O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Piadas à parte... Isto é preocupante!

. 40 comentários

Instalou-se no futebol este "clima" que confirma que adeptos de clubes rivais se estiverem juntos ocorre uma batalha campal. Culpa de quem? Do fanatismo, é certo... mas não é menos culpa dos dirigentes que "alimentam" essa rivalidade para lá dos limites das quatro linhas.

Foi precisamente essa noção de possível caus que levou ontem a que os adeptos do Sporting tivessem ficado cerca de uma hora no estádio retidos "a aguardar instruções", enquanto ouviam avisos constantes de evacuação rápida por motivos de segurança. 

Muito tranquilizante... Saiam todos por motivos de segurança, excepto aqueles tipos ali ao fundo!

Podem dizer o que quiserem, que estavam do lado oposto à ocorrência, que tinham a rede e que não embatia neles nenhuma placa, o que quiserem... a verdade é só uma: as forças de segurança não os quiseram fora do estádio para haver problemas de confrontos entre sportinguistas e benfiquistas, para que as forças de segurança não perdessem o controlo sobre os adeptos adversários.

É caso para dizer que tiveram sorte... porque se por algum motivo tivesse acontecido ali algo que tivesse provocado problemas naqueles adeptos, teria sido um problema gigantesco. A mim pouco me diz se são os adeptos do Sporting ou do Arrentela. Eram pessoas... hoje são eles, amanhã posso ser eu.

Esta rivalidade para lá dos limites um dia vai dar em tragédia. Será que é preciso lá chegar?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Não discordando, mas e se tivessem sido evacuados e ocorressem cenas de violência entre adeptos?

    Acredito que tenha sido uma decisão complicada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, esse é precisamente o meu ponto!

      O futebol e as rivalidades estão tão extremadas que se acaba por se cair neste tipo de situações.

      Como dizem os brasileiros "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

      É suposto realmente o futebol estar transformado num clima em que se essas pessoas partilharem um espaço só sabem andar à borrada e acabar gente nos hospitais e na prisão?

      NÃO FAZ SENTIDO! E cabe aos dirigentes começar a pacíficar.

      Quem podia garantir que da mesma forma que se levantou uma placa daquele lado... não se levantava outra ali daí a uns minutos?

      Eliminar
    2. De acordo, mas já agora, que vejo por aí tantos lagartos indignados com a não evacuação, não os vi preocupados quando incendiaram as bancadas do estádio da luz...

      Eliminar
  2. Segundo os regulamentos, o Benfica pode ser sancionado.......Talvez se arranje um "negócio" à Taça da Liga.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202407109932251&set=a.1052507726115.9661.1628433512&type=1&theater

    Cumprimentos, Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É... mais ou menos o tipo de sanção que outros apanharam quando choveram bolas de golfe...

      Eliminar
    2. Fornece outro link que esse está "currently unavailable"

      Eliminar
  3. Acredito que se houvesse peças a cair na zona dos adeptos do Sporting, estes tinham sido evacuados simultaneamente, com um corredor reforçado no exterior do estádio.
    Como não era o caso, para quê promover encontros e possíveis escaramuças entre adeptos?

    Neste caso a "caixa de segurança" funcionou em ambos os sentidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está em causa. Já expliquei e volto a referir:

      Que raio de dilema essa que sujeita as forças de segurança a ter que optar... de que forma seres humanos "correm menos riscos" num simples jogo de futebol???

      Não havia nada a cair ali mas e se houvesse de repente?

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. acho que era pior se fosse no dragão! à quantidade de sportinguistas que se vêm misturados nas restantes bancadas com benfiquistas, não prevejo qualquer tipo de problemas! ja no dragão coitado daquele que não estiver na zona da claque! ja na luz são recebidos como deuses!

      Eliminar
  4. Bom dia, sou Luiz Sousa-Portista

    Excelente post, a principal questao a ser colocada é "Porque se parte do presuposto que devem ocorrer cenas de violencia??"

    Recordo-me bem de ver muitos FCP-benfica no fim dos anos 70 e nos anos 80, em que o estadio estava cheio, tudo de pé apertado (estas mariquices de cadeirinhas e espaço é recente) e além da zona Norte estar totalmente cheia, ainda havia milhares de benfiquista espalhado pelo estadio...
    E em cada golo do benfica todos festejavam no meio dos adeptos portistas e ainda se mandavam umas bocas e todos saiamos contentes e felizes de ter ido ao futebol... e embora fosse muito jovem nunca os meus Pais se preocuparam com o facto de ir sozinho.
    Esta nova realidade dominada por umas dezenas de verdadeiros atrasados mentais das claques (de todos os clubes) é uma verginha e obriga a medidas que custam milhoes aos contribuintes (quem paga os 600 policias destacados por tantas horas para escoltar esses mesmos atrasado mentais?).

    Enfim, não me parece que va melhorar, mas deveria ser encetado um programa centralizado para diminuir esse fenomeno tão negativo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso começou tudo com o teu querido presidente e outro figurão de seu nome Pedroto, que começaram a atiçar as massas umas contra as outras. Não nos podemos esquecer da história do futebol em Portugal. Sabemos bem quem são os verdadeiros culpados de toda esta realidade.

      Eliminar
    2. Ó Rui, bai-te f... Isso que contas deve ter-se passado nos anos 30 ou 40. Porque a partir do início da década de 80 eu lembro-me de ir às antas (com o meu velhote e irmãos) e de só festejarmos golos, ou sucessos, do Benfica... na Travagem!!! E só depois de sair do 29!, que lá dentro não faltavam dentes aguçados de gente de má raça. Tu pa mim vens de carrinho.

      Eliminar
  5. Concordo com a tua visão em relação às rivalidades exacerbadas que impedem um minimamente cordial convívio entre adeptos de clubes diferentes. É uma tristeza ver gajos à tareia por causa da cor do cachecol, e é uma tristeza não sentir segurança em ir ao estádio (no geral).

    Contudo, neste caso, os problemas estavam identificados numa zona do estádio, oposta à bancada onde estavam os adeptos do Sporting. Não fazia muito sentido, ou melhor, nenhum sentido, colocar os adeptos num espaço apertado (os corredores) quando os ânimos estavam um bocado exaltados, pelo adiamento do jogo.

    Na bancada, onde estavam, a segurança estava garantida, pelos vistos. Correu tudo bem e atribuir isso "à sorte" é não admitir que as coisas podem ter sido ponderadas e bem decididas. Porque não colocar essa hipótese?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não coloco isso de parte... aliás eu resumo o meu tópico numa frase:

      "Quando é que as rivalidades levadas aos extremos vão matar pessoas?"

      Nao seria muito mais lógico não estarmos num ambiente de "batalha de animais" e todos terem saido, sem confusões? Será que uns são menos benfiquistas e outros menos sportinguistas se souberem conviver com rivalidade?

      Eliminar
    2. "Quando é que as rivalidades levadas aos extremos vão matar pessoas?"
      Pergunta corrigida: "Até quando é que as rivalidades levadas ao extremo vão matar pessoas?"
      Resposta: "Enquanto houver pessoas".
      É assim em todos os interesses desta vida: dos países, dos negócios, das famílias, das regiões, das nacionalidades, das religiões, etc. etc.

      Eliminar
  6. Menos GB. Os problemas estavam na zona oposta e a caixa de segurança dentro do estádio acabou por tornar a zona onde estavam os adeptos do sporting a mais segura de todo o Estádio. Não é por aí. Apesar de achar que eles deviam ter sido encaminhados para os corredores internos não acho que a choradeira deles mereça grande eco. E, relembro, foi solicitado pelo Speaker que TODO o terceiro anel saísse das bancadas. Não sei se a policia impediu os verdes de sairem ou se quis que eles saissem e eles sim não quiseram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. menos porque não eras tu que lá estavas... pois eu tinha lá um familiar de uma pessoa que estava a ver o jogo comigo ao meu lado na bancada, um menor, e posso dizer-te que estava tudo menos tranquilo, pois não sabiam o que se estava a passar e menos ainda sabiam se não poderia "afectá-los" a qualquer momento.

      Eliminar
    2. se levaste um menor a' rua quando a proteccao civil avisou as pessoas pra ficarem em casa pois a tempestade ia atacar lisboa ao principio da noite e em que as duas maiores pontes da cidade foram fechadas ao publico.....grande irresponsavel!

      Eliminar
    3. Esse menor tem um pai que o deixa correr riscos. Num dia de temporal como o de ontem, ele correu tantos riscos ali como em qualquer outro lado na cidade (uma telha pelo ar, um ramo de uma árvore a cair, uma gaja a perder o controlo e a entrar pelo passeio adentro, sei lá... um candeeiro, um tampão a voar). Não deveria era que o deixassem sair de casa. Que visse o jogo na BenficaTV. Se algo ivesse acontecido a esse menor, era o pai o responsável, nunca o engenheiro da Edifer ou o tenente da PSP.

      Eliminar
    4. GB, eu tb estava no estádio. Os meninos estavam aos saltos a cantar "estádio de merda" e "vai tudo abaixo". Não me pareceram muito preocupados.

      Eliminar
  7. mais um post (ja sao dois hoje) a maldizer o Benfica e a sua direccao....este blog deve ter uma velinha acesa diariamente pra que hajam ocorrencias de maneira a que haja razao pra mandar vir com o Vieira....

    a claque do sporting estava sentada precisamente a mais de 200 metros das placas que cairam.....nao estando em perigo algum....

    maior perigo haveria se lancassem uma claque ao exterior onde mais de 60mil saiam pra casa....isso sim seria uma catastrofe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente um gajo quando tem um martelo na mão... vê pregos em tudo, mesmo que não o sejam.

      OH OBTUSO, a crítica foi ao risco que as FORÇAS DE SEGURANÇA sujeitaram SERES HUMANOS que estavam na caixa de segurança, não sabendo minimamente o que poderia vir a acontecer. Felizmente não aconteceu nada...

      Tenho a certeza que se tivesses lá o rabinho não achavas normal

      Eliminar
    2. Ó Benfica by GB qual a necessidade de ser ofensivo com uma pessoa que até tem muita razão de ser? Será porque ela tem razão?

      Eliminar
    3. OH quadrado! entao o fantastico planeador e assessor de risco que tu es ias lancar 7mil adeptos do Sporting na rua? LOL nao achas que a inspeccao que feita naqueles 30mins em que o jogo se atrasou nao foi feita a' volta de todo o estadio?? estas a querer provocar confusao e a lancar farpas.....so isso

      Eliminar
    4. A verdade é apenas esta, aqueles animais se sai-sem ao mesmo tempo que eu, e mais os outros 60mil que se deslocavam para os seus carros e transportes publicos de forma ordeira, iria gerar o caos e porquê, porque desde 1980 para cá tens um clima de terror entra uns palhaços de várias cores (que nem se identificam com as cores do seu clube, pois vão para jogos sem nada que os identifique) que a unica coisa que querem é andar à porrada para se sentirem homens.
      Esses animais estavam mais do que protegidos atrás de uma malha de segurança e que eu saiba, as bancadas ficaram sem pessoas em menos de 5 minutos (adeptos do sporting incluidos, ficaram nos corredores internos a aguardar autorização policial) e porquê??
      porque a policia sabe, que no meio daqueles 2800 sportinguistas estavam esses mesmos animais à espera de uma oportunidade para se armarem em homens.
      PS: correu tudo muito bem, sem stresses, foram todos para casa sem complicações logo correu tudo pelo melhor!

      Eliminar
    5. Ofensivo, sim... para quem está deliberadamente a tentar adulterar o objectivo do tópico. Vê lá se entendes:

      A CRITICA NÃO É À DIRECÇÃO DO BENFICA, PORRA!

      Eliminar
  8. Ridículo ! Vivo no estrangeiro com amigos portistas e sportinguistas e todos aplaudiram a boa reação e organização da evacuação do estádio sem pânico e violência em tempo recorde depois da decisão ser tomada. Estupidamente venho aqui para ler "benfiquistas" utilizar um não acontecimento para bater nos próprios dirigentes. Haja vergonha e um belo par de... para assumir o que são.
    E se cair um meteoro será que LFV economizou uns cêntimos em vez de construir uma cúpula ???

    Olha até vou mais longe. Foi um belo plano mal organizado que não resultou. O objetivo era claramente de matar adeptos do Sporting. Raio do LFV é tão mau que se enganou no lado. Espera espera, se calhar o plano era matar Benfiquistas para depois culpar os Sportinguistas. LFV é mesmo um génio do mal. :) :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vives no estrangeiro mas sabes ler em português, certo?

      Então vê lá se há no texto alguma critica aos dirigentes do Benfica pah!!!

      Eliminar
    2. Sei sobretudo ler entre as linhas.

      Eliminar
    3. Não há crítica aos dirigentes? Há implicitamente ao Benfica por deixarem os ranhosos sem jantar. Isso para mim chega.

      Eliminar
  9. Eu, se tivesse lá o rabinho (e era preciso que fosse verde) talvez me entretivesse a queimar umas cadeiras...

    ResponderEliminar
  10. Águia Preocupada10/2/14 13:56

    Aqui está um post oportuno e que levanta questões importantes.
    Não importa se estavam ou não a cair placas ou farrapos de lã da cobertura na zona onde estavam os adeptos leoninos. Estas peças comportam-se muitas vezes como um puzle e vai tudo em cadência. Se prever as condições atmosféricas é hoje comum e normal, já prever outras situações não é assim tão fácil.
    Acho que a polícia procedeu mal. Evacuava-os para os corredores e anulava qualquer responsabilidade do que pudesse acontecer.
    Quanto aos ódios extremados, todos têm culpa. Desde os dirigentes a todos nós adeptos com muita, MUITÍSSIMA RESPONSABILIDADE para os orgâos de informação. Ontem, enquanto saía do estádio e regressava a casa, ouvia a Antena 1 e pasme-se, a "preocupação"(?) deles era a possível violência que esta evacuação poderia causar. E diziam com toda a ênfase: "Vamos estar atentos a possíveis actos de violência"!!! Toda esta preocupação me soou a falso e confesso, entendi-a como incitamento a que tal acontecesse. Eles gostam de sangue, de guerra, de polémica e tudo fazem para acirrar para assim poderem ter temas "quentes" de que tanto gostam, para criticar os adeptos que não passam de marionetas nas suas mãos!
    O futebol tem que ser alvo de uma limpeza, começando quiçá nestes senhores da comunicação social!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deves pensar que as chapas estão amarradas com fita cola não? então vai tudo em puzzle? parecias o outro que dizia que a estrutura do estadio vinha abaixo e que o estadio desfazia-se aos bocados, quando o que se passou foi a força do vento que arrebentou o revestimento da cobertura de 1 ou 2 chapas apenas!

      Eliminar
  11. Mas que tal o pessoal se informar antes de dizer disparates?

    Os adeptos do Sporting estavam do lado oposto a zona afectada. Era mais fácil cair um avião no estádio do que uma placa se soltar e voar até lá sem cair e ainda perfurar a malha da zona de segurança. E se começassem a ocorrer problemas noutros lados demoraria sempre algum tempo a dar problemas de maior tal como demorou no sitio onde houve problemas. Andam a ver demasiados filmes se acham que quem reteve os adeptos não ponderou devidamente se estavam em segurança.

    ResponderEliminar
  12. Estrutura ....palavra com que o Viera passa a vida a encher a boca.

    A estrutura do Estádio bem como a deste Benfica de Viera nasceu com defeito e está podre.

    Mas, o que é mais risível é ver mentecaptos que se insurgem contra o que vai acontecendo não reparando que os episódios constantes da telenovela em que vive o Benfica têm o estúdio no seu interior.

    Se alguns não fossem tão trágicos quase diria que propositadamnete são encenados para os Benfiquistas não falarem da falta de títulos que acumula com um passivo na mesma dimensão.

    Isto ´so prova que a demolição da antiga Catedral foi mais um embuste estribado na manutenção quando o dito pai do Estádio diz hoje que isto é uma problema de manutenção porque os parafusos enferrujam !!!

    Ao fim de 10 anos temos isto ???? então se manutenção do antigo era cara. mesmo que fosse remodelado a deste vai ser sempre a facturar.

    O Benfica está entregue a trolhas ((com todo o respeito)) mas trolhas de terceira.

    Continuem a bater palmas porque a telenovela é infinita.


    ResponderEliminar
  13. Boa tarde a todos
    Chamo me Miguel e sou sócio e adepto do Sporting.
    O que se passou ontem digo desde já que não culpabilizo o Benfica nem ninguém da sua estrutura, culpo sim a policia pois o locutor do estádio disse 5 a 6 vezes para nós sairmos do estádio e ao fazê lo a policia não deixou como de seguida avança para carga policial ao fim de 1h dizem nos para irmos para um corredor onde ficamos mais 30m onde o espaço era inexistente, muitas vezes são estas faltas de bom senso que dá em violência, não quero com isto dizer que os grupos organizados são gente tranquila antes pelo contrário mas, a policia tem que perceber que em 3250 pessoas nem todas vão ou querem criar problemas.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  14. Gb excelente post com resposta do gandaia a altura parabens,ja muito foi dito aqui por isso pouco vou acrescentar olha tambem vivo no estrangeiro e escrevo mal mas sei ler bem ja muitas asneiradas se escreveu sobre o vendaval que se abateu sobre Portugal particularmente sobre o estadio da luz culpando-se uns aos outros o que se diz por ca Acts of God portanto a culpa nao foi de ninguem a mentalidade Portuguesa e que e mesquinha amam os seus clubes cegamente deixando-se toldar pelo odio eu ja vi um Sporting benfica no vellhinho estadio de alvalade com uma bandeira do benfica nas maos de pe entre os adeptos sportinguistas e ninguem me comeu porque me portei a altura sem ofender ninguem apenas puxei pelo meu clube educadamente sem ofender ninguem agitando a bandeira por isso ontem podiam ter sido todos evacuados juntos basta portarem-se como humanos afinal era um caso de emergencia e nao uma guerra mas como dizia um benfiquista acima o sr pinto da costa e o outro que ja la esta sao os causadores de todo este odio que acabara um dia em tragedia infelizmente,todavia estao a tempo mudem essa mentalidade odiosa o futebol e para entreter e alguem tem que se rmelhor que outros em tuda na vida e assim.

    ResponderEliminar
  15. Essa é que é essa, deitou-se abaixo o maior símbolo do Benfica, o estádio que todos com grande sacrifício ajudaram a construir com a desculpa da manutenção e os parafusos do novo estádio não duram nem 10 anos jajajajaja
                    Mais uma treta do querido rei sol desmistificada, o que me dói é que esta não tem remédio, nunca perdoarei tamanha loucura que acabou com uma parte do Benfica.
                    Nunca me cansarei de repetir, quem diz que este estádio é uma grande coisa nunca conheceu a verdadeira catedral, isso sim era um monumento imponente que acagaçava qualquer adversário. Agora temos um estadiosito que não tem nem escadas rolantes para o terceiro anel!!!
                    O florentino em Madrid que vive dos negócios da construção não tem tomates para por o Bernabeu abaixo mas também os adeptos não são tão mansos nem acreditam no pai natal... e desculpem se ofendi alguém e la as assembléias são ao domingo de manha em dia de jogo.

    ResponderEliminar
  16. Foi pena as placas não terem caído em cima da lagartagem que estava na gaiola, cães vadios!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking