O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aqui está uma discussão que gosto!

. 26 comentários
O nosso companheiro Ricardo, do blog Ontem vi-te no Estádio da Luz, lançou o que na sua perspectiva se chama "A Portização do Benfica". Antes de abrir a discussão e dar a minha perspectiva sobre o tema, gostava de destacar algumas frases, que verão adiante que não as destaco necessariamente por concordar com todas:


"Começou no princípio dos anos 90, aumentou exponencialmente no final dessa década e atingiu o apogeu nos 13 anos de Vieira no Benfica: os benfiquistas estão cada vez mais parecidos com os portistas no que concerne à submissão acrítica ao líder e sobretudo à forma como preferem desconversar a encarar de frente actos indignos de quem dirige o clube. Dizem que assim defendem o Benfica" 


"Até 2009, eu era um benfiquista como todos os outros: triste com a situação desportiva do clube (...) Eu era um benfiquista agradecido a Vilarinho e a Vieira por terem recuperado algum do Benfica que estava perdido e quase morto." 

"E então o que foi que mudou em 2009? Mudou a História do Benfica. Perdeu-se a História democrática do Benfica. Vieira foi o autor do crime - não lhe tenho ódio; tenho demasiado amor ao Benfica e à sua História para conseguir aceitar um acto torpe dessa dimensão; a partir dali, para mim era simples: Vieira não merecia ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica." 

"Era evidente no próprio dia em que aconteceu esse atentado ao Benfica que aquilo não era um pormenor; aquilo era o princípio dos anos ditatoriais de Vieira. Como um tirano, construiu até 2009 as bases para que a partir dali, já com a lavagem cerebral a uma maioria de adeptos completada, usar o Benfica como quisesse." 

"Nas últimas eleições, achou que os sócios e adeptos nem mereciam ter um debate entre os candidatos - claro, para quê? Ia ganhar de qualquer forma, democracia, discussão, argumentos, ideias, projectos? Não é preciso, a malta vai em força votar e dizer "Carrega, Benfica" e "é preciso é apoiar"." 

"(...) o enriquecimento pessoal do líder. Tudo sob o manto de um Benfica cada vez mais pujante, quase-quase a ganhar coisas. Faltava só um bocadinho. Aquele bocadinho que dá sempre para justificar com factores sobrenaturais, esotéricos, paranormais - este ano foi o minuto 92 (maldito sejas, minuto 92!, se não fosses tu tínhamos ganho tudo); o ano passado foi a arbitragem em Coimbra. No outro foram as primeiras três jornadas e antes do Jesus foi a incompetência dos treinadores - que o Vieira tinha escolhido e queimado mas isso não interessa nada. No fundo, Benfica-Benfica só existe desde 1994 se for para justificar o insucesso desportivo com o Vale e Azevedo e desde 2009 se for para justificar o insucesso desportivo com os árbitros e esse estranho esoterismo do minuto 92. 

Tenho uma novidade para vocês: nasceu em 1904, tem um palmarés invejável em termos mundiais (e, espantem-se, o Vieira não tem nada a ver com isto), sempre se pautou por servir e aproveitar o amor, a solidariedade, o empenho, a dedicação dos seus associados, adeptos e simpatizantes, manteve-se fiel aos seus princípios democráticos enquanto o país era varrido por um cacique beato que até o nosso Hino e a nossa cor quis eliminar do mapa" 

"O Benfica hoje é um clube sem identidade - perdeu a que tinha para entrar numa espiral de equívocos, entre o completo insucesso desportivo e a imitação de procedimentos à Pinto da Costa." 


*******************

E porque trago aqui este texto do Ricardo, que aproveito para saudar como grande benfiquista de coração? Apenas para dizer que discordo em absoluto? Para reforçar e concordar totalmente? Nem uma coisa, nem outra...

Trago-o para me rever no conceito de "portização" do SLBenfica onde o líder parece acima de qualquer circunstância, mas para me distanciar e pedir ao Ricardo que reconsidere a forma e percepção odiosa sobre o dito lider. Ou seja...

... Este texto do Ricardo é um excelente exemplo de como Luis Filipe Vieira é apanhado no meio de um turbilhão de coisas bem intencionadas... mas muito mal feitas!

Já aqui falei na política de "dividir para reinar" que Luis Filipe Vieira cometeu o erro de impor no SLBenfica, dividindo os benfiquistas e levando ao que hoje o Ricardo (e eu já aqui também escrevi sobre isso) chama de "submissão acrítica ao líder" que leva a que os benfiquistas se insultem, humilhem, agridam até... em defesa ou ataque (dependendo do "lado") ao Presidente do SLBenfica. Curiosamente, não em defesa ou ataque ao SLBenfica, mas porque essa paixão pelo SLBenfica está hoje confundida com o apoio ou crítica à forma como Luis Filipe Vieira lidera o Clube.

Esse foi, na minha perspectiva, o "pecado capital" de Luis Filipe Vieira que, ao contrário do Ricardo, não entendo que tenha sido uma "estratégia", mas uma consequência da sua obstinação absurda em "acertar contas" com o outrora amigo Pinto da Costa - essa "fixação" tornou-se mais importante que o SLBenfica e agora que de há um ou dois anos para cá o Presidente percebeu que não vale a pena viver assim... é tarde demais e não tem quem o ajude a mudar esta percepção.

Dito isto, importa clarificar que disse várias vezes, e mantenho, que não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira. O que não quer dizer que entenda que o faz da melhor maneira. Já aqui tenho escrito sobre imensas formas e áreas que deveria mudar.

Porém, em 2009 com medo que os resultados desportivos colocassem em causa uma vitória eleitoral... Luis Filipe Vieira ao invés de encher o peito e justificar porque deve ser o líder, escolheu evitar o confronto e optou pelo caminho de menosprezo dos adversários. Isso resultaria com resultados desportivos... sem eles é uma questão de tempo até se virar contra ele. E é o que começa, lentamente a acontecer.

Ora, mais uma vez, discordo do Ricardo quando diz que foi uma estratégia! Novamente penso que está a ser dado um sentido que não teve e mais ainda, penso que Luis Filipe Vieira, infelizmente, não está rodeado de gente assim tão boa para que este tipo de questões sejam premeditadas. Antes pelo contrário, a impreparação da "máquina" que deveria apoiar o Presidente nas suas decisões, leva a que ele acabe por decidir, em grande parte das vezes, em reacção ao invés da deseja iniciativa e proactividade.

Vou "passar à frente" a parte dos adjectivos que nesse texto são apontados ao Presidente. Não me parecem adequados e em 8 anos de blogsfera e outros de opinião activa, nunca fui partidário desse tipo de caminho.

Luis Filipe Vieira sente o SLBenfica? Acredito que sim, mas deixa-se enredar naquele protocolo e no distanciamento, que alguns consideram necessário para tomar decisões, que coloca de parte a paixão e leva alguns a ver o benfiquismo como uma razão. Diz que sabe que só estando "lá dentro" se percebe porque tem que ser assim. Pois, nunca estive "lá dentro", não quero estar, nem conheço quem esteja... mas tenho forte resistência em considerar esse o único caminho.

Portanto, depois do pecado capital de "Dividir para Reinar" que apontei acima, seguiu-se então este pecado de "fuga para a frente" nas eleições. Nunca perdoarei ao Presidente essas eleições onde, pela primeira vez, votei em branco (em protesto), como jamais perdoarei que nessas, como nas do ano passado, não tenha sido feito um debate, que o Presidente pouco ou nada tenha apresentado de projecto de mandato.

Logo depois, para evitar novos sustos, deu-se a mudança dos estatutos, como refere o texto.

Quanto a esta mudança, perdoem-me o vernáculo, mas "vão todos à merda" mais a este assunto! Foram mais de 10 os tópicos que escrevi a mobilizar para as AG!!!! Os estatutos não foram mudados pelo Presidente. Houve pelo menos duas AG onde estive presente para votar e propor alterações. Pouco concorridas, das menos concorridas que já vi... interessava a muito poucos este tema e agora, depois de tudo alterado, vêm dizer que foi um "golpe"? Então e onde estavam todos enquanto se "golpeava" nas AG de forma democrática? Engraçada a analogia que muitos fazem do Vieira e do Chavez... pois, também esse era um alegado ditador, mas que ganhava eleições livres! Enfim... sobre este assunto, não me merece qualquer comentário e sim, aqui faço a defesa do Presidente e não do SLBenfica, porque merece justiça!!!!

Chegamos aos dias de hoje, então, com um facto que é referido e que, sinceramente, não percebo a sua adequação. Luis Filipe Vieira está cada vez mais rico. Certo! E então? Mas alguém no seu perfeito juizo acredita que alguém na posição de Presidente do SLBenfica não tem acesso aos mais influentes sectores da sociedade e economia nacional, e com isso dinamizar também o seu percurso empresarial e profissional! Eh pah, deixemo-nos de romantismos...

Como disse antes, não estou a fazer, nem quero fazer, a defesa do Presidente (desculpem-me mas o respeito pelo cargo leva-me a que escreva sempre em maiúscula). Por outro lado também não quero fazer a crítica naquilo que não entendo fazer sentido.

No entanto, o SLBenfica de hoje sofre efectivamente de uma tremenda extremização dos comportamentos. Só há benfiquistas (os que apoiam) e os abutres infiltrados (os que criticam), visto de uma perspectiva. Ou visto da outra, só há os seguidistas ou vieiristas (os "acriticos") e os que querem um Benfica de volta aos valores do passado (os inconformados com a falta de resultados). Razão? Não tem nenhum deles... têm todos! Enfim...

A liderança do SLBenfica tem, por isso, um elevado défice de humildade e incentivo à unicidade que caracterizam a história do Clube. É importante que se saiba, e nesse aspecto o Ricardo tem toda a razão, que a história do SLBenfica começou a ser escrita em 1904 (quem não a sabe que veja o Museu) e aquilo que notabiliza o SLBenfica pouco ou nada aconteceu depois do início da década de 90. Quem está actualmente no SLBenfica conquistou dois campeonatos em 13 anos... mas nos 96 anos anteriores haviam já sido conquistados outros 30 campeonatos, 23 taças de Portugal, 2 taças dos campeões europeus, etc. etc. etc.

Certo e seguro é que se o Presidente continuar nesta linha de liderança, só tem duas escapatórias:

1. Manter a postura de liderança, mas ganhar titulos de forma consistente, assim como aquele Presidente que muitos (estupida e ingratamente) desprezaram. O SLBenfica tem que ser capaz de ganhar mais títulos do que aqueles que perde no futebol.

Neste caminho, Luis Filipe Vieira terá nos resultados a legitimidade que a norte Pinto da Costa tem para uma presidência cheia de processos duvidosos e, seguramente, pouco orientada à historia e valores do Clube.

2. Mudar drasticamente a postura de liderança, a política e conceitos de comunicação, investir na aproximação aos sócios, sem que seja por via de discursos moralistas ou obras de betão, ser mais capaz de incorporar os benfiquistas, a visão de diferentes perspectivas, o aproveitamento do que de melhor tem o benfiquismo e a paixão em benefício do Clube.

Neste caminho, é preciso possivelmente mudar muito a estrutura da SAD e do Clube, ou pelo menos mudar os conceitos e e a forma como alguns acreditam que contribuem e influenciam a sua liderança. Aqui fica menos exposto aos títulos.

Se não acontecer um dos caminhos acima e conhecendo a realidade corrupta e suja do futebol nacional, acredito que o SLBenfica continuará a ganhar pouco e a margem de manobra fica cada vez mais curta até ao dia em que acontecerá uma efectiva "revolta generalizada" contra o líder.

Eu, se pudesse opinar sobre este tema, optaria claramente por preparar o SLBenfica para vencer (caminho 2.) ao invés de preparar o Presidente para ser um vencedor (caminho 1.). Mas isso sou eu... pois se o SLBenfica vencer, vencem todos os que lá estão... se o Presidente vencer, o SLBenfica só vence por consequência e num período limitado no tempo.

Se, por outra via, o Presidente acabar por ser vitima da sua própria liderança, acabará por sair de um lugar onde poderia ficar e, dentro do que conheço da realidade à data de hoje, deveria ficar para o bem do SLBenfica. Uma coisa é certa, da forma como está hoje... não vai correr bem!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Fantástico texto. subscrevo por inteiro!!!


    Também acho que o Ricardo do "Ontem..." escreve muito bem e geralmente de forma bastante acertada mas o seu ódio visceral ao Vieira às vezes tolda lhe o raciocinio e faz com que o teor dos textos sejam geralmente a mesma coisa dita de maneira diferente, o que já começa a causar ecos na gloriosaesfera.

    Há muita coisa a ser corrigida no nosso Benfica mas fazer do Vieira o anti cristo em todos os textos parece-me algo exagerado.

    ResponderEliminar
  2. "não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira."

    Ora agradecia que o autor nos pudesse esclarecer se conhecia Vieira antes deste entrar no Benfica! Conhecia? E se conhecia, diga-nos achava-o capaz?

    ResponderEliminar
  3. "não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira. O que não quer dizer que entenda que o faz da melhor maneira."

    "optaria claramente por preparar o SLBenfica para vencer (caminho 2.) ao invés de preparar o Presidente para ser um vencedor. Mas isso sou eu... pois se o SLBenfica vencer, vencem todos os que lá estão... se o Presidente vencer, o SLBenfica só vence por consequência e num período limitado no tempo."

    estas 2 resumem bem o que penso do nosso slb nos últimos tempos. LFV é 1 bom gestor mas é 1 mau dirigente desportivo (ou mesmo futebolístico). falta a tão falada estrutura competente. se haveria melhor presidente actualmente? dificilmente. mas se houvesse uma melhor estrutura n me preocupava pensar que n ha melhor treinador para o slb q o JJ pois n teria tanta relevância. enfim..

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Este tipo de textos, lúcidos, com ideias, com boa argumentação, e particularmente sem extremismos e sem recurso a ódios de estimação que disfarcem frustrações recalcadas e mal resolvidas, é a razão principal porque acompanho este blog.

    Infelizmente, apenas poucos escribas deste blog conseguem acompanhar o GeraçãoBenfica nestes actos de lucidez e de excelente contributo público.
    E, por isso, o blog (e outros blogs)muitas vezes descamba numa insuportável ladainha de choraminguices, de ataques absolutamente surreais e de atitudes que têm mais de "anti" do que de adepto deste nosso grande clube. E é fácil identificar quem de facto tem qualidade para escrever aqui, e quem tem apenas capacidade de fazer chinfrin sem nexo ou consequência.

    Parabéns pelo texto, GeraçãoBenfica.
    Tivessem todos os colaboradores, aqui, a tua qualidade e este blog seria uma referência de benfiquismo crítico, atento e construtivo.
    Assim... infelizmente não é, e é de admirar como é que tu, GeraçãoBenfica, permites certo tipo de escribas neste fórum.. Mas continua a valer a pena vir aqui (às vezes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem calma Nahar, todos temos direitos as nossas ideias...

      Eu sou o menos extremista do grupo, mas o mais aceso em discussões por ser impulsivo... Nem todos conseguem escrever da mesma forma e há ideias que fazem-nos comichão mesmo sem as ler completamente mas o blog cresceu exatamente para isso, para dar pontos de vista o mais dispares possíveis...

      O escribas foram escolhidos exatamente para estimular a discussão, infelizmente, as pessoas partem para o odio e não deveriam... Dou-te um exemplo, a pessoa por trás do Shadows é muito menos radical, e, as vezes abusa, mas os seus textos são lidos por muita gente e há sempre uma grande discussão sobre o assunto. Gostava é que houvesse mais discussão COM ARGUMENTOS por parte de todos, porque o que mais se vê nos comentários são frases do género "é assim porque sim..." ou " não concordo, não sabes o que dizes..." mas não argumentam...

      O Objetivo do blog é que haja esmiuçar de assuntos do Benfica para que "alguém" veja e pense, porque acredita que somos vistos... O GB tem uma postura e um espirito critico que faz com que tente te argumentar TUDO o que te diz para tu seres o teimoso e ele o inteligente e não ao contrario... Eu não tenho essa capacidade, muito menos a da escrita que ele tem...

      Um forte abraço e este blog é uma referencia...

      Eliminar
    2. Repara...

      Se insultarem o meu filho sem razão ou da forma mais idiota possível, é claro que eu vou meter-me ao barulho. E juro-te, vou distribuir batatada a torto e a direito, provavelmente cego de raiva!
      O Benfica é o "filho" de muita gente que lê este blog.

      Se querem respostas construtivas e com argumentos dos vossos leitores, tem que partir de vocês a apresentação de racionalidade, bom senso e inteligente argumentário (como o GeraçãoBenfica faz, quando quer). Não peçam o que não apresentam. Quando assim fazem, normalmente têm o que dão (como é o meu caso aqui, neste texto)...

      O que dá a ideia, infelizmente, de alguns escribas deste blog, é que o pessoal quer apenas "agitar as águas". Aparvalhar. Libertar frustrações. Ou às vezes, só ser "engracadinho", e receber uns "MUITO BEM", e umas palmadinhas nas costas de meia duzia. (não obrigues a citar exemplos, eles são tantos pelo vosso blog fora, e particularmente do escriba que mencionaste...)
      E isso não eleva ou enaltece ninguém. E, claro, depois só podem esperar respostas do mesmo calibre.

      Não se confunda espírito critico com bota-abaixismo. Ninguém quer saber dos bota-abaixistas, por muito que 10 ou 20 comentários favoráveis vos possam fazer pensar o contrário. As últimas eleições provaram isso, e continuarão a provar. E se vocês forem inteligentes, e tiverem intenção de de fato ajudar a mudar o que não está bem, então têm mesmo que parar com isso duma vez por todas. (julgo que há escribas aqui que já perceberam isso)
      Cada post deste blog, se pretende chegar a algum lado, tem que ser um tratado de construtivismo, firmeza sim, mas também respeito pela instituição que, no fundo, todos amamos. Isso inclui, naturamente, respeitar quem nela actualmente exerce cargos. Sem ódios de estimação e cegueiras.
      Caso contrário, em minha opinião, mais vale estarem calados.
      Conquistaram já uma posição de referência em termos de opinião pública dentro do universo benfiquista que deveria merecer, de quem escreve aqui, alguma meditação sobre este assunto.

      P.S. E sim, são um blog de referência. Mas ainda não uma "referência de benfiquismo crítico, atento e construtivo." Oxalá consigam vir a sê-lo, o nosso clube certamente só teria a lucrar com isso...

      Eliminar

    3. Mas quem é que manda confundir o Benfica com o Viera ??????

      Eliminar
    4. Nahar,

      O meu mail é benfiquista.de.braga@gmail.com gostava que me enviasses um mail, pois não entendeste o que eu quis dizer e concordo mais contigo do que possas imaginar... queria trocar algumas impressões ctg se não fosse muito incomodo...

      Queremos ser cada vez melhores e SEMPRE a favor do Benfica...

      Um forte abraço

      Eliminar
  5. Comparar o BENFICA com o Porto!
    Comparar o Filipe Vieira com Pinto da Costa!
    Comparar os adeptos do Benfica com os andrades!

    Só de um bronko de contumil, hoje no trabalho perguntava a um portista e então o Celta de Vigo, resposta imediata vocês Benfiquistas são uns santos!

    Se no Benfica se estivesse a dar "a portização do Benfica" ao autor do texto o PC já tinha soltado os caes e a esta hora já lhe tinham enfiado o computador, ecrã e teclado pelo cú acima, ou então teria apanhado um tiro nos joelhos. Tenham vergonha!

    Mudem de clube, se querem titulos á custa currupção, putas e marisco....
    Vitórias sem currupção enchem a alma e o coração!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  6. Grande texto. Essa divisão que se criou ou quer criar entre uns e outros leva a que neste momento não se possa dar uma opinião diferente sem se ser acusado de algo enquanto Benfiquistas. O Benfiquista que citas-te escreve bem mas tem a meu ver uma incapacidade, que lhe deve vir do odio ao Presidente, de perceber que discordar do que ele escreve no seu todo ou em parte, ou até na forma não é ser defensor indefectivél de A ou acritico. As posições extremadas raramente foram ao longo da história as que levaram a qualquer tipo de solução. Quanto à alegada "portização do Benfica" acho que é o conceito sem pés nem cabeça, basta perceber como foi construida a unidade em torno de pdc e a forma como toda a gente o encara no clube e facilmente se percebe que o apoio dado pelos Benfiquistas a LFV em nada é semelhante.

    ResponderEliminar
  7. Ponto 1- A divisão é um mito! Sempre houve oposição, sempre houve aqueles que gostavam e os que criticavam tudo e todos. A "divisão" e a comparação de adeptos começou precisamente com este presidente e sua equipa de papagaios que desde o primeiro dia classificou de abutres e não benfiquistas todos aqueles que pensavam de maneira contrária!
    Ponto 2- Fico com a ideia (e peço desculpa GeraçãoBenfica) que dás uma para a frente outra para trás, roça mesmo aquela malta que gosta de agradar a gregos e a trioanos! Porque leio com atenção os teus textos sempre, e reparo que as criticas são mais que os elogios ao presidente, e algumas delas são inaceitaveis para um presidente do meus clube! Presidente do meu Benfica que se senta á mesa, faz negócios com curruptos e "abafa" certos e determinados assuntos é currupto tambem!!
    Ponto 3- As diferenças entre FCP e Benfica neste momento são muito poucas...somos liderados por um mafioso que impõe a falta de democracia e de ideias, têem amigos em cumum e negócios alguns deles duvidosos em cumum, têem um passivo brutal, etc...realmente a unica coisa que não temos é titulos, negocios (vendas)rentaveis, e estamos em Lisboa onde tudo é mais dificil controlar!
    Ponto 4- "a portização do Benfica" é um plano e esse plano torna-se dificil precisamente pelas cidades estarem em lugares diferentes! Vieira com a ladaínha que tem e com tudo o que tem feito aqui na cidade do Porto estaria sem duvida já fora do Benfica!
    Ponto 5- Quem falsificou o ano de socio? Tá provado, é como o algodão... não engana...
    Ponto 6- Existe gente capaz de "pegar" no Benfica!!! Toda gente sabe que sim!
    Ponto 7- já tou farto desta corja que dirije o meu Benfica e não contem comigo para dizer o contrário do que tenho dito, isto é, Vieira é um infiltrado e com ele o Benfica vai cair no abismo!!

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada31/7/13 14:04

    Um óptimo texto. Quer a opinião do Ricardo quer a do Geração, são coerentes e merecem a nossa análise.
    Antes de mais, quero esclarecer que o "golpe" a que o Ricardo se refere, deve ser o estatutário em que Vieira antecipou as eleições com o fim único de inviabilizar qualquer candidatura e não a alteração dos estatutos... Foi o que entendi, mas o Ricardo poderá esclarecer.

    Sou mais pela opinião do Ricardo. Até sou capaz de aceitar que Vieira quando entrou no Benfica não teria propriamente uma estratégia! Mas logo que percebeu que o Clube é uma máquina que produz muito dinheiro, não só para o clube mas também para os que lá estão dentro, tratou de criar essa estratégia e rodear-se de quem o acompanhe nessa tarefa.

    - O golpe estatutário para cortar rente a possibilidade de outra(s) candidatura(s), é disso o exemplo máximo!
    - A alteração posterior dos estatutos feita por gente da sua confiança e com uma divulgação deficitária, veio confirmar o que estaria nos seus intentos: A prepectuação no poder!
    - A hostilidade que ostenta contra quem não partilha das suas ideias, apelidando quem ousa criticar de abutres, oportunistas, papagaios...
    - A recusa constante de aceitar debates ou discussões abertas a todos, sobre a vida do clube e seus projectos. A sua postura de enfado, de menosprezo e de desrespeito nas AG comprovam inequivocamente a sua falta de democracia.

    Quanto ao ser cada vez mais rico, é verdade que o Benfica abre muitas portas e tirar partido disso não é nenhum crime nem há nisso qualquer ilegalidade. Contudo, promover negócios ruinosos no clube, para com eles tirar dividendos em negócios próprios, não será um crime de lesa património?
    Como explicar, tantas compras de jogadores desnecessários e que nunca vestem a camisola e depois Vieira fazer negócios com os detentores desses jogadores? O caso mais recente é este imbróglio com o Atlético de Madrid e a construção que as suas empresas vão fazer em terrenos dete clube!
    Isto não te choca, Geração?
    A mim choca-me e muito. Vieira multiplicou por muitos o passivo que o clube tinha aquando da sua entrada ao mesmo tempo que títulos são quase ZERO e a sua riqueza aumenta descomunalmente!
    Porque será que ele não quer sair do Benfica? Altruismo? Ora...Ora...

    E sim, existe a portisação do Benfica. Só que nos corruptos, o líder consegue títulos para o clube e assim não é possível haver contestação. Enquanto que no Benfica, aumentam as dividas, os títulos estancaram há anos, o líder não lidera nem defende. E mesmo assim, muitos continuam a fazer a adoração do chefe!

    Ajustar contas com o corrupto? Só quem for muito ingénuo pode acreditar nisso... Se Vieira pretendesse isso fazia-lhe frente e defendia o Benfica! É isso que tem feito?

    Essa de não haver melhor que Vieira é uma argumentação tão redutora quanto mesquinha! Se o Benfica não tem, no seio dos seus associados, melhor que Vieira, estamos conversados. Um clube assim não tem salvação nem futuro possível!

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada31/7/13 14:09

    Não resisti a esta. E para quem pensa que Vieira pretende ou pretendia "ajustar contas" com o corrupto, aqui tem uma anedota que esprime e define na perfeição a diferença e o porquê dele nunca conseguir passar a perna ao peidorrento!


    Pinto da costa no Restaurante

    Pinto da Costa foi jantar a um restaurante de luxo, onde até os talheres eram de ouro.

    De repente, Pinto da Costa vê o Filipe Vieira pegar em duas colheres de ouro e escondê-las no bolso.

    Ficou chateado da vida, por não ter tido a ideia primeiro e, para mostrar que ele ainda é o presidente do Porto, decidiu que também ia roubar duas colheres.

    Pinto da Costa pensou um pouco e, como exímio enganador, perguntou ao empregado:

    - Você quer que eu faça uma magia?

    - Sim senhor, respondeu o empregado.

    - Bem, pegue nessas duas colheres de ouro e ponha-as no meu bolso.

    O empregado assim fez. Pegou nas colheres e colocou-as no bolso de Pinto da Costa.

    - OK, senhor, e agora?

    - Agora conta até 3 e, de seguida, vai tirá-las ao bolso do Filipe Vieira …

    ResponderEliminar
  10. "Luis Filipe Vieira sente o SLBenfica? Acredito que sim, mas deixa-se enredar naquele protocolo e no distanciamento, que alguns consideram necessário para tomar decisões, que coloca de parte a paixão e leva alguns a ver o benfiquismo como uma razão." (...)
    "mas uma consequência da sua obstinação absurda em "acertar contas" com o outrora amigo Pinto da Costa"

    Gostava que justificasses isto. Em que te baseias para dizer que ele sente o Benfica. Acertar contas? Como e quando? Ao apoiar um tripeiro p FPF? Ou a perder 9 campeonatos?

    E continua a pergunta de pé: se n vês ninguém capaz de rivalizar com Vieira, eu pergunto sabias quem Vieira era em 1999?

    ResponderEliminar
  11. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=505245986210576&set=a.350705894997920.74730.347101362025040&type=1&theater

    Já agora espreitem esta foto. Para complementar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É este tipo de pelintras, como o RedSpecial, que não interessam, de facto, a ninguém, muito menos ao meu glorioso clube.

      Gentinha que vê um calhau no lugar duma flor, porque, de facto, tudo o que ele consegue ver à sua volta é aquilo que ele próprio é: calhaus.

      É por causa deste tipo de pelintras que a discussão à volta do Benfica é estéril e inócua: porque conversar e argumentar contra alguém que não sabe discernir o óbvio é uma absoluta perda de tempo.

      Eliminar

    2. OH patarata, porque é que não comentas a foto ????????????

      Eliminar
  12. Santo Tirso31/7/13 14:53

    Concordo plenamente com o texto tanto na análise do momento atual do Benfica como as soluções que indica para futuro.Só as vitórias desportivas unirão toda a grande Nação Benfiquista,mas vendo o futebol no momento e as movimentações dos grandes grupos económicos que giram á volta dele,estou com elevado pessimismo em como as coisas não vão mudar.

    ResponderEliminar
  13. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO31/7/13 16:26

    CAROS AMIGOS E COMPANHEIROS A GENTE DÁ UMA VOLTA
    PELA BLOGOSFERA BENFIQUISTA E SÓ VÊ NA MAIORIA DOS BLOGUES CRITICAS
    E EM ALGUNS CASOS ATAQUES CERRADOS À DIREÇÃO DO
    BENFICA.

    EM ALGUMAS CRITICAS ATÉ PARECE QUE SE AS COISAS CORREREM MAL AO BENFICA, ISSO É BOM PARA OS CRITICOS. O QUANTO PIOR MELHOR

    É CERTO QUE HÁ CRÍTICAS QUE TÊM A SUA RAZÃO DE SER, MAS MUITAS VEZES A FORMA COMO SÃO FEITAS TIRA-LHES CREDIBILIDADE, PORQUE DEIXAM TRANSPARECER MÁ VONTADE, POR PARTE DE QUEM AS FAZ

    COM BENFIQUISTAS ASSIM MUITAS VEZES NÃO PRECISAMOS DE INIMIGOS

    TALVEZ FOSSE MELHOR DAR SUGESTÕES AJUDANDO A DIREÇÃO DO QUE CRITICAR POR CRITICAR DE FORMA QUE MAIS PARECE MILITANTISMO CRITICADOR

    GASTAM-SE ENERGIAS E DESPERDIÇAM-SE MUNIÇÕES EM ALVOS CHAMADOS DE NÃO REMUNERADORES. TIPO BOMBAS ATÓMICAS PARA ANULAR UM CARREIRO DE FORMIGAS.

    TALVEZ FOSSE MELHOR
    GASTAR TODA A ENERGIA E TODA A ARTILHARIA
    NA ARBITRAGEM QUE SE AVIZINHA E QUE SE PERSPECTIVA DO PIOR PARA O GLORIOSO BENFICA.

    SE TODA A BLOGOSFERA FIZESSE A UMA SÓ VOZ, DURANTE UMA SEMANA, ANTES DO CAMPEONATO COMEÇAR, UMA BARRAGEM DE ARTILHARIA (artilharia a varrer)
    SOBRE A ARBITRAGEM, CAROS COMPANHEIROS BENFIQUISTAS, NÃO TENHAM DÚVIDAS QUE ISSO PRODUZIA OS SEUS EFEITOS

    PORQUE NÃO TENHAM DÚVIDAS O XISTREMA E QUEM MANDA NELE TAMBEM LÊEM A BLOGOSFERA.

    E QUE LÊEM ELES???
    ATAQUES INTERNOS
    EHEHEHEHEHEHEEH

    ESTÃO DESCANSADOS PARA PREPARAREM TODAS AS MANINGÂNCIAS, QUE ATRAPALHARÃO O GLORIOSO...E SERÃO DEPOIS USADAS POR NÓS PARA CONTINUAR A "MALHAR" NA DIREÇÃO, NO TREINADOR, ETC

    ESTE VAI SER UM ANO CHAVE
    O XISTREMA ESTÁ COM A BENFICA TV
    NA GARGANTA, E SE POR ACASO A SPORCO SE ATASCA
    VAI SER O BOM E O BONITO.

    VÃO SURGIR MUITOS TESTAS DE FERRO INFILTRADOS

    COMO DIZIA O GRANDE ZECA AFONSO

    "MUDEM DE RUMO"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo 100% perdem a credibilidade por so dizerem mal de tudo. Quando deviamos estar de acordo pelo benfica.

      Ass. Antonio

      Eliminar
  14. Portização é um novo vocabulo que, significa aquilo que até a mulher do Atsu já sabe: mafioso.

    Portanto, o seu criador entende que os benfiquistas são mafiosos pois esão a caminho da portização.

    Registo e rejeito sem classificar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo exemplo de descontextualizaçao e estupidez!

      Eliminar
    2. O anonimo esteve muito bem. Geracao ja chega de falar naquela corja. Importante e ter gente na CS, justica, desporto sem medo dos porcos corruptos. So nessa altura podemos ser o Benfica de antigamente esmagando todas as tentativas do polvo de se erguer de novo.
      Ass. Antonio

      Eliminar

  15. Estas comichões crónicas que atacam os vieiristas quando o seu deus é criticado confundindo isso com critica ao Benfica chegando ao ponto de acusar de anti-Benfiquistas aqueles que não esquecem as práticas do seu passado, as suas amizades e que fatalmente teriam que se repercutir ao leme de um clube onde só entrou pela porta do cavalo e amparado pelos tais amigos que sempre foram e serºao inimigos figadais do Benfica.

    Eu sei que este povo, desesperado, faz culto da amnésia e os resultados vêm-se em todos os quadrantes mas se não for assim então é o tal desespero que o tolhe de medo levando-o facilmente a baixar o cerviz e retolher a coluna vertebral.

    Se fossem só sinais ainda ainda se poderia atribuir o facto a alguma miopia agora perante a caterva de factos que jorram há anos e que não há forma de estancarem o diagnóstico só poder a cegueira e profunda.

    Curioso também é que começa a aparecer uma terceira via que é a daqueles que no presente vivem numa bipolaridade que navega ao sabor maré. Porque se num dia temos casos como o Roberto, no dia seguinte lá vem uma inauguração ou um comunicado a exaltar qualquer medida desencantada que leve ao esquecimento da forma desgovernada e incompreemsivel desta gestão que está a levar o clube à ruína.

    Claro que não será dificil concluir que a coluna anti-vieirista ((NÃO ANTI-BENFICA)) está em franca expansão e todos sabemos que este povo AGUENTA mas a história ((até a do Benfica)) diz-nos que quando chega sempre o dia em que estes ditadorzecos levam um pontapé no cú.

    Damásio ganhou umas elições não com 83% mas sim com 92% e ao fim de uma ano e pouco do seu segundo mandato foi corrido.

    PS-Agora o que nunca pensei ler aqui e até penso que nenhum ferrenho vieirista se atreveria, foi isto:

    """""""""""Dito isto, importa clarificar que disse várias vezes, e mantenho, que não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira."""""""""

    Por este raciocinio o Benfica ainda está mais pobre do que eu pensava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/8/13 05:31

      As ultimas aventuras pagamo-las caro. Claro que o vieira mostra obra feita e para quem se lembra da merda que la passou prefere-o. Nao ha vieiristas... venha um candidato credivel. Com o apoio do RGS entre outros e vota-se nele. Mas nao queremos meninas a gerir aquilo porque estamos literalmente em guerra.

      Ass. Santos

      Eliminar
  16. Não percebo como continuam a aceitar comentários de Anónimos sem serem assinados.
    12:31 e 17:26

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking