O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O petardo

. 16 comentários
Portugal, 1 de Outubro de 2012

Na última Assembleia-geral para aprovação das contas do clube, rebentou um petardo que marcou, a já de si “quentinha”, reunião magna dos sócios benfiquistas. Não bastou a reprovação das contas, pela primeira vez no consulado Vilarinho/Vieira, como o evento haveria de ficar marcado por um inédito “estourote”...

Como é óbvio, a comunicação social, seus jornalistas e em particular os tais analistas que falam de tudo e não sabem de nada, utilizaram esse incidente para exagerar o clima de crispação que se vive no Benfica, entre a Direcção, e em particular o presidente, e os sócios do Benfica. O costume, tudo serve para desestabilizar e os que já se esqueceram como foram empolados alguns incidentes nas AG’s ao tempo do Dr.º Vale e Azevedo, deviam meditar mais no papel dos “media” no agravar das tensões e criação de divisões.

Devo dizer, apesar de ser anti-vierista da 1ª hora, que não me parece que o petardo possa beliscar o voto de protesto que os sócios do Benfica registaram por votação, minutos depois. Basta comparar com o que se passou no ultimo Conselho de Estado realizado no Palácio de Belém, ou comparar com a manifestação nas cercanias da Assembleia da República, onde democraticamente se exprimiu um protesto pela actual situação económico-financeira do país, e onde pouco civilizadamente, se rebentaram não um, mas vários petardos e bombas de fumo, acompanhadas por apedrejamento das forças policiais que, felizmente para os manifestantes, comeram e calaram.

Ora os benfiquistas comportaram-se incomparavelmente melhor. Sinal que apesar das profundas divergências, ainda têm pelo Sr.º Vieira mais consideração, do que alguns portugueses têm pelos políticos da nossa praça.O rebentamento do petardo na AG do Benfica, não veio pois por em causa a democraticidade e resultados da votação, antes veio abalar profundamente os alicerces do edifício construído em torno da imagem do Sr.º Vieira e que os poderes instalados no futebol, querem que se confunda com a centenária instituição que é o Sport Lisboa e Benfica.

De facto, rejeitando as Contas referentes ao exercício fiscal de 2011/2012 os sócios quiseram registar o seu desagrado pelo falhanço do “mandato desportivo” (que a propaganda Vieira construiu nas últimas eleições), pelo não entendível aumento do Passivo consolidado e por mais uma situação de falência técnica (contrariando a propaganda Vieira sobre a “estabilidade financeira”).

O petardo veio sublinhar o veto político dos sócios à gestão mentirosa da Direcção, e por isso este veto irá perpetuar-se no tempo de forma mais eficaz. As conclusões desta AG serão lembradas e sem o petardo possivelmente seriam varridas para debaixo do tapete, pela mesma comunicação social que exige ao treinador que faça “milagres” para compensar os erros da Direcção. Não tem sido assim nos últimos 11 anos, desde a “equipa maravilha” da época 2001/2002?

Na história do Benfica, nenhum outro presidente teve tão boa comunicação social como Vieira, fruto da sua relação de amizade com Joaquim Oliveira e dos interesses do BES que defende no Benfica. Nunca há uma fotografia mal tirada, nunca há notícias sobre a situação das suas empresas (comparar com Vale e Azevedo), raramente sai um artigo de opinião que relacione a gestão financeira com o insucesso desportivo (já que não gostam de explicar com arbitragens), etc. E assim o seu projecto de subalternidade para o Benfica, que aliás já vinha do mandato de Vilarinho, consegue passar como bom, no futuro... 

Mudando de “petardos”, os analistas afectos ao SCP foram dos que mais pegaram no tema, para exemplificarem - uma vez mais - que no SCP tudo é diferente. Seguramente já esqueceram o que se passou em 29 de Setembro de 2005 e relatado em vários órgãos de comunicação social, sendo esta a versão do RECORD:

A Assembleia-geral (AG) do Sporting ficou ontem marcada por enorme contestação à actual direcção e uma tentativa de agressão aos elementos da mesa por um grupo aparentemente organizado de 20/25 sócios. Num ambiente de enorme agitação, os sócios leoninos aprovaram o Relatório e Contas”. “A dada altura, vice-presidente da mesa, Carlos Sequeira, não se conteve: “Vocês envergonham o Sporting!” Uma reacção surgida depois do presidente da mesa, Galvão-Telles, ter ameaçado expulsar o conjunto de sócios. O grupo insultou então os dirigentes, dirigindo-se à mesa. Só a intervenção de um corpo de segurança privado evitou que algo de pior sucedesse”.

O SCP é de facto um clube diferente... batem recordes de amnésia...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. JediVermelho1/10/12 16:06

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=780801

    A LFV, isto é que interessa! Não interessa defender o clube com garra no presente. Não interessa "ganhar" o presente e futuro. O que interessa é isto, a apropriação ilegítima do passado! Dos símbolos do passado para a sua investidura no presente. À semelhança dos regimes ditos "esquisitos"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada1/10/12 22:18

      Quando um presidente diz isto:

      "Não estou preocupado com campeonatos nem com champions" - Abril de 2009!

      "Para a estratégia do Benfica a Liga dos Campeões não conta" - Abril de 2009

      Nada mais há a esperar! Estará preocupado com quê?!

      Eliminar
    2. Apanhaste uma boa perspectiva deste texto e transformaste-a: “a apropriação ilegítima do passado! Dos símbolos do passado para a sua investidura no presente. À semelhança dos regimes ditos "esquisitos"”. Sim, Vieira tem sabido usurpar os valores do benfiquismo em seu proveito próprio, sempre com o beneplácito dos ditos notáveis e dos analistas que ainda não repararam nisto mesmo quando disse, no ultimo aniversário de Eusébio “estás acima de mim, tu estás acima de mim”. Vindo de um ex-sócio do FCP e SCP, acho esta afirmação tremendamente reveladora do que este indivíduo pensa que é o seu lugar no Benfica. A seguir saiu um Museu, mais um endividamento bancário, mais 20 milhões de juros a somar ao próximo exercício da SAD e Clube, e pronto, os adeptos lunáticos aplaudem a maravilhosa gestão. Quando falharmos uma Champions ou o Sr.º Jorge Mendes não conseguir vender um jogador por balúrdios, lá terão os lunáticos de mudar de “campo”. Alguns, em particular “notáveis”, já abriram a pestana...

      Eliminar
  2. Coitadinho do Dr vale e azevedo esse santo, só caiu porque não tinha a comunicação social com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dr.º Vale e Azevedo não caiu porque tinha “apenas” a comunicação social do Oliveira e do BES contra si. Tinha também os “notáveis”, alguns dos quais hoje seguramente torcem a orelha, como se costuma dizer. A teoria “JVA queria destruir o Benfica” é do mais ridículo que se possa imaginar e calha bem na outra tese que é “não podemos falar do mandato de Damásio”. Como é que JVA podia destruir o que estava a reconstruir, porque de facto Damásio deixou o Benfica de rastos, sem dinheiro, com défices de exploração (como ainda hoje, como se viu uma mais vez com o prejuízo de 12 milhões) elevados fruto das despesas que assumiu sem ter dinheiro para as pagar? Outra tese é que JVA andava a roubar o Benfica. Como se pode roubar o que está falido? Mas bom, os novos tempos são “melhores”. O Mantorras custou 5 milhões ao Benfica em Março de 2001, mas em Novembro de 2001, quando Mantorras se andava a rentabilizar no Benfica, o Alverca recomprou os outros 50% por 1,6 milhões. Só que agora é tudo legal, tudo transparente. No tempo de JVA isto seria um escândalo ou uma negociata, a RTP (influenciada pelo Joaquim) arranjaria um programa televisivo para falar da gestão do Benfica e este, e outros exemplos parecidos, seriam esmiuçados. Ora com Vieira não há programas, não há debates, não interessa por as pessoas a pensarem o que se anda a fazer neste “novo” Benfica do Vieira, BES e Joaquim Oliveira ...

      Eliminar
  3. RedSpecial1/10/12 16:12

    O esforço que muitos fazem em branquear este chumbo no RC é extraordinário e pode-se explicar pela política de mordaça que é imposta no clube! Passámos a uma noava fase: até aqui quem não era sócio nem sequer podia escrever umas linhas ou pensar (a não ser para dizer bem de LFV, aí sim tudo bem). Agora, nem sócios podem se exprimir contra, não têm legitimidade! É o caminho de Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, são os tempos da “nova democracia” no Benfica. Sempre que alguém critica a gestão de Vieira, é encostado seja no jornal do Benfica seja na Benfica TV, seja até nos jornais, rádios e televisões do país. A força do BES é muito grande. E o Joaquim vem atrás, porque percebe muito bem os “esquemas” obscuros, tais como comprar vontades e pareceres ...

      Eliminar
  4. Águia Preocupada1/10/12 22:13

    Vieira há-de sucumbir ao que ele próprio "fabricou".
    Foi ele que proibiu a comunicação social de entrar nas AG. Logo aí, cometeu um grande erro. Se eles entrassem, haveriam versões diversas do que se passou. Assim, cada um imagina e debita nos jornais, nas televisões e nas rádios aquilo que lhe parece ou que alguém lhes manda dizer... Ainda ontem, me deu nojo ouvir o Gobern a dizer atoardas e palermices de quem está a soldo de alguém. Uma vergonha! Tinha-o em boa conta, mas já o risquei da minha consideração. Não é por ser contra ou a favor do Rei Sol mas sim por ser MENTIROSO!
    Eu não gosto da raça a que chamam jornalistas, mas também não gosto do Vieira e tenho que o gramar...
    Claro que a AG até foi pacífica. A não ser o petardo que repudio, não houve nada de mais! Mas lá está, convém a Vieira e seus pares para terem legitimidade para a vitimização!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua opinião sobre o Gobern, Também vai na asneira de ver o programa e fiquei siderado com a sua falta de verticalidade. Falar do que não se viu e tomar partido por um dos lados, apenas porque os amigos lhe contaram, não é sério. Para mais quando se generaliza.
      Ao contrário, concordo que a comunicação social não esteja presente na maior parte da AG, apenas em pequenos intervalos de tempo, talvez na abertura dos trabalhos e na leitura das conclusões. Chega bem. Porque sabe que eles apenas vão lá para ver o negativo da questão e polemizar em torno disso. É o que a nós menos nos interessa.
      O petardo foi chato mas se não fosse o petardo amanhã ninguém sabia que as contas tinham sido chumbadas. Ou pelo menos, não lhe dava a importância que hoje têm de lhe dar Veja como se falou que o reinado de Vieira acabou. Foi a primeira vez em vários anos que se questionou o modelo económico do Benfica e o rumo traçado pelo BES e Joaquim, que Vieira interpreta como se fosse um grande benfiquista.

      Eliminar
  5. Com o rebentamento do petardo, a Assembleia deveria ter sido adiada. O Benfica não é de arruaceiros, ponto. Isso é para outros clubes, agora atirar petardos numa Assembleia geral, é falta de respeito ao clube, direcção e a todos que foram votar!
    Agora o Vieira tem protecção dos media, é ridículo!
    Utilizem a teoria da conspiração para outras coisas sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário pode ser mais assertivo. Explique onde errei, com exemplos de preferência: “Na história do Benfica, nenhum outro presidente teve tão boa comunicação social como Vieira, fruto da sua relação de amizade com Joaquim Oliveira e dos interesses do BES que defende no Benfica. Nunca há uma fotografia mal tirada, nunca há notícias sobre a situação das suas empresas (comparar com Vale e Azevedo), raramente sai um artigo de opinião que relacione a gestão financeira com o insucesso desportivo (já que não gostam de explicar com arbitragens), etc...” .
      Vou-lhe dar outro exemplo. Na época 2006/2007 ganhamos 4-0 em Leiria. Resultado retumbante porque tínhamos lá perdido nas 2 últimas deslocações, era um campo difícil e o Benfica jogou muito bem. 1ª página de A BOLA: MASSACRE. Até aqui tudo bem. Abrimos o jornal e lemos 6 páginas a cores do FCP 3 – Marítimo 0. Depois, finalmente, as 6 páginas do “massacre” todas a preto e branco. Se ainda não percebeu, digo-lhe que havia uma 7ª página sobre o Benfica, a cores. Era sobre o Sr.º Vieira ... percebe ou quer que lhe faça um desenho?

      Eliminar
    2. Caro Eagle01, não há necessidade de se armar em “chico esperto” ao dizer “ou quer que lhe faça um desenho”, até porque grande parte dos seus posts, eu tenho estado de acordo. Tem de saber lidar com as pessoas que não estejam de acordo, em vez de atacar. Discutindo educadamente é que vai lá ;)
      Concordo com o chumbo das contas, mas não concordo com o petardo que arrebentou, pois demonstra o “arruaceirismo” de alguns (poucos) benfiquistas. Há várias formas de demonstrar desagrado, mas essa não será certamente a mais adequada. Também devo realçar o Sr. Bruno Carvalho, que levou para lá dois seguranças, e foi para lá de peito cheio! Pelo que me disseram, os dois seguranças fizeram-se sócios nesse mesmo dia, sendo um deles fazendo parte dos Super Dragões…
      Um abraço caro Eagle01

      Eliminar
  6. Faltou neste texto dizeres que também são diferentes a celebrar a eleição dos seus presidentes pois o mesmo nem pode discursar no local que estava previsto porque havia um grupo de sócios que apoiavam Bruno Carvalho, digamos que "um pouquinho exaltados"...
    Mas nós e as nossas AG's é que somos selvagens e arruaceiros...claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau caro, é claro que me esqueço de muita coisa, outras não sei e outras vezes o tamanho do texto não deve ser muito grande e não dá para meter tudo. E mesmo assim, texto relativamente pequeno, e muita gente não percebe o que escrevo, como depreendo de alguns comentários.
      Nessas eleições os adeptos pegaram-se à porrada cá fora, uns porque criticavam os resultados e diziam que havia batota, outros porque defendiam o Godinho.

      Mas claro que já esqueceram isso. E o coitado do Gobern não lhes lembrou porque também ele, agora fala de encomenda. E a encomenda não lhe disse nada disso...

      Eliminar


  7. Quando a verdade fere é feriado para a caixa de comentário embora ainda apareça uma ou outra mente empedernida que nem mesmo serrando-lhe o cerebro recuperará.

    Também não são os arremessos de frustrados e arruinados que me despertam porque é fátuo o fogo da sua arma.

    Preocupa-me e muito, a situação do meu Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Conde, preocupa-te a ti, a mim e a todos que amam verdadeiramente o Benfica, mas de olhos abertos e não fechados, como infelizmente parece estar a maioria.

      Todas as opiniões são bem vindas, em particular as que discordam, uma vez que só debatendo podemos chegar a algum lado. E só percebendo o ponto de vista dos outros poderemos nós próprios perceber melhor os nossos.

      No meu caso, como sabes e tens acompanhado, as minhas teses têm-se consolidando ao longo dos anos. E já vão 12 a fazer que fazemos, ou seja, a trabalharmos para o BES, Joaquim e LFV que não anda aqui para sair de mãos a abanar .... logo ele que mostrou como pensa: o outro não lhe pagava, foi-lhe roubar o camião ... e agora no Benfica? 11 anos longe da família e sem receber nada, oficialmente, do Benfica, são compensados com o quê?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking