O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Benfica à prova de bala

. 31 comentários


Ponto 1: Não acredito no “Nós somos os bons e os outros são todos maus.” Todos temos telhados de vidro. No que respeita a episódios infelizes e violentos no futebol, todos os clubes têm algo de que se queixar... mas também algo de que pedir desculpas.


Mas depois dos mais recentes episódios, mais um autocarro do Benfica apedrejado de uma ponte acima do Rio Douro, é hora de dizer basta! Basta! Não porque nós Benfiquistas nunca tenhamos sido violentos contra alguém, mas porque os apedrejamentos de autocarros e viaturas presidenciais do Benfica deixaram de ser uma exceção, para passarem a ser a regra, quase um modo de vida!

O que se pede neste post é ideias. Ideias de Benfiquistas. O que pode o Benfica fazer para limitar esta tragédia? Não vou sugerir que tipo de ideias devem ser, porque cada Benfiquista é livre de pensar o que quiser e eu não devo limitar o pensamento de ninguém. Peço apenas ideias criativas, e com isto quero dizer que não acho criativo alguém sugerir que o que o Benfica deve fazer é incendiar o autocarro do Porto com os jogadores lá dentro quando este passar a portagem de Alverca da próxima vez. Essa não é a forma como eu vejo o futebol, embora admita que possa ser a visão de alguns.

Ainda assim, e porque com o parágrafo acima já estou de certa forma a limitar as ideias (coisa que não queria fazer) incendiar autocarros não seria nunca uma medida que o Benfica-Direção pudesse tomar. Essa seria sempre uma medida dos adeptos, nunca do clube. O que se pede é medidas para os dirigentes do clube tomarem, para que sejam pró-ativos e não reativos. Deixemos pois o Benfica de fora no que respeita aos 10000 tacos de basebol que este blogue já encomendou dos Estados Unidos para serem distribuídos gratuitamente por Benfiquistas altos e largos e habituados a cortar lenha!! 

Eu sugiro três medidas: 

1. Ameaçar colocar no autocarro do Benfica vidros à prova de bala. Não sei quanto custa tal obra (uma cabine de vidro anti-bala de um autocarro da Carris custa 5000 euros), mas é obrigação primária do Benfica defender como pode os seus profissionais. Não é justo para os jogadores que cada vez que o autocarro do Benfica passa o Douro, os jogadores temam pela vida e se refugiem nos corredores. Também, tal “ameaça” obrigaria o governo a tomar medidas. Duvido que os governantes deste país queiram tamanha publicidade, que o mundo inteiro saiba que está em Portugal o primeiro clube de futebol a precisar de viajar no seu próprio pais com vidros à prova de bala. Nem em África!!

2. Não compreendo como é que acontecimentos destes acontecem repetidas vezes. O Benfica conhece seguramente os seus percursos e as pontes por onde passa, os locais seguros e os becos que oferecem mais riscos. É obrigação do Benfica comunicar antecipadamente aos órgãos competentes, que a partir de hoje só inicia viagem rumo às cidades a Norte, com garantias antecipadas de que a Ponte A ou o túnel B tem policiamento à altura. Sem garantias de segurança não há viagem, não há jogo, a Liga que resolva depois o problema.

3. O Benfica deveria ser o primeiro a promover a gravação video de dentro do autocarro. Fotografias não chegam. É preciso mostrar gravações que suportem as nossas queixas e comprovem o terror que se passa lá dentro. 


Outra medida que há muito defendo para lutar contra o Sistema corrupto do futebol português: 

1. A Direção do Benfica e os treinadores do Benfica deviam deixar de assumir qualquer candidatura pública a títulos em Portugal. O que o Benfica devia dizer publicamente (bem diferente do que depois se diz no balneário) e isto independentemente de no campeonato se estar em primeiro lugar ou em terceiro, é que “O objetivo do Benfica é ficar em segundo lugar. Ficar em segundo porque, como todos sabemos, o primeiro lugar está entregue por decreto e rege-se por outras regras.”

Com isto consegue-se:

- Minimizar o impacto dos nossos desaires. Ser segundo é ser-se campeão do Campeonato limpo;

- Desvalorizar totalmente as vitorias corruptas, tipo: “Vocês ganham um campeonato particular, o campeonato da fruta que é um campeonato que vocês disputam sozinhos.”

- Passar uma mensagem uniforme nos meios de comunicação social, nacional e estrangeira, que atraia atenção para as vergonhas que se passam cá dentro.

Acho que às vezes não é preciso sujarmo-nos muito, manchar muito o nosso nome ao partirmos para atos que condenamos nos outros. Em suma, acho que às vezes não é preciso falar-se muito para nos fazermos ouvir. 

Este é apenas o meu quinhão da festa, medidas com que, claro, podem discordar. Vamos lá então Benfiquistas: Que podem os dirigentes do nosso clube fazer para, sem nos corrompermos moralmente, enfrentarmos esta teia de poderes que nos diminui e asfixia?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

31 comentários

  1. marco norwich28/2/13 22:36

    ganhar jogos campeonatos competicoes europeias e tacas da liga e de portugal...isso e o que os dirigentes deveriam ter em prioridade...boa gestao...nao ter a divida que temos....isso sim..o que interessa a um benfiquista ter a liga inglesa num canal do grande benfica?a nossa prioridade e o benfica ou tirar audiencias a sporttv?quanto vai custar eu sou socio..vou pgar para ver jogos da liga inglesa?para que???preferia estar na final da taca da liga isso sim interessa trofeus...perdoem me mas ja nao aguento mais estas politicas...quero um benfica ganhador...porque se ganharmos em campo nao temos problemas nas estradas com o autocarros ...parabens benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás-te a borrifar para os jogos da Liga Inglesa? Acho que estás a cometer o erro de só veres a árvore e não veres a floresta!

      Os jogos da Liga Inglesa abrilhantam a nossa oferta, e diminuem a oferta dos outros.

      Eliminar
    2. Quando questionas esta manobra do Benfica em rela~çao à Sport TV é porque deves ter andado pela lua, estiveste em coma 30 anos ou em invernação 30 anos.

      Isto é uma manobra para fragilizar financeiramente a Sport TV, ZON e Olivedesportos. Assim como dar uma demonstração de força perante o eixo do poder do futebol tuga.

      O que o Benfica fez foi mexer no sistema, mais uma vez!!! Foi fragilizá-lo e expô-lo.

      Não perceber isto é não perceber o que se passa no futebol POrtuguês. Meu caro, se a merda de futebol tuga que temos fosse limpo, nestes 4 anos de JJ terias sido campeão com larga margem!! Diz-me aí um ano em que por esta altura o Benfica não tinha derrotas? Diz-me uma época em que o Benfica pode fazer UM ANO sem derrotas no campeonato... Irás recuar imenso no tempo!! Mesmo as piores época de JJ tiveram o dedo das arbitragens, mesmo quando fomos campeões!! Com o andamento que o Benfica apresenta actualmente, num campeonato limpo não dávamos hipóteses!!! Se fores ver bem, nos pontos que perdemos temos a mão habilidosa dos apintadeiros e se não fosse isso a nossa superioridade era estrondosa pois tínhamos até hoje só vitórias no campeonato. Há que tentar matar o sistema e matá-lo só há duas formas:

      1- Um Benfica forte como temos;
      2- Mexer-lhes nos bolsos que foi o que fizemos ao adquirir a Liga Inglesa.

      Eliminar
    3. Marco: desculpa mas não estás a perceber patavina do filme! SÓ um Benfica cada vez mais forte em todas as vertentes, desportiva e financeira, através da sua internacionalização, pode atingir a hegemonia do passado e derrotar a corrupção. A Benfica TV é um instrumento indispensável para essa meta, e esta medida brilhante é um passo de morte para o sistema...

      Eliminar
  2. Tenho vergonha de ser do norte
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou um Lisboeta que mora no Reino Unido mas, olha que ter-se vergonha de se ser do Norte, não. Muitos lisboetas falam mal do NOrte sem nunca lá terem estado, tal como outros colocam rótulos sobre as pessoas de outros países sem nunca terem tirado os pés de Portugal.

      Olha que no NOrte há muita coisa boa, muita paixão, muita humildade, muita alma, muito bairrismo.

      Eu sou um Sulista que recorda com saudade muitos e bons tempos que partilhei a NOrte, com gente do Norte.

      Não confundamos o NOrte com meia dúzia de vigaristas, que querem dividir a meio um país tao pequeno, tudo por causa de... 22 gajos a correr atrás de uma bola.

      Eliminar
    2. Sr. Redmoon,

      Provavelmente a razão do seu post é porque efectivamente viver no reino Unido, quiçá há muitos anos, pois julgo que está redondamente enganado.

      Eu vivo na região de Lisboa e NUNCA ouvi nenhum sulista ou mouro, como depreciativamente os "PORTISTAS" e não os PORTUENSES,falarem mal das gentes do Norte bem antes pelo contrário.

      Agora o que oiço repetitamente são comentários de "queremos Lisboa a arder", que no SUl não se trabalha, que são mouros (como atrás referi) etc. etc.

      Somos um país fisicamente pequena mas demasiado grande, ENORME dira eu, pela sua história, cultura, etc. etc para se "dividir" com as atitudes aqui expostas.

      Saudações Benfiquista de um adepto de "22 gajos a correr atrás de uma bola"

      Eliminar
    3. Vivo fora há 7 anos, mas vou a POrtugal muitas vezes.

      O querer Lisboa a arder, é coisa de uns quantos. Não são todos os nortenhos a querer ver Lisboa a arder.

      Também há Lisboetas que dizem mal das gentes do Norte. Eu sou Lisboeta, conheço o NOrte, e não sou um deles.

      Eliminar
  3. Concordo com tudo!!! :D :D

    - Aliás, defendo que seja criado um gabinete que sirva única e exclusivamente para defender o Benfica, dentro e fora de campo. Que coloque além fronteiras, em imprensa estrangeira, imagens da vergonha que é o nosso campeonato. Temos de expor lá fora o que se passa cá dentro. EXPOR TUDO!!! Ricardo Araújo Pereira, João Gobern, Leonor Pinhão e Marinho Neves teriam de ser os responsáveis por tal gabinete. Seria feita uma perseguição a todo o sistema, incluindo a jornaleirada onde os exporíamos ao ridiculo aquando da suas crónicas, bem como os Tavares desta vida.

    - O jornal O Benfica passaria a jornal diário para fazer concorrência aos demais jornais desportivos de forma a que o Benfiquistas comprassem somente o jornal O Benfica. O jornal falaria no universo benfiquista em particular, e têm muito para falar, e também do desporto nacional e internacional.

    - Criação imediata da rádio como meio de defesa do Benfica.

    Com estes projectos todos a andar ao mesmo tempo, haveria muita jornaleirada a pensar no que escrevia e até a arrastar a asa para trabalhar para o Benfica. A máquina de propaganda corrupta, aos poucos, vira-se contra o dono...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim sim Simões!!

      Quando não concordares com tudo, por favor não comentes os meus posts:))

      Abraço

      Eliminar
  4. Excelente post. Confesso que não tenho ideias concretas quanto a atitudes exequíveis por parte da direcção, para além destas que muito bem enumeraste. A última então é exemplar. Parabéns. Consigo imaginar isto posto em prática, a espuma que sairia daquelas bocas corruptas... Seria de génio, de génio... E garantidamente traria resultados práticos...
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jaime,

      Há sempre uma serie de coisas que se podiam fazer.
      Aqui há um ano lembrei-me de ter benfiquistas a distribuir gratuitamente à porta do estádio 65000 camisolas pretas com o logotipo do youtube, para enchermos o estádio de negro para as televisões num jogo com o FCPorto.

      Eliminar
  5. Aguia despreocupada28/2/13 22:53

    Se depende-se de mim o Benfica nao jogaria mais na liga Portuguesa,que o clube da fruta e chocolatinhos se contenta-se com Sportinguinhos e braguinhas academicazinhas,setulbazinhos numa liga de merdinhas,e dizer ao mundo o porque nao querer jogar numa liga toda minada ou corrompida como queiram.ouras medidas nao viajarem pro Norte do Pais no vermelhao mas sim num autocarro publico que passa-se despercebido aos terroristas adeptos do clube da fruta,mais a serio a direcao do benfica tem que tomar medidas drasticas junto das autoridades se estas nada fizerem,mais vale voltar a antiga lei do farwest olho por olho dente por dente so assim se acabava com esses filhos duma fisga.
    Estou convencido que nao foram os adeptos do Braga que atacaram o nosso autocarro porque tinham acabado de nos eliminar da tacada liga o proposito e outro ja que nao conseguem nos fazer descolar do topo a que intimidar desculpem fugi um pouco ao topico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que o benfica passa despercebido num autocarro da Carris?! Iamos sem escolta? E depois se nos vissem, como era? COmo era quando ficassemos parados no transito?

      Sair deste país, não é uma opção real na minha opiniao. Se bem que, continuo a achar que mais tarde ou mais cedo vamos ter a Liga Ibérica.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigado Sr. Desaparecido:)))

      Eliminar
    2. Mas tu, principalmente, devias pensar em medidas:

      Não era esse o teu sonho? Ser motorista do Vermelhão? Olha lá ires a conduzir o aparelho e atirarem-te com uma vaca para dentro do cockpit!! :D

      Eliminar
  7. "porque se ganharmos em campo nao temos problemas nas estradas com o autocarros " - ah, pois não. Se tivéssemos ganho ontem, os animais que atiraram os blocos de cimento tinham ido para casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lololol

      Aliás, eu lembro-me que fui ao Bessa ver o jogo do titulo do Trapatoni, numa excursão de autocarro.
      Saí de lá campeão a na viagem de regresso a Lisboa, aquilo foi um sossego, não houve pedregulhos nenhuns! Foram poucos a bater naquelas vidraças!!

      Eliminar
  8. Águia Preocupada28/2/13 23:07

    "O que se pede é medidas para os dirigentes do clube tomarem, para que sejam pró-ativos e não reativos."

    O pior de tudo é que os dirigentes do Benfica nem são pró-activos nem reactivos! Por acaso já alguém leu ou ouviu palavras da direcção ou de alguém com responsabilidades no clube, eobre ou repudiando os acontecimentos de ontem em Braga? Ah! Não?! Pois é por isso que todos malham e nada acontece.
    Porque será que os corruptos tem tudo e todos (quase todos) submetidos às suas regras e leis? Porque tem espalhado a sua doutrina, as suas leis, manobraram espalhando um certo terror que implementaram e impuseram.
    Não é isto que preconizo. Mas que sim, se seja pró-activo e reactivo.
    Por exemplo, onde ficaram as "ameaças" de há dois anos, que declaravam: "Nem eles sabem o que lhes acontece se usarem de violência..." Pois é, houve bolas de golfe, houve pedras, (uma passou inclusive a rasar o rosto de Aimar) houve arremesso de objectos... E aconteceu
    alguma coisa? Que raio de memória a minha... Esqueci-me que Vieira tomou uma atitude de força e mandou o autocarro dar meia volta e voltar para trás... Deveria tê-lo feito e perdeu com isso uma oportunidade de ouro para publicitar em toda a Europa e no mundo, o quão violentos são alguns clubes e corrupto é o futebol tuga.

    Não, não concordo com os pontos que são apresentados no post. Porque carga de água há-de o Benfica ter que usar de formas de defesa diferentes dos outros e ter com isso despesas extras!?
    Também não concordo que à violência se responda com violência. Uma verdadeira tomada de posição, drástica, incisiva e sobretudo VISÍVEL, resolveria o problema. Ai resolvia, resolvia... Mas os dirigentes do Benfica não estão muito interessados nisso! Vá-se lá saber porquê!? Ou será que se sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo que tem havido da Direcção uma certa inacção em relação a este assunto. São muitos acontecimentos seguidos, nada foi feito, e sempre que lá vamos sabemos que nos vão malhar outra vez.

      Exigem-se medidas, para mais quando está em causa a segurança dos nossos jogadores.

      Eliminar
  9. É com posts como este que a Blogosgera Benfiquista ganha credibilidade.

    Parabéns RedMoon, assino por baixo qualquer uma das sugestões.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  10. Aguia despreocupada1/3/13 00:09

    Isso RedMoon a segurança dos nossos jogadores e que esta em causa se nada for feito os nossos jogadores um dia destes teem medo de viajar pro Norte porque o caso repete-se ano apos ano e nada e feito.

    ResponderEliminar
  11. " Ameaçar colocar no autocarro do Benfica vidros à prova de bala"

    Que raio de ameaça é essa? Achas mesmo que alguém vai ligar alguma coisa se o SLB tem vidros à prova de bala no seu Autocarro????

    O que se pode fazer? Já que não querem responder da mesma moeda é não ser anjinho. É não andar de braço dado com quem fomenta tudo isto. É dizer, claramente, que se os autores da pedrada não forem detidos o SLB não volta a jogar em Braga. Que marquem falta de comparência. É dar meia volta e voltar a Lisboa caso o autocarro seja atacado na ida. É retirar os jogadores de campo mal tivesse caído a primeira bola de golfe, etc etc etc

    Se é para perder pontos que se perca com estrondo. Imagina o sururu que não era para a imprensa estrangeira o SLB faltar a um jogo por motivos como este? Imagina todas as histórias sobre a corrupção azul e branca que não voltariam à tona de água, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada1/3/13 13:36

      Exactamente! Se não vai a bem... Que vá, como dizes, com estrondo! Não me preocupava nada, NADA mesmo, perder 3 pontos por uma causa destas!
      Vieira já teve oportunidade para tomar medidas destas e não o fez porquê? terá o rabo preso? É o que parece!

      Eliminar
  12. benfiquista do coração1/3/13 11:26

    assino por baixo

    ResponderEliminar
  13. NauBenfica1/3/13 13:17

    Também assino por baixo. O clube deverá esforçar-se para que todas estas ações sejam conhecidas imediatamente além-fronteiras, o que levaria, penso,as autoridades, as instituições que tutelam o futebol,os governos, a tomar medidas sérias.
    A ideia das tshirts acho-a ótima, para divulgar o nosso descontentamento através de expressões bem escolhidas,e não só nos jogos com o FCorruptoPorto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia das tshirts era simples e barata. Para o youtube era publicidade gratuitA, so tinham de oferecer as camisolas

      Eliminar
  14. Anónimo1/3/13 15:34

    anónimo

    meter um batalhão da força de intervenção dentro do autocarro oficial e manda-los a frente, só acontece mais uma vez esse tipo de intimidades.

    ResponderEliminar
  15. Gostei do ponto 1 de...outra medida... porque esse "artigo" está envolto na VERDADE concreta ...pelo menos aquilo que as escutas mostraram!... e que ninguém sabe como estão as coisas agora!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking