O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A "teoria do erro" e os erros de gestão

. 28 comentários


Portugal, 7 de Junho de 2013



Como seguramente alguns adeptos e sócios do Benfica já perceberam, o treinador do Benfica é o único que após cada desaire é “espremido” em termos de desempenho, em termos de opções, em termos de erros. Os treinadores de FCP e SCP, pelo contrário, têm sempre o álibi da arbitragem ou de um jogo menos conseguido.


Quem patrocina este tipo de coisas é a comunicação social e o silêncio do Benfica. Exemplo máximo no denominado Caso Capela, exemplo mínimo os Casos Xistra, Proença, Soares Dias, Hugo Miguel, Vasco Santos, Jorge Sousa, etc. A Direcção do Benfica, encolhe os ombros, já que o bom actor que é o “faz-que-é” Presidente, lá vai repetindo até à exaustão os discursos que outros escrevem, onde se apela a mais e mais entrega, mais e mais dedicação, mais e mais capacidade de sofrimento, mais e mais crença no rumo traçado, etc, etc. A máquina que manda no Benfica através do Sr.º Vieira, de facto envolve muita gente, das mais variadas actividades e sabem bem como manipular pensamentos e vontades dos adeptos. Adiante.


A questão do “erro do treinador” é uma ficção fácil de desmontar. Porque por definição, um erro é um desvio à norma, e por definição não há norma no futebol. Se houvesse uma norma no futebol isso significaria que dominando a norma, tomávamos sempre as melhores opções e ganhávamos sempre. Ou seja, aqueles que mais falam dos erros, ou seja, aqueles que mais subentendem conhecer a norma no futebol, esse ganhariam sempre. Quem são eles? Os tais jornalistas da comunicação social....


Ora quantos jornalistas têm ou tiveram sucesso como treinadores de futebol? Nenhum. Percebe-se pois que a teoria do “erro” do treinador do Benfica é uma forma de desviar as atenções dos “erros de arbitragem”, esses sim mensuráveis por comparação com a norma. Qual é a norma da arbitragem? As leis do jogo! 


Como se depreende, os tais que patrocinam a teoria do “erro do treinador” do Benfica, são os mesmos que escondem a teoria do “erro do árbitro”. Ora quando o FCP e SCP são beneficiados, ora quando o Benfica é prejudicado. Mas é sempre assim?


Não. O critério inverte-se quando entendem que o Benfica foi beneficiado, ou o FCP e SCP prejudicados. Temos pois “casos Capela” mas nunca teremos “casos Hugo Miguel”, apesar de este ter rubricado uma das mais vergonhosas arbitragens que há memória em Portugal, desde o 1º campeonato nacional no tempo do Estado Novo!


Mas há outro campo onde com rigor, podemos falar de erros: os erros de gestão. E no Benfica infelizmente acontecem demasiadas vezes, com – coincidência – encobrimento da comunicação social. A mesma que patrocina o erro do treinador do Benfica e patrocina a manipulação do erro do árbitro, também patrocina o branqueamento do erro de gestão da Direcção do Benfica.


Há uma “norma” na gestão que se possa aplicar às decisões tomadas? Julgo que sim. A do bom senso! Vejamos. Em Abril de 2012 cedendo às críticas dos analistas (que por tabela arrastam os adeptos), a Direcção anunciou – em mais um acto populista e demagógico - que Emerson não ia continuar no Benfica. Em Abril começaram a negociar Sálvio para o Benfica. Sálvio não é defesa esquerdo, mas sim “médio ala” direito, portanto continuou a faltar um substituto para Emerson. E não se percebeu o interesse em Sálvio uma vez que entre a comunicação social (os tais protagonistas) era unânime que o Benfica não tinha ganho o campeonato por causa da má rotação do plantel por parte do treinador, e também porque o defesa esquerdo não subia, não cruzava, não atacava como eles achavam que devia ser.


O tempo passou, o Sálvio veio, o defesa esquerdo não. E contudo Eliseu do Málaga, que pelos vistos apenas custava 5 milhões, estava disponível para vir. Mas a decisão da Direcção foi apostar no Salvio e contratar o Luisinho por 500 mil euros ao Paços de Ferreira. Decisão correcta? Acho que não. E não o digo porque a época passou, mas porque pesando o trinómio custo/qualidade/carências, a opção prioritária era o defesa esquerdo.


Um ano depois a opção da Direcção manifestou-se, como eu esperava, errada. Jesus voltou a ter de arrostar com o título de “inventor” pela adaptação de Melgarejo a defesa esquerdo (sinal que não terá sido ele a decidir contratar Luisinho), ou seja, Jesus voltou a ser fragilizado pelas opções que foi obrigado a tomar por incúria da Direcção, Sálvio apesar da boa comunicação social (e estas coisas nunca saem de “borla”) marcou 10 golos em 29 jogos, contra os 10 golos de Bruno César em 26 jogos, ou os 11 golos de Nolito em 29 jogos. E no final voltamos a perder os títulos todos pelos erros dos mesmos árbitros (Carlos Xistra e Hugo Miguel) que na época passada ajudaram os adversários a tirar 5 pontos ao Benfica antes da recepção ao FCP, e que depois desse jogo, marcado por mais um golo em claro fora de jogo (qualquer semelhança com a Taça não é coincidência), ainda fomos penalizados em Alvalade e Vila do Conde por mais erros escandalosos de arbitragem.


Quem se interessar pois pela teoria do erro, deve pois mudar de alvo. Não é o treinador que erra, porque não há “norma” nas opções dos treinadores. São os árbitros e a Direcção do Benfica que erram, porque ambos podem ser comparados com “normas”, seja o regulamento da arbitragem, seja o regulamento do bom senso. Mas curiosamente, ambos estão bem protegidos pela comunicação social. Não é por acaso...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Anónimo7/6/13 19:23

    eagle, tens aí um erro.

    o eliseu custava 3 milhões, e o benfica tinha o dinheiro. mas o pellegrini à última hora inviabilizou o negócio porque queria dar a titularidade ao eliseu.

    quanto ao sálvio entrar e o jogador x e y não... há um factor que tens que considerar. o factor rentabilização + bancos.

    os bancos emprestam o dinheiro para determinado negocio se acharem que ha ali potencial de o gajo a seguir ser vendido com lucro. o mesmo se aplica aos fundos de jogadores e etc.

    por isso o ola john veio, o fundo pagou 80%... por isso havia liquidez para o salvio, mas nao para um eliseu que dada a idade ja nao seria revendido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo contributo. Nunca saberemos porque razão Eliseu não veio. Mas podemos dizer que Pellegrini foi embora e não parece haver movimentações em torno da contratação do Eliseu.

      Quando aos Bancos e o Sálvio, vais desculpar mas na perspectiva que foquei - erro de gestão vs erro de treinador - não era isso que pretendia concluir.

      Mas já que falas, pergunto onde está o milagre económico se os Bancos emprestam para aumentar a divida bancária, a Direcção aceita sem saber se desportivamente vai ter maior beneficio, e no final, andamos a falar do treinador depois da Direcção ter subido a divida bancária e perder o campeonato - entre outros - com 1 pernalty e 1 expulsão conquistada fora da área e devido a um tropeção?

      O que é um erro do treinador afinal e quais pesam mais no resultado do campeonato? Os erros da Direcção, os erros dos árbitros, ou os supostos erros do treinador?

      Eliminar
  2. Anónimo7/6/13 19:45

    Muito bom... subscrevo totalmente!

    ResponderEliminar
  3. Pessoal se puderem dêm uma vista de olhos no meu novo blog e comentem :D

    http://futebolpaixaobenfica.blogspot.pt/2013/06/morrer-na-praia.html

    ResponderEliminar
  4. Depreendo, então, que o treinador não precisa de ter bom senso. Quando joga com uma equipa completamente balanceada para o ataque, quando tira médios para pôr avançados em jogos difíceis e nos quais nos encontramos a ganhar, quando põe de parte determinados jogadores sem razão aparente, quando do nada dá minutos a esses mesmos jogadores (em que eles jogam bem) e logo de seguida os torna a 'exilar'......nada disto vai contra o bom senso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua leitura é apenas tua. Este exemplo eu não vi no caso que me interessa, que é o treinador do Benfica.

      Até porque ao contrário do que referes, os tais que sabem a "norma" do futebol, até o criticavam pelo contrário, que era quando tirava um avançado para meter um médio, e equilibrar a equipa. Caso do Guimarães ou no Porto onde entrou apenas com 1 avançado e hoje ainda tenho de explicar aos básicos dos adeptos do Benfica, que o FCP também só joga com 1 avançado ...

      Não sei que te referes. O Benfica tem dois modelos d ejogo, o 4-4-2 em losango, muito mais utilizado, e o 4-2-3-1 menos utilizado. O 1º modelo é mais ofensivo, o 2º é menos.

      O treinador não tem a ver com o balanceamento ofensivo de um e de outro, porque as características de um e de outro dependem da distribuição dos jogadores no campo (de acordo com o modelo de jogo) ou dos intérpretes. Não do treinador. O treinador pode dar-lhe algumas nuances, mas não pode subverter a dinâmica do modelo.

      Mas gostava que comparasses o conceito de erro nas diversas "plataformas": árbitros, Direcção enquanto gestão e treinador. Acabaste por falar apenas do que é menos propicio a ser identificado como "erro", pois até no bom senso, cada um avalia pela sua perspectiva pessoal. Logo não há uma visão universal do assunto...

      Eliminar
  5. Anónimo7/6/13 21:42

    Exactamente....

    É certo que o Benfica e o sei treinador cometem erros. mas o Grande problema é que nós não podemos cometer erros...

    Se repararem, sempre que estamos numa má fase ou a ser questionados, somos sempre roubados e nada se fala na Comunicação Social para além dos erros da equipa e do seu Treinador...

    No ano passado o empate contra a Académica para a C.S. deveu-se à falta de pontaria. Depois contra o Porto Proença expulsou o Emerson, que era a ovelha negra da equipa, sabendo que todos de cabeça quenre iriam cair em cima do Emerson. Reparem que Emerson apenas fez 2 faltas no jogo!
    Depois o golo em fora-de-jogo com os jogadores parados!!! (impossivel não ter visto o fora-de-jogo). Aqui nada se passou e muitos quiseram culpar Emerson ou Artur que se saiu mal à bola, ou cair em cima de Jesus que tinha acabado de perder a liderança.

    O Porto sempre que está a jogar mal sem conseguir ter soluções para marcar golos (aconteceu N vezes este ano), quantas vezes surgiu o penlatyzinho da ordem? E os penaltys que ficaram por marcar? E o branqueamento da C.S. ao jogo do Paços-Porto?

    Não podemos apenas falar dos arbitros nos finais de época. Temos de falar desde a 1 jornada se preciso for...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua perspectiva é a minha. Há uma ligação muito estreita entre os movimentos de opinião criados pela comunicação social, e os erros dos árbitros. No caso do Benfica somos prejudicados por erros gravissimos e grosseiros, e nada se passa. Quanto a FCP e SCP pelo contrário, ampliam-se imagens,. repetem-se dezenas de vezes em cada um dos vários programas, e pronto, cria-se um caso de arbitragem... como o pseudo caso Capela.

      E nós? Calados até que o Sr.º Vieira decida o que dizer, mais de 1 mês depois.... até parece de propósito ...

      Eliminar
  6. Excelente post, pena é que muitos adeptos ainda vão na conversa da comunicaçao social e não entendam a realidade.
    Qts reportagens vimos sobre o despedimento do bicampeao vitó? Será porque o hugo miguel merecia mais a medalha? Eu acho que era mais justo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que os adeptos pensam em função do que os midia lhes colocam nas 1ªs páginas e outros programas de debate. Porque nunca se debatem os erros dos treinadores de FCP e SCP? Porque nunca se debatem os lances de grande penalidade que dão títulos e mais títulos ao FCP, mas na inversa, supostos lances de penalidade contra o Benfica, que não foram assinalados, passam a ter dimensão nacional?

      Eliminar
  7. E mais uma vez a culpa é do Vieira!!!!!
    Eh pa pára de carregar sempre na mesma tecla!!!!!
    Começa a ser tão ridiculo que já me faz rir!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, é preciso manter o sentido de humor a ver se o país vai para a frente...

      Quem contratou o Salvio por 12 milhões sabendo que Bruno César não tinha comprometido, bem pelo contrário? Fui eu? Quem despediu o Emerson e contratou o Luisinho? Fui eu? Quem encostou o Nolito para meter o Ola Jonh? Fui eu?

      Quem é que se gaba de que todas as contratações no Benfica passam por ele? Fui eu?

      Quem é que apoiou inequivocamente Fernando Gomes para presidência da FPF? Fui eu?

      Eliminar
  8. Anónimo7/6/13 23:17

    E um post sobre o Aimar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu se escrevesse sobre Aimar se calhar tinha de lembrar a parte que ninguém quer lembrar: os erros que custaram golos. Mas acho que ele não merece, porque tem este elán criado em torno da sua personalidade futebolistica e não vale a pena criar polémica...

      Eliminar
  9. Bem vou ser directo e frontal:

    Quem é que aqui já não pensou que a nossa direcção está feita com o "sistema"?

    PS: No último defeso de verão, o Benfica adquiriu Salvio por mais de 10 M€, mas achando que tinha poucos extremos foi ainda ao mercado buscar o miúdo Ola John, quando já tinha nas suas fileiras Nolito, Gaitán e até o Urreta. Contratou-se o Luisinho para lateral esquerdo e com o Jesus a dizer que este tinha "partido o flanco esquerdo todo" quando o Benfica jogou frente ao Paços. Depois foi o que se viu: aposta no Luisinho foi 0! Uma palhaçada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas um comentário: a nossa Direcção está feita com o "sistema". É a minha opinião e espero ir provando com mais e mais textos ...

      Eliminar
    2. Anónimo8/6/13 21:57

      Os teus textos não provam nada. Só provam a tua azia!

      Eliminar
  10. jcnaguiar8/6/13 00:12

    lol é so o que dá vontade de dizer, quer dizer voces quando perdem é que a culpa é de tudo menos dos jogadores ou do treinador, é sempre mas sempre do arbitro, quando o sporting é prejudicado a culpa é que independentemente de termos sido roubados é pq jogámos mal e isso nao invalida a derrota, quando o porto perde, oh wait o porto nao perde, mas quando acontece perder pontos a culpa é tambem unica e exclusivamente do arbitro, ou porque afinal é o benfica que controla tudo no futebol portugues.
    Tão sempre mas sempre a fazer-se de vitimas, tão sempre mas sempre a arranjar desculpas para os vossos insucessos, são voces contra o mundo.

    E no caso do Capela o sporting foi defenitivamente prejudicado, querer branquear isso so faz de voces da mesma farinha que os corruptos la de cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pá, o SCP mudou 7/8 treinadores e ainda hoje não sei porquê! O SCP perdeu 1 campeonato por 1 ponto, e hoje sei que os sportinguistas dizem que foi pelo golo do Ronny do Paços de Ferreira, com a mão. O Benfica perdeu 1 campeonato por 1 ponto e não posso falar do penalty por tropeção fora da área, mais os penaltys por bola no braço que a favor do FCP eram e contra o FCP não? Enxerga-te rapaz ...

      Quanto ao Benfica-SCP tens de ver o jogo. Ao mn 3 e 55 segundos, o André Martins deu uma cotovelada no Enzo Peres. Se os da Sporti-FCP TV acharam que a pisadela do Matic no Bruma foi para vermelho, então esse lance também era.

      Mas de manipulação de televisão, é mais dificil falar com adeptos do SCP. Vocês estão tão habituados a ter a "papinha" toda que vos interessa, que nem sabem que ganharam ao Nacional com 1 golo em fora de jogo aos 86 mn. Assim mais ou menos como o que o benfica levou do Guimarães. M

      Mas diz-me, quantos golos o Benfica marcou como o SCP nesse jogo, e quantos penaltys tivemos como os do FCP em Paços de Ferreira? Culpa do treinador?

      Eliminar
  11. Anónimo8/6/13 07:59

    ohhh wait... como se estes nao fossem os corruptos cá de baixo!!! lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corruptos só conheço no Porto ... em baixo, tens razão muito aí para baixo, não conheço. Viste o Benfica nas competições europeias e viste o FCP ou o SCP? É só comparar para perceber quem ganha mais sem árbitros portugueses ...

      Eliminar
  12. Muito Bom!
    Concordo perfeitamente aquele silencio todo da diréção do Benfica quando o Benfica é prejudicado e quando os outros são beneficiados é muito estranho...
    Que Comparação tem por exemplo o caso Capéla deste Ano do Benfica x Sporting que quase nada houve de grave, a não ser um pequeno toque que nem uma velha manca e torta caía com aquele toque, qual é a comparação com o jogo do Ano Passado do Sporting x Benfica em que aí sim temos imensas razões de queixa em que nos foi assinalado um pénalti algo du'vidoso e depois 2 pénaltis Clarissimos o Polga ceifou claramente as Pernas ao Gaitan, e depois um jogador do Sporting fez um puxão a rasgar a camisola creio eu que foi ao Cardozo ja não estou certo no jogador que foi mas tudo isto na area do Sporting e nada foi assinalado que devem haver imagens E VIDEOS desses jogos deste ano e o do ano passado quem as tiver a mão que veja a diferença de critérios, e tudo isto para o Porto ganhar pontos ao Benfica... Depois este ano foi o que se viu no V. Setubal x Porto no Passos de Ferreira x Porto Jogos Porcos e Sujinhos, e em muitos mais jogos em que houve o Porto a jogar com 2 Guarda Redes, e outros Jogos em que o Porto não conseguia Marcar o primeiro Golo como no Olhanense x Porto e mais la havia um salto para a piscina dum avançado do Porto e o respétivo penalti com jeitinho do Arbitro para os ajudar a Rouba'Ganhar que é isto joga-se Futebol ou Fruta'Bol em Portugal ou é só uma bricadeira de faz de conta?? E a Diréção do Benfica cala-se acomoda-se a isto tudo depois eles Fazem o que quérem, POIS QUEM CALA CONSENTE, É OU NÃO É?
    E ASSIM SE FAZEM OS CAMPEÕES SUJINHOS DO FRUTA'BOL DE MENTIRA!

    ResponderEliminar
  13. Muito Bom!
    Concordo perfeitamente aquele silencio todo da diréção do Benfica quando o Benfica é prejudicado e quando os outros são beneficiados é muito estranho...
    Que Comparação tem por exemplo o caso Capéla deste Ano do Benfica x Sporting que quase nada houve de grave, a não ser um pequeno toque que nem uma velha manca e torta caía com aquele toque, qual é a comparação com o jogo do Ano Passado do Sporting x Benfica em que aí sim temos imensas razões de queixa em que nos foi assinalado um pénalti algo du'vidoso e depois 2 pénaltis Clarissimos o Polga ceifou claramente as Pernas ao Gaitan, e depois um jogador do Sporting fez um puxão a rasgar a camisola creio eu que foi ao Cardozo ja não estou certo no jogador que foi mas tudo isto na area do Sporting e nada foi assinalado que devem haver imagens E VIDEOS desses jogos deste ano e o do ano passado quem as tiver a mão que veja a diferença de critérios, e tudo isto para o Porto ganhar pontos ao Benfica... Depois este ano foi o que se viu no V. Setubal x Porto no Passos de Ferreira x Porto Jogos Porcos e Sujinhos, e em muitos mais jogos em que houve o Porto a jogar com 2 Guarda Redes, e outros Jogos em que o Porto não conseguia Marcar o primeiro Golo como no Olhanense x Porto e mais la havia um salto para a piscina dum avançado do Porto e o respétivo penalti com jeitinho do Arbitro para os ajudar a Rouba'Ganhar que é isto joga-se Futebol ou Fruta'Bol em Portugal ou é só uma bricadeira de faz de conta?? E a Diréção do Benfica cala-se acomoda-se a isto tudo depois eles Fazem o que quérem, POIS QUEM CALA CONSENTE, É OU NÃO É?
    E ASSIM SE FAZEM OS CAMPEÕES SUJINHOS DO FRUTA'BOL DE MENTIRA!

    ResponderEliminar
  14. eagle01 e Benfiquistas Deiem-lhes um desconto aos Sportinguistas pois a unica coisa que lhes interéssa é que o Benfica Não seja Campeão por isso prestam sempre vassalagem aos socios corruptos do Porto!!

    NÃO LIGUEM A ESTES POBRES COITADOS COITADINHOS DOS SPORTINGUISTAS FIZERAM A POIR TEMPORADA DE SEMPRE LEVARAM PORRADA DE TODA A GENTE NO CAMPEONATO E PELA EUROPA FORA, NÃO TÊEM DINHEIRO NEM PARA MANDAR CANTAR UM CÉGO DEPOIS SÃO ENGANADOS ROUBADOS GOSADOS PELO FINTO DA B' POSTA E FRUAT'BOL CORRUPTO do PORTO, MAS VINGAM-SE EM MANDAR QUE PATACUADAS AO VISINHO BENFICA, PENSAM QUE O INIMIGO DELES É O BENFICA, NÁO É O BENFICA MAS PELO CONTRARIO É F.C, PORTO, QUE SE GOSA Á GRANDE Á CUSTA DELES.....
    CONTINUEM ASSIM QUE VÃO VER O LINDO ENTERRO QUE LEVAM!
    QUE TAPADOS ATÉ DA PARA RIR COM ESTES LEÕES CÉGUINHOS QUE NÃO VÊEM UM BOI NUMA RÉTA! LOL

    ResponderEliminar
  15. FCP=FRAUDES CRONICAS DE PODRIDÃO
    Não isto actualmente infelizmente em Portugal não se vê FUTEBOL só se vê F.C.P.= Falcatruas Corrupção e Putêdo > Fraudes em todos os Jogos em FAVORECENDO O F.C.P EM PREJUIZO DE OUTROS CLUBES, E A ISSO NÃO SE CHAMA FUTEBOL CHAMA-SE FALTA DE ÉTICA E FRAUDE DESPORTIVA!
    FRUTA'BOL É A UNICA COISA QUE SE PODE CHAMAR A ESTA PORCARIA DESPORTIVA DE CAMPEONATOS DE PODRIDÃO FRAUDULENTA NOJENTA E ROUBALHEIRA SEM ESCRUPULOS E SEM VERGONHA POR PARTE DESSES FCP FINTOS DA BOSTA E SEITA DA FRUTA! http://www.youtube.com/watch?v=ZLMDmzhFtXg


    QUE FRUTEIROS VIGARISTAS CORRUPTOS, QUE FALTA DE ÉTICA DESPORTIVA, ESTE FINTO da POSTA DIZ O QUER FAZ O QUE QUER E É SEMPRE PROTEGIDO POR ESTES ORGÃOS DE JUSTIçA......
    ENQUANTO QUE SE OS DIRIGENTES DO BENFICA DIZEM ALGUMA DE VERDADE E SÃO LOGO PUNIDOS......
    QUE DITADURA É ESTA ESTES ORGÃOS DE JUSTIçA PODRE SÃO PIORES QUE A ANTIGA PIDE DE SALAZAR....
    EU SOU UM BENFIQUISTA QUE SÒ QUERO VER O MEU CLUBE VENCER EM CAMPO E TAMBEM QUE SE FAçA RESPEITAR FORA DE CAMPO, O QUE ULTIMAMENTE E JÁ HÁ LARGOS ANOS ACHO EU QUE O NOSSO BENFICA SE TEM DEIXADO ABUSAR PELA MANEIRA ABELIDOSA E ORQUESTRADA EM QUE CERTOS DIRIGENTES CORRUPTOS NOMEADAMENTE O FINTO DA POSTA E A SEITA DA FRUTA QUE COM MANOBRAS POUCO ORTODOXAS, ORQUESTRADAS POR ESTE TIPO DE GENTE TRAFULHA QUE SÃO UMS PERITOS A ENFLUENCIAR ARBITRAGEMS E OUTROS ORGÃOS DESPORTIVOS COMO TAMBEM A ILUDIR A MAOIR PARTE DA CUMUNICAçÃO SOCIAL EM SEU FAVOR.
    TEMOS QUE NOS FAZER RESPEITAR PARA MUDAR ESTE ESTADO SUCESSÕES DESFAVORAVEIS AO NOSSO CLUBE, E LUTAR PELA JUSTIçA, QUE TEM SIDO DEVÉRAS INJUSTA E BASTANTE PENALIZADORA PARA O NOSSO CLUBE COMO NO CASO DO APITO DOURADO QUE EM MODO ALGUM SEGUNDO O QUE EU PENSO E PELO QUE LI, VI E OUVI ACHO QUE NÃO FOI FEITA JUSTIçA, EM CASOS COMO O DAS FRUTAS PARA DORMIR, VIAGEMS PAGAS A ARBITROS, E TANTAS OUTRAS FRAUDES E FALTA DE ÉTICA DESPORTIVA.
    ESSE FINTO DA POSTA USURPADOR DA LEI DEVERIA TER SIDO IRRADIADO DO FUTEBOL E IMPEDIDO DE QUALQUER FUNçÃO DESPORTIVA, ISSO SÓ VAI CONTRIBUIR PARA DESTRUIR E DESCREDEBILIZAR O FUTEBOL PORTUGUÊS, O FINTO DA POSTA E OS SEUS COMPADRES DA COMPANHIA DA FRUTA E OS CAPANGAS BOBIS TARÉCOS ESSES INERGUMES DEMÓNIACOS SEM ESCRUPULOS NEM VERGONHA NA CARA, DEVERIAM SER PUNIDOS, OU EM TODO O CASO NUNCA DEVERIAM TER CONTINUADO NO FUTEBOL PORTUGUÊS POIS ISSO CRIA DESCONFIANçAS A NIVEL DE ARBITRAGEMS, E GERRAS IRREPARAVEIS QUE ENVERGONHAM O NOSSO POVO.....
    ENQUANTO O FINTO DA POSTA COMPRAR A JUSTIçA PORTUGUÊSA NÃO HAVERÀ MAIS NENHUM CAMPEÃO EM PORTUGAL, O BENFICA CONSEGUIRÁ SER CAMPEÃO SE CONSEGUIR GANHAR CONTRA 14 A CADA JOGO; (OS 11 DA EQUIPA ADEVERSARIA E MAIS OS 3 ARBITROS)
    POIS O QUE O PORTO GANHA, NÃO È 'GANHO`' È ROUBADO'''' E ISSO NÃO TEM NENHUM VALOR....
    È VERGONHOSO ATÈ OS COMENTADORES FRANCÊSES PERGUNTÃO COMO È POSSIVEL ROUBAR TANTO?
    CORRUPÇAO NO FUTEBOL PORTUGUÊS http://www.youtube.com/watch?v=O2lMr2eCNQM

    ResponderEliminar
  16. F. C. P.= FRAUDES CRONICAS PODRIDÃO LOL
    ENFIM OS FêCêPê, são tão Corruptos que não quérem ser sózinhos tambem quérem meter os honéstos no Mesmo SACO PODRE DELES! lol lol

    FCP VIGARISTAS CORRUPTOS CAMPEÕES DA FRAUDE SUJOS PORCOS QUE FALTA DE ÉTICA DESPORTIVA, ESTE FINTO da POSTA DIZ O QUER FAZ O QUE QUER E É SEMPRE PROTEGIDO POR ESTES ORGÃOS DE JUSTIçA......
    ENQUANTO QUE SE OS DIRIGENTES DO BENFICA DIZEM ALGUMA COISA DE VERDADE E SÃO LOGO PUNIDOS......... QUE DITADURA É ESTA ESTES ORGÃOS DE JUSTIçA PODRE SÃO PIORES QUE A ANTIGA PIDE DE SALAZAR.... CORRUPÇAO NO FUTEBOL PORTUGUÊS http://www.youtube.com/watch?v=O2lMr2eCNQM

    --------------------------------------------------------------------------------------------------F. C. P.= FRAUDES CRONICAS PODRIDÃO---------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ó FÊ.CÊ.PÊS O QUE É DENUCIAR É ISTO ;>> É CLARO QUE O MAIS PREJUDICADO ATÉ AGORA FOI O BENFICA SEM SOMBRA DE DUVIDAS LOGO NO PRENCIPIO DO CAMPEONATO ROUBARAM-NOS CLARAMENTE 4 PONTOS AO BENFICA CONTRA BRAGA E ACADÉMICA E NOUTROS JOGOS EM QUE GANHAMOS MAS OS ARBITROS FIZERAM TUDO PARA QUE O BENFICA PERCA, E O FCP ESTÁ SER LEVADO AO COLO ATÉ AGORA POR OS PROENCINHAS E COMPANHIA DA FRUTA...

    O F.C.P = FALCATRUAS CORRUPçÃO PUTARIAS ANDOU 4 OU 5 JOGOS A DEFENDER COM 2 GUARDA REDES 4 PENALTIS CLARISSIMOS POR ASSINALAR........
    NO JOGO V. de SETUBAL X PORTO FOI UMA ROUBALHEIRA Escandalosa Que Porcaria mesmo até faz impressão! Que salto para a piscina no pénalti do Porto isto é Fruta de certêsa!......E as expulsões que vergonha o jogador joga a bola nem sequer faz falta e é expulso, depois 2° expulso é para rir ou quê!?.......Muita vergonhoso Fruta para Dormir sem duvidas nenhumas!.....É por isto que eles quérem o Proença pois Asssim é facil rouba Ganhar Gatunos...
    NO OLHANENSE X PORTO OUTRA ROUBALHEIRA UM PÉNALTY OFERECIDO DESCARADAMENTE QUE CULPA TEM O JOGADOR DO OLHANENSE DE QUANDO VAI A CAIR A BOLA LHE VAI TOCAR NO BRAçO É BOLA NA MÃO E NÃO MÃO NA BOLA, ONDE É QUE ISSO É PÉNALTY? SÓ NO FRUTA'BOL! E EM MUITOS MAIS JOGOS QUE TEMOS SIDO PREJUDICADOS E O FCP É SEMPRE BENEFICIADO SISTEMATICAMENTE! E TODOS OS ANOS COINCIDENCIA OU NÃO NO ANO EM QUE O FINTO DA POSTA FOI PUNIDO POR CAUSA DA FRUTA E TEVE QUE DESEMBOLSAR O DINHEIRO PARA PAGAR AOS JUISES E ADEVOGADOS CORRUPTOS E PODRES, E PARA NÃO DAR TANTO NAS VISTAS QUE A CURRPçÃO CONTINUAVA LA DEIXARAM GANHAR UM CAMPEONATO AO BENFICA LEMBRAM-SE DISSO!-----

    É GRAVE E O CUMULO DO ABUSO DOS PODÊRES SUPERIORES DA ARBITRAGEM E COM A COLABORAçÃO E INFLUENCIA DE CERTOS CANAIS DE TV E OUTROS MÉDIAS, ENTRE OS QUAIS O CANAL PUBLICO DE TV PAGO POR TODOS OS PORTUGUÊSES, MAS MAIS PARÉCE UMA DEPENDENCIA DA TV PORT. CANAL, E OS CORRUPTOS DO FCP UTILIZAM TODOS ESTES MEIOS ENFLUENCIAR A OPENIÃO PUBLICA E DESPORTIVA COM ALDRABICES INVENTADAS, PARA COM ISSO PODER FAZER AS TRAFULHICES E ROUBA'GANHAR OS JOGOS E CAMPEONATOS E MESMO OS JOGOS EUROPEUS QUE FORAM ADEQUIRIDOS A CUSTA DA VATAGEM DE TER GANHO OS CAMPEONATOS NA TRAFULHICE DAS FRUTAS, CHOCOLATINHOS E VIAGEMS, POIS SE O FCP NÃO TIVÉ-SE SIDO AJUDADO A GANHAR QUASE EM TODOS OS JOGOS MAIS DIFICEIS EM PORTUGAL A EQUIPE PERDERIA A CONFIANçA DE UMS JOGOS PARA OUTROS E NUNCA TERIA CHEGADO ONDE CHEGOU NA EUROPA, PORQUE PERDERIAM DINHEIRO E PODER DE COMPRA E VENDA DE JOGADORES PORQUE OS JOGADORES QUE ELES VENDÊRAM NÃO VALERIAM NEM UMA TERçA PARTE DO QUE ELES RENDÊRAM, E FORAM MILHÕES E MILHÕES QUE FORAM PARAR AOS BOLSOS DOS COMPADRES DA JUSTIçA PARA OS SALVAREM DA PRISÃO, E TAMBEM NÃO TERIAM CONQUISTADO O QUE CONQUISTARAM NA LIGA DOS CAMPEÕES OU NAS COMPETIçÕES EUROPEIAS ...
    E TUDO ISTO A CUSTA DAS FRAUDES E TRAFULHICES DE MENTIRAS CORRUPTAS FRAUDULENTAS E IMUNDAS A PREJUDICAR O BENFICA E OUTROS CLUBES TAMBEM.......


    ResponderEliminar
  17. ASSIM É FACIL CONFIANçA A JOGAR COM 14 CONTRA 11 E A CONTAR SEMPRE COM AS AJUDINHAS NOS JOGOS MAIS COMPLICADOS, QUANT MAIS GANHAVAM NA FRAUDE MAIS CONFIANçA TINHAM PARA GANHAR JOGOS E CAMPEONATOS COM OS ARBITROS A ABRIREM AUTO ESTRADAS PARA A BALISA DOS ADVERSARIOS DO FCP A JOGAR COM ESTAS AJUDAS TODAS É FACIL GANHAR CONFIANçA DE VITORIA EM VITORIA QE QUANDO ÉRA MAIS COMPLICADO LA VEM O TA JEITINHO DO PÉNALTY FORçADO PARA O FCP GANHAR!-------

    PASSOS FEREIRA x F.C.PORTO Escandaloso digam lá que este Frutabol não é Comprado que golpe de teatro do james que tropéça no proprio pé FORA DA AREA no pénalti A FAVOR DO PORTO!!
    É SÓ PARA RIR!! Que pouca vergonha ainda por cima um jogador do passos expulso para eles poderem ganhar mais a Vontade,,,,,

    QUE NOGEIRA MESMO FRUTA'BOL MAIS UM CAMPEONATO DADO A ESSSES CORRUPTOS DOPINGADOS CRIMINOSOS LADRÕES SEM VERGONHA NAS BENTAS! SUJINHO PORCO E ESCANDALOSO ATÉ DA VOMITOS DE TÃO MAL QUE CHEIRAM QUE POR ONDE PASSAM IMPÉSTAM TUDO DE MER.....
    O F.C.PORTO FOI AJUDADO VERGONHOSAMENTE EM VARIOS JOGOS ENCLUSIVAMENTE NO ULTIMO JOGO COM O PASSOS COM UM PENALTI INEXISTENTE E ESTE SIM ABSURDO E SUJINHO PORCO MESMO E CLARAMENTE A VISTA DE TODOS SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUÉR ESTA ROUBALHEIRA DE FRUTA'BOL!

    ESTE CAMPEONATO FOI A COISA MAIS PORCA SUJINHA E BADALHOCA QUE JÁ SE VUI NA HISTÓRIA DO FUTEBOL!!!!!!
    O HUGO MIGUEL E OUTROS ARBITROS FORAM OS UNICOS CAMPEÕES 2012/2013 PORCO SUJINHO!
    SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER VER!.......
    NÃO GANHAMOS MAS A CULPA NÃO FOI DO JESUS NEM DO BENFICA, A CULPA FOI ISSO SIM DA FRAUDE DESPORTIVA, CHEGA DE TAPAREM OS OLHOS COM UMA PENEIRA A CULPA É DA ARBITRAGEM E DA FEDERAçÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL NÃO ME VENHAM CA COM HITORIAS PORQUE ESTE FUTEBOL PORTUGUES ESTÁ CHEIO E MINADO DE PODRIDÃO BASTA DE TRAFULHICE E DE ACOMODISMO DO BENFICA, E DE PODRIDÃO NA ARBITRAGEM E NO DIRIGISMO
    EU TENHO UMA DUVIDA É QUE NÃO SEI SE FOI O PORCO CAMPEÃO OU SE FOI UM CAMPEÃO PORCO! !!! MAS QUE FOI PORCO SUJO FOI!!

    COM PATROCINIO DA;
    FEDERAçÃO PORTUGUESA DA FRAUDE FRUTA'BOL PORCO!
    ---
    QUE POUCA VERGONHA ESTE FRUTO'BOL EM PORTUGAL.... " A GANHAR NÃO" QUER-SE DIZER A ROUBA'GANHAR TUDO NÃO É! CORRUPTOS QUE DESCARAMENTO ESTES FRUTEIROS DO FINTO DA POSTA, EM AINDA SE QUEIXAREM DAS ARBITRAGEMS!... Que Deus NOS LIVRE de tal VERGONHA EU SE FOSSE ADÉPTO DO "F. C. P.= "FALCATRUAS CORRUPçÃO e PUTÊDO" NÃO SAÍA DE CASA SÓ DE VERGONHA POR PERTENCER A UM CLUBE QUE TUDO O QUE GANHOU NÃO TEM NENHUM MÉRITO POIS FOI TUDO FALCATRUADO E ROUBA GANHO A PREJUDICAR TRECEIROS E TUDO O QUE É ROUBADO NÃO TEM VALOR NENHUM E SÓ PODE TER VALOR AOS OLHOS DE QUEM FOR IGNORANTE! .......
    SEUS CORRUPTOS Rouba'campeões É uma Fésta a roubar a 30 anos! lol
    http://www.youtube.com/watch?v=AXBu_BlMA0Q

    Enfim é o Masoquismo a Demagogia a Falta de Educação e Ética Desportiva dos Incultos Selvagens Corruptos FCP!
    FêCêPê, são tão Corruptos que não quérem ser sózinhos tambem quérem meter os honéstos no Mesmo SACO PODRE DELES! lol

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking