O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 15 de dezembro de 2013

BCC - Baboseiras, Confusões e Conclusões

. 14 comentários
Portugal, 14 de Dezembro de 2013

Na última jornada das fases de grupos quer da Champions, quer da Liga Europa, apenas o Benfica conseguiu ganhar. Quem é que a comunicação social procura atingir portanto? Exacto: o único treinador vencedor. Do Benfica!
Na época passada muito se falou na “blogolândia” do penoso final desportivo, somando derrotas em todas as finais. Duas destas derrotas, nas provas nacionais, em vez de porem essas mesmas pessoas a debater porque é que os árbitros erram sempre para o mesmo lado e o presidente do Benfica continua a assobiar para o lado, não! Em vez disso, vi e li muita gente defender que o Benfica deveria contratar ou Paulo Fonseca (ex-Paços de Ferreira), ou Rui Vitória (Guimarães) ou Marco Silva (Estoril). Treinadores com boa imagem na comunicação social...
Feitas as contas finais, o Estoril ficou em último lugar (atrás de Friburgo e Slovan Liberec), FCP ficou em 3º lugar com os mesmos pontos do último, Áustria de Viena (32ª equipa do ranquing das 32 que participaram na fase de grupos), e Guimarães ficou em 3º lugar, 1 ponto acima do último, o Rijeka. Claro está, que os “crânios” que defenderam estes treinadores como putativos e qualificados candidatos a substituir o “casmurro” e “incompetente” Jesus, agora serão bem capazes de defender que o falhanço se deveu à “falta de experiência” nas provas da UEFA. Mas se qualquer um deles, por hipótese académica, treinasse o actual Benfica, isso já não aconteceria... a experiência iria aparecer por artes mágicas ou pela leitura das opiniões de alguns artistas da caneta e do teclado que são lançados pelos poderes do futebol, como “analistas”...
Essa minoria ruidosa que escreve e barafusta, tem de ser colocada no seu lugar pela maioria silenciosa que paga, apoia e não desestabiliza. Ter opiniões é normal. Saber utilizá-las é uma virtude.
Se o treinador do Benfica com 10 pontos arrasou a concorrência (fizeram 5, 4 e 3), cada uma no seu patamar competitivo, não é isso que vemos estampado nos jornais, rádios e televisões. Em particular no RECORD que tem como director o benfiquista Querido Manha. Já li peças pseudo noticiosas que colocam Jesus como “principal responsável pelo adeus à Champions”, que “Jesus é pouco eficaz” (4 títulos em mais de 4 épocas) e até conseguiram por o despedido do Tondela, Vítor Paneira, a falar em aspectos tácticos. Fantástico. A encenação não podia ser mais grosseira.
De facto não me lembro que (na altura com um director do Belenenses) o RECORD tivesse feito o mesmo tipo de análise ao Paulo Bento e suas 4 épocas à frente do SCP da “formação” e dos jogadores portugueses. Se não me falha a memória, Bento ganhou os mesmos 4 títulos/troféus de Jesus (2 Supertaças e 2 Taças), esteve também 4 vezes na fase de grupos da Champions League, apenas por 1 vez – tal como Jesus - passou aos oitavos de final onde alcançou um recorde que vai perdurar por muitos anos, 12-1 no acumulado da eliminatória com o Bayern (a seguir eliminado nos quartos de final).
Ah, claro, bolas estava a ser incorrecto. O SCP não tinha plantel para mais... essa história da “formação” e dos portugueses é só para chatear os tipos do Benfica que não percebendo “pevide” de futebol e tendo uma memória bem curta, defendem que o Benfica deve aproximar-se do modelo do SCP. Talvez para repetir façanhas iguais, com o Celta de Vigo, onde alinharam 5 portugueses, 2 da formação (Maniche e Paulo Madeira).
A minha filha quando era pequena e íamos ao restaurante, na altura de pedir a sobremesa perguntava como é que as pessoas tiravam a “baba ao camelo”. Isto de falar de futebol tem muito que se lhe diga, e o 2+2 = 4 que estes crânios defendem, está longe de ser uma certeza...
Mas então, porque falhamos o apuramento, sem voltar a apontar para Roberto ou Saviola (em 6 jornadas, entre 32 colegas, acho que é obra)? Podemos falar de várias hipóteses, com a ordem de importância que cada um lhe quiser dar: 1) choveu a cântaros no jogo com os gregos, e isso favorece quem defende, 2) jogamos com 2 pontas de lança porque Jesus é fiel ao esquema táctico tradicional do Benfica quando joga em casa com equipas do nosso campeonato, 3) Matic perdeu uma bola da qual resultou o único golo dos gregos, muito por culpa do esquema de jogo tradicional do Benfica, 4) Sálvio lesionado, não tem substituto à altura, porque Bruno César foi vendido à pressa e Markovic como já se viu, gosta de jogar pelo meio e não nas alas.
Admito que exista alguma frustração por termos ficado de fora, mesmo com 10 pontos. Mas a explicação para essa frustração, reside na confiança que esses mesmos adeptos fazem no Presidente e suas “teorias”: “O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, contrariou esta terça-feira o objetivo de Jorge Jesus para esta temporada. O líder encarnado garantiu que o Benfica está preparado para vencer todas as provas e que, ao contrário do que o treinador disse, o campeonato não é o único objetivo” – RECORD online, 24 de Setembro de 2013.

Concordo que anda alguém a mais no Benfica. Mas não é o treinador!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Concordo plenamente com a frase, última e que resume o texto. Jesus é um treinador competente, bastante até no que diz respeito às tarefas de um treinador de futebol, treinar no campo, preparar a equipa. No que diz respeito à gestão de tudo o que acontece fora das quatro linhas, treino e jogo, não pode, não deve ser ele a tomar as decisões. Não tenho dúvidas que Jesus, num clube com uma estrutura profissional e organizada no futebol, algo que o Benfica não tem, teria sucesso. Uma estrutura que tivesse alguém na comunicação que definisse o que pode e o que não pode dizer o treinador. Uma estrutura que tomasse as decisões relativamente à utilização de jogadores, abordagem a certos jogos e competições. Jesus quer fazer mais do que treinar, não só porque no contexto actual tem mesmo de ser assim, mas também porque julga que é alguém que não é nem nunca será. É apenas e só um bom treinador de futebol.

    No ano passado, quando foi dar uma palestra e disse que é um treinador que pensa a estrutura, e se não for assim não contem com ele, foi apenas a confirmação do que se passa, e do enorme erro que a SAD comete ao permitir que isso aconteça, mas......a SAD não quer saber se é ou não errado, o importante é Jesus fazer o que tão bem tem feito, potenciar jogadores para realizar vendas, apenas e só isso.

    ResponderEliminar
  2. "(...) Concordo que anda alguém a mais no Benfica. Mas não é o treinador!"

    Congratulo-me que alguns adeptos comecem a abrir os olhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os adeptos que percebem um bocadinho sabem que não é só JJ que está a mais no Benfica, quem insistiu na sua permanência depois de perdermos tudo é que é o grande culpado...
      Agora dizer que o treinador não está a mais no Benfica é algo ridículo, pois só um cego é que não quer ver que JJ não tem nada de novo para dar ao Benfica...
      André

      Eliminar
    2. Quem percebe e acompanha a evolução do futebol terá certamente opinião idêntica ao André...

      Benvas doa Santos

      Eliminar
  3. Ás vezes fico surpreso com o que se escreve por aqui... Que tamanha parvoíce!
    Então deixa ver se entendi...
    1) O Benfica é eliminado da Champions, mas ATENÇÃO eliminado da Champions com 10 pontos, mais que o Porco, Estoril e Guimarães e isso por si só tem de valorizado! Certo? Eliminado sim, mas ninguêm valoriza JJ por ter feito mais pontos que as equipas portuguesas!! QUE INJUSTIÇA!!!
    2) Outra coisa que muitos se esquecem no jogo com os gregos em casa, é que só com aquele vendaval é que o "Benfica de LFV" começou a jogar á bola... Porque na 1ª parte (em que o campo estava em condições) o Benfica não fez nada...Justificar a derrota por causa da chuva é mais uma vez estar a branquear o trabalho (ou falta dele) de JJ e LFV...
    3)De facto JJ tem 4 títulos em 4 épocas... Algo que só ele se pode orgulhar concerteza, pois tem 1 campeonato e 3 TAÇAS DA LIGA, repito 3 TAÇAS DA LIGA. Se como Benfiquista que és te contentas com isto,e consegues valorizar o facto de JJ ter 4 títulos ("os mesmos que paulo bento no sporting"), invejo-te, pois a mim só me entristece, pois em 4 épocas 1 campeonato é muito pouquinho para o GLORIOSO...
    cumprimentos, André

    ResponderEliminar
  4. Não se pode comparar o plantel de Jesus com os de Paulo Bento. Não se pode comparar a dificuldade do grupo do Benfica para o Benfica com o do Estoril ou Guimarães para estes.
    Jesus erra várias vezes e não o admite (Roberto, Emerson, Cortez, 4-4-2) e volta e volta a errar. Já quando acerta diz logo na flash: 'Tive um feeling que Cardozo ia marcar' é ridículo!
    Claro que mais ridículo é o Vieira 'Temos plantel para ganhar a Champions' LOL com o artur na baliza e Maxi e Cortez nas laterais pergunto eu! Só se for para ficar a meio da tabela..

    ResponderEliminar
  5. hei que ver gonha escrevi aqui um comentário a demonstrar o meu ponto de vista e não foi aceite!!! que vergonha... Eagle por nao ter a mesma opinião que tu não tenho direito a ver os meu coments aqui??? tem vergonha na cara e aceita opiniões contrárias á tua!!!
    Andre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê lá se tens calminha contigo. Os comentários ficam à espera que um administrador do blogue os aprove.

      Eliminar
    2. oh shadows foi preciso eu escrever isto para postarem o comentário... Não me venham com tangas... pois vi que aceitaram um comentário meu feito depois aceite... e no que eu partilhava a minha opinião que por acaso tinha sido feito antes não estava !
      Mas fico contente que ao menos haja alguêm que aceite a opinião de cada um... Afinal todos temos um objectivo comum, apoiar o GLORIOSO...
      André

      Eliminar
    3. André, pelo visto não percebes nada disto mas eu explico. Além de irem para aprovação, o 'blogger' tem um filtro de spam que envia automaticaente para lá alguns comentários. Só quenado vamos lá verificar é que corrigimos o que possa ter sido classificado erradamente como spam.
      Entendido agora?
      E só mais uma coisa. Não precisamos de tangas. Os comentários que são publicados são só mediante a nossa aprovação.

      Eliminar
  6. e pluribus unum15/12/13 15:49

    A sério!? Não devo estar a ler bem...
    Então a medicridade dos outros é desculpa para o nosso insucesso e serve para valorizar a nossa derrota. Isto está bonito está.
    Mas vamos mesmo comparar a realidade e exigencia do SLB com o trio que esteve na liga Europa!?

    O que eu sei é que o Rui Vitória com uma equipa B consegue ganhar a taça de Portugal ao catedrático e qualificar-se para a Europa,

    Com o LVF a presidente e o JJ a treinador a cereja no topo do bolo é mesmo ler este tipo da material para não ter qualquer tipo de esperança que as coisas mudem para melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas para completar, mais nada...! Não vale a pena... Com o plantel que o SLB tem não passar a fase de grupos e não estar a liderar isolado no Campeonato é um fracasso. Nem vale a pena falar do futebol deprimente e desactualizado que a equipa joga.

      Benvas dos Santos...

      Eliminar
  7. Red Army Officer15/12/13 18:40

    Sim e passar o Ola John de n/convocado para titular?? Isto sim, competência! A solução é varrer estes dois canalhas do SLB! Enquanto andarmos aqui com estórias e paninhos quentes, até o Sporting nos dá na boca!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking