O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pergunta para queijinho

. 32 comentários
Quem são os clubes da Europa, daquele restrito grupo de quem as próprias Direções põe a fasquia bem alto, ao ponto de exigir aos seus treinadores que conquistem tudo, (internamente e externamente, sob pena de viverem para sempre com a bandeira do fracasso), que chegam a Janeiro e estão obrigados a vender os seus melhores jogadores?

Resposta: O Benfica!

E é isto que me chateia, numa altura em que se fala da venda de Matic por 25 milhões, quando, nem há 5 meses atrás, a fasquia estava nos 50!

Pontos prévios e que quero salientar: 
1. Se o Benfica tem de vender para pagar ordenados e viver honestamente, acho bem que venda, independentemente de ser o Matic, o Gaitan, ou o Rodrigo a sair, ou mesmo de se por em risco as possibilidades de sucesso coletivo na época desportiva;

2. Na minha opinião, Matic não valerá mais ou muito mais que os 25 milhões de que se fala, pelo que nunca fui na cantiga das bandeiras dos 35 e dos 45 milhões que alguns jornais falavam. 25 milhões é um valor justo pelo jogador em questão, 3 milhões acima do que rendeu Javi Garcia. 

Mas... 

E este para mim é um GRANDE mas...

Esta venda será sempre consequência, UMA VEZ MAIS, da incompetência com que se geriu o futebol do Benfica no último Verão; 

Quero recordar, que já depois do plantel formado, dos jogadores que se percebia que se queria vender mas teimavam em não sair, e das compras para o plantel de Djuricic e Markovic, o Benfica ainda foi gastar dinheiro em Funes Mori e Fariñas, jogadores que não contam e onde se gastou dinheiro que 5 meses depois faz muita falta;

Quero recordar que Djuricic só foi comprado porque Cardozo ia sair, o que ia implicar a alteração do modelo de jogo por parte do treinador;

Com Cardozo no plantel, está provado que muito raramente Jorge Jesus joga com um número 10 (preferindo isso sim um segundo avançado), pelo que a contratação de Djuricic foi um erro crasso, muitíssimo dispendioso, e que não há forma de justificar;

Tal como condenei as vendas de Javi Garcia e Witsel (o coração da equipa e os dois de uma só vez), a dois dias do fim do mercado, também agora tenho de condenar a de Matic, pelo simples facto de que a este Benfica, vai continuar a exigir-se que ganhe tudo, e eu não vejo sinceramente, quem é a estrela no atual plantel, capaz de calçar as botas de Matic neste momento;

Tal como Jorge Jesus operou um milagre o ano passado, com o aparecimento de Matic e Enzo Perez a grande nível, outro milagre se pede que opere este ano, com a agravante de acontecer num momento importantíssimo da época (a partir de agora e até Maio são quase sempre dois jogos por semana), quando se joga muito e treina-se pouco, e onde a perda de qualquer ponto poderá ter consequências irreversíveis;

Cai também por terra a teoria de que o plantel do Benfica era quase todo desejado por meia Europa. Se assim fosse, todos perceberiam que do atual plantel, seria preferível ser qualquer outro jogador a sair, e que Matic será muito provavelmente o mais difícil de substituir;

Cai também por terra a teoria de que no mercado de Inverno só se compram restos e gato por lebre. É assim em todo o lado, MENOS no Benfica, onde os seus melhores jogadores, ainda em luta em todas as frentes, estão acessíveis aos melhores clubes europeus a preços bem mais generosos do que no calor do Verão.

Não percebo que raio de planeamento foi este, de não vender em Agosto para vender em Janeiro, com a desculpa da eliminação da Liga dos Campeões! Se são precisos 50 milhões e a passagem da fase de grupos só rendia 7.2 milhões de euros mais a receita de um jogo, qual era afinal o objetivo da época? Ser campeão europeu?!

Quem são pois os clubes da Europa que chegam a Janeiro com esta necessidade urgente de vender os seus melhores ativos, mesmo à custa de comprometer todos os objetivos da época? 

São pois aqueles que, obviamente, tudo tão mal planearam, e que por isso chegam a esta altura com a necessidade imperiosa de remediar a catrefada de erros cometidos 5 meses antes!

Com que custos?! Disso falaremos no final da época!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Wishmaster13/1/14 16:11

    No fim, se os resultados não forem os melhores, a culpa será do Jesus, do Carlos Martins de uma Carraça qualquer, ou dos jogadores estrangeiros...

    Acho inacreditável a política do Benfica, desorganização, falta de política uniforme, falta de ideias, o pleno exemplo português do desenrascanso.

    ResponderEliminar
  2. Bom, o Djuricic sempre foi um segundo avançado. Mas se toda a gente continuar a dizer que ele é um nº 10 pode ser que se transforme num.

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo e subscrevo. Mas acho que vai sair mesmo alguém. Aliás, já escrevi sobre isso.
    No entanto, deixo só uma ressalva: com aquilo que foi feito com Matic e Enzo, ganhámos 2 jogadores brutais. Vamos ver aquilo que vai acontecer. No final de época só pode haver um resultado - o Benfica Campeão!

    ResponderEliminar
  4. RedMoon ja ves futebol a muito tempo? Comparar o Javi com o Matic recorda-me a o trocadilho da beira da estrada e a estrada ...vou tentar que me entendam o Benfica so tem dois jogadores com condicoes de jogar ou vir a jogar nas tres melhores equipas do mundo e sao os dois Servios. Penso nao ser dificil de saber a quem me refiro.

    Carlos palma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que Matic é melhor que Javi, mas mantenho o que digo, tendo até em conta o mercado atual.

      25 milhoes, nos dias de hoje, tem de ser craque, a nao ser que va para a Russia.

      E eu, sou sempre da opiniao que tem de se dar um desconto a um jogador vindo do campeonato portugues. Uma coisa é ser craque em Portugal, outra é prova-lo num campeonato de alto nivel.

      Se calhar, dos jogadores que o Benfica vendeu por fortunas, so Ramirez valeria mais hoje do que valia quando saiu.

      Javi, Witsel, Coentrao, Di Maria e David Luiz valem menos do que o valor pelo qual vendemos.

      Coentrao nunca se impôs como jogador de topo em Mardrid. O mesmo com Di Maria. David Luiz sempre foi muito criticado em Inglaterra. Javinao é titular em Manchester. E ja se fala em emprestimos ou vendas por valores bem mais baixos dos que os que entraram nos cofres encarnados.

      Será diferente com Matic? Nao digo que nao, mas tenho de esperar para ver.

      Eliminar
    2. se fosse hoje, mesmo que valessem, esses jogadores nunca teriam saido por aquele valor.

      mercado está totalmente em baixa...

      Eliminar
  5. Pois e isto so acontece no Benfica e porque acontece no Benfica porque no Benfica os clubes estrangeiros sabem que temos uma direcao de merda e que em muitos casos vende mal o Matic a sair por essa quantia no meu ver e praticamente dado,no fcp vendem bem e depois recuperam alguns desses jogadores como agora aconteceu com o Lucho e Quaresma o Benfica depois de os vender nao tem mais hipoteses de os recuperar o Porto tem e sabe como,para mim para uma equipa que esta em primeiro lugar e luta em todas as frentes vende de uma assentada tres dos seus melhores elementos porra que raio de direcao e essa que visao mais pobretanas depois nao se admirem do nosso estadio em dias de jogo estar as moscas.

    ResponderEliminar
  6. "Matic não valerá mais ou muito mais que os 25 milhões de que se fala, pelo que nunca fui na cantiga das bandeiras dos 35 e dos 45 milhões que alguns jornais falavam. 25 milhões é um valor justo pelo jogador em questão, 3 milhões acima do que rendeu Javi Garcia. "

    Matic é 10 vezes melhor que Javi Garcia. 25 milhões por Matic é quase de borla.

    ResponderEliminar
  7. Carrega Redmoon, que estás cheio de razão.

    ResponderEliminar
  8. Se falam na venda do Rodrigo (http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=3629518) porque não forçar o Matic até ao final da época? Têm medo que ele não valorize? Não vendam DOIS jogadores por favor.

    ResponderEliminar
  9. há que ter calma ainda ninguem foi vendido! E a ser matic nunca sairá por 25milhões... E se sair terá X por objectivo e mais 1 a 2 jogadores! o slb não esta em saldos!
    Esta atrasado mas os processos de martins, djalo e ola john!
    Se sair gaitan e garay ficaremos fortes na mesma!
    Se sair matic, veremos!
    Temos fejsa, amorim, a.gomes e a.almeida para apostar, e os mais jovens vão querer agarrar a oportunidade!
    Agora se for como dizem que sairá rodrigo, garay e matic, teremos de arranjar soluções, o que interessa é que estamos em 1º neste momento e isolados dos rivais! O que queriam melhor? Estamos em todas as frentes neste momento, e neste mes podemos afastar-nos na liderança ainda mais, chegar às meias finais da taça da liga e taça de portugal. Embora joguemos pouco tamos em tudo, vamos apoiar a equipa, e saia quem sair temos jogadores à altura!

    ResponderEliminar
  10. neste aspecto, de acordo!

    ou seja, as vendas agora são sinal de um PESSIMO planeamento.

    O que defendi no topico anterior é que, feita a merda, se derem 25M€ liquidos (sem comissoes nem outras merdas) é uma boa venda. Equivale a uns 35M

    ResponderEliminar
  11. "Quem são os clubes da Europa, daquele restrito grupo de quem as próprias Direções põe a fasquia bem alto, ao ponto de exigir aos seus treinadores que conquistem tudo, (internamente e externamente, sob pena de viverem para sempre com a bandeira do fracasso), que chegam a Janeiro e estão obrigados a vender os seus melhores jogadores?

    Resposta: O Benfica!"

    É a verdade. Não conheço UM ÚNICO clube grande que venda os melhores em janeiro. Só os descartaveis.
    Ou então, não é clube grande.

    e 50Milhoes porque não passámos na LC? desculpa ridicula. a LC dá-nos uma perda de 5-10M máximo.
    No verão parecimos um clube rico, comprámos tudo o que mexe. farinas,, funes, fejsa, centrais, pizi... tudo junto á volta de 20Milhoes.
    E agora vendemos o Matic, quando este ano NÃO podemos facilitar no campeonato!!!
    RIDICULO

    ResponderEliminar
  12. Matic é dos melhores médios centros da Europa, direi que melhor só o do M. City.

    Ainda ontem Diamantino dizia que o Matic e o melhor activo do Benfica e por isso penso que tudo o que seja abaixo de 40M€ é mal vendido.

    Depois isso de o mercado estar em baixa está para alguns, por exemplo o Benfica que está atolado em dividas com esta politica de Entreposto.

    Sim porque o Benfica já nem é uma equipa de futebol é sim um Entreposto, porque no Benfica o importante hoje não é ganhar mas sim promover negócios.

    Algum clube no mundo com 100 jogadores inscritos ????? Isto é o que planeamento ???? Não isto são negociatas atrás de negociatas.

    Sim, porque o Benfica bem gerido poderia ombrear entre as 15 melhores equipas europeias e sem necessidade de vender os melhores activos, poderia fazê-li pontualmente.

    Se esta fosse a politica e o Benfica ganhasse titulos levaria a um muito maior empolgamento da massa adepta dispersa por todo mundo, originando um aumento de receitas a todos os níveis que estou certo poderiam duplicar em relação à actualidade.

    Mas não pensem nisso com esta gente porque o negócio deles é outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema aqui é que o valor de um jogador nunca é algo objetivo.

      Um Matic num clube pujante financeiramente vale 40. Num clube desesperado por vender, já passa a valer 25.

      Num clube pujante financeiramente, por 25 dizia-se não e ficava. Num clube a precisar de euros como de pão para a boca, há falta de melhor, se calhar até por 20 saía.

      A juntar a isto, um Matic num clube ganhador vale 35 ou 40. Num clube que não ganha nada vale 25.

      O jogador é o mesmo, mas as circunstancias em seu redor acabam por fazer toda a diferença.

      Eliminar
    2. E qual será o valor atribuído ao passe no Activo?
      Se for 40 milhões e venderem por 25-comissões, a diferença é aumento do Passivo. Mais perto do objectivo.

      Eliminar
    3. As circunstancias é que determinam o valor dos jogadores, tivesse o Benfica ganho tudo o ano passado e Matic seria vendido na boa por 40 milhões, hoje isso é impossivel, em relação ao Porto, eles venderam-nos mas numa posição priviligiada, ouseja tinham sido vencedores da Uefa e dos Campeões, e depois venceram a Liga Europa, as conquistas ao contrario do que pensam no Benfica, é o que valoriza os jogadores e o que gera mais receitas, seja com a venda de jogadores, como com assistencia, marchandising, quotização, etc

      Eliminar
    4. "as conquistas ao contrario do que pensam no Benfica, é o que valoriza os jogadores e o que gera mais receitas, seja com a venda de jogadores, como com assistencia, marchandising, quotização, etc"
      Não podia estar mais de acordo. Isto devia estar escrito nos painéis da Catedral. Só LFV desvaloriza o sentido da sentença, porque é incapaz de implantar essa dinâmica de vitória.

      Eliminar
  13. estás a ignorar que nao se vendeu no verao. estavamos a quantos pontos da frente se o matic tem saido no verao? nao se vendeu ninguem... e quem diz que 25M e quase de borla deve ser sobrinho do abramovich.e abaixo do esperado, sim. mas com 30 seria absurdo dizer que era mal vendido, olhem para as contratacoes que ha por ai e pensem um pouco. o benfica esta de facto a precisar urgentemente de vender, porque no verao nao vendeu. logo, perde-se margem de negocio.

    ResponderEliminar
  14. Pergunta para queijinho: Os mesmos que agora reclamam que 25 milhões é pouco pelo Matic, são os mesmos que antes criticaram por ele ter vindo no negócio do David Luiz e avaliado em 5 milhões?
    Cheira-me que sim.
    Adoro quando falam que as vendas de agora são sinal de um pessimo planeamento, já as vendas do antigamente (raras por valores grandes), essas é que eram fantásticas....

    ResponderEliminar
  15. Depois da vitória sobre o futebol corrupto do porto, saiu um post " Mereciamos uma tarde assim" que teve uns míseros 10 (dez) comentários; posteriormente saíram mais dois posts com dezenas de mirabolantes teorias conspiratórias e muitas ejaculações precoces sobre a alegada venda do Nemanja Matic acrescida da eventual saída do Ezequiel Garay e do Rodrigo...
    Curiosamente os comentários sobre estes últimos posts são em maior número, o que mais uma vez vem demonstrar que para determinados benfiquistas o que interessa são os " fait- diverts", porque as vitórias sobre o futebol corrupto do porto de " tão frequentes que são " , nem vale a pena perder um pouco mais de tempo, e muito menos merece uma análise mais detalhada...

    ResponderEliminar

  16. RedMoon

    Completamente de acordo.

    Se estás enforcado e queres vender sujeita-se ao que te derem. É essa a politica do Viera.

    ResponderEliminar
  17. Eu quero ganhar o campeonato e dedica-lo ao Eusébio13/1/14 20:40

    Esta direcção e o seu Presidente só desgovernam.

    LFV está no clube sensivelmente à 13 anos e nesses anos todos o Benfica nunca teve critérios para as compras e para as vendas.Nunca teve uma política desportiva que se percebesse a não ser a política do enche os bolsos para os despejar logo a seguir ao comprar paletes de jogadores muitos para posições em que estavamos bem servidos deixando as posições em que temos lacunas visiveis por reforçar.

    Todos os anos contrata um camião Tir de Jogadores em que metade deles saí imediatamente emprestados outros vão fazer número para a equipa B e as raras excepções ficam na equipa A.


    Temos sob contrato mais de 100 jogadores.Temos mais de 30 jogadores espalhados por esse Mundo fora emprestados.Nem clubes endinheirados com ultra bilionários tem tantos jogadores como o Benfica.


    A passagem à segunda fase dá aos clubes que passam sensivelmente 3.5 milhões de euros mais 1 milhão por cada vitória e 500 mil euros por empate.O vencedor da prova ganha aproximadamente 10, 5 milhões e o finalista vencido 6.5.Quem chega aos quartos de final recebe 4.5 e quem chega aos oitavos de final 3.5.Fazendo as contas por alto de que o Benfica chegava à final (atenção não foi o que o Benfica orçamentou , o que o Benfica orçamentou foi que chegava à segunda fase 3.5 milhões e mais 2 milhões se ganhasse ambos os jogos ) o Benfica no máximo dos máximos chegava aos 28 milhões de euros.Na Liga Europa o vencedor leva 5 milhões de euros e o finalista vencedor 2.5.Por ter chegado à segunda fase ganha 400 mil euros.Se chegar às meias finais leva 500 mil euros.Se chegar aos oitavos de final 450 mil.O Benfica ganhará no máximo uns 10 milhões de euros.

    Ora bem a diferença fica-se sensivelmente por 15 milhões de euros.Se não tívessemos gasto em Farinãs 3.5 , Lisandro (6 milhões) , Rojas ( 2 milhões) , Mitrovic (1.5) , Funes Mori (2.5 + Mora) teríamos poupado espantem-se 15.5

    Sem esquecer que estamos a pagar ordenados a eles , o que equivale aproximadamente no final de um ano ao que se ia ganhar na Liga dos Campeões 25 milhões de euros.Já que a esses ordenados junta-se os de Carlos Martins , Djaló que nem inscritos estão ao dos irmãos de Matic e Markovic que na maioria das vezes nem convocados são na equipa B e outros mais q só estão a fazer número no plantel.

    Logo a teoria que temos que vender obrigatoriamente é mentir.O que o Benfica tem de fazer é não desperdiçar dinheiro em compras recumbolescas que não lembra ao Diabo a não ser a LFV , diminuir o seu número de jogadores (poupando nos vencimentos do pessoal) canalizando esse dinheiro para o que realmente é preciso.

    Nenhum clube europeu organizado que tenha por objectivos ganhar algo vende em Janeiro as suas pérolas.Nenhum apenas o Benfica , mas nós ainda fazemos pior vendemos o jogador indo nós negocia-lo ao país do clube interessado e não o contrário.

    Em clubes organizados e que lutam por títulos as vendas são feitas no mercado de Verão e Janeiro serve apenas para tentar colmatar algumas lacunas pontuais que a equipa tenha e não despi-la dos seus melhores jogadores.

    Mas como pessoa inteligente que é LFV lá vai inventar mais uma mirabolante história e mais uma mágica desculpa e a maioria dos benfiquistas vai cair na cantiga do bandido como sempre.

    Já agora quem apoia este matar do Benfica queria perguntar aonde estão os dois jogadores do Atlético que vinham a custo zero da sua lista de dispensas.É que ninguém me consegui ainda explicar isso?E não , não é Salvio nem Reyes que esses o Benfica pagou e pagou bem pelos seus empréstimos.LFV disse que eram jogadores q viriam para o Benfica em definitivo e não emprestados.Fico à espera que me esclareçam

    Quem diz que o mercado está mais fraco pergunto

    Illarramendi neste verão rendeu 40 milhões à Real Sociedade e é trinco.Um dos melhores que é o caso de Matic vende-se por 25 milhões.lol Isto sem dizer que estamos a meio da temporada lol

    Até qd os benfiquistas vão deixar o LFV fazer asneira atrás de asneira até dizerem basta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas LFV não afirmou que Matic só saía pela cláusula?
      Ainda não vi ninguém recordar essa promessa.

      Eliminar
    2. Eu quero ganhar o campeonato e dedica-lo ao Eusébio14/1/14 11:02

      Bom Dia ,

      José Ramalhete mas ainda alguém acredita na palavra do Luís Filipe Vieira nesses e noutros assuntos.Acho que não.O homem é só tretas e mais tretas e títulos zero

      Eliminar
  18. Eu quero ganhar o campeonato e dedica-lo ao Eusébio13/1/14 20:41

    E vender o Luís Filipe Vieira para um clube dos Emirados Unidos?Que acham da ideia?Ele se é tão bom Presidente pode ser que algum Sheike deu uns milhões por eles.Por mim até lhe pagava a viagem mas só de ida.Pode ser que o Baniyas o clube do Farinãs o queira

    ResponderEliminar
  19. Com certeza e neste caso falamos de uma venda com pressa e sem necessidade, pelos 25 milhoes nao teria tanta pressa nao esquecendo nem pondo de lado o proveito desportivo que usufruimos do Matic.
    Por outro lado o mercado esta em constante movimento e este tipo se situacaoes serao inevitaveis.
    Sao bons e para a gente se entreter todos a falar e pelo menos nao andamos a roubar bancos :)

    ResponderEliminar
  20. Cansado destas trapalhadas todos os anos13/1/14 20:50

    A confirmar-se que Matic é vendido por esse dinheiro e sai nos próximos dias ou semanas é a gota de água para mim e deixarei de ser sócio enquanto LFV estiver no Benfica.Estou farto de perder , da má organização , de negócios esquisitos para não dizer semi-trafulhas , da submissão do Benfica ao sistema , das promessas aldrabonas e por isso se realmente o Matic sair em Janeiro vou desligar-me do por completo futebol nacional e do Benfica em particular até essa personagem de BD sair do nosso clube.

    ResponderEliminar
  21. Puta que me pariu se algum dia conseguirei entender o "conformismo dos 25M" dos adeptos modernos...

    Porque caralho é que qualquer grande jogador do Benfica por 25M é bem vendido???

    Nesta merda, tenho de dar os parabéns ao orelhas: a lavagem cerebral aos adeptos foi das boas!

    ResponderEliminar
  22. Custou 5 ou 6 e pouco tempo sai por 25....Anda aqui muita gente a viver dramas desnecessarios....
    Tenho pena do futebolista que nao vamos poder disfrutar mas vai haver solucoes e vamos aprender a jogar sem Matic.....

    ResponderEliminar
  23. Não consigo entender como é que se empola tanto uma notícia ...

    It is highly unlikely that Benfica would accept an offer of £21 million for the midfielder, even though his value was placed at just £4.15 million when they signed him, but Chelsea will test their resolve.

    http://www.telegraph.co.uk/sport/football/teams/chelsea/10565919/Chelsea-want-midfielder-Nemanja-Matic-to-return-from-Benfica-for-21m.html


    Chelsea are hopeful of pulling off an extraordinary deal to re-sign Nemanja Matic that could cost them ten times his valuation when he left Stamford Bridge three years ago.
    Benfica have rejected an initial bid of £21 million for the Serbia midfield player and are demanding a fee closer to the £37 million buy-out clause that was inserted into a contract he signed last year,

    http://www.thetimes.co.uk/tto/sport/football/clubs/chelsea/article3973302.ece

    Se tiverem alguma dúvida sobre o âmbito dos valores que estão em cima da mesa, é só usarem um conversor de moeda , e o RedMoon ajuda na tradução para eliminar equivocos ...

    ResponderEliminar
  24. Postura do vieira: olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço. E isto garante-lhe 80% dos votos sem ganhar NADA!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking