O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Ambiente de Istambul

. 6 comentários

Ainda bem que têm uma coreografia em que ficam de costas para o relvado. Eu sugiro que comecem a treinar alargar o tempo em que ficam de costas, para controlarem o desgosto do "banho de bola".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Ora bem eu cáestou convencido que é limpar o rabo a menonos embora lá seja sempre um pouco duro de gerir o público!

    http://pantominocracia.blogspot.pt/2013/03/benfica-e-como-o-nosso-pais.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9 de Abril de 2013 à0 11:29

      Caro Pantomineiro,
      Sou Benfiquista e digo que o teu texto era um qb cómico em algumas comparações feitas (e não o digo no mau sentido porque nem entendi o teu clube de início, se bem que do Benfica não serias, porque fizeste também uma piada com o Sporting e com o Porto), contudo o rigor de algumas fontes usadas é muito duvidosa.

      Vou portanto fazer texto histórico (não deverá ser muito breve porque tem muita informação para colocar) sobre o muito comum erro em que se cai ao dizer que o Benfica era o clube do Antigo Regime.

      1º - Antes da Democracia chegar a Portugal ela já existia no Benfica com Eleições livres e sem manipulações para a Presidencia do Clube. Existiam também na altura Assembleias Gerais para dar sempre palavra a todos os sócios do clube. (Arrisco-me a dizer que era mais fácil aos sócios do Benfica da altura ter uma Assembleia Geral do que foi aos do Sporting este ano convocar uma para tirar da presidencia o Burrinho Lopes... que só afundou ainda mais o Sporting... Com muita pena minha que preferia muito mais ver o Porto na falência e até simpatizo com o Sporting)

      2º - Ao contrário dos outros dois grandes, o Benfica na altura não inaugurou Estádios a 28 de Maio (Estádio das Antas) nem batizou Estádios com essa data (Estádio do Campo Grande, muito conhecido na altura por Estádio 28 de Maio).
      Para os mais desatentos, a 28 de Maio de 1926 iniciou-se em Portugal a Revolução que originaria o Estado Novo.

      3º - O Benfica era (e é) conhecido como o clube do povo sendo os seu adeptos de todos os extratos sociais, o Sporting foi desde a sua fundação um clube de aristocratas. Exemplo deste ponto está nos presidentes eleitos. O Benfica teve desde presidentes operários (Manuel da Conceição Afonso) a também aristocratas (Duarte Borges Coutinho). A posição social dos candidatos não interessava ao Benfica. A posição do Sporting já não é igual.

      4º - Manuel da Conceição Afonso, Félix Bermudes, Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro da Costa são alguns exemplos de declarados oposicionistas ao Antigo Regime e todos eles tiveram outro ponto em comum: Foram Presidentes do Benfica.

      5º - Na altura, a organização desportiva nacional estava fortemente dependente dos organismos oficiais e, nomeadamente, da Direcção-Geral dos Desportos, na época, conhecida por “Direcção-Geral do Sporting". (Percebe onde quero chegar?)

      Eliminar

    2. 6º - As Bandeiras do Benfica vieram "substituir" as da antiga União Soviética (proibidas no antigo regime) e a censura proibiu os jornais de se referir ao Benfica como "os vermelhos" (como eram inicialmente conhecidos) daí se ter passado aos "encarnados"

      7º - A censura silenciou também o antigo Hino do Benfica chamado "Avante pelo Benfica"

      8º - O Estádio da Luz foi utilizado pela Selecção apenas 17 anos após a sua inauguração, ao contrário dos estádios do Porto, Sporting e Belenenses que regularmente recebiam jogos da selecção. (Tendo ainda em conta que nas décadas de 50 e 60 a selecção até era maioritariamente composta por jogadores do Benfica. (Era esta a “forte influência” do Benfica durante o Estado Novo? Nem conseguia hospedar jogos duma selecção composta maioritariamente pelos seus jogadores?")

      9º - Em Maio de 2000 no Record, Alfredo Barroso conhecido sportinguista e homem da oposição ao Antigo Regime, criticava os acontecimentos verificados em Assembela Geral recente do Benfica, no tempo da gerência de Vale e Azevedo, e, a dada altura, escrevia: “E, no entanto, nos tempos da outra senhora, o Sport Lisboa e Benfica chegou a ser considerado como uma referência democrática, um oásis onde coexistiam vozes de todas as origens políticas e em que algumas figuras notórias da oposição ao Estado Novo chegaram a ser membros dos órgãos sociais do clube. [...] quanto é certo que sempre fui adepto do Sporting Clube de Portugal, o qual, pelo contrário, era conhecido pelas suas notórias ligações ao Estado Novo e foi quase sempre dirigido por figuras mais ou menos proeminentes da extrema-direita do regime salazarista."

      10º - Vasco Lourenço, um dos militares de Abril, disse em entrevista ao jornal “Record” a 25 de Abril de 2007 que se era sócio do Sporting há quase 40 anos, e com lugar cativo. A dada altura, respondendo a uma questão do jornalista relativamente a clubes que teriam sido beneficiados pelo antigo regime, Vasco Lourenço, embora considerando que nenhum era favorecido, reconhecia: “Os benfiquistas e os portistas ainda hoje recordam aquele episódio do Góis Mota que, durante um Atlético-Sporting, entrou no balneário do árbitro com uma pistola para o ameaçar.
      No tempo do Salazar, aí pelos anos 50, o Sporting era o preferido, porque muitas pessoas do regime eram adeptas do clube. Góis Mota, Casal Ribeiro, entre outros. Anos mais tarde, o Belenenses era o clube do regime por causa de Américo Tomás. Mas era injusto dizer-se isso, porque ele era sócio e tentava proteger o clube, mas o Belenenses não usufruía de nenhum benefício.
      Foi mais uma imagem que se criou. O Benfica sempre foi o clube do povo, e o Sporting mais de elites".

      11º - Alegar que o Benfica pertenceria ao Antigo Regime, será consequentemente afirmar que com o 25 de Abril o Benfica teria grande dificuldade em continuar as caminhadas vitoriosas (visto que já não tinha os ditos "apoios" do antigo regime). Pois Bem de 1974 a 1994 o Benfica ganhou 10 Campeonatos e 7 Taças de Portugal, o Porto 8 e 5 respectivamente, e o Sporting 2 vezes cada uma das competições... Para um clube que deveria estar recentido pela queda do Antigo Regime... Nada mal...Nesse Período o Benfica esteve ainda presente em 2 Finais da Taça dos Campeões Europeus e numa final da Taça UEFA.


      Espero ter ajudado ;)
      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. sobre o FCPorto..

    A propaganda nazi sabia que “uma mentira repetida mil vezes se tornava verdade”. Era o que dizia o senhor Goebbels, o sinistro ministro da propaganda de Hitler. Pinto da Costa, há anos que lê da mesma cartilha e usa os mesmos métodos. Por exemplo, à força de repetir que o “seu” clube foi fundado em 1893, quando na verdade foi fundado apenas em 1906.

    (...)

    No FC Porto é uma chusma deles ligados ao Fascismo! Presidentes da Direcção do FCP e em promiscuidade com cargos como deputados da União Nacional: Urgel Horta, Cesário Bonito, Ângelo Veloso; e ministro de Instrução: Augusto Pires de Lima. Para lá de outros pertencentes ao Fascismo Regional do Porto. E ainda o banqueiro Fascista Pinto de Magalhães.


    mais aqui:

    http://mastergroove2010.blogspot.pt/2012/05/calunia-e-crime-isto-nao-pode-passar-em.html

    ResponderEliminar
  3. NauBenfica13/4/13 23:49

    Muito boa a peça sobre os clubes do regime! Há que martelá-los (aos nossos adversários) com estes factos, cada vez que vêm com a patranha de que o Benfica foi o clube do regime fascista.
    Faltou um 12º ponto: há fotos (o Migueins falou nelas na Benfica TV, num dos programas «Em defesa do Benfica»)das equipas do Zbording e do FCorruptoP alinhadas no meio do campo a fazer a saudação nazi-fascista.

    ResponderEliminar
  4. estes pantominocracia andam malucos da cabeça
    usam o forum de abola para fazer publicidade em massa ao blog e quando se chega lá vê-se que nao escrevem nada de jeito
    sinceramente... -.-

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking