O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nunca se gastou tanto como com Jorge Jesus? Vamos aos factos...

. 52 comentários
Pronto, gosto do homem, que querem que faça? Jorge Jesus é perfeito? Não, não é, bem longe disso. Admito que de vez em quando seria capaz de gostar mais se soubesse jogar em 4-3-3, se não se expusesse tanto. E gostaria ainda mais se de vez em quando fosse mais comedido nas palavras, se deixasse os adeptos julgar o seu trabalho sem ter de estar sempre a colocar-se em bicos de pés. E gostaria ainda mais se tivesse ganho mais títulos.

Mas apesar dos defeitos que tem, quando analiso os últimos 20 anos do SLB, no fundo, o Benfica do “meu tempo”, acho que é o melhor treinador que tivemos a larga distância dos outros. Por isso, quando JJ diz que há um Benfica antes e outro depois dele (repito, só conheço o Benfica do “meu tempo”,) eu até concordo com ele. Acho é que ele não o devia dizer, devia deixar as pessoas tirarem as suas conclusões. Como já devem ter percebido, o Benfica do “meu tempo” é pois um Benfica perdedor, aceito esse reparo:))

Numa questão de estilos e, estilos há quem goste mais de uns e menos de outros (é discutível) eu sou fã da sua frontalidade e até da sua cultura bairrista. Faz-me lembrar Graeme Souness, de quem também apreciava a personalidade. Com Jorge Jesus não há meias tintas. Se o jogador A joga bem merece um elogio, se joga mal merece um reparo. Não há cá paninhos quentes nem palmadinhas nas costas. Não há cá medos de exigir e atirar pressão para cima dos jogadores. Quem lida mal com a pressão no futebol, terá escolhido seguramente a profissão errada.

Uma das duplas de treinadores mais famosas e mediáticas da história do futebol é a dupla Brian Clough/Taylor que levou o Nothingham Forest ao título de Bi-Campeão Europeu em 1979 e em 1980 com uma equipa de tostões e sem que ninguém desse nada por ela. Para quem não viu o filme sobre a vida de Brian Clough, eis um filme que recomendo vivamente aos amantes do futebol “The Damned United”. Simplesmente fabuloso.

Este Brian Clough era a pessoa mais egocêntrica de que há memória. Se virem o filme perceberão que Mourinho bebeu muito desta personalidade. Bebeu e inspirou-se nela seguramente. Este é o homem que disse um dia que “Quando morrer, Deus vai ter de abdicar da sua cadeira favorita.” É o homem que disse: “Eu sei que dizem que Roma não foi construída num dia... mas eu não estava destacado para essa missão.” E que disse: “Não vou dizer que sou o melhor treinador da história mas estarei seguramente no top 1!” Que disse: “Normalmente discutimos os assuntos durante 20 minutos e depois concluímos que eu estava certo.

E na autobiografia de Taylor (o adjunto de Clough) é dito que de cada vez que eles contratavam um jogador, esse jogador era chamado a uma reunião onde lhe era dito olhos nos olhos para que tudo fosse claro: “Filho, na primeira oportunidade em que te pudermos substituir por um jogador melhor, fá-lo-emos sem piscar um olho. É isso que nos pagam para fazer, para construir o melhor plantel possível para ganhar o máximo que pudermos. Se nós víssemos um jogador melhor do que tu mas não o recrutássemos, seríamos fraudes. Mas nós não somos fraudes, ficou claro?” Esta era pois a injeção de confiança e motivação que Clough dava aos seus jogadores assim que chegavam. E no entanto, em campo eram jogadores sempre dispostos a morrer por ele.

Claro que não estou a querer comparar Clough com Jorge Jesus. Os discursos de Clough só ganham significado e lugar na história porque foi um treinador único e ganhador, coisa que JJ não é. O que estou é a comparar egos e, esse, quer num quer no outro, e em Mourinho porque não, são gigantescos, os quais, como se viu, adornam e até imortalizam os seus autores, desde, claro, que se ganhe para dar colorido ao discurso. Eu sou pois fã desta cultura de exigência, e estou 100% de acordo quando, com uma certa arrogância, JJ diz que isto não é tirar o Manuel e meter o Joaquim! Se assim fosse, qualquer um era treinador.

Ainda sobre Jorge Jesus, gostaria de deixar aqui um estudo baseado no site www.transfermarkt.co.uk, que resume o seu trabalho no clube. No fim tirarei as minhas duas ou três conclusões e gostaria que cada leitor fosse capaz de tirar e discutir as suas.

Para a equipa A, os jogadores que Jorge Jesus contratou em quatro épocas foram: (em libras)

Júlio César           440000
César Peixoto       352000
Shaffer                 1320000
Airton                  2288000
R. Amorim          880000
Javi Garcia          6160000
Ramirez               6600000
Filipe Menezes    968000
José Fernandez    1320000
Éder Luis             3520000
Weldon                176000
Saviola                4400000
Kardec                 2200000
Roberto               7458000
Gaitan                 7392000
Jara                      4840000
Carole                 660000
Jardel                  418000
Fábio Faria         1760000
Artur                   0
Bruno César       4664000
Nolito                 0
Garay                 4840000 (50% do passe)
Matic                 4400000
Witsel                7920000
Rodrigo             5280000
Capdevilla         0
Yannick             0
Enzo Peres        2112000
Rodrigo Mora   0
Urreta               1108000
Paulo Lopes      0
Sálvio                9680000
Lima                  3520000
Melgarejo          0 ?
Emerson            1760000
Luisinho            0?
Ola John            7920000
TOTAL COMPRAS: 106356000 (libras) 
EM EUROS: 133 Milhões 

Jogadores contratados e VENDIDOS por Jorge Jesus (Mais Valias):
Júlio César                       Valor das Vendas 0                  MV: -440000
César Peixoto                  Valor das Vendas 0                  MV: -352000
Shaffer                             Valor das Vendas 202400        MV -1117000.6
Javi Garcia                      Valor das Vendas 17760000     MV +11600000
Ramirez                           Valor das Vendas 19360000    MV +12760000
Filipe Menezes                Valor das Vendas 88000          MV -880000
Roberto                            Valor das Vendas 7560000      MV +102000
Fabio Faria                       Valor das Vendas 0                 MV -1760000
Witsel                               Valor das Vendas 35200000   MV +27280000
Capdevilla                        Valor das Vendas 308000       MV +308000
Emerson                           Valor das Vendas 1408000     MV -352000
Éder Luis                         Valor das Vendas 1540000      MV -1980000
Weldon                             Valor das Vendas 0                 MV 0
VALOR DAS VENDAS: 83426000 (libras) 104 milhões de euros
MAIS VALIAS: 45169000 (libras) 57 milhões de euros

Jogadores vendidos por Jorge Jesus mas comprados anteriormente:
David Luiz 26400000   Valor Mercado em 2009:   4800000      MV + 21600000
Coentrão    26400000   Valor Mercado em 2009:   1900000      MV +24500000
Di Maria    29000000   Valor Mercado em 2009:   6900000      MV +22100000
VALOR DAS VENDAS: 81800000 (libras) 102 milhões de euros
MAIS VALIAS DE JJ: 68200000 (libras) 85 milhões de euros

TOTAL VENDAS DE JORGE JESUS: 206 milhões de euros 
TOTAL COMPRAS DE JORGE JESUS: 133 milhões de euros 
LUCRO: 73 milhões de euros, ao qual terá de se adicionar mais valias teóricas em jogadores contratados com JJ e que o Benfica ainda mantém nos seus quadros.

Jogadores contratados por Jorge Jesus e ainda não vendidos:
Airton              2288000        Valor de Mercado actual:1800000          MV:-488000
R. Amorim:     880000          Valor de Mercado actual:3500000          MV:+2620000
Kardec             2200000        Valor de Mercado actual:1500000          MV:-700000
Gaitan              7392000        Valor de Mercado actual :14000000       MV:+6608000
Jara                  4840000        Valor de Mercado actual:4400000          MV:-44000
Carole              660000          Valor de Mercado actual: 525000           MV:-75000
Jardel              418000           Valor de Mercado actual: 3500000         MV:+3082000
Artur               0                     Valor de Mercado actual: 5300000         MV:+5300000
Bruno Cesar    4664000         Valor de Mercado actual: 7900000        MV:+3236000
Nolito              0                     Valor de Mercado actual : 8400000       MV: +8400000
Garay              4840000          Valor de Mercado actual:12500000       MV:+7660000
Matic              4400000           Valor de Mercado actual: 5300000        MV: +900000
Rodrigo           5280000          Valor de Mercado actual: 8800000        MV:+3520000
Enzo Peres      2112000           Valor de Mercado actual : 2600000       MV:+488000
Rodrigo Mora 0                      Valor de Mercado actual: 1600000        MV:+1600000
Urreta             1108000            Valor de Mercado actual: 1600000        MV:+492000
Salvio             9680000            Valor de Mercado actual : 8800000       MV: -880000
Lima               3520000            Valor de Mercado actual: 7000000        MV:+3480000
Melgarejo       0 ?                     Valor de Mercado actual: 3100000         MV:+3100000
Luisinho         0?                      Valor de Mercado actual : 875000         MV:+875000
Ola John          7920000          Valor de Mercado actual: 7900000        MV:-200000
Valorização Teórica Jogadores Contratados Ainda Não Vendidos: 50131000 libras 
Em Euros: 62 Milhões Euros

Outras Valorizações
Maxi Pereira:               Valor Mercado em 2009: 4600000  VM Actual:13000000   MV:+8400000
Cardozo:                      Valor Mercado em 2009: 7000000   VM Actual 1550000     MV:+8500000
Total Outras Valorizações: 16900000 libras 
21 Milhões de euros 

Outras Desvalorizações:
Sidnei:         Valor Mercado em 2009: 4400000    VM Atual: 1800000      MV:-2600000
Excluem-se desvalorizações devido a veterania como Luisão e Aimar 
Total Outras Desvalorizações: 3.25 Milhões de Euros 

NOTA: Nestes números não foram incluídas verbas correspondentes a vendas parciais dos passes de jogadores ao Benfica Stars Fund, nomeadamente percentagens dos passes de Airton, Kardec e Éder Luís. 

As minhas conclusões:
1. Ainda há quem tenha a lata de dizer que nunca se gastou tanto como com Jorge Jesus. Dito, claro, por quem faz contas à carpinteiro (e mesmo assim terá de ser um carpinteiro tendencioso), não avalia ativos e passivos, e decide ter em conta apenas uma das parcelas, aquela que mais interessa.

2. Se Jorge Jesus fosse Manager do clube à boa moda inglesa, a sua gestão dos ativos desportivos do clube teria de ser considerada absolutamente notável, especialmente por se tratar de um grande cube, e ainda assim ter conseguido manter desportivamente um nível bem razoável de competitividade.

3. Concordo quando alguns responderem a este post com a pergunta: “Ok, mas nós somos um Banco?! Então e os títulos?” Sem dúvida alguma de que o Benfica vive essencialmente de mais valias desportivas e não financeiras, e as mais valias desportivas de Jorge Jesus têm sido “curtas”. O problema, se calhar, é que a história mostra claramente que para se ter sucesso numa das vertentes é quase impossível ter sucesso na outra.

4. Talvez as mais valias desportivas de JJ fossem neste momento maiores se a Direção não tivesse dado tanta prioridade às mais valias financeiras, se se tivesse sido capaz de segurar algumas pérolas mais um ou dois anos. Quantos clubes de primeira linha do futebol europeu conseguem vencer títulos com regularidade apresentando saldos positivos entre a compra e a venda de jogadores? Com regularidade só vejo um, e infelizmente para nós chama-se Futebol Clube do Porto. Todos os outros têm saldos altamente negativos.

5. Não custa compreender pois que nunca será fácil nem será de animo leve, que Luís Filipe Vieira prescindirá de Jorge Jesus e o recambiará para o Dragão. Esta será sempre uma GRANDE decisão. Sei que alguns pensam hoje que qualquer treinador que venha para a Luz será capaz de fazer pelo menos igual ou melhor do que JJ. Para bem do meu clube, oxalá tenham razão, porque eu, sinceramente, tenho séria dúvidas de que treinadores como Jorge Jesus hajam muitos por aí aos pontapés.


Se eu renovava com Jorge Jesus? Se baseado apenas nas suas competências, claramente que sim. Se baseado na forma como vejo o futebol, claramente que sim também, porque eu, neste momento, e se calhar ao contrário da maioria, acho que este Benfica não dá para mais, e se não dá para mais não acho que seja por culpa do treinador. Ainda assim, na minha opinião, esta sim, é a época em que Jorge Jesus está a provar definitivamente o seu valor. E ao contrário dos prognósticos da maioria, Ola John, Melgarejo, Matic, André Almeida, Enzo Peres, Lima e até Jardel, são claramente apostas ganhas, e claramente com muito trabalho técnico e tático do treinador.

Só que ao mesmo tempo também acho que projetos de longo prazo só fazem sentido em clubes de topo que permitem financeiramente aos seus treinadores construir projetos sempre em crescendo. Ou então em clubes pequenos em que se sobrevive facilmente a dois ou três anos modestos. Mas em clubes como o nosso, clubes onde as necessidades financeiras se sobrepõe sempre às desportivas mas onde a exigência dos adeptos é e sempre será altíssima, projetos de longo prazo são totalmente descabidos, porque simplesmente não há tempo para os treinadores darem dois passos atrás para darem mais tarde três à frente. 

Quantos treinadores saíram do Benfica pela porta grande nos últimos vinte e cinco anos, para não ir mais longe? Trapattoni, se calhar o único inteligente o suficiente para ter saído pelo seu pé, sabendo como sabia, que se tivesse ficado, na época seguinte não durava até Dezembro! O que disse ele na altura para justificar a saída? Ahh, que estava velho e que era hora de regressar a casa. Uma semana depois estava a treinar na Alemanha.


P.S. Não sei quem estará certo mas, para muitos que dizem que Jorge Jesus ganhará qualquer coisa como 400000 euros por mês... Segundo este gráfico, 2.4 milhões ao ano divididos por 14 meses dará qualquer coisa como 170000 euros/mês. Um número bem diferente portanto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

52 comentários

  1. Tanto dinheiro e o passivo a aumentar ... Não sou nem serei apoiante de jj e tenho vergonha que se aceite treinadores medíocres e arrogantes com a desculpa de € ou libras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passivo a aumentar... Ok, e que tem JJ a ver com esse assunto?

      Na tua opinião, JJ não serve... Serás capaz de dizer algum que achas que sirva e porquê?

      Eliminar
    2. Do passivo apenas digo que o grande fazedor de dinheiro não chega para tirar o Benfica do vermelho, quem eu queria? Não sou membro da direcção, apenas te digo que pelo aquilo que ele ganha financeiramente vs aquilo que reflecte desportivamente é patético.

      Eliminar
  2. Redmoon, aprecio o trabalhão que tiveste a compilar tudo isto. Obrigado pelo esforço.

    Não olhei ainda para o que expões, excepto o vencimento de Jorge Jesus.
    Ele ganha 334000 mil euros/mês, o que o coloca no TOP 10 dos treinadores mais bem pagos.
    Claramente muito salário para tão pouco rendimento desportivo, em títulos.

    Como dizes, o Benfica não é um banco. É um clube que tem como primeiro objectivo ser campeão nacional.

    Além disso, cometes um erro que é comum nos últimos tempos. Todos atribuem as vendas milionárias a JJ. Errado. O mérito é dos investidores que têm financiado a compra de jogadores com mais qualidade. Porque se não houver qualidade, não há milagres. Nem com Jesus.

    Em geral, muitos dizem que tudo o que é positivo(vendas, vitórias) é atribuído ao mérito de JJ. As derrotas, os erros e falhanços em momentos decisivos é tudo os árbitros, o sistema.

    Não perceber as limitações de JJ, e que o Benfica e o próprio JJ só têm a perder por não haver um superior hierárquico entre JJ e LFV, é continuar a lamentar os falhanços em momentos críticos, sem perceber que os primeiros erros e enganos são internos.

    Mas com isto não quero tirar mérito ao teu post.
    É assim que conseguimos ir debatendo o nosso Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shadows,

      Completamente de acordo com a tua observação, especialmente a da parte da hierarquia entre JJ e LFV...

      Eliminar
  3. Caro Shadows, é provável que haja um ou outro erro num ou noutro número. Este deu trabalho a escrever e não quis perder mais tempo ainda a confirmar todas as contas.

    Claro,há sempre os investidores, mas presumo que quem decide quem contratar é o treinador. Seria pior se tivesses na mesma investidores, mas alguém a decidir investir esse dinheiro em Pongolles e Elias.

    Da minha parte não costumas ouvir-me culpar o sistema pelas derrotas. Já o disse em outros posts, acho que o Benfica não ganha o título este ano. Se comparar os planteis do Benfica e do POrto, acho que o do POrto é melhor, e sobretudo mais adulto e competitivo.

    A venda do Witsel e do Javi a 31 de AGosto, não consigo encaixar. Pior, só quando Vieira entalou Fernando Santos vendendo SImao a 31 de Agosto também. Claro que depois quem paga a factura é o treinador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um erro do actual Benfica. Ser o treinador a decidir quem vem. No máximo, pode indicar nomes, mas deveria haver alguém que perceba de futebol acima dele que validasse ou bloqueasse esse desejo de JJ.

      Com alguém a apertar com ele, JJ é diferente para melhor. Com rédea solta, é um treinador que acaba por falhar nos momentos críticos.
      Ele não tem nem perfil nem qualidade para ser o topo da pirâmide.

      E ganha demasiado para o que produz.

      O plantel do FCP é mais equilibrado e planeado. E isso vê-se em campo, mesmo com o Vitó no banco.

      Red, as vendas de Javi e Witsel só foram surpresa para quem quis. As negociações decorriam já à algum tempo. Para JJ não foi surpresa nenhuma. Garanto-te.
      A estrutura do futebol(LFV e JJ) teve tempo para suprir em pelo menos um jogador o buraco que iria surgir no meio campo.

      Eliminar
    2. Shadows,

      Bem sei que em Portugal o sistema é diferente. Eu moro em Inglaterra e como tal estou familiarizado com o sistema daqui.
      Quem manda na política de contratações é o manager, que é também o treinador.

      E aceito quem pensa o contrário e defende o contrário, mas eu sou apologista da ideia de que, sabendo nós a facilidade com que os treinadores caem ao fim de dois maus resultados, e sabendo nós como a culpa de todos os maus resultados é sempre dos treinadores, estes treinadores devem ir à luta com jogadores da sua confiança. A mim nao me melindra nada que Jorge Jesus nao apostasse no Capdevilla. O espanhol era um jogador posicional e todos ja perceberam que JJ quer um que vá sempre por ali acima. Pode-se discordar mas nao é compreensivel?

      Como diz Jesus, isto não é tirar o Manuel e meter o António. O Presidente prefere o Manuel e contrata o Manuel, mas quem o treinador prefere é o António. Depois se o Manel não rende e os resultados não aparecem, quem é que cai? Cai o presidente?!

      Claro, nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas o ideal é mesmo treinador e presidente estarem em sintonia quanto àquilo que se pretende.

      Achas que o Mourinho, querendo o Modric iria aceitar o Bruno César? Ou que o Fergusson querendo o Nani lhe dessem o Sálvio?

      Eliminar
    3. E dizes que o plantel do Porto é mais equilibrado? Pois é.

      Mas como sabes, JJ quis Falcão, quis James Rodriguez, quis Álvaro Pereira, quis Alex SAndro e Danilo, e em que clube acabaram esses jogadores?

      Ainda assim, no Porto ainda aceito que a estrutura decida quem se contrata, porque a estrutura do Porto sabe realmente de futebol. No Benfica vai decidir quem? O Vieira? O Carraça?

      Rui Costa talvez, mas ainda assim teria de ser sempre um trabalho em sintonia com o treinador

      Eliminar
    4. Ora aí está. No Benfica quem decide? Vieira e JJ. Mais ninguém. O Rui Costa nos últimos 2 anos foi um verbo de encher.

      O estilo 'manager' como em Inglaterra só pode ser usado cá com pessoas que saibam o que é gerir pessoas, além de futebol. O JJ na gestão de pessoas é medíocre. O que é pena.

      Um treinador é um empregado, não um patrão. É-lhe confiado um grupo para gerir. Ele pode indicar alguns jogadores para formar um núcleo duro, mas tem que trabalhar com o que o clube lhe dá.
      E há o reverso da medalha.
      É algo perigoso, em especial em Portugal onde vários treinadores de topo recebem percentagens de vencimentos de jogadores por os levarem para os clubes onde estão.
      Ainda está por explicar a alegada propriedade de direitos de jogadores do Benfica nas mãos de Raul José e JJ.

      No Benfica, havia o Rui Costa que percebia de bola. Até que o JJ 'obrigou' LFV a encostá-lo.

      Sobre os craques que acabaram no FCP, será que LFV já encontrou o bufo? Já mandou embora o olheiro ex-FCP que descobre jogadores que acabam no FCP?

      Como vês caro Redmoon, este assunto não pode ser analisado apenas de uma vertente. É demasiado complicado e nebuloso para isso.

      Resumo a minha opinião sobre JJ: precisa de ter um chefe que esteja ali todos os dias e o coloque no seu lugar, o de treinador apenas.
      Sem isso, será mais problema que solução.

      Eliminar
  4. Águia Preocupada21/11/12 22:45

    Quero esclarecer que não li o post todo. E não o li por uma razão simples: O Benfica não foi, não pode ser nem deverá ser NUNCA! uma empresa de engorda de gado para expor na feira! O Benfica é um clube desportivo e por isso deve comprar o que interessa e vender o que não interessa ou, por via do mercado não possa manter! Falar do aproveitamento ou da valorização de jogadores, apenas me interessa se for para nos garantir títulos. E é porque este princípio se subverteu com este presidente, que sou e sempre serei contra ele.
    Este ano foi o que se viu com a venda nos últimos instantes de dois jogadores importantíssimos tal como outros nos anos anteriores. Vir alguém prometer 3+1+50 e mercantilizar as mais valias desta forma só poder ser para papalvo se enfeitiçar.
    E como diz o Shadows JJ ganha demasiado para tão poucos resultados e para tanta pobreza... Ainda ontem, acabar um jogo importantíssimo com 9 NOVE jogadores de pendor defensivo, é surreal e duma incompetência assustadora!
    Quero é títulos! Quero lá saber de vendas! Não foi para vendas que o Benfica foi fundado! Ou será que foi e alguém me enganou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois,tTirar conclusões sem ler o post é sempre perigoso, e por isso nesse aspecto não vou comentar.

      Se JJ fizer o que fez ontem?! Como?! Mas não ganhámos o jogo de ontem? E não fizémos o melhor jogo da época?! Acabámos com 9 jogadores defensivos?! Heheh... Pois vamos lá esclarecer, entrou o Maxi e saiu o Matic por lesão passando André Almeira para o lugar de Matic, saiu o Lima e entrou o Gaitan para segurar o meio campo, e o Jardel entrou a 3 minutos do fim do jogo por causa do jogo aéreo e das bolas bombeadas para a área.

      Mas devemos ter jogador ontem pelo menos com 12 jogadores. Os 9 defesas que tu contaste, mais Cardozo, Gaitan e Ola John dá 12. E se calhar até jogámos com 13, pois até o Enzo Peres ja deve ser defesa central para ti!!

      Eliminar
    2. Águia Preocupada21/11/12 23:26

      Ganhámos RedMoon! Mas o sofrimentos dos últimos minutos bem poderiam ter sido evitados... Na minha modesta opinião! Com tanta gente na defesa, uma bola transviada, bate num, bate numa perna, bate noutra e pode entrar.
      Eu não disse 9 defesas. Eu disse nove jogadores de pendor defensivo! Ou não acabámos o jogo só com Cardoso e Gaitan com características atacantes? Na minha opinião isto é suicídio!
      Desta tivemos sorte!!!

      Eliminar
    3. Desculpa lá mas tu és a prova provada de que quando se embica para um lado não há volta a dar.

      Quer-se dizer, vencemos o jogo, podíamos ter marcado 4 ou 5 golos sem exagero nenhum, até aos 5 minutos finais o Celtic tinha dois remates feitos e um golo marcado, na fase final do jogo começou a bombear bolas em desespero de causa, e houve uma que passou junto ao post num género de cruzamento em que se vires nas imagens estão dois jogadores do Celtic em fora de jogo?

      E isto para ti é uma táctica de suicídio?! Num jogo em que podíamos ter goleado? Porque acabámos o jogo a defender nos últimos 5 minutos quando o Celtic arriscou tudo?!

      Não sei por onde tens andado nos últimos 20 anos mas o teu Benfica deve ser diferente do meu, porque o teu deve-te ter habituado mal

      Eliminar
    4. Águia Preocupada22/11/12 00:41

      Talvez caro RedMoon! Sabes, eu tive o privilégio de ver aquela super equipa de Eusébio e companhia... Era muito jovem é certo, pouco entendia de futebol, mas vi-os ao vivo na nossa antiga mas verdadeira catedral!!! Bom, outros tempos...
      Podíamos ter marcado 4 ou 5, é verdade! A isto respondo-te: Viste o Celtic-Barcelona? Quantas bolas aos postes e à barra mandou o Barça? Poderia ter ganho por 4 ou 5, mas...
      Não gosto de acabar os jogos assim, que hei-de eu fazer! Quem defende, arrisca-se a perder... É essa a minha teoria! Talvez por isso, não sou treinador...

      Eliminar
    5. Só uma achega... Já que falas em Barcelona e em defender, deves estar então lembrado de uma final da Champions que limpámos ao Barça. Nessa final a partir de certa altura fomos massacrados pelo Barça e defendemo-nos com unhas e dentes com as bolas a baterem nos postes e o nosso enorme keeper a defender tudo!!! No futebol é assim, quando não "matas" o adversário, depois estás sujeito ás suas investidas finais na tentativa de vencer!! Como quero acreditar que sabes, o Celtic é uma equipa poderosa no jogo aéreo e era aí que eles iam apostar tudo e JJ esteve bem ao reforçar esse aspecto!!

      Eliminar
  5. Águia Preocupada21/11/12 22:52

    Porque ninguém aqui comentou e embora fugindo um pouco ao post, não posso deixar passar as declarações do catedrático, ontem após o jogo!
    Diz o mestre da táctica, que poderemos ir ganhar a Barcelona! Então em que ficamos? Em nossa casa, achou que era impossível a vitória - não foi isso que disse mas ficou implícito nas suas declarações - e ir ganhar a Barcelona já pode acontecer?! O homem já viu que não foi profissional nem em Glasgow nem em Moscovo e agora tenta atirar areia p'rós olhos de quem?! Se fizer o que fez ontem, traz de lá o saco mais pesado do que veio de Vigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada21/11/12 23:13

      Antes deste comentário fiz um outro que não foi publicado! Penso estar mais dentro do espírito do post, motivo por que pergunto se foi censurado!?

      Eliminar
    2. Está lá, às 22:45

      Eliminar
  6. Antes de mais e porque já li uma opinião tua, aliás parece que ainda a mantens quando referes que este Benfica não dá para mais, sobre a incapacidade de este ano sermos campeões e e isto fundamentado nas perdas de Javi e Witsel, gostava de te chamar a atenção para os dois substitutos que JJ escolheu. Um era óbvio e não deixa muitas dúvidas que é melhor que o antecessor! O outro tem qualidades extraordinárias e só não tem, ainda, a admiração que merece porque não chegou viu e venceu!!

    Falo disto porque com JJ passa-se algo de parecido!É português, não é doutor, exprime-se num português pouco evoluído e ainda tem o pior defeito que se pode ter em Portugal, é convencido!

    Se nos alhearmos disto temos de dar a mão à palmatória! Ele sabe de futebol como poucos e potencia jogadores com uma facilidade espantosa! São já muitos os casos. Se de Fábio Coentrão podemos alegar que se fez o que é porque já tinha nele imensas qualidade, com Melgarejo temos de reconhecer que é o que é porque apanhou, na sua jovem carreira, JJ como treinador! E custa ouvir JJ dizer que ele não tinha qualidade suficiente para ser avançado, mas isso não nos pode impedir de concordar com as suas afirmações e pensar que não fosse isso e Melgarejo seria uma quarta ou quinta opção para as laterais pois é um espaço preenchido por jogadores de enorme qualidade!

    Para se dar valor a uma pessoa não é necessário gostar dela, nem que ela tenha a mesma visão política ou acredite nos mesmos deuses! JJ tem defeitos, sem dúvida, e comete muitos erros mas tem muitas qualidades e algumas bem difíceis de encontrar num treinador!

    Mas pronto, pertence à plebe e a esses não se permite certas ousadias! Nisto penso como Brian Clough e por isso defendo que se for para vir um melhor, que JJ se vá já em Janeiro, e pode ir para os badalhocos!

    Tirando os treinadores da fruta e putedo, e Paulo Bento, que fez sucesso por ficar à frente do Benfica (e antes de JJ chegar), JJ é o único treinador que teve sucesso, neste século, jogando contra o sistema!

    Gostava de o ver a treinar um clube com o dinheiro do clube treinado pelo o último que saiu da pocilga dos badalhocos!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo que não acredito no título deste ano, quer dizer, acreditar acredito, acho é que se com Javi e Witsel tínhamos 49% de ser campeões, sem eles só temos 35%.

      E também disse em outras alturas, que se este ano formos campeões, será uma chapelada do treinador. POrque acho que com um treinador banal, e tendo em conta as voltas que o plantel levou, as lesões do meio campo, a falta de opções, as adaptações e a aposta em jogadores quase sem experiência nenhuma, a esta hora já podíamos estar arredados da luta.

      Estamos lá em cima, contra aquilo que muitos esperavam

      Eliminar
  7. Quanto à valorização de jogadores o JJ tem real mérito em:
    Coentrão
    Javi Garcia
    Melgarejo
    Matic
    Enzo
    André Almeida

    o resto já era tudo craque antes de cá chegar.

    Mas concordo que acho que não devemos ser tão negativistas quanto ao trabalho do JJ.
    Agora dizem-me vocês, mas ele não tem títulos, e concordo se se referirem ao seu segundo ano, agora no ano passado foi uma vergonha, penalti sobre o Luisão em Braga, penalti sobre Aimar em Coimbra, o "golo" do Maicon", o penalti sobre o Gaitán no lidl, dois penaltis sobre o Cardozo contra o Rio Ave, e isto são só os lances que me lembro agora de cor, quando tudo isto acontece, e se vê uma equipa a ser campeã tendo sido apenas "prejudicada(?)" num só jogo (o único que lhes deu uma derrota), há que perceber que não é o treinador que tem culpa disto.

    ResponderEliminar
  8. As minhas impressões são as seguintes (não vou aprofundar muito a questão das contas porque não tenho habilitação para tal) - tenho por base apenas o post:

    1. JJ contratou cerca de 40 jogadores. Portanto, à razão de 10 por ano;
    2. Desses 40, na minha opinião, pelo menos 15, não têm categoria nem para o banco;
    3. Numa primeira análise, há rios de dinheiro gasto em contratações que não prestam.
    4. Tirando Javi Garcia, Witsel e Ramires, Roberto (cujo negócio, na minha opinião, está muito mal explicado) e Cap, nenhum jogador contratado por JJ representou mais valia;
    5. Só David Luiz, Coentrão e Di Maria representaram 102M€. É certo que foram trabalhados e valorizados por JJ mas, na minha opinião, a categoria de qualquer um destes jogadores facilmente levaria qualquer treinador mediano a retirar muito do seu potencial;
    6. É certo que ainda há muitos jogadores a ser valorizados mas até que se vendam não representam mais valias (Gaitan é um excelente exemplo disso e não sei se, nas condições actuais, algum clube investiria num jogador destes);
    7. Quanto a jogadores, partilho da opinião de que o Benfica é quase um entreposto;
    8. Se JJ não teve as pérolas mais um ou dois anos, a culpa foi da direcção. Nesse caso, quando apontamos para uma gestão financeira e não desportiva, não podemos enganar os adeptos a dizer que vamos ganhar muito e muitas vezes. Infelizmente, independentemente do resto, tenho de referir igualmente o nome dos corruptos como um exemplo de gestão de activos a seguir;
    9. Pessoalmente, também acho que JJ é a melhor opção para treinar este clube. Mas isso, só no dia em que o Benfica tiver um presidente que lidere o clube. Nesse dia, JJ vai ganhar tudo e pode ser pavão à vontade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo, excepto:

      Dizes que David Luís já era craque antes de Jesus chegar.
      Acho que não. Na época anterior David Luis tinha jogado sempre a defesa esquerdo com Quique Flores, e quem jogava no centro era Sidnei.
      Outra, era fã acérrimo de David Luís e cheguei a considerá-lo um dos melhores centrais do mundo. QUe erro de julgamento o meu, tem sido um barrete no CHelsea, com falhas tácticas gravíssimas. É criticado todas as semanas no Match of the Day.

      Não podes resumir as vaorizações de JJ aos jogadores que saíram. ENtao e outros como Garay, Melgarejo, Rodrigo, entre outros, não são investimentos seguros?

      Eliminar

    2. Jota Pê

      Concordo com o teu comentário mas deixa-me destacar a ultima frase por noutro comentário ainda complementarei o meu que segue pois não falta lenha.

      Como dizia a ultima frase lembra-me uma de um grande Senhor e também grande treinador de futebol, chama-se ele Mario Wilson, uma das personalidades mais brilhantes que conheço no futebol.

      Disse ele há quase 40 anos: """No Benfica qualquer treinador se arrisca a ser campeão."""

      Essas premissas não mudaram porque o Benfica sobre TODOS OS ASPECTOS representa mais de metade da industria do futebol.

      No ano passado tinhamos uma equipa do top tem Europeu e o que ganhamos???

      Agora também te digo com um Presidente à Benfica JJ nunca seria treinador do GLORIOSO porque os patos bravos não aprende e como não aprendem não mudam e muito menos evoluem.

      Fico por aqui....



      Eliminar
  9. Bom post.
    Agora prepara-te para responder às marradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso já se sabe. Parte do gozo deste blogue é que andamos sempre a marrar uns com os outros. No bom sentido, entenda-se:))

      Eliminar

  10. Caro RedMoon

    Pela tua abstinência dos últimos dias já estava à espera de um testamento.

    Sabes que a palavra testamento tem um sentido profundo e qualitativo e por isso tenho pena que no mesmo post mistures Brian Clough , Mourinho e Jesus. Isto nos testamentais evangelhos é um sacrílegio.

    Não conheci muito bem Mourinho mas conheço Mozer e outros dirigentes do Benfica que com ele conviveram mas mesmo que não tivesse essas informações não era difícil constatar que Mourinho é um LÍDER POR EXCELÊNCIA.

    Contra o que muitos dizem Mourinho não é arrogante mas Mourinho não tem pejo em derreter quem mafiosamnete o procure atacar ou atacar algum dos seus e aí como eu costumo dizer ele paga a dobrar.

    Depois só vejo os jogadores que treinou ou treina, mesmo os que não são titulares, dizer maravilhas dele se alguns choram outros chama-lhe pai.

    De JJ, só quem não quiser ver, é que pode dizer que não é a antitese de Mourinho e não vou por mais na carta sobre liderança e personalidade para já nem falar em questões culturais.

    É bem verdade que os inteligentes evoluem e jj era assim há 20 anos e morrerá igual.

    Valorizações???? Dos jogadores vendidos já todos, à excepção de David Luís, que já era um grande jogador antes dele e Coentrão que ele adaptou já todos tinham vindo muito valorizados.

    Mas eu pergunto??? Quantos valorizou e quantos desvalorizou??? Vai à tua lista de que tenho memoria geral pois não tive paciência para a analisar toda e vê.

    Di Maria, Javi, Ramires, Witsel??? Já eram grandes jogadores e não foram nada baratos.

    Agora Urreta, Filipe menezes, Kardec, Airton, Sidnie, Carole, Wass, Eder Luis, Shafer e tantos outros com elevado potencial que ele, não desvalorizou mas simplesmente queimou.

    ResponderEliminar

  11. ((continuação))

    Custa-me muito depreciar os jogadores que em qualquer altura façam parte do plantel e hoje procurarei seguir essa minha postura e por isso direi só.

    Melga poderá vir a ser um bom lateral mas vai demorara muito e ainda ontem mesmo na parte final de forma ingénua comprometeu e podia ter saído caro.

    Matic. Não me esqueço que quando foi anunciada a sua vinda em Janeiro eu vi um video num blogue bastante extenso e escrevi nesse blogue que tínhamos ali um grande jogador e o que é estranho é que ele o ano passado tenha jogado tão pouco e para mim Matic será um óptimo nº 8 e um razoável 6. porque se alguém vê méritos este ano ao rodar a equipa é simplesmente porque é obrigado, devido principalmente às lesões.

    Por fala em lesões aquilo este ano parece um estaleiro, quase tudo lesões musculares e ninguém diz nada a isto????

    Enzo Peres é um jogador talentoso mas podem dizer o que quiserem mas o Enzo será um óptimo ala, de preferência direito ou então a jogar atrás do ponta de lança.

    E criminoso o que se passa com o mais talentoso jogador do Benfica porque chegou na primeira época e pôs toda a Europa atrás dele e agora anda a arrastar-se. Soube que há um ano andava num tratamento para aumento de massa muscular e depois ouvi jj dizer que tinha ganho quatro kilos e por isso só há duas hipóteses. Ou formataram o rapaz ou a readaptação está a ser lenta de mais ou então jj não consegue motivar um enorme talento, logo ele o VALORIZADOR. O Gaitas será sempre um grande nº 10 contra um ala bom.

    Cardoso não pode ter por parelha Lima o Rodrigo porque nenhum é parecido com Saviola e ele tem lá vários tipo Saviola. Porque foi mandado embora Rodrigo Mora, possivelmente aquele que melhor combinaria com ele.

    Que falta nos faria agora Airton que com Matic faria um meio campo quase ao nível do anterior.

    Quanto às saídas direi que se Javi foi vendido porque era preciso dinheiro a qualquer custo e pensou-se que já não haveria procura sendo vendido abaixo da clausula, mal, já Witsel é um negócio irrecusável.

    O desfalque que a equipa teve prova a competência de JJ.

    Depois nunca se investiu tanto na equipa na história do clube e eu pergunto??? O que ganhou JJ.

    Depois este sistema de correrias que desgasta a equipa, que a apanha e contra-pé que faz 31 remates sendo destes 18 à baliza e marca dois golos fortuitos.

    A culpa é dos jogadores??? Não, é do sistema de jogo que não é apoiado e é da ANSIEDADE visível e constante normal porque que qualquer líder com conhecimento de relações humanas conseguiria suavizar.

    Comparar com outros treinadores e com outras épocas vale o que vale pois as situações e principalmente os investimentos não são comparáveis.

    É o que penso sem sofismas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há vários erros típicos nestas análises:

      O primeiro achar que é possível descobrir Melgarejos sem errar em Wass por exemplo.
      O segundo achar que á algum treinador no mundo que não erre em contratações. O objectivo é errar o menos possível.

      EM quantas contratações DE MUITOS MILHÕES tem errado Mourinho? Ou para os adeptos do Real por exemplo, os 30 milhoes por Coentrao nao foram um erro de palmatória?

      Fergusson, que dizer das contratações de Nani, Hernandes, Ashley Young, Valência, Anderson, todos por números elevadíssimos? E que dizer por exemplo da dispensa de Piqué por parte de Fergusson?

      Até Guardiola, que dizer dos 30 milhões pagos há duas e´pocas por um central russo que chegou e nunca calçou? Ou o negócio Ibrahimovic?

      COmo vês, errar até os melhores erram.


      COncordo contigo, Gaitan será provavelmente o jogador mais talentoso deste Benfica. faz-me lembrar Nasri. Mas discordo de ti quando dizes que é um número 10. Já o GeraçãoBenfica dizia o mesmo, e criou-se a ideia de que na Argentina Gaitan era 10. Não era. Era ala e às vezes segundo avançado. O 10 do Boca Juniores era Riquelme.

      Eliminar
  12. Então para o autor, mesmo que JJ n seja campeão, ao fim de 4 épocas, um título nacional ganho, devemos renovar com o treinador? Enfim... É o Benfica das mais valias! mais valias que nos farão ganhar adeptos e ficar na história daqui por uns anos. Haja paciência para tão parca exigência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não defendi a renovação. No contexto do Benfica talvez seja bom que JJ saia.

      Mas acredita, nenhum treinador vai chegar ao Benfica e ganhar com regularidade, enquanto a política financeira do clube se
      sobrepuser sempre à desportiva.

      O mal é que as pessoas esperam milagres: esperam 50 ou 60 milhoes em cada final de época, e esperam que os títulos continuem a pingar.

      Tirando o FCPorto, meu caro RedSpecial, isso não existe em lado nenhum

      Eliminar

    2. RedMoon

      Ando FARTO de te ver ao longo dos teus muitos posts ELOGIAR a agremiação corrupta.

      Só te desculpo porque vive MUITO LONGE e estás out.

      Serás capaz de algum dia elogiar ALCAPONE?????????????????????????????????????????????

      Eliminar
  13. Red, não concordo com o muito que escreveste mas parabéns pelo post. Isto deu um trabalho danado.

    "Se o jogador A joga bem merece um elogio, se joga mal merece um reparo."

    O problema nem é esse. O problema é Nolito ter uma entrada fabulosa, com golos em todos os jogos e Jesus dizer q sozinho ele nada faz e deitar abaixo a moral em alta q o jogador tinha. Ao invês de o manter em alta tratou de o refrear. Caso único? Claro que não. Luisinho e Ola John têm uma exibição de estreia bem jeitosa e que diz JJ? "para aqui vai dando". Carlos Martins faz uma pré época em grande, sendo o nosso melhor jogador, chega o primeiro jogo a sério e banco com ele. Jesus destroi a moral de um jogador por motivos que dificilmente terão a ver com os interesses do SLB.

    "2.4 milhões ao ano divididos por 14 meses"

    Um clube de futebol não paga a 14 meses. Mas, a divisão é irrelevante. JJ ganha 2.4 milhões de euros. É um valor absurdo para o retorno desportivo que traz para o Benfica.

    "Ainda há quem tenha a lata de dizer que nunca se gastou tanto como com Jorge Jesus"

    Lata? Achas mesmo que é lata? É mentira ou verdade? Houve mais algum treinador do SLB que tenha tido ao seu dispôr as verbas para contratações que JJ teve? Não me parece que seja lata. É que a juntar a essas verbas temos o factor "estabilidade" que mais nenhum treinador teve. 4 anos, dinheiro, e muito pouco resultado desportivo para tamanho investimento.

    E a conversa das vendas de Jesus... houve algum jogador do SLB que tenha sido vendido que não seja um excelente jogador? Tirando Coentrão, que foi barato e rendeu muito e David Luiz que foi um achado mas que já era enorme quando Jesus chegou todos os outros custaram muito dinheiro aos cofres do Benfica. Eram jogadores de qualidade imensa nos quais o Glorioso apostou forte. E alguns Jesus não conseguiu aproveitar: Sidnei, Éder Luiz, Jara... portanto aceito o dedo de Jesus mas não lhe dou assim tanto crédito. Dou no caso de Coentrão pq realmente foi ele que o pôs a lateral e foi aí que ele "explodiu". Os outros...foram vendidos pq foram caros e eram muito bons. Outros que foram caros não deram em nada.

    Basicamente estamos a pagar 2.4 milhões de euros ano para um treinador que tem menos curriculo que Vítor Pereira e Villas Boas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,

      A questão Nolito é para mim só uma: acho que não foi escolha do treinador. E se queres a minha opinião, não o acho jogador para ser titular á esquerda. É um jogador de fogachos, mas respeito quem o ache um jogador excepcional. Eu não acho. E acho que JJ também não.

      As declarações sobre Luisinho, foram em resposta a uma pergunta de jornalista, e as palavras iniciais até foram elogiosoas (embora nessas ninguém tenha falado). Entendi as palavras de Jorge Jesus como um travão na euforia.

      As declarações de JOrge Jesus de que Melgarejo nunca seria um extremo de topo. Da minha parte, totalmente de acordo.

      O banco de Carlos Martins depois de uma excelente pré-época. O individual nao se pode sobrepor ao colectivo. Se JJ entende que deve jogar com dois avançados, só pode jogar com dois médios. Tiravas o Javi ou tiravas o Witsel?

      200000 ao mês para Jorge Jesus é muito? Talvez. NO entanto fez por isso. Segundo se diz, na primeira época ganhava igual ao que ganhava no Braga. Vencendo o campeonato foi recompensado.

      Jesus gastou porque Jesus vendeu. Quem gasta mais? Um treinador que gasta 5 e nunca vende nada, ou um que gasta 20 porque vendeu 60?

      Claro que se os jogadores saem por altas verbas são excelentes jogadores. Mas tiveram de ser escolhidos bem, e tiveram de ser potenciados. A pergunta que te faço é: E antes de Jesus onde estavam os bons jogadores? Quantas verbas milionárias fizémos nos ultimos 20 anos? Simão? Nuno Gomes devido ao europeu fabuloso? Quem mais? É que até parece que a generalidade da historia do Benfica em termos de contrataçoes nos ultimos 20 anos não é uma história de barrete atrás de barrete.

      Eliminar
    2. Mas afinal são 2,4 ou 4 milhões por época + prémios?
      Isto não devia ser perfeitamente claro para todos os benfiquistas?

      Eliminar
  14. Caro RedMoon,

    Desde 2009/2010 não entraram no Benfica 40 jogadores. Entraram 63. O custo total foi de cerca de 129M€.
    Também desde 2009/2010, saíram do Benfica 50 jogadores com um proveito total de cerca de 180M€.

    Ainda desde de 2009/2010 o Benfica teve custos com juros (que não englobam outros custos financeiros) de cerca de 40,4M€ subtraídos de 6,9M€ de proveitos com juros. Passámos de custos de 5,1M€ anuais em 08/09 para 17,3M€ anuais em 11/12.

    Justifica-se?

    Nota: Estes valores de entradas e saidas já têm em conta as percentagens detidas por fundos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou garantir que não me enganei num ou noutro número. Não perdi ainda mais tempo para confirmar. Mas presumo que estejas a contar com jogadores da equipa B.

      Eu fiz questão de salientar que o estudo era baseado em jogadores para a equipa A.

      Eliminar
    2. Quem são então os jogadores que me faltam na equipa A?

      Eliminar
  15. Bom trabalho de recolha e excelente análise... se estivessemos a falar dum vendedor de automóveis usados. Aí sem dúvida q JJ merceria o Pneu d´Ouro como vendedor do ano. Mas nós estamos a falar dum treinador dum clube desportivo cujo objectivo principal é GANHAR Títulos. Sou sócio há mais de 30 anos e não me recordo dum treinador/vendedor com tanto poder dentro do Benfica. Nem nenhum a quem tenham dado tantas condições. A favor tem um campeonato e 3 taças da liga em 3 anos. Contra tem as maiores humilhações da já centenária história do Clube, às quais só falta juntar algo semelhante aos 7-0 de Vigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheh, estiveste bem com o Pneu D´ouro:)))

      Entendo o que queres dizer e de onde vens, mas eu parto de uma outra premissa:
      A premissa de que resultados financeiros e desportivos em simultâneo, não acontecem em nenhum clube senão no FCPorto.

      Eu não vejo os lucros financeiros como troféus. Eu gostava era que os resultados financeiros não tivessem sido tão bons, porque acho que se assim fosse, os resultados desportivos teriam sido muito melhor do que o que foram.

      Jorge Jesus, se reparares, em cada época está quase obrigado a começar de novo. Essa ideia do projecto de longa duração é uma ilusão. Achas que quem perde Javi e Witsel não perde o coração da equipa?

      Eliminar
    2. Arsene Wenger também era (e é) um treinador extraordinário. Quantos títulos ganhou nos últimos 5 anos? Zero!!

      E quantos craques foi obrigado a vender? Dezenas. Olha, só este ano foi Van Persie para o Manchester United. Só no Manchester City tens Nasri, Sagna, Touré, Clichy e tiveste Adebayor. Junta-lhe o Fabregas, o Hleb e o Flaminy. Em Dezembro deve sair o Walcott.

      E isso não explica quase tudo? Há milagres?

      Eliminar

    3. RedMoon

      Para aí que estás aí pertinho, no que ao Wenguer diz respeito, é dificil constatar isto????
      O Arsenal assumiu essa declaradamente uma politca de clube formador/vendedor, abastecendo-se essencialmente no mercado Francês, que o Wenger conhece como ninguém, porque não pode competir com os grandes colossos ingleses não deixando mesmo assim de andar sempre nos lugares cimeiros e todos os anos faz a sua graça na CL.

      Se quiseres um dia explico-te como é que o Benfica, BEM GERIDO, pode ombrear entre os 10/15 melhores clubes da Europa.

      PS-O MU também vendeu Ronaldo e falaste aí lá no post e todos os clubes vendem e escreve aí que possivelmente o RM não será o ultimo clube dele.

      PS1-Falaste do Ibramovich??? Pois a mim parece-me que o Guardiola é que não soube tirar partido e """domesticar""" um dos melhores jogadores do mundo e veremos se tem unhas para ir além da """cantera""".


      Eliminar
  16. Parabens Redmoon pelo seu trabalho. Eu também concordo com tudo o que escreveu (mas nunca seria capaz de fazer um trabalho assim).
    Também era grande admirador de Brian Clough (e continuo a ser porque Brian Clough é imortal).
    Mas olhe que se eu mandasse, se fosse Presidente do Benfica, contrataria JJ para sempre porque acho que le é o melhor treinador do mundo.
    Sei que vão dizeer que não, que é o Mourinho ou o Guardiola, mas ponham o Messi, o Iniesta, o Xabi ou o Cristiano Ronaldo, mais o Di, o Benzema etc e verão o que JJ é capaz de fazer.
    É verdade que não tem sido tão ganhador como deveria mas pergunto eu com a Mafia que existe em portugal poderia ter ganho mais? Não acredito.
    PS: Continuo a defender que treinador para o substituir só poderá ser P Bento.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Para ganhar cá não são precisos todos esses que referiste e eu já me contentava muito se ao menos ele ganhasse cá.

      Ou há duvidas que ele tem tido o melhor plantel de Portugal??????????????????

      Eliminar

  17. Caro RedMonn

    Assim não. Assim deixo de dar para os teus pediditórios.

    Confessaste, aprecio a tua humildade, que foste buscar estes dados nem sei a onde que estão falseados.

    APONTA AÍ: à razão de doze meses jj ganha num ano .....4.000.008.00 EUROS E NINGUÉM DE CERTEZA
    CERTEZA DESMENTIR, nem esse patarata do RGS que dizem é cliente deste blogue. Deve ser para ver se aprende alguma coisa embora eu pense que ele é daqueles que anda carregado de livros...nas alforges.

    Tu não respondes aos que te contra-argumenta tu dizes que nos corruptos é assim , no MU é grelhado, na Farsa é frito e no Arsenal é assado e eu estou cagando nos outros porque o que me importa é o que se passa no meu clube.

    O Meu clube não pode ser um entreposto de comissões qque eu não sei se vão para ao bolso de A ou de B ou de ambos

    Depois eu era para referir um estudo que li de um economista porque não é só o que custou, o Danilo aborda bem isso, porque há juros e rejuros e há ainda ordenados.

    Se assim não for e com tanata lucraria anda anda a roubar no Benfica porque senão como justificar um passivo que duplicou desde que jj etrou ((até rima)).

    Nolito, que me perdoe pois esqueci-me dele, e só falei que o Giatas chegou aqui e arrasou e agora está em saldo.

    NOLIIIIITO foi simplesmnete o melhor marcador da equipa no ano passado e se não ligo a estatisticas NEM COMPARAÇÕES, deve ter andado à volta dos VINTE GLOOS.

    NÃO GOSTAs DO ESTILO, PÕES NA BEIRA DO PRATO MAS OLHA QUE ELE MANDOU bordamerda A Farsa.

    (((Farsa é a barcelonesa que nós temos que desmistificar e enrabar brevemente. Não ´ele o CATEDRÁTICO?????))).

    Conheço gente que em dias de nevoeiro diz que está com os neurónios a arder.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que darei sempre exemplos de outros clubes. Porque se o Jorge Jesus fosse contratar o Bebé por 6 milhões faço ideia do que se diria do homem. Ou o Malouda por 35 milhões!

      A questão para mim é que eu não espero de ninguém que acerte em todas as contratações. Porque isso não existe em lado nenhum. Espero que acerte em muitas, e os números globais estão aí para analisar, com o que bom e de mau se fez.

      Jogadores como Mora (de quem pareces gostar) ou Melgarejo, são jogadores que se contratam como apostas meio no escuro. Alguns resultam, outros ( a maioria) não. Esperar Melgarejos sem erros em jogadores similares é utópico.

      Quer dizer, treinadores que podem contratar apenas jogadores já feitos e caros e do melhor que por aí anda erram todos os dias! E um sem tanto poder económico que tem de apostar muitas vezes em jogadores quase desconhecidos, não erra? Claro que erra, e teoricamente deveria errar ainda mais que os outros.

      Sou da opinião que se deres ao JJ um orçamento de um clube de topo europeu, em que possa comprar apenas pela certa, desconfio que errava menos do que grandes nomes da Praça. Olha, Mancini por exemplo.

      Avaliares o Nolito como excelente, é a tua opinião pessoal. Não é lei. Tal como também escreveste que o Lima era um barrete, e pelo que parece também não era lei. São opiniões.

      E o Arsenal e o Wenger, olha, é o meu clube em Inglaterra, acompanho de perto. Mas sobre o Arsenal foste capaz de encontrar rapidamente uma serie de razoes pelas quais o clube não ganha. Já sobre o Benfica, não. Mas de uma coisa tenho a certeza, se o Arsene estivesse no Benfica, já tinham corrido com ele há muito tempo.

      O Arsenal é um clube de formação? E que são então os clubes portugueses senão clubes de formação? COm estrangeiros concordo, não exactamente com jogadores das escolas mas, esse jogadores que se contrata com 18, 19 anos, não é uma política de formaçao?

      Elogio o Porto? Por dizer que é o único clube europeu que ganha com regularidade e ainda faz dinheiro com entrada e saída de jogadores?! Mas é mentira?! Ou por ser o FCPorto deixo de poder dizê-lo?

      Eliminar
    2. Claro, se me mostrares que o treinador anda a lucrar com comissoes ou coisa do genero, mudo de opiniao em relaçao a uma serie de aspectos

      Eliminar
    3. Ainda assim, não gostas de JJ e estás claro no teu direito. O que eu penso também não é lei.

      Mas quem era então o treinador que gostavas de ver no Benfica?

      Eliminar
  18. Caro amigo,

    Falta um pormaior. Basta nao ires à LC e bye bye liquidez e dps talvez o passivo aumente de forma proporcional em relação ao aumento do activo. Nos nao sabemos o que é o activo vale para o mercado, somente para o agente vendedor.

    SOu do Benfica, quero que o benfique ganhe todos os titulos em disputa mas sou claramente contra a gestão financeira e desportiva de LFV. Aliás, penso que a melhor gestão financeira/desportiva é executada pela SAD do SPorting de Braga.

    Há q apostar no jogador português. Pelo menos no 11 titular 6 deviams ser de nacionalidade portuguesa e 5 estrangeiros.

    Tenho saudades da competição entres os 3 grandes em relaçao a quem colocava maior numero de portugueses na selecção nacional. E vejo que daqui a uns aninhos teremos uma selecção como a da itália no futsal.

    ResponderEliminar

  19. Caro RedMoon

    Desculpa que te diga mas este teu tipo de argumentação é simplesmente redutora e por isso nem vou falar de Malouda que penso ter sido contratado pelo Mourinho, fez grandes epocas foi campeão etc, etc.

    Quantos contrapontos a JJ queres para afundar essa do BéBé??????

    Quem contrata tem de ser conhecedor e a qualidade tem de existir depois se, se adapta ou não é outra questão ou se quem contrata quer fazer do jogador aquilo que ele não é ou porque não vai à bola do treinador ou o treinador à bola dele e isso com JJ é o pão nosso de cada dia e sabes porquê????

    Porque JJ é um bronco, com uma filosofia de relação humana ultrapassada que ainda trata os jogadores como criados e com um tipo de linguagem e ameaça própria do chico esperto.

    Uma coisa são conselhos outra são recriminações publicas que envergonham os fracos sim porque ele faz isso com o Melga, o Ola mas vê lá se ele tem coragem de fazer com o Aimar, Luisão, Cardoso ou outro dos mais consagrados que também fazem asneiras e sabes porque não faz porque qualquer um destes jogadores o mandava....

    Todos sabemos que era o seu Guru ((o Zé do boné, só que este mais evoluido intelectualmente))e esse tipo de liderança hoje já não colhe.

    Depois desvirtuas o que lês, senão vê se esta tua resposta como muitas outras tem algo a ver com as minhas afirmações (factos).

    Escrevi eu:
    """NOLIIIIITO foi simplesmnete o melhor marcador da equipa no ano passado e se não ligo a estatisticas NEM COMPARAÇÕES, deve ter andado à volta dos VINTE GOLOS.

    Respondeste tu:
    """"Avaliares o Nolito como excelente, é a tua opinião pessoal. Não é lei. Tal como também escreveste que o Lima era um barrete, e pelo que parece também não era lei. São opiniões."""

    Palavras para quê???? Como dizeres que se o Wenguer estivesse no Benfica já tinham corrido com ele.

    Por respeito nem comento isto porque teria que ser desagradável.

    Sobre os corruptos: Esse clube enquanto dirigido por aquela cáfila para mim não passa de uma associação de malfeitors e tenho de certeza uma opinião muito mais avaliazada do que tu.

    Por fim dizer-te que estes posts nada ajudam â discussão sobre o Benfica porque pretendem simplesmente polèmica e muitos comentários já que suportados em premissas que não admitem discussão.

    1 campeonato.

    70 jogadores contrados

    100 jogadores sobre contrato (record guiness))

    500M€ passivo.

    Perguntavas como o Benfica poderá ser ganhador:

    Com Viera e jj não será de certeza. Está mais que provado.

    Por fim deixo-te um comentário por mim feito noutro blogue.



    Os Benfiquistas têm o que merecem porque a dupla Vieira/jj fez do benfica um entreposto e sabemos que o proveito não é do clube.

    O Benfica é um dos clubes com mais adeptos no mundo, as audiências, merchandising e a sua dimensão interna e externaque é responsável por mais de metade do negócio futebol permitem-lhe SE BEM GERIDO bater-se com 10/15 clubes maiores da Europa.

    Isto não é utopia e só quem não acompanha o clube há muitos anos ou não o conhece é que duvida ou arranja desculpas.

    O Viera enriquece ((jj e mais alguns também)) e o Benfica empobrece.

    PS-Para este tipo de banalidades não contes mais comigo. Põe à discussão algo que nos tire desta modorra e aponta ao futuro.

    ResponderEliminar
  20. Bom trabalho de pesquisa. Os meus parabens. No entanto nao posso de deizar de fazer alguns reparos. Aplicando este post a economia portuguesa, e algo muito semelhante e passo a explicar. O Governo ao longo dos ultimos anos gaastou muito dinheiro em investimentos. Quer-se que estes sejam investimentos reprodutivos, isto e que crie condicoes para a criacao de riqueza. O resultado foi que tal foi o gastar de dinheiro que o pais apenas gerou defice, pois os investimentos em estradas e eolicas e afins nao geraram riqueza nem crescimento. No Benfica e um pouco o mesmo. JJ teve ao seu dispor recursos que nenhum treinador teve ao seu dispor nos ultimos 2o anos ou talvez ate mais. Isto e, o clube investiu forte e feito em jogadores para que fosse gerado riqueza (campeonatos, titulos), e a verdade e que o defice aumentou, e o retorno foi quase nulo (em termos desportivos). A unica diferenca aqui e que o Benfica pode desfazer-se de activos, enquanto o governo nao pode vender muitos dos seus investimentos pois nao geram qualquer retorno e sao buracos sem fim para os contribuintes. acho JJ bom treinador, mas teve oportunidades que muitos outros que por la passaram nao conseguiram. So assim de cabeca, no ano passado nas meias finais da champions estiveram dois treinadores que sairam pela porta pequena. Mourinho e Heynckes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking