábrica para dentro!
    Quando sai é uma merda de pessoa!
    Mas o boss insiste no homem!
    Pois claro, dá resultados!
    Olhemos ao conjunto das épocas em que o JJ está no Benfica e façamos,retirando as basófias, sacudidelas de capote e auto elogios, um resumo/balanço do seu trabalho.
    Resultados e valorização de activos.
    Sabedores do técnico e do homem que temos no banco, saiba a direcção da SAD enquadrá-lo na organização!
    É só que se deseja, porque o ADN do JJ, nesta idade (1 dia mais velho que eu) já não muda!
    Quem é que muda de ADN estando no topo da carreira com aqueles milhões a entrar-lhe na conta?
    E depois não me venham com Marcos Silva, Rui Vitória, Paulo Fonseca (viram no que este deu?) etc.
    Ainda tem muito frango para virar, e o S.L.B. não pode ser incubadora de treinadores!
    E já agora, por meia-dúzia de semanas, vamos lá dar um empurrãozinho àquela rapaziada!
    Relembremos o nosso estado de espírito no início da época e consideremos uma bênção o que estamos agora a viver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhando para o Jorge Jesus, e ao numero de títulos que trouxe ao Benfica, consegue continuar a achar que o homem dá resultados? Eu não. Quero um treinador com capacidade de decisão, que não disfarce os erros e os pontos fracos com arrogância táctica.. e acima de que nos traga títulos.
      Enquanto lá estiver será o treinador que tenho de apoiar, mas apoiar não é limpar o rabo a ninguém. É dizer a minha verdade. Obrigado pelo comentário

      Eliminar
    2. Nunca uma equipa portuguesa tinha chegado cinco vezes seguidas aos quartos de final das taças europeias!

      " O Benfica concretizou quinta-feira um feito inédito na sua história e do futebol português, ao conquistar pela quinta época consecutiva um lugar nos quartos de final das taças europeias. Sempre sob o comando de Jorge Jesus, os encarnados chegaram aos "quartos" da Liga Europa em 2009/10 e às "meias" na época seguinte, para, em 2011/12, ficarem entre os oito melhores da prova rainha, a Liga dos Campeões.

      Na época passada, o Benfica chegou mesmo à final da Liga Europa, a sua primeira desde 1989/90, e, na presente temporada, já garantiu a presença nos "quartos" da Liga Europa, nos quais vai defrontar os holandeses do AZ Alkmaar.
      Os encarnados nunca tinham conseguido este feito, nem mesmo nos anos 60 do século passado, quando chegaram a cinco finais, vencendo as duas primeiras, em 1960/61 e 61/62, e perdendo as restantes, em 62/63, 64/65 e 67/68. Foram, ainda assim, sete presenças nos "quartos", em 10 anos."

      Será que este pormenor sem importância de maior, diz-lhe alguma coisa sobre o valor do treinador Jorge Jesus ?

      Eliminar
  6. O Jorge Jesus meteu o Lima que ganhou e marcou um penalty e empatou o jogo. Acho que estão a dramatizar de mais. Relaxem :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, mas não deixou de acontecer o que eu escrevi... o golo que aconteceu de penalty no uktimo segundo, podia muito bem ter acontecido nos anteriores na baliza de Oblack.

      Eliminar
  7. Não gostava de ser treinador do Benfica neste momento a manta está a ficar curta são demasiados jogos seguidos em pouco tempo pode ser que o Sporting perca pontos e o Benfica ganhando as próximas 2,3 jornadas é campeão, o fundamental e o Jesus já percebeu isso é garantir o campeonato o quanto antes, quanto mais cedo melhor isso deixa pelo menos alguma folga para as outras competições, eu lembro que algumas boas prestações do Porto na Europa deram se em anos em que garantiram o campeonato muito cedo.

    João Santos

    ResponderEliminar
  8. Jasus Senhor, tu percebes tanto de análise futebolística como eu da cultura do bicho da seda.

    Tantos parágrafos, tanto texto, e não há uma única coisa que se aproveite nisto tudo.
    Rapaz, faz um favor ao mundo, e actualiza a tua compreensão do futebol actual.

    ResponderEliminar
  9. CONCORDO COM JJ NUM ASPETO. ESTA A DAR MINUTOS E INTENSIDADE DE JOGO A QUEM MAIS PRECISA. OS PROXIMOS JOGOS DEVERAO CONFIRMAR ISSO MESMO. ONTEM FALHOU AO NAO TIRAR OS EXTEMOS QUE,A PARTIR DOS 70 MINUTOS NAO CONSEGUIRAM AJUDAR MAIS OS LATERAIS. COM ESTA GESTAO NAO DUVIDO QUE VAMOS FICAR MAIS FORTES NAS DECISOES FINAIS. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
  10. Altamente este post é pena é o autor não ser treinador de nenhuma equipa de futebol profissional, senão estava aqui um novo Mourinho mas mais educado, mais honrado, um homem que a dar a sua táctica fá-lo em verso em que as estrofes rimam com uma subtileza só ao nível dos predestinados um ser superior que, se por sorte, fosse treinador do SLB, estávamos na liderança da corrida para a conquista da ....... Manutenção da 1ª divisão de associação distrital de Futebol de Lisboa. Mas não cospe no chão, não mastiga pastilhas, sabe falar como um erudito. Enfim mais um com saudades do Quique Flores, do Fernando Santos ou de um Artur Jorge,
    Assinado por Hot Granizo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa...gostei da ironia e subscrevo por inteiro.
      Por estas e por outras é que uns são treinadores de uma equipa que esta em todas as frentes e outros escrevem blogs...haaaa e ainda á os que vão para a bancada...
      N. Quaresma

      Eliminar
  11. "insisto, é extremo"

    Extremo? Extremo é que ele não é. É um 10, e Jesus quer que ele sejam um 9,5. E pode sê-lo, mas falta-lhe vontade

    ResponderEliminar
  12. É por já se conhecer bem estas "Paragens Cerebrais" do mestre da táctica que eu continuo a dizer que "Reservados" são uma imbecilidade numa altura destas que estamos a lutar por todas as competições , mas ainda estamos muito longe de ganhar o que quer que seja....

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  13. Snake, onde é que treinas ???
    Epá, deves ser um Special One escondido.
    Falar é muito bonito, mas na prática é tudo diferente.
    Continuo a dizer, ainda vão chorar muito a partida de JJ .
    N. Quaresma

    ResponderEliminar
  14. Outros treinadores no Benfica já tiveram grandes planteis, mas nunca tiveram uma grande equipa como esta. Porque será?

    ResponderEliminar
  15. Ontem houve 2 factores que não percebi:
    1) Porque não jogou o fejsa mas sim o pastelão gomes
    2)Porque é que não se tirou o sulejmani mais cedo (principalmente .logo após se ter aleijado no braço)?
    PS:Estive no estádio e não me lembro de assobios contra a equipa
    André Pinheiro

    ResponderEliminar
  16. concordo com o retrato que faz do maxi mas discordo da analise que fez da sua actuação nos golos.
    no primeiro luisão saiu da sua posição seguindo o ponta de lança deixando deste modo um enorme buraco na defesa que não foi compensado pelo ruben, porque ele tem dificuldade em o fazer e depois porque naquela altura fisicamente estava desgastado, e o remate passou precisamente pelo buracão deixado pelo luisão portanto não estou a ver onde maxi é o único ou o grande culpado do golo.
    no segundo embora bem colocado per deu a bola de cabeça para o avançado mas com a atenuante do jogo de cabeça não ser o seu forte para mais com a grande diferença de altura que existe entre o avançado inglês e o maxi alem de que não deveria ser o maxi a marcar aquele avançado ainda assim acho que poderia ter feito mais mas considerar o maxi a razão de todos os males neste jogo acho um exagero.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking