O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de março de 2013

Antena de "aluguer" - Comunicado do Sport Lisboa e Benfica.

. 25 comentários


"Onde ficou a deontologia?

Comunicado: Antena de “aluguer”


Ponto prévio a tudo quanto mais à frente vai ser exposto: o Sport Lisboa e Benfica condena, como sempre condenou, qualquer tipo de violência.


A SIC apresentou, no passado sábado, um “exclusivo” no seu principal bloco informativo. O exclusivo não resultou de qualquer trabalho jornalístico, resumiu-se apenas à transmissão de imagens que foram “entregues” a um jornalista da redacção da SIC no Porto. A SIC limitou-se a reproduzir imagens que alguém tinha interesse em que fossem difundidas.

Ao contrário do que mandam as normas deontológicas que regem a profissão, a SIC avançou com as imagens sem que de forma idónea pudesse constatar coisas tão básicas como se as imagens tinham sido previamente seleccionadas e editadas, o tempo e as circunstâncias das mesmas. Também teria ficado bem à SIC avisar os telespectadores que as imagens lhes tinham sido facultadas.

Foi pena a SIC não ter querido fazer um trabalho exaustivo sobre a violência nos campeonatos nacionais de futebol deste ano e o seu denominador comum: Braga B-Leixões, Braga B-Belenenses, Vitória de Guimarães B-Braga B, Braga–Paços de Ferreira e, ainda este fim-de-semana, o Braga B-Sporting B.

Posto isto, fica claro para o Sport Lisboa e Benfica que:

a) A SIC prestou no sábado, de forma assumida, um serviço a alguém;
b) Que não quis fazer um trabalho sério sobre a violência no futebol português;
c) Que o Ministério Público deve investigar as imagens difundidas pela SIC em forma de antena de “aluguer”, as suas causas, o enquadramento em que tudo aquilo se verificou, mas também o crime que está por detrás da exibição dessas mesmas imagens." - in Sport Lisboa e Benfica.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Daniel Oliveira18/3/13 20:53

    A violência no futebol português é uma facto. É uma constante que, infelizmente, está em crescimento.
    Em todos os clubes, em todas as cidades e nos mais variadíssimos estádios temos assistido a cenas lamentáveis e que só estragam o desporto.
    Ontem, no fecho da jornada, assistimos a lamentáveis acções do público de guimarães. Mas pior foi ver a resposta de um profissional do desporto, alguém que carrega em si a responsabilidade da fama e do reconhecimento. A atitude do jogador do Benfica foi condenável, irresponsável e infantil. Felizmente a única consequência a que assistimos foi à amostragem do amarelo. Felizmente tal acção não despoletou uma maior onde de violência, a qual podia afectar o Guarda-Redes encarnado, o público benfiquista e os próprios jogadores no interior do autocarro.
    Se em anos anteriores a cenas mais lamentáveis eram, maioritariamente, propriedade da rivalidade Benfica-Porto, este ano temos assistido a actuações ainda mais lamentáveis e vindas, principalmente, dos adeptos do Sporting de Braga.
    Hoje facilmente conseguimos observar o exemplo vindo de outros países, países onde as entidades responsáveis pelo Futebol punem severamente adeptos, clubes e jogadores que contribuam para o manchar do desporto. Inexplicavelmente os orgãos nacionais preferem ignorar tais exemplos e continuam com as multas irrisórias.
    Para quando a detenção dos prevaricadores? Para quando as multas em milhões? Para quando os jogos à porta fechada?
    Mas os clubes próprios clubes não estão isentos de culpas no comportamento dos seus adeptos e jogadores. E agora falarei de um modo mais pessoal, abordarei a situação do clube que apoio e para o qual contribuo.

    Primeiro devemos olhar para a nossa casa, primeiro devemos resolver os problemas internos. Depois sim podemos disparar para os contextos externos.
    Antes de alguém do Benfica poder apontar o dedo aos adeptos do Guimarães, primeiro tem de condenar a atitude do seu jogador. A direcção comandada por Luís Felipe Vieira tem obrigação de emitir um comunicado a reconhecer o erro do seu atleta, tem obrigação de colocar o atleta a desculpar-se publicamente e tem obrigação de exercer algum tipo de punição sobre este.
    Não é por que se marca golos que se pode fazer tudo, não é porque se ganha que se pode fazer tudo, não é porque tudo correu bem que tudo está bem.

    A direcção do Benfica embalou num discurso que convence a maioria dos benfiquistas e que já se tornou uma filosofia e crença interna. Que crença é essa? "O Benfica é o clube anti-corrupção, o Benfica é o clube da verdade desportiva, o Benfica é o clube de consciência social e que se posiciona contra todos os atentados ao desporto".
    As palavras são bonitas mas quando chega hora a de mostrar toda essa grandeza, a direcção encolhe-se. Infelizmente a maioria dos adeptos vai comendo todas as desculpas e maquinarias que lhes é oferecida.
    Foi uma tristeza enorme visionar as imagens da SIC, imagens que mostram cenas de grande violência protagonizadas pelos adeptos benfiquistas em Braga.
    Infelizmente a direcção do Benfica não condenou tais actos, infelizmente a direcção do Benfica não fez jus à sua filosofia, infelizmente a direcção do Benfica optou por não abordar a gravidade dos acontecimentos.
    As imagens existem, não é por nos escondermos atrás de burocracias e nos recusarmos a falar do que é de facto relevante que elas vão deixar de existir.
    Este comunicado é uma vergonha para mim enquanto benfiquista. Ver o meu clube esconder-se atrás de situações que, perante a gravidade dos acontecimentos, são somente pormenores envergonha-me.
    Esta direcção é incansável na condenação da violência sofrida pelo clube, é incansável na vitimização perante os actos macabros que o clube sofre. Mas onde está a coragem e dignidade para agir de igual modo quando são os nossos que erram?
    Somos a eterna vitima? Vitimas quando sofremos e vitimas quando fazemos sofrer?

    Falar todos conseguem. A grandeza das instituições e das pessoas mede-se no momento de agir, no momento de dar a cara, no momento de reconhecer a culpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel, longe de querer justificar seja o que for, penso que o Benfica fez o que tinha a fazer.

      Depois do branqueamento que tem sido dado aos distúrbios provocados pelas claques do Braga, estas imagens surgirem como grande descoberta e alarido são uma provocação.
      Não sabemos o que se passou antes para os adeptos em causa estarem a reagir daquela forma.

      Além disso, pena é que a SIC ou outro qualquer canal não tenha dado grande destaque aos roubos e distúrbios provocados pelos Super-Dragays em Málaga.

      Seja como for, penso que as claques organizadas deviam ficar oficialmente debaixo da alçada dos clubes ou então ser extintas.

      Quanto ao acto do Cardozo, eu que não sou conhecido por ser um fã do Takuara, acho que ele esteve muito bem. Não tem nenhum gesto ofensivo, antes um gesto de gozo. Depois de tudo o que aqueles adeptos do Guimarães estavam a fazer...não censuro o paraguaio.

      Eliminar
    2. Daniel Oliveira19/3/13 00:53

      O gesto do Cardozo é provocatório e facilmente podia ter desencadeado cenas bem mais dramáticas. Mas pronto são opiniões.

      Eu estou farto e enojado com a atitude da direcção de LFV no futebol. Agem como se fossem superiores aos outros, como se fossem madres teresas. Mas depois no momento de assumir responsabilidades fazem exactamente o que todos fazem.
      Estou farto desta caça às bruxas. Primeiro quero que assumam os erros do clube e dos seus adeptos. Primeiro quero que o clube se responsabilize e dê a cara. Quando formos um exemplo aí sim teremos moral e posição para tentar colocar a nu algumas situações contra a verdade desportiva que existem no futebol. Primeiro temos de ser fortes e merecer reconhcimento, depois sim podemos com todo o critério melhorar o futebol nacional.
      Actualmente limitamo-nos a mandar uns bitaites com pouco fundamento e para esconder erros próprios.

      É preciso analisar situação a situação. Os disturbios no estádio do Braga têm sido noticiados, foram mais que escrutinados. Não houve qualquer branqueamento.
      Essa situação em Málaga não tem gravações e pelo que li não houve roubos nem disturbios. Alguns portugueses afectos ao FCP tentaram sair sem pagar mas não conseguiram. Não há imagens, não havia televisão, há apenas o testemunho de um ou outro espanhol. Pouco para falar neste caso e nada para mostrar.

      As agressões do Benfica são algo diferente. Passaram-se no interior do estádio, fora da vista de todos. Foi uma novidade sobre a qual ninguém fazia ideia. Por isso o impacto.
      E mais, porque há tanta certeza que a Sic esperou até agora para lançar as imagens. Eu acredito que eles receberam as imagens e no próprio dia divulgaram. Quem entregou as imagens pode ter feito com segundas intenções mas o canal televisivo tinha obrigação de as passar.

      Fica a faltar ao Benfica condenar devidamente a atitude dos seus adeptos. Até agora nada.

      Eliminar
    3. Daniel Oliveira19/3/13 00:54

      E quando a SIC lançou imagens novas sobre o caso dos túneis não vi este choradinho por parte dos adeptos do Benfica. Nessa altura agradeceram à SIC e ficaram todos satisfeitos.
      Como sempre o problema é quando nos toca a nós.

      Eliminar
  2. Já vi o comunicado mas não faço ideia a que se refira. O que se passou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SIC emitiu imagens da vigilância do estádio do Braga com alegados adepto do Benfica em confrontos com os seguranças do estádio, aquando do jogo da Taça da Liga.

      Eliminar
  3. Caro Daniel tire os óculos que lhe estão a afectar o raciocínio e fale das pedradas ao autocarro e das bolas de golf dentro e fora dos estádios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira18/3/13 22:44

      Não fizeste o mínimo sentido.
      Essa postura de estar no futebol é o que torna isto tudo num circo sem qualquer sentido lógico.

      "O árbitro marcou penalty neste lance mas no outro dia não marcou" "Pois mas há 3 meses deu aquele vermelho" "Mas... há dois anos houve aquele golo" etc etc etc

      "Agressões de adeptos do Benfica em Braga" "Ah e as pedradas ao autocarro?" "Mas e o autocarro queimado?" "E o adepto morto?" "Mas e o estádio a arder?" "Pois claro, das bolas de golfe não falas tu!" "Parece que já te esqueces-te em 1950 quando aquele gajo fez aquilo ao zé!"

      bla bla bla bla.

      Sejam concretos. Falem dos assuntos em si em vez de fugirem sempre para outros.

      Boa piada essa dos óculos, mas correu-te mal.

      Eliminar
  4. ..." Primeiro devemos olhar para a nossa casa, primeiro devemos resolver os problemas internos. Depois sim podemos disparar para os contextos externos.
    Antes de alguém do Benfica poder apontar o dedo aos adeptos do Guimarães, primeiro tem de condenar a atitude do seu jogador. A direcção comandada por Luís Felipe Vieira tem obrigação de emitir um comunicado a reconhecer o erro do seu atleta, tem obrigação de colocar o atleta a desculpar-se publicamente e tem obrigação de exercer algum tipo de punição sobre este "...

    ... " Este comunicado é uma vergonha para mim enquanto benfiquista. Ver o meu clube esconder-se atrás de situações que, perante a gravidade dos acontecimentos, são somente pormenores envergonha-me." ...

    Benfiquista, sim , pois, eu também sou prostituta, mas não ando na rua a rodar bolsinha...

    Me engana que eu gosto !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira18/3/13 22:59

      E porque não benfiquista?

      Se não fosse de certeza que não vinha para aqui dizer aquilo. É que a atitude que exijo é a atitude de um clube campeão.

      O que é ser benfiquista? Esconder-nos em desculpas quando perdermos? Armar-nos em superiores a tudo e todos quando ganhamos? Brandir aos céus o quanto o nosso clube é pela verdade desportiva e pela justiça do futebol mas depois quando nos cabe a nós reconhecer os erros assobiar para o lado? Apontar a todos os actos violentos cometidos por adeptos adversários e fechar os olhos aos actos cometidos pelos nossos adeptos? Continuar a afirmar que o benfiquista é um ser-humano superior aos outros, cheio de virtudes e que os outros é que têm os defeitos? Fazer tal afirmação sem qualquer base em nenhum critério sem o ser o auto-elogio e o alimentar do próprio ego?

      Eu digo-te o que é na verdade ser benfiquista. Ser benfiquista não acarreta nenhum valor ou defeito, não acarreta apoiar nenhum treinador ou direcção.
      Ser benfiquista é torcer pelo SLB, é ser apaixonado pelo SLB. Tudo o resto, cada um é como cada qual. Existem pessoas de valor no Benfica e nos outros clubes. Existem trastes em qualquer clube também.
      Enquanto Benfiquista, regendo-me pelos valores que aplico na minha vida, defendo que o meu clube seja honesto, sério, digno e honrado. Defendo que o meu clube deve ser pioneiro na luta pela justiça e na luta contra a violência. Defendo que o meu clube deve ter coragem e disposição para dar a cara quando erra, para reconhecer o erro dos seus e para lutar contra os cancros dentro do próprio clube.
      Enquanto Benfiquista preocupo-me mais que tudo corra bem no meu clube do que andar a reparar os outros.
      Portanto só depois de arrumar a minha casa vou apontar o dedo à casa dos outros.

      Infelizmente este Benfica já não é um clube Campeão. É um clube onde os seus funcionários e adeptos procuram desculpas para todos os seus insucessos.

      Quando a minha equipa perde prefiro concentrar-me nos erros cometidos pela direcção, jogadores e treinador. Infelizmente a malta foca-se mais nos erros dos outros, e assim não evoluimos, e assim continuamos a ver os outros ganharem e nós só pontualmente molhamos o bico.

      Como benfiquista quero melhorar o meu clube. Mas depois apanho com bocas destas "Epa tu preferes melhorar o Benfica do que apontar a desculpas alheias? Então não és benfiquista!" Triste atitude.

      Poucos se lembram do erro do Emerso ao ser expulso contra o Porto. Poucos se lembram das substituições ridiculas do JJ nesse jogo. Poucos se lembram da perda de bola infantil do Gáitan nesse jogo. Poucos se lembrar que o JJ colocou o Nico a jogar a lateral a marcar o Hulk.
      Mas todos lembram-se do erro do árbitro num fora-de-jogo mal tirado. Portanto passamos um ano a chorar numa desculpa esfarrapada quando na verdade cometemos imensos erros nos quais ninguém se quer debruçar.

      Desculpem lá benfiquistas de gema e eu enquanto prostituta adepta de outro clube quero tanto uma evolução no vosso clube contra a vossa vontade.

      Para vocês o Benfica é e está perfeito. Se não ganha a culpa só pode ser dos outros.

      Eliminar
    2. A resposta que o seu relambório merecia ao que passa por ser uma caricata mistificação de um "benfiquista" que pelos vistos imaginou que ao escrever longos textos consegue impressionar o povaréu sendo " mais papista que o papa" demorava muito tempo a elaborar e seria muitissimo maçadora porque não acredito que alguém ainda que bem intencionado a fosse ler do principio ao fim.
      Daí, que, vai o meu apreço pelo esforço, mas não consegue convencer nem o mais mal intencionado dos benfiquistas, e já agora um conselho, leia o Padre António Vieira e o seu "Sermão aos Peixes" e pode ser que fique de alma lavada ...

      Eliminar
    3. Águia Preocupada19/3/13 00:07

      A minha visão anda muito próxima da que expões!
      Contudo não achas anormal que SÓ agora, passado tanto tempo, venham a lume essas tais imagens, de factos que nunca foram falados, publicitados e que até agora eram desconhecidos?
      As imagens do célebre caso "Túnel da Luz" vieram a lume na altura do ocorrido e enquanto se falava do assunto... Aqui, não. De repente e sabe-se lá por encomenda de quem, desenterra-se um morto que até já estará irreconhecível... Sim, quem nos garante que aquelas imagens são de adeptos benfiquistas? Eu não consegui ver cachecóis ou algo que os idenficasse. Caramba, ninguém na altura falou em nada... Dá para desconfiar!
      Agora que no nosso clube pouco ou nada se faz para moralizar e acabar com estas macacadas também é verdade!

      Eliminar
    4. Daniel Oliveira19/3/13 00:59

      Água Preocupada, para mim essa questão que se coloca sobre a SIC é uma falta questão.
      Estamos todos a supor que a SIC já tinha aquelas imagens e que só agora decidiu publicá-las.
      Não faz muito mais sentido que as imagens tenham só agora sido entregues à comunicação social?
      Alguém podia ter interesse em só agora revelar as imagens. Esse alguém agora entregou as imagens à SIC. O que era suposto a SIC fazer com um furo jornalistico destes? Obviamente publicaram, fizeram o seu trabalho.
      E na altura dos túneis e também da situação em Braga, semanas depois a SIC apareceu com imagens exclusivas e mais clarificadoras. Nessa altura ninguém se queixou.

      Eliminar
    5. Daniel Oliveira19/3/13 01:00

      MC... LOL

      Bem com adeptos como você é o Benfica que sai a perder.

      Força nisso ;)

      Eliminar
  5. Os 6 pontos do socorro... Ainda neste mês de Março, vem aí a prescrição do processo ao PC e fcp... As artes mágicas estão a caminho para tentar desviar mais um campeonato. Desta vez, nem os homens do apito nem os jogadores do fcp nos conseguem travar. Eles precisam de algo muito mais forte. Cuidado!

    ResponderEliminar
  6. Hugo Santos18/3/13 23:10

    Temos é de criticar e afastar esses vândalos do futebol, mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira19/3/13 01:00

      FINALMENTE!

      tem cuidado é que há malta que te vai acusar de não seres benfiquista.

      Eliminar
  7. Ultimamente a sic tem sido vergonhosa com o Benfica. Aqueles comentadores invejosos e ressabiados (Ribeiro Cristovão,Joaquim Rita,Jorge Baptista,Rui Santos, entre outros)até metem nojo. Façam como eu não vejam essa estação,não deem audiências a essa escumalha.
    David

    ResponderEliminar
  8. É por isso que não gosto da "globalização".
    Permite a qq humano falar como se tivesse a verdade absoluta.
    A violoencia não se condena, prendem-se os violadores da lei e executam-se as sentenças com rigor.
    É isto que se faz num Pais decente.
    Agora este tipo de benfiquistas... poupem-me.
    Em vez de assobiarem a equipa e o clube devem sempre apoiar e nas assembleias fazer ouvir a sua voz sem ser aos tiros...

    ResponderEliminar
  9. Deontologia?

    Isto está numa notícia do Record online! Não está referido como artigo de opinião!
    Gosto da parte "...muitos notáveis do nosso clube..." Nosso?!? O Record tem um clube, sabiam?

    "Calma. Para Domingos Paciência ainda há muito campeonato pela frente e o FC Porto “ainda está na luta pelo título”. Esta foi a ideia mais forte deixada pelo ex-treinador do Deportivo da Corunha antes da 10.ª Gala do jornal “O Gaiense”, que juntou muitos notáveis do nosso futebol. Entre os quais Fernando Gomes (presidente da FPF), Costinha, Maniche, Eurico Gomes, Carlos Severino, Augusto Inácio, Manuel José, o árbitro Artur Soares Dias e também alguns famosos, como foram os casos de Luciana Abreu, Fiona e Romana. Uma gala apresentada por Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

    “No futebol tudo muda muito depressa e a vida de um treinador pode decidir-se num espaço muito curto, mas o Vítor Pereira não deixou de ser um grande treinador só porque o FC Porto fez dois jogos menos conseguidos”, são palavras ainda de Domingos Paciência. “Acredito que no campeonato muita coisa pode ainda mudar”, acrescentou."

    ResponderEliminar
  10. Independentemente de tudo isto, nenhum adepto de nenhum clube pode ter uma atitude daquelas.

    A diferença entre um país civilizado e este país proto-africano é que na Alemanha, Reino Unido ou Holanda aqueles animais iam presos.

    Mas claro que nada acontecerá, apesar de, ao que parece, a polícia ter identificado dois dos indivíduos. Sabem quem são e onde moram. É só ir buscá-los.

    Nunca nada acontece, nunca há gente punida, por isso continua a haver violência.

    Por isso os No Name Boys podem carregar sobre os seguranças do estádio, a Juve Leo pode andar a cacetada com a polícia dentro do estádio, os Super Dragões podem partir tudo por onde passam, os tipos do Guimarães podem transformar a grande área do Artur no centro de Cabul, os tipos do Braga podem armar porrada em tantos jogos este ano que já se lhe perdeu a conta...

    ResponderEliminar
  11. NauBenfica19/3/13 13:31

    Quem leva a violência para os estádios e pavilhões (e quem brinca com petardos), deveria ser impedido de entrar em recintos desportivos. Se as câmaras existentes são poucas, então que se montem mais, de modo a que a fotografia dos prevaricadores seja conhecida, sejam eles de que clube forem.
    Quem se desloca a um estádio ou a um pavilhão com espírito desportivo e para usufruir de um espetáculo que aprecia e para o qual pagou o seu bilhete, não merece levar com tarados que parece andarem com fome de guerra e de brincadeiras idiotas que, ainda por cima, ficam caras aos clubes.
    O que digo,não invalida o meu total apoio ao comunicado do SLB. É que não vi a SIC tratar das tropelias reiteradas dos adeptos do FCP e doBraga com o empenho comque trataram estes desacatos em que intervieram benfiquistas. Falta aqui equidade e não é por acaso: O Benfica está em primeiro lugar, e há que desestabilizar e depreciar, criando «casos». O
    Daniel, sendo um benfiquista, deveria ter isto em consideração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel Oliveira19/3/13 15:31

      A SIC tem de publicar as imagens. Mais uma vez está aqui a interpretação macabra que o canal televisivo já tinha as imagens e escolheu este momento. Não será mais plausivel que alguém, por interesse próprio, só tenha disponibilizado as imagens agora? A sic publicou quando as recebeu, como é da sua obrigação.
      Imagens de violencia noutros estádios e jogos foram igualmente publicadas, não percebo onde observam a diferença de tratamento.
      O que falta aqui essencialmente é a direcção do Benfica condenar os actos violentos. Mais importante do que o timing da publicação é o conteudo. Até agora o Benfica e vários adeptos escondem-se do essencial em questões laterais.
      Até agora a direcção do Benfica recusou-se a repudiar o conteudo das imagens.

      Violência dos nossos? Não interessa, bora é mandar vir com tudo e com todos agora que estamos na mó de cima. Pequenez de espirito igual àquela de quem faz jogadas de bastidores.

      Eliminar
  12. ... " Falta aqui equidade e não é por acaso: O Benfica está em primeiro lugar, e há que desestabilizar e depreciar, criando «casos». O
    Daniel, sendo um benfiquista, deveria ter isto em consideração." ...

    BINGO !

    Em poucas linhas, e a realidade factual do momento benfiquista,ficou bem demonstrada!

    ResponderEliminar
  13. Daniel Oliveira19/3/13 22:10

    Já que este blog partilhou o comunicado da direcção do Benfica e já que despoletou toda esta discussão à volta disto, gostava também que publicasse um esclarecimento sobre o assunto.

    A policia pediu as imagens ao Braga. O Braga respondeu que só disponibilizava as imagens com um mandato do tribunal. Quando esse mandato foi emitido a policia lá conseguiu as imagens. A policia fez a montagem com audio para ser analisada pelas entidades responsáveis e disponibilizou a um canal televisivo que o publicou.

    Com este esclarecimento cai por terra todas as ofensas e conspirações que uma grande parte dos adeptos do Benfica, inclusive a direcção, criaram. Talvez agora já nos podemos focar na luta contra a violencia, inclisive a violencia dos nossos adeptos. Ou isso ou vamos inventar mais alguma coisa para nos escondermos na egomania que no Benfica tudo é perfeito e que nos outros lados é que há estupidez.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking