O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Nelson Oliveira «dá razão» ao NGB

. 13 comentários
Um chorrilho de asneiras, é o que se pode dizer das últimas declarações de Nelson Oliveira. Vejamos:

“Cardozo é um excelente avançado, mas não é o género de avançado que eu aprecio”, confessou o ponta de lança português, que não tem dúvidas em escolher um modelo: “Zlatan Ibrahimovic. É uma das minhas referências, um dos avançados que mais gosto de ver jogar”

Portanto uma frase brilhante em duas dimensões:

- Primeiro porque "relativiza" a qualidade de um jogador que tem sido decisivo na equipa do SLBenfica, onde alguém decidiu que ele não tinha qualidade para jogar (por muito discutivel que seja essa decisão).

- Depois porque quando Portugal vai jogar precisamente com a Suécia... o destaque dele é Zlatan Ibrahimovic

É caso para dizer que uma asneira nunca vem só naquela cabeça.

Porém, infelizmente, este caso só vem dar razão à necessidade de o SLBenfica implementar um modelo de acompanhamento aos jogadores da formação como aqui defendemos no tópico Exclusivo NGB: Ideia 6. Formação - Projecto Mística a este propósito:

"Um dos factores fundamentais, ao nível do treino mental, por exemplo, passaria por ter jovens mais habilitados a lidar com o processo de transição e com a "mentalidade fácil" de promoção da imprensa ou dos adeptos, evitando comportamentos desviantes como teve o Nelson Oliveira ou João Cancelo."


Na verdade, este tipo de declarações como as do Nelson Oliveira - e agora venham as criticas - são completamente compreensiveis.

Depois de o treinador o ter apontado a ele e a Rodrigo como o futuro do SLBenfica, depois de ser chamado à selecção, depois de estar a marcar golos e a destacar-se em França, depois de o SLBenfica rejubilar com primeiras páginas e reportagens sobre a ascenção da "estrela" Nelson Oliveira... obviamente que um jovem, desacompanhado, ganha expectativas e com essas expectativas vem o vedetismo (nos muitos jovens sem cabeça nem acompanhamento) e vêm as atitudes irreflectidas dentro e fora de campo, como que a querer provar a sua qualidade.



O caso de Nelson Oliveira seria totalmente evitado com um modelo de formação e especialmente com um modelo de transição bem estruturado. Não existe no SLBenfica!

Infelizmente caimos na tentação de prometer aos jogadores mundos e fundos, projectar-lhes uma dimensão galáctica antes sequer de o justificarem ou darem um pontapé na bola... e depois dão-se casos como este e como o de Djuricic.

O jovem sérvio foi resgatado na Holanda, e pelos vistos alguém lhe há-de ter prometido transformá-lo na estrela de uma equipa de dimensão internacional, até houve coragem suficiente para lhe entregar a camisola 10 acabada de sair dos ombros de... Aimar. Estava encontrado o "new rising star".

Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o Ivan Cavaleiro, o João Cancelo ou Bernardo Silva que aos 18 ou 19 anos precisam de crescer. Mesmos o que não têm passaporte português passam por esse mesmo processo, como vimos com DiMaria que muitos pediam que fosse dispensado no final da primeira temporada na Luz.

Por isso Djuricic não chegou com a promessa de o ajudarem a trabalhar e desenvolver para poder mostrar o seu potencial, mas sim com a promessa que seria ele e mais 10.... o que passados uns meses e sem ser possível pela sua competência ainda ter esse estatuto, que se conquista, o jogador começa a mostrar desagrado, a falar demais e a denotar instabilidade e insatisfação.

Evitável? Totalmente...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Claro que o Benfica devia ter esse modelo de acompanhamento dos jovens que tu dizes mas isso não justifica tudo. Não se pode estar a ilibar os jogadores. O Nelson é jovem mas também já não é nenhuma criança e o vedetismo não veio de agora mas já de há muito tempo atrás, sem nada ter feito na sua (curta) carreira para o justificar. Acho que aquele episódio dele ter mandado calar os adeptos do Deportivo quando marcou um golo (coisa rara) diz bem que este gajo ou mete na cabeça que (ainda) não é ninguém no mundo do futebol e se deixa de vedetismo ou então nunca terá uma carreira de acordo com o seu potencial.
    Em relaçao a essa apreciação do Cardozo é que ele fez questão de dizer isso sem ninguém lhe ter perguntado directamente. A pergunta foi o que ele tinha achado da exibição do Cardozo no derby. Foi na resposta a esta pergunta que ele fez questão de dizer que o Cardozo não era o seu género de avançado. Completamente desajustado e não sei o porque de o ter feito.

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada14/11/13 19:18

    Já estava a achar estranho não haver uma palmada no miúdo por se ter portado mal!
    Também eu não gostei do que li (apenas li a capa do jornal) e duvidei de que as palavras fossem as que o Nelson proferiu. Nós bem sabemos o que os jornaleiros fazem a muitas declarações, dando-lhes outra vestimenta e desenquadrando-as do contexto.
    Contudo, se o rapaz disse mesmo isso, não posso deixar de lamentar por dois motivos:

    1 - Porque o carácter do rapaz não é de forma a que um dia se torne um Homem solidário com os seus colagas de profissão e numa sociedade global onde vivemos.

    2 - Porque denota uma vaidade exacerbada mas ainda não justificada. Assim, nunca será aquilo que pensa que já é... O miúdo sofre de narcisismo e precisa de medicação.

    Só não concordo com a tua frase:

    " Depois porque quando Portugal vai jogar precisamente com a Suécia... o destaque dele é Zlatan Ibrahimovic"

    Mas isto vindo dele tem alguma importância?! Se fosse o Eusébio, o Figo, O Rui Costa ou mesmo o Mourinho a dizê-lo... Agora um jogador sem nome, sem carreira!?
    Não demos importância onde ela não existe...

    ResponderEliminar
  3. Sabem quanto está metido no fundo de investimento e no super agente mendes???

    Os meus amigos ainda não compreenderam que o Jogador Português anda a ser mamado assim, por estas percentagens???

    Os jogadores da mesma idade vindos de fora carregam milhões ...

    Sabem a idade do nº7 ??? e quantos titulos ???
    Sabem a idade do sueco nascido na bósnia ??? e quantas conquistas???

    Em Paris esta temporada viram a diferença nos avançados???

    Sabem que a entrevista saiu num pasquim do jogo. Isto diz-vos alguma coisa???
    Sabem que para jogar , quem tem qualidade joga em qualquer lado. E nem será problema para o mendes e os seus 20 % ... outros 40% para o fundo bes.

    Quanto mais baixo for o valor para sair....mais estas percentagens sobem no futuro. quem ganha???

    ...será o nº7 com as 7 temporadas?? É óbvio que não ...

    E o mendes ganhará ???
    Bem perder não perde de certeza...

    Nota: a conta do "monumento" ao nº 7 já trintão ,... talvez não estejam a observar que os 2 promissores Rodrigo e Nelson se vão escapar para jogar. Quando chegarem aos 30 anos gostaria de estar aqui a comparar as "carreiras" destes avançados .Uns moveis e outros fixos...mas todos avançados.

    Benfica...tempo

    ResponderEliminar
  4. Santo Tirso14/11/13 19:36

    O Nelson Oliveira é na minha opinião um jogador com futuro desde que evite dar opiniões referentes ao seu valor,mas deixar que outros o façam.Tem no máximo mais dois anos para se afirmar,pois se não o fizer é mais um que passará ao lado de uma grande carreira.
    Amigos Benfiquistas,o que se passa com a nossa Equipa B recheada de bons jogadores,mas com resultados desportivos muito fracos para o seu valor?.
    O Helder tem que dizer o motivo que leve os jogadores a serem pouco competitivos,pois falta de vencimentos não será e a maioria deles são rotulados como futuros atletas da Equipa principal.
    Vejam a Equipa que jogou em Chaves e para levar três,era melhor não ter feita a deslocação pois poupava-se a despesa com o passeio que fizeram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acerca da equipa B não estamos assim tão mal e é preciso olhar para além dos resultados, os resutados não são a prioridade dessa equipa afinal. Praticamente todos os jogos existem grandes mudanças, na defesa , meio campo e ataque e assim é complicado encontrar uma boa estabilidade exibicional e de resultados embora até ache que tb não é preciso tanta mudnça de jogo para jogo. Neste encontro com o Chaves tb houve muita mudança devido ás seleções mas mesmo assim estivemos em vantagem até aos ~60 quando se sofreu o empate e valeu um jogador expulso, só depois deram a volta. Claro que mesmo sendo a equipa B quero que ganhe sempre mas tb é preciso ter em conta a realidade e objectivos da mesma.

      Eliminar
  5. O Nélson, actualmente, é um bom jogador, no futuro pode vir a ser excelente. No entanto, as capacidades psicológicas não acompanham as físicas. O que eu quero dizer é o seguinte: ele é bom jogador, mas não é um rapaz lá muito inteligente, é esse o verdadeiro problema dele.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica tem um grande défice na gestão dos jogadores. E o Vieira é o único culpado. Devia introduzir a figura do "gestor de jogador", em que cada jogador devia ser acompanhado 24 horas por dia por um gestor dedicado que o seguisse, o mentalizasse, o preparasse psicológica e mentalmente para todas as situações que iria encontrar na sua profissão, dentro e fora do campo.
    Teriam aulas sobre a CS portuguesa, aulas de argumentação, de debate, da história de Portugal, da história do futebol português, da história do Benfica, aulas de declamação, de dicção, etc. Estudariam filosofia, sociologia e alguns rudimentos de economia. Um pouco de arte também não ficava mal.
    Os jogadores benquistas têm de ter a melhor cultura geral do mundo. Um clube como o Benfica, com os seus pergaminhos e a imensidão de sócios cultos e avançados no tempo não pode exigir menos do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora pq não um acompanhamento de educação sexual...realmente os disparates que se dizem por aqui. O jogador está em formação e não é nenhum bébé para andarem com ele ao colo. Mas os grandes jogadores mundiais alguma vez andaram a ser levados ao colo por protectores? Mas querem fazer dos clubes "campos de concentração?" Parem com os disparates e pseudo conhecimentos sobre como formar um jogador...FRANCAMENTE
      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
    2. O ironia e o sarcasmo são coisas muito difíceis de perceber?
      Conhece o Eça?


      Eliminar
  7. Não estou a ver qual o grande problema destas declarações, podia ter evitado e ser mais elegante mas de qq modo friza que o Cardozo é um excelente avançado, já muitos benfiquistas andam aos anos a dizer que o Cardozo não vale nada o que é completamente diferente de reconhecr o seu valor mas pessoalmente preferir outro tipo de avançados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @PrimeiroMinistro, disse e muito Bem outro tipo de avançados. Por o nº 7 valer tanto, é que muitos Benfiquistas já o tinham vendido.
      Para segurar a estabilidade dos resultados desta Era do 33º, gostava que o caminho fosse assegurar outro tipo de Jogadores.
      E permite-me imaginar um Onze assim,
      Escolhes o Guarda Redes, a seguir fica J.Pereira, Luisão, Garay, Fabio.
      Ramirez, Matic e Witsel.
      Gaitan, Nº50 e Di Maria.
      Um ciclo de 3 épocas por causa das "coisas"... e os "Bernardos" entravam que nem uma luva nesta experiência.

      nota: Manter um atleta 7 épocas dá muito conforto. Façam com o Jogador Português s f f.

      Benfica Todos Tempos

      Eliminar
  8. Agora o Benfica terá que criar robôs ou dedicar-se a clonagem porque niguém poderá pensar pela própria cabeça.

    Furabardas

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking