O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rosa, Oliveira, Victor e a mania das grandezas...

. 28 comentários

Invariavelmente, quando se fala de formação e de jogadores da formação, vêem sempre alguns adeptos - e pelos vistos a Direcção do SLBenfica - com a mesma teoria:

- Nelson Oliveira não é jogador para o Benfica, o Miguel Victor é pequeno, o Miguel Rosa é bom mas não chega, é bom mas não é melhor que o Bruno Cesar, etc. etc. etc.

E o que acontece? Pela porta dentro da Luz entram anualmente mais de uma dezena de jogadores, numa formula que se repete anualmente. É a chamada "ambição do plantel". Dizem os entendidos que temos que ter no mínimo 22 jogadores de topo e que entrem e saiam da equipa sem que o rendimento da equipa se ressinta.

Bem, olhando para isto, sinceramente não entendo os motivos no início da época não deixarmos claro que queremos vencer a Champions, pois se todos os anos contratamos dezenas de jogadores que nem sequer sabiam onde era Portugal e do Benfica sabem pouco mais do que a classificação que viram na internet... mas como serão dois jogadores de grande qualidade para cada posição... será vitória na certa.

A história diz que não!
Olhando para os títulos e campanhas europeias mais recentes de algumas grandes equipas, a verdade é que o tal "plantel para os títulos" não é feito de 22 vedetas de topo... mas sim, mas sim de alguns jogadores-chave de qualidade inquestionável, alguns jogadores com competência para os substituir e alguns "carregadores de piano" fundamentais em diversos momentos. São estas misturas que dão à equipa solidariedade, sacrifício, capacidade de luta, garra, determinação e segurança nos momentos decisivos.

Nolito não é superior a Gaitan, mas foi várias vezes determinante. Kelvin não é sequer jogador para o FCPorto e deu-lhes um título, Fernando Aguiar foi vária vezes a arma secreta de Camacho para segurar o mesmo apoiar a equipa a virar resultados, Villa Boas tinha um banco como Ukra, Tomas Costa ou Mariano Gonzalez na caminhada para o triplete que fez no FCPorto, Mourinho não abdicava de Morata, lançou Varane, apostou varias vezes em Callejon e Jesé teve as suas oportunidades... no Barça jogam Montoya, Tello, Bartra, etc.

Essa ambição pelas estrelas que se acotovelam umas às outras não tem dado bom resultado e vai continuar a não dar.

O plantel não pode ser formado apenas por ambição de estrelato! É preciso quem queira crescer, quem se queira sacrificar, quem queira ajudar, quem tenha a experiência ou a irreverência (depende dos momentos) para estar bem no momento decisivo.

Entre outros, nomes como Nelson Oliveira (quando será que um treinador vai ajuda-lo a crescer?), Miguel Rosa, Diogo Rosado, Urreta, Nolito, etc. têm muitíssima qualidade para integrar o plantel do SLBenfica como efectivas soluções para serem o dito "plantel" do SLBenfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. "Nelson Oliveira (quando será que um treinador vai ajuda-lo a crescer?)" Quando será que ele deixa o vedetismo de lado e se dispõe a crescer?
    Miguel Rosa e Diogo Rosado, dava-lhes uma oportunidade na pré-época. Se o Miguel Rosa for mesmo emprestado ao Belenenses pelo menos terá oportunidade de jogar pela 1ª vez na 1ª Liga e assim irá crescer.
    O Nolito, tal como o Ruben Amorim não tiram o lugar aos titulares no entanto dariam muito jeito de vez em quando. Claro que dariam. Só que há um problema: ambos não aceitam a sua condição de suplente e fazem birrinha "quero jogar ou então vou-me embora para outro clube". O Jardel é muito menos amado do que estes dois mas tem tido uma atitude muito mais humilde e positiva aceitando a sua condição de suplente pois sabe que os habituais titulares são melhores que ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito. Prefiro dez vezes o Jardel que as vedetas que amuam.

      Eliminar
    2. O Miguel Vitor amua? Nunca vi.

      Eliminar
    3. Eu não disse que o M. Vitor amua. Aliás, até nem o referi no meu comentário.
      Mas sim, o M. Victor é outro que não cria problemas mesmo sempre preterido por um gajo que nem jogador de futebol é (Roderick). Não é nenhum craque mas também não é nenhum coxo e poderia dar jeito ao Benfica mas ele não tem o perfil que o JJ gosta num central e por isso irá sair. Para a carreira do M. Vitor até será melhor e desejo-lhe as maiores felicidades.

      Eliminar
  2. O Nelson Oliveira tem de jogar. Se vier para o plantel e jogar na B quando não é convocado, parece-me bem. Agora se é para ficar no banco, mais vale ser emprestado.

    O Nolito não lida bem com o banco. Mas se quer ficar tem de se habituar. O Ola John e o Gaitán passaram por lá e não morreram por isso.

    O Miguel Rosa não fará pior do que o Carlos Martins desta época.

    O Urreta está mais do que tapado. É muito difícil jogar, mas se sair o Gaitán e se o Nolito preferir ser emprestado...

    Gostava muito de ver o Rosado a fazer a pré-época.

    ResponderEliminar
  3. "É preciso quem queira crescer, quem se queira sacrificar"

    não podes colocar esta frase no mesmo texto que o Nélson Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Mas para isso é preciso um TREINADOR que os queira pulir. O Nelson Oliveira, por exemplo, já fez jogos da CHAMPIONS a contento!

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. paraste tu parou o Roderick, parou o Artur, parámos todos o único que não parou foi o JJ que caiu.

      Eliminar
  6. Confesso que nos últimos dias quase que “morro” cada vez que sai um novo post….

    Definitivamente este blog foi tomado pelo bota-abaixismo globalizado e nada está bem no Benfica!

    Ainda que haja coisas com as quais concordo neste post (o Miguel rosa começa a ser merecedor de uma real oportunidade! Se bem que as companhias com que andava ontem á noite nos Santos Populares poderão explicar alguma coisa…) a maioria é escrita apenas e só por raiva! E na maioria dos casos por raiva ao treinador e á direcção e não por ser uma opinião fundamentada!

    Vejo-te falar de que “os entendidos” dizem que um plantel deve ser composto por 22 jogadores de topo…e, segundo percebi, isso no teu entender está errado. Ora…eu diria que falar de “um plantel” no geral já é um péssimo começo! Obviamente que uma equipa que tem um poderio económico estrondoso compra os jogadores que quer! E se compra os que quer escolherá os que têm mais qualidade técnica e táctica, maior resistência física, menor propensão a lesões, etc etc! Certamente que isso lhes permite ter um plantel bem mais curto que outro clubes sem ter muitas surpresas….mas ainda assim isso não é real pois os treinadores sabem bem o que é o futebol e a quantidade de “surpresas” principalmente físicas que podem surgir! Basta ver os planteis dos finalistas da LC! O Borussia tem 26 jogadores, e o Bayern 27! E por incrível que te possa parecer todos têm minutos de jogo! Obviamente uns mais do que outros pois a qualidade assim o define, mas todos jogaram! Portanto um plantel de uma equipa que se quer competitiva terá que ter muito mais do que 11 + 3 ou 4 óptimos jogadores… e, essa ideia dos carregadores de pianos…digamos que pertence a outra era! No futebol actual quantas equipas ainda preferem o físico ao técnico/táctico?... lembro-me de uma liga que utilizava muito essa concepção na montagem das suas equipas e, nos últimos anos, fruto de uma reestruturação na forma de pensar o seu futebol (é procurar um pouco no Google que anda info acerca disto por ai em barda) tem tido varias presenças de relevo nas competições europeias…e este ano até conseguiu ter 2 equipas na final da LC  diz-me lá quem são os carregadores de piano dos finalistas 

    É certo que o Benfica tem comprado muitos jogadores e alguns negócios não são óbvios e por vezes parecem pouco lógicos! Mas, olhando á forma como tem que actuar para poder competir com os melhores (ninguém duvide que se não estivéssemos a conseguir comprar craques e rentabiliza-los neste momento teríamos muito, mas mesmo muito pior plantel! E maus jogadores não são rentabilizáveis!) há algumas contratações que, vindo a provar-se que foram erradas, se percebe o objectivo! E, a realidade é que nas ultimas 4 épocas temos falhado muito pouco, principalmente nos negócios que envolvem mais dinheiro! E é fácil perceber-se porquê! Num mundo cada vez mais populado de olheiros, observadores, agentes, etc etc, é obvio que os bons estão quase todos descobertos e inflacionados! Portanto, quando se arrisca em jogadores economicamente mais baratos, a margem de erro aumenta bastante! Quanto se escolhe caro e bem…á partida dá certo!

    “Nolito não é superior a Gaitan, mas foi várias vezes determinante.” – pela tua ordem de ideias diria que o Nolito nunca foi determinante pois enquanto cá esteve o Benfica não ganhou um titulo! Como pelos vistos está tudo mal porque este ano não ganhámos nada…

    “Kelvin não é sequer jogador para o FCPorto e deu-lhes um título” – totalmente errado! O titulo deste ano foi concedido pelo Benfica! E não foi no jogo contra o Porto….e é nestes pormenores é que se incute a mística! Mas se não perceberes o que te quero dizer

    ResponderEliminar
  7. lê a entrevista do estrangeiro Matic  ele explica quem é que foi culpado da perca do titulo por parte do Benfica….

    Fernando Aguiar foi vária vezes a arma secreta de Camacho para segurar o mesmo apoiar a equipa a virar resultados – jogos realizados pelo Fernando na época 01/02 - 27 (12 vitorias, 8 empates, 7 derrotas)! Fernando Aguiar arma secreta?... deixa-me dizer-te quem eram os médios do Benfica nessa época:

    Anders Andersson
    Zlatko Zahovič
    Ednilson
    Fernando Aguiar
    Serhiy Kandaurov
    Maniche
    Andrade
    Tiago
    Bruno Aguiar
    Rui Baião

    Portanto o Fernando foi, não arma secreta mas útil apenas e só porque tínhamos 2 médios bons (Zahovič e Tiago) e o resto… o resto não era o Benfica!

    Villa Boas tinha um banco como Ukra, Tomas Costa ou Mariano Gonzalez na caminhada para o triplete que fez no FCPorto – desculpa? Caminhada? Ele pouco andou meu caro…foi transportado!

    Mourinho não abdicava de Morata, lançou Varane, apostou varias vezes em Callejon e Jesé teve as suas oportunidades... – o Morata jogou em 12 jogos da liga num total de 400 minutos! Ora dá uma media de 30 minutos em cada um dos 12 jogos… como tal o Jesus não abdica do André Gomes (7 jogos na liga num total de 363 minutos)! É necessário falar do porquê do Varane ter começado a jogar?...aqui há uns dias atrás o próprio mourinho fez o favor de explicar quando falou do Pepe… Quanto ao Callejon, sim, é certo que jogou muitos jogos…mas enfia-lo no mesmo rol que os outros é que não faz lá grande sentido! O Callejon tem 26 anos! Portanto não é um miúdo! É para alem do mais jogou 3 anos no Espanhol depois de ter sido vendido pelo Real e para voltar desembolsaram 5M! Jesé nem vou comentar….

    no Barça jogam Montoya, Tello, Bartra, etc. - e muitos outros! O Barcelona é a única excepção! É a única equipa no futebol de topo europeu que ganha porque forma bem! São a excepção á regra e não a regra!

    A formação não é nem nunca será a vaca sagrada do Benfica! Com o tempo formaremos mais e melhor mas nunca formaremos a base da nossa equipa! E ainda bem! Porque quando chegarmos a essa ponto não significará que estamos a formar muito bem mas sim que deixámos de conseguir competir com os milhões dos outros e como tal não conseguimos comprar craques! Basta ver o exemplo dos clubes com mais créditos dados na formação! Quando é que começaram a criar equipas com base na sua escola?...na altura da falência… Obviamente que é meu desejo ver um Benfica mais caracterizado, mas acima de tudo o que eu quero mesmo é ganhar! É ter os melhores! E confesso que me faz alguma confusão que a muitos benfiquistas não lhes dê prazer poder dizer que o central da selecção brasileira foi “desmamado” e feito homem no Benfica, que o central titular da argentina é nosso, que o ramirez entrou na Europa trazido pelo Benfica , etc etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mas acima de tudo o que eu quero mesmo é ganhar!" - amigo, o clube do ganhar a qualquer custo não é aqui, é um pouco mais lá pra cima.
      A teoria de que ganhar com 11 coreanos ou com 11 portugueses é a mesma coisa é uma patetice ridícula.

      Eliminar
    2. meu caro, o meu comentário foi longe e como tal acredito que nao tenha conseguido chegar ao fim :) mas eu volto a relembrar como é que este termina:

      "Interessa é ganhar com justeza! Á Benfica! "

      Aceito que me desrespeite de todas as maneiras que imaginar á excepção de uma e o meu amigo teve uma pontaria dos diabos! Estou bem enquadrado no clube ao qual pertenço e não me recordo de na historia deste "ganhar a qualquer custo" ter uma conotação negativa! O jogo tem regras é dentro destas que o meu clube joga!

      Quanto aos 11 coreanos...digamos que fica aqui o desafio de me indicar uma equipa europeia que seja reconhecida e vencedora e que alinha nos seus planteis com 11 jogadores que sejam ou formados na casa ou da mesma nacionalidade do clube que representam! Até aceito que seja um misto de ambos desde que nao sejam repetidos :)

      Poderiamos optar por essa realidade mas em minha opinião seriamos muito menos competitivos e um sinal claro de que estavamos a caminhar para um problema ainda maior do que não ganhar titulos!

      Eliminar
    3. meu caro, o meu comentário foi longe e como tal acredito que nao tenha conseguido chegar ao fim :) mas eu volto a relembrar como é que este termina:

      "Interessa é ganhar com justeza! Á Benfica! "

      Aceito que me desrespeite de todas as maneiras que imaginar á excepção de uma e o meu amigo teve uma pontaria dos diabos! Estou bem enquadrado no clube ao qual pertenço e não me recordo de na historia deste "ganhar a qualquer custo" ter uma conotação negativa! O jogo tem regras é dentro destas que o meu clube joga!

      Quanto aos 11 coreanos...digamos que fica aqui o desafio de me indicar uma equipa europeia que seja reconhecida e vencedora e que alinha nos seus planteis com 11 jogadores que sejam ou formados na casa ou da mesma nacionalidade do clube que representam! Até aceito que seja um misto de ambos desde que nao sejam repetidos :)

      Poderiamos optar por essa realidade mas em minha opinião seriamos muito menos competitivos e um sinal claro de que estavamos a caminhar para um problema ainda maior do que não ganhar titulos!

      Eliminar
    4. Assumo a minha culpa pois alonguei-me no comment e certamente não conseguiu ler o texto até ao final:

      "Interessa é ganhar com justeza! Á Benfica! "

      Da proxima vez faça um esforçozito :)

      quanto aos coreanos...fica aqui o desafio de me indicar uma equipa europeia que se faça notar no futebol europeu e que seja formada por jogadores da nacionalidade desse mesmo clube ou formados localmente! se encontrar uma eu prometo que voltarei a pensar no assunto!

      Eliminar
  8. etc… a mim dá-me o mesmo prazer que ver o João Cancelo a fazer parte da equipa principal no próximo ano!

    “Essa ambição pelas estrelas que se acotovelam umas às outras não tem dado bom resultado e vai continuar a não dar.” “O plantel não pode ser formado apenas por ambição de estrelato! É preciso quem queira crescer, quem se queira sacrificar, quem queira ajudar, quem tenha a experiência ou a irreverência (depende dos momentos) para estar bem no momento decisivo.” – não percebi a ideia…falas do que é o ideal para o Benfica ou o que é ideal numa equipa de futebol? Porque no meu entender o ideal era o Benfica ter dinheiro a rodos, conseguir manter os craques que vendeu nos últimos 4 anos e reforçar a equipa com um ou dois jogadores anualmente na mesma medida em que os “actuais” fossem envelhecendo! Que conseguisse segurar os miúdos da formação que fossem fora de serie! E já estava… mística benfiquista a rodos! Ao fim de 3 ou 4 anos de Benfica já ninguém queria ir para lado nenhum! Apaixonavam-se! Mas para isso tem que haver dinheiro….

    Para concluir pois o texto já vai longo…dos jogadores que indicas que deveriam ter oportunidades esta época apenas dava oportunidade ao Miguel Rosa! O Diogo rosado tem que esperar e mostrar nos B que é mesmo craque (tal como o Miguel rosa já fez!)! sim porque o único exemplo de sucesso na formação (Barça) dá 3 ou 4 epocas de rodagem aos seus miúdos na equipa B e depois ainda lhes dá mais 2 no banco da A e depois é que lá vão calçando..! O Urreta faz parte do plantel até se saber o contrário e creio que com a saída do Gaitan (muito provável) se manterá como tal e o nolito… quis ir porque lá é que estava bem! Portanto que por lá fique! E que devolvam o investimento que o Benfica já fez! Não vai ter oportunidades para jogar mais que o que jogou…e o que jogou deixou-o descontente!
    Jogadores a ter oportunidade? João Cancelo! Precisamos de uma alternativa ao maxi (o André cumpriu muito bem essa função mas creio que tem mais para dar noutras posições), o Carole como alternativa na esquerda e o Oblak! E atenção que no caso do Oblak nunca o colocaria como segunda opção na A! Seria titular da B e jogaria a taça da liga na A! Tem que levar boladas! E a segunda divisão é óptima para isso! E estava em casa!

    Estrangeiros? Portugueses? Da formação? Contratações? Pura retórica!

    Nunca festejámos mais por ganharmos com portugueses e formados no clube do que festejámos em situações inversas!

    Interessa é ganhar com justeza! Á Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Existem alguns jogadores com potencial para serem suplentes do SLB, isso mesmo, suplentes. Mas para isso têm de estar preparados mentalmente para se sentarem no banco, e assumirem uma posição de conquista do lugar.

    Nolito, Ruben Amorim, Nelson Oliveira, poderiam dar jeito no plantel, mas penso que nenhum está para assumir o papel de suplente, em busca do lugar.

    ResponderEliminar
  10. Farto-me rir c certos benfiquistas q dizem que este blogue é bota-abaixista! Sim pq o Benfica está farto de ganhar títulos... Sim pq o não foi avisado por aqui dos erros que se cometem constantemente e que se provam ao final de cada ano... Ai estes "benfiquistas" n aparecem. Mas tomados pela cegueira dos reforços, já se esqueceram das humilhações constantes nestes anos de vieirismo! Ah mas já sei, é o sistema... O sistema apoiado por quem apoia Gomes!! N me façam rir mais, sff!!! Bota abaixismo?? O que acontece é que não é dificil adivinhar como as temporadas terminam, desde que Vieira mande no futebol...

    ResponderEliminar
  11. Concordo com esta forma de ver as coisas. Talvez se Rui Costa tivesse (ou vier a ter) um papel mais preponderante no departamento de futebol ela se possa materializar.

    ResponderEliminar
  12. oliveira ainda pode melhorar muito. precisa de um ano emprestado e a jogar. preferivel em portugal. se estivesse no plantel, os mesmos que o exigem eram os 1ºs a crucifica-lo...

    miguel vitor e um central com algumas qualidades, mas muito fraco no jogo aereo. ponto. e é lento. e rapido nos eespaços curtos mas num sprint fica para tras. muito bom posicionamento muitas vezes disfarça isto, mas nao e central para o benfica.

    miguel rosa... fazem dele um maradona. incrivel... tem qualidades que eu gostava de ver um ano na primeira liga - e entretanto renovava contrato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago Santos13/6/13 20:50

      Miguel Vítor não é central para o Benfica mas todos os jogos que fez pelo benfica jogou muito mas muito bem (infelizmente foram poucos) até o sidnei parecia bom jogador a jogar com o Miguel (dupla num famoso jogo contra o Sporting). Lento? bem tendo em conta que por vezes até jogava a lateral direito não deve ser muito lento, Garay e Luisão tb são lentíssimos em sprint continuado.

      Eliminar
  13. off topic. fui investigar. nos ultimos 40 anos, ou seja entre 1974 e 2103, quantos treinadores fizeram um campeonato melhor que o de jesus este ano? a nivel de coeficiente de pontos ganhos? UM. 1991, ainda o poder nao estava totalmente instalado no norte... e em toda a nossa historia, em 79 campeonatos? APENAS OITO... cinco deles no periodo em que o benfica teve mais poder no futebol (1963-1983) e dois no tempo em que o campeonato tinha apenas dezoito jogos... e para encontrar um quadriénio com prestações superiores às de JORGE JESUS temos que recuar também aos anos 70, quando o poder era nosso. outra coisa - do nucleo familiar de jorge jesus veio a confirmação - o porto ofereceu UMA BATELADA DE DINHEIRO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que isso interessa? O fosso entre os 2 primeiros classificados e as restantes equipas têm sido cada vez maior desde 2010. Não chega fazer mais pontos que nas épocas passadas. Nos moldes em que o campeonato está interessa é fazer o maior numero de pontos possiveis contra os pequeno e tentar levar a melhor no confronto com o clube do norte em casa, caso contrário têm outra vez o 2º lugar à disposição.

      Eliminar
  14. Para a maioria dos adeptos encarnados, se disser que Miguel Vítor, David Simão, Miguel Rosa, Hugo Vieira e Nélson Oliveira, poderiam a médio prazo formarem o núcleo duro do plantel encarnado e muito provavelmente da selecção nacional, jamais iriam acreditar. No entanto, quem tenha alguma sensibilidade futebolística perceberá que tal seria bem possível... e muito provavelmente iríamos inverter o "sistema do futebol luso" a nosso favor!

    ResponderEliminar
  15. Para a maioria dos adeptos encarnados, se disser que Miguel Vítor, David Simão, Miguel Rosa, Hugo Vieira e Nélson Oliveira, poderiam a médio prazo formarem o núcleo duro do plantel encarnado e muito provavelmente da selecção nacional, jamais iriam acreditar. No entanto, quem tenha alguma sensibilidade futebolística perceberá que tal seria bem possível... e muito provavelmente iríamos inverter o "sistema do futebol luso" a nosso favor!

    ResponderEliminar
  16. E depois vêm aqui os corruptos, dar uma espreitadela a este blog, e pensam, «aqueles gajos são como cepos andam-se a matar uns aos outros a discutir MERDAS que não têm assunto em vez de se preocuparem com nós, deixem-nos andar enquanto nos preocupa-mos em ganhar títulos».
    Que lindo serviço presta-mos nós ao SLB, E DEPOIS CONTINUA-MOS A SER OS BOMBOS DA FESTA, e eles riem-se e gozam, porque eles são diferentes, puxam todos para o mesmo lado.
    Parem com isso, vamos apontar as «armas» AOS NOSSOS INIMIGOS NÃO UNS AOS OUTROS, vamos discutir e inundar a blogosfera com os assuntos que são importantes como esta do Joaquim Oliveira e as transmições dos jogos , como são beneficiados os corruptos nos momentos chave ano após ano, estas negociatas com o Paços enfim tanto que temos para discutir.............
    Não quero com isto dizer que fechamos os olhos e fazer de conta que não se passa nada, NÃO, porque nós, ao contrário deles, somos, fomos, e sempre seremos um clube democrático e transparente, mas esta não a maneira mais correta de discutir os assuntos, com sarcasmo, ironia, botabaixismo, gozo e por vezes a roçar o insulto.
    UNAM-SE
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking