O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 9 de julho de 2013

Desafio NGB: A defesa da direcção pelo benfiquista BMM.

. 13 comentários

Primeiro comentário escolhido no âmbito do desafio lançado no dia 04/07/2013, em que se pedia aos leitores benfiquistas que fizessem a defesa da actuação da direcção.
Este comentário escolhido foi do BMM.
Ainda hoje serão publicados mais dois comentários de outros benfiquistas.


" - Gestão financeira: Bem, ñ sendo contabilista, a minha opinião pode ñ relevar muito. Mas convenhamos, apesar d termos um passivo elevado, ñ nos podemos cingir a essa parte. Temos d ver tambem, o Activo do Clube, q pelo q transparece nao é assim tao mau e, para além disso, o patrimonio q temos hoje, desde a valia dos varios planteis das diversas modalidades (nesta se incluindo o d futebol) até às infra-estrturas.

- JJ: Se respondesse no dia seguinte ao da Taça de Portugal, estaria a ferver(porque acho q nenhum benfiquista gosta de perder, nem ao berlinde).Porém, compreendo a manutenção do JJ, porque entendo q, para alcançarmos uma cadencia regular de vitórias, é necessário estabilidade. Contudo, a fazer fé nas informações do media, a manutenção do salário elevado, acrescido de prémios por objectivos, é que me faz confusão. Não por ser o JJ - vale para qualquer treinador -, mas porque entendo q os valores ventilados são elevados. Dever-se-ia manter uma base salarial relativamente baixa, com incentivos financeiros pela vitória nas provas.

- Formação: é preciso dar tempo ao tempo. o SLB nao pode ficar dependente do talento d cada miudo q sai da formação, i.é, tem o dever de os potenciar, e caso haja miudos d qualidade, q sejam lançados paulatinamente na equipa principal. Agora, só pq cada um de nós tem uma afeição por "A" ou "B", ñ signifca necessariamente q o mesmo tenha d ser jogador da equipa principal e se venha a demonstrar q apenas serve para uma equipa de média dimensão. a formação do SLB ñ pode ter a tentação de vir a ser a do Sporting (Figos e Ronaldos nao ha aos pontapes)

- 2 campeonatos: penso q isto é o que mais nos doi, mas não devemos afunilar tanto a nossa visão e olharmos sob um prisma da "perspectiva".

1)Por um lado, o Clube tem culpas no cartório: uma década de 90 de instabilidade, de delapidação de património e que quase culminava na bancarrota (aqui nao posso apenas apontar JVA, mas antes dele outros ajudaram a criar as condições de auto-destruição do Clube). Obviamente que, após este descalabro, teve de se sanear o Clube e dotá-lo de condições que permitissem que o Benfica pudesse disputar titulos (desde as infraestruturas, o reforço da Marca Benfica, a criação de equipas competitivas, etc), pelo que, não será num dia, por assim dizer, que iremos ganhar consecutivamente;

2) Por outro lado, o factor exógeno: quer queiramos, quer, nao, à crise que o Clube atravessou, deu-se o ressurgimento do FCP, pelas maos do Pdc: este, para além de ter sido, na minha opinião, o obreiro-mor do futebol "subterrâneo" que grassa no país (e escuso de dar exemplos, senão não tinha forma de terminar este texto), simultaneamente, dotou aquela agremiação de condições para disputar titulos e vencê-los. 

Assim, quem está ha quase 3 decadas na hegemonia do futebol português, tem dificuldades em cair. Ora, acredito que essa hegemonia esteve mais longe, mas tambem creio, que para lá chegarmos teremos batalhar muito. e o que é certo, no sec XXI é que começamos a trabalhar neste campo.

Apenas para finalizar: eu acho que nao sou vieirista ou qualquer outro "ista". Apenas benfiquista. Mas acho que nao devemos ver esta ou qualquer outra gestão do Clube a preto e branco, pelo contrário, temos de ver as coisas com toda paleta de cores: O LFV não é tao mau como alguns o querem pintar, nem tão imune a erros como outros pensam. Acho até que esta visão a duas cores é que, por vezes contribui para, neste momento actual, não estejamos cimentados no topo.

- FG: Foi uma má decisão política. Talvez dos maiores erros de LFV.

- A ausência de LFV : O SLB, pelo seu ecletismo e dimensão, ñ pode ter sempre LFV presente em todas as modalidades.Tem é de salvaguardar as condições para q as mesmas funcionem e, consequentemente serem capazes de ganhar títulos.Tanto assim é q o modelo de gestão das modalidades passa por alguma autonomia das respectivas secções, como factor de sustantabilidade. Além disso, prefiro esta "ausência" fisica, do q termos presidentes q s sentam no banco de suplentes, estão em todos os jogos de pavilhão e ainda vestem os novos equipamentos. Se preferem este rumo, como tem feito o novel presidente do Sporting, pergunto:E o tempo p gerir o Clube (q ñ se cinge apenas à presença nos diversos eventos desportivos)? Parece-me demagógico...


- BTV: O 1.º passo foi tomado - a ruptura com a Sportv e Olivedesportos. Ficamos ja com os nossos jogos em casa, a Premier League e demais jogos de alguns campeonatos. Acredito q,inicialmente, nao seja tão lucrativo como seria receber os € provenientes da proposta d renovação da Sportv, mas a medio prazo poderá ser sinónimo de autonomia financeira e d uma tomada d posição pioneira no panorama do futebol português. É ainda preciso ver mais do q as contas com subscrição da BTV: para além deste valor, o SLB poderá auferir receitas interessantes com a pub durante os jogos na TV e no próprio Estádio, a venda dos direitos para outros operadores (ex. resumos). Ñ deixa d ser um importante projecto de consolidação da marca Benfica. Quanto ao figurino da BTV, penso q, a seu tempo, a BTV será mais profissional, terá melhor qualidade na sua programação (acho q ñ é alheio a vinda do JEM).

- JEM, VF, RGS, RC e JG: Sobre JEM, acabei de referir q será importante na dinamização da BTV, o q ñ será pouco; RGS, desconheço todas as suas funções,sendo q, como se disse, é um acérrimo defensor do clube na SICN (pode não gostar-se do estilo, mas por vezes é necessário termos alguem q nos defenda de paineleiros endeusados pela opinião publica); RC, para além da sua supervisão do departamento de prospecção (q, diga-se, nem sempre acertando, ja permitiu ao Clube realizar grandes proveitos financeiros com venda de jogadores, o q antes acontecia apenas de modo esporádico), ñ consigo saber qual o resto das suas funções dentro do SLB; JG, sendo Director de Informação, será apenas isso, pelo q, na minha opinião s deve dar a importância q s merece em função do cargo que exerce; Mas, mesmo q os benfiquistas ñ saibam tudo o q estes(ou outros) sócios fazem, acho q nem tudo deve passar para a esfera do publico. A gestão diária do Clube ñ s faz em função do q aparece na Imprensa ou pela vontade d cada um dos benfiquistas, sob pena de ñ termos um Clube forte e governável.

- JO e AS: Sobre JO, penso q a ruptura com a sua empresa deve ser o paradigma a seguir pelo SLB: sair da esfera de interesses q só prejudicam o Clube. Em suma, cortar d vez qualquer ligação a este senhor e às empresas, associações, colectividades q o mesmo, directa ou indirectamente defende. Quanto a AS, o SLB deve ter as relações q entender com qualquer presidente de um clube. Com alguns tem, com outros nem por isso. Porém, se AS preferir inclinar-se pelo Sistema, o Benfica deve, como fez com PdC, desligar-se.Ponto."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. DESCULPEM O OFF TOPIC:

    Porquê os números de visitantes do blog aumenta de 1 em 1 todos os 6sec ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. simples: está em real time (contador animado - blogger)
      ok

      Eliminar
    2. O contador adiciona 1 todos os 6 sec; Com uns cálculos simples chego aos tais 5.000.000 mas no período de 1 ano e visto que o blogue existe desde 2008. Real time todos 6sec ok, mais porqué sempre mais 1 e nunca é mais 0 ou 2,3,4 ? Não estou a crer criar polémica nenhuma simplesmente gostaria de compreender.
      Obrigado

      Bruno Silva

      Eliminar
    3. polémica? ehehehe!
      epa faz essas perguntas ao blogger.com, pois este é o contador padrão do blogger.

      Eliminar
    4. Da Godfather, informa-te antes de dizer disparates..loooooooooooooooooooooooool

      com todo o respeito, aprende e não sejas "burro":

      http://www.ferramentasblog.com/2011/02/como-colocar-contador-de-visitas-no-blog.html

      Eliminar
  2. Muita parra e pouca uva, infelizmente.
    Passa um pano sobre quase todas as situações, evitando argumentos concretos e recorrendo a generalidades.
    Exemplos:
    sobre JJ - "é preciso estabilidade". Mas até quando? 4 anos com o mesmo treinador e direcção não é estabilidade? Se perder outra vez este ano, deve continuar, em nome da estabilidade? E no ano a seguir? E no ano a seguir?

    Sobre a formação: "é preciso dar tempo ao tempo". O CFC está aberto há 7 anos, temos zero jogadores da formação na equipa principal, e todos os anos continuamos a contratar jogadores de qualidade duvidosa para 2ªs e 3ªs escolhas. Prefiro um jogador mediano da formação do que um mediano vindo doutro lado. São mais baratos e estão identificados com o clube e com o campeonato.

    Sobre os dois títulos: diz que o clube tem culpas no cartório.....mas só nos anos 90!! Não fala uma única vez das eventuais culpas do LFV, e ainda por cima esquece-se que nesses tais anos 90 ganhámos mais títulos em menos anos do que nos anos LFV. Mais uma vez, branqueamento total.

    Sobre Fernando Gomes: aponta o dedo a LFV, mas nem aventura uma potencial razão. "Má decisão política". Isso quer dizer mesmo o quê?

    Sobre a ausência de LFV: o que se pede a LFV não é que esteja em todos os jogos de todas as modalidades. Mas penso que não é pedir demais quando se pede que esteja, por exemplo, na final do futsal, um derby, que se disputa no pavilhão da Luz. Porque raio não está o presidente do Benfica numa final duma modalidade importante para os sócios, disputada em casa? Porque raio há-de estar no Brasil, a fazer sabe-se lá o quê?

    Sobre Joaquim Oliveira e António Salvador: mais uma vez, passou uma esponja por cima das relações pessoais de LFV com estes dois personagens. Nem uma menção ao tratamento dado aos profissionais e adeptos do Benfica pelos adeptos e até pelos profissionais do Sp. Braga, muito sob instigação desse mesmo António Salvador. Porque é que o Benfica fica sempre num hotel do presidente da equipa adversária quando vai a Braga? Porque é que nunca se ouviu uma crítica de LFV aos vários incidentes que se passam em Braga quando lá vamos?


    Enfim......mais do mesmo. Branquear, escamotear, distraír. Siga a marinha.

    ResponderEliminar
  3. Museu, BenficaTV, Comboio, Inaugurar casas e mais casas, eu salvei o Benfica, já o disse e repito por mais mal que o clube estivesse, esteja ou venha a estar muito mal, é muito dificil o clube acabar, pelo menos com a massa de adeptos que tem, quem é presidente só tem que saber gerir isso, uns fazem-no bem e outros menos bem, mas o Benfica é maior que todos os jogadores e presidentes juntos, porque o Benfica é de todos os adeptos sejam eles socios ou não, quem é socio não é mais adepto por isso do Benfica, e não vou colocar aqui tudo as promessas e todas as coisas que têm sido ditas ao longo destes anos, porque isso dava um best seller de algumas 500 paginas, não me desviando mais do inicio do post, é tudo coisas bonitas, mas caros adeptos o negocio do Benfica são titulos, sempre, foi, é e será, é disso que se fez, nao faz, mas voltará a fazer-se a grandeza do Benfica, o resto do discurso do LFV é convcersa para encher chouriços e para tentar esconder o seu lastimoso percurso desportivo.
    Quanto às relações com as pessoas que colocaram, ele apoia-os e convive com eles, porque sempre foi amigo deles, comeu do mesmo prato que eles, tem negocios particulares com eles, portanto esperar que não tivesse nenhum relacionamento com eles só por ser presidente do Benfica, penso que seria ter as expectativas demasiado altas.
    Só um pormenor em relação às contas, percebo alguma mas não tanto que me permite fazer uma avaliação correcta, mas só digo o seguinte, o passivo está lá, devemos e não temos como fugir, os activos, meus caros são como as acções hoje valem X e amanhã valem Y, depende muito do momento, e parece que as pessoas teimam em esquecer que o mundo atravessa a maior crise da sua historia depois de 1929, uma crise de dimensões iguais ou maiores, e só não tem feito mais estragos do que os que tem feito, por causa dos mecanismos criados em 1929, para perceber que o tempo de grandes vendas terminou, temos um exemplo há 2/3 podiamos ter vendido Takuara por 25 milhões, por quanto o vamos conseguir vender?
    Eu quando voto para eleger alguem para determinado cargo, ganhe a pessoa em quem votei ou não, voto para ele trabalhar para melhorar o que está mal, manter o que está bem e não passar 12 anos a desculpar os seus insucessos culpando os outros, Damasio foi eleito, não fez bom trabalho e saiu, JVA, foi eleito fez mau trabalho e os socios elegeram outro, na actualidade alguem tem feito de tudo para se perpetuar no cargo, mas tudo na vida tem o seu tempo, e tem um inicio e um fim, quer se queira quer não, o futuro a curto prazo do Benfica vai-se jogar nas primeiras 5 jornadas do proximo campeonato

    ResponderEliminar
  4. Só digo uma coisa, eu era maluco pelo Benfica, lia, via e ouvia tudo, o estadio da luz era a minha 2ª casa, mas o desencanto nos ultimos 20 anos é de tal ordem, que aconteceu algo impensavel para mim, perder interesse no clube, ser-me quase indiferente se ganha ou perde, apesar de claro ficar sempre mais satisfeito se ganhar, ao longo dos anos fui perdendo o interesse e na mesma medida gradualmente fui reduzindo o numero de jogos a que ia assistir, até que culminou na ultima epoca não ir uma vez sequer ao estadio, algo que nunca aconteceu na minha vida, o unico jogo a que fui assistir foi o de Amesterdão, o que me fez passar a ter esta indiferença não foi a constante falta de titulos, foram as pessoas que têm gerido o clube e neste particular, quem lá está praticamente destruiu tudo aquilo que sentia pelo clube, a demagogia, entre muitas outras coisas, que LFV pensa que fizeram bem ao Benfica, tem ganho socios, mas tem perdido mais adeptos, levaram a meu afastamento, claro que com o crescimento aparecem as preocupações com outras coisas e passamos a ter outras prioridades, mas nunca pensei que deixa-se de sentir o clube como sentia, espero um dia voltar a sentir o mesmo, mas não será facil e espero um dia voltar a ver o clube, não tanto como via mas pelo menos a ir algumas vezes.
    Isto para dizer que não acredito nada em LFV, em nada, para mim é igual aos politicos, ninguem acredita neles, assim como eu não acredito em LFV, nunca acreditei, mas esperei sempre dizer afinal estava enganado, mas não estava, pois no negocio do Benfica nada mudou nestes 13 anos e de desculpas está o inferno cheio, lembro que o negocio do Benfica são titulos, o resto é acessorio, e o de 2005 veio demasiado cedo, o que não seria se tem vindo tarde

    ResponderEliminar
  5. É de louvar q este benfiquista tenha defendido a sua "dama das orelhas grandes". Sem insultos, de modo civilizado e sem picardias. Todos fossem como ele. Não são! Poucos são, de resto!!!

    Analisando as palavras, tudo se resume de modo muito curto. Argumentativamente, não há aqui nada! Generalidades, só. Não faz a defesa concreta de nada! Revela desconhecimento absoluto em algumas matérias, como no caso de JEM, "esquecendo-se" de mencionar o "mau benfiquista" que ele é e vai atrás das banalidades proferidas por outros. RC, chefe da prospecção?? Onde? de que clube? Sobre AS, mais uma vez uma esponja! Todos sabemos a inclinação do brácaro, n acha o autor?. Mais uma vez, o autor "esqueceu-se" da amizade que o une com LFV, que permite que ambos andem as gargalhadas enquantos os nossos jogadores levam pancada na relva!
    Sobre as ausências de LFV. Demagogia, perdoe-me o autor, é o que autor faz ao falar do assunto. Será que Vieira estava a gerir o clube nos últimos dois jogos da temporada de 2012?? Ou será que estava a gerir na final do Futsal?? Ou na final do basquetebol ou na final do Hóquei. Só para receber as taças é que ele está sp disponível!
    Dedicar uma linha a FG... É, no mínimo, pouco. E sublinhar que o presidente TEM de retirar o apoio??
    ..."penso q isto é o que mais nos doi, mas não devemos afunilar tanto a nossa visão e olharmos sob um prisma da "perspectiva". As perspectivas são no mínimos risíveis (n me leve a mal). E tudo se resume no seguinte: se 12 anos não suficientes de LFV, quantos mais são precisos. Recordo o autor que... o FCP é tricampeão com apoio de FG e o "sistema" está cada vez mais forte!! Se 12 anos não chegam para recuperar o clube, para dar crédito ao plano desportivo, pergunto ao autor quantos mais de Vieira são precisos p considerarmos LFV como dos piores presidentes da nossa história no plano desportivo. É que recordo, a nível de finanças e infraestruturas, outros deixaram enorme obra, ao mesmo tempo que venceram! Por isso, qt tempo??
    Formação- generalidades. Aparentemente, na formaçºao n/ há talento, mas no estrangeiro já há quando compramos jogadores de 19 anos, dispensando-os depois! Tipo... Carole!! Ou Menezes... Ou Shaffer. Continuo??

    ResponderEliminar
  6. Pedro S.9/7/13 17:53

    Uma boa escolha este post Shadows!!Parabéns!
    A defesa é esta, basicamente um texto cheio de nada de concreto, começa logo pelo o inicio...

    " - Gestão financeira: Bem, ñ sendo contabilista, a minha opinião pode ñ relevar muito. Mas convenhamos, apesar d termos um passivo elevado, ñ nos podemos cingir a essa parte. Temos d ver tambem, o Activo do Clube, q pelo q transparece nao é assim tao mau e, para além disso, o patrimonio q temos hoje, desde a valia dos varios planteis das diversas modalidades (nesta se incluindo o d futebol) até às infra-estrturas."
    Não é contabilista e por isso mesmo não é importante o passivo que todos conhecemos! Como se paga esse passivo e a quem?? E no futuro que o paga?? pois...não interessa!

    Depois isto nem comento!!Nem percebo...
    - JJ: Se respondesse no dia seguinte ao da Taça de Portugal, estaria a ferver(porque acho q nenhum benfiquista gosta de perder, nem ao berlinde).Porém, compreendo a manutenção do JJ, porque entendo q, para alcançarmos uma cadencia regular de vitórias, é necessário estabilidade. Contudo, a fazer fé nas informações do media, a manutenção do salário elevado, acrescido de prémios por objectivos, é que me faz confusão. Não por ser o JJ - vale para qualquer treinador -, mas porque entendo q os valores ventilados são elevados. Dever-se-ia manter uma base salarial relativamente baixa, com incentivos financeiros pela vitória nas provas."

    Depois temnos um tesourinho...





    - Formação: é preciso dar tempo ao tempo. o SLB nao pode ficar dependente do talento d cada miudo q sai da formação, i.é, tem o dever de os potenciar, e caso haja miudos d qualidade, q sejam lançados paulatinamente na equipa principal. Agora, só pq cada um de nós tem uma afeição por "A" ou "B", ñ signifca necessariamente q o mesmo tenha d ser jogador da equipa principal e se venha a demonstrar q apenas serve para uma equipa de média dimensão. a formação do SLB ñ pode ter a tentação de vir a ser a do Sporting (Figos e Ronaldos nao ha aos pontapes)




    - 2 campeonatos: penso q isto é o que mais nos doi, mas não devemos afunilar tanto a nossa visão e olharmos sob um prisma da "perspectiva".!!!!

    Não devemos afunilar tanto a nossa visão???!!! Lindooooo!
    È isto uma defesa meus amigos!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Master Groove

    Quando eu referi no post anterior, que o feedback da consulta efectuada pelo NGB resultava num "zero ",apoiava-me sobretudo nas conclusões que tenho tirado, das leituras que tenho feito ainda que "silenciosamente", onde continuo a sentir um certo tipo de guerrilha latente, ardendo em lume brando, sempre à espera de mais umas achas para acirrar os ânimos, que pode trazer muitos "dividendos" para o NGB e daí a sua classificação (http://blogometro.aventar.eu/mt/monthly/2013/7/) mas gera o afastamento de muita gente boa que não está disponível para ser "agredida" de forma continuada. E basta ler os "ataques ferozes" que se fazem ao autor do comentário acima só porque não é um anti-vieirista firme e convicto !
    Enquanto não perceberem que o Sport Lisboa e Benfica é um clube eclético, multidesportivo, cuja sobrevivência não depende só, e ainda bem, dos resultados do futebol, nunca poderemos ter uma massa sócio/adepto una e coesa e sobretudo assertiva no seu discurso.
    Gostaria de recordar que o Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD,é uma sociedade que resulta, nos termos da alínea b) do artigo 3º do Decreto-Lei número 67/97, de três de Abril, da personalização jurídica da equipa do Sport Lisboa e Benfica que participa nas competições profissionais de futebol, sendo clube fundador, para os efeitos do disposto na lei, o Sport Lisboa e Benfica. Quando tantas vezes se fala dos negócios escuros à volta do futebol profissional, será que alguém se recorda quem foi o fundador, e com que intuitos é que a mesma foi formada?

    ResponderEliminar
  8. Bem, quando entendi que devia dar o meu mísero contributo no Blog, respondendo a um repto lançado pelo NGB, que tanto quanto eu saiba era dirigido a todos os benfiquistas, (vieiristas ou não), acedi de bom grado, ja que pensei que se trataria de um mero contributo. Pelos vistos enganei-me, ja que, sem que eu saiba, fui transformado num "vieirista" e defensor do regime. Enfim... O que disse está dito, e mais não disse, porque não posso falar daquilo que não sei, porque não é meu timbre verborrerar com especulações. Por isso deixo duas notas e 1 apelo:
    N.1 - desejo as maiores felicidades a este blog, uma vez que abre a discussão do clube ao seus sócios e adeptos;
    N.1 - Visto que a minha opinião é inócua, resta-me, como benfiquista apoiar o Clube a mais de 300 km da Luz, sempre que o possa fazer, já que, pelos vistos, comentar algo aqui que saia da linha da maioria dos leitores do NGB, é algo que não farei mais, uma vez que não tenho idade para tricas e, quando não se aceita o pluralismo (por mais futil e oca que seja uma opinião, a mesma deve ser rebatida com elevação e não à moda do gato fedorento), prefiro apenas ficar-me pela leitura;
    O Apelo: que os que me apelidam de vieirista (o unico "ista" que tenho rotulado é do benfiquista) apresentem as suas ideias a sufrágio! Da minha parte, como sempre fiz, apoiarei tudo aquilo que engrandeça ainda mais o Clube, pois o que me move é o Benfica!
    Cumprimentos a todos e, mais, uma vez, obrigado ao NGB por me ter dado a oportunidade de "falar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BMM,

      Da minha parte, verificarás que te identifiquei, tratei e trato como...benfiquista! Em lugar nenhum te identifiquei como vieirista.
      Pedi sim no post para fazerem a defesa da actuação da direcção do Benfica. E foi nessa categoria que incluí o teu comentário.
      Da minha parte, concorde ou não com o que escreves, agradeço teres-te disponibilizado para partilhares a tua opinião e espero que voltes mais vezes.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking