O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de março de 2013

As (muitas) conquistas em Guimarães...

. 18 comentários

Ontem foi muito mais que uma vitória em Guimarães... foram várias.

- O SLBenfica passou a ser o único clube nacional a depender de si próprio para ser campeão.
- "Vencemos" a recordação psicológica da derrota de Guimarães na temporada passada que nos tirou o titulo.
- Jorge Jesus deu uma demonstração de grande capacidade de organização e planeamento, apresentando uma equipa "fresca" e com enorme competência técnica e táctica.
- O Guimarães do "benfiquista" Rui Vitória deu uma excelente réplica, apesar das várias limitações do plantel, dando conta que teremos ali um futuro sucessor à altura de Jorge Jesus... para depois de ser aposta em Braga.
- Cardozo, depois de um grande jogo em Bordéus, voltou a impressionar pela capacidade de envolvimento no jogo do SLBenfica. Impressionante evolução do Tacuara nesta recta final do campeonato a vergar os mais críticos - como eu. Mas que em boa verdade é um vergar que dá gosto, pois nunca vimos o Cardozo com esta capacidade física e com esta envolvente técnica. Seguramente que as "poupanças" de Jesus e a chegada de Lima (que jogador!) não são alheios.
- De Guimarães vieram ainda as imagens de Ricardo Lemos a "preparar" Garay e Jesus para as "flash interview" no final do jogo - um excelente sinal de organização.
- A moral imensa dos jogadores, altamente focados e com elevadíssima agressividade, estiveram imperiais perante os grunhidos hostis dos adeptos de Guimarães. A atitude de Cardozo foi fabulosa:



Estamos a ficar muito próximos dos objectivos e a mensagem do Presidente foi muitíssimo importante.

Manter a serenidade, mas também a imensa vontade de, como diz Jesus, "meter a carne toda no assador" para trazer as três competições onde estamos envolvidos. Temos condições para tal.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Ontem foi um dia que nos correu bem no que toca ao futebol sénior! Parece que as coisas estão a melhorar, não só Jesus começou a fazer mais rotação da equipa, não é só o facto de ter mais opções, pois em relação ao ano passado não vejo muitas mais opções, como parece que o sector comunicação no clube começa a funcionar!

    Se o Guimarães crescer não sei se será necessário o Rui Vitória passar por Braga, obviamente que Braga neste momento é outra exigência! Penso que o treinador do Braga da próxima época será o Paulo Fonseca!

    Só foi pena o Basket!

    ResponderEliminar
  2. RedSpecial18/3/13 09:56

    Sobre o texto, de acordo, embora deva fazer dois apontamentos.
    A atitude do Cardozo ñ foi muito fabulosa! O "meu" Benfica nunca foi de provocações destas. Creio que o acto deveu-se mais a euforia que outra coisa! Mas honestamente não me revejo nela. A corrigir!
    Sobre Rui Vitória. O técnico do Vitória está de parabéns! Para muitos, tem perfil para vir a treinar o SLB. Para outros, "cegos" que estão perante a morte do SLB aquando da saída de JJ, desejam derrotas ao "vitoriano". Para mim, é um homem com capacidade para treinar o Benfica. Por onde tem passado, deixa resultados e bom futebol. E é benfiquista (condição que, para muitos, é avessa a entrar no Sport Lisboa e Benfica)! Mas há outra coisa a salientar. Num futebol que só valoriza a estrangeirada, Rui e o seu Vitória mostram que a aposta em jovens portugueses é compensatória! Basta olhar aos factos: com tostões, põe a equipa a lutar pela Europa, levando-a ainda a disputar a meia final da Taça de Portugal! Dentro deste âmbito, o Vitória vai jogar com o Belenenses, equipa que segue em 1º lugar na II Liga, com um enorme avanço. O que têm em comum? A aposta na juventude, portuguesa! A reflectir!

    ResponderEliminar
  3. Vamos fazer contas.

    Faltam disputar 21 pontos.

    O SLB tem neste momento 61 pontos. 61 + 21 são 82. Logo o SLB conquistando 79 pontos é campeão de certeza.

    O SLB tem quatro jogos em casa e três fora. Conquistando os três pontos na Luz em todos os jogos (atenção ao jogo com o sporting!!!) são doze pontos. 61+12 = 73 pontos. Ainda não necessárias conquistar duas vitórias fora de portas, com deslocações nada fáceis. Marítimo, Olhanense e Dragão!

    Por isso pés assentes no chão é muito bom.

    Já o fcp tem três jogos em casa e quatro fora. Neste momento fora de portas estão com 6 vitórias e 5 empates!!!! Destes jogos fora, tem duas deslocações que podem ser complicadas, Nacional e Paços (na última jornada com todas as condicionantes que isso tem). Em casa recebem Braga e o Glorioso. Não acredito que ganhem todos os jogos até ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vencermos os próximos 5 jogos somos campeões. O único realmente difícil é o jogo da Madeira. O Olhanense é a pior equipa da liga e não estou a ver os miúdos do Sporting fazer frente ao Benfica numa Luz infernal.

      Eliminar
  4. bom jogo , boa vitoria , estamos a apontar ao titulo , mais uma vez houve problemas , petardos pra cima de artur , provocaçoes a rodercik etc , o benfica ( os seus dirigentes) tem de saber capitalizar esta onda de violencia que se vive onde benfica vai , temos de fazer como fizemosz em braga e em guimaraes , sair de la com os tres pontos , podemos levar com pedras mas a alma esta forte e nao ha pedras que nos abalem e se continuarmos ano apos ano a ganhar em todos os campos ou em quase todos e a conquistar titulos , os pedreiros vao dessistir , pelo menos a sua maioria e o benfica podera continuar a ganhar com menos turbulencia , haja sabedoria nestes dirigentes pra levar as palavras certas aos jogadores e ganhar mos uma força extra com as pedras que muitos fdp nos atiram .

    esta epoca pode ser muito boa , se conseguirmos a dobradinha é muito muito boa , mas se por acaso conseguissemos limpar as tres competiçoes entao era uma epoca de ouro , olhem que nao estamos longe disso , é continuar a ganhar e ser humulde , lutador ,realista e poderesmos atingir o sucesso que nos foge a decadas .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
  5. Ontem correu tudo bem. Estão (estamos) todos de parabéns! Nada a dizer, nada a apontar...!

    Vá... talvez a entrada do Aimar 10 ou 15 minutos antes mas isto já são bitaites da bancada... (com aquela táctica suicida de ter uma defesa em linha a subir quase até ao meio campo, sabendo que o Benfica tem jogadores como Rodrigo, Lima, Gaitan, Salvio (e até mesmo os laterais ou Enzo), que podem aproveitar os espaços... os passes do Aimar poderiam rebentar com aquilo tudo bem mais cedo).

    O que me leva ao 2º ponto: Não compreendo esta euforia com o Rui Vitória. Tem feito um trabalho meritório, é verdade... mas seria um tiro no escuro (para já). Há treinadores que andam a fazer o mesmo há 20 anos em Portugal e nunca se falou deles para o Benfica. Veremos!

    3ª ponto: Se (repito, SE!) ganharmos o título nas Antas e limparmos a Lig'óropa, eu assumo perante os que me conhecem que sou um grande TÓTÓ e que afinal o Jesus sabe o que anda a fazer e a 1º época não foi só uma grande convergência de (bons) factores. Ainda assim, fico preocupado em silêncio. Porquê?

    PERGUNTA CONSPIRATIVA: ...e se isto só acontecer a cada 2 ou 3 épocas? E se o JJ só tiver ordens para ser DESPORTIVAMENTE COMPETENTE quando a massa associativa já o estiver a contestar de forma insustentável? E se nas épocas seguintes a ordem for para fazer dinheiro e encher os bolsos com os Emersons da vida, ganhando apenas o que for sendo possível... mas sem grande alarido porque ainda se está bem dispostinho?

    - Será que ele afinal "aprendeu" coisas que se devem aprender na cadeira de "GERIR UMA EQUIPA DE FORMA NORMAL OU MAIS OU MENOS EFICIENTE I"?

    - Será que o Presidente afinal também "aprendeu" a dizer o que nós queremos ouvir...? Esperto, então. Melhor assim.

    "Hegemonia" não é provar, de vez em quando, que quando se quer, se faz bem. Hegemonia é ganharmos este ano e no próximo alguns títulos. Ainda não ganhámos nada, portanto é melhor estar calado... ;)

    FORÇA BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. " pois nunca vimos o Cardozo com esta capacidade física e com esta envolvente técnica"

    Nunca viste tu. Eu sempre vi este Cardozo. Sempre.

    CARREGA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  7. Daniel Oliveira18/3/13 11:56

    A atitude do Cardozo foi irresponsável, infantil e muito pouco profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. temos adeptos adversários a insultarem um dos nossos cânticos e o Cardozo é atacado pela atitude dele? Gostam que cantem o Glorioso SLB , versão Porco? Pelo ataque ao Cardozo parece que sim...

      Eliminar
    2. Daniel Oliveira18/3/13 17:29

      Os adeptos cantam o que quiserem. Os jogadores não podem nem devem reagir. Para começar levou amarelo, e isso em si prejudica a equipa e o jogador.
      Mas mais importante, os jogadores têm de ser responsáveis. Atitudes como as do Cardozo só contribuem para violência no futebol e para mais desgraças. Foi sorte os adeptos do Guimarães não terem reagido mais intensamente a esta provocação do avançado do Benfica. Caso contrário podiam ter paga os adeptos encarnados, o Artur e até a o autocarro e quem lá tivesse dentro.
      É só uma questão de bom senso e profissionalismo.

      Eliminar
    3. Por essa ordem de ideias, um professor também deve ficar impávido e sereno a ouvir insultos dos alunos, a polícia parada a levar com pedras, etc... os jogadores são pessoas, depois de anos a levar sempre com a mesma coisa neste campeonato da treta, muito têm aguentado eles. Se vires alguém a atentar contra ti, verbalmente ou fisicamente não reages, pois as represálias podem ser piores?

      Eliminar
    4. Concordo em absoluto com o Daniel. Ele que se preocupe em meter golos que é para isso que lhe pagam.

      Eliminar
    5. Daniel Oliveira19/3/13 00:28

      A sério que estás a comparar a relação do Cardozo com os adeptos adversários com a relação professor/alunos e policias/vandalos?

      Epa desculpa mas tamanha comparação nem merecer resposta.

      Não vale tudo para tentarmos provar a nossa razão nem para defender os nossos. Convém fazer algum sentido.

      Eliminar
  8. "- O SLBenfica passou a ser o único clube nacional a depender de si próprio para ser campeão."

    Ainda ontem o comentador da SporcoTV disse isso, mas ou eu ando a ver isto muito mal, ou o Benfica já dependia de si mesmo antes desta jornada...desde a jornada que está com 1 ponto de vantagem sobre aquela corja azul, que só depende deles mesmos...anda tudo louco?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes não eramos os únicos. O fcp tb dependia só dele.

      Nesse sentido a frase está correcta. Mas a frase que foi dita inicialmente foi que o SLB passou a depender apenas de si próprio, e isso sim estava errado.
      :)

      Eliminar
    2. Correcto Pedro.

      Eliminar
  9. Aliás, até quando estava em igualdade pontual já dependia apenas de si mesmo...até quando se está atrás na pontuação com menos 1, 2 e por vezes 3 pontos, sendo que temos um jogo ainda com quem está à frente na pontuação, continua-se a depender apenas de nós mesmos...GeraçãoBenfica, por norma gosto da forma como escreves os teus Posts, mas ir atrás de comentários estúpidos de comentadores (ou algo parecido) daquela porcaria de canal...

    ResponderEliminar
  10. ... " Sobre Rui Vitória. O técnico do Vitória está de parabéns! Para muitos, tem perfil para vir a treinar o SLB. Para outros, "cegos" que estão perante a morte do SLB aquando da saída de JJ, desejam derrotas ao "vitoriano". Para mim, é um homem com capacidade para treinar o Benfica. Por onde tem passado, deixa resultados e bom futebol. E é benfiquista (condição que, para muitos, é avessa a entrar no Sport Lisboa e Benfica)!" ...

    Memória é uma qualidade que preservo bastante, e ontem as declarações do Rui Vitória ao pseudo-repórter da Sport TV, foram exatamente as mesmas que fez há dois anos atrás, era então treinador do P.Ferreira. A mesma treta de que o penalty tinha condicionado muito, a expulsão então do jogador Cohene, que tinha afetado muito. Enfim comentários pouco rigorosos de um treinador que juntou uns garotos que até podem vir a ser bons profissionais, mas que por enquanto não passam de um grupo de bons rapazes... e só isso, porque com um fiscal de linha mais assertivo,tinham ido para o intervalo com dois ou mais golos de desvantagem...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking