O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 14 de dezembro de 2013

By GB: Cantas bem mas não me alegras...

. 21 comentários
Que saudades destas interpelações com o meu companheiro e romântico (cada vez menos) Redmoon...

Oh amigo, "tu cantas bem mas não me alegras," pois olhas os factos da maneira que te dá mais jeito para as conclusões a que queres chegar. Vamos lá por partes acabar com os mitos:

Mito 1- há quinze jogadores da formação que deviam estar na equipa A!

NOT TRUE!!!

Eu nunca aqui escrevi que deveriam estar os 15, mas sim que temos hoje, pelo menos, 15 jogadores que deveriam fazer parte de um plano de evolução em função do potencial elevadíssimo que têm para poder ser integrados no futuro.

Ora um plano implica isso mesmo: planear. Implica olhar cada jogador e respectivas necessidades de trabalho, acompanhamento e apoio.

Se há jogadores prontos para INICIAR (repito, iniciar) a ultima etapa da formação integrados na equipa A, porque estão a um nível mais elevado ou porque para lá chegarem precisam de treinar com e ser desafiados por jogadores mais experientes e evoluídos... Por outro lado, haverá outros que ainda não estão prontos, outros que suspeitamos que possam nunca vir a estar mas lhes identificamos capacidades, etc etc etc.

Para cada um destes deve haver um plano de trabalho que deve envolver várias pessoas da estrutura do Benfica (qual estrutura!?) e ser prioridade de todos eles.

Mas afinal deve ou não haver alguma integração imediata? Claro que sim...

Ivan Cavaleiro já lá está e muito bem, Oblak também está mas deveria ser titular pois é imensamente mais qualificado que um bom jogador como o Artur Moraes. Depois há o Bernardo Silva e o Cancelo que deveriam ser opção em jogos tendencialmente mais acessíveis, como suplentes utilizados se é quando esses jogos o permitirem.

Mito 2 - o Sporting só aposta na formação por necessidade, o que não é o caso do Benfica.

NOT TRUE!!!

Já puseste os olhos no R&C do Benfica, ou melhor, dos clubes portugueses? Não há outra via que não aposta em ter jogadores a custos tendencialmente para o zero (formação) e vender ao mais alto valor possível. Como o pais, temos que produzir internamente e exportar.

BALELAS! É isso que digo dessa treta do Bosman e afins! Ora se a "lei" o permite então vamos lixar e afundar o Benfica andando sempre a pagar milhões a uma estrutura de prospeção internacional (Ah! Lembram-se do Jorge Gomes? Faz parte dela...) e desaproveitar miúdos talentosos?

Errado! A lei pode permitir o que os barões corruptos da UEFA quiser, mas ao final o que interessa é uma gestão sustentável e isso consegue-se apostando na formação. 

Não é uma questão de necessidade, é uma questão de capacidade de gestão e competência. E sim... De resistir às comissões aos prospectores, intermediários, empresários, amigos e outros chulos que tais.

Já que falas no baixo grau de exigência do Sporting, a pergunta que se impor é: quantos mais títulos temos que o Sporting nos últimos 20 anos? Mais: quantos títulos nos tem valido essa "falta de necessidade" e o tal "maior grau de exigência"?

Mas ainda bem que falas em exigência... Se há coisa que tem caracterizado o Benfica é a exigência... Não se vê a atitude de todos perante a situação desportiva dos últimos anos?

Mito 3 - o Barcelona!

NOT TRUE!!!

Seguramente que aqui não me vês falar do Barça, ainda que eu entenda que o SLBenfica tem capacidade e potencial em jovens para fazer igual ou melhor, em termos estratégicos. Nem vale a pena alongar muito nisto.

Mito 4 - não é realista ter muitos jogadores da formação no plantel

NOT TRUE!!!

Não é realista este ano, não é realista no próximo, mas se houver um plano e uma estratégia sólida e imutável perante facilitismos e populismos, podemos claramente ter um cenários desses daqui a 4 ou 5 anos, onde metade desse plantel que referes, e muito bem, de 21/22 jogadores pode muito bem ter origem na formação.

Mito 5 - estão verdinhos!

NOT TRUE!!!

Ou melhor, "TRUE BUT...".
Então quer dizer que o Ivan está verdinho, ainda que jogue com uma entrega brutal e uma garra imensa que por vezes acabam por se sobrepor a sua grande qualidade futebolística e com se se perderem alguns lances... 

... Mas depois há que deixar o Markovic crescer, como se deixou crescer o DiMaria (e muitos perderam a paciência cedo!), como se teve condescendia com a adaptação inicial do Coentrao, como se espera pelos "jogos sim" do Cardozo, como se vai despejando (e bem) oportunidade para o Rodrigo falhar, como se deixa falhar consecutivamente o Lima, como se espera pelo "casamento perfeito" que vai tardando do Fejsa com o Matic, como se compreende que o Gaitan só jogue quando lhe apetece, como se percebe as falhas do Artur porque as vezes faz grandes defesas............ Queres que continue?

Na verdade somos todos muito pacientes e ágeis a desculpar essa gente toda que custou MUITOS MILHÕES mas que chega com rótulo de craque futuro. Mas depois quando chega aos putos... Estão verdinhos, joguem quando estiverem com mais maturidade porque ainda falham muito.

BALELAS! E os que custam milhões não falham de forma clamorosa? A esses custam dinheiro é que lhes deveria ser exigido tudo, mas não!!!! 

Não, mas não é só no Benfica! É geral e acontece nos outros clubes também em Portugal. Pois nos somos o pais onde podemos não ter para comer, mas gostamos de andar a passear de carro e a comprar televisões no Natal porque aquela lá de casa foi o pai que deu e não é LED xpto...

Aqui é igual... Bah! Aqueles são putos da formação, existe a Lei Bosman e podemos ir buscar putos da formação de outros e que outro ja tiveram os tomates de por a jogar e por isso quando chegam ha sempre quem diz "ah mas este tem 19 anos mas já fez 20 jogos pela equipa senior lá na terra dele, este ja não é verdinho"

BALELAS!

Se o SLBenfica tiver uma política definida, um treinador que saiba falar em vez de zurrar e ajudar os miúdos ao invés de os ameaçar e lhes tapar o espaço com jogadores duvidosos que lhe enchem os bolsos de comissões... Talvez tudo mude!

Se não leste/leram o que escrevi ontem, aconselho vivamente para que percebas as contas que fiz sobre os proveitos que obténs em formar evencer jovens por 40% menos do que vendes os jogadores que compras.

O Ola John pode dar um grande jogador? E então!? Eu prefiro formar e vender o Ivan por 15M do que o Ola John por 25M... Ganho mais dinheiro e possivelmente os mesmos (ou mais) títulos e é tão fácil perceber como.

O Miguel Victor teria feito menos que o Jardel? Não...
O Bernardo teria desaproveitado as oportunidades do Djuricic? Não...
O Gaitan renderia menos ao centro com o Ivan numa ala e o Salvio na outra? Não...
A defesa ficaria menos segura com o Oblak em vez do Artur? Não...
O Cancelo teria feito pior na direita que o Cortez fez na esquerda? Teria cometido realmente mais erros direita do que vemos o Maxi clamorosamente fazer em alguns jogos? Não...
E poderia aqui ficar o dia todo...

Claro que não vais mandar putos como o Rochinha ou o Gonçalo Guedes para a equipa A quando o processo de formação nos escalões de formação ainda nem terminou, mas o plano deles, como até o da geração de 97 (aqueles que assinaram contrato profissional a semana passada) deve ser preparado desde ja, não para "ver o que vai dar" mas para fazer tudo por tudo para os aproveitar ao máximo... E olha que nessa geração, os actuais juvenis, tens lá tão bom ou melhor que o Bernardo Silva...


Seja como for, esta discussão é muitíssimo saudável, obviamente aqui e ali empolada por nós para dar piada à diferença de opinião, mas é saudável que andemos a discutir isto porque é sinal que nos preocupados e que o SLBenfica tem "matéria" na formação para ser analisada. Bem hajas...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. GB, companheiro, este blogue poderia viver sem ti? Poder, podia, mas não era a mesma coisa!

    Quando estiveres a desmoralizar, apita, que eu arranjo forma de escrever qualquer coisa para te acordar! E o oposto também se aplica!

    You know what I mean:))))

    ResponderEliminar
  2. Concordo muito mais com o GB. RedMOON dizer que o OLA Jonh é melhor que o IVAN é algo que não podes afirmar. Uma coisa é certa. É mais caro... Isso sim, Agora melhor? Não fez nada para provar. Pelo contrário está sem hipoteses de o mostrar...

    GB tens muita razão quando dizes que os que custaram milhões tem muitas mais "abébias" que os jovens formados. O MARKOVIC é exemplo disso... Já teve tantas oportunidades e pouco fez e faz para as merecer. Deixo aqui uma pergunta!

    NÃO merecerá o Ivan as mesmas oportunidades que o Markovic??
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh André
      São tiradas dessas que lixam a conversa em torno dos jovens da formação... Não se trata do jogador A pelo B.

      E o exemplo que escolheste é muito infeliz pois o Marko é craque. Não será 10M por 50% de craque, mas é craque. O problema dele chama-se Jorge Jesus, pois o miúdo "é um Falcão" e o mestre da táctica insiste em querer fazer dele um médio direito.

      Nem em 4-3-3 eu faria isso, na minha opinião. Ele é um verdadeiro 9,5 ao contrario do Djuricic que é um 10 puro.

      Mas quando temos um treinador que é casmurro não porque acredita nas suas ideias (que são boas) mas porque quer provar que sabe mais que toda a gente... Nada resulta

      Eliminar
    2. Aqui o imbecil do luis concorda com esta reflexão, mas acredita também estou a olhar para a lua;)

      Meus caros vocês são Benfica, discutam... a nossa pressão é o Benfica.

      Vamos exigir se colocarmos as ideias à luz do dia. Todos só queremos o Benfica Campeão!!

      O blá blá dos adeptos é inferior à linguagem apresentada pelo 33º ou pelo JJ ???

      Tivessem eles o coração de Lampião e a língua tinha tradução...

      Se o adepto não pode apresentar as suas ideias , então para que serve ???

      Só para pagar, NÂO !!!

      Vivas ao Benfica ....tempo.

      Eliminar
    3. Oh GB se calhar percebeste me mal... eu não pus em causa a qualidade do markovic, mas sim as suas exibições... Que me digas que Jesus não sabe como utiliza-lo da melhor forma, concordo contigo, assim como o Djuri está a ser mal aproveitado. Não é essa a questão. O que eu disse é que as exibições do Markovic não o fazem merecer a titularidade nem as oportunidades todas que tem tido.(pode ser culpa do treinador) MAS o Ivan não teve nem metade das oportunidades do Marko para se mostrar.
      Não pus em causa a qualidade indíscutivel do Markovic, simplesmente acho que as se fosse outro com as suas exibições já tinha encostado. Tens o caso do Ola Jonh... Que também é craque veio rotulado como tal e no entanto encostou...
      Cumprimentos, André Guimarães

      Eliminar
  3. Um pedido de ajuda: ja que o Master Groove se gaba de ser administrador deste blog pr favor peçam-lhe que nao censure o ultimo post onde de repente todos os comentarios foram removidos e nao ha possibilifade de comentar. Se ele nao aparecer esperemosque haja alguma assunto sobre os andrades pq sobreo Benfica ele so fala quando estamos por cima. OBRIGADO

    ResponderEliminar
  4. Bom post NG, foi com esse intuito que o projecto de formação arrancou e é esse o objectivo que justifica todo o investimento ou esforço despendido.
    Parece-me evidente que é também o plano em traços gerais da actual estrutura do SLB mas em ano de final na Luz é natural que exista a vontade de investir mais na competividade imediata desacelerando por um ano os planos de medio e longo alcance.
    Penso que já muitos o referiram mas quero frisar, o tempo que necessitam é será sempre suficiente para quem anseia a sua evolução como jogadores, por vezes já não há paciencia para esperar para os ver jogar mas as oportunidades surgem mais tarde ou cedo e depois é com eles.
    Pegar na formação para criticar esta gestão e direcção tecnica não me parece um bom argumento, tentar pressionar a opinião benfiquista no sentido de acelerar a integração de jovens jogadores na equipa A só contribui para aumentar o stress dos futuros craques.

    ResponderEliminar
  5. Até concordo praticamente com tudo o que dizem. No entanto as provas dada por JJ já lhe mereciam algum respeito. Basta comparar o rendimento do SLB nos últimos 5 anos com os últimos 15, ou mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual rendimento?? 1 titulo de campeao em 4 anos? é esse o rendimento... que me digas que exibicionalmente melhorámos aceito, agora também sempre lhe foram dadas garndes condições e grandes jogadores para isso. Porque falando de sucessos desportivos, com JJ tivemos mais humilhações em 5 anos do que títulos e sucessos.
      Cumprimentos
      Andre

      Eliminar
    2. É aborrecido perder mas apenas se perde o que se disputa e antes de JJ, claro com as condições que o Benfica lhe concede, não sabiamos o que era ser humilhado a não ser nas felizmente raras derrotas por goleada.
      O treinador tem mais condições mas o cenario de concorrência desleal permanece e é nesse contexto que as prestações têm de ser vistas.
      Ou não para os que odeiam quem lidera o nosso clube(felizmente como as goleadas de outrora são poucos).

      Eliminar
  6. Vários pontos:
    1) Ponto 2. Dizer que os jovens da formação não custam dinheiro ao Benfica é uma ilusão mentirosa.
    Se se derem ao trabalho de contabilizar quanto custa formar um jovem que está 10 anos no Benfica, façam-no e irão ficar surpreendidos!
    2) O ponto 1 é desnecessário pois isso já está a ser feito.

    Os jovens da formação estão verdes, verdíssimos, e não se podem queimar etapas. O Cavaleiro por muito que prometa nunca irá chegar muito longe. Será um bom suplente, that´s all folks!

    Tem de se apostar em jovens que os treinadora vêem com MAIS CAPACIDADE DE EVOLUIR no futuro em relação ao talento que mostram agora.
    Foi o que aconteceu com o DiMaria e o David Luis, por exemplo. E está acontecer com o Markovic.
    Na formação só há um com talento igual que poderá chegar longe mas só daqui a uns anos 2-4) , Bernardo Silva. Vai ter de comer muita côdea.

    "O Miguel Victor teria feito menos que o Jardel? Não…" O Jardel é muito melhor e já o provou.
    "O Bernardo teria desaproveitado as oportunidades do Djuricic? Não…" Teria pois nem chegaria às posições.
    "O Gaitan renderia menos ao centro com o Ivan numa ala e o Salvio na outra? Não…" Como sabes? Especulação.
    "A defesa ficaria menos segura com o Oblak em vez do Artur? Não…" Como sabes? Pura especulação.
    "O Cancelo teria feito pior na direita que o Cortez fez na esquerda? Teria cometido realmente mais erros direita do que vemos o Maxi clamorosamente fazer em alguns jogos? Não…" O Cancelo nem na B anda a jogar bem e já o querem nos A?
    "E poderia aqui ficar o dia todo…" Eu também podia ficar aqui o dia todo a descrever os disparates que escrevem…


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e pluribus unum14/12/13 18:25

      O Jardel sem dúvida que está farto de provar que é muito bom, foi na final da liga Europa e com as várias bolas que por jogo oferece aos adversários, um fenómeno do futebol ele é.
      O que não é especulação é que o Artur não anda defender um chavo, qq bola que não vá á figura tem grandes hipóteses de entrar.
      O Cancelo mesmo jogando mal consegue ser muito melhr joador que algum dia o Cortez foi ou será e pelos vistos as várias assistencias e golos que já leva não devem contar para nada nessa tendenciosa avaliação.

      São estas personagens que alimentam e protegem o despesismo rompante em contentores de jogadores, niguém que venha da formação presta, aliás para ele qualquer coxo é grande jogador desde que não venha da formação e se tenha gasto bom dinheiro nele. Mais dia menos dia vais perder o tacho comissionista, essa propaganda barata e mais que batida já não engana ninguém.

      Eliminar
    2. Boa resposta amigo...Por aqui ou estão empresários encapotados, ou treiandores de bancada ou dirigentes que nunca dirigiram nada. Quem anda ou andou no mundo do futebol farta-se de rir com a quantidade de disparates por aqui escritos.Mas uma coisa eu fiquei a saber...que GRANDE PRESIDENTE dava o GB...o homem sabe muito de gestão económica e desportiva...Venha ele concorrer para PRESIDENTE e estaremos garantidos nos próximos trinta anos.
      Como o que escrevo raramente ou quase nunca passa deixem lá passar este comentário pleaaaaaaaaaase

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  7. ..." Eu também podia ficar aqui o dia todo a descrever os disparates que escrevem…"...

    Clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap!


    Treinador Acidental

    ResponderEliminar
  8. Isto merecia um post... Nem tenho comentários. :(

    http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2013/12/pedro-guerra-liga-para-btv-fingindo-ser.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Telefona alguém que se chama Fernando Santos e depois dizem que não é que é o Pedro Guerra? Fugiram do Julio de Matos?

      Eliminar
  9. Hugo Pacheco deve ser irradiado do futebol

    Depois de NA PRÉ-ÉPOCA ter mostrado amarelo a Nolito
    após três agressões sofridas por trás (chamados biqueiros)
    protagonizados por um jogador da frutaria de seu nome Kelvin

    eis que hoje o grande Pacheco inventa uma lei nova no futebol tuga

    UM PENALTI A FAVOR DOS CALIMEROS
    (QUE NÃO FOI FALTA), EM LANCE FORA DO CAMPO

    repete-se: EM LANCE FORA DO CAMPO

    EHEHEHEHEHEHEHEHEH

    FANTÁSTICO

    Doravante cuidado com o Pacheco
    Mesmo a caminho das cabines ele pode marcar um penalti

    EM TODOS OS JOGOS OS CALIMEROS MARCAM GOLOS DE COLINHO
    COLINHO, COLINHO, ESCANDALOSO COLINHO

    Este clube calimero com este penalti FANTASMA e SURREAL em qualquer parte do mundo
    soma mais um lance EXTRA-TERRESTRE à sua longa lista de ajudas apintadeiras ESCANDALOSAS

    vamos relembrar alguns ditos jornalistas que gostam de vir aqui espreitar
    XÕR RUI SANTOS aponte no bloco de notas de lances ESCABROSOS em favor dos Calimeros:

    -jogo da taça da liga em campo do norte
    um jogador calimero ,marca um golo encostado a um poste em fora de jogo de mais de 20 metros

    -em jogo europeu Postiga marca um golo num canto depois de três jogadores
    calimeros terem metido a mão na bola uns atrás dos outros

    -Ricardo, o grande Ricardo defendeu uma bola 1 metro dentro da baliza
    enquanto o fiscal esfregava um olho

    -Liedson, em setúbal marcou um golo indo buscar a bola fora do campo
    voltou a entrar no campo e meteu a bola na baliza, sózinho, com todos os jogadores PARADOS E A ASSISTIR

    -em Alvalade anularam um golo num canto ao Olhanense por razões que ainda hoje ninguem sabe
    apesar de alguns cientistas andarem a estudar o assunto desde esse dia
    Foi caricato ouvir os comentadores em directo a darem palpites
    e no final concluirem
    que só o apintador poderia saber

    e HOJE depois deste festival de Favores apintadores, sai esta pérola do Pacheco

    se o XISTREMA quer dar o comprionato melhor será dizer já

    ResponderEliminar
  10. JORNAL RECORD

    "O Sporting já vence diante do Belenenses, mas num lance que promete dar muito que falar. Tudo porque o penálti convertido por Adrien nasce de uma falta duvidosa, que a ser infração tinha sido fora da área e... de campo!"

    ResponderEliminar
  11. ESTE PACHECO É INCOMPETENTE

    DEVE SER IRRADIADO

    SERÁ QUE OS CALIMEROS VÃO PEDIR
    CÓPIA DO RELATÓRIO
    E VER A NOTA DADA A ESTE INCOMPETENTE ????

    absolutamente ESCANDALOSO

    SE FOSSE AO CONTRÁRIO

    SERIA O FIM DA PICADA


    NO BENFICA BELENENSES
    DEIXARAM MARCAR UM GOLO AO BELEM
    3 METROS FORA DE JOGO

    HOJE MARCAM UM PENALTI CONTRA O BELEM
    ,,,FORA DO CAMPO

    EHEHEHEHEEHEH
    VÃO GOZAR COM O CAR.....

    CAMPEONATO DA TRETA
    EM QUE O XISTREMA QUER PÔR O BENFICA
    EM TERCEIRO


    JORNAL RECORD

    "O Sporting já vence diante do Belenenses, mas num lance que promete dar muito que falar. Tudo porque o penálti convertido por Adrien nasce de uma falta duvidosa, que a ser infração tinha sido fora da área e... de campo!"



    ResponderEliminar
  12. Benfica esta invadido de ladroes e mentirosos.

    http://www.youtube.com/watch?v=DmwXeClmmRw

    ResponderEliminar
  13. HÁ coisas que não compreendo, Comentei ainda de manha o texto seguinte do EAGLE1, discordando com o que ele escrevia... não insultei, não faltei ao respeito, apenas dei a minha opinião... e não é que o meu comentário nem sequer aparece. e por acaso um comment que fiz no mesmo post a outra pessoa, já foi aceite!!
    Que ridiculo, querem debater o BENFICA ou não?? Pah nunca pensei que aqui fizessem disto... Achei que a liberdade de opinião, e o debate democrático fosse algo que defendiam.
    Ao eagle só posso dizer uma coisa, és um triste, pois se escreves uma coisa e não queres ouvir opiniões contrárias, limita-te a escrever o word e a guardar os ficheiros no computador...
    André

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking