O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 13 de abril de 2013

Perdoa-lhes, não sabem o que dizem!

. 45 comentários

Já todos perceberam por posts anteriores a admiração que nutro por Jorge Jesus. Não será por vencer eventualmente este campeonato ou a Liga Europa que irei admirar mais, tal como não será por vir eventualmente a perder tudo que irei admirar menos. O trabalho feito leva-me acreditar que nos últimos quatro anos, apesar de não termos ganho tanto como gostaria, dificilmente algum outro treinador (acessível ao Benfica) teria feito melhor.

Bem sei que alguns benfiquistas não gostam do homem, e estão, claro no seu direito, mas a verdade é que ele lá vai, devagar devagarinho, batendo recorde atrás de recorde.

E quando as pessoas batem recordes como Jorge Jesus tem batido, claro, será sempre possível arranjar forma de desvalorizar esses feitos. Alguns dirão, como não haveria ele de bater recordes se esteve lá 4 anos e os outros só estiveram 6 meses? Ou como não haveria ele de bater recordes se pode comprar jogadores com que outros só puderam sonhar?

Tretas é o que digo, é ter duas palas à frente dos olhos! Se lá esteve 4 anos é porque a grande maioria dos sócios esteve sempre do seu lado e nunca deixou de acreditar no trabalho que estava a ser feito. Se não acreditassem, era igual aos outros, vinham os assobios, os grafittis e os lenços brancos, e teria seguido o caminho daqueles que antes dele foram entrando e saindo a um ritmo vertiginoso.

E aqueles que se desculpam com a qualidade dos jogadores contratados, com o dinheiro despendido, mais uma vez tretas, já que no fim de cada época de Jorge Jesus o Benfica vendeu sempre mais do que o que gastou. Se calhar antes é que era bom, gastava-se 5 vezes menos mas em cada final de época o “deve” era sempre maior que o “haver”, porque não havia ninguém para vender.

Não, Jorge Jesus não é um bom falante, não fala inglês e dá calinadas no português. Ainda assim é aquele que dá as conferências de imprensa mais interessantes. Durante anos era foi visto como um cigano no futebol, alguém esquisito, porque tinha o cabelo comprido e passou demasiado tempo sempre vestido de negro depois do falecimento da mãe. Não é bom falante como Quique Flores, não tem a postura de um Vilas Boas ou a inteligência de Mourinho, é fácil ver nele um pacóvio saloio, e atribuir à sorte a mestria que demonstra dentro do campo.

Mas goste-se ou não do estilo, convençam-se de que este Jorge Jesus é um grande treinador. Um bom treinador vê-se na cultura de exigência, vê-se na crença e na mentalidade dos seus jogadores, vê-se no conhecimento que cada jogador tem do seu papel e da sua missão dentro do campo, vê-se no comportamento tático das equipas,  vê-se na qualidade do futebol demonstrado, vê-se numa equipa que acredita no trabalho e desconfia da sorte, vê-se na galvanização dos adeptos, vê-se na percentagem de acertos dos jogadores que se contrata, vê-se na valorização dos jogadores que passam pelas suas mãos, e claro, vê-se nos resultados. E vê-se em algo, que tão pouca gente valoriza: saber construir um plantel disciplinado em que ninguém é insubstituível, jogadores que sabem que o treinador é soberano e que será sempre capaz de sobreviver à insubordinação (e à ausência) de qualquer jogador.

Repito aqui aquilo que há muito digo: Jorge Jesus foi o melhor que poderia ter acontecido ao Benfica e a Luís Filipe Vieira. Jorge Jesus salvou a Direção e o Benfica do abismo financeiro, numa altura em que LFV colocou toda a carne no assador e precisava de alguém que não falhasse (como falhou Quique Flores), alguém que trouxesse ao Benfica dimensão, galvanização, alguns resultados desportivos, receitas de Champions League e rentabilização de ativos.

Que grande época tem feito o Benfica este ano! Com dois médios absolutamente fundamentais, Matic (o tal que não era 6 nem era 8) e Enzo, espremidos até ao tutano, aqueles que por tanta gente foram apontados como erros colossais do homem esquisito! E como correm os jogadores, jogadores esses que segundo alguns faziam parte de um balneário completamente arrebentado pelo tal homem esquisito que não sabe motivar nem ter uma conversa séria com ninguém.

Este treinador, futebolisticamente falando, tem mãos para treinar e ganhar em qualquer grande clube do mundo. Este treinador com um plantel de luxo era rei.

Este treinador, tivesse ele a sorte do Benfica ser um clube que não precisasse de vender para sobreviver, tivesse ele a hipótese de ter um plantel com alguns jogadores que hoje tem, juntando a outros que entretanto se viu obrigado a perder como David Luís, o Fábio, o Di Maria, o Ramirez, o Witsel ou o Javi Garcia, e meus amigos, não duvido de que estaríamos a lutar palmo a palmo pelas grandes conquistas internacionais, e com um plantel de baixíssimo custo se comparado aos grandes colossos da Europa.

No Real e no Manchester é fácil. Em cada ano mantém-se o que de melhor se tem e reforça-se com aquilo que de melhor os outros têm. E por isso acho sempre que querer comparar Jorge Jesus com um Mourinho ou um Ancelotti é tão estúpido como querer comparar Messi a Ronaldo. Os meios que cada um tem ao seu dispor são completamente diferentes.

Pelo que vou percebendo, aqui de longe, num país diferente, parece que agora todos de repente acordaram e perceberam que é hora de valorizar tudo o que de “bom” já temos e deixar de lamentar tanto aquilo que ainda nos falta. Parece que agora já todos acham que o “tal burro velho que não aprendia línguas”, afinal também aprende com os seus erros e tem sabido evoluir e refinar as suas competências.

Alguns que hoje tanto o elogiam, aliás os mesmos que há um ano tanto o criticavam, aliás os mesmos que há três anos tanto o elogiavam, aliás os mesmos para quem a competência das pessoas muda da noite para o dia conforme as bolas batem ou não nos postes, talvez tenham percebido tudo um pouco tarde demais.

Eu não ficaria pois surpreendido se fosse o próprio Jorge Jesus a exigir para si mesmo a oportunidade de provar a alguns “iluminados” que é tão bom como os melhores, e mostrar num outro clube e num outro país, que ensinar miúdos a correr atrás de uma bola ainda é uma arte ao alcance daqueles que falam mal português e apenas frequentaram a Universidade da Vida. Tenho a certeza que para alguns, o grande desalento seria perceber que, se calhar, para Jorge Jesus, o Benfica não tem forçosamente de ser o ponto mais alto da sua carreira.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

45 comentários

  1. EAGLEHEART13/4/13 11:21

    «mas a verdade é que ele lá vai, devagar devagarinho, batendo recorde atrás de recorde.» Só que a grande verdade meu amigo é que um clube como o Benfica não vive de Records, os tais Records de que muitos adeptos falam só serão importantes se vierem acompanhados de titulos, da vitória final o resto são tudo tretas. Eu quero lá saber se o Glorioso passou 30 e tal jogos sem perder se no final do campeonato o titulo vai parar aos Cabrões dos Corruptos? eu quero lá saber se ainda não perdemos na Uefa se numa possivel final entregamos o oiro ao Chelsea ou pior aos Suiços? são ditas muitas tretas e eu tambem poderei estar a dizer algumas mas existem jovens Benfiquistas que ainda não se aperceberam que a História do Benfica fez-se sempre de titulos e não de Records ou de vendas fabulosas de jogadores, desculpem mas eu sou daqueles Machos que não gosta de ser considerado o maior sedutor ou o mais bonito, eu gosto é de ser eu a comê-las, percebem o que quero dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "eu sou daqueles Machos que não gosta de ser considerado o maior sedutor ou o mais bonito, eu gosto é de ser eu a comê-las, percebem o que quero dizer?"

      Hahah, essa frase matou-me!!:))

      São diferentes formas de ver futebol, ambas válidas.

      Quando resumes o trabalho das pessoas às conquistas, queres-me então convencer que é igual fazer uma época como o Sporting e acabar em segundo, ou fazer uma época como o Benfica e acabar em segundo;

      Ou queres-me convencer que o trabalho de Trapattoni foi melhor do que o de Jorge Jesus porque conseguiu o milagre de ser campeão com 65 pontos em 34 jornadas!! É que se reparares, isso é como atribuir ao italiano o feito, quando esse feito também tem muitissimo de demérito dos adversários.

      Ou queres-me convencer que é um trabalho de merda em 25 jornadas ter 21 vitórias e 4 empates, sendo que 2 desses 4 empates foram roubos de igreja com Académica e Braga;

      Queres acreditar que para ser campeão, basta fazermos bem o nosso trabalho, sem termos de contar com o trabalho dos nossos adversários, e às vezes dos homens do apito;

      No fundo, o que me queres dizer é que o percurso não conta, as celebrações das vitórias ao longo da época não contam, o que deviamos era estar calados e em casa a época toda e esperar por Maio para decidir se íamos ao Marques ou ficávamos em casa;

      Como calculas, essa é uma visão com que discordo completamente!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada13/4/13 20:48

      Eh! Pá! Usem os argumentos que quiserem, mas minimizar um título ganho com tanto suor, tanto sacrifício, tanto trabalho, é algo que não aceito.
      Enquanto os outros se enaltecem e aos seus feitos, nós andamos nisto de achar que o campeonato ganho por Trapattoni não presta! Ganhem juízo. Ganhar é sempre bom. E é sempre mérito de alguém e quiçá também demérito de outros.
      Quer dizer, uns campeonatos não prestam, outros são-nos roubados pelos árbitros como o ano passado... Entendam-se!

      Eliminar
    3. No dia em q JJ tiver metade do curriculo do Trapp falamos...

      Eliminar
  2. O GLORIOSO13/4/13 12:13

    Grande Post Redmoon, parabens assino por baixo.
    Jesus é o melhor treinador do Benfica que me lembro desde que nasci e mesmo havendo Erikson, Jesus vai de certeza supera-lo.
    Não há comparação possivel com qualquer um, os seus numeros falam por si. Este Benfica pode ser o melhor Benfica de sempre com a melhor epoca de sempre, estar 1 ano sem perder com equipas Portuguesas, estar 6 meses sem perder 1 jogo oficial, estar a 1 mês do fim da epoca com 2 derrotas (1 com o Barça a melhor equipa do Mundo), nem nos anos 60 houve estes numeros.
    Mas digo mais Jesus em muitos aspectos é melhor que Mourinho. Isso levava-nos muito longe, nem estou a dizer que Jesus é melhor que Mourinho mas se vir-mos bem Mourinho não "fez" nenhum jogador na sua carreira de treinador. Não pegou num jogador desconhecido, trabalhou-o e transformou-o num dos melhores do mundo. não fez isso com ninguém. Nos Corruptos daquela equipa quantos quando ele saiu tiveram carreiras Internacionais relevantes? 2 o Ricardo Carvalho e Deco e os outros. Pois andaram de clube em clube, nas Russias, etc sempre dispensados em todo o lado. Sabem é facil chegar á Inglaterra e dizer ao russo milionário quero o melhor avançado africano, quero o melhor extremo da Holanda, etc, chegar ao Moratti quero o melhor 10 da selecção Holandesa, quero o melhor central do Brasil, quero o avançado do Barça, chagar ao Florentino Perez quero o 2º melhor jogador do Mundo, quero o Káka, quero o melhor defesa esquerdo da Europa (formatado por...), quero o melhor extremo Argentino (formatado por...).
    Pois é assim é mais facil não é? que pegar em Di Marias que nem rematar sabiam e transforma-los no jogador que é, em Coentrões dispensados de Espanha e faze-lo o melhor na lateral esquerdo onde nunca tinha jogado, pegar num jogador dispensado e ridicularizado na Madrid e leva-lo á selecção espanhola a melhor do Mundo, etc, etc. Mas isso não vale a pena falar.

    P.S- Imaginem que no dia 1 de Setembro de 2012 Florentino Perez chega ao pé de Mourinho e diz-lhe: Olha vendemos o Xavi Alonso e o Kedhira e não contratamos ninguém para os substituir, por isso caro arranja-te com o plantel que tens. E já agora o Pepe vai estar 3 meses de fora, agora amanha-te, arranja soluções. Estão a ver o que Mourinha faria não é? se calhar com isso era campeão Europeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor Benfica de sempre, é o...BENFICA!!
      mas para não pensares que estou a desconversar, o melhor Benfica de sempre...foi aquele que numa década...ganhou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (seguidas, tendo a possibilidade do Tri), esteve, nessa mesma década participado em 5 finais da TCP (esta sim, foi a melhor equipa do mundo de todos os tempos!!! não o Barça!!! Não desvalorizemos a nossa grandiosa História!!). Nessa mesma década ganhou 7 ou 8 campeonatos nacionais e creio que 4 Taças de Portugal (não me recordo de cor). Já eramos "o Glorioso", mesmo antes de qualquer conquista Europeia, ninguém se esqueça...

      Eliminar
    2. Ah! quanto ao resto... estou de acordo

      Eliminar
    3. Concordo que Jorge Jesus é um excelente treinador.

      Mas Mourinho é ÚNICO! COncordo, e escrevi no meu post, que ser do Real ou do Manchester é facil, mas o que Mourinho fez no POrto foi inacreditavel. Aquela era uma equipa de tostões, e se de facto, como dizes, daquele plantel só sairam dois craques para a Europa, o Deco e o Carvalho, isso só realça ainda mais o trabalho de Mourinho - conquistar aquilo que conquistou com alguns jogadores banais, dos quais, apenas ele foi capaz de tirar o rendimento que tirou.

      Eliminar
    4. Águia Preocupada13/4/13 20:43

      Mourinho é bom! Já deu mostras de sobra sobre a sua valia. Mas não esqueçamos que a nível interno, não foi preciso nenhum esforço, pois o apito estava vivíssimo... Ou não ouviste as escutas? E isso permitiu-lhe colocar todas as suas forças na liga dos campeões. E também aí, a sorte e os favores arbitrais foram bem patentes... Basta lembrar-mo-nos do jogo com o Deportivo e aquela expulsão... Enfim! A história será feita um dia! Pena que já cá não estarei, possivelmente!

      Eliminar
    5. O GLORIOSO13/4/13 22:59

      Bem estando de acordo com algumas observações se calhar não me expliquei bem no comentário.
      1º Se o Benfica ganhar o Campeonato, a Taça e a Liga Europa faz a sua melhor epoca de sempre do clube, ou não sabiam? quando fomos Campeões Europeus em 61 também ganhamos o Campeonato mas perdemos a taça porque marcaram o jogo da 2ª mão das meias finais com o Setubal 1 dia depois da final de Berna e jogamos com as reservas perdendo a vantagem de 3-1 da 1ª mão; em 62 perdemos o campeonato mas ganhamos a taça, ou seja nunca ganhamos as 3 competições na mesma epoca por isso se acontecer será a melhor epoca do clube;
      2º Depois o que referi foi nesses anos 60 onde eramos a melhor equipa da Europa nunca estivemos 1 ano sem perder em provas nacionais, nunca estivemos 6 meses sem perder 1 jogo oficial mesmo sendo a melhor equipa por essa Europa fora. Mesmo em 72/73 quando ganhamos o titulo sem derrotas fomos pelo meio afastados da taça pelo Leixões;
      3ª Sim E PLURIBUS UNUM "Já eramos "o Glorioso", mesmo antes de qualquer conquista Europeia" sabe porque foi o Benfica apelidado assim? Foi ainda na 2ª decada do seculo XX ainda eramos só o Sport Lisboa que só com Portugueses ganhou ao Carcavelinhos só com Ingleses coisa inimaginável na altura assim ficamos O GLORIOSO SPORT LISBOA;
      4º RedMoon como referi a discussão levava-nos muito longe. Também acho que Mourinho é o melhor Treinador do Mundo, admiro-o muito mas as suas qualidades e trunfos são vastos e a vertente de "criar" jogadores não é bem o seu forte. Repito nunca pegou num jogador desconhecido e fez dele um dos melhores do mundo na sua posição, ou que ele faz é motivar de uma forma incrivel os jogadores que tem fazendo-os dar tudo e tudo até morrer se for preciso em campo, mas pegar num jogador incognito trabalha-lo, ensinar-lhe por exemplo uma nova posição e passado 1/2 anos ser um dos melhores do Planeta isso nunca fez. Sabe é mais facil pedir ao Florentino Perez para dar 35 milhões pelo Benzema que pegar no Rodrigo então no Castilha e dar-lhe a capacidade que tem hoje, ou contratar o melhor central Francês por mais de 20 milhões e estar 1 ano sem reparar que tinha no seu plantel um dos melhores centrais do Mundo dispensando-o (obrigadinho Mourinho). Isso é mais dificil pois ter Di Marias, ou Coentrões ja preparadinhos em grande 2 anos que fazer de qualquer Calejon um grande jogador. Não estou a dizer que Jesus é melhor que Mourinho mas nessa vertente tecnica do treino isso posso dizer Jesus dá de goleada a Mourinho.

      Eliminar
    6. Daniel Oliveira14/4/13 00:18

      Rapaz cometes o erro que a maioria dos entusiastas benfiquistas comete.
      Já todos se esqueceram do mais importante, do que já se finalizou. Todos enaltecem que ainda podemos ganhar e o como isso torna a época fantasticamente positiva. A maioria esquece-se que ainda nada ganhámos, muito pelo contrário. Taça da Liga foi-se. Champions foi-se.
      Não ganhámos nada ainda, mas já perdemos. E isto tem de estar bem presente na cabeça de todos. Mas quer ganhemos quer percamos o resto, tanto agora como daqui a 2 meses.
      E para concluir, haverá mais gente que concorde com O GLORIOSO que se ganharmos as 3 competições esta época estaremos a fazer a melhor época da história do clube? Mais alguém concorda que vencer o campeonato e Champions é inferior a ganhar campeonato, Liga Europa e Taça?
      Ganhar a Liga Europa será fantástico, mas por favor não confundam o valor e importância da Taça dos Campeões Europeus com o da Liga Europa.

      Criticam imenso os portistas, auto-proclamam-se melhores adeptos e pessoas que eles (como se o que distingue as pessoas é o clube pelo qual se torce (novo racismo?)) mas depois cometem os mesmos erros que criticam. Gozam com eles por desvalorizarem a Taça da Liga e por este ano a terem tentado vencer. Mas agora esquecem-se da desvalorização feita nos últimos anos à Liga Europa? Quando o Porto a ganhou não valia nada e agora como somos nós na luta já é algo majestoso?

      Eliminar
  3. Águia Preocupada13/4/13 13:18

    Não tenho o dom da adivinhação para achar que SÓ JJ seria capaz de fazer o quê(?), mas muito mau seria, que depois de milhões e milhões gastos não se visse alguma coisita... E digo coisita, porque títulos... níquelis! A história do Benfica fez-se com vitórias e títulos. Quais records, quais valorização de activos, quais carapuça! Títulos! É o que precisamos e a que temos direito! Exigir títulos depois de tantos milhões deitados à rua, é uma legitimidade que os benfiquistas têm.
    Não desgosto de JJ, mas daí a endeusá-lo e considerá-lo insubstituível, vai uma IMENSA distância!
    É verdade, que ele está só. Não tem uma rectaguarda que o defenda e defenda o Benfica. E só esta questão atenua o que de mau tem acontecido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bla bla bla bla,ir a Luz e a outros campos apoiar,ta kieto ...

      Eliminar
    2. Lá está o velho discurso dos milhões gastos... Não passa de uma frase feita... O saldo entre as vendas e as compras de JJ sempre deu lucro... Ao contrário daqueles que o antecederam.

      Títulos níquelis, como dizes, quer dizer, o campeonato não conta? As 3 taças da Liga também não?! E se a estas juntares mais um ou dois troféus que eventualmente conquistemos este ano... Não serão conquistas importantes em 4 anos?! Alguém fez melhor nos últimos 30 anos?! Diz-me lá quem.

      Resumir tudo aos títulos, não é justo... Os títulos sempre fizeram falta ao palmarés, mas certas outras conquistas de Jorge Jesus, a tal galvanização, o bom futebol, as lutas pelos troféus até perto do fim, a valorização de activos, a reconquista do prestigio europeu, foram conquistas essenciais para a sobrevivência do clube e a uma certa pujança que nos dias de hoje existe.

      Eliminar
    3. Águia Preocupada13/4/13 22:43

      Olha PNC, quantas vezes já foste ao estádio ver o Benfica? Há mais de 20 anos que tenho lugar cativo e raramente falho um jogo! Este ano falhei um (com o Paços de Ferreira) por motivos de força maior... Verdade que fora não vou, mas ára lá de falar do que não sabes!
      Em 30 e tal anos não falhei 10 jogos...

      Eliminar
  4. Totalmente de acordo, EagleHeart.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo o que dizem em relação aos títulos, mas tenho que concordar com o autor dos textos em alguns pontos. Para ser sincero não me lembro de ver o benfica a jogar com a personalidade que tem jogado a muitos anos. Parece-me que o JJ depois de ter perdido o campeonato o ano passado aprendeu com os erros e neste momento penso que seria o treinador certo para muitos anos. De facto ainda existe insuficiência de títulos mas vê-se um crescimento grande e os títulos serão a consequência de todo o trabalho feito e sobretudo de estabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto se analisarem os trabalhos dos treinadores só pelos resultados, vão-se cometer erros gravissimos. Ha alturas em que é preciso perceber a evolução, talvez aceitar que ainda não estamos no lugar em que desejavamos estar, mas acreditar ainda assim que estamos a fazer o que temos de fazer, e que mais tarde ou mais cedo o trabalho vai dar frutos.

      Por exemplo o ano passado, aceito que o campeonato foi mal perdido. Ainda assim, decide-se na LUZ COM um golo em for de jogo, nao desculpando ainda assim alguns dos nossos erros.

      Mas ha dois anos, ao fim de 5 jornadas, os homens do apito ja tinham arrumado connosco, essa é que é a verdade.

      Eliminar
  6. Pela primeira vez neste blogue vejo alguém "sair" das regras ou seja, ir contra a maioria dos pontos de vista dos frequentadores que maioritariamente são contra JJ e Vieira.
    Esse Redmoon é na verdade o residente que mais se distingue pela coerência e não alinhar num bota abaixo constante como tem sido prática aqui.De notar também a coragem com que acusa os que ontem eram "não" e hoje são "sim no que respeita a JJ. Infelizmente e não é só no Benfica, continuam a haver os adeptos só das vitórias.
    Parabéns Redmoon, é uma sorte ver por aqui alguém que marca a diferença.É desta forma que se consegue combater alguma obtusidade causada talvêz pelas tais palas a que te referes.
    Uma vez mais parabéns e que nunca te falte o descernimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, mas nao foi a primeira vez.

      Escrevo neste blogue precisamente porque gosto do debate e da diferença de opinioes. ANtes deste, aqui ha uns anos, fui expulso de um outro blogue, porque nao era permitido criticar algo que nao achava que estava bem.

      Para mim, blogues desses, blogues cegos, nao servem os interesses do clube.

      Eliminar
  7. Ranking UEFA

    Benfica empurra Portugal

    A França é o país a ultrapassar e já não tem clubes nas provas europeias


    Hoje, 00h00
    Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Mário Pereira

    O empate do Benfica em Newcastle no jogo da 2ª mão dos quartos de final da Liga Europa (quinta-feira) permitiu a Portugal somar mais dois pontos na tabela que determina o ranking a partir do qual se estipula o número de clubes que cada país envia às provas da UEFA.

    Desta forma, Portugal ficou mais próximo da França (já sem clubes em prova) e pode chegar ao quinto lugar se o Benfica for à final da Liga Europa.

    E isso significa que em 2014/15, o 3º classificado da Liga portuguesa acede diretamente ao play-off da Champions sem ter de passar por uma pré-eliminatória""

    O BENFICA ESTÁ A TRABALHAR
    PARA QUE UM TERCEIRO CLASSIFICADO
    DO CAMPEONATO PORTUGUÊS
    VÁ DIRECTO À LIGA DOS CAMPEÕES

    SE O BENFICA FOR À FINAL
    ISSO ACONTECERÁ

    O PROBLEMA É O DESGASTE
    NESTAS ÚLTIMAS 5 JORNADAS
    QUE FALTAM NO ACTUAL CAMPEONATO

    E ENTÃO QUANDO SE OUVEM OS RASTEJANTES
    A DIZER QUE VÃO FAZER TUDO
    PARA TIRAREM O TÍTULO AO BENFICA
    QUASE APETECIA QUE O BENFICA NÃO
    FOSSE À FINAL SÓ PARA QUE ESSE TERCEIRO CLASSIFICADO FICASSE DE FORA

    A VIDA TEM DESTAS ENCRUZILHADAS
    UM POTENCIAL BENEFICIÁRIO
    DE UM TERCEIRO LUGAR
    A TENTAR REBENTAR
    COM QUEM LHES PODE DAR
    UM FUTURO MELHOR

    EHEHEHEHHEHEHEHEHEEHEHEH

    ISTO É UM SUPONHAMOS
    COMO COSTUMA DIZER UM TRIO-COMENTADOR

    ResponderEliminar
  8. Aguia Sonhadora13/4/13 17:27

    Grande post RedMoon pelas primeiras linhas pela forma que te expressas soube logo que eras tu desculpa la o tu,concordo com o teu ponto de vista e tambem e respeito as ideias dos nossos amigos Benfiquistas que aqui comentam,uns falam que recordes nao enchem barriga,eu tambem prefiro titulos que recordes mas os mesmos existem e existem para ser batidos,com os montes de treinadores que passaram pelo Benfica antes de JJ nem recordes nem coisissima nenhuma,e verdade que o JJ cometeu alguns erros nos ultimos dois anos mas pelos vistos aprendeu com eles,Jesus e um mau falante e Quique Flores um bom falante qual dos dois preferem voces?eu tambem sou um mau falante por falta de estudos academicos mas nao sou mais estupido com aqueles que os tem,so que me exprimo mais mal assim e o JJ afinal querem o melhor de JJ para falar ou treinar eu prefiro a segunda, sou mais adepto do futebol de Jesus do que Mourinho nao gosto do futebol praticado pelas equipas do Mourinho mas isto sao preferencias todos sabemos que Mourinho e dos melhores do mundo,agora como diz o RedMoon e bem na minha opiniao o Mourinho para onde quer que va treinar tem os melhores do Mundo a sua disposicao o JJ ao contrario vendem os melhores desarmam-no em plena preepoca e ate pela epoca dentro e vejam como ele da volta a coisa voces gostam ou nao gostam do futebol praticado pelo nosso Benfica,por isso aprecio mais o JJ como aprecio os treinadores que passam pelo SCBraga,que pegam nas sobras dos outros e fazem boa figura,quanto ao Mourinho so treina equipas de luxo excepto o FCP no seu primeiro ano que teve que recorrer a jogadores do Uniao de Leiria fazendo um bom trabalho mas naquelas bandas todos sabemos quem ali trabalha tem sucesso garantido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.

      Mas em relação ao Mourinho, tenho de admitir, sou fã numero 1.

      Reconheco a arrogancia, mas tenho de avaliar os resultados.

      As vezes pode se dizer que o Barcelona tanto ganhava com o Guardiola como com o Jesualdo Ferreira.

      Mas tenho a certeza que nem o Porto nem o Inter tinham sido campeoes europeus sem Mourinho.

      Essa é que é a diferença.

      Tal como não acredito que o Benfica chegasse a esta altura do campeonato em tres frentes, com o meio campo que tem, sem o excelente trabalho de Jorge Jesus.

      Eliminar
  9. Daniel Oliveira13/4/13 18:46

    "Alguns que hoje tanto o elogiam, aliás os mesmos que há um ano tanto o criticavam, aliás os mesmos que há três anos tanto o elogiavam, aliás os mesmos para quem a competência das pessoas muda da noite para o dia conforme as bolas batem ou não nos postes, talvez tenham percebido tudo um pouco tarde demais."

    Os mesmos ou alguns? Fico sem perceber se estás a dizer que todos o criticaram anteriormente agora o elogiam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos é uma forma de dizer. ALguns escrevem neste blogue. Muitos outros falam na televisao. Ultimamente ligo a TV e todos falam de JJ de uma forma tao elogiosa, que quem acompanhou o que antes diziam ainda vai pensar que estavam a falar de outra pessoa.

      Eliminar
  10. Até um coreano canta SLB, no trabalho...vê este link

    http://www.youtube.com/watch?v=4gJH3DTp-_s

    ResponderEliminar
  11. Apenas gostaria de recordar que até á chegada do JJ (desde o Artur Jorge), lá nos íamos mantendo, mas sinceramente não jogavamos nada, incluindo o campeonato do Trapattoni. Não sou a favor nem contra JJ, mas não vai ser fácil encontrar outro ao seu nível, se ele eventualmente sair.

    Diz-se que não ganhou muitos titulos, o que é verdade, mas as arbitragens também têm puxado muito para outros lados. e por vezes não chega apenas jogar bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de JJ, eramos eliminados da EUROPA por BAstias, Halmstads e Helsinborgs.

      Eliminar
  12. RedMoon, que grande post, concordo com tudo! A o timing foi muito bem escolhido, pois falar no fim é fácil, a análise também tem de ser feita nesta fase.

    Olhar para os jogadores em campo, as suas expressões, ver a alegria deles quando marcamos um golo (Artur e Lima são a pura expressão da alegria), ouvir as palavras do capitão, quando se refere ao "comandante", tudo isto são sinais dum balneário cheio de garra, cheio de ambição. Veremos como vai acabar esta época, espero que com muitas alegrias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim, nao entrei ainda na euforia. Basta um deslize com SCP ou MAritimo para o jogo do Dragao ser uma luta tremenda. E como sabemos, naquela arena vale tudo para atingir os fins

      Eliminar

  13. Red

    Na conversa da treta ((termo que te fartas-te de usar))és o maior.

    Mas se o lucro foi assim tanto porque é que o passivo aumentou mais de 200M€ nestes QUATRO anos??????????????????????

    Depois titulos .........1

    Comparar JJ a Trapatoni é ridiculo.

    Resumindo.......Tretas e discutir tretas é perder tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tretas que ves em mim sao as mesmas que vejo em ti.

      O titulo de Trapattoni so serviu para mostrar que é um erro quando se analisam as coisas so pelos resultados. Por alguma razao o homem se pirou. Estava com saudades de casa, nao era? Por isso foi treinar para a Alemanha!!

      Se o passivo aumentou foi por outras razoes que nada tiveram a ver com JJ. Limito me a dizer que com JJ, a diferença entre as compras e as vendas sempre deu lucro. FACTO!

      Com outros treinadores, so gastavas 6 milhoes em contrataçoes por ano, mas no fim nao vendias um chouriço.

      Se nos dias de hoje gastar 30 significa que vendemos 50, acho que é melhor do que paradigma anterior.

      COn QUique tambem investiste 30 milhoes, e no fim da epoca vendeste quem? Pois, ninguem, e tiveste de investir mais 30.

      A historia do passivo é outra conversa.

      Nos tempos do teu amigo VAle e Azevedo, o passivo era menor, mas nunca falas que o activo era ainda menor e por isso os capitais proprios eram negativos. Sao pormenores que se esquecem. Hoje, os capitais proprios sao positivos, mesmo com o tal passivo monstruoso de que sempre falas.

      Titulos, para ja foram 4 em 3 anos. Veremos se serao 5 ou 6 em 4. Se for assim, diz-me quem fez melhor.

      Mas quanto às minhas tretas ainda estou para te ouvir corrigir as tuas tretas de que o Lima era um cepo que nao vinha para o Benfica acrescentar nada.

      Eliminar
    2. Continuo a dizer-te que isto é uma conversa da treta.

      Depois é pena que a tua ficçao nunca venha a ser realidade.

      Depois se em ficção ainda te safas em economia és ZERO pois só sabes somar. Para ti não há custos.

      Trapatoni teve um grupo de bons rapazes com um ou outro jogador e por isso ele há beira de JJ é um DEUS.

      Onde viste esse relatorio do tempo do JVA em que os activos eram inferiores aos passivos.

      No tempo de JVA havia um problema grave de tesouraria que ele herdou e se souberes ler um relatorio fácilmente verás que o Benfica era mais rico do que hoje.

      Sabes numa coisa és parecido com o JJ é na teimosia, para não lhe chamar outra coisa, mas JJ já te leva vantagem porque ele levou tanto na cabeça e no seu ego que arrepiou e ainda bem ou ainda não notaste isso.

      Também tu estás na hora de arrepiar e limpares o vidro para veres cristalinamente.

      Passa bem.

      Eliminar
    3. Como te disse uma vez, e depois tu deturpaste o que te disse, disse e repito que acho que és uma pessoa séria, que não mente e que fala a verdade - a tua verdade.

      O que não percebeste quando o disse, foi que o facto de achar que não mentes não significa que fales sempre a verdade.. Significa apenas que falas aquilo em que acreditas, mesmo que estejas errado.

      A auditoria feita ao clube em 2001 revelou Activos de 50 milhões e um passivo que já passava os 100 milhões. Se não é verdade vai lá discutir com quem fez a auditoria. Dividas urgentes em impostos eram 13 milhoes!

      O tal grupo de bons rapazes do Trapatoni, incluia jogadores como Luisao, Fyssas, Ricardo Rocha, Miguel, petit, Manuel Fernandes, Simao, Zahovic, Geovanni, Nuno Gomes, Sokota ou Mantorras. VOces é que gostam de fazer parecer que aquilo era um grupo de pernetas. Olha que alguns desses pernetas tinham lugar no plantel de hoje.

      Tal como tinha o Lima, a quem tu, o genio do conhecimento futebolistico, não se cansou de desancar, que era um cepo que nao vinha acrescentar nada ao clube. Pois é só o jogador mais influente da epoca, juntamente com Matic. Mas tu é que sabias...

      E essa tua frase do "Também tu estás na hora de arrepiar e limpares o vidro para veres cristalinamente.", (à semelhança de outros impropérios que constantemente vais escrevendo) sugiro-te que deixes de ler o que eu escrevo porque eu, garanto-te, não mais vou ler nem comentar nada teu.

      Porque tu és um mal-educado a quem já alguem devia ter posto na ordem. Alguns foram riscados deste blogue por muito menos. Nao penses é que vais fazer comigo o que fizeste com o Antonio Barreto e com outros que teem o grande defeito de nao concordar com os teus pensamentos de genio. Ao Antonio Barreto até tiveste o desplante de escrever que ele tinha de te agradecer os teus comentarios mesquinhos, porque tu é que lhe davas visibilidade. Até o brindaste com "Sò escreves neste blogue porque te confundiram com outro". Não te conheço, mas isso indicia um caracter que me dá nauseas. Até podes não ser assim, seres um tipo muito porreiro, mas é a imagem que passas, pelo menos para mim. Se ao Antonio e a alguns outros ainda conseguiste fazê-los "passarem-se da cabeça" e desandarem daqui só para não terem de te aturar e descer ao teu nivel, comigo estás com azar.

      Porque eu vou continuar a escrever neste blogue, aquilo que quiser, enquanto quiser e enquanto me deixarem, com pessoas que sabem discordar sem se ofenderem nem levar as coisas para o campo pessoal. Não gostas do que escrevo não leias e passa à frente, que é exactamente o mesmo que a partir de hoje vou fazer contigo.

      Eliminar

    4. Lê bem o que escreveste e concluirás sobre insultos e dores de parto alheias ((fala com O A. Barreto que ele diz-te qual é a nossa relação))e conclu´ras que não passas de um garoto birrento e tu sim mal educado e ofensivo.

      Quanto a resto passa bem e continua a debitar as tuas tretas.

      Eliminar
  14. Redmoon,

    Fazes um post inteiro sem me atacares directamente. Que não torne a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Às vezes falta um bocadinho de sal!! lol

      Eliminar
  15. Daniel Oliveira14/4/13 00:09

    Todos têm direito à sua opinião.
    Mas todas as opiniões deviam ser baseadas em inteligência e factos totais.
    Manipular factos, referir alguns factos e omitir outros, tudo em prol de provarmos a nossa opinião só nos descredibiliza.

    Perante A e B e C e D uns pontem achar X e outra Y. Convém é que não fechemos os olhos e o cérebro ao que não sustenta as nossas paixões e convicções.

    Tanto o texto inicial como a grande maioria dos comentários estão adulterados pelo distorcido caminho da argumentação. Primeiro optam pela opinião e depois constroem os argumentos para a sustentar. O caminho é o contrário.

    O texto inicial começa deixando clara a ideia que todos temos direitos à opinião e que as diferentes opiniões devem ser respeitadas. Mas depois esta ideia vem sendo descascada e esquecida.
    Basear toda uma argumentação na elevação das opiniões que nos servem e na desvalorização completa das que não nos servem é o caminho fácil, pouco credível e totalmente desinteressante.

    Um exemplo das milhares de contrariações: O completo enaltecimento do valor e capacidade dos adversários do Benfica e o esquecimento total do valor dos adversários de outros clubes e treinadores.

    ResponderEliminar
  16. benfiquista a serio14/4/13 00:09

    estou deacordo com a Aguia Preocuopada e com o Conde Vimioso. amigos até agora ainda não ganhamos nada, as contas fazem-se no fim. por isso, tenham lá calma com os endeusamentos que o tiro pode sair pela culatra.
    além destes endeusamentos a treinadores e jogadores que pouco ou nada ganham também não percebo o desprezo de alguns benfiquistas ao titulo do trapatoni,titulo esse conquistado com muito suor por essa velha raposa e com alguns grandes jogadores (simao (só e só o melhor futebolista do benfica deste seculo), petit, giovanni, luisão, mantorras (a 20%), manuel fernandes (bom jogador mas mau profissional))
    esse desprezo é tipico dos adeptos corruptos e lagartoides para menorizar as nossas conquistas como aconteceu no ultimo titulo quando o intitularam com o titulo dos tuneis. é triste como muitos benfiquistas deixam-se influenciar por esses discursos e depois menorizam e desprezam titulos que foram ganhos com muito suor e sabedoria pois nós para ganharmos temos que jogar o dobro (como dizia jj) para ganharmos alguma coisa neste triste futebol corrupto portugues. vejam o exemplo de hoje: o braga para o campeonato deixou-os ganhar e hoje teve a recompensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem sei que ainda nao ganhamos nada.

      Mas dou te um exemplo. COm o Newcastle demos um banho de bola e arriscamo nos a perder, porque como sabemos, com equipas inglesas, a certa altura partem o jogo de tal maneira que deixa de haver tactica e organizaçao. Podiamos ter marcado 4 ou 5 na primeira parte. Mas falhamos. Depois sofremos um golo infantil por um erro individual, tal como ja tinhamos sofrido um com o POrto com um erro clamoroso do Artur. Acabamos a sofrer. Sem culpa do treinador.

      Mas acharias justo que no caso de termos sido eliminados com o Newcastle, acabassemos a culpar o treinador, quando todos percebemos que a equipa em campo estava preparada e foi sempre claramente superior?

      Os treinadores sao decisivos... mas so ate certo ponto.

      Eliminar
  17. Daniel Oliveira14/4/13 00:57

    Alguns podem não dar valor mas eu dou. E pelo menos em campanha o presidente LFV também dá.

    Gosto imenso da nossa equipa agora, talvez não ache tão fantástica como muitos de vocês mas desfruto várias vezes de momentos de grande qualidade.
    Artur, Maxi, Luisão, Garay, Melga, Matic, Enzo, Salvio, Nico, Lima, Rodrigo(tem ganho lugar ao Cardozo, não sei se provisoriamente ou não). É este o 11 titular no ataque ao título deste ano (sim temos titulares no Benfica).

    Mas há um 11 campeão que me dá mais gozo e me trás mais sentimento e identidade do que este. É um 11 campeão anterior a JJ.

    Quim, Miguel, Luisão, R.Rocha, Dos Santos, Petit, M.Fernandes, Geovanni, Simão, N.Assis, N.Gomes.

    Para muitos pode não ter interesse, para mim tem. Identidade e proximidade, nacionalidade e benfiquismo. Talvez perdessem contra o 11 de hoje. Mas gosto de ter esta referência, hoje não jogamos com portugueses mas o penultimo titulo conquistado foi com 8 portugueses como titulares.

    ResponderEliminar
  18. Engraçado como dá jeito desprezar o argumento do €€€ para enaltecer as qualidades de JJ.Ignorar a força financeira e a qualidade dos jogadores torna, simplesmente, a discussão em torno de JJ irrelevante.

    Podem dizer o que quiserem tudo se resume a uma coisa: GANHAR.

    JJ ganha? Até agora não. Vamos ver no final. Se está melhor esta época? Claramente que sim. Mas não me esqueço do passado. Portanto, esperemos pelo final da época e voltemos a falar após a ressaca dos vários festejos no Marquês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira14/4/13 22:10

      O pior é a contradição e a falta de integridade da argumentação.
      Primeiro argumenta como é insignificante estar a falar da diferença de custos e qualidade de jogadores entre JJ e os anteriores treinadores.
      Depois argumenta sobre o facto de nos colossos europeus terem custos e jogadores de qualidade mais elevados que o Benfica de JJ.
      Se for para "criticar ou minorizar" o trabalho do JJ um argumento não interessa para nada. Se for para elogiar e elevar o trabalho de JJ o mesmo argumento já é uma questão fulcral.

      Eliminar
  19. Sinceramente, há gente muito burra para ainda tentarem desvalorizar ou minimizar o trabalho do Jesus. E quem diz do Jesus diz do Cardozo (viram o apoio frontal no golo em Newcastle, coisa que o Lima ou o Rodrigo não sabem fazer?). O que vale é que são uns cataventos e vão ser os primeiros a lembrar-se deles quando deixarem o Benfica. Cambada de idiotas.

    ResponderEliminar
  20. Bom post e em tese até concordaria com quase tudo! O Benfica joga bom futebol, os jogadores dão o máximo e tudo o mais, mas imaginemos o seguinte cenário:
    - perdemos ou empatamos com SCP, o mesmo com o Maritimo, pois são jogos difíceis;
    - vamos ao Dragão a 2 pontos ou igualdade com FCP e lá perdemos com a equipa que é treinada pelo pior treinador do FCP dos últimos anos (nada de anormal, visto já termos perdido na Luz com este treinador) e no final perdemos o campeonato;
    - vamos à final da Liga Europa, perdemos com o Chelsea, nada de anormal;
    - Vamos à final da Taça, perdemos com o Guimarães, tudo é possível, no ano passado tb ninguém achava que o SCP perdia com a Académica!
    E Voilá… mais uma época a ver navios, é que esta nem a TL!
    Sei que estão a pensar mas que pessimista!! Mas não, sou realista e isto não é de todo impossível, pois infelizmente o JJ tem falhado demasiado em jogos decisivos (ainda hoje n lhe perdoei a meia final perdida em casa depois de uma vantagem de 2-0, custou-me mais que os 5-0)!
    Conclusão seria uma época de bom futebol muitos records e zero títulos, desculpem lá mas eu preferia futebol assim, assim, zero records e pelo menos 2 títulos!
    Espero estar aqui em maio para me penitenciar do meu pessimismo e dar TODA A RAZÃO ao REDMOOM!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking