O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 7 de dezembro de 2013

Será possível que o problema está sempre em todo o lado menos no gabinete do Presidente?

. 24 comentários
Pontos prévios:
Jesus não tem culpa nenhuma. Jesus não tem culpa da incompetência de quem toma decisões no meu clube, incompetência de quem não percebeu que antes de oferecerem ao treinador um novo contrato, já este tinha sido despedido em público pelos jogadores no relvado do Jamor, que o ciclo (com muitas virtudes e alguns defeitos) estava terminado, e que Jesus já não tinha qualquer margem de erro junto dos adeptos, nem sequer dos jogadores.

Jesus é hoje bem mais problema do que solução? Só um burro não percebe isso! É culpa de Jesus? Evidentemente que não! A culpa é de um tal senhor que não percebe rigorosamente nada de futebol mas finge que percebe, e que mais uma vez não teve a sensibilidade para em devido tempo antecipar cenários e perceber que o efeito das suas decisões só podia ser este. O grave é que todos perceberam... menos ele! O tal que diz que isto da conquista de taças no mundo da bola não é nada com ele... ele não marca golos... ele só assina os cheques!

Tal como Cortês não tem culpa nenhuma de ter aterrado em Lisboa e ser apresentado como a solução dos problemas defensivos da ala esquerda da equipa! Este Cortês aterrou, como eu aterraria se alguém me chamasse.

O grave é ter havido alguém no meu clube que não percebe o ridículo, e achou que havia ali jogador! O grave é que depois de mais um Cortês, e de mais um Siqueira emprestado, o melhorzinho era mesmo Melgarejo, o tal que não servia e que, na minha opinião, já era (e ainda melhor seria hoje, tivesse havido alguma paciência), melhor do que qualquer um dos dois brasileiros que chegaram.


A verdade NUA e CRUA é esta: 
1. Este Benfica não joga nada!! 

2. O melhor plantel do Benfica dos últimos 30 anos é uma farsa! A não ser para aqueles para quem o melhor plantel é um amontoado de quase 30 jogadores recrutados sem qualquer rigor nem critério. 

3. Este Benfica o ano passado perdeu 13 pontos em 30 jornadas e não chegou para ser campeão. Este ano já perdeu 9 em 12 jornadas!! E ainda não jogámos com o FCPorto!

4. Este Benfica, se hoje está ainda na luta pelo título, é porque, à semelhança do ano de Trapatoni, tem contado com algumas benesses e um ano mau do adversário mais direto.

5. Este Benfica tem dois empates em casa com Belenenses e Arouca!! Tem uma vitória milagrosa em casa com o Gil Vicente, num jogo que perdia por 2-1 aos 91 minutos de jogo! E uma vitória muito sofrida e muito afortunada, também em casa, frente a um Braga que nos foi superior durante quase o jogo todo! 

6. Este Benfica estará muito provavelmente na próxima Terça-Feira fora da Liga dos Campeões, num grupo em que entrou como cabeça de série!



Hoje, por acaso, enquanto lia a última autobiografia de Alex Ferguson, deparei com uma verdade indesmentível, que retrata muito bem aquilo que é a relação treinador-jogador.

Diz Alex Ferguson: 
Na cabeça dos jogadores há sempre três perguntas no ar: 
1. Este treinador será capaz de formar uma equipa ganhadora? 
2. Este treinador será capaz de fazer de mim melhor jogador? 
3. Este treinador será leal, para comigo, os outros jogadores e a equipa?

Falhando numa destas, as tuas possibilidades de sucesso são infímas!

Falando agora no nosso caso, a resposta à primeira pergunta parece-me óbvia: "Não." Os jogadores já não acreditam na equipa ganhadora com Jorge Jesus, e essa, tal como venho dizendo desde Julho, é a razão pela qual já não correm, jogam mal e parecem jogar sem qualquer motivação ou crença! Nem sequer parecem ter vontade de estar ali, apesar de, segundo sei, os ordenados aparecerem sempre na conta a tempo e horas.

A resposta à segunda pergunta também me parece óbvia: "Apenas em casos muito pontuais." A maior parte dos jogadores estagnaram na sua evolução, parecem piores jogadores do que eram há um ano atrás. Os reforços não trouxeram nada de novo e vieram para as posições erradas. O plantel tem quase 30 jogadores, há mais gente desmotivada do que motivada e muitos deles, com potencial incrível, praticamente colocados na prateleira.

E a resposta há terceira pergunta é uma consequência das duas últimas: "Não."  Neste Benfica são os nomes dos jogadores a criar o modelo de jogo, e não o modelo de jogo ou as necessidades da equipa a escolher para si os melhores jogadores.

Jogadores a jogar fora das suas posições, Rodrigo com um potencial incrível a jogar como ala, Markovic que devia jogar num 4-3-3 e anda ali também amarrado à linha; Djuricic que veio para ser importante mas que foi tapado pela permanência de Cardozo, enfim, demasiadas trapalhadas para um ano só!

Ola John encostado, André Gomes encostado, três defesas centrais contratados quando nenhum saiu (!!), Funes Morri (já vale tudo!!), meio Pizzi emprestado, Cortez contratado, depois riscado da Liga dos Campeões, depois dispensado para Janeiro, depois titular frente ao Arouca, depois sai ao intervalo (é possível fazer pior?!), Djuricic prejudicado por causa de um diferendo mal resolvido com Cardozo, Sulejmani (para quê?!)

Mas é possível a um treinador passar o teste da lealdade num balneário que tem quase 30 jogadores?! Para mais vindo de um ciclo de 4 anos tão marcado pelo insucesso? 

E por isso assim vamos caros amigos. Mal, muito mal! Só um cego não vê isso! Só um cego não percebe que o estádio está vazio, que esta equipa não convence ninguém, que esta devia (tinha de) ser a nossa hora, a hora da viragem, da galvanização e dos estádio cheios! Que esta equipa custa muito dinheiro, que esta equipa tinha a obrigação de fazer MUITO mais...

E se não faz é porque em matéria de futebol, o “know how” que existe na classe dirigente do meu clube é muito curto... Aqueles que mandam também não sabem mais...

O problema, por muito que muita gente se recuse a ver não está em Jorge Jesus, está mais acima! 

São 12 anos de derrotas atrás de derrotas, muitas delas humilhantes! Mas será possível que ainda haja gente a achar que o problema esteja sempre em todo o lado menos no gabinete do presidente?!


P.S. Ter um treinador adjunto, que depois de um empate em casa com o Arouca, vai ao flash interview para dizer: "O Benfica foi a única equipa a querer ganhar o jogo", é não ter mesmo a noção do ridículo e do ponto a que chegámos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. REDMOON aqui abordas todas as minha preocupações e todas as questões que acho que são a razão de todos os problemas do NOSSO BENFICA...
    JJ é um problema sim... Mas não é o nosso maior problema... É um problema que só lá está porque o nosso grande "problema" insiste que percebe disto e toma todas as decisões como se soubesse o que está a fazer... Se vocês repararem, vieira secou tudo á sua volta. Quando o VEIGA começou a ganhar protagonismo, la se chatiou, quando Rui Costa começou a ganhar protagonismo como diretor desportivo, lá o encostou para um canto, o próprio José eduardo moniz, que surgia como concorrência a LFV foi convidado a integrar a direção e uma vez mais, perdeu protagonismo... É engraçado de ver que hoje o NOSSO CLUBE não é mais que o CLUBE LFV, pois nós não mandamos porra nenhuma, aquele artista que lá está é que manda.
    E quando um presidente diz que não pode ser avaliado pelos sucessos desportivos, uma vez que não dá chutos na bola mostra bem que o BENFICA ESTÁ ENTREGUE A UM ABUTRE...
    André

    ResponderEliminar
  2. Ontem foi a gota de água,os sócios só podem andar a dormir pois nada fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma gota de água? Já são muitas. Daqui a pouco temos uma inundação.

      Eliminar
  3. mas vocês não querem um clube com um presidente forte ? A única falha do LFV foi não ter mandado o JJejum para os anjinhos na altura devida e mesmo isso se calhar foi com medo da repetição do caso fernando santos . JJejum fora . Marco ao poder .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi a unica? entao os outros anos todos foi o que? o vieira usa o Benfica para ficar rico, apenas isso. 12 anos de mentiras

      Eliminar
  4. Não chorem. A maioria dos adeptos gosta disto. Temos é que apoiar os meninos, não é?

    Carrega orelhas, que os otários gostam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. A maioria gosta do que estão a fazer ao clube e assina por baixo. O problema não está no VIeira mas sim no poder que os SÓCIOS lhe concederam. Agora continuem a bater palmas a musas e museus enquanto o verdadeiro benfica se afunda cada vez mais!

      Eliminar
  5. Não percebo. Então sempre que o Porto ganha não é por causa da corrupção?! De onde é que vem essa teoria de que foi o Benfica que perdeu os últimos campeonatos?

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem a corrupção viu-se bem. O penalty escandaloso devia ter sido marcado e o jogo teria sido outro. Se fosse o Porto como seria?

      Eliminar
  6. Ó meninos vamos lá apoiar a equipa porque sabemos bem para onde vamos!
    A questão dos troféus para esta época ficou logo resolvida com a abertura do museu Cosme Damião, equivale a um campeonato + taça de portugal + quartos de final da champions. O que é queriam mais?

    ResponderEliminar
  7. Eu não culpo o Jesus do mau resultado. Digo que ele não tem autoridade no balneário. Ao longo do seu percurso no Benfica, muitas vezes critiquei mas mantinha a confiança de que nos poderia levar aos títulos. Isso agora não acontece.

    O Benfica é o clube com mais campeonatos ganhos (já nem podemos dizer títulos!), um clube que tinha uma cultura de vitória e de conquista de títulos. Desde os problemas com o Damásio que destruiu uma equipa incrível, ao Vale e Azevedo, ao período em que LFV nos conseguiu equilibrar financeiramente, vai uma grande distância, mas no meio disto tudo, perdemos a ambição.

    Tenho 22 anos e desde miúdo que "ser do Benfica" era motivo de orgulho. O Benfica era o clube que movia multidões onde fosse, que se batia para ganhar, que tinha tido o Eusébio! Benfica era mística!

    Depois, desde que eu nasci, vi o Benfica a ganhar 3 ou 4 campeonatos, a ser humilhado dentro e fora de campo, a deixar-se corromper pela podridão deste sistema corrupto, cuja cabeça tarda em cair.

    Depois chegou JJ. No primeiro ano devolveu-nos a alegria. Futebol bonito, goleadas, o inferno da Luz. Voltámos a acreditar! Mas tudo é ilusão, porque títulos comemorados: 1/4.Um perdido por grande força do Porto e outros 2 por extrema incompetência. Permitiu a humilhação de vermos o rival a comemorar no nosso estádio (sem falar na vergonha das luzes e rega), humilhou-se contra um treinador medíocre e ajoelhou-se perante os boçais que 2 minutos antes já preparavam a forca a Vitor Pereira, entre outros episódios tristes.
    Dirão, com razão, "levou-nos a uma final europeia, elevou o nosso estatuto na europa". Sim, é verdade. Mas também se lembram que fomos à final da Liga Europa porque não tivemos competência de ganhar à equipa C do Barcelona e ao Spartak.

    Percebo os benfiquista que não querem perder o Jesus por medo de voltar ao tempo negro, mas um treinador que não vê os seus próprios erros, que insiste em fórmulas erradas, que não consegue arranjar uma merda de um lateral esquerdo que faça 2 jogos seguidos num nível aceitável, que já nos humilhou como ele o fez, sem nunca admitir um erro (quando perdemos é porque tivemos azar, ou porque o árbitro é um ladrão ou outra razão qualquer! Nunca ouvimos JJ a fazer mea culpa ou a dizer: jogámos mal, a culpa é minha! Mas quando o Benfica ganha a conversa é outra: "Tive um feeling... Sabia que as minhas substituições iam resultar.") não pode continuar no Benfica.

    Mas o responsável é outro. É quem lhe paga o ordenado. É quem usa o Benfica para aumentar a sua fortuna. É aquele senhor que já foi o homem de confiança do Pinto da Costa e sócio do FCP! O mesmo que apoia Fernando Gomes (o das facturas do apito dourado!) para presidente da FPF. O mesmo que altera estatutos para não ter adversários dignos desse nome nas eleições. O mesmo que manda os sócios para o caralho nas Assembleias Gerais! O que ainda hoje veio dizer que o futuro do Benfica é a formação e todos os anos compra mais de 10 jogadores estrangeiros que nunca na vida vão vestir a camisola do Benfica!
    Luís Filipe Vieira... O Presidente do Betão. O Presidente que ganhou 3 títulos em 13 possíveis e que quando confrontado com isso responde: "Mas eu dou pontapés na bola?" Se este senhor continuar à frente do Benfica muito mais tempo, o que teremos para mostrar aos próximos benfiquistas são troféus cobertos de pó e ruínas do reinado de betão...

    ResponderEliminar
  8. Análise mais do que correcta do actual estado do SLB.
    Saudações Benfiquistas
    Bruno1904

    ResponderEliminar
  9. Nem mais,na cabeça do Lider (amen) a inauguração do museu equivale a 15 ou 20 titulos de topo,logo nao ha problema se nao ganharmos nada ate 2030.
    Ainda nao não visitei o museu mas gostaria que houvesse uma ala com os títulos do glorioso no reinado de LFV...havia de ser uma coisa gira!
    Mas o que é preciso é apoio incondicional de preferência com palas nos olhos.
    Siga a festa...

    ResponderEliminar
  10. Eu só gostava de saber como é possível uma pessoa que nem sequer vive em Portugal fazer considerações sobre o que se passa dentro do grupo e da equipa, das suas limitações, das suas tácticas, das suas prioridades, sem sequer conhecer os jogadores, como são, o que fazem, como treinam, etc? É extraordinária a pretensão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O redmoon mesmo de longe, vê melhor que muitos outros de cá ao perto.

      Eliminar
    2. No meu mundo pretensão não é ver melhor, é pretensão. E arrogância.


      Eliminar
    3. Anónimo, sabes lá tu o que o Redmoon vê, sabe ou sequer se está ou não em Portugal agora.
      Pena não teres coragem para abordar os temas em cima da mesa.
      Pena seres um cobarde que se refugia no ataque aos que têm a coragem de não ter medo de olhar para o Benfica e sem estare presos a tachos analisarem o que está mal no nosso clube.

      Eliminar
    4. Ai meu caro anónimo!

      Já estamos por tudo, e é sempre engraçado quando alguém traz ao debate um argumento diferente! Especialmente quando cómico!!

      Quer dizer, não estando em Portugal não permite fazer considerações? Agora também existe um critério geográfico? Hahaha

      E se estiver em Viseu já posso? E em Faro também dá? Ou só dá se morar no Seixal e puder assistir com privilégio a um treino à porta fechada?

      Se calhar tens acesso a informação confidencial, daquela da boa que não a que vem nos meios de comunicação socia nem está acessível ao comum dos mortais!

      É que se calhar, os jornais que tu lês são diferentes dos meus... A TV também deve ser diferente... Eu só tenho 2 BenficaTVs e quatro SPortTvs a a outra merda toda, mas a tua assinatura deve-te dar 4 BenficaTVs e 7 SPortTVs!!

      Se calhar é isso, e quando tu vês os jogadores a correr para a esquerda na minha TV aparecem a correr para a direita... Ou se calhar no Seixal o COrtês ainda está no Brazil e o Roberto ainda foi vendido por 8.7 milhões!! Aqui na minha terra o COrtês vestiu de encarnado na última sexta-feira e o ROberto já tinha sido trocado por meio Pizzi que andava a pastar em Espanha!

      Ele há cada um!!!!

      Eliminar
  11. NauBenfica7/12/13 19:07

    Assino por baixo!
    Qual é o benfiquista que não fica desgostoso, e revoltado, ao ver o que nós vimos ontem? Equipa apática, desconcentrada sem chama, sem alma, a jogar parece que a fazer frete.
    Um empate com o Arouca? Um empate com o Belenenses? São adversários para ganhar por 4 ou 5!
    A culpa é do presidente, é do treinador, é da estrutura, mas também é dos jogadores - não podemos pô-los de fora, porque são profissionais muito bem pagos que recebem a horas e que, por isso mesmo, estão obrigados a dar o litro que não deram ontem! Será necessário os adeptos fazerem a triste figura que fizeram os adeptos do clube da fruta a semana passada, para eles passarem a jogar acordados nos jogos que aí vêm? Será?

    ResponderEliminar
  12. Redmoon,

    Excelente artigo! Só não digo perfeito, porque há um ou outro pormenor com o qual não concordo totalmente, mas entendo perfeitamente a tua intenção. O que não concordo está escrito de seguida:
    «Jogadores a jogar fora das suas posições, Rodrigo com um potencial incrível a jogar como ala, Markovic que devia jogar num 4-3-3 e anda ali também amarrado à linha»
    Neste dois casos em particular, acho que obrigá-los a adaptar a outras tarefas até pode ser muitíssimo enriquecedor para as suas carreiras, apesar de não concordar com o Jesus na forma como está a fazê-lo. Por mim, é tentar colocá-los onde se sentem mais confortáveis para ganharem espaço na própria equipa (ganhar auto-confiança e confiança dos colegas). Só depois é que se deve começar a pedir outras coisas aos jogadores.

    De resto, tocaste em quase todos os problemas de gestão desportiva que vêm logo ao de cima quando as coisas correm mal, porque de facto influenciam muito!

    ResponderEliminar
  13. Quase tudo dito. Só falta uma pequena coisa, meus amigos autores de blogues e escrivas dos mesmos: de uma vez por todas, com o enorme apoio de verdadeiros benfiquistas, vamos escolher quem possa anular Vieira nas próximas eleicções. Haja coragem, para em uníssono, escolher alguém que comande o Benfica de acordo com os seus pergaminhos. Chega de chulos. usem a internet de uma vez por todas enquanto não é tarde, chega de conices. Vamos promover o próximo Presidente do Benfica. estou farto de criticar e ser humilhado, e, mais que tudo, não poder festejar com aquilo que, para além dos meus familiares, mais amo. Bora, só depende de nós, está mais que visto. Força Novo Geração Benfica/Ontem vi-te no Estádio da Luz e tantos outros. Temos de arranjar uma estratégia, tanto talento para criar posts fabulosos, mas no fundo estamos a deixar o Nosso Clube ir em direcção ao fim? Acordem!

    ResponderEliminar
  14. ..." Temos de arranjar uma estratégia, tanto talento para criar posts fabuloso " ....

    Se tanto talento para criar posts fabulosos, fosse suficiente para comandar a defesa, pensar o futebol no meio-campo, acelerar o jogo entre linhas e marcar golos, sem dúvida que seriamos potenciais candidatos ao triunfo na Liga dos Campeões...

    ResponderEliminar
  15. Ainda sobre a triste figura da personagem que se apresenta como treinador substituto. Como é possível um clube com o estatuto do Benfica apresentar um treinador-adjunto com aquele perfil?
    Só pode ser porque JJ não admite na equipa alguém que lhe possa fazer sombra!

    ResponderEliminar
  16. A origem de todos os problemas do Benfica é o Luís Filipe Vieira (que é um verdadeiro tumor) e como tal ele é que tem de saír e caberá ao próximo presidente a escolha do treinador.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking