O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A mentira tem a perna tão curta...

. 40 comentários

Querem ver que em 1933 e em 1952 não sabiam que afinal o FC Porto tinha sido fundado em 1893??







Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Cada cabeça sua sentença.
    Não deixa de ser uma discussão fútil a da data de fundação do F.C.Porto.

    Um post com a outra visão: http://portistasanonimos.blogspot.pt/2013/09/a-polemica-fundacao-do-futebol-clube-do.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A outra visão de quê? Por acaso sabes ler? O que diz a data de fundação dos 2 documentos acima? 1906.

      Basta ler o registo do senhor acima, Camilo Moniz (sócio nº2 do FCP aquando da sua morte), para entender que ele reconhece em Monteiro da Costa o fundador e nunca fala no Nicolau. Aliás até relata a fundação no 'Grupo do Destino'.

      Eliminar
    2. O que o u34 quer dizer é que eles não querem saber se é verdade ou não, da lhes mais jeito ver de uma certa maneira. Infelizmente é o tipo de gente com quem já percebi que vou lidar a vida toda. Porque esse cancro de corrupção fcp não para de alastrar.
      Assim seja, mas de mim nunca terão mais do que desprezo.
      Santos

      Eliminar
    3. sou BENFIQUISTA, mas estou de acordo com o "SHADOWS", a data de fundacao é 1906 nos dois documentos

      Eliminar
    4. O meu apelido é Borrego e sou sócio do FCP há mais de 40 anos.

      Qualquer Portista que conheça e preze a verdade história do FCP sabe que o clube só foi fundado em 1906 e que o seu fundador foi Monteiro da Costa. Infelizmente há muitos outros que há muito que a deixaram não só de respeitar. como até cospem nela de forma vergonhosa, ao passarem o reconhecer o "embuste", inventado pelo "nosso" presidente Pinto da Costa, com o fim de comemorar a data do centenário primeiro que SLB e SCP.

      UMA VERGONHA para todos aqueles que cresceram numa altura que o FCP era um clube de valores, onde a dignidade e a honra, não eram palavras vãs, onde eu me incluo; já para todos aqueles que confundem o nome e a história do FCP, com a de Pinto da Costa e que acham normal que tudo vale desde que se seja primeirode todos... é tão natural acreditar nesta patranha, como foi fazer tal e qual as avestruzes, aquando das revelações das escutas de tudo o que aconteceu durante o processo "Apito Dourado" e que foram reconhecidas pelo próprio Pinto da Costa que eram verdade... só não podiam era ser utilizdas como prova em tribunal, tendo em conta a tipificação do crime cometido. MORAL ou IMORAL eis a qustão.

      Eliminar
    5. Mais documentado que no blog acima referido é quase impossível As provas são óbvias. A fundação sempre foi reconhecida como sendo em 1906, daí que todos os papeis e documentos dissessem essa data. No entanto estudos históricos efectuados posteriormente provaram ter sido em 1983 a fundação e em 1907 a refundação.

      Eliminar
    6. 1906 queria dizer :)

      Eliminar
    7. http://paulobizarro.blogspot.pt/2012/09/arqueologia-do-fcporto.html

      Lê isto e depois diz se ainda acreditas nas patranhas do PC.

      Eliminar
    8. Borrego, não sei se te apercebes mas com essa ladainha estás a tomar por lorpas os benfiquistas. Está na cara que és tão portista como eu guineense e com essa falta de coluna vertebral a mentir sobre a tua preferência clubística, estás a faltar ao respeito aos benfiquistas, pq este é um blogue do Benfica.
      Faz-te homem pá! Vai lá colocar a brilhantina que o dia seguinte está quase a começar.

      Cumprimentos

      Pedro Carneiro

      Eliminar
    9. O meu apelido é Borrego e sou sócio do FCP há mais de 40 anos.

      "Mais documentado que no blog acima referido é quase impossível As provas são óbvias"

      Qual documentado qual quê; que provas é que estão lá que provam ou comprovam a "tese" inventada passadas tantas décadas (decada de 90 do sec passado) é que é a realidade histórica. O que existe é um vã tentativa de colar pedaços de uma outra história de um outro clube, entretanto extinto, há verdade histórica da fundação do Futebol Clube do Porto em 1906 por Monteiro da Costa, como foi oficialmente reconhecido por todos até á decada de 90 do seculo passado.

      ..."Aqui começam as dúvidas e confusões. Também é verdade que José Monteiro da Costa fundou - burocraticamente, digamos assim - o Futebol Clube do Porto a partir da base logística do Grupo do Destino, do qual fazia parte"...

      CLUBE DO DESTINO e não o outro de Nicolau de Almeida. Querer fazer outro tipo de associações é como querer fazer crer que o Grupo Desportivo de Carcavelos, nasceu do CARCAVELINHOS... e quem conhece a história de um e de outro clube, sabe bem que um nunca teve nada a ver com outro. Uma coisa é ser-se ignorante, outra bem diferente é gostarmos de o ser.

      "... Há ainda, e com absoluta certeza claro, a existência do futebol na cidade do Porto há 61 anos. A ligação Futebol Clube do Porto - António Nicolau d'Almeida e a amizade comprovada deste último com o britânico Mackechnie deveria ter certa influência com a iniciativa de José Monteiro da Costa, de mais a mais sabendo-se da presença no "novo clube" de Mackechnie, Rumsey, Wright e ainda Ernesto Sá, - que antes de 1906 também jogara em Matosinhos, no tal campo do Prado...Começa a deixar de ser assim tão parvo e uma aldrabice pegada interligar Nicolau d'Almeida e Monteiro da Costa, interligar 1893 e 1906."

      Uma coisa é o FCP com as iniciais inglesas de Nicolau poderem ter até servido de inspiração ao Futebol Clube do Porto de Monteiro da Costa; outra bem diferente é um clube ter dado origem a ao outro

      Borrego.

      P.S: O museu do FCP tem um espaço onde vai estar a 1ª acta do Futebol Clube do Porto (de 1907), onde de certeza está lavrada em acta a genese oficial (e esta é que conta para todos os efeitos) e a real data da fundação do clube e respectivos fundadores.


      Eliminar
    10. Carneiro, o que pode estar na cara é que não sou sem dúvida nenhuma Pintista e olha que até houve uma altura que até acreditei e votei no homem; agora eu é que não confundo a longa história do honrado e digno clube de que me tornei sócio há mais de 40 anos, com a história de Pinto da Costa como presidente do clube. Pinto da Costa, felizmente numas coisas e infelizmente em outras é que faz parte da história do FCP e não é o contrário.

      Agora o que acontece, é que há uma geração de Portistas que NUNCA conheceu um outro presidente do clube, o que faz ter uma visão completamente diferente da realidade da história do clube e da personagem, do qual, tu fazes parte de certeza, tendo em conta a tua triste, redutora e manipuladora linha de pensamento.

      Mas eu até te compreendo a ti e aos outros portistas que confundem o FCP com o PdaC e o adorem e respeitem; sabes porquê? Quando eu era jovem deu-se o 25 de Abril de 1974, e eu no próprio dia não conseguia aceitar o porquê do golpe de estado contra aqueles que continuavam a obra do nosso "ADORADO" SALAZAR, 1º Ministro de Portugal, o grande estadista e governador da nossa amada Pátria, que tirou Portugal da miséria e o engrandeceu, com a sua obra e governação (ainda hoje ouço os eternos saudosistas de Salazar, a dizer a mesma lenga lenga) ele que até aquele dia era parecia ser um MODELO DE GOVERNANTE para todos os PORTUGUESES, incluindo eu, pela minha IGNORANCIA inerente á minha juventude e acima de tudo, por tudo aquilo que nos incutido na mente pela máquina da porpaganda fascista.

      Só te digo uma coisa caro Carneiro, para ficares a pensar um pouco. Pinto da Costa, já está quase há tantos anos como Presidente do nosso clube, quantos Salazar foi o Lider do Regime Fascista em Portugal. E olha que no tempo dele também havia eleições e com oposição até determinada altura. Depois acabou... todos eram SALAZARISTAS, com honra... e muitos, com muito medo.

      Cumprimentos Portistas
      Borrego



      Eliminar
    11. "Borrego, não sei se te apercebes mas com essa ladainha estás a tomar por lorpas os benfiquistas. Está na cara que és tão portista como eu guineense e com essa falta de coluna vertebral a mentir sobre a tua preferência clubística, estás a faltar ao respeito aos benfiquistas, pq este é um blogue do Benfica. Faz-te homem pá! Vai lá colocar a brilhantina que o dia seguinte está quase a começar. Cumprimentos Pedro Carneiro"

      Ó Carneiro, quem falta ao respeito aos Benfiquistas são os Portistas Acéfalos Filhos da Fruta, que vem aqui comentar como Acéfalos Portistas que são ou a querer fazerem-se passar por Benfiquiatas, com os seus comentários desonestos intelectualmente e a defender o Fruta Corrupção do Porto e os crimes do Pinto Bufas da Costa. Agora os outros sejam ou não Portistas, desde que sejam honestos consigo e com os outros e não sejam uns hipocritas tipo CARNEIRADA do PC; esses por mim serão sempre bem recebidos e não me ofendem em nada... já tu Pedro, como calculas é bem diferente, pela razão atrás referida.

      DETECTA PORTISTAS ACÉFALOS FILHOS DA FRUTA

      P.S: Já agora porque é que não comentas a MENTIRA do teu criminoso presidente, em relação ao fundador e respectiva data de fundação do seu Futa Corrupção do Porto. Qualquer dia a carneirada portista ainda vai descobrir que afinal o seu FCP, foi fundado pelo Pinto da Costa na decada de 80, do seculo passado. Lol; já faltou mais, para o velho da bufas assim o impor

      Eliminar
    12. Discussão fútil? Então temos que aceitar qualquer coisa que nos queiram impingir? Querem ser os amis antigos, à viva força, quando não o são? Quem esconde os seus antepassados é capaz de tudo. E mais nada. E já agora, quero que me digam de quando data a primeira vitória !

      Eliminar
    13. Seismilhoesum, a data de fundação não foi impingida. Segundo o blog que coloquei foi votado pelos sócios:
      "O desafio foi lançado aos associados do clube, em Assembleia-Geral realizada a Fevereiro de 1988, que aprovaram, então, a alteração."

      Eliminar
  2. Tu, Shadows, eu tenho a certeza que sabes ler. Se leste o post que o U34 colocou link, e como estou certo que além de ler também consegues perceber, notarás que em lado nenhum é negada a data de 1906. Há é uma explicação porque foi votada e aprovada a data de 1893 após um estudo da história do clube.

    Compreendo no entanto que este não-assunto continue a ser repisado. Sempre dá para umas palmadinhas nas costas e mais uns impropérios e toda a gente fica contente.

    Por outro lado aprecio tanto a verdade insofismável aqui proclamada como tenho a certeza (estou cheio delas hoje...) que os escribas apreciam as de LFV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Runesocésio,

      Atá podiam votar a data de fundação para 1143, devido ao nome 'Portus'. Pouco me interessam as mentiras aprovadas por decreto.

      Essa explicação é ridícula. E basta ler o relato de Camilo Matos sobre a fundação do FC Porto por Monteiro da Costa para entender que uma coisa nada tem a ver com a outra. É sim um exercício de criatividade por parte de PC.

      Quanto ao último parágrafo...deves estar a ver-te ao espelho.

      Eliminar
  3. Miguel Pereira21/10/13 12:31

    Isto é tudo tão importante...

    Ok, estava a brincar, na verdade, não interessa minimamente a ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade não interessa a todos, é um facto.

      Eliminar
  4. O PdC só se lembro nos anos 80 que foram fundados em 1893!

    ResponderEliminar
  5. Andam todos a chafurdar num poço de ignorância! Já em 1140 os andrades eram um bando que se bateu e venceu outro bando espanhol no Torneio de Arcos de Valdevez. Já nessa altura a bandeira era azul e branca. Nesses tempos, os mouros ainda não se tinham virado para os pontapés na pelota, preocupava-os apenas ensinar os indígenas nativos do condado a não se alimentarem apenas de bolotas e terem hábitos de higiene tais como tomarem banho e lavarem as mãos antes das refeições. Podemos portanto afirmar que o club da fruta e putedo, mais conhecido por andrades corruptos, já era grupelho em 1140 e as suas cores já eram o azul e o branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 1384 até vos demos algum jeito, quando enviamos galés e gente armada para quebrar o cerco Castelhano...
      Quanto às bolotas...os romanos já nos tinham acabado com o vicio.

      André

      Eliminar
  6. Águia Preocupada21/10/13 13:28

    Estou-me borrifando para a data em que esse clube foi defecado... Se eles querem ser velhos como o peidoso bufento do presidente que têm, é lá com eles! O que é que ganham com isso? NADA!

    Off topic: Portugal vai jogar o play off com a Suécia. E qual estádio acham que foi escolhido? Pois é! Quando vêem o rabinho a arder... É o Estádio da Luz o salvador... Tal como o foi no último play off e em quase todos os últimos jogos dos apuramentos... Com o meu apoio não vão contar! Isso é certinho! Acho até que, parafraseando o Fernando Mendes: Já foram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo assim não sei se chega. Esta selecção é uma cagada.

      Eliminar
  7. Mais uma fraude. Nem a data de fundação é verídica...

    ResponderEliminar
  8. João Costa21/10/13 14:36

    Será que consegues passar um dia sem falar do porto? Que complexo de inferioridade que tu tens!
    Tanta merda que se está a passar no nosso clube e tu preocupado quando foi fundado o porto? Que interessa essa merda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Costa, complexo de quê? Deves estar a confundir-me com azuis, concerteza.

      Tenho é problemas com a mentira, meu caro. Se não gostas de ler, tens bom remédio.

      Eliminar
  9. Quiseram ser mais velhos que o Glorioso e o SCP ainda bem apara eles e quem papa as suas tretas, mas a Académica ainda é mais velha agora , para que interessa? A mim não faz mossa mas se queres provar que são mentirosos ok são mas para isso basta ouvir o discurso oficial e as escutas.
    Chega concentrar noutros clubes e deixar de fazer a introspecção que tanto necessitamos. Pois sem ela não saimos de onde nos colocamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazemos isso todos os dias, Pimento. Mas não quer dizer que deixemos de relembrar as tretas que alguns tentam fazer passar por verdade.

      Eliminar
  10. Já agora uma introdução aos casos Fezas Vistal e Arrobas da Silva ex directores. Não se comenta nada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No mesmo dia em que se esclarecer como alguém se suicida com um tiro na nuca e sem arma no Dragão. Boa?

      Eliminar
    2. Se em vez de serradura na carola, tivesses a massa cinzente do tamanho de um tomate cereja saberias que o Dr.Antonio Carlos Cabral Fezas Vital, 23º Presidente do S.L.B. faleceu no dia 30/dez/2003 , do advogado Fernando Arrobas da Silva nem vale a pena falar pois pertenceu à direcção que ficou na história do S.L.B. pelos piores motivos...

      Que monte de esterco !

      Eliminar
  11. Santo Tirso21/10/13 15:41

    Esta da data da fundação de uma colectividade tem muito interesse não só para os seus associados,como para o público em geral,no caso a do FCP ela foi consensual até o PC fazer dela mais um cavalo de batalha na sua cruzada contra o SLB.
    Continuo a pensar que no FCP tudo será feito para prolongar este ciclo de vitórias desportivas,até á ultrapassagem em vitórias no campeonato nacional que infelizmente não está longe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se as coisas não mudarem no nosso Benfica, assim continuará.

      Eliminar
  12. Não sei qual é o problema disto tudo. Eu se quiseres consigo alterar esses documento muito facilmente. Quem é que meteu isso aí é foram buscar isso de onde???? A história do Porto e simples. Em 1893 fui fundado com o nome em inglês e passado uns 3 anos ficou enativo. Em 1906 o nome passou para o português logo teve que se fazer outro registo. Só não percebo qual é a guerra disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enativo tem a ver com enólogo?

      Essa do inglês nunca tinha lido. Muito bom!!

      Pena é que o Monteiro da Costa não tenha escrito nada disso. Nem o Camilo Matos, o senhor acima, que em lado nenhum fala no Nicolau. E deixa bem claro quem fundou o clube do qual era o sócio nº2 aquando do seu falecimento.

      Os documentos acima vêm de um blog de um portista.

      Eliminar
    2. O meu apelido é Borrego e sou sócio do FCP há mais de 40 anos.

      O problema aqui não é haver um outro registo com o nome em Português; o que se passa na verdade, é que não há nenhum documento oficial e/ou não oficial que demonstre que o clube com nome Inglês tenha dado origem ao clube FCP, fundado em 1906 por Monteiro da Costa. O que existe, são vãs tentativas de se querer associar duas realidades históricas completamente diferentes numa só.

      Borrego

      Eliminar
    3. Sr. Borrego já viu a inscrição da entrada do campo da constituição inaugurado em 1913?
      Quer dizer que em 1913 ligava-se o Futebol Clube do Porto ao Football Club do Porto.
      Mário

      Eliminar
  13. ja sabemos o tipo de comportamento daquele clube , porque esperamos que eles mudem e andamos sempre armados em coninhas ?
    é sempre bom ter documetos q um dia possamos comprovar com factos as mentiras desses merdosos , mas por agora interessa é derrota los e isso parece dificil , pois o benfica continua a ser ingenuo dentro e fora de campo , vamos la ver se um dia voltamos a reinar e nesse dia sim começamos a massacra los tambem fora de campo , nste momento é inutil pois parece sempre conversa de quem nao sabe perder ... .

    ResponderEliminar
  14. Vocês falam tanto no Porto que até nem sabem o verdadeira data de quando o Benfica foi fundado..... Sabem? Sabiam que o Benfica foi a junção de duas coletividades. E sabem qual foi a data que se juntaram? 1908 foi a data e pq andam a dizer que foi em 1904? Claro que é errado. Eu explico em 1904 foi fundado uma dessas coletividades e em 1906 foi a outro e em 1908 juntaram se. Portanto tiveram que fazer novo registo..... Portanto o Benfica foi fundado em 1908.

    ResponderEliminar
  15. Tantos Lampiões preocupados com a data de fundação do verdadeiro e maior clube português. Eu nem sei quando é que o vosso clube foi fundado se calhar foi no dia que Salazar nasceu.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking