O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Somos Porto? Mostrem que não!!

. 51 comentários
"Confesso-me espantado, isso sim, com os adeptos do Benfica. Foram lançados para um autismo tal, para uma subserviência anedótica, que nada do que apareça demonstrando, PELA CENTÉSIMA VEZ, que Vieira é uma fraude, um aldrabão, um caciquezinho de trazer por casa, os demove de o apoiar. Parem para pensar no Benfica, se fazem favor. E não confundam o clube com o seu Presidente. Mais 4 anos disto? Tenham vergonha na cara e não sejam iguais aos portistas que, mesmo com as provas na frente, preferem dizer que não vêem. Mas esses ganham. Nós nem isso." - Blogue 'Ontem vi-te no Estádio da Luz'

  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

51 comentários

  1. Falar do Porto neste espaço. Surreal!
    O FC Porto vence, nós não..
    O FC Porto tem uma má época, aumenta o passivo 20M..

    Nós temos uma époa memorável na Liga dos Campeões e aumentamos o passivo..
    Temos lucro enorme na Liga dos Campeões e aumentamos o passivo..

    O Rangel parece um gato dentro de água. Não há outro candidato? Prefiro ficar com o que está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ramzi, surreal é passarmos a vida a reclamar dos adeptos dos corruptos que se recusam a ver as provas que incriminam o seu presidente, como as escutas, e depois quando a coisa já envolve o presidente do Benfica, ignoram.

      Desculpa lá, mas há que ter coerência.
      Para os outros, exigimos tudo. Para nós fazemos o quê? Fingimos que não vemos, como eles.
      Eu recuso-me a fazer isso.

      Eliminar
    2. superaguia190419/10/12 13:22

      Shadows

      O que foi confirmado é que foi preciso que a ex-mulher de Rangel, Fátima Galante, entre outros, atestasse por escrito que Rangel era sócio desde 1985, para que a sua fosse aceite. Luís Nazaré, no entanto, deu 48 horas a Rui Rangel para pagar as quotas que estarão em atraso desde 1985 a 1990 as quais foram já pagas.
      Fátima Galante, recorde-se que foi acusada de corrupção por suposto favorecimento da juíza em tribunais (http://www.asjp.pt/2011/04/07/tribunal-da-razao-a-advogados/)

      É tempo de acabar com estas falsas questões.

      Vieira já foi diversas vezes a votos e portanto, já foi, por diversas vezes verificada e confirmada a sua condição de sócio e a sua antiguidade.

      Não percam tempo com campanhas sujas e centrem-se nos aspectos importantes do clube.

      Eliminar
    3. Enganado estás superáguia, sobre essas diversas do Vieira e da confirmação da sua antiguidade de sócio.
      Só nestas eleições é que são precisos os tais 25 anos de sócio.

      Artur Soares

      Eliminar
    4. Superaguia, eu não quero que ninguém seja prejudicado ou favorecido.

      O que exijo é ser esclarecido. Se tu como sócio e/ou adepto não te interessa, também estás no teu direito.
      Mas o que vejo no 'Eterno Benfica' são provas, e não acusações infundadas.

      Sabes o que traria os aspectos importantes à baila, e esclarecia os sócios sobre o que cada um dos candidatos pensa? Um debate.

      Eliminar
    5. superaguia190419/10/12 13:34

      Como dizia O Olho de Horus em A Nossa Mística "eu, se as minhas provas fossem a declaração da minha ex-mulher e 3 amigos, para além de pagar, agradecia ao Presidente da Mesa pela compreensão..."

      (http://a-nossa-mistica.blogspot.pt/2012/10/fartinho-o-benfica-tambem-nao-e-isto.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+ANossaMstica+%28A+Nossa+M%C3%ADstica%29)

      Eliminar
    6. Mas que provas querias? que o homem tivesse guardado os talões desde 85? que outro tipo de provas podiam existir sem ser compromissos de honra (para mim vale muito, eu não dava a minha palavra de honra por ninguém se não estivesse certo de que estava correcto).
      E para mim é bem diferente ter 22 ou 27 anos de sócio (até pq acho estes estatutos abstrusos) e FALSIFICAR um número de sócio. será que ninguém vê diferença porra!?

      Eliminar
    7. Depois do petardo, usar um expediente como este para contornar os estatutos, e logo por um juiz!!!

      Então não havia talões comprovativos das quotas pagas por Rangel na tesouraria? Não havia nada? Se não há registo interno nenhum de Rangel como sócio, entre 85 e 90, é porque este ou não o era, ou então, teve interrompida a sua ligação como sócio!

      Não podia ser aceite um expediente destes pelo Presidente da Assembleia Geral!

      Eliminar
    8. Superaguia, se calhar não és do tempo em que as quotas eram recebidas por cobradores. A questão reside aí.
      Além disso, o Benfica não consegue provar que ele não pagou por isso é que propôs a solução encontrada.

      Eliminar
    9. Exactamente por pagar quotas nesta altura é que sei que havia controlo documental. Eu ainda tenho o meu cartão de sócio dessa altura. Estamos a brincar ou quê?


      Eliminar
  2. eu ja tinha comentado aqui esta ideia!!! nao nas mesmas palavras mas com o mesmo sentido!!! estão a tornar o benfica naquilo que sempre criticaram... numa ditadura que nao olha a meios para atingir os fins!! só que os fins não sao em proveito do benfica mas sim do senhor que se declara presidente!!!
    mesmo que ganha-se-mos assim era uma vergonha porque somos uma instituição que pode ganhar limpo!!! mas nem isso aontece!!!
    VEJAM A CAPA DO RECORD! Lol aquelas duas frases finais mostram bem a diferença!!! UM NEM SÓCIO É Á 25 ANOS E NADA SE DIZ SOBRE ISSO. sobre o outro ja tudo é dito para descredibilizalo.

    Só falta o pinto da costa dizer que apoia a candidatura de vieira, dizer que ele acha que vieira é a pessoa certa para o cargo! looool aí sim dava valor ao PINTO!

    VIERIA RUA!!!!! JA CHEGA!!!

    ANDRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, o benfiquismo anda nas ruas da amargura.

      Eliminar
    2. pois, mas todos os socios têm de mudar isso dia 26!! ja chega de tanta hipocrisia!!! o benfica á mais que um senhor que tem orlhas compridas!!! é muito mais que isso!!! ja chega destas manobras de benfeitor, de dar receitas a adversários e a casas do benfica!!! ja chega de roubo...

      shadows a mudança começa em nós!!
      andre

      Eliminar
  3. Sandra Benfiquista Portuense19/10/12 13:42

    Também me confesso espantada com a serenidade que a maioria dos adeptos do Benfica demonstram, ao serem bombardeados constantemente com acusações discriminatórias causadas pelo simples facto de terem uma opinião diferente.

    Parar para pensar no Benfica não é forçar nem intimidar os outros para apoiarem uma lista que não tem nenhuma ideia válida para o Benfica, nada de melhor para oferecer.

    Muito triste a tentativa de chantagem emocional ao equiparar os adeptos benfiquistas aos cabeçudos portistas.

    .."tenham vergonha na cara e não sejam iguais aos portistas"...

    Só para lembrar aos mais distraídos que que o presidente futebol corrupto do porto, usou algumas destas técnicas para chegar ao poder no seu clube.

    Interrupção e violência nas assembleias do clube.

    Uso da força e intimidação para com a massa associativa.

    Boatos e perseguições ao presidente em funções.


    Saudações para TODOS OS BENFIQUISTAS sem excepção!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/10/12 17:19

      Então diz-me lá Sandra, qual a diferença entre um e outro? Tudo o que descreves do corrupto, foi igualmente protagonizado pelo que agora se acha o deus salvador!
      Se as ideias do Rangel não tem nenhuma ideia válida, elucida-me lá sobre as ideias de Vieira, por favor... É que eu ainda não vi ideias, programa, projecto, para analisar e comparar!
      Gostas de Vieira? É lá contigo. Agora não queiras fazer de parvos os que não gostam nem tentes atirar areia para os olhos porque não consegues!

      Eliminar
    2. Sandra Benfiquista,

      Eu já nem te interpelo, porque sei lá o que me poderá acontecer...

      Consta-se que um blogger foi visitado por um Vice do Benfica no seu local de trabalho, essa é a Democracia do S L e Vieira...

      Ou não me admirava nada, que tu própria assines como "Sandra" e és justamente o "tal" Vice que constantemente ENVERGONHA o Benfica e os Benfiquistas. São citações ("como diria Nietzsche..." prática habitual tua e do "tal" Vice), é essa defesa acérrima e cega do Vieirismo, um discurso tão próximo, tão próximo do "tal", tão igual, que só posso mesmo considerar ser uma mera coincidência. Aliás, não quero acreditar que o "tal" Vice se "travestice" para defender o indefensável, o S L e Vieira!

      VIVA O BENFICA DEMOCRÁTICO!

      José Vinhas

      Eliminar
    3. Sandra Benfiquista Portuense19/10/12 22:09

      O que para aqui vai…

      Águia Preocupada,

      Foi L.F.Vieira quem lançou petardos na assembleia por forma a condiciona-la e intimidar os sócios presentes?

      É L.F.Vieira quem apelida os benfiquistas de portistas, só porque não concordam com ele?

      É L.F.Vieira quem está a fazer uma perseguição desenfreada e desesperada a ele próprio, tentando encontrar irregularidades que ponham em cauda a sua legitimidade como Presidente do Benfica?

      Quando um candidato se candidata contra um recandidato, tem de provar ou mostrar que tem mais argumentos e soluções para fazer melhor trabalho, por isso não invertam os papeis e apresentem soluções a sério!

      Sabes, eu sei o que quero e o que não quero para o Benfica.

      L.V.Vieira tem o que eu quero e uma ou outra coisa que não quero, já R.Rangel tem tudo o que não quero e nada do que eu quero!

      Eliminar
    4. Sandra Benfiquista Portuense19/10/12 22:10

      José Vinhas,

      Quando vieste com essa conversa do Rui Gomes da Silva, pensei que estavas a brincar comigo, mas como continuas a insistir… fico um pouco preocupada… com esses delírios…

      Eu não tenho nenhum problema que me compares ao Vice-Presidente do Benfica, antes pelo contrário, só tenho razões para ficar contente, porque concordo com tudo o que ele disse e fez ao serviço do Benfica até ao momento!

      Se queres continuar a pensar assim, força! Sempre te dá mais alento do que pensar no programa do Rui Rangel!

      Eliminar
  4. Uma coisa é verdade: a oposição ao Vieira está ativa...nos blog's.

    Sim, porque a lista B.....tirando um ou outro comunicado...."munta" fraquinha....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver os próximos dias. A campanha naturalmente deve aquecer de ambos os lados.

      Eliminar
  5. Ou votas Rangel ou é do Porto?

    Será possível descer mais baixo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais baixo é o que tu fazes por aí. Alguém disse que o certo é votar Rangel? Ou que se, não votar Rangel, é-se do Porto?

      Baixo é fazer os outros de parvos. Tu apoias esta escumalha, andas por aí a defendê-la e ainda queres adulterar o que os outros dizem? Sabes o mais curioso? A generalidade da malta que vai votar Vieira, e já o sabe mesmo quando ainda nem sequer havia candidatos, não se assume. Tu não te assumes. Assumes-te indirectamente. É muito curioso, isto, porque é malta que vai votar Vieira sabe-se lá porquê - não chega a miséria a todos os níveis a que o nosso clube chegou? - mas arma-se em independente. O problema é que tanta defesa e tanto comentário baixo, como este teu, revela as reais intenções.

      Baixo é isto que andas por aí a fazer. Se queres continuar a olhar para um Presidente a humilhar o teu clube e a fingir que não viste, força. Não andes é a forçar os outros à tua falta de carácter.

      Eliminar
    2. Caro Ricardo,


      Supostamente és o Ricardo do "Ontem vi-te no Estádio da Luz". Tenho uma grande admiração pelo teu Benfiquismo, e pelos teus textos, sempre lucidos, mas sobretudo inteligentes e pertinentes.

      Obrigado pelo que tens oferecido à Comunidade Benfiquista!

      Um forte abraço Benfiquista,

      "é gajo para ter sido escrito pelo José Vinhas"

      Eliminar
    3. Gandaia, não defendo Rangel nem o ataco.
      Defendo é que não querer esclarecer este assunto é branquear como os adeptos do Porto o fazem com as escutas.

      Não há nada a temer? Então LFV e Luis Nazaré que esclareçam!!

      Eliminar
  6. Sandra, nada de diferente ao que o sr. LFV faz ao ostentar, em todas as reuniões do clube, uma quantidade de gorilas oriundos da secção de boxe.

    Curioso, boxe e Pinto Costa têm alguma coisa em comum ...

    Saudações para TODOS OS BENFIQUISTAS sem excepção!

    ResponderEliminar
  7. Somos Porto não, eu sou pelo Benfica.

    Não apoio o Luís Filipe Vieira, nem o Rangel, apoio o Benfica, o único que interessa é o Benfica e, o que se tem visto nos últimos dias por alguns blogs Benfiquistas é uma campanha "anti-LFV". Não interessa mais nada, vamos é dizer mal, criticar, dizer que ele é ou foi sócio do Porto e Sporting, que não tem anos suficientes para se candidatar a presidente do Benfica e, se for possível ainda se diz mais. Vamos critica-lo todos os dias para ver se os adeptos mudam de opinião e votem no Rangel. Ainda não vi e, talvez não chegarei a ver algum blog a colocar em causa, em dúvida a candidatura do Rangel à presidência do Benfica. Ainda não vi o Rangel a conseguir provar que o seu projecto é melhor que o do LFV, não vi ninguém a procurar saber quem está por trás da candidatura do Rangel, quem é que o apoia? Mas isso não interessa para nada, o que importa mesmo para alguns é que o LFV não ganhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou Benfica, por isso quero que ganhe...A VERDADE.
      Chega-te Manuel? A verdade? Para mim é o suficiente.

      Quem tem telhados de vidro arrisca-se a isso.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada19/10/12 23:50

      "Ainda não vi o Rangel a conseguir provar que o seu projecto é melhor que o do LFV"
      Nem viste nem vais ver e sabes porquê?

      1 - Porque Vieira não tem projecto... Ou já te mostrou algum só a ti?

      2 - Porque Vieira tem medo. MEDO! De debater seja o que for e com quem for. Ele sabe bem das suas limitações, por isso não arrisca porque tem MEDO! MEDO! MEDO!

      Eliminar
  8. Shadows, este teu apelo é de desespero mesmo!!!!!!!
    Quer dizer, só tu é que estás certo, nunca te passou pela cabeça aquela história do gajo que entrou na A1 do lado errado e ouve na rádio que vai um automóvel em contra-mão,e diz ele :
    -um não, são muitos.
    Por favor não queiras fazer de mim o que não sou...
    Respeita o direito ao contraditório
    São duas listas cada um opta de livre vontade, não queiras agora condicionar ou chantagear, tipo, ou o Rangel ou o caos, por favor modera-te.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafarrico, eu quero é o assunto esclarecido. Ou para ti ilegalidades são normais desde que seja o Vieira?

      Para mim, Vieira ou Rangel, têm que ser exemplares. Cristalinos. O problema das quotas do Rangel está explicado. O do nº de sócio de Vieira não.

      Eliminar
    2. Está explicado??
      Não me faças rir!!!!!
      Essa explicação faz-me lembrar a licenciatura do Relvas!!!!

      Eliminar
    3. Estás a confundir a licenciatura do Relvas é com o nº de sócio do Vieira. É que ambos não 'foram às aulas' mas têm o cartão.

      Eliminar
  9. Eu sou portista... daqueles que nao resiste a espreitar alguns bons blogs benfiquistas como este.
    Também me considero relativamente parcial...
    Neste post foi levantado uma questao muito importante... a da "cegueira" dos portistas... eu acho que tal não é verdade. Sem duvida que os meandros do futebol não sao impolutos. Sem duvida que os responsaveis do Porto ja fizeram coisas feias... mas o que não posso aceitar como portista é uma perseguição ao porto como se o Vale e Azevedo ou o LFVieira fossem santos... que se façam escutas ao presidente do porto..e não façam escutas ao presidente do benfica (que foi "apanhado" em conversas porque o telefone a quem ele ligou estava a ser escutado e nao o dele)...
    Querem fazer uma limpeza ao futebol...otimo... mas nao façam uma limpeza ao futebol do norte (porto e boavista)... o vieira, o duque, o paulo pereira cristovao, o veiga, o vale e azevedo sao santos? No dia em que a justiça fizer uma perseguição seria a todos os 3 grandes... aí estarei ca para aceitar a punição justa...
    O que os portistas nao suportam é perseguição ao porto e asinhas de anjo nos do benfica. E voces cá nao podem dizer que o Vieira é um ditador e aldrabao no que diz respeito ao seu poder dentro do benfica... mas é um santo respeitador no que respeita as influencias do futebol... querem um santo na presidencia do porto? ponham um na do benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/10/12 17:28

      Olha portista! Ninguém gosta menos do Vieira do que eu. Mas ainda gosto menos, quero dizer NADA do teu presidente corrupto. E não te admito sequer, que faças essas comparações facciosas e corruptas.
      Vale e Azevedo foi preso, está "preso", logo foi punido.
      Veiga se fez essas coisas feias, foi no teu corrupto clube.
      Vieira não ligou para ninguém antes foi o santinho do Major que lhe ligou o que foi confirmado.
      Vocês bem tentam branquear as viagens ao Brasil, os quinhentinhos, a fruta de dormir, o cafézinho com leite, o jantar para o árbitro, a marisqueira de Matosinhos, a história da camisola do Rui Jorge, o caso da bota do Deco... Ena pá, tanta coisa... Queres que continue?
      Arranja metade que seja a Vale e Azevedo ou mesmo a Vieira!
      Se não és sério, não tentes os outros a serem como tu: CORRUPTO!

      Eliminar
    2. Contra argumentar com o nome do Vale e Azevedo que roubou o Benfica em vez de dar conselhos matrimoniais a arbitros como outro que cá sabemos,só revela uma falta de análise comparativa e inteligência digna de um corrupto.

      Eliminar
    3. Anónimo portista, não compares o incomparável. Mas volta sempre, pois desde que não venhas ser malcriado, és bem vindo. A discussão nunca fez mal a ninguém.

      Eliminar
    4. Tentarei sempre nao ser malcriado e ja admiti que serei obviamente parcial... eu olho a volta no futebol e so vejo presidentes como os 2 da minha terra madeira (cada um mais corrupto que o outro), o do leiria, o do gil vicente, guimaraes.... isto apenas para referir aqueles que sao corruptos de cara... fora os outros que nao se nota.... e nao tenho duvidas que nos 3 grandes...especialmente os 2 maiores.... É assim. o vieira e o veiga que foram unha com carne do pdc.... sabe bem ter boa imprensa... Mas um dia acredito que o mito vieira vai rebentar com estrondo. No final do dia o que eu vejo é que o benfica deixou o jardel, deco, falcao, maniche, mourinho irem para o porto que tem tido nos ultimos 20 anos quase sempre a melhor equipa...e ganha la fora.... Sei que nao concordam com isso mas eu vejo muito merito

      Eliminar
    5. Sandra Benfiquista Portuense19/10/12 23:57

      Anónimo andrade, tu vens para aqui armado em "santo antónio", todo falinhas mansas, meter-te onde não és chamado? Com essa conversinha de sonso tentar enganar quem? Isto é sobre as eleições do Benfica! Tem juízo e vai dormir!


      Eliminar
  10. A oposição nos blogs não é toda favorável à lista B, é simplesmente contra o que se passa actualmente no Benfica. E o que se passa é uma vergonha e põe em causa a instituição benfica!
    É rezar para que a Lista B brilhe um bocadinho esta semana e que se dê um fenómeno como se deu com o Vilarinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou a favor da transparência. Quem é contra esta mesma transparência não defende os interesses do Benfica.

      Eliminar
    2. Transparência?
      A frase que transcrevo a seguir é tua SHADOWS:

      "Além disso, o Benfica não consegue provar que ele não pagou por isso é que propôs a solução encontrada."

      Mas o Benfica é que tem que provar que um sócio não pagou as cotas?
      Não será isso inversão do ónus da prova?

      A transparência de alguns para mim é muito opaca...

      Eliminar
  11. A situação do Benfica é gravíssima... e parece-me que ambos os candidatos afinam por um diapasão similar... a justificação sobre o número de anos de associado de Rangel é hilariante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Investiga e depois vês que não é nada de especial. Já a de Vieira...

      Eliminar
  12. Triste muito triste.
    Cheiro que o desespero está no ar.
    Mas mesmo assim fazer uso do nome dos corruptos como dizem os padres blasfémia .
    Tenham juizo. O rei sol como vcs chamam deve voltar ao cadeirão.Se não querem tachos e querem organizar um movimentos decente de rotura com a olivedesportos e outros contem comigo. Karim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver quem até quinta afirma a rotura com a Olivedesportos.

      Eliminar
  13. Mas vocês acreditam mesmo que a pessoa certa para o benfica é o Rangel? Ele nem ideias para o clube tem, alias, as ideias dele são aquelas que já estão a ser praticadas pelo Vieira. A contenção financeira para baixar o passivo e a aposta em jogadores portugueses.

    Ganhem juízo, o rangel vai ser um mitra que vem só para acabar com o clube. Algum dia ele vai romper com o Oliveirinha? Ele vem para afundar o navio, logo romper com o Oliveira está fora de questão. Vão sonhando vão...

    Tiago Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago Vieira - curioso nome! :),

      Repara em quem rodeia o teu tio Vieira. Quem são as suas amizades. Ainda não chegaste lá?

      Chamar mitra a um juiz desembargador tem piada.
      Que contenção financeira, se o valor gasto é cada vez maior e os resultados nulos? Aposta em jogadores portugueses? Vais ver nos próximos jogos.

      Eliminar
  14. Oh Shadows...parece que ainda não é desta vez que irás ver a Luz...ou queres a Light?

    ResponderEliminar
  15. Estive hoje a jantar com um grupo de 1 dúzia de Benfiquistas e por acaso na mesa ao lado estava o Sá Pintas....mas isto tudo só para dizer que TODOS...repito...TODOS apoiavam Vieira e fazem questão de ir votar para que o RR perceba que os Benfiquistas têm memória e para que qualquer oposição credível analise e programe uma candidatura construtiva.

    Com oposições destas LFV vai dar sempre 10 a 0...

    ResponderEliminar
  16. NauBenfica20/10/12 23:31

    1. Se eu fosse LFV, já teria apresentado a comprovação do quarto de século de sócio. Se o homem não tem arcas encoiradas, por que não fazê-lo, e já? Não dá para entender.
    2. LFV, não esquecendo os erros cometidos, tem obra no Benfica, já o disse e repito. Não há como negá-lo.
    3. Ontem à noite, fiquei desiludido com o que ouvi a RR num programa de televisão em que se fazia acompanhar do Veloso. Respostas atrapalhadas às perguntas do pivô, banalidades, ideias nada. É aquilo o tão propalado programa do juiz desembargador?
    4. Vejo aqui muito ódio, vejo ofensas à atual direção e a quem o segue, vejo ataques a quem não diz amém à opinião da maioria dos intervenientes. Fico triste de ver este triste espetáculo entre benfiquistas.
    5. Agora já dialogamos com portistas em blogues que nos pertencem? Os andrades não têm nada para falar entre si - por exemplo sobre os negócios escuros do grande consumidor de Viagra?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking