O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sport Lisboa e Benfica: A democracia já passou por aqui

. 33 comentários

Poderia começar este artigo de opinião por dizer que a responsabilidade da mudança de estatutos ocorrida após as últimas eleições do Benfica, são da responsabilidade dos sócios que se ausentaram, e com isso, permitiram que um reduzido grupo de sócios, tivesse dado o aval às propostas de mudança. 


Dessas mudanças, aparece com mais destaque, a alteração do tempo mínimo de sócio para poder ser candidato, as assimetrias no número de votos em função do tempo de sócio, e também o facto das Casas do Benfica, terem direito a 50 votos o que multiplicado por 200 casas, dá logo uma décalage de 10.000 votos a quem as promove com dedicação, num compadrio obsceno pensando no futuro eleitoral, mimando-as com bilhetes grátis para os jogos e outras regalias que os comuns dos sócios ... não têm. 

Mas se tudo isso parecia estranho, ou melhor criado com a intenção de perpetuar alguém no poder, esta última AG, veio pôr a nú, essa vergonha que foi a moldagem dos estatutos do Sport Lisboa e Benfica, a um rosto pouco consensual no seio do Benfica, desde que lá foi colocado, após uma passagem infeliz pela Alverca SAD. 

Num clube que viu partir o seu estádio para poder maquilhar as contas da SAD logo de seguida, em mais uma AG em que poucos sócios marcaram presença, eis que, em consequência da falta de vitórias (Luís Filipe Vieira tem em 9 anos, uma média de aproximadamente 80% de insucesso desportivo em todas as modalidades), os discursos vazios de conteúdo feitos nas Casas do Benfica, mas necessários em virtude das vendas apressadas de Javi e Witsel, para poderem não deixar afundar mais, o passivo, o pagamento de juros e as contas da SAD na época ... a apresentação dos relatórios e contas de 2011/2012 do Clube e da SAD, foi a autêntica gota de água. 

Na última AG, em que se votava o R&C do Sport Lisboa e Benfica, algo de pouco importante comparando com o peso que a dona do clube, a Benfica SAD tem hoje no futuro do Universo Benfica, os sócios decidiram aparecer em peso. Apareceram sócios de todos os quadrantes, de todas as profissões, que se mesclam naquilo que é, sempre foi e será o Benfica, e não um grupo de adeptos das claques, como muita da comunicação social quis fazer passar a ideia. Também lá estavam porque são sócios acima de tudo, sempre presentes na defesa do Benfica, mesmo quando instigados por esta Direcção de Luís Filipe Vieira, a não marcarem presença no apoio às equipas nos jogos em casa dos adversários. Logicamente fizeram o contrário! 

O chumbo das contas, outrora algo de grave no clube, onde na única vez que aconteceu, fez cair a direcção de Manuel Damásio, desta vez, pouco é (ou foi) do que um mero manifesto de desagrado por parte dos sócios, alguns deles, pertencentes a uma maioria silenciosa, que contra todas as expectativas na altura, acordou e destronou Vale e Azevedo do poder. 

A alteração dos estatutos promovida por Luís Filipe Vieira veio introduzir uma nova variante neste tipo de acções, últimas chances dos sócios se manifestarem sobre a vida do Sport Lisboa e Benfica. 

O chumbo que obrigava no passado a nova elaboração do relatório e contas, que passado 15 dias teria que ser novamente aprovado, e que caso não fosse, levaria à demissão da Direcção do clube, agora traduz-se num acto vazio, sem significado, que pode ser ignorado, e nem sequer obriga a Direcção a rever o mesmo. 

Ou seja, a Democracia no Sport Lisboa e Benfica, um dia já passou por lá. Em parte já não passa, porque ilustres como Luís Nazaré, Rui Gomes da Silva, Rui Cunhas e outros que não vou citar, acharam que como disse Manuel Vilarinho, o "Benfica sou eu e mais vinte!"
Artigo de Opinião no Jornal Record.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. num dia em que o Benfica joga com o Barça pões um post destes?

    cada um sabe da linha editorial do seu blogue....mas não podias colocar isto amanhã ou quinta?

    fdse GB...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh pah... queres ver que vamos perder por causa disso?
      os jogadores veem aqui ler e pensam "eh pah la se foi a motivação para ganhar logo"

      loooool foolish!

      Eliminar
    2. foolish é meter um post num dia destes e não tem a nada a ver com os jogadores...

      até os blogues mais anti-Vieira na Gloriosasfera esqueceram isso hoje....

      Eliminar
  2. RedSpecial2/10/12 10:28

    Tão verdade que até chateia!
    Ontem ao ver RGS na TV, apercebi-me, mais uma vez, a que tipo de gente está entregue o SLB. A um bando de facínoras, cujo o intuíto é mascarar a sua incompetência com os adversários. Um dirigente, pago por um canal, a defender não o clube, mas o seu presidente! Até Dias Ferreira, um dos mais viscosos comentadores da nossa praça enrola esse indivíduo que se arma em arauto do benfiquismo em discurso, mas que nesse mesmo discurso a boca foge-lhe para a defesa cega de Vieira! Doeu-me, mas apreciei a estocada que JG Aguiar deu a RGS quando lhe disse, perante o miserável estado das contas:"Ainda bem que ninguém no SLB se preocupa com os resultados desportivos. Assim podemos continuar a ganhar à vontade."
    Temos uma estirpe dirigentes assim: que se armam em engraçados e em democráticos, mas que permitem que qualquer oleoso lagarto lhes espete com o rótulo de arrogantes! Depois temos uma série de notáveis que acorre a Vieira, tornando-o num mártir, um sacrificado! Enquanto isso, este mesmo presidente introduziu no nosso clube termos como "abutre" ou "paraquedista", entre outros mimos! Depois aparece uma facção moderada de adeptos a dizer que nestas eleições devemos ser brandos e não insultuosos? Quem começou com tudo isso?? Quem desrespeita constantemente o clube com as suas atitudes?? No mínimo, Bruno Carvalho nunca o fez! Podemos apelidar de muito discutíveis(e até erradas) as ideias deste senhor para o clube, mas nunca desrespeitou ninguém! Já RGS, por exemplo, fá-lo todas as 2ªfeiras. Como ontem, ao tomar de leve um chumbo de contas, como se nada fosse! Incrível, ein? Mais uma vez digo, Alvalade é só a 3 kms... Não acordem, não!

    ResponderEliminar
  3. O Benfica democrático acabou. Isto agora é uma quinta gerida por meio dúzia que só querem carneiros.

    ResponderEliminar
  4. As eleições á Hugo Chavez ou á Kim Jung II como o Rangel quer, ou seja sem oposição, é que é Democracia...á valentes!

    ResponderEliminar
  5. Por amor à verdade, temos que dar também um desconto nos poucos êxitos desportivos do Reinado de Vieira no futebol.
    Estou a lembrar-me dos; quinhentinhos, frutas, viagens, envelopes vazios, conselhos matrimoniais, mariscadas, subidas na classificação dos apintadores protegidos e muitas outras mordomias de que beneficiaram - pagos pela gaveta da cómoda - muitos árbitros, administrativos das Apafes, Ligas, obeservadores, obeservadores dos observadores e muitos mais bailarinos que andaram e continuam a andar, a dançar o vira mandado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada2/10/12 14:04

      Pois é Viriato... Tens razão! Mas o que fez o Rei Sol para contrariar isso? Quantas vezes o viste a defender o Benfica? Deixa roubar e depois é que vem armado em papagaio?! É quando o deixam os seus amigos? E os apoios?
      Não tem desculpa possível possível! Ele faz parte do sistema e só lá está para defender o seu... Bolas, Viriato! É assim tão difícil de ver isto?

      Eliminar
  6. RedSpecial2/10/12 12:17

    Off topic:
    A propósito do Benfica x Barça e das declarações de Zubizarreta, estou a falar com adeptos do Real (com forte costela benfiquista) e eles estão muito indignados, não percebem como é que alguém do Barça pode falar assim... Vejam:
    -k falso k es el pavo este.
    -ya pero no piensa en en realidas es para kedar bien esos son sus valores.
    -dice eso, pero en realidad confía en q los arbitrajes les echen una manita esta noche frente al Benfica si fuera necesario. Típico de este personaje.
    -Totalmente de acuerdo contigo es que es así no se como algunos puede seguir engañados de estos personajes.
    -Jamas os fieis de la palabra de un cule.
    -FCP e a "Farsa" é o mesmo.

    Como vêem, não podemos "engolir" tudo...

    ResponderEliminar
  7. Caro Viriato...todos esses factos não interessam a quem ataca LFV...
    Se estou contra LFV em muitas coisas? Claro que estou, mas até agora não vi nenhum candidato credível aparecer e não é com funcionários públicos habituados a gastar o que não lhes pertence que iremos lá newm com putos desejosos de protagonismo que não tiveram no Porto canal.
    Se o Moniz avançar teremos aí uma alternativa credível em vez de papagaios desejosos de protagonismo que não conseguiram nas suas empresas ou empregos públicos.
    LFV terá que emendar muitas das coisas que nos trouxeram até aqui...recusar oa renovação de Contrato com a Olivedosporkos, afastar-se do Facturas e do cócoras Victor Pereira e encontar forma de conciliar alguns interesses antagóncios dentro do SLB..
    De qualquer modo...as próximas eleições irão ser mais um passeio de LFV e a tal oposição irá sair com o rabo entre as pernas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro REDBUL
      O Moniz não avança porque vai integrar a lista do Vieira. Ele e mais dois ou três do chamado grupo da oposição.
      Pelo menos foram estes os sinais de fumo que recebi no meu telégrafo....

      Mas pelo que já li - sem ser em sinais de fumo - o Jaime Antunes está com vontade de avançar...
      Também já li - também sem ser em sinais de fumo - alguém que já foi da Direcção, a pedir para os Juiz Rangel e Bagão Felix, avançarem...

      ---------------
      De momento todas as minhas atenções estão agora viradas para os nossos Gloriosos AVANÇADOS de logo à noite na nossa CATEDRAL.

      Eliminar
  8. Notícia de última hora: O Benfica hoje joga com o Barcelona...

    Mas já que metes este post, gostava que alguém me explicasse como se elaborava um novo relatório e contas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre a notícia de ultima hora, já está na nossa grelha para sair em tempo oportuno esse grande jogo de logo à noite.
      ainda o dia é uma criança....

      Eliminar
    2. Noticia de ultima hora: Oh Gandaia, vê lá se desta vez vens connosco à bola em vez de mandares bitaites sobre o que escrevemos no blog.

      Eliminar
  9. boas,
    alguém se lembrado do benfica da década de 90?????????
    já parece bem longe, mas nem por isso com esta falta de mal dizer interno.
    quantas vezes fomos campeões em basquetebol, hoquem patins, andebol, futebol claro, etc.
    todos falavam de compradios no futebol, mas quem foi que os pôs a descoberto???
    o benfica deve muito a LFV, sim LFV tambem deve um campeonato findo com a sua má orientação de preferências no futebol, pois a megalomania e os olhos fechados ao SISTEMA que ainda tem muitos seguidores.

    e melhor há ????????? tenho muitas duvidas, e ate algumas certezas, não há.

    VicTeixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que vou ter que refazer um tópico para relembrar os últimos vinte e tal anos do Benfica a gente como tu.

      Eliminar
    2. RedSpecial2/10/12 17:17

      Engraçado de como as pessoas falam nos últimos 20 anos! Porém, 11 desses 20 anos LFV esteve no SLB! E nos outros 9? Onde andava ele?? Isso seria um post interessante, sabermos onde andava e o que fazia Vieira nos tempos de Damásio e Vale! Fica o desafio...

      Eliminar
    3. Boas,
      Sim já tenho memória para os últimos 20 anos e para mais. Ainda me lembro como começou a era Porto com P.Costa onde os títulos também não havia. A derrota em eleições de Fernando Martins e onde isso nos levou.
      Mas hesite um clube que se adapta bem a alguns de vocês, varia presidentes nos ultimops anos, treinadores às passadas, que tal atravessar a segunda circular, e festejar efusivamente uma vitória com o Gil em casa ou aplaudir quando empatam com o Estoril.
      É para onde querem arrastar o clube???????????
      VicTeixeira

      Eliminar
  10. Totalmente de acordo. Já tinha falado isto com alguns colegas.
    Não há democracia nenhuma. A alteração de estatutos é uma pornografia na vida do Clube.

    Um dia, a verdade virá ao de cima.

    ResponderEliminar
  11. Hoje voltou a ser fácil criticar o presidente do Benfica.
    Não foi assim tão fácil fazê-lo em 2006. Vamos por partes.
    Qualquer cidadão tem direito ao contraditório, até mesmo um juiz desembargador.
    Há "verdades" escritas que necessitam de ser "ponderadas".
    Olhando para os estatutos.
    Depois de muito se ter especulado sobre os novos estatutos e do quanto os mesmos iam impedir que futuros grandes presidentes do Benfica viessem a reinar, eis que afinal o "único" critério discutível, é a obrigatoriedade de se ser sócio efectivo há mais de 25 anos. Sinceramente não vejo onde está a incoerência de tal medida. Deve um presidente do Benfica ter meia dúzia de anos de sócio? Eu acho que não.
    Qual é o problema de uma casa do Benfica (como o Sr. Dr. diz existem cerca de 200) ter direito a 50 votos? Tantos quantos possuem os sócios com mais de 25 anos de filiação. Estamos assim tão parecidos com o nosso rival da segunda circular? O Benfica que não possui 200 sócios com mais de 50 votos capazes de se elevar e erguer a sua voz contra um presidente inadequado? Estamos assim tão descrentes que não conseguimos acreditar na independência das casas do Benfica? Alguém acredita que perante uma gestão danosa como por exemplo aconteceu com JVA, as casas do Benfica não se vão erguer e dar voz aos seus membros e associados que vivem o Benfica como poucos? Tenha paciência Sr. Dr. Rangel, acredite na justiça e nas pessoas, foi supostamente assim que sua Exª. atingiu o estatuto profissional que possui.
    O Sr. Dr. Rangel quer convencer-nos não só que uma casa do Benfica se deixa corromper (sim é esse o termo Dr.) com bilhetes gratuitos, como também que não existem 200 sócios efectivos no Benfica com mais de 25 anos de associado capazes de exercer o contra-poder.

    "Num clube que viu partir o estádio para poder maquilhar as contas da SAD", não Sr. Dr. Juiz. O SLB viu partir o seu estádio para a SAD porque é isso que faz sentido em termos de gestão. Como pode um clube sem receitas próprias para lá das que resultam das quotas que todos nós religiosamente pagamos manter um estádio de vários milhões de Euros a seu cargo? (Sim podíamos pedir à SAD que é nossa para nos pagar uma renda, para quê?) Como pode pagar um clube a sua manutenção e gestão? Deve o SLB deixar de ter modalidades, futebol jovem, e outra demais actividades para suportar o encargo de um estádio de futebol? Isso Sr. Dr., vamos abandonar as modalidades, as mesmas que no ano passado conquistaram mais títulos num ano do que em qualquer outro ano anterior, vamos acabar com elas para pagar a gestão do estádio. Ou melhor ainda, vamos acabar com a SAD e devolver o futebol profissional ao clube, tem por ai 300 ou 400 milhões de € que possa emprestar?
    Um pouco de respeito pela inteligência dos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  12. O Estádio passou para a SAD porque é na SAD que está todo o futebol profissional, as suas receitas e despesas. O Estádio passou para a SAD porque serve para se jogar futebol, e não qualquer outra das modalidades do SLB. Por fim o estádio passou para a SAD porque ao contrário do que acontece com os nossos rivais o nosso Estádio já pesa mais no activo do que no passivo. Outros seguiram o modelo do Benfica, mas não é quando quiserem, é só quando puderem.
    Que necessidade existe de manter no clube um activo que ainda pesa e de que maneira no passivo total? O clube deve preocupar-se em fazer aquilo que sempre fez bem, lutar e jogar para ganhar, os resultados alcançados pelo clube estão ai para quem quiser ver.

    As "vendas apressadas de Javi e Witsel". Eu entendo, "apressadas" no sentido de não existirem no plantel quem faça esquecer esses activos, porque certamente quem vende um jogador por 40M€ no último dia em que o mercado está aberto e depois de tudo ter sido tentado para o manter, não pode ser classificado como um acto apressado. O tempo será advogado desta medida. Foi ou não uma boa medida de gestão vender um jogador por 40M€ quando um ano antes tinha custado pouco mais de 6M€? Não o teria feito se fosse presidente do Benfica? Iria privar a SAD da maior valorização de um activo de que há memória no futebol nacional? O que eu acho que não lhe fica bem é brincar com os factos. Não se pode valorizar umas contas que apresentaram um resultado financeiro negativo porque convém à sua linha de raciocínio mas ignorar simultâneamente que a simples incorporação das receitas que resultaram da venda desses jogadores que diz terem saído apressadamente iria catapultar os resultados financeiros para um montante histórico.
    Que estratégia iria depois ser seguida na assembleia geral? É que tem de concordar comigo seria muito difícil conseguir convencer os sócios a chumbarem um relatório de contas com um resultado financeiro estratosferico. Talvez nessa altura o Sr. Dr. Juiz tivesse de abandonar a parede que escolheu para acompanhar a última assembleia geral e subir ao palanque para falar aos consócios e vincar o seu ponto de vista. Afinal está certamente habituado a explanar as suas ideias. A verdade Sr. Dr. Juiz, é que ter um resultado financeiro negativo deu imenso jeito à oposição.
    O mesmo resultado financeiro que pasme-se só existe porque o presidente do SLB tudo fez para proletar e evitar a saida dos activos que refere. Caso não o tivesse feito, caso LFV quisesse defender os seus próprios interesses e não os interesses do SLB, então certamente que teria sido fácil vender Javi e Witsel não por 60M€ digamos que por 40M€ antes de Agosto e deste modo garantir que teria no seu último ano de mandato um relatório de contas positivo em 15 ou 20M€ para acenar aos sócios e evitar o triste teatro que se passou na última Assembleia Geral. Uma pena realmente que o presidente do SLB não tenha pensado em si, mas sim nos superiores interesses do Benfica, uma pena que não tenha cedido à tentação de vender mais barato para garantir um encaixe a tempo de constar nas contas e só tivesse vendido por 60M€. Deu de facto muito jeito à oposição. Deste modo conseguiu-se chumbar uma contas deficitárias, ignorando os motivos que estão na sua origem.
    Sabe Sr. Dr. Juiz, se o presidente do SLB já tivesse cedido às pressões que procuram a todo o custo que o Benfica volte a vender os seus direitos televisivos à empresa do Sr. Oliveira, nesta altura o Benfica já não recebia pouco mais de 8M€ por ano pelos seus jogos. Recebia 20M€, e já o podia estar a receber há 2 anos. Já pensou no impacto que isso teria nas contas do Benfica? É realmente uma pena que o presidente do Benfica continue a pensar nos interesses superiores do nosso clube e tudo esteja a fazer para conseguir, seja junto da empresa do Sr. Oliveira, seja com recurso a um modelo alternativo incrementar as receitas do SLB.

    ResponderEliminar
  13. Faça-nos dois favores Sr. Dr. Juiz.
    Relembre-se do Benfica em 2003, já não lhe peço para recuar mais de 10 anos e voltar ao tempo de Manuel Vilarinho, o que tínhamos, o que facturávamos, que equipa de futebol possuíamos, que títulos ganhávamos, procure inventariar tudo isso e coloque no prato da balança. Agora olhe para o presente, faça o mesmo exercício por favor. O passivo aumentou, pois claro que sim, aconteceu o mesmo comigo quando precisei de comprar uma casa para viver e criar o meu filho e constituir uma família uma pena não ter nascido num berço de ouro ou ter uma rendimento mensal superior a 5000€ sem nada ter de fazer e assim evitar ter de recorrer à banca.
    Coloque agora no outro prato da balança, sim essa mesmo, a que simboliza a justiça neste mundo, pode até manter a fenda, mas olhe para o resultado final.

    O outro favor é simples. Se acha que consegue fazer melhor, apresente-se a sufrágio. Tenho a certeza que possui mais de 25 anos de filiação, e que não teve necessidade ao longo desses anos de suprimir o pagamento das quotas por qualquer tipo de necessidade económica como infelizmente acontece nos dias de hoje com muitos dos portugueses.
    Abandone a penumbra. Apresente o seu programa, ou o programa de alguém que considere ser a pessoa certa para o nosso clube, o debate de ideias é salutar e desejável (já os petardos e as claques que fogem à legalização dispensamos) prometo-lhe que não só eu mas muitos mais benfiquistas olharemos de forma criteriosa e justa para aquilo que defende para o nosso clube. Quem sabe até recebe os meus 50 votos e sempre se anula uma dessas casas que cederam à corrupção imposta pelo actual presidente do nosso clube.

    Viva o Spor Lisboa e Benfica

    Rui Horta

    ResponderEliminar
  14. quinhentinhos, frutas, viagens, envelopes vazios, conselhos matrimoniais, mariscadas, subidas na classificação dos apintadores protegidos

    Só para informar que a maioria destas coisas que falaram pAssaram-se muito antes de LFV pensar em ser presidente quanto mais em ser presidente, a maioria delas passaram a mais de 20 anos antes de Damasio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "a maioria delas passaram a mais de 20 anos" ???????????????????????

      A.Dourado 2004, menos de 10 anos

      e pensar que tudo se extingui-o, será um grande erro

      VicTeixeira

      Eliminar
    2. Boas,

      "a maioria delas passaram a mais de 20 anos" ????????????????????

      A.Dourado 2004, menos de 10 anos

      e pensar que tudo se extingui-o, será um erro a pagar caro

      VicTeixeira

      Eliminar
  15. Titulos na decada de 90
    Futebol Seniores = 4
    Nacional: 2 TP: 2
    Futebol_camadas jovens = 5
    Futebol-juniores 0
    Futebol-juvenis 5
    Futebol-iniciados 0
    Hoquei = 9
    Nacional: 5 TP:3
    CERS: 1
    Basquetebol = 10
    Nacional: 5 TP: 5
    Atletismo: = 6
    Nacional-M: 6
    Andebol = 1
    Andebol: 1 TP: 0
    Voleibol = 2
    Voleibol: 1 TP: 1
    Titulos na decada de 2000 Vilarinho ate LFV
    Futebol = 3
    Nacional: 2 TP: 1
    Futebol_camadas jovens = 8
    futebol-juniores 2
    futebol-juvenis 3
    futebol-iniciados 3
    Hoquei = 6
    Nacional: 1 TP: 4
    CERS: 1
    Basquetebol: = 3
    Nacional: 3 TP: 0
    Atletismo: = 1
    Nacional-M: 1
    Andebol: = 2
    Nacional: 1 TP: 1
    Voleibol = 6
    Voleibol: 1 TP: 5
    Total títulos Decada 90 = 37
    Total títulos Decada 2000/xxxx = 29
    Não contabilizei supertaças e muito menos taças da liga, porque são competições menores
    Resumindo menos anos e mais títulos, cada um que tire as conclusões que quiser

    ResponderEliminar
  16. Inclui o futebol de formação, mas que a meu ver os titulos não são muito importantes, como o proprio nome diz o mais importante é formação, ou seja formar jogadores para a equipa principal, pois do que vale por exemplo ser campeão 10 anos seguidos e não tirar jogadores para a equipa principal? a meu ver nada, não tem interesse nenhum.
    Não inclui Futsal porque é uma modalidade muito recente e que nem existia na altura pelo menos a nivel oficial, porque futebol de salão sempre existiu

    ResponderEliminar
  17. Caro Zé,

    Compreendo o critério da contabilização dos títulos, mas permita-me discordar. Nomeadamente o facto de ter excluído o Futsal. O Futsal por si só conquistou 12 títulos (de acordo com o seu critério) + 6 supertaças desde que foi criado no nosso clube. É a modalidade com mais títulos no passado recente, e de longe a mais popular neste momento. A sua exclusão, com base no pressuposto da mesma não existir na década de 90 não faz sentido na minha opinião. Na década de 90 existia (embora em moldes competitivos diferentes) e era dominada pelo clube do Lumiar. A existência no nosso clube de uma equipa competitiva e ganhadora numa modalidade como o futsal não deve ser ignorado.
    Permita-me uma observação que a meu ver constitui um dado muito importante.
    Quando em 1992 Jorge de Brito assume a presidência do Benfica, o nosso clube vinha de uma década importante em termos de conquistas. Estava representado em todas as modalidades importantes. E isso permitiu-lhe continuar a ganhar na década de 90. Precisamente até ao descalabro financeiro que culminou na presidência de Vale e Azevedo.
    Quando em 2000 Vilarinho conquista o poder a Vale e Azevedo, o clube que se encontrou nada tinha a ver com o Benfica que conhecíamos. Sem modalidades (lembra-se?), sem dinheiro, sem futebol de formação (lembra-se?), sem credibilidade. Os primeiros anos (e foram muitos) na década de 2000 foram anos de reconstrução. Todas as modalidades foram recuperadas, algumas tiveram de recomeçar nas divisões inferiores, outras foram criadas para conquistar (Futsal) e hoje todas estão ai bem vivas e competitivas. Quer isto dizer que uma contabilização deste tipo e muito menos as conclusões que daqui se podem tirar, não podem ignorar o facto de tudo no nosso clube ter tido a necessidade de ser reconstruido das cinzas precisamente na década de 2000.

    Nota - A contabilização dos títulos de atletismo na década de 2000 está errada foram conquistados 2 e não apenas 1.

    ResponderEliminar
  18. O futsal como modalidade a mim não me diz muito, não aprecio futsal e não o inclui não por isso mas por não existir na decada de 90 no Benfica, portanto não tem termo de comparação.
    Quanto ao atletismo o que diz no site da federação é que é só um titulo.
    Tambem se podia colocar a vitoria na volta a Portugal em ciclismo individual e colectiva no tempo de Vale e Azevedo e não coloquei porque o Benfica não tem ciclismo, aliás até já teve com o LFV mas não fizeram nada, provavelmente até tinha dado para comparar e incluir.
    Mas 12 anos depois da saida de Vale e Azevedo, a culpa do Benfica nada ter ganho ainda é dele, claro que fez muita porcaria, por isso saiu, mas não fez tudo mal como as pessoas querem fazer crer, aliás a memoria das pessoas tambem é curta a esse respeito, basta só lembrar o tipo de assistencias que havia no estadio da luz, e como Damasio deixou o clube, mas Vale e Azevedo serve de desculpa para tudo o que de errado tem sido feito, contudo as pessoas esquecem-se que ele deixou o melhor treinador do mundo no clube, deixou uma equipa com Enke, Marchena, Meira, Poborsky, Maniche, Mighel,João Tomás, Van Hooijdonk, hoje eram todos titulares de caras nesta equipa do Benfica, portanto se olharmos para as carreiras deles todos, penso não, tenho a certeza que ficamos a perder e muito com a politica introduzida pelo Vilarinho e o LFV, que quando chegaram ao clube não descansaram enquanto não se viram livres deles todos.

    ResponderEliminar
  19. Quanto aos casos de corrupção, as viagens, os quinhentinhos, envelopes, malas com dinheiro, caso não saiba, controlo dos arbitros, lembra-se de um tal de Adriano Pinto, dos famosos xitos, do Francisco Silva, do Lourenço Pinto, tudo isso é muito mas muito antes do apito dourado, aquilo que se onviu no apito dourado é muito pouco em relação ao que se passou no futebol português e o apito dourado apenas se soube porque a Carolina deu com a boca no trombone, agora malas com dinheiro, quinhentinhos, viagens foram mesmo apanhados em flagrante.
    Quem conhece o futebol português pelo menos desde os finais dos anos 70 sabe que as coisas começaram nessa altura e atingiram o seu auge durante a decada de 80 e principios de 90, ou seja até o Benfica dar luta, depois disso o que se ouviu era apenas e só a continuação do que se tinha passado nos anos antes, o sistema estava em velocidade de cruzeiro, porque com arbitros ou sem arbitros o Benfica não está há 18 anos sem ganhar praticamente nada por causa deles, ainda que algumas vezes eles tenham prejudicado, mas tambem houve alturas em que fomos beneficiados, estamos sem ganhar porque somos incompetentes, quem gere o futebol não percebe nada daquilo, é erros de gestão uns atrás dos outros, é uma politica desportiva desastrosa, isso é que tem contribuido para o deserto de vitorias, talvez senão tivessemos cometido erros como os do Mourinho, do Jardel o bom, o deserto tivesse sido menos doloroso.
    Eu quero ver é quando sair o LFV, quem entrar como é que vai encontrar o Benfica, vamos aguardar, para já o que todos sabemos é que o passivo era senão estiver a dizer algo errado de 70 ou 80 milhoes e hoje é de mais de 500 milhoes e com imensas receitas futuras já utilizadas, e se o mesmo passivo não estiver encoberto com as chamadas engenharias financeiras para camuflar.
    As pessoas acham que o Benfica está muito bom, pois eu penso que não e o tempo infelizmente para Benfica só me tem dado é razão, espero que venha a estar enganado no futuro é sinal que o clube entrou na rota de vitorias, é que aquilo é um clube de futebol, e não uma empresa de construção, não é nenhum mercado de jogadores nem nenhuma bolsa de jogadores.
    O desencanto com o clube nestes anos todos é de tal forma que pura e simplesmente nem nem vou ao estadio e nem na tv vejo os jogos, de há anos a esta parte limito-me a pagar as quotas, pois não gosto e estou farto de mentiras, visões, vendedores de banha da cobra, demagogos, no fundo papagaios e paraquedistas nomes utilizados pelo salvador do clube, que invadiram o clube nestas ultimas decadas, sendo o cumulo termos tido um presidente, que quer queira quer não era socio do Porto o maior rival do Benfica, algo impensavel há muitos anos, pois a mim ninguem me faz socio de coisa nenhuma nem paga quotas do que quer que seja sem eu querer ou saber

    ResponderEliminar
  20. @Zé, se pudesse, dava-te um abraço. A sério. Espero que sejas sócio e que, como eu, tenhas ido às últimas eleições para votar propositadamente em branco, quando só havia LFVieira a concorrer.

    ResponderEliminar
  21. Eu já sou socio desde 78, já tenho 34 anos de socio, e no tempo do Damasio escrevi-lhe uma carta e devolvi-lhe o cartão de socio com as quotas em dia, e carnet pago até ao fim da epoca por ter tratado adeptos e socios de maneira diferente na venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal, onde veio a falecer o adepto do Sporting, quando Vale entrou, paguei todas as quotas em atraso para manter o meu numero.
    Já vejo o Benfica desde muito miudo o primeiro jogo que tenho de memoria é de 74 contra o Porto a 31 de Outubro, vi varios antes desse mas não guardei na memoria, portanto já vi muito Benfica, assisti àquilo que é o Porto hoje, como eles começaram com a corrupção e nunca votei em LFV, porque bem vi aquilo que ele fez nos 2 anos que chefiou o departamento de futebol antes de entrar para presidente, o que ele fez foi apenas a amostra daquilo que nos esperava, o Benfica dele concerteza que o meu não é e não o será de milhares senão mesmo milhões de benfiquistas, hoje somos historia, camisolas e pouco mais, é dificil exprimir todo o meu desencanto com esta gente, só proporcional aos politicos cá da praça, tenho pena sinceramente que milhares de benfiquistas que nunca tenham visto um Benfica e sabido o que é realmente aquela coisa que sempre se falou no Benfica chamada MISTICA, que só se construiu com querer, determinação, vontade, luta contra adversidades e adversarios superiores ao Benfica e com imensas vitorias e titulos, precisamente o oposto daquilo que é o Benfica das ultimas quase duas decadas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking