O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Rony Lopes e o que falta à formação do Benfica: PLANEAMENTO!

. 81 comentários
E de repente... todos descobriram o Marcos Lopes, mais conhecido por Rony Lopes no mundo do futebol. Um miudo de 18 anos que joga no Manchester City e que chegou há dois anos e meio a Inglaterra vindo... do SLBenfica:



Há por aí quem vá dizendo que o City pagou 1M€ por um menino de 15 anos, mas na verdade pagou 500.000€, aos quais se comprometeu juntar outro tanto caso o Rony chegasse a jogar pelos seniores do City.

Chegou ao Benfica em 2006 e saiu em 2011 depois de algumas observações do Manchester City que conta, na sua estrutura de observadores, com o português Pedro Marques que fazia parte da equipa de scouting do Sporting.

Quando saiu do SLBenfica, Rony Lopes já marcava a diferença mas não era o único. Jogadores como o Filipe Nascimento ou o Rafael Guzzo, dos juniores e da equipa B do Benfica respectivamente eram jogadores que mostravam um potencial muito próximo do Rony Lopes  e que poderiam perfeitamente, num contexto semelhante, chegar a patamares próximos do luso-brasileiro.

Então se assim é porque o Filipe Nascimento este ano nem joga a titular nos juniores e o Guzzo também não é aposta certa na equipa B? A resposta está em dois factores: Metodologia e Planeamento.

Quem acompanha o futebol de formação sabe que no jogo jogado, no contexto de movimentação colectiva, há pelo menos três/quatro anos que o SLBenfica é muito superior ao SportingCP. A equipa, como um todo, onde actuavam Miguel Rosa, Nelson Oliveira, Miguel Victor etc era muito superior à equipa de Adrien, Carriço e Patrício. Mas individualmente os jogadores do Sporting (e escolhi propositadamente jogadores que não são "estrelas") afirmaram-se com maior facilidade que os jogadores do Benfica.

Portanto, ao nível da metodologia de trabalho, o SLBenfica privilegia o contexto de equipa ao nível dos escalões de formação ao invés do "trabalho individual" dos jogadores. Ou seja, na formação do SLBenfica não há tanta preocupação em desenvolver as lacunas técnicas, físicas e mentais dos jogadores, mas sim em contextualiza-los em "algo maior" que é o interesse e a integração colectiva.

É uma metodologia como qualquer outra e ao nível dos escalões de formação tem um resultado prático: Mais vitórias, melhor qualidade de jogo, melhor dinâmica de jogo.

Contudo, tem um problema: Não forma jogadores, forma equipas... o que não seria mau de todo se fosse possível transitar 11 ou 15 jogadores por ano para a equipa senior, algo que não só não é possivel como NUNCA o será nem no Benfica nem em qualquer parte do Mundo.

De um modo geral, o SLBenfica terá, porventura, os jogadores mais cultos e inteligente tactica e colectivamente... mas depois é o Sporting que tem os jogadores capazes de chegar e mostrar a diferença, pois são trabalhados e incentivados no contexto individual em benefício da equipa.

Isto explica uma parte do sucesso do Rony Lopes. Em conversa com um observador que conhece muito bem o Rony e que conhece como poucos a formação em Portugal, confirmei esta perspectiva, o Rony Lopes sempre teve qualidade como têm muitos que estão no SLBenfica, mas a saída para o City permitiu que ele fosse "esticado" para um nível superior, trabalhando outras dimensões que no SLBenfica já não iria ter continuidade, ou pelo menos não com a dimensão e amplitude que teve no Manchester City.

Voltamos então ao de sempre, é preciso planear e criar uma metodologia de trabalho com os jovens de maior potencial desde os juvenis, com vista a lançar esses jogadores na equipa principal. O Manchester City, por exemplo, tem aquilo a que chamam de Elite Development Squad, que não é mais que a antecâmara da equipa principal, mas que por si só não é garantia de futuro... é ali que se vai trabalhar para chegar ao plantel principal.

O Rony não apareceu agora no City. Já integrou a pré-temporada na época passada com o Mancini (com 16 anos), já fora o jogador mais jovem (17 anos) a marcar em competições oficiais pelo Manchester City, etc. O trabalho que está a ser feito com o Rony (como estão a fazer com outros jogadores da formação) tem um planeamento que já leva dois anos e que está agora a entrar numa nova etapa: a entrada gradual na equipa principal.

NADA DISTO É FEITO NO SLBENFICA! NADA...

É perfeitamente possível estabelecermos o paralelo entre o trabalho do Rony no City e dos nossos jovens no Benfica. Pois se é verdade que até podem dizer que hoje em dia não temos jovens que estejam no patamar dele, não é menos verdade que o patamar de entrada da primeira equipa do City é gigantescamente superior ao do SLBenfica, portanto o paralelismo é perfeitamente possível de estabelecer.

Dito isto, jogadores como o Fábio Cardoso, Rochinha, Romário Baldé, Gonçalo Guedes, João Nunes, João Cancelo, André Gomes, Bernardo Silva, Rafael Guzzo, Filipe Nascimento, Bruno Varela, João Teixeira ou Nelson Oliveira, (apenas para referir os mais referenciados) deveriam estar integrados num PLANEAMENTO com vista a desenvolverem, melhorarem ou potenciarem as suas características físicas, técnicas, tácticas e mentais com vista a poderem ser integrados na equipa principal.

Isto passa por ter, em primeira análise, um líder para o futebol do SLBenfica. Neste momento não há liderança e o treinador da equipa principal dá-se ao luxo de fazer o que entender, o treinador da equipa B faz o que o treinador da equipa A lhe manda e o treinador dos juniores e dos juvenis nem sequer têm nada a ver com a estrutura principal, aliás nem é permitido aos miudos sequer ver os treinos quanto mais...

Nessa liderança, que não existe, tem que haver um desígnio estratégico onde, entre vários outros, deve constar: Aposta Estratégica no lançamento de jogadores de qualidade no plantel principal, como factor de sustentabilidade desportiva e financeira.

Não acredito, nem com esta aposta tão mais bem feita, que todos os anos seja possível obter um jogador de top europeu da formação. Nada disso! Mas tenho a plena convicção que é possível anualmente lançar dois (no máximo três) jogadores na equipa principal que possam fazer parte da equipa e constituir boas soluções com valor acrescentado e alguns até titulares. Com muito trabalho, de vez em quando iremos sim ter os nossos jogadores de top, mas de anos a anos.

Esta aposta deve, depois ser complementada com um investimento, em menor dimensão, efectuado de forma criteriosa em jogadores estrangeiros que acrescentem valor imediato às equipa (caso de apostas como Markovic, por exemplo) e tenham também eles um elevado potencial de valorização.

Como perceberam, até esta fase o treinador não faz parte da equação. Aliás, a responsabilidade do treinador, na minha óptica e num clube da dimensão do SLBenfica, deve ser TREINAR e ORIENTAR a equipa respeitando os objectivos desportivos e o modelo estratégico do clube. O Benfica deve ter o treinador adequado à sua estratégia e não adequar a estratégia ao seu treinador.

Só desta forma poderemos perceber o que muitas vezes perguntam aqui os que NADA PERCEBEM de formação e de desenvolvimento desportivo que é, o que seria de jogadores como Miguel Rosa ou Danilo Pereira... noutro contexto que não aquele que conhecemos.

Ou seja, quero com isto dizer que tenho a absoluta convicção que o Miguel Rosa ou o Danilo Pereira seriam jogadores muito superiores ao que vemos hoje deles, se tivessem sido integrados num modelo de trabalho e, acima de tudo, de integração na fase final da formação (a transição para o plantel principal).

Aliás, isso mesmo referiu ontem o Rony Lopes no rescaldo da grande jogo que fez pela equipa principal do City: "Para ser sincero, é fácil jogar com estes jogadores, numa equipa com esta qualidade. É muito bom para mim e para o meu desenvolvimento, por isso espero continuar a treinar e a jogar com eles".

O Rony está a beneficiar do que é uma real aposta na formação - ou seja, do que é uma estrutura feita para maximizar o potencial dos jogadores - sendo que curiosamente aparece num clube que gasta milhões em jogadores e tem jogadores da elite mundial. Curioso, não é? Se eles conseguem apostar na formação, sendo que necessariamente só tiram um ou dois jogadores a cada três ou cinco anos... porque não precisam de mais.

Ninguém pede que nos jogos da Liga apareçam o Cancelo e o Bernardo ou que vendam o Cardozo para jogar o Nelson Oliveira, ou Gaitan para jogar o Ivan Cavaleiro.

O que está em causa é a viabilidade de ter um plano para estes meninos, escolher os jogos onde um pode ser titular, onde outro será suplente utilizado durante 15 ou 20 minutos, os jogos onde alguns jogadores serão convocado, nem tanto para jogar, mas apenas como uma medida de reconhecimento pelo seu trabalho e demonstração que a estrutura principal está atenta e disposta a arriscar.

Não é nada deixar os miúdos jogar aos soluços, em espaços de 5 ou 10 minutos em jogos onde o resto da equipa já está em quebra/descompressão, integra-los em jogos já decididos (como com  o Gil no sábado) e sem referências principais do plantel sénior impedido que aconteça o que refere o Rony Lopes de "ser fácil jogar com eles e isso ser bom para os jovens e para o seu desenvolvimento".

Isso não é Estratégia... É Estratagema!

Para terminar, ainda sobre o Rony e o designio estratégico atentem às declarações de David Platt, treinador de táctica do City quando na época passada integraram o Rony na pré-temporada:

"We have not brought Marcos out just to make the numbers up but because everything we have seen and been told from within the club suggested he could cope at this level.

He has had a couple of days on the training pitch and he has coped well – though at 16 we would not push him along in the same way as we push the seniors along.

The boy has taken well to the work and he wouldn’t be at our club now if we didn’t think there is the opportunity for him to develop into a first team player and to do that here at City you have to be talented. But we will take it slowly with him
"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

81 comentários

  1. Todos e mais um que depois tambem descobriu que o problema é falta de planeamento.

    É preciso genio para descobrir tanto.

    Toino das farturas

    ResponderEliminar

  2. Um facto estranho e para o qual não encontro justificação é o facto de o Guzzo ter sido na época passada, em muitos jogos que vi,
    titular da equipa B e este ano ter regressado aos juniores. Alguém tem explicação ????

    Quanto ao Rony. Porque é que o Benfica se desfez dele por esse valor simbólico ???? quando o City há dois anos não era o clube que é hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa é vender e vender.Isso é os novos troféus do Benfica.Campeonatos , Taças de Portugal isso é coisa do passado , o que está na moda é vender jogadores a preço de saldo e perder ano sim ano sim

      Eliminar
    2. Conde lá lá o topico devagarinho para perceberes. O problema do Guzzo é o mesmo do Filipe Nascimento e seria o problema do Rony se tivesse ficado. Aliás o miudo da uma entrevista ao maisfutebol em 2012, salvo erro, onde diz que saiu para lá para poder ser jogador profissional, ter uma carreira.

      acho que diz bem do que os miudos sentem sobre a formação no Benfica.

      Eliminar
    3. O Rony esta no City porque a familia foi viver para inglaterra.ja ontem chamei a atencao para que antes de dar palpites deveriam informar-se com anterioridade

      Eliminar
    4. MENTIRA!
      Precisamente o inverso... Ele para poder ir a família teve q ir por ele ser menor.

      Eliminar
    5. A familia quiz ir. Que melhor condição que lá ter um filho?
      A ordem de ida, familia/jogador, vai dar no mesmo objectivo. Ser Inglaterra a patria escolhida, foi determinante.

      Eliminar
  3. Se o benfica e tao mau porque nao vao jogar para o sporting

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tens duvidas que a prospeccao tem cada vez mais dificuldade em recrutar miudos porque a noção dos pais é que no Benfica nunca chegarão a jogar ao mais alto nível? Especialmente no que diz respeito à prospecção dos mais graudos (Iniciados e Juvenis)

      Eliminar
    2. Raros são os pais que não querem que os filhos sejam bem pagos. E por isso não querem esperar pela evolução natural do filho. à primeira oportunidade de dar o salto dão. Se for para um clube famoso, melhor para eles.
      Ao Benfica, e outros formadores, resta fazer contratos que impeçam tais fugas, desde que considere valer a pena manter a aposta na promessa.

      Eliminar
  4. Se eu manda-se no benfica tratava-lhes da saude fazia uma limpesa a seco so ficavam no clube aqueles que verdadeiramente o merecem os meninos bonitos que pensam que sao estrelas jogavam mas era ao pau com os ursos e aqueles que sao especialistas atraz das teclas que passam o dia a debitar desparates esses metia- os num autocarro e despejava-os a porta da academia dos lagartos que era para eles darem valor ao que sao condicoes de trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem q nao mandas. Para fazer merda já chega os que mandam mesmo!

      Eliminar
    2. Um anónimo com o qual estou de acordo. Era assim mesmo, os meninos da mamã entravam logo nos eixos. E os disparatados dos teclados também.

      Eliminar
    3. Dois anónimos tristes 14:53 e 18:24. Coitados, ainda muito bem respondidos pelo GB...

      sem mais...
      Benvas

      Eliminar
  5. Em relação à saída do Rony aos 15 anos penso que pouco o Benfica poderia ter feito para impedir a saída.

    "De um modo geral, o SLBenfica terá, porventura, os jogadores mais cultos e inteligente tactica e colectivamente... mas depois é o Sporting que tem os jogadores capazes de chegar e mostrar a diferença, pois são trabalhados e incentivados no contexto individual em benefício da equipa." - Ainda bem que poderemos ter jogadores mais inteligentes tactica e colectivamente, mas também espero que se trabalhe também as capacidades individuais. Quanto à formação do Sporting, ainda vivem do que foi feito há alguns anos atrás. Dos Juvenis para baixo já se notam grandes diferenças do Benfica para o Sporting.Mais 1/2 épocas e até nos juniores se observará essas diferenças. O Sporting vai atravessar um período complicado na formação, pois não irá ter tantos talentos a saírem como no passado.

    "Contudo, tem um problema: Não forma jogadores, forma equipas... " - Ou então forma jogadores capazes de jogar em equipa...

    E já agora só para picar um pouco, porque o City não levou também o Danilo... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conseguiste perceber nada do tópico.

      Lamento! Culpa minha! Texto talvez a requerer outro tipo de capacidade cognitiva

      Eliminar
    2. Águia Vitória22/1/14 15:16

      Gandaia para ti o Benfica nunca pode fazer nada quando vende os jogadores.Para isso não é preciso fazermos contratos com eles lol Não dês uso aos neurónios nessa cabecinha que não é preciso O Porto consegue segurar os seus jogadores e só vende quando acha que é o momento certo , o Benfica nunca pode fazer nada para os segurar lol Os contratos então não valem nada lol Jogar em antecipação e motivar os jogadores para quererem ficar também não é opção lol Enfim é com benfiquistas como tu que o Benfica não ganha nada Não sejam mais ambiciosos e gostem mais do Benfica e valorizem o clube que não é preciso Até parece que o Benfica é 1 clube Mija na escada ou algo do género

      Eliminar
    3. Caça mafiosos22/1/14 15:21

      Benfica By GB se o Benfica nem critérios para as compras de jogadores tem para a equipa principal achas que os ia ter critérios e plano de desenvolvimentos para as camadas jovens?Até pareces que és virgem e ainda acreditas que LFV gosta do Benfica e é grande benfiquistas mas tem um amor secreto pelo Porto e pelo Sporting .Alguma vez na vida no clube dos lagartos ou nos dragões iam ter um Presidente que fosse sócio do Benfica Uma vez na vida pensem Acho que não é pedir muito

      Eliminar
    4. @ Benfica by GB

      Eu percebi o teu post, simplesmente apenas comentei algumas das coisas que escreveste já que na maior parte do que escreveste estou de acordo contigo.

      @ Águia Vitória

      Tendo o Rony na altura 15 anos pouco ou nada se podia fazer. E tens o exemplo dos 2 jogadores de 15 anos que nesta pré época foram para o Porto. Tem a ver com a Lei. Convinha, provavelmente, pesquisares antes de escreveres.

      Eliminar
    5. Águia Vitória22/1/14 17:09

      Gandaia se é assim porque o Manchester City comprou o jogador.Para isso ia a custo zero.Não achas?Além disso o Benfica não podia criar as condições necessárias para o jogador se manter?Deixa-se ir assim as pérolas sem tentar defender o clube?Os dois jogadores que te referes não tinham contrato logo ..........

      Convinha provavelmente pesquisares antes de escreveres

      Eliminar
    6. Águia Vitória22/1/14 17:11

      E a desculpa para o Matic??É que tu disseste que o Benfica também não podia fazer nada para que o jogador não saísse em Janeiro!Qual é a desculpa!

      Eliminar
    7. @Gandaia, de acordo comigo? Sai foguete para a mesa do canto!!!!!

      então como podes estar de acordo se andas a contradizer isto mesmo à meses? Ou será que agora é que percebeste o que ando a defender À ANOS?

      Talvez daqui em diante deixes de colocar questões ABSURDAS sobre o rendimento de ex jogadores da formação que seguiram para vias inferiores e, necessariamente, deixaram de ter o mesmo rendimento. O Rony tb o teria se tivesse ficado no Benfica, pelos motivos que expliquei.

      Eliminar
    8. @ Água Vitória

      Matic?? mas eu falei no Matic por acaso???
      Quanto ao Rony eu disse que pouco poderia fazer e provavelmente, perante a vontade do jogador sair o pouco que conseguiu foi arrecadar 1 milhão de euros...

      @ Benfica by GB

      Concordo com a ideia geral que queres transmitir, mas o exemplo do Rony pode ser transportado para cá para o Ivan Cavaleiro, ou não??

      Eliminar
    9. Tiago Santos22/1/14 19:04

      Apenas mandar um achega ligeira (porque acho que vcs se exaltam muito com isto)
      Penso que o @Gandaia tem um pouco de razão na parte da idade, em Portugal é muito fácil quebrar os contratos de formação sendo apenas necessário compensar o clube formador.
      Penso que o Brasil tentou resolver isto com a regra de não poder sair do pais antes dos 18. (claro que depois temos clubes que para contornar isto, mandam vir a família toda, como fizemos com o australiano Kaz Patafta)
      Se tiver a dar alguma informação incorrecta peço desculpa.

      Eliminar
    10. Gandaia estas a brincar certo? Eh pah só podes....

      Eliminar
    11. Anónimo4/3/14 18:08

      OH .D.SUSANA POR QUEM SOIS.QUE MELHOR PROVA DARIA V.EXA. SE EM VEZ DE ANDAR A BRINCAR COM SOFTWARE DE SCOUTING SE DEDICASSE A INVESTIR E CRIASSE UM CLUBE ONDE APLICASSE AS SUAS TEORIAS QUE NÃO PASSAM DE BLA BLA BLA? É QUE DE EMPRESÁRIOS ???? QUE VIVEM À ESPERA DA FORMAÇÃO DOS CLUBES PARA DEPOIS GANHAREM DINHEIRO SEM FAZEREM QUASE NADA É MUITO BONITO DE FALAR..PIOR É FAZER.MOSTRE LÁ O SEU PLANEAMENTO.

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  6. É muito mais fácil introduzir jogadores jovens em campeonato onde os arbitros para serem internacionais não necessitam de fretes. Posto isto, permito-me uma questão.
    O Barcelona faz então tudo mal na formação?
    Ao contrario da ideia que potenciar as qualidades individuais é a prioridade penso exactamente o contrario embora esta intervenção seja importante mas torna-se vital mais tarde.
    Os jogadores que colectivamente sobressairem na metodologia benfiquista têm em meu entender a vantagem de não sofrer da maior barreira entre futebol de formação e equipa A. O colectivismo que garante uma regularidade nas exibições e os proteje da critica feroz.
    Como anunciado pela direcção e não vejo razões para duvidar, o espaço irá aumentar e a mão de obra também o que é normal e prevísivel para quem acompanha de perto o projecto do Caixa.
    E não falo de cor pois amigos meus pertencem e pertenceram à estrutura de formação.
    Contentar todos é que é impossivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso das condições é treta.O que é preciso é que os jovens tenham talento e os treinadores potenciam esse talento.Queres ver que o Rui Costa , o Paulo Sousa , só para dar dois exemplos não mostraram e provaram o seu valor e não havia Seixais.O Figo , e outros mais não nasceram em Academias.Simplesmente tinham talento e foi bem aproveitado esse talento.Até parece que sem o Seixal o Benfica não teve grandes jogadores saídos da sua formação lol Do Seixal é que ainda não saíu um que conseguisse ser titular A lavagem cerebral aos benfiquistas continua em plena actividade

      Eliminar
    2. "...o espaço irá aumentar e a mão de obra também"

      Mais 35 mil metros quadrados e obras no campo do bravo. Certamente que vai ser preciso mais mão de obra ...;)

      De cor ou a saltar à corda, fica nesta caixa ;)

      Benfica Todos Tempos

      Eliminar
    3. Rafa percebo o ponto de vista e concordo, não me referia ao local e suas condições mas ao investimento que é feito na contratação de jovens talentos pois sem dinheiro não há mão de obra qualificada para potenciar ao ponto de chegar à equipa A.
      Não pensem que os jogadores dos juniores vêm todos dos treinos de captação!
      É essa a razão pela qual o SCP teve durante anos grandes jogadores, investia mas o dinheiro foi faltando, o scouting do Benfica passou a concorrer com eles o que inflacionou o preço dos passes e eles abdicaram de muitos atletas.
      É uma estrategia de longo prazo que começa a dar frutos e sem fruta a integração da mão de obra seria ainda mais fácil!


      Luis...se fosse Luisona ainda tinha graça assim fiquei sem perceber; )

      Eliminar
    4. @Fernando Tomás, então ainda acredita ou é só propaganda ?????
      O meu caro ainda não percebeu que a força do Benfica está dominada pela Industria da federação portuguesa de futebol e o seu agente mendes ???
      Sadicamente as lideranças viram-se para a formação porque a torneira está em crise. Os fundos de investimento é que andam a lucrar durante esta ultima década :)
      ...obras para distrair e contínuos investimentos milionários em transferências estrangeiras.

      Nota: o nosso Benfica e o clube tripeiro estão no topo ten na utilização de estrangeiros...ambos estão fora da liga dos campeões.:) mas se o meu amigo ao fim deste tempo todo acredita no caminho... Olha segue, mas não caias quando sentires impotência perante este dirigismo desportivo ;)

      Sou o imbecil do luis e durante esta época ao contrário das outras 14 ( só comentava nas pré épocas ;), vais ao ndrangheta e podes saber mais das opiniões deste Lampião.

      Um Glorioso 2014 para ti...com graça e luisona que gosta de cona. Olha se fosse mulher era uma fufa :)

      Benfica Todos Tempos ou simplesmente B T T

      Eliminar
    5. Acedito e apenas revejo a minha posição caso Luis Filipe Vieira se recandidate.
      O seu trabalho está concluido com este mandato e considero-o exemplar.
      A titulo de apresentação, o meu cunhado é empresario de alguns dos nossos e outros jovens, alguns colegas de escola fizeram lá o estagio de curso(FMH), um ainda lá está em funções de liderança, um outro pertenceu ao scouting, acompanho de muito perto o nosso clube desde a presidencia de Jorge de Brito, conheço de muito perto o passado de LFV(sou de VFX e tenho amigos que privaram e privam com ele) mas interessa-me o que fez e como fez no SLB, sou Ateu e acredito no que vejo pois de más linguas e invejas está o país cheio como se constata ultimamente.
      Respeito as diferenças de opinião, apenas não pactuo com ódios de estimação, faltas de respeito por quem serve o Benfica nem meias verdades e a treta do desaproveitamento da formação é uma delas.
      Considero a alternância democratica um valor essencial de um presidente do Benfica.
      Veremos se está à altura!
      O Jorge Mendes e outros fazem os melhores negocios com os portugueses e continuarão a fazê-lo, isso é uma falsa questão do que à formação diz respeito.
      De resto viva o Benfica!

      Eliminar
    6. @oh Fernando pois é, cada um tem as suas informações ;), cada um tem os seus amigos e o passado então dá pano para mangas. Sabes lá tu quem eu conheço... e a "falsa questão" então resume muito daquilo que não sabes ;)
      Ver para querer é mais do são tomé. Neste caso se conheces de perto... é mais para os lados dos jeovás :)
      Um abraço e vai aparecendo. Estamos em primeiro , mas se por qualquer motivo isto estiver a correr mal aparece na mesma e dos amigos que privam com ele algum é o salvador de braga ou o bibi?? ;) ai ai o passado, se as más línguas fossem escutadas isto azedava a valer .
      Vivas...
      B T T

      Eliminar

    7. Luís

      Bibi ???? Esse que foi como um pai para ele e agora nem se podem ver ????? Viera, amigos ??? só por conveniência.

      Há quem conheça a prima do amigo da amiga do cunhado, da cunha e sobrinho da sobrinha ....do Viera e todos eles entoam loas !!!!!

      Eliminar
    8. Anónimo4/3/14 18:15

      Onde é que o Bibi foi como um pai? Foi com esse argumento que ele tentou ser o "dono" do SLB mas ninguém lhe aparou os golpes e por isso foi corrido.Depois foi a correr levar o Jankauskas para os corruptos.Amigos não se tentam aproveitar das amizades para serem ou tentarem ser "donos".Quem não se lembra do Bibi invadindo os treinos e sem passar cartão aos técnicos interrompia para falar com as suas divas de futebol?Ainda bem que foi corrido...

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  7. Águia Vitória22/1/14 15:09

    Então mas o Benfica aposta nas camadas jovens e vende um dos seus craques do Seixal ao desbarato Vende os seus melhores jovens ao preço da uva mijona lol Ao que parece o Gonçalo Guedes tb vai ser vendido lol Mas apostamos nas camadas jovens e depois temos 1 camioneta tir todos os anos de jogadores sem qualidade nenhuma para a equipa B q depois passados uns meses são todos dispensados lol Carrega LFV rumo ao Benfica ser o novo Alverca

    ResponderEliminar
  8. Depois de um artigo como estes, a questão "Planeamento" fica analisada. E não há muito a acrescentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL! Ou seja vai continuar a não existir... LOL

      Eliminar
  9. O que os sócios do Benfica estão à espera para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária e exigir novas eleições e a saída imediata de LFV das funções de Presidente.Que o Benfica feche portas?Que o Porto nos ultrapasse em número de campeonatos nacionais?Que o Benfica abra falência?Conseguem-me explicar sff.É que perder mais como temos perdido é impossível

    ResponderEliminar
  10. Esperemos que este seja bom... assim podemos dizer aos lagartos que este gajo é das escolas do Benfica (já que eles se colam ao Ronaldo, um gajo que passou 2 anos no andorinha, 2 no nacional, 6 no sporting, 6 no man utd e 4,5 no real madrid e o mérito é todo das escolas do sporting)... juntamos o facto de termos sido nós a lançar o Mourinho como treinador e pelo menos no campeonato da medalha da palhaçada já podemos ser 1ºs :)

    Se a formação do Benfica começa a dar frutos e começamos a secar o nosso rival geográfico (sim, porque os miúdos do norte não vêm tão novos para aqui) é porque alguma coisa está a ser bem feita. Realmente parece que há algo que não é bem feito com a quantidade de jogadores sem valor que entram mas esperamos que o Ivan, o Oblak e os Andrés sejam os primeiros de muitos. Até porque os Andrés até estiveram muito bem em situações de pressão elevada o ano passado... o Oblak este ano... ou seja, até já têm algum calo.

    ResponderEliminar
  11. Quem lê certos comentários até pensa que o Benfica só existe desde que se construí o Seixal e a nova Luz.Afinal o Benfica tem mais de 100 anos ou uma dúzia de anos?????Até parece que o Benfica não existia.Até parece que o Benfica não tinha um Estádio que levava 120 mil pessoas.Até parece que não saíam bons jogadores das nossas camadas jovens lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao nao saiam o benfica jogava com portugueses mas vinham de otras equipas ja sendo seniors

      Eliminar
    2. Rui Costa saiu da onde?Do kosovo?Ou da Sérvia? lol

      Eliminar
    3. O Rui foi muito bom mas os planteis sao formados por 25 ou26 jogadores. Da-me nomes mas todos da mesma epoca. ESFORCA-TE.

      Eliminar
    4. Anónimo o que tu inventas para fingires que tens razão lol

      Eliminar
  12. O meu vizinho aqui do lado ainda pensa que este Rony era o defesa esquerdo dos lagartos. A época coincide ;)

    Sinteticamente...o Plano existe desde a formação das escolas em alverca...olha deixou aquilo pelado ;)

    B T T

    ResponderEliminar
  13. Já agora o que se passa com o Mika que nem para a equipa B serve e mostrava ser um Guarda-Redes com futuro!Ao menos emprestem-no para não queimar por completo a carreira dele se é que já não está queimada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja nao ha problemas de emprestar so existem com o Nelson Oliveira ?

      Eliminar
    2. Se a carreira dele está queimada a culpa é do Benfica? Foi o Benfica que lhe deu a oportunidade, a notoriedade e o fez ir à selecção.
      Porque é que o Oblak medrou e o Mika não? Explica lá isso bem, ok?
      Se calhar a culpa é do Oblak,não?

      Eliminar
    3. Não mintas que é feio anónimo

      Mika era titular do U.Leiria e titular da seleção sub 20 portuguesa
      Mika foi considerado o melhor Guarda Redes do campeonato do Mundo de sub 20
      Mika encostado na Benfica B nem convocado é
      Oblak emprestado e titular de vários clubes da 1ª Liga

      Capische?Ou é preciso fazer-te um desenho?

      Eliminar
  14. Se bem percebo, se houver "planeamento" este tipo de situações não acontece. Ou seja, não acontece o Benfica contratar o Manuel Fernandes, dispensado do SCP, não acontece o SCP contratar o Miguel Veloso, dispensa do Benfica, ou indo um pouco atrás no tempo, não acontece que Raul, um jogador da "cantera" do Atlético de Madrid, se tenha feito grande jogador no rival do lado, no Real Madrid.

    É tudo pois uma questão de "planeamento" e conhecer os resultados do totobola depois dos jogos...

    A este propósito e porque há pessoas que falam de futebol mas não enxergam lá muito do assunto, deixo aqui uma noticia BOLA. Alguém sabe quem é este Carlos Daniel?

    "Benfica deixou fugir o novo talento do futebol português
    Por Mário Rui Ventura

    Carlos Daniel esteve dois anos no Seixal mas acabou cedido ao Leiria Aos 16 anos, brilha nos juniores e já trabalha com a equipa principal.

    Em 2008/2009 sagrou-se campeão distrital e nacional pelos iniciados do Benfica. Tinha então 14 anos. No fim da época, com mais de 20 golos marcados, foi emprestado ao UD Leiria.

    Um ano bastou para confirmar todos os créditos e saltar dos juvenis para a equipa principal dos leirienses, tendo já assinado, com a conivência do Benfica, que não exigiu contrapartidas, um contrato de formação com a equipa de Leiria e... com Jorge Mendes.

    Falamos de Carlos Daniel, avançado de 16 anos, figura de proa do emblema leiriense que anda nas bocas do Mundo e... no topo da lista dos relatórios de observação do scouting dos três grandes.

    A BOLA foi conhecer a história de Carlos Daniel, que aos oito anos prestou provas no FC Porto e que o Benfica deixou escapar. Agora, com 16 anos, já espreita a estreia pela equipa principal do UD Leiria.

    Pelo meio, leva já 18 golos pelos juniores, que alcançaram a fase final do campeonato nacional, e já deixou marca na Selecção Nacional de sub-17: marcou o golo decisivo no empate de Portugal frente à Inglaterra (2-2), já quatro minutos depois da hora, que valeu a conquista do Torneio do Algarve, no mês passado.

    Ontem, enquanto partilhava o seu percurso com A BOLA, ficou a saber que foi novamente convocado para representar os sub-17 na ronda de elite para o Campeonato da Europa de 2011.

    Leia mais na edição impressa de A BOLA
    07:08 - 10-03-2011"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só li o primeiro paragrafo! ou melhor a tua primeira linha quando diz:

      "Se bem percebo, se houver "planeamento" este tipo de situações não acontece"

      NÃO PERCEBESTE NADA DO QUE ESCREVI, FONIX!

      O texto dá o exemplo do Rony como exemplo A SEGUIR por parte do City. Ou seja o pleamento permite maximizar os jogadores.

      Obviamente que a saida do Rony era inevitável como sao sempre nessas condições.

      O resto vou ler agora, na certeza que não faz sentido face ao que escrevi

      Eliminar
    2. Li o resto e confirma-se: NÃO PERCEBESTE NADA!

      Eliminar
  15. "GeracaoBenfica15 Setembro, 2012 12:57

    Erradíssimo. Isso é verdade para os benfiquistas de fora de Lisboa... e mesmo assim depende.

    Esse "perfil" que descreves é o do tipo que vai ao café ver o Benfica. Não paga Sporttv.

    MAS ALGUÉM PAGA 10 ou 15€/MES PARA VER DOIS JOGOS DO BENFICA EM CASA?

    Os de Lisboa... ESQUECE. Metem mais 20% ou mesmo que sejam mais 50% e vão ver ao Estádio.

    GeracaoBenfica15 Setembro, 2012 12:59

    E mais: eu n vejo Sporttv pelos jogos do Benfica... mas sim pelos da Liga Inglesa, Espanhola, NBA, F1 e MotoGP. Se os jogos do Benfica não dessem, teria Sporttv na mesma e não assinaria um canal só para ver os jogos em casa do Benfica para o campeonato."




    O que eu me rio agora quando leio o que foi escrito há 2 anos sobre a Benfica TV !! .... Agora que estamos em 2014 e leio estes posts todos sobre a nossa formação de certeza que em 2016 também andarei a rir-me bastante com alguns comentários :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mantenho tudo o q disse. Se te lembrares e tiveres honestidade isso foi a propósito de os direitos serem comprados por outro canal q não a Sporttv. O tempo confirmou: não houve alternativa

      Eliminar
    2. Benfica By Gb títulos zerooooooooooooooooooooooooooooooooo

      Passivo 500 milhões

      e tu ainda defendes que ele deve continuar

      Vai lá vai

      Eliminar
  16. Excelente texto. Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Só tenho duas palavras: RUA LFV..

    Peço que os benfiquistas se mexam , não fiquem só pelas palavras , blogs como o NovogeraçãoBenfica , o Ontem e outros tem obrigação de liderar um movimento para a demissão de LFV.Façam uma petição para angariar as assinaturas necessárias para a Assembleia Geral para eleições antecipadas seja o que for mas mexam-se.Parem só de escrever e mexam-se.O tempo das palavras já passou agora é preciso é acções concretas.O Benfica agradece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te esqueças do Chuck Norris e do Van Damme ...

      https://www.youtube.com/watch?v=b-zD6sVXYqM

      Eliminar
    2. O Rambo de Alcabideche... vai mas é mamar no biberon!!!

      Eliminar
    3. Anónimo4/3/14 18:24

      RAMBO podias dar o exemplo.Mexe-te...Tás como o outro que se agarra às pessoas e grita :-"Agarra-me senão vou-me a ele!!!!!!" Só tens é palheta mas todas estas tretas são em Janeiro pq nop final de Fevereiro já andam a engolir sapos ops ELEFANTES.Não é que a formação do SLB vai à frente em todas as categorias nacionais e enche as selecções jovens...Tristes...

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  18. Geração Benfica se vocês tentassem angariar as assinaturas necessárias para convocar uma Assembleia Geral com um único ponto:Eleições antecipadas ganhavam mais.Vocês podem discutir o anjo dos sexos mas enquanto o problema LFV se mantiver no Benfica tudo fica sempre na mesma.Se não ainda perceberam isso não abona na vossa inteligência.Vocês podem discutir tudo e mais alguma coisa mas se LFV se mantiver os problemas serão sempre os mesmos.Só qd LFV sair do Benfica podemos iniciar uma revolução no Benfica e no futebol nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os outros bloggers n sei, mas eu n tenho motivos q justifiquem essa atitude

      Eliminar
    2. Não tens motivos para isso?Quem lê esse teu comentário até pensa que o Benfica nos últimos anos tem ganho muitos títulos.Até pensa que o passivo do Benfica não é catastrófico.Se gostas de perder e de ter um passivo descontrolado então não tens mesmo motivos que justifiquem essa atitude

      Eliminar
    3. Manuel os benfiquistas estão contentes por ganharem um campeonato de 5 em 5 anos.14 anos de LFV

      2 campeonatos nacionais
      1Taça de Portugal
      2Super Taças
      4Taças da Liga

      Até o Sporting no séc XXI tem mais títulos que nós , então se falarmos do Porto a humilhação é total

      Eles até mais títulos internacionais tem do que nós campeonatos nacionais lol

      Eliminar
    4. Não creio que mandar embora "porque sim" seja solução.
      Concordarei com isso quando vir algum/alguem que me demonstre capacidade e vontade de fazer melhor.

      Até agora so vi ou extremistas (Bruno Carvalho) ou encolhidos (os que não aparecem). E para isso... estou melhor assim.

      Eliminar
    5. Benfica by GB "porque sim " desculpa mas isso só pode ser piada de mau gosto

      Relembro-te

      1-Porto ultrapassou-nos em número total de títulos
      2-Porto tem a sua melhor década de conquistas de troféus com LFV a Presidente do Benfica
      3-Apoio duplo a Fernando Gomes.LFV não satisfeito de ter colocado "um homem do sistema mafioso" a mandar na Liga quando os árbitros passam para a Federação apoia novamente esse mafioso das brasileiras
      4-Só quando existe um milagre se vê LFV a defender o Benfica e só o faz quando o nome dele começa a vir à bailha , se o nome dele não vier à confusão nada diz e nunca defende o Benfica.Nunca
      5-Negócios super esquisitos (ex: Roberto)
      6-14 anos 2 campeonatos , o que dá uma média de 1 campeonato de 7 em 7 anos
      7-Passivo desastroso
      8-Reforço do sistema mafioso implantado no futebol tuga em vez de o combater e lutar para que esse sistema acabe ou pelo menos tenha menos força.LFV faz o oposto dá mais força ainda ao sistema mafioso dando-lhe carta verde para fazer tudo o que lhe apetece

      Queres mais razões ou estas chegam-te?

      Eliminar
  19. Este é o tal Manel? » sexo dos anjos» »se ainda não perceberam»

    ResponderEliminar
  20. Como ele já vi muitos... e que depois desaparecem.

    "Há por aí quem vá dizendo que o City pagou 1M€ por um menino de 15 anos, mas na verdade pagou 500.000€, aos quais se comprometeu juntar outro tanto caso o Rony chegasse a jogar pelos seniores do City."

    Depois há esta soma engraçada... na verdade 500 mil mais 500 mil não são 1 milhão. Mas esta merda destas cabeças são o mesmo de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL contradizes-te na mesma frase.

      Então 1M é igual a 500 na compra + 500 quando chega a sênior... Mas depois antes dizes que ja viste mtos assim que desaparecem, ora... Se este tivesse desaparecido... Não havia 500.000. Logo 500 + 500 poderiam não ser 1M

      Eliminar
  21. "Cesc Fabregas e o que falta à formação do Barcelona: PLANEAMENTO!
    Publicada por: Benfica by GB
    E de repente... todos descobriram o Francesc Fàbregas Soler, mais conhecido por Cesc Fabregas no mundo do futebol. Um miudo de 18 anos que joga no Arsenal e que chegou a Inglaterra vindo... do FCBarcelona..."

    Portanto... seria um texto interessante para teres escrito há uns anitos atrás. Sim... e teres dito que o Barça vendeu por 3 milhões e poucos de euros e depois o foi buscar por 10 vezes mais.

    Eu adoro gajos como vocês que acham que sabem muito e no final são uns miseráveis, uns palermas que nunca fizeram nada de jeito na vida. Falam muito e fazem muito pouco.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palerma é quem te fez as orelhas... E que infelizmente se esqueceu de fazer com cérebro.

      A história do Cesc se quiseres eu conto nada tem que ver com o que referes.

      Além de burro és mentiroso

      Ah estou a insultar? Pois estou... Tb consigo ser mal educado como tu, ves

      Eliminar
    2. E podes juntar o PIQUE porque tambem o tiveram de RECOMPRAR ao Man United

      Eliminar
  22. Acompanhei alguns jogos dessa equipa campeã nacional de Juniores (q entretanto viu retirado o titulo) , nomes como o de Lassana Camará, N.OLiveira, Luis Martins, Roderick, Yartey...jogavam a bola... A transição para Seniores aí é q foi um problema.
    Não é facil entrar e pegar de estaca na equipa principal do Benfica, a estrutura esta montada e muito mais dificil é vindo da formação (e falo em formação e não em formação de jogadores portugueses,pq as camadas jovens tem bastantes jogadores estrangeiros).
    Considero q algum trabalho esta a ser bem feito, pois saiem todos os anos jogadores "feitos" que rendem milhões, e chegaram desconhecidos, Di Maria, David Luiz, Javi Garcia, Matic, Ramirez (se bem que este foi de curta duração), Coentrão...
    Temos agora promessas, que começam a aparecer, Markovic (19 anos), Rodrigo e Cavaleiro e que certamente nos vão dar alegrias ou encaixes financeiros importantes.
    Falar em formação agora pq é uma especie de moda, o Sporting aposta e bem na formação, mas tb pq não tem dinheiro para investir pq qd puderam enterraram o dinheiro que tinham e o que não tinham.

    Cumpts,
    Mecca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito a última linha para dizer que estamos no processo de enterrar o que temos e o que não temos. Pelo comentário é mais um vieirista...

      Benvas

      Eliminar
  23. Excelente artigo! Parabéns. Concordo com a perspectiva que apresenta, em termos genéricos. Em Portugal há uma estrutura muito básica em termos daquilo que é o desenvolvimento do talento. Os clubes não praticam uma verdadeira formação direccionada para as características e as mais-valias de cada atleta. Primeiramente porque não há uma estrutura técnica e directiva que o permita, e depois por falta de visão!

    Eu trabalho com um Software de Scouting para futebol - Football Talent Spy: http://ftspy.com/ - que poderia verdadeiramente revolucionar a formação portuguesa, no bom sentido. E é absurdo como os clubes da Primeira Liga não têm dado a devida atenção a uma ferramenta destas que, ainda por cima, é muito mais barata do que os softwares que existem por aí e que estão fortemente implantados nos grandes clubes europeus.

    É só mais um indício dessa falta de planeamento que impera. Eu imagino em que nível o futebol português estaria, caso soubesse tirar melhor partido da vasta matéria-prima que surge a cada ano num país tão pequeno como o nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana Valente, parabens por dizer aquilo que todos que andam a frente da formação negam. Se observarmos bem com atenção há muito potencial nos escalões de formação que não são desenvolvidos convenientemente, no sentido de os potenciar as mais valias e corrigir as lacunas individuais em prol do aproveitamento colectivo. Uma das lacunas mais visíveis e gritantes, para mim é o desenvolvimento da componente física e mental nas suas variantes principais para a prática do futebol de alto rendimento(mais alto nível)... Exemplos há muitos, mas poderia pegar num em particular o Romário que é um puto muito explosivo, possui características muito interessantes, grande velocidade, boa técnica e um remate muito forte, isso logo nos iniciados, parecia um puto acima de todos da sua faixa etária, no entanto estas armas não me parecem ter recebido alguma atenção, o que poderia no futuro fazer dele um fora de série. Não vi potenciação de seu remate nem ganhos na sua grande arma que é a velocidade, apesar de achar que parece um pouco mais tecnisista. Sem trabalhar os aspectos físicos que poderiam permitir melhor performance técnica, desde a disponibilidade de remate e outros desequilíbrios e de bater os adversários pela velocidade e de fuzilar as balizas adversárias, como parecia possível prever pelo seu potencial, não passará de um jogador que se tiver mentalidade forte poderá chegar ao nível de um Cavaleiro que tem surpreendido...

      Benvas

      Eliminar
    2. Tem potencial porque é o seu....todos os outros donos de software diriam o mesmo dos deles...não estão é para andar a fazer spam em blogues....

      Eliminar
  24. Gostei do texto e concordo com quase tudo... Mas se bem entendi. nos escalões jovens do Benfica privilegia-se o colectivo e os resultados dessa visão dão frutos porque como equipa somos mais fortes... Então o problema não estará só em desenvolver as capacidades individuais mas tb em ter uma visão global de todos os plantéis do Benfica, em que se tenha um sistema de jogo comum desde os iniciados, passando pela B e acabando no plantel principal, em que se conheça as caracteristicas e o passado futebolistico dos jogadores... Não se pode pode pegar num miudo que foi trabalhado até aos 18, 19 anos como numero 10 e depois coloca-lo a trinco ou a ponta de lança só para dizer que se aposta na formação e ao fim de 2 ou 3 jogos dizer que ele prometia muito nas camadas jovens mas não se afirma nos seniores... Não se pode chamar um L. Pimenta ou um David Simão para treinar com o plantel principal, 2 jogadores que sempre jogaram como médios, e coloca-los como laterais (que foi o que aconteceu) e depois dizer que não corresponderam. Nem todos são um Coentrão ou um Pilro que que são adaptações bem sucedidas...
    VR

    ResponderEliminar
  25. conheci um miúdo que foi chamado ao benfica salvo erro com sete anos com um amor pelo futebol enorme,estremamente inteligente a jogar e a fazer jogar os colegas... No final o Benfica quis ficar com ele mas... nem sequer ajudava o miúdo, neste caso a família nas deslocações e... resultado final... SPORTING...

    ResponderEliminar
  26. O meu filho foi jogar para o benfica com sete anos, evoluído tecnicamente com uma personalidade muito forte,mas sempre que lá vai diz que é mal tratado pois gritam com ele como se estivessem a lidar com um rebanho são uns ingratos nem sabem lidar com miúdos desse calibre evoluídos tecnicamente esses putos treinadores acabam logo com esses miúdos,pois o futebol do benfica nas camadas joves n-ao joga pelas laterais nem permite aproveitar a velocidade e a técnica de certos miúdos...que burros...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking