O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O mau exemplo do Futsal III

. 20 comentários


Portugal, 1 de Julho de 2013



O dia seria mais apropriado para escrever sobre os direitos televisivos cujo contrato de 12 anos, por negócio (ou negociata) de Vilarinho e Vieira com a Olivedesportos, terminou ontem dia 30 de Junho. Mas dado que os direitos televisivos justificam um bom texto com alguma pesquisa, e o tempo que tenho infelizmente não é muito, por razões de excepcionalidade profissional, volto ao tema do Futsal, onde os erros se sucedem a velocidade estonteante.


No texto I, escrito em Março vaticinei que o novo treinador João Pinto, que vinha substituir o despedido Paulo Fernandes, iria falhar os objectivos com toda a certeza, por razões que detalhei. No texto II sugeri qual deveria ter sido a postura da Secção na gestão dos resultados menos bons que a dada altura da época aconteceram, devendo ter sido privilegiada a defesa da liderança de Paulo Fernandes e criticados os desempenhos de algumas arbitragens, grosseiramente evidentes na sua má qualidade e prejuízo da equipa do Benfica.

No texto II escrevi também que a opção pela mudança de treinador trazia já um problema antes da época ter sequer chegado ao final: se a equipa falhasse, como tudo apontava pela superioridade do SCP e pelos erros de arbitragem que aconteciam na proporção de 2 para o Benfica e 8 para o SCP, o que iria acontecer é que a Secção teria mais um problema para resolver. Escrevi: A pergunta que se impõe é: e agora? Alguém consegue imaginar a nova época ser iniciada com o actual treinador, que estava condenado à partida, e que ao longo da prova apenas confirmou que o problema do Futsal, não era de treinador? Alguém consegue imaginar a Direcção reconstruir uma equipa de Futsal para salvar “a pele” deste treinador (e da Secção), sem serem confrontados com a pergunta “se o problema era de plantel, porque despediram Paulo Fernandes?”?


Com a idade que tenho não me surpreendo com qualquer coisa. Mas reconheço que a Secção me surpreendeu novamente. Deixando a inteligência no cacifo, a Secção optou por manter o novo treinador e não renovar contrato com 3 jogadores que foram preponderantes ao longo da época, salvando um pouco a nossa face ao contribuírem decisivamente para estarmos na final dos Play-offs: César Paulo, Davide e Diego Sol. 


De certa forma isto é apenas a continuação do “filme” que se iniciou com a descabida despedida do treinador Paulo Fernandes. Um “filme” que irá acabar numa época pior que a anterior (onde vencemos a Supertaça), com nova revolução no final, que - finalmente - poderá incluir a própria Secção. Um “filme” sem "happy end" e que significará a injecção de mais dinheiro para restaurar os índices de competição perdidos por este conjunto de “decisões de manual” que a Secção tem tomado, em claro prejuízo dos superiores interesses do Benfica e dos seus sócios e adeptos.


Ora bem. Persistindo no erro, já que também a opção por João Pinto se revelou errada pela falta de carisma facilmente detectada (e sem carisma não há liderança forte por mais competências que se tenham), a Secção continua a sua “fuga para a frente”: agora são os jogadores a pagar a factura da má época.  


E chegados aqui, se isto era uma opção que estava em cima da mesa (reconstruir a equipa para salvar a “pele” do treinador e da Secção), as opções já feitas mostram um certo carácter persecutório para com os atletas brasileiros, querendo passar a ideia que haverá um lobbye de brasileiros que “comem muito feijão e jogam pouco”. A somar aos 3 que terminavam contrato, fala-se que estão a tentar rescindir com Diece porque ao fim de 4 anos, descobriram que tem salário elevado (versão BOLA). Pensei que só via estes disparates nos outros clubes, mas o Benfica afinal não é assim tão diferente...

A tese do lobbye ganha alguma expressão porquanto em simultâneo, renovaram contrato mais um ano, com Gonçalo Alves e mais 2 anos com Bruno Coelho. Ambos portugueses por mero acaso.


Ora este tipo de opções, ao contrário do que pensam os intelectuais de pacotilha que estão a planear a próxima época do Futsal do Benfica, vão acrescentar pressão sobre os “eleitos”, os “meninos bonitos” que ficarem. Pois estes sentir-se-ão sempre na obrigação de mostrar que têm capacidade para dar a volta ao “texto”, têm qualidade para justificar as opções que foram feitas em seu favor, etc. Ora jogadores de alguma forma pressionados, rendem menos. E a equipa ganha menos.


A sorte da próxima época do Benfica dependerá mais do SCP e dos cortes orçamentais que venham a fazer na modalidade, do que própriamente das virtudes das opções da Secção do Benfica, que só sabem fazer algo que estamos fartos de conhecer: primeiro sai o treinador porque não ganha, depois sai parte do plantel porque afinal estava acomodado (imaginem se Jesus sai da equipa principal de futebol)...


Por último, consta-se que o Benfica vai reduzir aos custos do Futsal. Ora, considerando que a redução de custos no Basquetebol se deveu a não precisarmos de uma equipa tão forte, perante um panorama competitivo tão mediano, a pergunta é: porque se reduz então no Futsal? Que dizem os adeptos da teoria do “milagre económico”? Li, num comentário na BOLA online que o SLB clube, tem um activo de 15,500 milhões de euros, e um passivo de 99,300 milhões de euros. Alguém me pode esclarecer se estes números são verdade? É que João Vale Azevedo, o “papão”, já não está cá vai para 13 anos...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Anónimo1/7/13 18:13

    Na ultima apresentação de contas, na época passada, o Benfica clube tinha capitais próprios negativos (passivo maior que activo) de 97 milhões de euros. Um activo de 15.811 milhões e um passivo de 113.404 milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Confirma-se então o que foi publicado por um leitor de A BOLA. Falta perceber onde anda Bagão Félix e Manuel Botto, mas a tralha de notáveis que ao tempo de Vale e Azevedo se manifestavam indignados com o rumo que o Benfica estava a levar, com menos de 3 anos decorridos e milhões de contos para pagar .. sem receitas televisivas .. onde param estes idiotas?

      Eliminar
  2. Santo Tirso1/7/13 18:43

    Sobre o texto que acho muito interessante digo o seguinte: aos responsáveis e jogadores das modalidades do SLB,é lhes exigido o máximo de esforço e concentração durante os jogos o que não aconteceu em alguns,e não culpar outros pelas derrotas.As contas do clube estão assim,pois a SAD do futebol consome quase todas as receitas.Vejam que até a Benfica TV foi incorporada na SAD e certamente o clube nada recebeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao que referes sobre os jogadores, eu era capaz de discordar da perspectiva embora seja correcta a parte que falas de entrega e concentração. Mas também acho que isso aconteceu. Só que o SCP esteve melhor, porque teve um bom treinador, porque teve menos lesões, porque jogaram mais, enfim, porque forma melhores ... mas é verdade que final, os erros dos árbitros condicionaram enormemente alguns resultados. E isso tem sido repetitivo nos últimos anos.

      Quanto ao que a Benfica SAD está a "roubar" ao Benfica Clube através da "gestão criativa", para já não me vou pronunciar .. mas é um fcato que onde passa Vieira, as suas empresas crescem, as que detém com outros accionistas ou sócios, decrescem.. ora Vieira é grande accionista da Benfica SAD...

      Eliminar
  3. Anónimo1/7/13 19:29

    Tens uma fixação qualquer no Vale Azevedo que não é o papão mas sim o LADRÃO que está preso por roubar o Benfica e por roubar tudo e todos por onde passou , não se ponham á defesa la na Carregueira que ate a propria prisão há-de arranjar maneira de roubar !

    Acho muito bem que se reduzam os custos de todas as modalidades e do proprio Futebol profissional e mesmo do clube . Alias se os orçamentos ganhassem campeonatos eramos campeoes todos os anos em todas as modalidades !

    Em relação aos comentarios da Bola Online como fonte de informação ... está ao nível da tua idolatria pelo Vale e Azevedo , só para quem nunca leu esses comentários

    Red Alert

    P.S. - Esqueces-te que os Relatorios e Contas do Benfica são auditados por empresas de renome internacional e não por aqueles manhosos que o Vale e Azevedo arranjava que ninguem conhecia

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. É por haver muitos Benfiquistas como tu que os os orçamentos ão altos e pouco se ganha.

      Sabes lá tu o que é o Benfica se até confundes os ladrões.

      Eliminar
    2. O problema agora é que os auditores são as empresas que auditam as empresas de Vieira, como a KPMG. O que Vale e Azevedo "roubou" não sei.. mas havia alguma coisa para roubar? Como é que roubando, Vale e Azevedo não tinha salários em atraso e pagava as contratações que fazia?

      Porque razão Damásio se demitiu balbuciando "não sei como inventar mais dinheiro"? Deu na RTP, não te lembras?

      Quanto a achares bem que reduzam os custos das modalidades e do futebol, aplaudo. Mas como relacionas isso com o "milagre económico"? Então já não há dinheiro? O grupo empresarial não rendeu 110 milhões na época passada? Para onde vai o dinheiro? Vale e Azevedo já cá não mora, não é?

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/13 17:20

      O VIMIOSO afinal nem de orçamentos nem de ladroes percebes . Com benfiquistas como tu o clube ja tinha desaparecido ha muito tempo .

      Red Eagle mais 4 milhoes , afinal sempre havia dinheiro !

      Red Alert

      Eliminar
  4. Anónimo1/7/13 20:23

    Esse é mesmo um associado de JVA e segundo o que se lê há muito tempo em blogues e forums na cibernet até já quiz por o Benfica em tribunal em defesa do advogado golpista ou coisa parecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é falso. Não quis meter o Benfica em Tribunal, mas meti - em conjunto com outros sócios - sobre as deliberações da AG que criou a merda deste grupo empresarial que está a arruinar o Clube, mais aquela AG que decidiu destruir o antigo Estádio sem qualquer tipo de estudos económicos como se veio a provar em Tribunal.

      O Dr.º JVA não precisa de mim nem de ninguém ara se defender. Para defender o Benfica é que acredita, somos todos muito poucos...

      Eliminar
  5. Falando de futsal que é o tema do post...

    Na minha opinião as dispensas são uma boa medida:

    O Dierce sempre que o jogo era importante comprometia: expulsões, perdas de bola quando era o último homem, etc. Já para n falar o facto de quase nunca desiclibrar no 1 para 1, o que supostamente era a sua função...

    O David, destacava-se pela sua capacidade física, o que com a idade foi perdendo, á 3 anos era um grande jogador como demonstrou na final four da Champions, neste momento era banal.

    Já quanto ao César Paulo n sou grande apreciador, gosto mais de equipas em 4-0 do que em 3-1 e na minha opinião o César Paulo condicionava de maneira excessiva a equipa para a sua produção. Por exemplo o Joel n conseguia jogar o seu melhor futsal com ele na equipa pois tinha menos liberdade e menos espaço para definir pois todo o jogo tinha que passar pelo César, que tb já n vai para novo. Ora para mim o Joel é de longe o nosso melhor jogador por isso temos que jogar em 4-0 que é o esquema onde mais se destaca.

    Já o Diego Sol n tem qualidade suficiente para jogar muitos minutos numa equipa como a nossa.

    Isto tudo sem ter em conta os problemas disciplinares que possivelmente foram a principal razão para estas dispensas, pois não me parece coincidência terem sido 4 brasileiros... Talvez fosse para estes que o Ricardinho se referia quando mandou aquelas bocas...

    Estava na altura de mudar, tirando o Joel, as referências do nosso futsal já tinham saído (Ricardinho, Pedro Costa e Arnaldo) e a equipa como estava construída n ia ter hipóteses contra o Sporting para o ano.

    Agora á que tentar reforçar bem a equipa, n será impossível trazer o Ricardinho outra vez, e até o Divanei que é nesta altura o melhor jogador do campeonato está em fim de contrato (penso eu), e esses jogadores e mais um ou 2 de qualidade em 2 anos permitiriam tentar outra liga dos campeões.

    Quanto ao treinador, temos o melhor treinador Português na estrutura(Alípio Matos), é só ele voltar ao banco... Se este n quiser temos sempre o André Lima que foi campeão europeu e que saiu de uma maneira ridícula nessa mesma época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião. Acho que está errado, mas também não sou adivinho para saber se para o ano tenho razão eu, ou tu. Vou copiar a tua opinião e depois, para o ano (se cá estivermos) venho cá desafiar-te para fazermos um balanço ...

      Eliminar
    2. Deixa-me lembrar-te mais dados. O Paulo Fernandes ganhou o titulo de campeão ao André Lima e ao Ricardinho, no ano que fomos campeões europeus... Árbitros? Lembro-me que protestamos algumas faltas não assinaladas contra o SCP, uma delas originou o empate que levou o jogo a prolongamento, onde o SCP ganhou ...

      Os jogadores brasileiros normalmente trabalham para a equipa. Os portugueses correm para a equipa. Acho que percebes a diferença ...

      O plantel devia ser retocado e não desmembrado. A não ser que o tal milagre económico afinal seja uma cassete que já não convence nem os mais Vieiristas.. é que os sócios continuam a gerar milhões de receitas. Para onde vão elas? Ah, mais de 20 milhões vão para os juros ao BES, ao Banco que financia Vieira ... Pois é, o tal milagre económico ...

      Eliminar
    3. Ei sei que Paulo Fernandes foi várias vezes campeão no Sporting, a maioria das vezes até com planteis inferiores. Mas nunca gostei da sua postura nem enquanto era nosso rival nem quando foi nosso treinador, sempre que perdia era culpa dos árbitros...

      Na minha opinião o melhor treinador nacional é de longe o Alípio, principalmente pelo trabalho que fez em Belém onde na maior parte dos anos foi até superior ao Sporting com jogadores trabalhados por ele que vieram de divisões inferiores ou a preço de saldo do Brasil: Cary, Marcelinho, Dieogo Sol, Marcão, Caio Japa, Paulinho etc.

      Penso que é óbvio que deve treinar o Benfica para o ano...

      Quantos aos Brasileiros, só César Paulo e David é que mostraram qualidade no Benfica, Diego Sol nunca foi o mesmo de Belém e Dierce nunca rendeu o que se esperava dele nos jogos decisivos onde é necessário um fantasista para desiclibrar... Normalmente comprometeu com perdas de bola ridículas e expulsões que normalmente no futsal custam um golo.

      Já David e César Paulo estão a entrar na idade onde os atributos físicos começam a cair, sendo eles jogadores que se destacam por essas característica penso que foi uma boa medida deixá-los sair e renovar a equipa aos poucos.

      Quanto ao plantel para o ano, acho que precisamos de um grande disiclibrador: Ricardinho ou Divanei eram as melhores soluções e um fixo de qualidade que paute o jogo, pois parece-me que desde que saiu o Pedro Costa (sabes o que é feito dele?) a equipa nunca mais teve um jogador assim. Mais um ou outro jogador para ajudar nas rotações e temos plantel feito para o ano...

      Eliminar
  6. Pedro S.2/7/13 10:00

    O Vale Azevedo á beira de Luis Filipe Vieira em termos de passado obscuro é um menino! Alguns andam com uma amnésia do caralho para ver em LFV um santo...basta uns minutinhos pela net e pesquisar o passado de LFV, comparem com VA! LFV ficou muito rico em ser presidente do Benfica porque é do sistema o outro coitado que até percebia mais de bola que Vieira lutou sem defesas contra o sistema e o sistema derrotou-o, simples este resumo do garoto que preside o meu Benfica!
    Não podemos é fugir do que realmente aconteceu, VA cometeu ilegalidades e deve pagar por elas!

    "...Esqueces-te que os Relatorios e Contas do Benfica são auditados por empresas de renome internacional e não por aqueles manhosos que o Vale e Azevedo arranjava que ninguem conhecia ..."- pois o governo e outras entidades tambem arranjam esse tipo de auditores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a primeira vez que leio alguém, que não eu, dizer que JVA ao pé de Vieira é um menino de coro. Parabéns .. lol ...

      Quanto ás ilegalidades, posso dizer que penso serem todas fabricadas por um MP onde há tanta corrupção como há nas Câmaras com Engenheiros e Arquitectos. Não podemos pensar que em Portugal só há corruptos nas Câmaras e no Poder Local... Desde o dinheiro do Ovchinikov às alegadas falcatruas com os dinheiros da Euroárea, tudo tem sido manipulado contra JVA ...

      Lembro até uma entrevista da Morgado à TSF, já após a 1ª condenação de JVA, em que dizia que a Justiça tinha funcionado (10 anos depois constata-se que só funcionou para ele, mas adiante) pois até uma Carta Precatória enviada para Inglaterra, para recolher o testemunho de David Fordham, não esperamos q ue ela chegasse para cortar nos prazos da decisão do Tribunal. Para quem não sabe o que é uma Carta Precatoria, digo que lá estavam contidas perguntas que eram importrantes para a defesa do arguido.

      Ao atropelar esta matéria com base no cumprimento dos prazos, foi retirado ao arguido uma possibilidade de defesa fundamental. Esse DF era - segundo a defesa - avalista do Benfica no negócio Rushfeldt e o dinheiro foi para uma conta dele para pagar outros avales que ele tinha prestado ao Benfica (ainda de acordo com a Defesa).

      Eliminar
    2. Pedro S.2/7/13 15:04

      Eu não era nem sou um adepto de JVA, mas consigo acima de tudo reconhecer que foi dos primeiros em 1997 a querer lutar contra o sistema!! Sim, o mesmo sistema de hoje que na altura integrava Luis Filipe Vieira (o Kadhafi como era conhecido por vender pneus no norte) que ao mesmo tempo festejava golos do FCP e que tinha como amigos Pinto da Costa e oliveirinha (as cabeças do sistema)!!!
      Fica muito por dizer de Vieira e seu passado antes de ser presidente do Benfica e mesmo depois de o ser, mas isso ninguém que ver e ouvir...como acabou o processo Bragaparque??? Quem era o presidente dessa empresa?? Como é que acabou o processo em tribunal?? Alguem tem ideia?? Eu não...

      Depois aparecem uns otários a dizer que JVA foi um ladrão e agora não conseguem ver que está lá um pior! Pior que isso é dizerem que as pessoas estão sempre a lembrar de JVA, mas da boca deles (Vieiristas)a justificação que usam para o insucesso é que foi a herança ruinosa de JVA que põe o Benfica assim!!!Foda-se que lata...

      Eliminar

    3. Eagle

      Tens andado distraído pois há muitos anos que digo e escrevo que JVa ao pé de Viera não passa de ""um menino de coro"".

      É esta expressão que venho usando há longos anos e tu também sabes porquê.

      Eliminar
    4. Deixem-se de tretas pá...

      Vieira pode ter feito muitas coisas menos recomendáveis na sua vida pessoal, mas em relação ao Benfica nunca foi acusado de nada. Tudo o que podem dizer não passam de meros bitaites.

      Ontem ficou provado que Vale roubou 4 milhões ao Benfica, isso é um facto digam o que disserem. Dinheiro esse que o nosso clube, tal como aconteceu aos investidores privados desse trafulha, o nosso clube nunca mais vai ver.

      Quanto ao ponto da Sporttv, Vale rasgou um contrato assinado de forma legal, se não fosse pela interferência de Vieira e Vilarinho junto de Joaquim Oliveira o benfica corria sérios problemas legais, com o risco de pagamento de avultadas indemnizações... Quem rompeu de forma legal com a Sporttv foi Vieira quando acabou o contrato.

      Podem discordar da gestão de Vieira, mas se me disserem que Vale foi um bom presidente perdem toda a credibilidade.

      Eliminar
  7. Vale e Azevedo o Ladrão!!

    Hoje foi condenado a 10 anos por entre outras coisas ter ficado com 4M€ do Benfica!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking