O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Francamente João Gobern, assim NÃO!

. 8 comentários

JOÃO GOBERN É INGÉNUO OU EXCESSIVAMENTE EDUCADO?

COMENTÁRIO SOBRE O COMENTÁRIO


João Gobern é no panorama do comentário desportivo português um caso à parte. Vê-se que é uma pessoa bem formada, com grande consciência cívica, educado nas suas críticas e moderado nos seus aplausos. Talvez por isso tenha sido banido do comentário crítico desportivo da RTP. Um operador de câmara apanhou-o a fazer um gesto de regozijo por o Benfica ter marcado um golo ao Braga, quase no fim do jogo, que lhe assegurava a vitória numa partida que tinha sido muito difícil.

O realizador não teve qualquer problema em pôr as imagens no ar e a RTP hipocritamente despediu-o como comentador.

Se a RTP, nomeadamente a RTP Porto, pusesse no ar os aplausos que os seus “independentes jornalistas” desportivos fazem quando o Porto marca um golo, nem seria necessário fazer a tal remodelação de que fala o Relvas. Já tinham sido todos despedidos. Mas como as imagens de João Gobern vieram para o domínio publico, a “ética” desportiva da RTP impôs o seu despedimento. A mesma “ética” que os impede de parar as imagens para que se possa medir bem o off side de Moutinho contra o Málaga ou a mesma “ética” que os impele a passar as imagens em câmara lenta sempre que convém distorcer a realidade, imagens que às vezes nem sequer passaram à velocidade normal.

Se houvesse ética na RTP, a primeira coisa que a sua administração deveria fazer era acabar imediatamente com os programas desportivos comentados por adeptos dos clubes ou de pessoas que estão a soldo do clube que representam. Como aqui tantas vezes se tem dito, são programas anti-futebol, estupidificantes e que só propagam no país o atraso mental. E deveria manter programas desportivos de qualidade, compostos por comentadores independentes e com a presença de um árbitro na análise da jornada do fim de semana e das jornadas europeias. Com uma condição: todos os comentadores, bem como o próprio árbitro, teriam de declarar publicamente as suas simpatias clubistas. Quem não declarasse ou fizesse batota, do género o meu clube é a selecção nacional ou a Académica, não poderia participar. Só assim se elevaria o nível do comentário desportivo e se atribuiria alguma dignidade ao futebol enquanto desporto para ser visto.

Tudo isto a propósito de João Gobern participar num programa desportivo para o qual não está manifestamente talhado e que jamais conseguirá morigerar com comentários sérios porque não está a tratar com pessoas como ele. Está a tratar com pessoas que frequentemente estão de má fé e sempre imbuídas do maior fanatismo. Se vivessem um pouquinho mais a sul, onde o “desporto” é outro, toda a gente sabe onde eles militariam e o que fariam, caso dedicassem a essa outra causa o mesmo fanatismo e o mesmo fundamentalismo com que defendem o seu clube.

Se o João Gobern pensa que pode modificar o programa em que participa, então ele está a ser um grande ingénuo. Se actua como actua apenas por educação – e não há nenhuma razão para supor que essa não seja a verdadeira causa do seu comportamento – então deve retirar-se.

Ele, por muito que isso custe à sua integridade moral, não pode estar num programa daqueles para elogiar o adversário diga o elogio respeito a jogadores, a dirigentes, a treinadores ou o que quer que seja, nem para dar razão aos seus adversários seja qual for o assunto. Se isso afronta os seus princípios que ao menos fique calado quando os outros abordam esses temas ou lhe solicitam que o faça. Que João Gobern analise com frieza o modo como eles actuam contra ele: sempre que um ou outro dão razão a alguma coisa relacionada com o clube que JG defende, é para logo a seguir poderem desferir com mais intensidade e, pensam eles, credibilidade, um ataque feroz contra esse mesmo clube.

Isto não quer dizer que o clube de JG esteja bem representado nos programas homólogos da concorrência. Não está. Entre a exaltação permanente e o radicalismo insustentável e a sonsice de quem não defende coisa alguma e só lá está por razões que nada tem a ver com o Benfica há um imenso caminho que poderia ser percorrido.

Mas o ideal, o ideal mesmo, era que esses programas acabassem!

Ricardo Viana de Lima


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. o que o João Gobern fez foi elogiar o capitão da corrupção...
    porque pegou na bola no 2º penalti mal assinalado a favor do Porto...
    e a foi entregar ao Jackson coitadinho que estava desmotivado...

    o João Gobern acha que foi um gesto bonito do Lucho...
    e preferiu falar nisso...

    do que falar sobre o que se passou na 'arbitragem do jogo'...

    http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/2013/02/a-lobotomia-feita-joao-gobern-no-porto.html

    ResponderEliminar
  2. inequivocamente de acordo contigo!...bem o dizia jà hà uns tempos o Jorge Maximo: "somos umas bananas"

    ResponderEliminar
  3. Eu à muito que penso e digo o único comentador que defende o Benfica é o Rui Gomes da Silva. O João, lamento, mas não tem pedalada para isto e acho, que nem é isto que o programa defende...

    ResponderEliminar
  4. NauBenfica26/2/13 13:21

    A educação tem limites e deve ser exibida qb, para não descambar em ingenuidade, estou de acordo. Os comentadores benfiquistas que vão à televisão sabem muito bem quem são os parceiros que têm nos programas respetivos. Sabem do ninho de lacraus, coligados, em que se vão meter e que terão de enfrentar.
    O Gobern tem nível. No geral e nas pouquíssimas vezes e breves momentos em que contribuo para as audiências do programa, gosto da prestação dele, mas às vezes parece que se perde no meio de tanto ataque que sofre, o que acaba por ser natural.
    Para mim, o melhor seria que nenhum benfiquista aceitasse sujeitar-se àquilo e que os benfiquistas não vissem este e os outros programas. Falassem sozinhos, os androides e os baronetes! Quanto às televisões, que vivessem sem os adeptos do Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/3/13 02:57

    Sim demasiado educado. No panorama actual, um comentador do Benfica, deve usar educação qb. Pois do outro lado esta gente com 25 anos de experiência em manipular media e massas. Pessoalmente não lhes dou confiança.

    ResponderEliminar
  6. Joaquim Pinheiro22/5/13 09:19

    Eu não vejo, não alimento esse tipo de programas, ele servem para justificar o injustificável, a corrupção o compadrio e a batota. Os Benfiquistas gostam de ganhar no campo e limpo, sendo assim não há mais conversas.

    ResponderEliminar
  7. Realmente é de uma atrocidade a forma como o joca é tratado:-(:-(:-(:-(

    ResponderEliminar
  8. João Gobern o sabujo desportivamnete ignorante que sou lhe falta o rabinho para ser um PORCO.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking