O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O sonho da equipa A que muito poucos conseguirão alcançar

. 32 comentários
Sejamos francos, num mundo ideal, num mundo perfeito, num mundo onde isso fosse possível fazer mantendo a competitividade, todos nós gostaríamos, julgo eu, de ter uma equipa sénior maioritariamente constituída por prata da casa e onde todos falassem português. Mas isso seria pois, num mundo ideal!

O exemplo Sporting tem afectado a cabeça a muita gente. Porque o Sporting aposta na prata da casa, e porque o Sporting anda na frente.

O primeiro ponto que julgo importante salientar é que a aposta do Sporting na formação surge de necessidade, não propriamente de uma escolha consciente.

O segundo ponto, é que esta aposta tão forte na prata da casa, surge provavelmente, no ano em que a pressão dos resultados para os lados de Alvalade atingiu o seu mínimo histórico. Nunca a exigência foi tão baixa no Sporting, o que obviamente, é bem diferente de fazer aposta semelhante num clube que sonha com finais de Liga dos Campeões e para quem perder 3 competições na última semana da época é sinónimo de terramoto com magnitude bem elevada!

Ainda assim, acabo por ter pena sinceramente que este Sporting não jogue na Europa este ano. Porque acho que o mito Sporting já se teria desmoronado como um castelo de cartas. Dentro de portas, em jogos de pouquíssima intensidade, até pode dar para ir fazendo umas graçolas... Mas eles que apanhem uma equipa europeia com outro tipo de atributos e intensidade para ver se não vêm ao de cima todas as suas fragilidades!

Também, lembrar Chalanas ou outros craques do passado, tentando comparar épocas tão antagónicas, é ignorar o pequeníssimo pormenor de que nas épocas dos Chalanas e dos Futres não havia Lei Bosman, e que em virtude disso, cada plantel europeu, com pequenas nuances, só podia inscrever 6 jogadores estrangeiros! Logicamente, e como consequência disso, se os estrangeiros só podiam ser seis, quem haviam de ser pois os outros 20 do plantel senão o melhor que se encontrava dentro de portas?

Bem diferente é falar nos dias de hoje, onde fruto da Lei Bosman, é permitido a cada clube recrutar o que de melhor há no mundo, em vez de apenas o melhor que há no seu pequeníssimo espaço geográfico! Isso altera um pouco as regras do jogo, ou não?

O exemplo Barcelona também afetou a cabeça de muita gente. Porque muita gente achou que aquela era a solução para os problemas de qualquer equipa. O que muita gente esquece é que o exemplo Barcelona é um caso muito particular. Porque o Barcelona, apesar de todo o seu sucesso nos últimos anos, é suportado por três jogadores únicos e irrepetíveis (Messi, Iniesta e Xavi), que aparecem uma vez em cada 50 anos. Tiremos ao Barcelona esses três jogadores e o Barcelona seria apenas uma boa equipa de futebol muito longe de ser imbatível, ou então talvez, também ela, teria de ter encontrado a sua espinha dorsal no estrangeiro à semelhança de praticamente TODAS as grandes equipas da Europa. 

Veremos pois, agora que Xavi e Iniesta parecem ter entrado na sua fase descendente, quantos mais Xavis ou Inestas sairão daquela escola fabulosa nos anos mais próximos.


Reportando-nos agora à nossa realidade, parece-me que o Benfica tem feito (e bem) uma aposta séria na formação, e que terá forçosamente de dar os seus frutos. Mas parece-me também que dificilmente essa aposta resultará no Benfica enquanto a política reinante na equipa principal for o desastre que tem sido.

Primeiro ponto:

Para haver aposta consciente na formação é necessário haver um treinador que esteja para aí virado. Mas também aqui não vou condenar Jorge Jesus, porque o que Jorge Jesus quer é ganhar competições, seja com o jogador A ou com o B. Eu olho hoje para Cavaleiro por exemplo e penso: Porra, este tipo está verde! Este tipo é pior que o Ola John! E para mim é de facto pior, embora lhe reconheça vontade e ache que quem sabe, até pode um dia vir a ser melhor que o holandês. Mas neste momento não é, e para mim, no Benfica devem jogar os melhores. 

Também, verdade se diga, e esta é uma opinião muito pessoal, eu acho imensa piada quando companheiros de blogue sugerem que da nossa equipa B, 15 jogadores deveriam estar na equipa A num prazo de 3 anos! Eu pergunto, quem são esses 15 craques que andam na B e eu não descortino? 3 ou 4? Talvez? Mas 15?! Sou só eu a achar que aquela equipa B (à semelhança da equipa A) não joga nadinha e abana por todos os lados?

Ainda assim, concordo evidentemente que tem de se apostar em alguns miúdos, que alguns deles, pelo menos merecerão, uma oportunidade. Mesmo nos juniores há alguns jogadores que bem trabalhados poderão voar alto! Mas para que isto aconteça, é necessário que a política na equipa A mude radicalmente, porque essa é que tem emperrado tudo o resto! Quem vê o Benfica de fora percebe, que o que se vê fazer ano após ano na equipa A é o cancro que tem matado tudo o que de bom se tem tentado fazer nas camadas mais jovens do clube!

Qual treinador qual quê? O Ivan Cavaleiro devia estar na equipa A, não por ser melhor que o Ola John mas porque o Olá John nunca devia ter sido contratado! Exigência precisa-se!

O plantel do Benfica da equipa A, devia por decreto, ter um máximo de 23 jogadores (e eu esticaria para os 21): 2 guarda redes, 8 defesas, 10 médios e 3 avançados. E fosse Jesus o treinador, o Ferguson ou o Camões, essas eras as linhas com que tinha de se cozer. 

Não podiam ser os quase 30 que há hoje, sem contar com os outros como sejam a perna do Pizzi e o turista do Dubai que andam por aí perdidos em lista de espera! Nesse contexto de um plantel mais reduzido, seguramente e de forma natural, veríamos muitos mais miúdos a serem chamados progressivamente, a serem chamados para estágio ou para o banco de suplentes, e quiçá, até a começar a jogar uns minutinhos de vez em quando para suprir necessidades momentâneas, e depois claro, cabe-lhes a eles agarrar as oportunidades.

Claro está que, olhando agora para aquilo que é o desgoverno, o dispêndio, a falta de critério, rigor e visão que é o nosso plantel principal, qualquer aposta séria num miúdo com ADN do Benfica nos dias de hoje, não passa de um sonho pitoresco que muitos poucos desses miúdos poderão alcançar!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Ó amigo o Cavaleiro só em atitude dentro de campo dá 10-0 ao Ola John!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. completamente de acordo! o ola john foi 1 dos maiores fracassos de sempre! 9 milhões e entra dentro do campo parece que ta a fazer 1 peladinha com os amigos, não corre, não se esforça, atitude 0! Cavaleiro é verdade que falhou 1 golo inacreditavel contra o arouca mas faz pela vida!

      Eliminar
    2. mas qual ola jonh o do ano passado ou o deste ano? o do ano passado é muito melhor que o ivan cavaleiro quer em potencial quer naquilo que produz o deste ano perde muito em atitude para o ivan agora o que vocês deviam perguntar é porque é que um jogador de um ano para o outro tem tanta variação na produção, à semelhança do que aconteceu ao nolito.

      Eliminar
    3. o que deu no ano passado o ola john??? uma assistencia e um golo? comparar ola john com nolito é como comparar cardozo a ibra! ola john marcou 1 ou 2 golos numa temporada nolito marcou quantos na 1ªtemporada e assistencias??? ivan cavaleiro tem um grande fator a favor que é ser da cantera do clube

      Eliminar
    4. a semelhança mas parece que não percebeste é que tiveram uma produção num ano e no outro caíram a pique porque o treinador de um ano para o outro deixou de contar com eles.
      o ola o ano passado jogou bem tem dois golos e varias assistências só aqui dá dez a zero no Ivan que não tem nada nem golos nem assistências e exibições muito pouco fez, tem muita vontade e empenho. mas isso só não chega.
      agora só por ser da cantera já vale mais que os outros já vale qualidades vai dizer isso ao roderick ao edgar ao hugo leal ao rui baião etc.

      Eliminar
  2. Mais uma vez um excelente texto. Concordo com tudo.

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está. Comprar menos e com critério. Os romenos têm um provérbio mais ou menos assim: «Sou tão pobre que não comprar coisas baratas». Parecido ao barato sai caro. Comprar pouco, se necessário caro, mas bem. E o resto remendar com a casa.
    Para o que todos os sérvios (salvo o Matic) têm feito bastavam os putos da B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Sou tão pobre que não posso comprar coisas baratas».

      Eliminar
    2. mas temos algum portugues na equipa b como markovic, fejsa e ate djuricic?

      Eliminar
  4. Jogadores que obrigatoriamente em 2014/2015 tinham que fazer parte de um plantel de 25 na equipa A:
    Oblak, Cancelo, Ivan, Bernardo, Nélson Oliveira e Gonçalo Guedes (para mim o melhor de todos, apesar de só ter 17 anos)
    Juntar ainda: Almeida, A. Gomes, Amorim.
    Se mantiverem os melhores estrangeiros (só com uma ou outra venda), mantemos qualidade, baixamos a massa salarial e paulatinamente introduzimos mística benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acrescento ainda a sua lista, pizzi a meu ver sera titular, farina 1 alternativa para o meio campo, e comprar aí sim o passe de silvio!

      Eliminar
  5. Alguns dirão Lunático...

    Oh Lua, Vivas ao Benfica!!!

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  6. e pluribus unum14/12/13 01:10

    O problema que tenho com este post está no início, porque assume algo que nem eu nem tão pouco vejo alguém defender. Ninguém (ou vá lá a maioria que defende uma real aposta na formação) espera que a maioria do plantel do SLB seja composto por atletas da formação ou mesmo portugueses. O que sim é defendido é que se pare de contratar contentores de jogadores todos os anos e que os valores da formação tenham pelo menos as mesmas oportunidades e tolerancia para o erro que se dá a qualquer um que venha de fora, por muito mau que seja. Este ano já rebentou a bolha porque cada vez que vejo um jogador que até está emprestado e já demonstrou não servir (acho que todos sabem quem é) ter oportunidade atrás de oportunidade e um talento como o Cancelo ainda não ter tido nenhuma hipótese fico doente.

    Nem todos vão dar em jogadores acima da média mas se não derem oportunidades nenhum vai chegar onde poderia chegar e desenvolver todo o seu potencial e na verdade temos bons valores para aproveitar em vez de andar a estoirar milhões em metades de Pizzis(não é melhor que o Rosa ou Hugo Vieira por exmplo) e outros negócios muito suspeitos.

    Esta temporada por exemplo qual foi a ideia de criar um enclave Sérvio no SLB!? Foi comprar por atacado sem pensar no impacto que isso poderia ter no grupo é é um claro exagero sem sentido para o que devia ser importante. Outro acto brihante de gestão desportiva é ter 3 laterais no plantel por empréstimo, nosso de raíz só o Maxi e o adaptado Almeida, Cancelo no entanto um diamante em bruto continua sem ter a mínima oportunidade, então mas não é o catedrático que gosta de laterais atacantes, qual é a desculpa neste caso? está verde? Tb está o outro que já tem 26 anos e não tem metade da qualidade do Cancelo. Coerencias...

    A grande questão e que é preocupante é o desperdício e entreposto de jogadores em que se tornou o clube, não é só o não apostar na formaçao, existem outros casos que não entendo, o Oblak por exemplo está a ser tapado pela mediania e azelhice do Artur, podes dizer que o JJ está preocupado em conquistar titulos e eu digo com Artur nunca conquistaremos nada de relevante. Outro caso caso é o Urreta nunca ter sido aposta, até se deu ao luxo de o emprestar numa época em que quase não existiam extremos e onde a meio se foi encher mais uns bolsos alheios para mais uma grande contratação de seu nome Fernandes.

    Quanto ao Cavaleiro o Ola tem mais qualidade mas de momento o Ivan tem muito mais para oferecer á equipa e isso é que verdadeiramente importa, alias o Cavaleiro consegue contagiar os outros com a sua vontade,esforço e irreverencia, algo que desde o Di Maria não via acontecer.
    Será por acaso que enquanto o Rodrigo andou com o Nélson Oliveira á perna jogava o dobro?
    O SCP vale o que vale mas para consumo interno servem bem, já as nossas vedetas nem ao Arouca conseguem ganhar o último jogo do ano em casa, realmente é grande sinal de respeito para com os sócios e adeptos e pelo campeonato nacional (Tb muito por cupa das prioridades do LFV e JJ e das opções absurdas do último, os jogadores refletem os líderes que temos).

    Não sei se são 1,2,3,12 ou 20 o que sei é que se tmos qualidade é para aproveitar e jogadores como o André Gomes, Cavaleiro, Cancelo, Bernardo Silva e Nelson Oliveira são acima da média e merecem pelo menos as oportunidades que muitos tiveram e estas oportunidades passa por ir colocando 1 ou 2 de início com o resto dos habituais titulares não é colocar uma equipa B como o JJ gosta de fazer e de momento em 433 com Bernardo Silva ou André Gomes e o Cavaleiro na forma que estão fazia todo o sentido e isso sim era verdadeiramente apostar na formação.

    A equipa B não joga nada!? Deves ter visto poucos jogos porque este ano até estão a jogar muito (para a realidade e objectivos dos bes) e com mudanças e defesas diferentes todos os jogos é complicado que se sofra poucos golos, ao menos somos o melhor ataque, já a principal até nisso conseguem estar atrás do SCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu esperava menos do Hélder. Surpreendeu-me pela positiva. A equipa B está a jogar de forma aceitável e é necessário ver que ele tem obrigatoriamente de rodar jogadores.

      Eliminar
    2. Ou seja esperavas menos do Jesus? Ou acreditas no pai Natal e achas que é o Hélder o treinador?

      Eliminar
    3. e pluribus unum14/12/13 14:13

      O JJ não treina os bes, já agora é ele que treina também as camadas jovens e o responsável pela excelente campanha na champions youth league não? O que acontece é que ele tem influencia nas escolhas de jogadores para rodar alguns da equipa principal, de resto nada a ver, basta ver que são completamente diferente as opções e estilo de jogo entre a equipa principal e bes, a diferença da qualidade e tipo do futebol entre a equipa de um ano para o outro é gritante e tem mais a ver com as diferenças de ideias entre o Norton de Matos e o Helder do que com o JJ que continua igual a ele próprio.
      Se o ano passado a evolução do Cavaleiro foi tremenda este estou a gostar bastante do Hélder Costa que qualidade sempre teve mas antes parecia andar amorfo em campo e agora está com uma atitude e confiança bastante positiva, acho que o Hélder tb terá algum mérito nisto.

      Eliminar
    4. helder a par de norton com o plantel que tem esta a fazer 1 pessimo campeonato!!!! para alem de todo o potencial de todos os jovens, temos jogadores mais velhos que jogaram na 1ªliga como steven vitoria 1 dos melhores defesas a epoca passada inclusive, urreta e a.gomes! temos 1 dos avançados com maior potencial de espanha o lolo, temos funes mori (7golos em 7jogos)! Agora ter uma equipa B para ser competitivos so nos jogos que interessa, é que contra o covilha e farense só vi entulho dentro do campo!

      Eliminar
    5. Tudo na linha do JJ. Com o melhor ataque da 2ª liga às custas da pior defesa. É certo que nalguns jogos apresentam um futebol atrativo e coerente `a imagem da A, ou seja, estão na mesma linha...

      Benvas dos Santos

      Eliminar
  7. Wishmaster14/12/13 02:33

    Muito bom texto, um pormenor ou outro em desacordo mas é isto que se pede.

    Um pormenor para falar de um jogador: Ola John. Para mim é jogador de topo, mostrará isso no futuro, talvez já em janeiro no Ajax.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o ola john tem muito potencial para apanha bolas... entra dentro do jogo a jogar a passo, passa a maior parte do jogo a sorrir, em vez de correr de alguma coisa ao clube, 1 passe bem feito que seja, ou sera pedir muito

      Eliminar
    2. O problema do Ola John e de todos os jogadores do plantel do SLB é o JJ e amadorismo do Clube plantada por esta direção...

      Eliminar
  8. RedMoon so para te dar os parabens excelente post,o Ivan corre mais no pouco tempo que joga que o Ola Jonh em dois jogos,ao menos corre o Ola Jonh corre pouco e raramente sai-se bem com uma finta perde quase sempre a bola,gosto mais do nosso miudo Ivan,e temos realmente jogadores pro futuro a que fazer com eles aquilo que disseste no post pronto gostei parabens.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Se por 1 lado pode-se dizer que o benfica gastou muito dinheiro este ano com contratações, eu vejo a maior parte delas como oportunidades de negocio e antecipação! Ora vejamos...
    Sulejmani a custo zero (pelos vistos 2milhoes) - jogador com imenso potencial, ve-se na maneira como cruza, como se posiciona, como joga, neste momento esta a 20% da forma!
    Farina custou 3 milhoes penso eu e com o emprestimo ja foram pagos 2 milhoes, ou seja pagou-se 1 milhão por 1 jogador com potencial e que o scouting do benfica ja o seguia à muito tempo!
    Markovic é somente 1 das maiores promessas dos balcãs, ainda esta a anos luz da sua melhor forma, e falta ter mais à vontade a jogar, sem receio, se atingir o pique que espero vejo-o como 1 jogador com potencial para chegar aos 30milhoes pelo menos!
    Fejsa, atendendo a 1 possivel saida de matic, e estando tapado no olimpiakos, parece-me ser bom jogador! Acho que ganhavamos mais com a inclusão de ruben amorim e subida de algum da equipa b visto a.gomes ainda ter que comer muita sopa!
    Funes mori o scouting aos anos que se falava e pelo valor que veio, e atendendo que tem apenas 7 golos em 7 jogos pela equipa b não acredito como se podera ser flop! Se fosse cardozo era o melhor!
    Pizzi a meu ver sera o extremo titular da seleção nacional, por isso uma boa aposta!
    Silvio devia-se comprar no final de epoca, Cortez ja vai, e Siqueira continuando assim não sera exercida a opção!
    É preciso entender que o scouting esta a trabalhar bem, todas as posições foram reforçadas e algumas atraves de emprestimos que poderao resultar em opção de compra!
    A curto prazo sairão, artur, luisão, garay, maxi, matic, gaitan, cardozo, uns por velhice outros por ultima oportunidade de rentabilizar, outros porque é necessario equilibrar contas!
    Para a baliza temos oblak grande guarda redes e equipa b mika e varela (este é muito bom!)
    Para centrais, temos steven, lisandro e sidnei (se tiver cabeça para mim o melhor e neste momento esta a realizar boa epoca)
    para laterais direitos temos a.almeida, cancelo e podemos optar por compra de silvio
    para o meio campo temos amorim, farina, fejsa, a.gomes para quem gostar!
    para extremos temos centenas,... desde pizzi, cavaleiro entre outros
    para avançado temos nelson oliveira, mori, mora a meu ver era um grande jogador, e temos de ter muita atenção a 1 tal de lolo na equipa B!

    Portanto esta direção ja estava a prever que houvessem saidas e optou por comprar ja, integrando ja uns de imediato, outros na equipa b, e outros emprestados!

    Ok, mitrovic não percebo porque foi contratado, todos os outros tem o seu lugar no benfica de hoje ou do futuro!

    Temos exatamente a mesma equipa da epoca passada, mas melhor jogador não esta a jogar!

    So silvio dos contratados é que ja esta a 100% todos os outros ainda não se integraram, fejsa, markovic e siqueira fizeram bons jogos mas para ja não poderao ser titulares. Seulejmani e djuricic precisam de mais tempo de jogo!

    O que falta ao SLB é 1 mister, eu estou livre, mas em part-time! Simplesmente não inventava e aí esta o segredo!

    ResponderEliminar
  11. O Barcelona, que muitas vezes é dado como exemplo gastou não sei quantos milhões no Neymar quando lá tem Deulofeu e emprestou-o ao Everton....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Um dos meus favoritos, Deulafeu. Que jogador! Mas já sabemos que quem sabe de futebol é quem escreve nos blogues, os gajos do Barça são uns incompetentes!

      Eliminar
  12. Escrever é lindo e acerta-se sempre.Queria era ver aplicar estas teorias.Façam um Clube e apliquem para vermos.Concordar com quase tudo que se escreveu também é fácil porque na maioria do texto estão verdades de M. de La Palisse.Vi muitos ao longo da minha vida ligada ao futebol, e foram muitos anos, a mandarem bitaites em que tudo com eles seria bem melhor, mas depois quando chamados a provar enfiavam-se por um buraco maior que a Lua e estragavam o que se tinha feito de bom mesmo que fosse pouco.Também eu quero ser campeão todos os anos e que o SLB seja dirigido com mais qualidade mas entre o querer e o conseguir vai uma distância maior do que daqui à Lua.E o melhor disto tudo é a falta de memória.Veja-se o que falam agora da Formação e o que falavam os mesmo há uns anos atrás.Afinal no meio dos erros alguma coisa de positivo se foi fazendo.O problema vai ser onde colocar tanto jovem com qualidade que está a sair da Formação e a chegar aos Seniores.Fico à espera pois os empresários chupistas já lá devem andar como abutres.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o Marquês. Teóricos com opinião é o que há mais. Fazer é que é mais difícil.
      Acho que o Benfica está bem entregue. Comparem com os tipos do norte que só dão tiros nos pés. Ai se não fosse a batota.

      Eliminar
  13. É engraçado como a malta analisa jogadores pelo que eles correm...enfim.

    O Barcelona nunca pode ser exemplo pq é dos poucos clubes no mundo que pode segurar as suas estrelas e como tal construir uma equipa com essas bases. O SLB quando tem um jovem a despontar vai logo aparecer um tubarão para o levar por isso necessita sempre de ir ao mercado construir a equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. põe uma equipa a jogar com 5 ola johns e 6 cardozo a ver o que fazem!

      Eliminar
  14. Querem ver que o nosso Eusebio nao corria... simplesmente foquei a velocidade porque gosto de jogadores velozes como o Eusebio e Cristiano Ronaldo,correm como lebres e remate fortissimo com colocacao claro que o Ivan Cavaleiro nao tem estes atributos possivelmente nunca o ira ter invoquei o Ivan que corre porque ao inves o OLa John joga a passo e mal concordo que nao se devem analzar um jogador pelo que corre mas ha que ver que os dois sao jovens e teem muita margem de progressao cada qual com seu istilo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking