O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O mundo do futebol tem pouco de bola, mas quase tudo de negócio.

. 12 comentários



A situação relacionada com as coberturas da Luz deixou a descoberto mais do que a insegurança que os adeptos presentes na Luz sentiram.

A explicação para o sucedido continua no segredo dos deuses. Os ventos fortes e o mau tempo foram comuns a toda a região de Lisboa e ao país. Daí que o que o mau tempo revelou foi uma manutenção deficiente e/ou uma intervenção na cobertura efectuada sem cuidados adequados para a intempérie anunciada.

As revelações do 'pai do Estádio da Luz', Mário Dias, complementaram essa ideia que já estava clara.
Algo não correu bem.

Ora, a empresa responsável por essa manutenção é a empresa dos irmãos Martins, a Martifer. 
Natural do concelho de Oliveira de Frades, desta empresa fundada em 1990 não teve grande história até chegar a Expo 98, esse 'grande plantio' que foi para a construção civil em Portugal. 

A partir desses ganhos, a Martifer vai estreitando relações com o poder e consegue apoios importantes para ser escolhida para muitas das obras do Euro2004. É a grande rampa da Martifer.

Consegue também ser um 'player' importante no lançamento do mercado das energias renováveis, quer em Portugal, quer lá fora.

Em 2007, recebe 199 milhões de fundos através de uma oferta de 25 milhões de ações, que foram colocadas no ponto máximo do intervalo de preços, 8,00 € por ação. Após o IPO, a Empresa contava com 65 mil novos accionistas.
A expansão da Martifer continua em força até 2012 por mercados tão vastos como os do Brasil ou os do EUA, sempre apoiada em sucessivos contratos do sector público em Portugal.

Mas nem tudo são rosas para a empresa dos irmãos Martins.

O resultado líquido atribuível aos accionistas foi negativo em 48,7 milhões de euros entre Janeiro e Setembro de 2013, o que corresponde a um agravamento de 47,7% face ao período homólogo do ano passado, quando os prejuízos da Martifer ascenderam a 33 milhões.

A Martifer informou também que o total da dívida líquida consolidada era de 378 milhões de euros no final de Setembro de 2013, um milhão acima dos 377 milhões registados no final de 2012, “devido essencialmente ao CAPEX de 10 milhões de euros e ao investimento em fundo de maneio”. Já no 3º trimestre de 2013 o grupo acordou um prolongamento de aproximadamente 30% da dívida para médio e longo prazo (MLP), 7 anos.

“O grupo continua focalizado no processo de diminuição da dívida líquida. Como tal, irá continuar empenhado no processo de venda de activos não core, especialmente parques eólicos, projectos solares e, residualmente, pela venda de projectos imobiliários, no decorrer de 2013 e ao longo de 2014. Ou seja, o objectivo continua a ser de obtenção de um nível de endividamento entre 230 a 250 milhões de euros até ao final de 2014”, sublinha a Martifer em comunicado.

Isto tudo para se perceber que a vida anda complicada para os lados da Martifer. 

O que se viu nesta situação da cobertura do Estádio da Luz foi a tentativa de excluir das responsabilidades os principais responsáveis pela integridade da mesma: a Martifer.

O silêncio curioso de Luis Filipe Vieira, também ele um homem da construção civil, que mais uma vez num momento em que era importante sossegar os benfiquistas quantos aos acontecimentos resolveu ficar calado até ao fim do jogo na terça, não foi surpreendente. Aquela frase de que 'afinal o Estádio da Luz é seguro' foi o único relatório que o presidente do Benfica resolveu apresentar.

Assim como a reacção do ex-presidente da CM Sintra e responsável durante muitos anos por obras públicas num dos maiores concelhos do país, Fernando Seara, que na TVI em vez de revelar indignação ou pedir apuramento de responsabilides, resolveu acudir e indignar-se por se colocar em causa a Martifer.

Após uma semana, já se percebeu que explicações por parte do Benfica não existirão. Os adeptos e sócios que pagam os seus lugares na Luz têm é que apoiar e rezar para que não venham novamente ventos demasiado fortes.

Assim como o processo da substituição do relvado, tratado de forma amadora, este processo da cobertura revelou que o director das instalações ou andava distraído ou resolveu achar que uma obra por concluir não precisava de medidas suplementares face ao temporal anunciado atempadamente.

Como no mundo da política, assim também o mundo da bola está instrumentalizado aos interesses superiores de terceiros. 

Paga português e paga benfiquista. É o teu dever. Explicações ou justificações são coisas que não deves exigir.  

Mas como em tantas outras coisas, isto pouco interessa para algum do adepto da bifana. 
Para aquele que vendo o Benfica vencer esquece tudo o resto que está mal.
Ou para o novo-benfiquista que vibra com derrotas nas decisões. O que interessa é estar lá, dizem eles.

Queria ver o que diriam se aquela cobertura tem demorado menos 7 minutos a sair do sítio.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Gostava que fizessem circular esta vergonha.

    Andam a aproveitar-se da imagem de um "símbolo" do Benfica para ganhar dinheiro.

    https://www.facebook.com/CD1904?fref=ts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto vem na linha daqueles que criaram uma página com o nome do Ricardo Araújo Pereira. Gente que é muito benfiquista, desde que obtenham ganho financeiro com isso.

      Eliminar
  2. Shadows, tu a dar-lhe e a burra a fugir!!!!
    A ti pouco te interessa que o BENFICA vá em primeiro ou em ultimo, o que te interessa é a saúde financeira da martifer.
    A ti pouco te interessa que o BENNFICA leve 4 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, o que te interessa é o que o M.Dias diz lá da África "profunda".
    A ti pouco te interessa que o BENFICA leve 5 pontos de vantagem sobre o 3º classificado, o que te interessa é discutir o novo relvado.
    A ti pouco te interessa que o BENFICA fosse a Paços de Ferreira um campo sempre dificil e tivesse ganho sem sofrer golos, o que te interessa é fazer conjeturas sobre o que podia ter acontecido com a cobertura, mas não aconteceu!!!
    Shadws, mais uma vez te pergunto, achas que esta é a ocasião ideal para discutir este não assunto? Tu que passas a vida a reclamar(com razão) pela falta de titulos??
    Só para te lembrar de que hoje é segunda feira e o BENFICA jogou ontem mas parece que a ti isso já não diz nada!!!!!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafarrico, eu falo do que quero. Se queres ler crónicazinhas à jornalista sobre um jogo que todos vimos, procura outro sítio. Além disso, já escreveram outros companheiros.

      Então diz lá quando é que é a ocasião ideal para abordar este tema? Daqui a 2 meses? Pró ano?

      Se preferes passar ao lado do mundo pantanoso das 'ligações' empresariais, estás à vontade. Eu não ignoro.

      Quanto ao resultado do Benfica, se consideras que JJ e LFV vibram com as vitórias, eu que sou um benfiquista de gema o que te parece??

      Abraço!

      Eliminar
  3. Na minha opinião, o jogo deveria ter sido cancelado no momento em que foi decretado pela Proteção Civil o alerta vermelho. Ou seja, a Proteção Civil não deveria ter autorizado sequer a deslocação de pessoas (e estamos a falar de 60 mil, no mesmo sitio) para o Estádio da Luz. E se isso foi consentido, para que servem então estes alertas, se ninguém os leva a sério? Quanto á manutenção da cobertura, penso que perante as condições climatéricas adversas, e sei do que falo porque quando saí do Estádio no topo da rua dos Soeiros o vento era tão forte que vi pessoas a cair levadas pelo mesmo, o que aconteceu não podia ser previsto por ninguém. Por isso acho um pouco injusto que a queda das chapas sejam atribuídas á falta de manutenção. Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jimmi, o caso coloca-se mais pela deficiente manutenção do que pela falta dela. E as declarações de Mário Dias foram de encontro ao que se passou.

      As construções são feitas para resistir aos elementos, e não para ceder. E não estavamos perante ventos ciclónicos. Ventos na ordem dos 100/120 km/h não são invulgares em determinadas alturas do ano em Portugal.

      Saudações.

      Eliminar
    2. Tens a tua opinião, a minha é diferente. As causas naturais não são previsíveis e não é por falta ou deficiência de manutenção que estes acidentes acontecem. E creio que a UEFA ao marcar a final da Champions para a Luz tem essas coisas todas em conta. Abraço.

      Eliminar
  4. " Placas de pavilhão voaram em escola do Porto e aulas foram suspensas "

    Andei a fazer algumas pesquisas, mas consegui saber que não tinha sido a Martifer quem tinha construído as ditas escolas, provavelmente a culpa é do presidente do Benfica !

    ..." Assim como o processo da substituição do relvado, tratado de forma amadora " ...

    Não sabia que também eras ESPECIALISTA em relvados... provavelmente até tratas por tu o Peter Knight, e até já visitaste o meu vizinho na Herdade dos Nascedios... quem diria !

    ... " Mas como em tantas outras coisas, isto pouco interessa para algum do adepto da bifana.
    Para aquele que vendo o Benfica vencer esquece tudo o resto que está mal.
    Ou para o novo-benfiquista que vibra com derrotas nas decisões. " ...

    Já vi que não gostas de bifanas? - provavelmente as vitórias do Benfica provocam-te alguns bocejos de tédio, também não te enquadras nos novos-benfiquistas ( esta confesso que não percebi ); então em que ficamos ? ... hum, já sei, és o tipo do adepto que me obrigava muitas vezes a mudar de lugar, porque não aguentava com certos indigentes que passavam o jogo a dizer mal de tudo e de todos, até os pobres vendedores de gelados, batata frita e queijadas de Sintra, não escapavam à fúria de quem está de mal com o mundo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário. Gosto bastante de bifanas e jolas.

      Quanto ao mundo, estou de muito bem com ele! Felizmente! Já não estou assim tão bem com quem prefere ignorar o que poderia ter sido um grande desastre.

      É um dos problemas de Portugal. As responsabilidades não servem para ser apuradas. É preferível assobiar para o lado e esperar(rezar) para que nada de mal torne a acontecer.

      E procuraste as notícias das barracas que voaram em Sta Ana do Caraças?

      Para terminar, não sei do que és especialista, mas sabes que quando não sabes podes sempre ir perguntar a quem sabe. Fica o conselho!

      Eliminar
    2. ... " notícias das barracas que voaram em Sta Ana do Caraças?

      Como estás bem informado, deves estar a falar da tua zona residencial...

      ... " Para terminar, não sei do que és especialista, mas sabes que quando não sabes podes sempre ir perguntar a quem sabe. Fica o conselho! " ...


      Ainda não tens "savoir faire suffisant " para me dares conselhos pá !

      E quando quiseres umas dicas da área em que eu sou especialista, eu forneço-te o POI da minha localização habitual, só que, como eu referi no meu comentário anterior deverás ter que deslocar-te até perto da Herdade dos Nascedios...!

      Eliminar
  5. O benfiquista paga e não bufa. Mas como a malta gosta, espero que continuem a levar na tromba. Fala-se muito do caciquismo noutras paragens quando temos um bem dentro de casa.

    Carrega orelhas, que os otários gostam e ainda te defendem...

    ResponderEliminar
  6. Pela lógica aqui apresentada temos que concluir também que as infra-estruturas do Aeroporto de Lisboa, por exemplo, também são defeituosas ou têm manutenção defeituosa (derivado a interesses económicos) porque também foram danificadas pelo mau tempo.. Os aviões também não deviam tar em condições porque não conseguiram aterrar e tiveram dir para Faro..

    A protecção civil deveria ter agido. E isso passava por cancelar todo e qualquer evento naquele dia dado que havia alerta vermelho. Houve 2 jogos em Inglaterra que foram cancelados à pouco devido ao mau tempo porque também houve estragos estruturais nas zonas circundantes aos estádios.

    A Natureza tem a sua força e volta e meia lembra-nos que quem manda aqui é ela. Se aquilo tem acontecido num belo dia de sol.. Agora no dia que foi com o mau tempo que tava..

    Parece-me um bocado teoria da conspiração. É apenas uma opinião.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking