O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O último obstáculo para a final - Fenerbahce

. 20 comentários

Ficou combinado entre os escribas do NGB, o Tosta Mister e Luís Freitas Lobo "wanabee" (isto foi ironia ) seria responsável de uma breve análise ao nosso adversário de hoje, o Fenerbahce.
E como estamos a falar de um jogo da Liga Europa, a análise foi feita ao jogo da última eliminatória, contra os italianos da Lázio de Roma.

O Fenerbahce apresentou-se em campo da seguinte forma


Ou seja, num 1x4x2x3x1.

O sua organização ofensiva, com saída em posse do seu último terço, o central esquerdo Korkmaz é a referência do guarda redes Demirel.
Sem pressão, geralmente tem duas opções, ou na ala esquerda para Ziegler, ou por dentro em Meireles, que troca posicionalmente com Topal. Se estiver pressionado, joga longo para Sow na esquerda, ou para o flanco contrário no lateral Gonul.
Na chamada zona de preparação, Cristian é a primeira referência e depois é Kuyt que procura sempre o espaço interior, criando superioridade numérica no corredor central e libertando o corredor direito para Gonul progredir.
Na frente de ataque, está Webó.
Se tem de sair a jogar mais longo, Korkmaz procura Sow, Cristian ou a profundidade de Webó.

E quanto a movimentações ?

Ambos os laterais projectam-se ofensivamente, os corredores laterais são da sua responsabilidade, pois Sow mas especialmente Kuyt, procuram sempre jogo interior. 
Entre os dois médios de contenção, Topal é o mais defensivo, sem grande liberdade para subir no terreno, ao contrário de Meireles que aproxima-se mais de Cristian. Webó joga fixo na frente, com diagonais quase sempre para a direita, aproveitando o facto de Kuyt deixar o espaço livre ao movimentar-se interiormente, enquanto Sow tenta ocupar o espaço do movimento de Webó.

E já que sabes tudo ó chico esperto, e a organização defensiva ?

Jogam num bloco médio, mas no momento de perda de bola, o bloco baixa. Não fazem pressão alta, tendo por vezes a linha mais avançada na linha do meio campo.
Mas é na transição ataque defesa dos turcos que estará o tesourinho do Benfica !!

E vais guardar para ti, ó Carlos Carvalhal do NGB, ou vais partilhar ?

Como os laterais são de propensão ofensiva e não fecham por dentro quando a bola está no flanco contrário ao seu, o Benfica poderá aproveitar esse facto, sendo fiel ao seu jogo de transições ofensivas rápidas pelos corredores laterais. Nenhum dos centrais é rápido no deslocamento, tal como Topal, e são duros de rins no 1 x 1. Kuyt ainda ajuda Gonul a fechar o flanco direito, mas no lado contrário Sow é pouco solidário com Ziegler e mesmo o austríaco é pouco rápido a recuperar a posição, levando Topal e por vezes mesmo o brasileiro Cristian a fechar o flanco esquerdo !

Já que estás feito em "Mourinho do NGB" vais nos dizer que equipa apresentarias ?

Claro que sim !! Esta seria a minha aposta para o jogo de hoje


Jogaria em duplo pivot para sustenter Webó, as movimentações de fora para dentro de Kuyt e Sow e o organizador Cristian. Aproveitar a velocidade de deslocamento de Sálvio para as subidas de Ziegler e de Ola John no caso de Gonul mas sobretudo a pouca rapidez no momento de perda, de recuperarem posições. Com 3 homens no meio campo, permite ao Benfica, no momento de recuperar a bola, de sair da zona de pressão, e colocar a bola jogável no flanco contrário, devido à fraca transição ataque / defesa dos turcos.
Apenas duas dúvidas...
André Almeida no lugar de Maxi para suster a velocidade de Sow que joga na esquerda mas é destro e vem para dentro ( ora aí está mais uma razão para o duplo pivot ), ou no lugar de André Gomes, não pela falta de talento, mas pela falta de ritmo.
E a utilização de Cardozo a titular em detrimento de Lima, para ir desgastando fisicamente a defesa turca e depois sim, colocar o avançado brasileiro.

Em jeito de conclusão, antes de ver o jogo, pensava que o nosso adversário poderia ser um osso duro de roer. Depois de o ver contra a Lázio, parece-me uma equipa com muitas dificuldades no último terço para criar espaço, mas sobretudo o desequilíbrio que cria defensivamente, parece-me a chave fulcral onde o nosso clube irá aproveitar para trazer um excelente resultado para o jogo do Estádio da Luz.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Estou inteiramente de acordo com a equipa titular.
    No entanto, devo informar que o André Almeida está castigado e não estará na Turquia.

    ResponderEliminar
  2. Bruno Paiva25/4/13 11:03

    André Almeida está castigado e portanto não pode jogar!!!

    Foi um prazer tirar as tuas únicas dúvidas

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um Excelente trabalho de análise.

    Apenas uma ressalva o André Almeida está castigado. Caso contrário seria titular de caras nesta equipa, Maxi está a falhar muito no capitulo defensivo. Nos jogos no estádio da luz em que por norma somos dominadores é preferível jogar Maxi.

    Espero que os dois castigados (André Almeida e Enzo) e o lesionado Luisão não façam falta pois hoje eram os 3 titulares.

    Mesmo perdendo por 1 golo de diferença,se marcarmos lá, por exemplo (2-1 ou 3-2) será sempre um bom resultado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Redtiger pela correcção. Creio que na 2ª mão com Enzo a dinâmica de jogo será diferente do que com André Gomes

      Eliminar
  4. A rotação da equipa terá muito que ver com os suspensos para a próxima jornada do campeonato. Se não joga na Segunda, joga hoje

    ResponderEliminar
  5. So tenho um comentário oh Pedro Henriques versão inteligente:

    CA GANDA TRABALHO E BEM FEITO! Como diria o Jesus.

    Parabéns companheiro, está muito bem feito o trabalho. Oxalá quem faz estas analises para o JJ tenha a mesma competência.

    Se nao tem, podes ser o novo Pillas Boas, mas versão Benfica e o Jasuz ser o teu Bobby Robson

    O Benfica ganharia de certeza e o NGB também porque vendíamos o teu passe por 3 grandes de "mine" e bilhetes à borla nas próximas 4 épocas com mais uma de opção. Ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado GB. Espero que sim. Vi o Fener x Lázio apenas uma vez, e tomei notas. No Benfica há mais do que uma pessoa a estudar o adversário. Há também o pormenor das bolas paradas, que deixei passar e que visto este jogo de hoje, foi importante.
      A diferença é que eu faço por gosto...Os outros ganham a vida nisto !!!

      Eliminar
  6. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO25/4/13 13:26

    Pinto da Costa revisitou o último "derby", no Estádio da Luz, para justificar a pouca confiança que tem na possibilidade do Marítimo surpreender o Benfica, na 27ª jornada do campeonato. Em entrevista ao jornal "O Jogo", o presidente do FC Porto considera que o Marítimo é um adversário difícil, mas ironiza: "Portugal é um país de Capelas. Em qualquer sítio se encontra uma Capela", respondeu o dirigente, numa alusão à arbitragem de João Capela, no jogo entre Benfica e Sporting""

    CONCORDAMOS COM O CHEFE DA CAIXA

    REALMENTE HÁ CAPELAS A MAIS

    E TRIBUNAIS COM JUIZES COM TOMATES
    A MENOS, ACRESCENTAMOS NÓS

    EHEHEHEHH

    PORQUE SE HOUVESSE´
    JÁ O CANÁRIO ESTARIA A PIAR
    FININHO A VER O SOL AOS QUADRADINHOS

    PS- O PINTAS FALAR SOBRE O CASAGRANDE
    ESTÁ QUIETO BISSAIA

    ResponderEliminar
  7. Eu apenas faria uma alteração: Colocava o Rodrigo no lugar do Lima, de modo a poder conservar o homem para o caso de a vida correr mal, e também para dar uma chance ao espanhol que já merece...

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este Snortinho está cá um Luis Campos que é obra!!! :D

    Grande post. Depois disto, ganhar por menos de 2 será derrota, oh Jesus!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta 1 minuto e estamos a perder 1 x 0. Continuo a achar que o Newcastle é mais complicado. E Webo não joga !!! Tal como Topal e Meireles lesionado.

      Eliminar
    2. Também acho. Mas é preciso jogar de outra forma cá.

      Eliminar
    3. Eles também vão jogar de outra forma cá seguramente. E o Luís Campos do NGB vai ver o Lázio x Fener e fazer outra análise !!!

      Eliminar
  10. Sim senhor, esse 11 do Benfica está perfeito, com um Português André Gomes, o Benfica tem uma ausencia de peso justamente um outro Português, o unico Português titular no jogo com o Sporting: Capela esse onze com Capela era perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Custou-te muito ???? à medida que te fores habituando isso passa e entretanto vai usando Renie.

      Eliminar

    2. Parabens. Grande trabalho e também aposto nesse 11.

      Eliminar
    3. E tu a esta hora deves estar a ver o teu clube na Playstation....

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking