O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Onde reside o problema de Artur?

. 33 comentários


Perdeu qualidades?

Falta de empenho nos treinos?

Falta de concentração durante os jogos?

Intranquilidade?

Falta de preparação e treino adequados por parte do treinador de guarda-redes do Benfica?

Na minha opinião, deve-se a intranquilidade(Artur) e preparação deficiente(Artur e treinador de GR). 

O treino leva ao aperfeiçoamento das técnicas e à criação de rotinas para que o GR saiba como se comportar num contra-ataque, num lance de bola parada, numa reposição de bola, durante o período em que a sua equipa tem a bola e joga no meio campo adversário, etc, etc.

Em especial esta temporada, a intranquilidade de Artur revelou-se no seu jogo de pés e que teve um custo bem caro. O que não percebi é que entendendo que o jogo de pés de Artur era perigoso para o próprio Benfica, se insistiu até ao último jogo nos atrasos de bola. Incompreensível.

Quanto ao posicionamento do Artur, no golo do Kelvin, por exemplo, o Artur não deu uns passos em frente para diminuir o ângulo a jogador do FC Porto. Algo que um guarda-redes concentrado teria feito instintivamente e que teria feito uma diferença abissal.

Foram vários os momentos em que Artur esteve menos bem. Mas ele não desaprendeu a jogar.
Artur é um grande guarda redes e cabe à equipa técnica do Benfica encontrar uma forma de o fazer ultrapassar a sua intranquilidade de foma a que possa dar o melhor e estar sempre pronto a defender a nossa baliza. 

Tornar o Artur num bode expiatório das falhas da última temporada é um erro grave.

Todo o grupo falhou. A 'culpa' tem que ser assumida internamente em primeiro lugar pelos timoneiros do grupo. Desde o presidente ao treinador.
Só assim será possível fazer um 'reset' e começar a nova temporada sem trazer da anterior o 'peso' dos maus resultados.

Assim como Rodrigo, Artur Moraes tem que ter trabalho específico para melhorar a sua confiança e recuperar a boa forma que já exibiu.

O Benfica precisa de todos os que farão parte do seu plantel. Só assim poderão dar uma resposta à altura. 
Em grupo.   
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Desde o primeiro dia que eu vi que não era bom a jogar com os pés. Isso cria problemas a nível de confiança em determinadas situações. Que se verificaram.

    ResponderEliminar
  2. Pedro Fernandes20/6/13 11:39

    O Artur não está a dar os primeiros passos. Infelizmente o SLB, nos últimos anos está cheio de "Artures". Antes de começarem os jogos a sério, são os maiores, depois terminam os campeonatos e nada ganham...
    O Artur é um Bom guarda-redes. Não é um guarda redes de top.
    Não vejo grandes diferenças de qualidade entre Artur e Roberto, com a vantagem de Roberto pela idade, poder corrigir algumas falhas.
    Como diz o ditado, "burro velho, não aprende línguas".

    O mal dos Artures do SLB, é falta de garra, falta de vontade.

    A ter um guarda-redes a cometer erros de desconcentração, prefiro que sejam cometidos pelo Oblak...

    ResponderEliminar

  3. Pagava a quem o levasse e depressa e até iria mais longe no enunciado do post.

    Fora com ele que o defeito não é só dos pés. É das mãos, da cabeça e de .....

    ResponderEliminar
  4. A mim ninguém me tira da cabeça que foi comprado. Podem-me chamar de maluco

    ResponderEliminar
  5. Já no ano passado ele mostrou bastante fragilidade em muitos momentos. O que acontece é que, como aconteceram em jogos que ganhámos (alguns até facilmente), ninguém se lembra. Mas eu não me esqueci: Rio Ave, Setúbal e Guimarães em casa, por exemplo. Na época passada sofremos golos em todos os jogos em casa, com excepção de sporting e juniores do leiria. Isso não aconteceu por acaso.

    O Oblak é craque e deve ser aposta. Já teve duas épocas inteiras como titular na primeira liga portuguesa, o que é mais do que o Artur quando chegou ao Benfica.

    Para mim o problema do Artur é ter passado grande parte da carreira com uma utilização muito insuficiente. Isso fez com que não tenha ganho as rotinas necessárias para se conseguir manter no máximo da concentração durante os 90 minutos. Depois faz defesas muito vistosas e de grande dificuldade e erros básicos completamente inadmissíveis.

    Os defensores vão dizer que qualquer GR dá alguns frangos ao longo da carreira. Eu digo que o Artur, só desde que está no Benfica, deu tantos frangos como um GR de topo durante a carreira toda.

    A posição de GR é, provavelmente, aquela em que a diferença entre estar numa equipa mediana ou numa que lute por títulos é mais evidente. Os níveis de concentração são a chave. E nisso o Artur deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os guarda redes dão frangos sem excepção. No entanto o Artur já deu tantos frangos como o Roberto sendo esses erros mais decisivos nos títulos. O Roberto era bem melhor com os pés, mais alto, mais novo e de reflexos mais rápidos. O Artur é muito pesado Confiram o peso dele.

      Eliminar
  6. O problema do Artur é a falta de concorrência para o lugar dele... Se ele se sentisse "ameaçado" o empenho treino/jogos seria maior assim como os níveis de concentração.

    ResponderEliminar
  7. O problema do Artur é simples... é fraco, fraquissimo, bem pior que o Roberto que nós Benfiquistas deixamos que fosse linchado na CS corrupta e submissa

    ResponderEliminar
  8. Se calhar um dos problemas do artur é a falta de concorrência.
    na final da taça por exemplo, devia ter jogado o paulo lopes.

    O Artur já não vai evoluir, com a idade que tem dificilmente melhora.

    ResponderEliminar
  9. Fraco guarda-redes. Devia estar nos melhores anos,mas n. N é à toa q só chegou a titular do braga qd o outro saiu.

    ResponderEliminar
  10. Desculpem lá, temos um exelente guarde redes!!! Na minha opinião, e dos anos que vi o Benfica o Artur é o terceiro melhor guarda redes que o Benfica teve e tem a seguir ao Preud'Homme e Robert Enke! È uma injustiça tremenda criticar o Artur, faz defesas fabulosas ao serviço do Benfica e que nos garantiram muitos pontos! Teve como todos infelicidades em alguns jogos mas não é por aí que deixa de ser mau!! Acho que estão a ser injustos...
    O Benfica teve um que não aproveitou muito bem, Hans-Jorg Butt este sim melhor que o Quim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor que Quim? Foi titular do Bayern durante anos.

      Eliminar
  11. http://youtu.be/qWBTrdCwl2w

    Não brinquem por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Do Henke só me lembro de um frango logo no inicio da sua carreira num jogo internacional com um clube romeno que em que perdemos na Luz por 0-1 num jogo a que assiti e que não comprometeu pois ganhamos lá e eliminamos penso que o Dinamo de Bucareste.

      Do Preudhome não me lembro de nehum frango mas do tal rei deixa cá ver...pois é às dúzias.

      E se é para não defender alguma coisa então joga a avançado.

      Eliminar
    2. Preudhome deu um frango que ele muito atrapalhado veio tentar explicar que não tinha sido um frango, enke tenho ideia que deu mais alguns não muitos não era um guarda redes de frangos era mais um guarda redes de ser mal batido.

      mas remos que avaliar o artur não só pelos numero de frangos mas por tudo o resto o que tem de bom de mau e se é o tipo de guarda redes que interessa a uma equipa como a nossa.
      se fosse pelo numero de frangos o bento nunca tinha ficado tantos anos só nos últimos quatro os que vi as duas mãos não chegam para os contar.

      Eliminar
  12. O duplo erro contra o Porto na Luz, em que ofereceu um golo ao Martinez, é indesculpável. Depois volta a ser mal batido em múltiplas ocasiões, nomeadamente o golo do empate do Porto nas antas, que no fundo foi o golo que permitiu a reviravolta. Acho que deve sair de imediato.

    ResponderEliminar
  13. Então o Artur que mostre que não está comprado.
    O gajo falha sempre nos jogos importantes com o Porto é só frangos,larga bolas nos cruzamentos nos jogos decisivos,joga muito mal com os pés.
    Ele não é mau de todo mas falha quando mais precisamos dele.
    Estamos a 20 de junho e o Benfica ainda não resolveu o problema maxi e a falta de defesa esquerdo credível.
    Até quando?

    ResponderEliminar
  14. O Artur é um excelente guarda-redes dentro de um certo estilo de jogo da equipa.

    Para um Benfica de Jesus, que pretende que a linha defensiva jogue bem mais à frente no terreno, é necessário não só um guarda-redes que jogue bem entre-os-postes, mas também que se sinta confortável com a bola nos pés e que possa facilmente ser uma espécie de líbero da equipa.

    De qualquer das formas, não considero que seja ele o verdadeiro culpado da temporada, embora não tenha estado nada bem nos últimos jogos decisivos. Mas daí, se formos a ver bem, também não estiveram a dupla de centrais que está à sua frente... e desses só tenho ouvido elogios... o que me preocupa. Ah! E já nem falo no treinador que tem responsabilidade em conhecer os defeitos dos seus atletas e procurar não só melhorá-los, conforme o artigo tenta alertar, mas também saber defender os atletas em campo, com uma estratégia mais adequada às suas características.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecer os defeitos dos seus atletas e já agora adivinhar os erros que vão cometer, não?

      Eliminar
  15. Todos os gr's fazem grandes defesas de vez em qd. Artur não é diferente da maioria nesse aspecto. A tarefa de um gr é defender. o vídeo em cima mostra muitas defesas "banais" para a maioria dos gr's. Fazer elogios a um gr por defender lances normais até é algo habitual mas não devia ter grande relevância.

    Um grande gr vê-se quando diz presente ou não falha nos momentos a doer, na hora da decisão. E Artur aí tem um mau curriculo. Tão simples qt isso. Roberto tem vídeos no Youtube bem mais espectaculares do que este do Artur e não me parece que a maioria quisesse o Espanhol de volta. Moretto, outro mal amado na Luz, tb tem defesas brutais que nos deram pontos e qualificações mas foram os erros q ficaram na memória.

    Artur é um gr QB. Melhor que Quim sem dúvida mas longe da qualidade que o SLB precisa para a sua baliza.

    ResponderEliminar
  16. o problema do artur é a pressão, falha nos momentos decisivos, e a concentração, neste caso a falta dela, que leva a que falhe nos momentos chave a que se soma um jogo de pés nada famoso. Mas estas eram também os grandes problemas do roberto mas o que é mais giro é que os mesmos que acham que o artur esta a mais foram os que disseram o mesmo do roberto e que defendiam que o artur era bom e agora bons são os walters os patricios os douglas e outros que tais são todos bons principalmente porque não estão no benfica se cá estivessem eram todos uma boa mer**.

    ResponderEliminar
  17. Em relação aos GR só estamos a pagar o mal que fizemos ao Quim. Quim não era um grande GR, era um bom GR, mas não falhava o que este falha nos momentos decisivos, em 20 anos foi o unico que conseguiu ser campeão, mas foi despedido pela TV.
    Artur é um GR normal, desde que veio para o Benfica deu mais frangos que Quim durante 6 anos, nem falo em Michel nem em Enke, pois nem comparação têm, os GR brasileiros não são muito bons à excepção de 1 ou 2, apesar de tudo acho que a não concorrencia de Paulo Lopes lhe fez mal, a meu ver alguns erros com os pés, pode-se corrigir nos treinos outros erros nem por isso, agora falam nos atrasos, mas quando Takuara se atirou e com razão ao Andre Almeida toda a gente o criticou, Takuara tinha razão, pois aquela situação já tinha acontecido com custos elevados.
    Quanto a mim Artur não tem condições para continuar a ser titular, na minha opinião a culpa dos desaires foi global, ou seja um conjunto de varias situações, mas que Artur teve imensas culpas não tenho a mais pequena duvida, só assim de cabeça, Benfica-Porto o ano passado, o lance é fora de jogo, mas a pessima saida dele fez o resto, Benfica-Porto este ano, Estoril-Benfica, Benfica-Estoril, Porto-Benfica, Chelsea-Benfica, e Benfica-Guimarães, são jogos a mais e competições a mais.
    O Benfica deve reconstruir o seu plantel para a nova epoca a começar pelo GR, se for para dar uma oportunidade a alguem Oblak, senão contratem um GR mais experiente, podiam ter tentado o Stekelenburg, da Roma e titular da selecção da Holanda, custou 3,5 milhões ao Fulham, quanto aos centrais espero que o Garay não saia, e que o Lizandro seja bom e seja um central com rapidez, pois jogar com Luisão, um central banal e Garay, muito bom, mas ambos lentos, não é bom para o tipo de jogo do Benfica, vide o golo do Chelsea na final de Amesterdão, ninguem conseguiu apanhar Torres que não prima por ser tambem um jogador rapido, e depois podem continuar pelas laterais, talvez Silvio, português e polivalente e tentar o emprestimo de Coentrão, se for possivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa, frente ao Setubal, ano do Quique, frango no ultimo minuto e dois pontos perdidos (ficariamos com vantagem de 4 pontos). Ficou-me atravessado, e muito.

      Ainda estou convicto que sem esse erro e dois erros de arbitragem em particular (Pedro Henriques anulando o golo de Cardozo frente ao Nacional em casa apos suposta mao de Miguel Vitor - dois pontos perdidos; e o infame "penalty" de Yebda a Lisandro no Dragao - dois pontos perdidos, na pratica 3 dado o confronto directo) teriamos sido campeoes.

      Eliminar

    2. E o Quim nos jogos com o braguinha.

      Entre os dois venha o diabo e escolha.

      Fartaram-se de fazer fretes.

      Eliminar
    3. No ano do Quique podiamos ter sido campeões sim, teve algum azar, claro que o Quim não era nem é um grande GR, mas os outros não são melhores que ele, e quis dizer que nos jogos decisivos ele não falhava muito, claro que teve alguns sacos, mas a meu ver não tantos como o Artur em apenas 2 anos e ainda para mais em jogos decisivos, mas desde Enke que não voltamos a ter um GR em condições
      Uma coisa eu sei, temos que arranjar um GR em condições e o holandês penso que seria um bom GR

      Eliminar
  18. Muito simples, o gajo que é 3º guarda-redes na Roma, que quando chega a Braga para ser o 3º guarda-redes, fez meia época a titular, se isto é basta para ser guarda-redes titular do SLB então estamos conversados, qualquer badameco serve para a baliza desde que aí na boas graças do 3º anel.

    É preciso mais uma época para ver que este tipo não serve!

    ResponderEliminar
  19. O Artur, é um guarda redes de nível médio.
    Não é um guarda redes para uma equipa como a do Benfica.
    Sai mal da baliza, é fraco nos cruzamentos, cantos, e coloca-se mal.
    Vejo-lhe alguns reflexos e pouco mais.

    ResponderEliminar
  20. o artur é um bom guarda redes e nao errou mais este ano que no anterior. mas este ano errou em jogos que se notou mais.

    contei 5 erros graves ao artur num ano. nao é muito! se forem analisar os jogos todos de um valdes, buffon, cech, encontram tb 4 ou 5 ou 6. mas o artur errou em jogos onde o erro custou pontos...

    ResponderEliminar
  21. oh meus amigos o artur para mim é o melhor gr que vi no benfica desde preudhomme.
    o artur quantos pontos já nos deu? muitos.
    o artur tem culpa de ter uns 50 passes por jogo, muitos deles à queima roupa. o gr é para defender não para andar a jogar ao meiinho.
    agora culpar o artur do jogo com os corruptos, isto não aceito nem concordo. no 1.º golo o grande maxi, para alguns, dá espaço para o varela centrar à vontade e depois ainda desvia a bola que claro traiu o artur. no 2.º golo, é o artur que tem culpa do super maxi estar aos 92 m no ataque deixando o seu corredor todo aberto para o kelvin marcado pelo super roderick que o deixa chutar à vontade.

    a culpa da perda deste campeonato é do jjesus e do lfvieira. no jogo com o estoril nem que fosse o apanha bolas a meter o golo da vitoria, este jogo tinha de ser ganho. o grande mestre da tactica inves de continuar com a rotação da equipa coloca no 11 os mesmos jogadores que jogaram o jogo desgastante do fenerbahce.

    ResponderEliminar
  22. NauBenfica21/6/13 09:36

    A jogar com os pés é uma lástima, há momentos em que está completamente desconcentrado, não tem garra de águia e parece que se sente seguro pela falta de concorrência.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking