O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Virados do avesso

. 23 comentários


Portugal, 8 de Maio de 2013



O empate frente ao Estoril, naquela que era uma das duas etapas para “roladores” que faltavam ao Benfica para ser campeão (como lhe chamei em texto anterior), significou um retrocesso de consequências imprevisíveis nos planos do título. Se a vitória nos dava a certeza que, na pior das hipóteses, poderíamos ser campeões frente ao Moreirense na última jornada, o empate trouxe-nos a certeza que o nosso rival directo tem uma chance de nos roubar o título de campeão. Seria apenas mais um dos que nos roubou nos últimos anos, enquanto entre benfiquistas se discute o perfil do treinador, as suas opções de gestão, os aspectos técnico - tácticos etc.


As razões deste inesperado tropeção prendem-se com o seguinte conjunto de razões:


1.     Antes do jogo o Benfica tinha apenas 4 pontos de avanço sobre o FCP, fruto de muito trabalho e qualidade da nossa parte, mas também fruto de 2 penaltys falhados por Jackson em jogos que o FCP empatou (Olhanense e Marítimo). Quem acompanha mais de perto o nosso campeonato sabe também que o FCP foi poupado a vários desaires e muitos pontos perdidos, por decisões dos árbitros sempre com a mesma bitola: na dúvida, favorecer os interesses do FCP. O jogo com o Setúbal foi apenas o último em que não foi assinalado 1 penalty contra o FCP na parte final do jogo (com 1-0) mas foi assinalado 1 penalty inexistente a favor do FCP (falhado). O Sr.º Vieira apoiou inequivocamente o seu amigo Fernando Gomes, o que só surpreendeu quem acredita na “história da carochinha” da “credibilidade” deste Benfica SAD. Os factos aí estão: dois treinadores medíocres bateram recordes de pontos no FCP. Villas-boas campeão com 93%, melhor registo de toda a história do FCP, e Vítor Pereira, campeão com 83% o 5º melhor registo de toda a história do FCP! Mourinho só por uma vez conseguiu ser superior a Vítor Pereira, veja-se bem ao ponto que isto chegou, com o aplauso e inércia – esperadas - de Vieira.


2.     O 2º jogo da eliminatória frente ao Fenerbahce que foi um jogo muito intenso do ponto de vista físico e do ponto de vista mental. 4 dias de recuperação é pouco tempo para um jogo que podia significar o título, ou seja, o prémio pelo bom desempenho dos últimos 28 jogos. A cabeça dos jogadores não “aterrou” e continuou no “ar”, quiçá pensando já nas comemorações e esquecendo a responsabilidade do jogo.


3.      Consequência do ponto anterior, a má opção da gestão física do plantel com base no pressuposto (que já antes critiquei no texto Agri-Doce de 19 de Abril) de que têm de jogar os considerados do "onze base". Esta é uma opção que eu não revejo em Jesus, pois quem avançou com André Gomes para o jogo em Leverkusen, não podia agora ter de medo de lançar esse ou outro jogador contra o Estoril, como já antes não o tinha feito contra o Paços, na 2ª mão da meia final da Taça.


4.      Dito isto, para mim há qualquer coisa que mudou em Jesus e que eu atribuo às pressões da “estrutura”. Diria mais. Este é o problema “José Augusto” que é uma das pessoas credenciadas que mais criticou na Benfica TV, de forma velada ou explícita, a opção de Jesus pela rotação de plantel. Após o 1º jogo com o Bordéus afirmou que o Benfica tem jogadores para jogarem sempre os melhores (no que foi corroborado por alguns espectadores que ligaram para lá). Chegou a defender a sua ideia com “no meu tempo jogavam sempre os mesmos e o campeonato também tinha 30 jogos, havia a Taça dos Campeões e a Taça de Portugal”. Ora eu não acredito que este tipo de ideias não passe de uns para outros na estrutura do clube, e depois chegue ao treinador. Ideias que parecem ter alguma lógica, mas que são desmentidas pela realidade dos outros clubes europeus que chegam longe nas provas europeias. Ora, o treinador pode resistir até certo ponto a este tipo de sugestões, mas depois com o tempo, o sucesso e a pressão, quebra-se qualquer resistência que houvesse a este respeito.


5.      Deste modo e em face do bom plantel do Benfica, plantel com 2 boas opções para a generalidade das posições em campo devido ao muito trabalho de JJ, deveriam ter sido dadas hipóteses a outros jogadores, como já deviam ter sido dadas na meia final da Taça. 3 ou 4 alterações eram suficientes, ficando os habituais titulares dessas posições no banco para entrada a qualquer instante do jogo. Os candidatos a descansar, pelo número de minutos já jogados seriam Lima, Enzo Peres, Sálvio e Garay.


6.      Mas aqui deparamos com outro problema. No Benfica há a teoria que têm de jogar os jogadores do “onze base” (teoria José Augusto) e (teoria 15 mn à Benfica) temos de marcar golos rápido para gerir o jogo. Ora a lesão de Enzo Peres e o empate comprometedor põem completamente em xeque, estas teorias que várias vezes ridicularizei como “tretas”.


Com estas “brincadeiras”, com esta falta de cultura desportiva e falta de respeito pela organização técnica da estrutura do futebol benfiquista, com estas teorias da treta de gente que jogou à bola mas não sabe pensar o futebol, teorias que condicionam as opções do treinador, estamos agora na contingência de fazer um mau resultado no “curral da Galinha”. Se isso acontecer (cruzes, credo, canhoto), não terá apenas consequência no campeonato, terá seguramente consequências no jogo seguinte, na final da Liga Europa.


Andamos 23 anos para chegar a outra final europeia, e graças a uns líricos que estorvam mais do que ajudam, e graças a uma Direcção que não trabalha estes aspectos com o treinador e equipa técnica, estamos na antecâmara de ter deitado tudo a perder, com um conjunto de más opções técnicas, tácticas e físicas, que eram de previsão fácil. As conquistas fazem-se nos pormenores e isso é coisa que no Benfica da “credibilidade” e do “sabemos para onde vamos”, 12 anos e muitos milhões depois, não existe.


Espero que o Benfica não perca no campo do FCP, não só porque somos de longe a melhor equipa a jogar a bola, mas também para não ter de ouvir o Sr.º Vieira dizer que ainda estamos a pagar a factura dos tempos da Direcção do Dr.º Vale e Azevedo.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Anónimo8/5/13 15:05

    Eagle, custar custa a todos mas diz me lá então quem faria melhor? Claro que ainda estamos a pagar a gestão do vale e azevedo. Mais que isso, estamos a pagar NINGUÉM ter tido atenção aos truques dos corruptos há 30 anos, quando começaram.

    ResponderEliminar
  2. Mal ou bem, o jj pôs estes jogadores a jogar única e exclusivamente por aquilo que pensou e não pelo que outros dizem. Aliás, se existe coisa sobre o qual toda a gente tem uma opinião consensual sobre jj é que ele é teimoso e arrogante, logo, não acredito que o possam ter condicionado dessa forma.

    O Benfica deve MUITO a este treinador, eu até já consigo pôr de lado muita da embirrância que tinha para com ele (a teimosia era uma das coisas que me tirava do sério) mas existe ainda uma coisa que me deixa frustrado com o treinador do Benfica:

    - a sua incapacidade de reacção nos maus momentos da equipa, num determinado jogo.

    Não é a primeira vez que vemos jj resignado, com um olhar de quem não faz a menor ideia do que fazer a seguir e então, não faz nada. Só não esgota as substituições em jogos que está a perder ou a empatar e em que precisa fazer algo.
    Não 'perdemos' com o estoril por causa do jj não fazer a 3ª substituição, mas que não existia nenhuma razão para ele não a fazer, isso não existia.. a equipa estava partida e perdida em campo, algo teria de ser feito, deixar igual era absurdo e inoperante.

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos, tenho de denunciar uma situação inconcebível que se está a passar em relação à venda dos bilhetes para Amesterdão.

    Hoje às nove da manhã, nas casas do Benfica que consegui contactar não havia nem um bilhete disponível para compra no sistema de bilhética.

    As casas do Benfica do Porto, Famalicão, Gaia e Viana não conseguiram comprar nem um bilhete!! Às nove da manhã já não havia nada, como é possível? Se hoje começava a venda para os redpass normais, como é que já tinham sido vendidos 9000 bilhetes para os redpass centenarium e fundador? E pelos vistos, de manhã na BenficaTV foi anunciado que já estavam esgotados os bilhetes. Não tenho a certeza disto, pois não vi, alguém que confirme se puder.

    Só há uma explição para o sucedido. Os bilhetes ficaram retidos ou foram vendidos por meios ilegítimos. Alguém no Benfica está a aproveitar para, ou dar bilhetes aos amiguinhos, ou ganhar dinheiro ilegalmente à custa dos sócios! É inconcebível!

    O Benfica é um clube mundial, a partir do momento em que anunciam que os bilhetes estão disponíveis pelo sistema de bilhética, têm de cumprir, é uma vergonha o que se está a passar!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/5/13 15:33

    patriarca disse:

    No Futeluso existem factos e esses são-mos desfavoráveis e tu enumeras muitos deles em que em caso de DUVIDA o Porco é sempre Beneficiado, ora contra o Benfica ainda mais isso acontece, somos SEMPRE ROUBADOS perante não de duvidas, mas de CERTEZAS CORRUPTAS e Sábado no Ladrão não será diferente, portanto vai ser muito dificil, não por a equipa do Porco estar melhor que o Benfica, mas pela VERDADE DESPORTIVA que NUNCA ou pouquissimas vezes passou por aquele ANTRO MAFIOSO.

    ResponderEliminar
  5. Andei a ler agora pela blogosfera que a venda foi antecipada 2 horas no Estádio da Luz. Não estou contra ninguém que vá, boa sorte aos que vão e conseguiram bilhete.

    Só quero que fiquem a saber que das casas não vai ninguém (pelo menos das que consegui contactar). Gente que faz milhares e milhares de quilómetros todo o ano para apoiar a equipa. Não estou a dizer que são mais do que os outros, mas não devíamos ter todos a mesma oportunidade de tentar comprar um bilhete? É que se tivessem dito que só se vendiam bilhetes no estádio, muita gente tinha ido aí para a fila. Assim ficou tudo feito parvo nas casas a apreciar a injustiça que se fez a meio mundo Benfiquista. Mais uma vez, boa sorte aos que vão, espero que se divirtam e que tragam a taça.

    Não tenho dúvidas que para a taça de Portugal o filme vai ser igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/5/13 18:11

      tens razão mas foram só 9000 bilhetes, nunca ia dar para todos :|

      Eliminar
  6. Li na diagonal porque estou no trabalho, mas falta ainda falar nas declarações muito infelizes de um Diamantino só porque Jesus disse que o passado não interessa.

    Dito isto: é claro para mim, e pelo que escreveste para ti, que o Jorge Jesus não é o problema. Só espero que os resto também veja isso. Força Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo. JJ nunca foi o problema.

      Quanto ao Diamantino, que merda de benfiquistas são estes que na fase crucial do campeonato vêm desestabilizar o clube? Eu até percebo a questão dele, mas com amigos destes...

      Eliminar
    2. Qual questão? Se o passado não interessasse, acham mesmo que o presidente ia atrás do museu?

      A verdade é que o jogo mais importante é sempre o próximo e aí o passado não interessa. Não é por termos sido campeões em 2010 que o jogo de hoje tem menos importância. Portanto, continuo sem saber o porquê daquelas declarações

      Eliminar
  7. Anónimo8/5/13 15:41

    Artur
    Maxi-Luisão-Garay-A.Almeida
    Salvio-Matic-Enzo (A.Gomes)-Melgarejo
    Gaitan
    Lima

    Alinharia assim no Dragão, penso que todos vimos que Ola Jonh vive um momento de forma horrível (again), o Melga tem já, uns processos defensivos interessantes, e uma acutilância dos tempos avançado/extremo que o holandês não dispõe... pk Lima?? porque para se cair na contra é necessário alguém rápido, com boas diagonais e que saiba exercer pressão na 1ª fase de construção portista...Atenção Às bolas paradas defensivas, não va o mangala ou maicon ou qulaquer outro fazer NOVAMENTE golo num lance desse tipo...

    ResponderEliminar
  8. Acho curioso a ideia de que quando JJ falha é porque cede à "estrutura"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, JJ apenas falha porque NÃO HÁ estrutura...

      Eliminar
  9. INFORMAÇÃO NGB:

    Informo os anónimos (não publicados), que o autor deste post não é MODERADOR, portanto não tem acesso à merda dos vossos comentários!

    OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/5/13 21:27

      Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAA!!!!

      Beijos querida!

      Eliminar
  10. Boa Tarde.

    Aproveito este tópico para responder ao tópico anterior sobre a Exigência de Controle Anti Doping.
    Lolada......
    E vão exigir um controle antidoping a quem?
    Ao gomes das Facturas? ao Corrupto da Liga ou ao Vendido da comissao anti-doping.....
    Talvez ao "Isento" Platini....

    Não vai haver Controle , e mesmo que Houvesse seria deturpado....
    Todos estamos cientes que o Benfica não pode usar Doping pois 4 Feira em Amesterdão há controle e o Doping não limpa assim , e os produtos usados para limpar o Doping não desaparecem em 2 ou 3 dias e são ilegais também , vejam o caso Deco que não foi apanhado com Doping , mas sim com um Anti-Hipertensor usado na Limpeza do mesmo...
    Será um jogo de "Limpinhos" contra "Sujinhos" acompanhado á viola por um arbitro que não me admira nada que seja o Proença....

    Indo a este tópico, o Campeonato , salvo algum milagre já era....
    Não se podia perder com o Estoril , JJ tinha de conseguir mentalizar a equipe para isso , Joga-se quem joga-se.
    Quando há a coragem de usar 2as escolhas na Liga Europa , tem da a Haver também na gestão destes jogos.
    Se há jogadores cansados ou no limite físico , JJ tem obrigação de saber e tomar medidas...
    ou ter um plano B para as adversidades.

    Perdendo pontos com o Estoril , Ofereceu-se de bandeja o Campeonato aos Corruptos , que não irão hesitar perante tanta boa vontade....
    Aliás , bastou ver a Cara de Terror de JJ na parte final do Jogo , e a cara de desenterrado na conferência de Imprensa...

    E A culpa não é só do JJ , o Estoril joga com atletas emprestados pelo Benfica , tem na direcção pessoas que estiveram numa passado ligadas ao Benfica , é assim tão difícil Negociar algo de modo a que em caso de necessidade eles abrirem as pernas , tal como fazem os tripas para os seu joguitos.....
    Querem ver que na Madeira aquela encenação foi real?.....
    No fim abraçaram-se todos , felizes e contentes....
    Em Portugal temos de dançar consoante a musica toca , e se é legal corromper arbitro , se é legal comprar atletas adversários , se é legas a viciação de resultados....Ora bola , estamos á espera do quê?
    O que vai ficar na História é quem ganha , daqui a um ano ninguém se lembrará que estivemos a 1 pequeno passo de ganhar 3 competições importantes...
    Mas se não as ganharmos , toda a gente nos recordará como os "Tri" Cabeçudos....e o JJ como o Peseiro da Pastilha....

    Dai que , salvo um Milagre , e estamos quase a 13 de Maio , podem tentar fazer uma promessa á Senhora de Fátima para ver se ajuda , mas Somos Treinados e Geridos por pessoas com muito Potencial , mas com um "Rating" de eficácia e Competência algo Baixo para um clube com a nossa dimensão.

    Oxalá o Milagre aconteça , a esperança é a ultima a Morrer , mas metemos a Cabeça no Cêpo e dissemos ao Atrasado mental do Bitó......CORTA.....
    Esperemos que o Gajo para alem de atrasado mental , seja também Zarolho....

    Filipe Vieira , com 12 anos de Benfica , já era tempo para deixar de ser "tenrinho" e deixar-se comer de cebolada....

    Ou querem ver que na sua vida privada ligada principalmente á construção nunca teve de "Lavar" as mãos a ninguém?......

    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde diz "Perder com o Estoril" , deve ler-se "Perder Pontos com o Estoril.

      Cumps.

      Eliminar
    2. Anónimo8/5/13 17:42

      Portanto, tudo aquilo que condenas no Porto queres que o Benfica o faça??!! Isto não torna o Benfica melhor, mas igual aqueles que censuras. É isto que os benfiquistas esperam do Benfica??? Corrupção, aliciamento, doping????

      Cumprimentos,
      Pedro

      Eliminar
    3. Boas Pedro.

      A temática do Politicamente correcto dava conversa para uma boa tertulia de volta de uns Bivalves e acompanhado por umas cervejas fresquinhas a estalar....Lol

      Obviamente que todos nós sabemos o que são os Valores , a quando da nossa formação são-nos transmitidos pelos mais velhos.
      Mas quando chocamos com a dura realidade da vida profissional , vemos que não existem valores em grande parte da vida profissional....
      És tu que não consegues emprego , mas o teu colega que é primo de uma tipa que faz uns bicos ao chefe , já entra de caras , apesar de teres melhores notas....
      Num emprego tens de andar sempre com um olho no burro e outro no cigano , pois não há valores entre colegas , um é bufo do chefe , outro não vai com a tua cara , outro tem inveja de ti , outro anda a comer a mulher do chefe...
      Se és empresário , lidas diariamente com vigaristas , trafulhas , comissionistas , aldrabões , etc...
      Se és uma pessoa de valores e te queres governar nessa filosofia , ficas falido em 3 tempos , os teus concorrentes vão dar comissões a autarcas para facilitar a concretização de um projecto...
      Chegas a uma altura que revês rapidamente a tua postura , principalmente se tiveres uma familia para alimentar...

      Não aceito obviamente que o Benfica tome o Lugar dos tripeiros na Viciação de Resultados...
      Mas enquanto eles tiverem esta postura , não podemos andar a sempre a ser comidos e a chorar sobre o leite derramado.
      Neste campo como noutros , tão criminoso é quem rouba , como quem se deixa roubar....

      E é tão bom ser feliz....
      E é tão bom chegar a casa e ver que o nosso trabalho faz a nossa familia feliz...

      Uma mãe que é obrigada a Prostituir-se para alimentar um filho , de certeza que fica feliz ao chegar a casa e ver o seu filho satisfeito , com comida na mesa , brinquedos e roupa para vestir...

      Quando se consegue conciliar a Felicidade com os Valores , maravilha...
      Quando tal não é possível , a Felicidade está para mim em Primeiro Lugar....

      Cumprimentos.

      Eliminar
  11. "(...) As conquistas fazem-se nos pormenores e isso é coisa que no Benfica da “credibilidade” e do “sabemos para onde vamos”, 12 anos e muitos milhões depois, não existe. (...)

    Estranha-se, então, 83% dos votos na recondução do actual presidente... Ou, se não, o que é que me falha aqui? Será que à maldição do Bella Gutmann ainda se junta a maldição Vale e Azevedo?

    ResponderEliminar
  12. Fonte seguríssima: prémio de jogo para os corruptos: 200 mil euros por jogador.

    ResponderEliminar
  13. benfiquista do coração8/5/13 20:21

    Xander_Aguia

    toca no cerne da questão

    se o benfica perder este campeonato
    é porque a direção
    andou a dormir na baía de cascais

    outra coisa
    os clubes de lisboa foram aqueles
    que se mataram em campo
    para nos tirarem o título
    nestas últimas jornadas

    estoril e sporting
    deram tudo por tudo

    enquanto setubal, nacional e outros
    pareceram tão tenrinhos


    enfim
    depois de uma meia final
    em que que toda a carne foi posta no assador
    o jogo com o estoril
    toda a gente sabia que ia ser um jogo sofrido

    toda a gente menos a direção
    que andou a dormir
    na baía de cascais

    podem não gostar de ouvir isto

    mas é a realidade


    o que fez o estoril
    que motivação extra houve
    para tanto frenesim amarelo

    com umas declarações do treinador
    do estoril depois do jogo
    viradas pró xico-espertismo
    e a pôr-se em bicos de pés

    ResponderEliminar
  14. John Wakefield8/5/13 21:52

    Não quero que me chamem de pessimista. E acreditem que eu adorava estar enganado, redondamente equivocado. Mas a verdade é esta, até no tempo de recuperação para o clássico, o FCP nos leva vantagem (teve mais 2 dias em que aproveitou para descansar)... O único trunfo que teremos é o facto de iniciarmos o jogo à frente na classificação. De resto, temos tudo contra nós. Público, intimidação, arbitragem que será, muito provavelmente, caseira (deduzo que o árbitro será o Soares Dias ou o Jorge Sousa), condição anímica/física... Matic está arrebentado pois nunca teve alternativa viável. Enzo idem aspas. Martins está suspenso. Aimar não está sequer em forma física para este jogo. André Gomes tem talento, mas vai ser lançado aos lobos num jogo desta importância. Salvio também apresenta queixas.
    Enfim, sobram Gaitán e Ola John no meio campo, em condições mínimas de poderem render o que esperamos deles. Urreta também poderia ser uma surpresa... mas de resto, o meio campo do Benfica estourou... Isto não está nada famoso.
    Não é preciso adivinhar o que vai acontecer nas próximas duas finais (FCP e Chelsea). Se fizéssemos o nosso trabalho de casa com o Estoril, enfim...

    Só vamos a tempo de salvar a taça de Portugal... Não salva a época, mas disfarça um pouco o insucesso da temporada vigente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking