O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UM DIA A ESTRUTURA VEM ABAIXO!

. 31 comentários


"O que se está a passar no Benfica, com resultados pobres e exibições confrangedoras, é resultado de uma dependência quase obscena do clube em relação à capacidade do seu treinador para se constituir como factor de equilíbrio na luta pelos títulos com o FC Porto.

É verdade que Jesus cometeu demasiados erros, durante quatro anos, que impediram até que os adeptos se juntassem no Marquês, para festejar, pelo menos, mais dois títulos nacionais. Mas também é verdade que a capacidade demonstrada pela equipa para estender até ao fim essa incerteza no campeonato, deveu-se, em grande medida, ao mérito indiscutível de Jorge Jesus.

Nos últimos dois anos, o Benfica não ganhou os campeonatos, mas objectivamente podia e devia tê-los ganho, porque foi a melhor equipa da competição. Durante quatro anos, a estrutura do Benfica escondeu-se atrás do mérito, do carisma e da personalidade do treinador, suspirando pelos títulos e rezando para que Jesus resolvesse tudo.

Não resolveu e agora Jesus aparece esgotado e sem aparente capacidade para devolver, pelo menos, o bom futebol à sua equipa.

Agora, que o treinador deixou se constituir como o factor de equilíbrio entre o Benfica e o FC Porto, começa a emergir, de novo, a insuficiência de tudo o que rodeia o plantel do Benfica e de todo o ambiente estrutural que devia compensar, como noutros clubes, um momento de fraqueza do seu treinador.

Ou seja, agora devia ser a estrutura a levar Jesus ao colo, como, durante quatro anos, aconteceu precisamente ao contrário.
E é aqui que chegámos ao ponto. Jesus está esgotado e com isso vai esgotar o Benfica, a sua equipa e os jogadores.

Ao contrário de muitos benfiquistas, não creio que o actual problema do Benfica se consiga alterar com a mudança de treinador.

Do modo como estão as coisas, provavelmente Jesus acabará por deixar o Benfica da mesma forma que o encontrou. Amorfo, bisonho, complexado e desorientado. Gosto de recorrer à memória para colocar as coisas em perspectiva. Foi assim que Jesus encontrou o Benfica. Provavelmente é assim que Jesus deixará o Benfica.

Sem que o clube e quem o dirige percebam onde está, efectivamente, o problema, nenhum outro treinador mudará nada de substancial na relação cada vez mais viciada entre o Benfica e o insucesso. É nisso que se devem concentrar os adeptos que, nos dias de hoje, se agitam a pedir a cabeça do treinador.

Não é apenas ele que está esgotado é todo um modelo de governação no clube que, durante quatro anos, se escondeu atrás do sucesso relativo do futebol espectacular e empolgante que Jesus devolveu ao clube.

Tudo o resto é conversa fiada e apenas servirá para adiar a resolução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos e que os últimos presidentes do Benfica nunca conseguiram resolver.

José Marinho"
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. Para a grande maioria da familia benfiquista e um dia muito difiçl! mas para ti shadows e uma maravilha é criticar criticar hoje estás em grande um dia perfeito para debitares todo o teu odio que cada vez se torna mais ridiculo! faz-me lembrar ha mtos anos atrás tinha um amigo que era ferrenho pelo Benfica dizia ele ate entao mas quando o joao pinto foi para o sporting revoltado com a direçao tornou-se sportinguista e hj faz parte da claque deles! podias seguir o caminho dele, porque benfiquistas como ele e como tu nao precisamos. li em algures num blog podemos nao gostar das pessoas que estao a frente do benfica mas temos que apoiar temos que acreditar pq quem cria a guerrinhas somos nos proprios isso so faz mal se nao nos unirmos a favor dos nossos quem se vai unir! o vieira foi eleito democraticamente a um ano, muitos lutaram ao longo dos anos pela democracia e tem destas coisas agora e apoiar e acreditar nao criticar todos os dias a toda a hora acho que ja e demais para mim sei que nao interssa mto acho que ficas feliz quando o Benfica perde para debitares tdo o teu odio para as pessoas baterem palmas e tu ficas contente, por isso meu caro shadows apoia mais e critica menos
    .
    ass: alexandre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @alexandre o teu amigo mudou de sexo, vai lá confirmar. Ferrenho mente... se mudou com o tempo azedo é paneleiro.

      B T T

      Eliminar
    2. Alexandre,

      O teu comentário é um reflexo do rídiculo que hoje é o Benfica face ao que já foi.


      Sabes lá tu o que é para mim o Benfica empatar, quanto mais perder, pah.

      O sucesso desportivo não existe, o passivo é gigantesco, o ainda presidente do Benfica tem uma gestão desastrosa face aos nossos mais directos competidores e tu vens dizer que 'é preciso é apoiar'?

      Por mim até podia lá estar o Eusébio e o Guttman.
      NINGUÉM ESTÁ ACIMA DO BENFICA.

      Para ti e para alguns, sabe-se lá a troco de quê, interessa manter este caminho da derrota, do insucesso e das alianças com os nossos maiores inimigos.

      Decerto que não fazes parte dos 30 mil que costumeiramente estão na Luz. Se o fosses perceberias que não ouves ninguém com esse discurso ridículo.

      Eu não tenho nada contra as pessoas Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus.

      Eu não me revejo nem revejo a defesa do interesse do Benfica é no presidente Luis Filipe Vieira e no treinador Jorge Jesus.
      São coisas diferentes.

      Democracia é isto mesmo. Daí haver a figura das eleições antecipadas para situações excepcionais.

      E quem é o presidente do Benfica para falar em democracia? Queres falar nos estatutos ou nos sócios silenciados pela buzina?

      Antes de vires fazer a defesa do tacho, pensa um bocadinho para não caíres no rídiculo.

      Eliminar
    3. Shadows

      Eu perdi tempo demais a ler o comentário deste alexandre mas o pior foi que não o consegui perceber.

      Embora vá lendo por aí alguns espero que não haja muitos no país pois este alexandre é de uma tacanhês confrangedora e bem há imagem de Viera e do Jejum também não vai evoluir.

      Isto é aquilo a que se chama um caso perdido.

      Eliminar
    4. Alexandre, saudações Benfiquistas; subscrevo o seu comentário na sua totalidade. Infelizmente o Shadows ainda não compreendeu que alguns daqueles que o criticam, só o fazem, não porque são pro LFV, mas porque são acima de tudo pro Benfica e não conseguem compreender que alguém que se diz Benfiquista, esteja constantemente a fazer oposição destrutiva a um presidente e a uma direcção que foi recentemente eleita por larga maioria dos sócios, logo ao próprio Benfica. A incapacidade do Shadows para compreender este sentimento da maioria é notória, tal e qual como acontece com outros oposicionistas declarados, como o Bruno de Carvalho, que continuam a não querer, ou não saber, que a maioria dos Benfiquistas não são contra os oposicionistas, mas sim ao tom, á forma e ao timing normalmente escolhido por estes, para se manifestarem.

      Infelizmente para esta oposição tudo serve para criticar e desestabilizar, colocando os seus interesses e ideais pessoais acima dos do próprio SL Benfica.

      O Shadows e outros oposicionistas como ele, ainda não compreenderam, que esta forma de fazer oposição, não é bem acolhida pela maioria dos Benfiquistas que não votaram e/ ou não se reveêm nesta direcção e com esta forma de fazer oposição, só ajudam a "empurrar" esta maioria da minoria dos não apoiantes de LFV, para os seus braços.

      O Shadows e outros como ele não querem, ou não conseguem compreender que os Benfiquistas nunca vão querer mudar por mudar, muito menos depois do que se passou com a eleição de VA.

      Quem quiser ser levado a serio pelos Benfiquistas, não basta criticar por criticar e pedir eleiçoes por tudo e por nada; tem sim de mostrar um projecto credível, melhor ao actual e liderado por alguem igualmente credivel, no qual a maioria dos Benfiquistas se reveja. E para que tal acontaça, esse alguém tem por começar por respeitar o actual mandato desta direcção.

      Ana Carmo

      Eliminar
    5. Ana Carmo,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Eu sou benfiquista, e a única coisa a que sou oposicionista é à cultura de endividamento contínuo sem resultados desportivos.

      Sou oposicionista aqueles que não sendo do Benfica, estão dentro do Benfica a minar o trabalho dos muitos bons profissionais que lá estão.

      Sou oposicionista aqueles que contra todos os valores do clube, dizem que não podem ser julgados por vencer ou não campeonatos. Como se outra coisa fosse mais importante que o sucesso desportivo no Benfica.

      Sou oposicionista a todos os que andam a enriquecer com comissões à custa do esforço de milhares de benfiquistas que pagam quotas, RedPass e bilhetes por esse país fora.

      Sou oposicionista a gente que vendo o clube à deriva apenas sabem dizer 'temos que apoiar'.

      Apoiar o quê Ana? Já notou que o Benfica em 12 anos de LFV só venceu 2 campeonatos enquanto o FCP 9? Já notou que daqui a pouco a vantagem enorme está quase esfumada?

      Já entendeu que ter mais de 400M de passivo é um problema enorme que mais dia menos dia vai ter consequências muito sérias?

      Já entendeu que o treinador do Benfica não só já não tem nada a dar ao clube como está sozinho numa estrutura amadora?

      Já entendeu que o presidente do Benfica partilha informações do clube entre os seus amigos portistas como Fernando Gomes ou Rui Pedro Soares?

      Consegue explicar como a empresa que montou o museu do Benfica não assinou um contrato de exclusividade com o Benfica para depois ser contratada logo de seguida pelo FCP, e ainda assim o museu ter custado ao Benfica 13M?

      Se a Ana procura benfiquistas que se limitam bater palminhas quando avistam uma camisola do clube ou a ignorar o que realmente se passa dentro do clube, de facto o 'Shadows' não se enquadra nesse perfil.

      Gosto demasiado do Benfica para o ver ser maltratado por qum devia ter a obrigação de o defender dos seus verdadeiros inimigos.

      Eliminar
    6. Shadows, pelos vistos continua a não querer ou não conseguir compreender tudo o que acabei de escrever no anterior comentário. A questão que se coloca há maioria dos Benfiquistas que o leêm, não advém de o Shadows ser ou não oposicionista a LFV e a esta direcção e muito menos á política implementada por esta ao nível desportivo, quer ao nivel económico- financeiro. Está no pleno dos seus direitos como Benfiquista de discordar e criticar; eu até acrescentaria é um dever de qualquer Benfiquista de apontar o que está mal de modo a todos podermos de uma forma ou outra contribuir para o engrandecimento do clube; mas para isso temos em primeiro lugar de nos fazer respeitar, mas isso só é possível se soubermos respeitar os outros, para mais quando esses outros, são a larga maioria.

      Em conclusão o problema do Shadows, não está em ser oposição de LFV e da sua direcção; mas sim na forma e no tom que a faz, já para não falar na generalidade dos timings escolhidos para a fazer, ou melhor, a falta deles, pois é quase uma ineterrupta linha temporal de constantes "ataques" e criticas puramente destrutivas, onde quase sempre o racional dá lugar ao irracional a roçar o ódio.

      Para quem como o Shadows, deseja, quer e tudo faz, para que se antecipe o calendário eleitoral, mesmo sabendo que esta direcção foi recentemente eleita por larga maioria, e que para já não se conheça nenhum movimento oposicionista serio e credível a LFV. Sinceramente acho da sua parte no mínimo, uma postura com muito pouco descernimento, para quem tudo deveria fazer para " puxar" em vez de " empurrar" os Benfiquistas, da " causa" que diz defender.

      O Shadows pelos vistos desconhece que não é com vinagre que se apanham moscas. Na verdade, há uma enormissima quantidade de moscas que vem aqui ler os seus comentários e a seguir dão-lhe umas palmadinhas nas costas e aproveitam para ser ainda mais corrosivos que o próprio Shadows em relacção a LFV, JJ, Jogadores, em geral e concluído com o Benfica... pois é, o que acontece é que essas moscas de cor predominante azul corrupção, quando vem cá, não é poque lhes cheire a açúcar, mas sim a porcaria e da grossa.

      Ana Carmo

      Eliminar
  2. Ora aqui está um José que só por ser Marinho consegue nadar melhor nestas águas agitadas da liderança do Benfica, ou melhor, a liderança agitada da BenficaSad.

    Os prognósticos dos 130 Milhões, no melhor Plantel dos últimos 30 anos, para ganhar a liga dos campeões.
    Confessar que não percebe de bola ao fim de tanto tempo a contratar jogadores para vários treinadores. Sublinho como o seara, vários treinadores.

    A Instituição Sport Lisboa e Benfica precisa mudar o Presidente da Sad.

    A mentalidade Desportiva tem que vencer a mentalidade dos Milhões.
    O melhor caminho era fazer já uma estátua ao 33º pelas belas obras . Aproveitar o que Bom exista na estrutura e o actual presidente, ser ele próprio a abrir uma Alternativa Credível a tempo, com mais vertente desportiva no pensamento.
    Talvez a dignidade desse acto promova a verdadeira UNIÃO do Sport Lisboa e Benfica.

    Benfica T T

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O José Marinho está vendido ao Veiga. Seria o seu Director de Comunicação se o Veiga fosse para lá.

      Eliminar
    2. E tu estàs vendido a quem? É triste nao conseguir argumentar sem essa conversa do Veiga e dos abutres e do raio que vos parta a todos. É claro que enquanto houver mentecaptos como tu, dificilmente aparecerá candidatos que estejam dispostos a aturar estas enchurradas de insultos gratuitos.

      Se calhar o Benfica, com Vieira, tem mesmo o que merece!

      Eliminar
    3. Pensar determinado assunto de forma assertiva , não é a mesma coisa que deseje este marinho dentro do Benfica.
      O problema são os que deviam estar por dentro da alternativa , não serem colocados como traidores ao 33º
      Separar as aguas, convém. Nem sei quem é... marinhos à muitos, veigas também . Há o Luis Miguel da Veiga por exemplo é cavaleiro e tauriou amimais do ribatejo . Por exemplo alverca faz parte do ribatejo.
      Mas obrigado pela informação dessa venda é importante ver os animais que entram de pantufas nesta onda de critica. Por isso mesmo é que a alternativa tem que vir com tempo, analisar o ADN desportivo, cada um diz que vêm por bem, estando no poleiro passam a pontapear Benfiquistas. Mudam o papagaios, mudam os abutres... quando é que o Benfica tem um desportista a Presidente???? Um ex praticante da nossa Religião.

      B T T

      Eliminar
    4. Como Bayern teve Beckenbauer ou tem Rumennige.

      Eliminar
  3. Não vou ao estádio pq infelizmente moro a 10 mil km de portugal, na tenho essa sorte.
    ridículo e passares a vida a criticar e dizer mal! queria lembrar-me das tuas criticas nos meses de Fevereiro Março, isso e que gostava de me lembrar, criticar quando as coisas vão mal e mto fácil!
    e se tu dizes que poderei ter algum interesse no caminho das derrotas pergunta-miei a mim a que troco receberas com tanta critica!
    criticar faz parte eu critico toda as pessoas criticam porque a razao para tal! mas acho quando se cai no exagero ja roça o ridiculo!
    mas vamos para algo construtivo,ja que falas em eleiçoes diz-me quem deveria ser!
    por ultimo nao sou a favor do vieira nunca gostei do jesus, mas e apoiar para criar a minima estabilidade, porque vais ter que levar com o vieira ate ao fim mete isso na cabeça
    abr sombra

    alexandre

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Alexandre, respeito o teu Benfiquismo mas ainda bem que estás longe porque não acrescentas nada.

      Não dizes o que sabes nem sabes o que dizes.

      Eliminar
    2. Alexandre,

      Não sei se moras em São Francisco ou em Beijing.
      Sei é que facilmente poder consultar o arquivo do blogue e verificarás que todos os erros que apontamos antes de acontecerem infelizmente surgiram.

      Enquanto tu vês-nos como profetas da desgraça, devias era antes olhar para muitos benfiquistas que têm a capacidade de sugerir melhorias e o têm feito ao longo destes anos.

      O que fez o presidente do Benfica para melhorar a estrutura do Benfica? Nada. Despejou milhões de euros e encostou o único gajo que percebe de bola naquele departamento: Rui Costa.

      Esbanja dinheiro em protocolos e depois sem explicação o clube não tira proveito desse investimento. Tens o caso dos 250 mil euros que foram dados ao Varzim em troca da opção por 3 jovens. Um deles sabes quem era? O Neto que agora é internacional A e titular do Zenit.
      O JJ e LFV, aqueles que viram 'star quality' em Emerson ou em Cortez, despacharam o miúdo porque não tinha futuro.

      Critico e criticamos quando achamos que o caminho está errado.
      Infelizmente, o caminho continua por uma estrada errada.
      Qual será o momento adequado?
      Criticar quando a época estiver perdida como fazem os que agora acham que se 'deve apoiar'?

      Eu acho que deveria ser abert oum novo ciclo, com novos nomes.
      Aliás, uma sondagem que fizemos aqui apontava nesse sentido. Novas caras enovos nomes que tragam uma renovação no Benfica.

      E de que deve ter medo um clube com mais de 200.000 sócios e com milhões de adeptos?
      Não vão aparecer candidatos? Temos que temer a democracia? Não. Temos é que temer os que se perpetuam nos cargos, manipulando estatutos.

      Saudações benfiquistas para o teu canto do mundo! :)

      Eliminar
  4. O artigo é muito interessante e diz umas quantas verdades..Estava na hora da direcção aparecer e proteger o treinador...e de trabalhar naquilo que é importante e que importa ser combativo: o sistema que continua a dominar o futebol português e que permite que uma equipa, que nem sempre joga o suficiente para ganhar, consiga coleccionar títulos como "quem compra coisas no supermercado", como diz Ferguson.

    Análise do jogo de ontem em
    http://grandebenfiquista.blogspot.pt/

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LFv não só não o quer fazer como nem o sabe fazer.

      Eliminar
  5. José Marinho?! Fdx, esse gajo não percebe nada de bola é um baita de um corrupto!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Porque é que falas do que não sabes ???? Possivelmente estás a confundir os Marinhos.

      Não interpretar como defesa do que foi dito acima.

      Eliminar
  6. Excelente texto do Marinho, a tocar na ferida; alguma vez num clube grande uma direcção assumiria uma postura submissa e refém para com um falhado que se acha a última coca cola no deserto ? Para ser o mais simpático possível, impossível ! Quanto a uma mudança de treinador, nisso já estou como o Tiririca: pior que está não fica !
    Mas todos sabemos que quando há um fraco rei, já sabemos o que a casa gasta...Além de que o Jesus é uma colecção de mitos por si só, como o «bom futebol», as «potencializações», «as bolas paradas» ! E se ele encontrou um Benfica amorfo, ele, em sintonia com o seu amado Líder, não descansam para transformar este Benfica pior que o do 6º lugar (pelo menos no rácio qualidade do plantel/resultados já o é !)


    Paletes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a bater neste ponto: qualquer treinadorzeco consegue antecipar a tactica do JJ. Isso não é um sinal de que o seu percurso no SLB chegou ao fim?

      A direcção...a direcção não exite. Não faz uma reunião à meses.

      Eliminar
  7. O texto do José Marinho tem muito de verdade mas considero que iliba em demasia o JJ.

    Penso que não pode ignorar o que se passou nos dias após o Benfica ter sido campeão e na chantagem que a direcção do Benfica foi alvo. Nao pode ignorar que é o próprio JJ que diz que põe, sempre, como condição, ser responsavel pela gestão do futebol.

    A gestão desportiva do futebol do Benfica tem sido cheia de incompetência e o JJ não se pode pôr fora disso.

    ResponderEliminar
  8. Eu diria que isto é uma estratégia comum de duas pessoas muito limitadas que as circunstâncias puseram ...os dois...no lugar que ocupam e para o qual não tem o minimo de condições, não imaginam o que é Benfiquismo, navegam ao sabor dos ventos sempre com os próprios interesses na mira.

    O problema é que este Benfica espelha na perfeição o país, ou não se confundissem, e se vemos ainda muita gente defender um governo de patos-bravos também não espanta que ao fim de treze anos ainda haja Benfiquistas temerosos da vinda de um lobo mau que tantas vezes foi agitado com único intuito de agregar os menos informados tanto clubistica como culturalmente seguido a velha máxima de dividir reinando.

    Aquilo a que assistimos hoje já nem é para muitos Benfiquistas uma questão de discordância pois só néscios da historia do Benfica é que não concordarão que as coisas há muito estão mal, eles até concordam que estão mal e só por oposição e em muitos tacanhês é que se entrincheiram não na defesa do Benfica mas na defesa do seu ""deus"" já que a sua derrota será a deles.

    Não tem sido esta linha ziguezagueante, da falta de rumo que Viera nunca teve que tem originado não só motivos de critica pelas derrotas mas também pelos folhetins com episódios diversos e e tomadas de posição incompreensiveis ????

    Dispenso-me de os referir pois a lista é sobejamente conhecida e dela tem dado eco tanto este como muitos outros blogues.

    Senão vejam quais os argumentos o unico argumento destes Benfiquistas não é dizerem que também não gostaram ((se gostaram duvido do seu Benfiquismo)) do que se passou ontem, do que se tem passado ao longo da época e das muitas épocas anteriores, não o argumento deles é:


    """Chega de criticas, não gostamos, vamos mas é apoiar."""

    Então devemos bater palmas ao que não gostamos ??? isso para mim chama-se hipocrisia e covardia. E vamos apoiar. Não acrdito que algum Benfiquista vá ao estádio ou vendo na TV não apoie e não dê saltos no sofá fazendo tudo para que o Nosso Benfica ganhe.

    Nesse tempo eu esqueço-me de Viera porque apoiar apoio o meu clube e apoiarei o presidente se estiver em sintonia com ele e eu nunca estive e culpo-o do muito que tenho sofrido pela humilhações que o meu clube e eu temos sofrido.

    Se eu nunca o apoiei cada vez ele mais razões me têm dado para me recusar cumprimentá-lo se novamente surgirem novas oportunidades, que eu não procurarei.

    Apoiarei sempre o MEU BENFICA, Viera nunca me deu motivos para isso e infelizmente também não vai dar.

    Da discussão nasce a LUZ.

    ResponderEliminar
  9. Sim, no essencial estou de acordo, embora fique por demonstrar por que razão Jesus quis continuar no Benfica. E depois, é bom não esquecer, há um problema técnico-táctico decorrente da concepção que Jesus tem do futebol. Do futebol moderno. O Benfica não pode ter permanentemente dois jogadores - os extremos - em subrendimento competitivo. Nenhuma grande equipa aguenta o meio campo apenas com dois jogadores. Ou seja, mesmo que tudo funcionasse bem, mesmo que os jogadores e Jesus estivessem no máximo do seu rendimento, aquele problema subsistia. E subsistindo, mais tarde ou mais cedo, acabaria por ditar o inêxito da equipa, supondo que ela tem, como tem, tanto no plano interno como obviamente no internacional, adversários à sua altura.

    ResponderEliminar
  10. Depois de ler este texto, fui ler os comentários com a troca de argumentos pensei duas vezes antes de responder, mas por respeito a quem discordou (Alexandre;Ana) , aos comentadores habituais (Sombras, Conde ,luiss...) e o resto do "auditório" tive de bater na tecla mais que batida, o texto de Marinho é meia verdade o JJ teve também culpa no seu insucesso. Quanto ao escriba é verdade andas a forçar a barra entre alguns dos Benfiquistas moderados pois quando vais a extremos eles tendem a escolher a "vitima" (NGL), para nós os comuns dos mortais é de mentecapto deixar o LFV à solta no clube depois de ver o velho e o juveleo dois presidentes que amam o seu clube a ter sucesso, mas por alguma razão os nossos camaradas estão resistentes à mudança, não concordo com o extremar de posições pois no fim fica um clube destruído e o infiltrado ganhou.
    Vamos fazer um protesto e deixar de ir ao estadio ou pagar as cotas.

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada25/10/13 01:12

    Já me vai faltando a paciência e a força para ler e analisar comentários como os dos Alexandres e Anas desta vida! Um, vive longe, tem desculpa porque não sabe da missa metade do que cá se passa! Pode até saber qualquer coisita, mas não vive e não sente in locco!
    A outra é, com certeza, mais uma que fala pela voz do marido... Ah! O meu marido também diz... Ah! o meu marido também acha... Elas nunca acham nada, porque simplesmente não pensam...

    Acabei de receber um e.mail, digno de ser tratado como post. Vou tentar transcrevê-lo só para mostrar como o Rei Sol é mesmo vaidoso e convencido... Reparem no eu... eu... eu... E no ridículo do agradecimento a Manuel Vilarinho relegando-o para segundo plano, quando foi ele o Presidente do Estádio... Enfim...


    Estimado(a) Sócio(a) ...

    Hoje assinalamos o 10.º aniversário da inauguração do Estádio da Luz, mas assinalamos 12 sobre o processo, difícil, muito difícil, que nos conduziu até lá. O dia 25 de Outubro de 2003 assinalou um final feliz numa caminhada cheia de obstáculos que poucos acreditaram ser possível de ultrapassar. Conto-me entre aqueles que sempre viram na construção do novo Estádio da Luz o ponto de viragem na recuperação do Clube, uma injecção de confiança e auto-estima absolutamente necessária para salvar um paciente em estado terminal.

    Num tempo em que faltava tudo, havia muitas vozes que diziam ser uma loucura avançar para a construção de um novo estádio. Pois bem, eu era um desses “loucos” e orgulho-me de ter acompanhado um homem fundamental na história do novo Estádio da Luz e do Clube, Mário Dias. Teve a grande virtude de resistir e de acreditar sempre que era possível, e essa capacidade foi absolutamente notável.

    O Estádio da Luz foi uma batalha gigantesca travada em várias frentes. Sempre soube que o projecto era a única via de ressuscitar um clube que vivia amargurado e triste. Em tempos difíceis e de alguma descrença, espero que o 10.º aniversário do nosso estádio nos faça pensar um pouco de onde viemos e onde estamos, a forma estruturada como toda a recuperação do Clube tem sido feita. Ceder aos apelos populistas e demagógicos em tempos de dificuldades é comprometer todo o caminho percorrido.

    Correndo o risco de esquecer alguém, não posso – por dever – deixar de agradecer o trabalho, a dedicação e a confiança de algumas pessoas sem as quais não teríamos razões para festejar esta data.

    A Pedro Neto, Luís Seara Cardoso, Fonseca Santos, Tinoco Faria e Diogo Vaz Guedes, o meu obrigado por sempre terem acreditado que seria possível. Ao Mário Dias, o meu obrigado por nunca ter desistido! Ao Presidente Manuel Vilarinho, o meu obrigado pela confiança e apoio que sempre me deu as minhas decisões. A todos os benfiquistas e sócios fundadores um agradecimento especial pelo contributo que deram num momento tão decisivo na vida do Clube.
    E, claro, à minha família, que também foi envolvida e autorizou o meu compromisso com a nova Catedral.



    Luís Filipe Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Aguia

      Também recebi ontem, 24, embora seja assinalada a data de 25 como o aniversário embora se diga que não se deve festejar antes.

      É impossível resistir ao ridiculo e à falta de vergonha do discurso.

      Isto é a PROPAGANDA no seu explendor onde o ""rei"" resplandece para além do Sol numa vergonhosa apropriação exclusiva de um mérito em que acctores principais passa a figurantes.

      Eu fui à Assembleia votar contra o novo Estádio que foi a sua primeira negociata pois de um orçamento de 24 milhões de contos saltou no fim para 32 tendo começado aí a caminhada galopante para o passivo de hoje.

      Arrasou-se um Estádio ImperiaL, A VELHA CATEDRAL, UM DOS MAIS MITICOS DO MUNDO, cuja remodelação e cobertura não alcançava os 10 milhões de contos aos quais se subraía o subsidio estatal.

      Guardo religiosamente a maquete que me continua a mostrar o que continuaria a ser um dos mais imponentes, magestático e belo parque desportivo de onde sobressai a sua cobertura.

      Essa mágoa continuará comigo mas infelizmente muitas mais tenho somado e não é com esta efeméride, como Viera, tenta desesperadamente, que as apagará.

      Mas Viera que não se esqueça ::

      O ridiculo mata.

      Eliminar
  12. "Tudo o resto é conversa fiada e apenas servirá para adiar a resolução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos e que os últimos presidentes do Benfica nunca conseguiram resolver."

    Para bom entendedor, aqui está a chave do problema: a falta de liderança do Benfica no panorama da organização das provas, incluindo as componentes Disciplina e Arbitragem.

    Deveria o Benfica ser mais proactivo nesta questão? Sim, claramente. Poderia o Benfica ser líder do processo de renovação desportiva do aparelho organizativo do futebol? É difícil, mas estando nos lugares da frente, naturalmente iríamos recolher vantagens. Quais? A vantagem da verdade desportiva.

    Os patarecos que falam que está em causa o Presidente, está em causa o Treinador, está em causa a Equipa de futebol, está em causa as tácticas, a entrega, a raça, etc, são isso mesmo: patarecos.

    Na vida como em tudo, há um principio. Algo por onde tem de se começar. E no Benfica isso chama-se VERDADE DESPORTIVA. Enquanto a classificação depender dos favores arbitrais, enquanto houver gajos como eu que com mais de 15 dias de antecipação perceberam que o árbitro do FCP-SCP seria ou Benquerença ou Soares Dias, enquanto os jornais escarrapacharem as tácticas e modelos do Benfica nas folhas e capas todos os dias, não o fazendo em relação aos rivais, enquanto houver um jornal que em tempos foi considerado o Pravda e hoje é o mais insidioso panfletário pró SCP e FCP, enquanto a mensagem for que os que perdem (FCP) jogaram bem, e os que empatam (Benfica) jogaram mal, óbviamente que o Benfica não sai desta camisa de forças que nos ipuseram e que não nos deixa mexer para lado nenhum.

    Temos de começar pelo principio e o principio é Vieira. Contudo por mais que estrebuche o Shadows, apoiante do presidente alcoólico, porque também nessa altura o Shadows detestava ver o nome do Benfica conspurcado nos jornais (os jornais, sempre os jornais), a mudança que ele defendeu e porque ele lutou, deu nisto:um clube bonito para alguns, triste e deprimido para outros. Ele deu para este peditório.. se tivesse consciência futebolistica, só devia meter-se num buraco e levar juntamente o Olavo Pitta e Cunha, o Gaspar Ramos (das providências cautelares que impediram a SAD de Vale e Azevedo), o António Figueiredo, o Manuel Damásio, o Manuel Vilarinho, essa cambada toda, que trouxeram o Benfica, inconscientemente (porque apenas queriam mudar) e estupidamente (porque quando se muda, pode ser para pior).

    Em relação ao jogo com os gregos, empatamos, foi o menos mau possível, e quem diz que o Benfica fez um mau jogo, não percebe de futebol. Ninguém falou da tempestade que se abateu no estádio, do estado da relva, subitamente pede-se a Jesus, apenas e só porque ganha 4 milhões (2 milhões limpos) que resolva tudo isto...

    A gente que critica o futebol do Benfica, a maior parte nem viu o jogo limitou.se a ler o jornal e ouvir as criticas. Havia um gajo da Antena 1 que após o jogo com o PSG quase aos gritos dizia: "alguém tem de ser responsabilizado pela exibição do Benfica hoje".

    Os otários não perceberam. O "alguém" era Jesus, que desde a pré temporada tem toda a gente em cima dele porque perdeu 3 finais (roubaram-lhe duas mas os crâneos lisboetas continuam a não perceber). O PSG esse que não joga nada, deu 5 ao "Benfica" da Bélgica, ao campeoníssimo Anderlecht, uma humilhação europeia possivelmente a maior de toda a história do clube... mas o Benfica tinha de jogar bem em Paris...

    ResponderEliminar
  13. Como qualquer português, os males remedeiam-se quando estão prestes a rebentar....e este é mais um caso, infelizmente. Vamos esperar que o nosso clube entre numa situação tipo sporting para nos juntarmos e fazermos alguma coisa.

    A crise de militância é evidente, e cada vez temos menos gente no estádio. Tenho a certeza que se tivessemos uma sondagem, os sócios do Benfica de Lisboa ditariam a saída da actual direcção. O problema, para além do assalto à democracia no Benfica com a alteração de estatutos (de que todos somos responsáveis) é que o projecto das Casas, em Portugal e fora do país, foi implementado e é um sucesso, no ponto de vista da direcção é claro. Esses votos, juntando os votos dos lambe-botas, comissionistas e velhos dementes permitirão que nas próximas eleições, caso não surja entretanto um candidato forte e de competência e benfiquismo reconhecidos, Vieira mantenha a presidência.

    Não se iludam, ele quer continuar, obviamente. Encontrou a galinha dos ovos de ouro, onde tem feito fortuna, para ele, e para uns quantos.

    Não é por acaso que temos assistido a AG's perfeitamente absurdas, com atropelos à democracia e respeito pelos sócios do Benfica. Os representantes das Casas vão lá para fazerem passar o que é preciso, e a palavra é cortada aos benfiquistas que já perceberam o que realmente se passa no Clube.

    Já o disse aqui, e em outros blogues. Somos nós, benfiquistas anónimos, que temos, AGORA, de nos unirmos e fazermos algo pelo clube.

    ResponderEliminar
  14. Shadaws, tem toda a razão!
    Não dá, para ficar indiferente a toda uma inercia que se abateu sob o SLB.Esta Direcção já não tem mais nada a dar de novo. Tem de haver outra alternativa!
    São muitos anos de fracassos, assim não pode continuar!
    Haja orgulho!!!!

    ResponderEliminar
  15. Sempre a criticar a estrutura do clube! Na minha opinião, são testas de ferro de outras cabeças pensantes...
    Assim sendo, indiquem os nomes para a tal estrutura tão pretendida... ou então, deixem de ser servis de outros interesses.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking