O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A colocação das "peças do Xadrez"...

. 20 comentários
Há duas questões que eu continuo a não perceber:


- O que dificulta a Jorge Jesus que tire partido de um "10" fabuloso que tem na equipa desde 2010/11, que se chama Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán?

- O que impede Jorge Jesus de ter na equipa um avançado com uma capacidade técnica fantástica como Lazar Markovic, capaz de ganhar uma dimensão de qualidade e importância atacante maior que a que teve Falcão no FCPorto?

Para as alas o Jesus tem Salvio e Sulejmani, tem Ivan Cavaleiro (ainda que também este eu penso que rende mais como medio/avançado num sistema mais proximo do 4-3-3) e ainda tem Ola John. Se precisar o Enzo Perez e o Amorim também fazem uma perninha.

Na frente, todos sabem que eu gosto do "estilo" do Lima, mas gosto muito mais das vitórias do SLBenfica. O brasileiro não só não tem justificado nas exibições, como também não tem concretizado, é hora de ter a coragem de acabar com o "fetiche" e retirá-lo da equipa.

Oblak é para ficar na baliza, sem dúvidas! O miúdo vai errar, claro que vai e disso não haja dúvidas, todos erram, a grande questão é que este é bastante evidente que errará muito menos que os demais.

Basta depois solucionar o lado direito da defesa onde Maxi Pereira parece um caso semelhante ao de Lima. Não é que jogue mal... mas começa a ser claramente insuficiente e um "ponto de falha" perante equipas com alas rápidos e/ou tecnicistas. Portanto, enquanto não se tem vontade de se preparar o João Cancelo, lateral direto de raiz, penso que a melhor solução passa pela adaptação do André Almeida, estranhamento eclipsado da equipa - espero que Jesus não lhe tenha feito o mesmo que fez ao Nelson Oliveira.

No meio campo, mandem lá o Fejsa de volta para a terra dele que para o que ele faz, temos o Amorim e o André Almeida que o fazem melhor e ainda temos o Lindelof na equipa B.

Temos equipa! Temos poder de fogo...
VAMOS LÁ TOMAR CONTA DO CAMPEONATO E SERMOS CAMPEÕES!!!!

Carrega Benfica, Feliz 2014!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Isso é das coisas que mais confusão me faz....porque razão Gaitan não joga no meio....sempre que jogou no meio me encheu as medidas, sempre! Mas Jesus e a merda do 4-4-2...enfim. No ano passado, depois do jogo de Braga, em que jogámos em 4-3-3 com Gaitan no meio pensei que ia mudar, mas o homem é teimoso. Podemos começar os jogos com Matic, Enzo e Gaitan, que é um meio campo de luxo, mas luxo mesmo....e depois, em vantagem, pôr o Amorim, Fejsa ou André Gomes no lugar de Gaitan. Nas alas Gaitan perde-se e por vezes "esquece-se" de acompanhar o lateral.

    Markovic é claramente para jogar no meio....mais um queimado nas alas. É um jogador a todos os niveis muito parecido com João Pinto, aquele segundo avançado que apoia o ponta-de lança, que arranca do meio, mas que aparece na esquerda e na direita. Se não jogar aí não aproveitamos as qualidades de um dos jogadores com mais potencial que passou pelo Benfica nos últimos anos.

    Temos um plantel talhado para o 4-3-3, mas o homem continua a sonhar com o 4-4-2 do ano do titulo. Se houvesse preocupação, conhecimento futebolistico e paixão pelo Benfica acima do Jesus isso mudava, mas não há.

    ResponderEliminar
  2. tu por acaso costumas ver os jogos da equipa B? é para ai a 3ª vez que te vejo a falar do Lindelof dizendo que é bom jogador....

    Esquece! Não tem velocidade, não tem passe! Nunca na vida será jogador para o Benfica!

    Quanto á opção do Amorim e do Almeida, se a ideia for jogar com duplo pivot aceito! Apenas um deles acontecerá o mesmo que com o festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nada disso é verdade... mas ainda que fosse (que não é) gostava de saber a tua opinião sobre a horrivel primeira temporada do Matic e o que dirias sobre esse tipo de características no Matic nesse ano.

      Eliminar
    2. lindelof esta a anos luz de a.almeida fara de matic! Caso saia matic existem 2 soluções... manu e mais 5 milhões investidos ou javi no negocio de matic! encaminharmos a nossa equipa por aventurismos com a.almeida, a.gomes ou ate lindelof é para sermos 1 equipa banal! benfica sem matic fica com enzo, fejsa, amorim,a .gomes e a meu ver à excepção de perez mais ninguem assumira o lugar de titular! amorim aparece atendendo á proximidade do mundial e jj devia aproveita-lo mais! Que interesse tem os servios em brilhar ate o final da temporada? ja amorim, garay, gaitan quererão dar o litro com vista a 1 possivel convocatoria!

      Eliminar
  3. Gaitan, como Markovic, rende muito mais quando está solto. Mas teima em ser consistente e isso é grave para quem tem tanto futebol nos pés. Concordo que temos opções suficientes para não "queimar" Markovic colocando-o preso a uma ala. O problema é que a melhor táctica para o SLB é um 433 e temos demasiados jogadores para a frente de ataque. Obviamente que o avançado centro tem que ser Cardozo. No 442 que JJ prefere gostava de ver então Markovic a apoiar Cardozo. Num 433 com Marko Cardozo e Sálvio no 3 da frente, com Marko com liberdade para deambular...não sei.

    Fejsa para a competição interna é TOP, para mais altos voos têm limitações. É um bom suplente que dá algo à equipa que Amorim e Almeida não dão (uma enorme intensidade de jogo) mas concordo que principalmente Amorim tem muito mais futebol e dá muito mais qualidade à equipa do que Fejsa mas as lesões teimam em impedir a afirmação total do português.

    ResponderEliminar
  4. se e se e se e se e se e se e se... todos acham que a sua opinião é mais válida e é incontestável porque não podem errar...

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo sem perceber esse fetiche pelo enormíssimo Gaitan, desde que na posição 10.

    O Gaitan é um enormíssimo 10 porquê? Porque o GB diz?

    O Gaitan nunca foi 10 na vida excepto em casos pontuais, essa é que é essa.

    Nem o Gaitan chegou ao Benfica como 10 do Boca Juniores, por muito que o GB garanta que Gaitan sempre foi um número 10 na vida.

    A não ser que, claro está, o Boca Juniores jogasse com dois números 10: Um era o Gaitan, e o outro era a muleta do Gaitan: um tal de Riquelme!

    O Gaitan é aquilo que é: um jogador que também na Argentina jogava descaido nos flancos, com capacidade de tirar cruzamentos excelentes, e também de entrar pelo meio em combinações.

    O Gaitan não brilha porque é inconsistente, aliás, à semelhança do seu sósia no futebol europeu (na minha opinião claro), um tal de Nasri, hoje no Manchester City, que também não joga a 10, mas sim descaído nos flancos, esquerda ou direita, e que mutas vezes foge também para o meio, libertando o corredor para os laterais subirem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erradíssimo. Aliás ja te PROVEI várias vezes que só no Benfica ele foi ala. Na Argentina sempre se notabilizou como 10 ou na tal posição que o JJ chama de 9,5

      Eliminar
    2. Wishmaster31/12/13 15:07

      O Gaitán não joga regularmente nessa posição porque lhe falta algo muito importante para quem joga no corredor centrar: critério. Talento ele tem aos montes. Para essa posição quem gostaria mesmo de ver era o Djuricic.

      O Markovic nunca poderia ser um Falcao porque não tem a mesma agressividade para atacar o espaço de finalização (aí temos o Rodrigo, por exemplo), poderia era fazer o que faz o Messi no Barcelona, participando mais na construção.

      Jogadores como o Lindelof, André Gomes ou o Ivan Cavaleiro não me parecem que estejam no mesmo patamar que a maior parte dos jogadores do plantel principal.

      Par mim o melhor defesa direito que poderemos ter chama-se Rúben Amorim, se não jogar no meio, é de longe o que melhor pode fazer a posição.

      Eliminar
    3. Anónimo1/1/14 10:41

      O Messi no Barcelona joga como falso ponta- de-lanca, uma especie de Montero so que com muita mais qualidade

      Eliminar
  6. O onze é este e eu explico:

    Oblak, Sílvio, Garay, Luisão e Siqueira; Matic, Enzo e Bernardo Silva; Gaitán, Markovic e Cardozo

    Uma equipa destas, com as opções que tem no banco, bem oleada, poderia fazer coisas históricas. Temos 3 da formação, dois portugueses. Esta equipa teria tudo.

    O meio-campo é a chave. Quem já viu o Bernardo a jogar apercebe-se que não é só seu incrível talento ofensivo que impressiona. Ele faz dobras aos extremos e laterais, faz desarmes, carrinhos, é um jogador extremamente inteligente, aguerrido e voluntarioso. Ele, com Enzo e Matic formariam um trio de classe mundial. Uma rocha em termos defensivos e um poço de criatividade e capacidade de iniciar o processo ofensivo. Processo esse que, com a genialidade de Markovic e Gaitán, devidamente desresponsabilizados de preocupações defensivas e com liberdade quase total para exporem todo o seu talento, e a capacidade matadora de Cardozo, seria algo bonito de se ver.

    Mas pronto, eu não percebo nada de futebol, por isso é que sonho com estas coisas. Quem percebe diz que é cedo para apostar em miúdos que já mostraram ser absolutamente sobredotados, ambiciosos, dedicados, etc.

    O grande jogador que é Salvio não encaixa muito bem neste esquema, é verdade. O Salvio é um extremo de 4-4-2, alguém muito disponível e capaz, com grande poder físico, para o processo defensivo. O problema do Benfica é não arranjar um semelhante para o lado esquerdo, jogador esse que se calhar nem existe em lado nenhum. E, portanto, torna-se bastante evidente para mim e muita gente, que não percebe nada disto, que o 4-3-3 é a táctica mais indicada para este plantel.

    Para mim, o Gaitán não deve jogar a 10. Pelo menos sem o Salvio na equipa. Isto porque ele é praticamente um segundo avançado e deixa a equipa muito dependente do trabalho defensivo de apenas dois jogadores, Matic e Enzo. Coisa que, com Salvio em campo, é bem disfarçada, mas com outro, torna-se arriscada e desiquilibrada.

    A chave para pôr o Gaitán a render não é pô-lo ao meio. É deixá-lo quase só com preocupações ofensivas. Na ala ou no meio tanto faz. Tem é que ter toda a liberdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bernardo ainda tem muito que crescer. Ainda no último jogo dos B não jogou nada e foi bem substituído.
      Escusam de repetir as coisas até à exaustão que os factos não mudam.

      Eliminar
    2. Claro que tem de crescer! E quem é que na equipa principal tem feito uma época tão boa que invalida uma aposta no Bernardo?

      É o Amorim? É o Djuricic? É o Lima (para jogar em 4-2-2)?

      Este plantel tem que jogar em 4-3-3. Entre Bernardo e Amorim, gosto de ambas as opções, mas prefiro claramente o Bernardo.

      Eliminar
    3. Colocar neste momento o Bernardo a jogar nos A é igual a queimá-lo. E isso é a última coisa que queremos. As doenças dos adeptos deviam ficar com os adeptos para não prejudicarem os jogadores.

      Eliminar
  7. Com o grande futebol que a equipa produz, não se pode esperar mais...! Uma equipa se constrói de trás para a frente, no entanto, nem sistema defensivo consolidado temos, com mais de 4 anos de JJ. Um simples passe parece uma coisa de outro mundo para os nossos jogadores, uma recepção, organização de jogo, parece coisa só para catedráticos! Olhar para o sistema defensivo e a defesa propriamente dita, vê-se claramente o porquê tão facilmente qualquer equipazeca faz cabeça em água à nossa...Muitas vezes somos salvos por defesas absurdas tanto do Artur ou Oblak, que não são super homens. Não temos processos claros nas transições, defensivas nem ofensivas, valendo muitas vezes a "inspiração" individual de certos jogadores. Na construção de jogo ofensivo se é que posso dizer isso, já que tudo parece ao improviso e não obedece à princípios ou processos claros, que mostram algum trabalho de casa... Esse nem é o pior, mas o processo de criação de jogadas de finalização e a finalização propriamente dita, que muitas vezes é suplantada pela magia e faro de alguns jogadores e como alguns gostam de dizer, inspiração individual. Bom, com isso o Lima que tem qualidades que eu aprecio ou mesmo o Cardozo, Rodrigo, Nelson Oliveira, entre outros, vê-se muito tempo preocupas com outras coisas e a correr de um lado para o outro a procura de jogo ou da sorte, enfim, algumas vezes dá certo e noutros claramente e muito óbvio não. Com isso aparece o desânimo a desmotivação que é colmatada com os berros do palhaço no banco. Com todo este panorama que tem bases nos princípios e pilares de jogo que não são respeitados pelas nossas equipas, nas pessoas que as lideram... É certo que eu não acredito que com toda a informação disponível e seu fácil acesso, as pessoas ou melhor os técnicos não os conhecem ou distinguem, mas acredito sim que não querem fazê-lo...! Por uma simples razão, faz parte do plano deles e olhe que todos estão bem da vida e nem sentem qualquer remorso porque nem benfiquistas são.... Saudações

    Feliz Ano

    Benvas

    ResponderEliminar
  8. so digo 3 pontos,1- com oblak em 2 jogos nao sofremos golos,2- sem luisao a ekipa treme menos e sofre menos golos, ja no ano anterior sem ele sofremos menos golos, 3- sulejmani esta gordo,mais parece um bruno cesar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que tás gordo que nem um texugo!!

      Eliminar
  9. O André Almeida melhor que o Fejsa? A sério? Já alguem viu o Almeida a fazer 90 minutos a médio defensivo para se poder dizer que é melhor que o Fejsa... Não querendo duvidar de ti, a não ser que o tenhas visto no Benfica B ou no Belenenses não sei em que te baseias para dizer isso... qt ao Amorim parece-me que é a melhor alternativa para fazer descansar o Enzo... Alguém falou tb no Bernardo Silva... Acho que é optimo jogador, mas quem eu gostava que tivesse algumas oportunidades esta epoca era o Ruben Pinto. Mas tb poucas vezes acerto, porque no ano passado o jogador que mais me enchia as medidas era o Leandro Pimenta e esta época praticamente não joga no Gil

    ResponderEliminar
  10. Na minha modesta opinião e comentando o post, Gaitan de fabuloso não tem muito, apesar de ser um excelente jogador, mas é muito inconstante e aparece pouco em jogos grandes, vide final da Liga Europa, não tem caracteristcas de 10, mas de um globetrotter, ou seja jogar solto sem grandes preocupações defensivas, ele que já pouco defende, só que o Benfica é uma equipa que defende extremamente mal, qualquer equipa mete golos ao Benfica, vá lá que nos 2 ultimos jogos conseguimos estancar a sangria de golos sofridos.
    Markovic nada tem a ver com Falcão, que é um jogador mais posicional, de area e um matador, sendo Markovic um jogador para jogar solto, sem preocupações defensivas e a entrar de trás para tirar partido da sua velocidade e contolo de bola, mas nunca nas faixas.
    Nos avançados não temos muito por onde escolher quando não temos o Takuara disponivel, Rodrigo desde a pancada do Bruno Alves nunca mais foi o mesmo.
    Quanto ao Oblak eu dava-lhe uma oportunidade seria, não acho que ele vá tremer contra o Porto ao contrario do que pensa o JJ, vai tremer muito mais o Artur, devido aos varios erros nos jogos com eles, 2 anos seguidos na Luz, o ano passado no Dragão, não tirava o Oblak da equipa, mesmo com o Artur recuperado.
    Quanto ao Fejsa, ainda é cedo para fazer uma correcta avaliação, o Maxi está a pagar o facto de ter andado anos sem descansar, isso mais tarde ou mais cedo tem custos, quanto ao Andre Almeida, não é mau jogador, gosto dele, mas defensivamente tem muito a melhorar, basta lembrar a final da Liga Europa, vejam uma foto que vem esta semana com as declarações do Ivanovic sobre o seu golo, final da taça, foi com um passe dele desnecessario para Artur que começou o descalabro nesse jogo, na Belgica já este ano os golos foram todos pelo lado dele, é bom jogador, deve fazer parte do plantel, mas vão com calma.
    Quanto aos miudos todos da formação quem ouvir aqui o pessoal falar vai pensar que são todos craques, a não ser circunstancialmente, se de uma fornada de jogadores conseguirmos que 2 ou 3 possam jogar na equipa principal é muito bom, eu tenho serias duvidas que os que falam sejam tão bons assim, já vi jogar os Andrés, o Cavaleiro, o que está no Gil Vicente, e não vejo tanta qualidade assim, claro que com oportunidades podem evoluir, e acho que lhes devem ser dadas oportunidades consistentes, mas não vejo ali jogadores com a qualidade que vi num Jose Luis, Diamantino, Chalana, Rui Costa, Sousa, quando estes eram da idade deles, por isso nem tanto ao mar nem tanto à terra, claro que se me perguntassem por exemplo entre o Miguel Vitor e o Jardel, preferia o Miguel Vitor, que não é inferior, mas não posso dizer que seja um grande jogador, só que um plantel faz-se de mujitos bons jogadores e uns quantos de categoria superior, mas o mal deste plantel do Benfica não é jogar em 433 ou 442, mas sim o facto de ter varios jogadores para as mesmas posições de caracteristicas identicas e depois é deficitario noutras, isto é a minha opinião que vale o que vale

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/1/14 01:15

    Gaitan a 10? A sério?
    Voltando o Salvio , o "Zidane da argentina" bem que podia ir passar o fim de época ao banco, porque o homem quer a extremo, quer no meio, em cada 10 bolas que toca, consegue falhar 5 passes e perder a bola em fibras de merda em 3 vezes.
    Como já vi escrito por ai, ele é o Pedro Barbosa, mas em versão burro.

    E não inventem posições para ele, o homem mesmo ontem a jogar no meio só fez porcaria atrás de porcaria. Jogadas sem nexo nenhum, passes errados, finta quando deve passar, etc etc
    O ano passado este pseudo -genio foi titular 26 vezes, dessas foi substituído 15 vezes.
    Uma das grandes diferenças no nosso futebol para a época passada, é mesmo este: Gaita está a fazer demasiado minutos, do que aqueles que deveria fazer.
    BANCO COM ELE PRA VER SE ACORDA!!!!

    J. Silva

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking