O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de julho de 2013

BenficaTV - Dúvidas que se levantam

. 16 comentários
A BenficaTV já entrou em minha casa. Claro que iria entrar, mais tarde ou mais cedo, mas o facto dos jogos particulares da pré época serem transmitidos no nosso canal, apressou a minha decisão.

Confesso porém, e isto é apenas uma opinião pessoal, que acho que vou precisar de alguma filtragem no meu cérebro para passar a assistir aos jogos do meu clube, comentados por gente da casa, ou seja, gente com muito de pouco de imparcial. Ontem, por exemplo, num jogo em que o adversário foi à nossa baliza duas vezes, o Lisandro e o Mitrovic já eram craques, e eu, assumo, valorizo muito mais um comentário em que se dizem as coisas como elas são. Nem tanto SPortTV, nem tanto, como agora adivinho que vai ser, BenficaTV. Acho importante para a minha sanidade mental.

Como já se sabia, os jogos fora do Benfica continuam na mão da Olivedesportos, e por isso estou curioso de ver, de que maneira esta decisão do nosso clube afetará ou não, o número de assinantes da SPortTV. Que pacote vale mais? O dos jogos em casa ou dos jogos fora? Pessoalmente acho que é o dos jogos fora, já que no Estádio da Luz sentam-se quinzenalmente 40000 dos potenciais consumidores que talvez não sintam necessidade de subscrever o nosso canal mas precisam do outro.

Ao falar neste assunto, quero também, nas minhas contas à merceeiro, refutar o cenário negro que José Veiga traçou na sua entrevista à CMTV. Em resumo, o que Veiga disse foi que a Olivedesportos dava 22 milhões, e o Benfica, descontadas as despesas do canal, das transmissões, do pessoal, e do que pagou pela Liga Inglesa, tinha de encaixar pelo menos 30 milhões de euros anuais, ou seja, 250000 assinantes (isto, se não houvesse que pagar impostos), só para igualar a oferta da SportTV. Esqueceu-se Veiga na sua análise, apenas e só das receitas de publicidade, que toda a gente espera que com o tempo venha a ser uma fatia importante das receitas do nosso canal. 

Ainda assim, espero que o Benfica não esteja a contar que os assinantes do canal vão ser apenas os que eram contra o sistema e contra a SportTV. Ou seja, por exemplo, os sócios que vão quinzenalmente à Luz, vão assinar o canal porquê? Para combater o sistema? Pois que seja, mas se assim é, o Benfica devia fazer campanha de marketing em torno disso, para aglutinar vontades à sua volta, para criar a sua bandeira.

E ao anunciar a rutura, por favor, que não volte Joaquim Oliveira a aparecer sentado ao lado do nosso presidente no camarote presidencial, porque é precisamente para evitar essa imagem, que muitos Benfiquistas se disporão a pagar mais esta despesa. Como ficam as relações com a Olivedesportos? Era importante que se esclarecesse!

E depois também, porque é importante também perceber, que aqueles que se preocupam realmente com o sistema, são meia dúzia, são aqueles que andam aqui pelos blogues, mas sem poder nenhum para sustentar financeiramente decisões desta natureza. Os assinantes da BenficaTV vão ser a nossa meia dúzia que sempre defendeu esta decisão, e depois os outros milhares, que se estão marimbando para o sistema, para os jornais desportivos e o que se diz nos blogues, que têm vidas pacatas e sem futebol diariamente nas suas cabeças, e só vão assinar o canal para verem o seu clube jogar ao fim de semana, e que continuariam felizes da vida se os jogos do Benfica continuassem na SportTV e lhes poupassem mais esta despesa extra.

E é a esses que o Benfica precisa de vender o canal, porque são esses que vão definir o quanto rentável será o negócio. Na minha opinião, quer num caso quer no outro, quer em relação àqueles que vão assinar o canal apenas devido à rutura com o sistema mas acabam por ver os jogos no estádio, quer àqueles que o vão assinar porque o estádio fica a 300km, é necessário que o Benfica faça mais em termos de marketing.

Coloquemos o Benfiquismo de lado, porque nos dias de hoje, as pessoas não vão gastar mais 120 euros ao ano apenas por causa do seu Benfiquismo. Exigem algo em troca! Se o futebol é cada vez mais um negócio, e há muito boa gente que não se importa de assistir ao jogos no café ou na internet, as pessoas querem algo mais do que apenas clubite em troca do dinheiro que desembolsam e tanta falta lhes faz no fim do mês.

Pois o canal iniciou-se, sem grande alarido, sem grandes anúncios, sem grandes campanhas e eu, sinceramente, acho que começa um pouco "despercebido". A BenficaTV tem de ser vista como um produto que o Benfica precisa de vender. Não pode ficar à espera que os "clientes" apareçam por simples caridade, do género “vamos lá contribuir por carolice, mesmo que o canal não me faça falta nenhuma, ou porque vou ao estádio, ou porque a minha internet é super rápida e o stream nunca falha.”

Este é sem duvida um projeto arrojado do clube, ambicioso mas também de grande risco. É claro importante que os adeptos façam a sua parte mas, sem esquecer que antes dos adeptos, é importante que o Benfica também saiba fazer a sua.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Uma das dúvidas que eu tenho é porque raio é que andam aí muitos blogs Benfiquistas a colocar links para ver a BenficaTV online. Como expôs e muito bem o blog "Parem lá com isso" ( http://paremlacomisso.blogspot.pt/2013/07/revolta-abram-pestana.html ) andar a publicitar esses links é simplesmente estúpido. Que alguns Benfiquistas vejam em casa pelo computador, cada um sabe de si, agora, os blogs andarem a propagandear isso é uma vergonha. Andou-se a insistir e a pressionar para deixarmos a sporttv e agora andam a prejudicar o arranque da BenficaTV Premium. Basta olhar para o blogroll aqui ao lado e já se começa a ver o que estou a falar. Sinceramente não compreendo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Redmoon, os benfiquistas que vão habitualmente à Luz assinam na mesma porque a Benfica TV dá os jogos da equipa B, das modalidades, da Liga Inglesa, do Brasileirão, etc.
    Quanto à parcialidade dos comentadores, por algum motivo foram contratados o Hélder Conduto, o Valdemar Duarte e o Costa Branco.

    Cumps.

    ResponderEliminar
  3. E qual é o problema de se propangandear? ou será que pensam que a maioria dará os tais dos 10 euros?
    eu não darei e quando quiser ver vejo pela internet, pelo mesmo sitio onde vejo a F1 e o MotoGP, no firstrow, gosto muito do Benfica mas o Benfica não governa a minha vida nem me dá nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que sabes da tua vida. Estou a falar dos blogs, se não queres compreender, não compreendas.

      Eliminar
    2. Benfiquista Atento14/7/13 22:28

      Já todos sabemos que alguns "Zés" do Benfica não vão pagar a fortuna de 9,90 €uros porque acham que vão ter sempre streamings `a mão de semear para verem o seu "clube do coração" com uma qualidade e definição de se lhe tirar o chapéu!

      Mas será que 90 minutos a consumir megabytes não custam dinheiro?

      Já agora, qual é a plataforma que tem o pacote mais baratinho e simultaneamente fornece downloads ilimitados ?

      Eliminar
  4. Não são só as receitas de publicidade do canal que vão subir e muito, são principalmente as receitas de publicidade dos jogos em casa (os páineis publicitários à volta do relvado) que estavam na mão da Olivedesportos e que valem imenso dinheiro.

    Além disso o Benfica pode vender os direitos televisivos para diversos países no estrangeiro (PALOPs) que anteriormente, também estavam na mão da SportTv. Não espero que o Benfica faça um milagre, mas este canal pode ser a médio prazo, muito importante.

    Por último, convém referir que para um clube da primeira ou segunda liga, entre receber dinheiro da Olivedesportos, ou receber igual quantia (ou ligeiramente menos) da Benfica TV, mais jogadores emprestados, através de um protocolo de cooperação, o que será que preferem? Isto pode ser a forma de virar o tabuleiro e deixarmos de ter uma liga com várias equipas com estreitas ligações ao FCP...

    ResponderEliminar
  5. Porra aquele amigo que faz os comentários pelo amor de deus, revela pouco conhecimento técnico, e é um bajulador nato, eu gosto muito do Benfica, mas temos de ver uma coisa dou 10€ para ajudar o clube na boa, agora o minimo que podem fazer é transmitir aos socios e assinantes um serviço minimamente bom, tive de fazer como faço na SPTV, por o volume no minimo, eu não quero imparcialidade quero profissionalismo, é de esperar consideração parciais no canal do Benfica como é obvio, agora tem de haver bom senso e sobretudo profissionalismo, não é "dá cá 10€ e agora toma lá isto e cala-te! Não me interessa haver o Helder Conduto ou o A o B ou o C, é um canal pago e mesmo que não fosse tem de ser melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista Atento14/7/13 22:31

      ..."tem de haver bom senso e sobretudo profissionalismo,"...

      ..." é um canal pago e mesmo que não fosse tem de ser melhor" ...

      Tenho a sensação que alguém já anda com saudades da SporcoTV...

      Eliminar
    2. Eu tenho Sporco tv como chamas, porque gosto de ver futebol, seja ele espanhol, italiano ou francês, não vou deixar de a subscrever só porque é associada ao PC, o Joaquim Oliveira tb tem negócios com o LFV, e não deixo de ser sócio do Benfica, tenho redpass e de qualquer maneira subscrevi a Benfica TV para ajudar o clube, agora só não posso é ser cego, para a Benfica Tv ser global e dar € que é esse o objectivo (não sei se sabias), é preciso ser apelativa, ser profissional é o minimo que se pode esperar, se fosse profissional de comunicação, tinha vergonha de ser associado a uma transmissão naqueles moldes de uma falta de brio profissional gritante, se assististe e não percebeste o que digo, meu amigo nada mais tenho a dizer.

      Eliminar
  6. PORQUE NÃO SE LIMITAM APENAS A ASSINAR OU NÃO ASSINAR A BENFICA TV. TEMOS CONTRATOS QUE SE IRÃO ASSUMIR E VEREMOS NOS PRIMEIROS RELATORIOS E CONTAS OS RESULTADOS. ENTÃO AÍ FAÇAM OS V. PALPITES. AGORA SÓ SERVE PARA DISCUTIR

    ResponderEliminar
  7. A grande mais valia do Benfica ter rescindido com a Olivedesportos é a sua independência estratégica. Mesmo que perca dinheiro inicialmente. Há alturas na vida que é necessário dar um passo atras para dar de seguida dez para a frente. De qualquer forma estou certo que a Benfica TV vai ser um sucesso e uma fonte importante de receitas para o Benfica. Eu pessoalmente conheço adeptos de outros clubes que vão assinar por serem fanáticos da LIga Inglesa.

    Para aqueles que falam dos jogos em casa etc... Esquecem-se que há muito que os jogos do SlB, em casa quer fora são transmitidos pela TV. E o número das pessoas que vão ao estádio tem sido mais ou menos as mesmas e o n de assinantes da Sport Tv adeptos do Benfica também. Logo não é o factor casa que vai trazer mais ou menos assinantes; a diferença será feita pelos Benfiquistas que amam o clube e os outros que não se importam de encher os bolsos ao sistema que tanto tem prejudicado o clube.

    Eu por ex sempre me neguei a dar dinheiro á Sport TV, mesmo com os jogos do Benfica. Hoje sou assinante da Benfica TV.

    ResponderEliminar
  8. só ia aderir em Agosto mas tendo em conta que os jogos da pre epoca iam ser transmitidos na BTV resolvi aderir já.
    Tirando o prazer de ver jogar o Benfica, parece-me que continua com algumas deficiencia ao nível de realização, comentadores, etc. Espero que melhore.

    ResponderEliminar
  9. Para mim, só se levanta uma dúvida: tem de apresentar 125 milhões de euros de lucro acumulado em 5 anos.

    Isto é uma decisão DE GESTÃO, não uma decisão emotiva anti-sporttv (por mais que nos custe...).

    Se nos ofereciam 110M € por 5 anos e a liga inglesa custa 2.6M / ano... falamos de 125M de euro de lucro / dinheiro não gasto. Essas são as contas que se tem de fazer... e avaliar nas urnas.(as contas que vejo face ao nº de assinantes não consideram comissões de operador - zon, meo, etc... - nem custos de exploração, investimento, etc). Repito... 125M de LUCRO em 5 anos.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Vou ao estádio e tenho BenficaTV.

    Quer dizer por 180minutos por mês (2 jogos de futebol 11 por mês) não iria assinar ? Que rídiculo então e os programas que ando a ver, e os jogos das modalidades que sigo ? e os comentários dos adeptos benfiquistas que tanto gosto de ouvir ? e agora jogos da Premier League, etc

    Acho que os restante 39.999 que falas aí e que vão ao estádio serão os primeiros a assinar.

    ResponderEliminar
  11. Já assinei e cancelei a SportTV. Mas esta solução é pior para mim. Quando tinha a SporTV via os jogos todos do Benfica e ainda tinha o bónus dos outros campeonatos por 26 euros. Agora se quiser ver os jogos todos do Benfica (Campeoanto, Taça, Champions, UEFA) tou tramado. 10euros + 26 euros. É pior para o adepto.

    ResponderEliminar
  12. Mau para mim.
    Para ver o Benfica aqui no Algarve bastava-me ter SporTV.
    Agora tenho que ter a SportTV e o Benfica TV.
    37 euros que me sai do bolso em vez de apenas 27 euros.
    E ainda pago as quotas! Sou Sócio!

    Neste momento cancelei a Sportv mas quando começar o campeonato e a champions.... como faço. Tenho que voltar ativar!

    Isto é mau para os adeptos benfiquistas!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking