O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 2 de junho de 2013

Luis Filipe Vieira procura o quê?!?

. 13 comentários

Esta notícia é capa no Record, mas tem feito parte de todas as notícias de todos os jornais. Portanto custa um pouco a acreditar que andam todos a inventar a mesma coisa. Ou então é incompetência permitir que o façam. Assumindo que é verdade, deixar-vos apenas uma recordação de um Director Geral:

Corria o dia 14 de Maio de 2008, quando Luis Filipe Vieira fez uma conferência de imprensa para apresentar Rui Costa como o novo timoneiro do futebol do SLBenfica, dando conta nessa altura da sua dificuldade em liderar esse dossier, motivo pelo qual Rui Costa ficaria responsável total pelo mesmo.

Durante um ano, o necessário para a reeleição de Luis Filipe Vieira, tivemos várias demonstrações de "outro Benfica" no futebol (Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4) e até demonstrações de desafio ao Sistema:


Mas pouco depois, Rui Costa manteve a sua posição de Administrador da SAD, mas "relegado" a coordenar um departamento que traz para a Luz jogadores que Jorge Jesus tem o direito de nem sequer dar oportunidades para justificar o lugar: assim de repente lembro-me de Nolito ou Capdevilla.

Depois disso tivemos anos de Luis Filipe Vieira como director de tudo... e de nada, mas essencialmente com a forte aposta em... Jorge Jesus como director desportivo. Big mistake!

Não satisfeito, nomeou para Director Geral (uma especie de Director Desportivo 2.0) um funcionário que havia sido despedido por incompetência: António Carraça.

Rapidamente percebemos que fora nomeado para ter as mesmas funções que Sheu e Lourenco Coelho, passando agora a ser três o que faziam absolutamente o mesmo.

Ao cabo de imensos erros de gestão desportiva, o SLBenfica quer agora... um Director Geral para o futebol. Até arrepia pensar que querem trazer mais um "boneco" de fora do clube para mandar em tudo... o que Jesus e Vieira deixarem. Tem tudo para correr mal.

Sem querer fazer aqui a apologia de Rui Costa, é assim tão estranho o Presidente do SLBenfica não perceber que esse cargo deve ter autonomia de gestão, que o Presidente tem que resistir à tentação de se meter constantemente nos "holofotes" desse cargo - holofotes esses que um Director Geral competente se deve preocupar em evitar???

O homem para o cargo deveria ser Rui Costa. Deveria ser alguém que conhecesse bem as pessoas e o clube, que sentisse o que é ser benfiquista e o que é o SLBenfica. Infelizmente não há muitos na Luz, por esta altura e Rui Costa parece ser dos poucos...

Seja como for, seja Rui Costa ou outro qualquer, sem poder e autonomia... será apenas "outro Carraça". A minha escolha, reitero, se fosse possível o entendimento e recuperação de confiança entre Vieira e ele (incluindo Rui Costa na estrutura), seria: 



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Anónimo2/6/13 21:13

    Depois dos disparates que cometeu é uma vergonha que Jesus venha exigir a saída de Oscar Cardoso.Só por isso Jesus não devia entrar no Benfica.
    Quanto a Veiga porque não ?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/6/13 21:31

    É preciso não conhecer o Recócó para acreditar neste tipo de noticias.

    Até parece que as atoardas aparecem nos mesmos pasquins em simultaneo.

    Defendo que deve levar um grande corte na anuidade. Apenas.
    Outra coisa é ser vendido por vontade e zanga de JJ. Seria desastroso.

    xico caçador

    ResponderEliminar
  3. Espero que saia. O que fez não deve ter perdão.

    ResponderEliminar
  4. E sai muito bem. O que fez não deve ter perdão.

    ResponderEliminar
  5. GERACAOBENFICA,

    Este assunto é muito pertinente e agradeço-te que tenhas feito referência para poder ser debatido.

    Na minha opinião, quanto mais directores e chefes, pior é. KISS significa "Keep it simple stupid", o que em português, significa manter as coisas simples. Ora, com esta quantidade de directores o que temos é uma estrutura demasiado complexa e pouco produtiva. Depois, fica-se com a clara sensação de que é mais um "job for the boys", desta feita para os "homens do presidente", e isso é preocupante, pois deveria haver uma cultura de mérito e competência.

    E, por falar em competências, também sou algo céptico em dar um lugar, ainda por cima de director, com elevadas responsabilidades, a um ex-jogador, seja ele Rui Costa ou não. Contudo, não estou a querer dizer que não devemos aproveitar figuras como Rui Costa para a nossa estrutura. Tem é de haver integração em equipas de trabalho.


    ResponderEliminar
  6. O post fala de um director geral e não da saída do Cardozo. Parece-me que as pessoas não leem os textos.

    Falando do post e não fazendo futurologia, ao contrario dos jornais, gostaria muito de ver o Rui Costa trazido de novo à frente do campo de batalha para chefiar as suas tropas. Ouvi de novo a entrevista e gostei MUITO de ouvir. Um discurso diferente, frontal informando e mostrando clareza de raciocínio.
    Reconheço que José veiga segura bem o Balneário mas foi-me dito que o RUi também é assim e alguém que mesmo educado em publico diz a um portista "Carlos, nas antas, a de ti que digas ma palavra, ate te como..." tem todo o meu apoio...

    LFV - RC - JJ um grupo de novo juntos e sinceramente com toda a aprendizagem do JJ ao longo dos 4 anos, só teremos a ganhar com esse trio...

    Oxalá, "o JOGO" de ontem esteja certo e parece estar, um feeling

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/6/13 22:26

    ridículo. o record é o pasquim que mais noticias inventa sobre o benfica. e agora um blog com tanta audiencia como o vosso poe-se a comer a palha deles para tentar confirmar uma teoria qualquer, como se o que o record publica seja verdade.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/6/13 23:06

    gostaria de ver um novo avançado no benfica,penso que até será mais rodrigo a ir de butes,não tem lugar a titular e ainda por cima é muito irregular,por isso lima,cardozo e um novo avançado!

    ResponderEliminar
  9. Nunca entendi a idolatria pelo Rui Costa, quando fez praticamente toda a sua carreira fora do Benfica, veio acabar quando já não dava mais, mas mesmo assim foi incapaz de fazer aquilo que Beckham fez no PSG, Rui Costa tem obrigação de perceber do assunto, pois andar pelo estrangeiro dá outra bagagem, evolui-se mais e mais depressa, mas não creio que tenha perfil, para o cargo, terá neste momento mais perfil para relações internacionais do clube até devido ao seu prestigio granjeado em Italia, principalmente ao serviço do Milão.
    Quanto ao Veiga, não fez nada de especial no Benfica, se o Benfica foi campeão naquele ano, deve-o em grande parte ao treinador, com Trap nestes anos com estes planteis do JJ, tinha dado 3 titulos de campeão ao Benfica, mas a gente não quer ganhar titulos quer é espectaculos de opera e depois vê os titulos a voar, senão reparem na 2ª epoca do Veiga e os erros que foram cometidos, jogadores fraquissimos contratados e quando a equipa até ia bem no campeonato, houve auqlea palhaçada com o Moretto, que acabou por dar cabo do campeonato ao Benfica, Koeman incorreu no mesmo erro que JJ, Koeman tirou Quim quando este não sofria golos há 6 ou 7 jogos, não ganhou nada e JJ correu com Quim pela TV e desde ai não ganhou mais nada, não que Quim fosse um super GR, a questão é que os que vieram depois dele tambem não são melhores
    E quer me parecer que ainda não entenderam uma coisa, enquanto estiver no Benfica LFV, será ele a mandar em tudo com os resultados que se sabem, por isso e tanto faz ir para lá o A, o B, ou o C que nada muda, e depois JJ já o afirmou tem que estar tudo debaixo da alçada dele, portanto as pessoas que forem para o Benfica são para ser subalternos, a contratação de Helder insere-se nisso, aqui é que estranho o Rui Costa aceitar o papel dele actualmente, mas ele é que sabe, a mim assim de fora e sem saber o que se passa lá, parece que passo a passo encostaram o Rui Costa, eu no lugar dele se calhar tinha vindo embora mas ele é que sabe da vida dele.
    Por isso para se mudar de politica no clube só mudando de presidente até lá será mais do mesmo

    ResponderEliminar
  10. Agora querem colocar as culpas todas em cima do Cardozo, realmente o que ele fez não se deve fazer mas dai ao que lhe estão a fazer vai uma distancia, como alguem disse há mais de 2000 anos atrás, quem nunca errou que atire a primeira pedra.
    Não se esqueçam que Enzo Perez em Amesterdão assim que acabou o jogo correu em direcção ao banco do Benfica a culpar o mesmo JJ e apesar de não o ter empurrado não foi muito meigo nas palavras, atribuindo-lhe a JJ as culpas
    Depois mais grave do que aquilo que Cardozo fez, foi a nossa falta de desportivismo, onde estava o capitão o treinador e mesmo o presidente que estava presente no estadio? não gosto nada deste presidente da nossa republica, mas os jogadores passarem como se ele não estivesse lá não ficou bem, todos os jogadores em Inglaterra estrangeiros ou ingleses cumprimentam sempre a rainha, em Espanha fazem o mesmo com o rei, isto revela como a nossa estrutura é amadora a todos os niveis, era obrigação do capitão e ou do treinador dizerem aos colegas para esperarem antes de irem para o balneario e mesmo cumprimentarem as pessoas na tribuna que o deviam ser, temos que saber ganhar e mais que tudo saber perder, apesar do nosso penoso final de epoca, é que lá por os outros terem certo tipo de atitudes não temos que seguir os seus maus exemplos, como foi quando apagamos a luz, ligamos a rega e mesmo agora que o presidente foi jantar com deputados, se se critica o bobby e o tareco por fazer isso, que tinha que ir lá fazer o LFV? não misturem desporto com politica, pois por causa disso é que eles fazem trinta por uma linha e depois não se passa nada, ou nâo foi assim que se passou com os quinhentinhos, com as viagens, com a fuga do bobby para Espanha e com o apito dourado? depois digam que é o sistema

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking