O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Jogo deprimente

. 38 comentários
O jogo de ontem deixou-me deprimido em relação ao fosso do Benfica relativamente ás melhores equipas europeias.
Apesar de não ficar surpreendido que o Benfica tenha perdido com o Barcelona o que me afectou foi ver o quão avassaladora foi aquela derrota. Pura e simplesmente parecia que estávamos a ver um jogo do Leixões (sem desprezo pelo Leixões) contra o Benfica, só que neste caso o Benfica era o Leixões e o Barcelona o Benfica!
A impressão com que fiquei ficou corroborada nos números do jogo com o Barcelona a ter a posse de bola durante 70-75% do jogo.

Apesar de esta ser uma daquelas derrotas em que ninguém vai pedir meças ao treinador ou aos jogadores o facto é que o Benfica ontem demonstrou uma total falta de ambição para discutir o jogo. Tanto a equipa técnica, como os jogadores entraram totalmente "borrados" em campo isto apesar de terem 65.000 gargantas a torcerem por eles. Uma diferença de atitude gritante comparado com o jogo com o Chelsea o ano passado em que o Benfica perdeu mas em que poderia ter muito bem ganho o jogo. Contra os blaugrana ficamos mais perto de perder por 4 ou 5 do que empatar.

A nível táctico para mim ontem foi evidente a falta que Javi e Witsel fizeram naquele meio campo. Não consigo deixar de pensar que o jogo teria sido muitíssimo diferente com os dois ou apenas um deles em campo (de preferência Javi). O Barcelona jogou quase como quis no meio campo do Benfica e fartou-se de fazer maldades á defesa e na minha opinião aí se notou a falta de um médio defensivo de qualidade mundial.
Para mim foi sintomático do quão afectado ficou Matic pelo jogo do Barça quando no final do jogo agrediu á cotovelada um adversário com o árbitro a ter sido simpático (compensação pelas expulsões perdoadas ao Barcelona?). Para mim ontem também se tornou evidente que Lima não é tão bom como alguns (GB) o pintam. Cardozo tem tendência para brilhar nos grandes jogos e se tivesse jogado ontem acho que teria feito uma graçinha. Maxi ontem teve uma noite de terror e fizeram dele gato sapato enquanto que Jardel não conseguiu disfarçar a diferença de nível para Luisão.

Infelizmente este Benfica não tem jogadores para implementar o seu modelo dominador de jogo nos jogos europeus e neste momento ainda só amealhou um ponto na Liga dos Campeões. Esperemos que ganhe ambos os jogos contra os russos e o que falta contra os escoceses porque neste momento as coisas estão a ficar complicadas... Na minha opinião se alguém conseguir roubar pontos ao Barcelona irá passar em 2º na fase de grupos e duvido que o Benfica o consiga fazer em Camp Nou por isso espero que o Barça passe só com vitórias.

Tendo em conta o estado das contas do clube é de crucial importância que o Benfica passe a fase de grupos mas olhando para o plantel desiquilibrado que temos não estou própriamente confiante.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. querias milagres? para se jogar a bola é preciso te la e como dizze aimar " so ha uma e é deles " nao quero ser derotista ou conformado etc mas o barça mete milans chelseas etc num bolsinho,a nossa unica hipotesse era marcar primeiro , o barça teve 70 e tal porcento de posse de boa, ano passado no bernabeu , qualç a admiraçao de o ter na luz ? os grandes clubes europeus entram em campo vergados ao poder do barça e com tactica defensivas porque nao teem outra hipotese e tem grandes jogadores e nao jogam com meia equipa adaptada como o benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Barça mete tanto o Chelsea no bolso que o ano passado o Chelsea gamou-lhes a Liga dos Campeões.
      Se ficas satisfeito com o que viste ontem então vai torcer pelo Belenenses porque para benfiquista andas muito acomodado á miséria.

      Eliminar
  2. Acho que este post é exageradamente negativo. Não obstante a diferença orçamental em relação a outros clubes, o Benfica nestes ultimos anos conseguiu bater-se de igual para igual com equipas como Chelsea, Liverpool, Manchester United, Marselha, etc, etc. O Benfica tem bom jogadores. Como perdeu este ano 2 unidades importantes no meio campo da forma que todos nós sabemos, é natural que o sistema de jogo precise de ser afinado.A Anormalidade aqui ao contrário do que dizes, não é o Benfica mas sim o Barcelona, que é a equipa com maior controle de bola da história do futebol, dificilmente repetivel no futuro incluindo futuras equipas do Barcelona. Eles tem a sorte de ter ao seu dispor um leque de excelentes jogadores e executantes. O Benfica fez o que foi possivel, e não foi a primeira nem será por ventura a ultima a capitular perante este sistema com uma capacidade de posse de bola a roçar a ficção cientifica.Por muito que queira nenhuma equipa do mundo consegue fazer aquilo que o Barcelona faz na eficácia do passe e no controlo de bola. Vamos a ver o que o Benfica poderá fazer quando for a camp now. Que fique bem claro a excepção do Barcelona o Benfica sempre se bateu bem com todas as equipas que lhe passaram pela frente. Eventualmente a unica coisa que pode funcionar contra o Barcelona é um catenácio puro e duro( mesmo assim a probabilidade de sucesso não é grande), ou então o desgaste causado pela própria época ou de momentos dela. Graças a isso por exemplo o Chelsea(com quem nos batemos de igual para igual, não me canso de fazer essa ressalva) foi campeão europeu. O jogo que o Chelsea fez contra o Barcelona foi nas vesperas ou logo após o jogo o Real Madrid em que houve bastante desgaste. Na actualidade existem talvez duas ou 3 equipas acima das outras todas(Barcelona, Real Madrid, Bayern Munique). O resto o Benfica pode bater-se de igual para igual.

    ResponderEliminar
  3. Acho que simplesmente não tens razão. Que poderia ser algo diferente com Witsel e Javi sim, mas o Matic e o Enzo tiveram bem. O problema é que este Barça vulgariza qualquer um INCLUSIVAMENTE o Real Madrid. Temos 2 jogos para perder com o Barça. Os restantes são para ganhar. Gostei do Benfica, mas o Barça joga muito!

    ResponderEliminar
  4. A aferir a qualidade «europeia» do Benfica com o Barcelona é necessário ver o que é que o Barcelona anda a fazer na Europa nos últimos anos.
    As coisas não são tão lineares como 0-2 para o Barcelona = Benfica é fraquíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que este Barcelona perdeu com o Chelsea o ano passado (como nós) para mim nota-se uma diferença avassaladora no nível da equipa do ano passado para este. Mas mais preocupante que isso é a falta de atitude e entrar em campo quase derrotados.

      Eliminar
    2. Por amor de Deus! Não são imbatíveis, pois não, são é muitíssimo dificeis de bater! O Chelsea ganhou e ainda hoje deve perguntar-se como, em Londres marcaram num raríssimo contra-ataque, mas um Drogba não é um Lima; em Barcelona, até o Messi falhou um penalty e no conjunto o "banho de bola" que levaram foi bem maior, tantas foram as oportunidades.

      Eliminar
  5. Com uma cultura futebolistica tão grande acho que deverias candidatar-te a treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu não te podes candidatar a nada, pois sem nome nem Cartão do Cidadão podes ambicionar ter.

      Eliminar
    2. Para ser treinador tinha que tirar os cursos da FPF. Além disso tinha que me inscrever na ANTF.
      E para chegar ao topo convinha ter connections. Logo porque é que ia perder tempo a enveredar por uma carreira onde não teria futuro?

      Eliminar
  6. gostei do "O jogo de ontem deixou-me deprimido em relação ao fosso do Benfica relativamente ás melhores equipas europeias"... Com este Barça é impossível ganhar só se tivessemos um Xistra a nosso favor! MAS COM O VIEIRA ESSE FOSSO VAI AUMENTAR AINDA MAIS... TEMOS DE VENDER E BAIXAR SALÁRIOS (NO PLANTEL E NÃO NA SAD) E APOSTAR NUMA FORMAÇÃO ONDE O MELHOR QUE HÁ SÃO ANDRÉS ALMEIDAS E OUTROS QUE TAIS BONS PARA JOGAREM NO CASCALHEIRA... AGUENTA E NÃO CHORA! E VOTA VIEIRA!

    ResponderEliminar
  7. Vermelhusco: a má estruturação(incompetência ou inacção) do plantel e a falta de atitude vencedora são coisas que não deviam ser aceitáveis para um clube como o Benfica.
    Infelizmente, cada vez leio mais comentários que acham que as coisas não podem ser de outra maneira.
    Por isso, o Benfica lá vai prosseguindo na sua 'sportinguização'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não podia estar mais de acordo contigo shadows. o nosso adn mudou e estamos resignados à perder os dois jogos contra o barça. Uma atitude "catedratiquesta" que bem nos pode custar uma derrota "à vigo" no jogo de volta se o barça precisar de pontos ou se tiver mais eficacia que ontem... Nota-se para os medrosos adeptinhos do benfiquinha que o spartak na jornada passada estava à ganhar 2-1 contra essa mesma equipa no seu campo e acabou por se inclinar no final 3-2 e sabem porquê: porquê jogaram o jogo pelo jogo, correram e bateram-se com tudo, isso sim é atitude de respeito, e mais não digo!

      Eliminar
    2. O espelho de atitude pequenina foi exemplificada na conferência de imprensa no fim do jogo por JJ. Só faltou dizer que pediu autógrafos a todos.

      Eliminar
  8. Deprimente é ver a incapacidade da equipa perante um Barça a jogar a meio gás. Já ficamos conformados e todos contentes de vermos os nossos jogadores correrem desalmadamente e sem critério algum. Parecemos um doente com cancro que se resignou.

    ResponderEliminar
  9. acho este post demasiado critico. o barcelona é de outra liga e essa é a verdade. o benfica tem é de vencer sabado com o beira mar. isso sim. perde com o barça para mim são peanuts. temos é de estar concentrados no campeonato. esqueçam de uma vez por todas a decada de 60, isso ja la vai. hoje as circunstancias são outras e enquanto não perceberem isso e continuarem a criticar por tudo e por nada não vamos a lado nenhum. fodace criticar o benfica por perder com este barça nao lembra a ninguem....

    ResponderEliminar
  10. Penso que só faz sentido este post se não estivessemos a falar do Barcelona, de um jogo totalmente diferente do que as equipas extra Barcelona conseguem fazer!
    Contra o Barço todos levam 70-75% de cheirinho atras da bola.
    Até o actual campeão espanhoç já levou 5-0 e em todos os jogos fica a olhar o tiki-taki!

    Qual é o espanto do que aconteceu ontem no estadio da luz? Ficava preocupado se tivesse acontecido isto contra outra equipa do nosso planeta futebolistico, agora com "extraterrestres" não é alarmante.

    Saudações benfiquistas.

    FILIPE AMARAL

    ResponderEliminar
  11. 1º "O jogo de ontem deixou-me deprimido em relação ao fosso do Benfica relativamente ás melhores equipas europeias." Comentário absolutamente rídiculo. O fosso (enorme) existe é entre o Barça e as restantes equipas europeias.
    2º "Uma diferença de atitude gritante comparado com o jogo com o Chelsea o ano passado em que o Benfica perdeu mas em que poderia ter muito bem ganho o jogo." Sim, o Benfica fez uma eliminatória bastante positiva e merecia ter passado mas tu queres comparar o Chelsea com o Barça? E não venhas dizer, ah e tal mas o Chelsea eliminou o Barça. E? Isso diz alguma coisa? Os ingleses levaram 2 banhos de bola, o Barça fez 40 e tal remates e marcou 2 golos, eles fizeram 3 remates e marcaram 3. Na época passada o Chelsea estava com uma sorte de outro mundo. Não me lembro de ter visto uma equipa com tanta sorte e não me refiro apenas ao jogo contra o Barça mas também contra o próprio Benfica e Bayern.
    O Barça é a única equipa que não muda a sua forma de jogar independentemente dos adversários. Não há uma equipa no mundo que jogue de igual para igual com este Barça e que não mude a sua forma de jogar quando os defrontam. Acho que isto diz tudo.
    3º O Lima que em 2 jogos incompletos marcou 3 golos, não passa a jogador fraco só por causa deste jogo contra o Barça. Querias que ele fizesse o quê? Quantas vezes ele teve oportunidade de tocar na bola? Não é seguramente num jogo contra o Barça que o Lima passará de bestial a besta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Chelsea tem tanta sorte como a Itália tem em ser campeã do mundo quatro vezes. O problema é que muita gente pensa que futebol "joga-bonito" é o único tipo de bom futebol e não sabem reconhecer qualidade em equipas que jogam bem defensivamente.

      Eliminar
  12. Águia Preocupada3/10/12 13:26

    Tanta lamúria para quê e porquê? Não vale a pena estarmos preocupados, quando o Grande Líder diz isto, só temos que confiar, acreditar e apoiar:

    "Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabendo que temos um grande técnico (Jesualdo) Abril de 2002"

    "O Benfica será mais forte que o Real Madrid. Muito em breve seremos demolidores. Entrevista a o Jogo Abril de 2003"

    "Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios. Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo. Abril de 2003"

    "Um titulo Europeu não é um sonho, mas sim uma meta a atingir. Junho de 2005"

    "Queremos ser campeões europeus Julho de 2005 "

    "Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo. Abril de 2006"

    "Não estou preocupado com campeonatos nem com champions. Abril de 2009"

    "Para a estratégia do Benfica a Liga dos Campeões não conta. Abril de 2009"

    "PODEMOS NÃO SER CAMPEÕES NACIONAIS, MAS SOMOS OS CAMPEÕES DA BOA DISPOSIÇÃO Maio de 2007"

    Portanto, meus caros, imitemos e sigamos o nosso presidente. É preciso é querer o que em cada momento for mais conveniente... E BOA DISPOSIÇÃO... SEMPRE!
    AH! AH! AH!
    Maio de 2007

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada3/10/12 13:40

      Este "Maio de 2007" está a mais.

      Eliminar
  13. John Wakefield3/10/12 13:28

    Vermelhusco, o Barcelona não é um colosso qualquer, é só a melhor equipa da história do futebol mundial. Por isso, é natural que o fosso seja gigantesco. Não se podia pedir muito mais à equipa.

    ResponderEliminar
  14. Faço das palavras deste socio ou adepto as minhas:Manteigas03 Outubro, 2012 00:11

    Vamos ser honestos e fazer uma análise ao jogo lucida e coerente do que se passou hj no Estádio da Luz.Ponto prévio todos os Benfiquistas tinham a perfeita noção que o jogo ia ser mt dificil ,ninguém tava a espera era de sermos completamente trucidados pelo futebol do Barcelona.Hj pelas 19:45 só entraram 2equipas no Estádio.O Barcelona e a equipa de arbitragem.A nossa fez figura de corpo presente.Estava lá fisicamente mas estar ou nao estar ia dar ao mesmo.Sei que doi ouvir isto mas é a verdade e as verdades são para serem ditas.A exibição do Benfica foi confrangedora.O Barça passeou-se pelo nosso relvado e era tanta a facilidade , que se eu nao tivesse no nosso Estádio a assistir in loco pensava que estava na Catalunha a ver um jogo de treino do Barcelona contra outra equipa em que o objectivo do jogo era ver se os processos atacantes do Barça estavam assimilados.Bastava a equipa do Barça acelerar um pouco e a nossa equipa tremia por todos lados.Foram apenas 2golos porque o Barcelona cedo percebeu que ganharia o jogo e podia poupar energias para o jogo contra o Real.Custa-me dizer isto mas pela 1ª vez na minha vida tive vontade de sair do Estadio da Luz antes do jogo acabar e o partida deu-me literalmente sono.Acreditem.Parecia que só existia uma equipa de futebol naquele relvado.Mas esta é a nossa triste realidade.Somos no presente uma equipa da 2ª divisão Europeia e isso ficou + uma vez provado para infelicidade dos Benfiquistas.Fruto da politica desportiva desastrosa e da Financeira que pelo ultimo relatorio de contas encontra-se no limite dos limites hj fomos gozados e humilhados pelo Barcelona que apenas teve 75% de percentagem de posse de bola.Quanto aos jogadores nada apontar.Kem dá o que tem a + não é Obrigado.A nossa equipa apresenta grandes carencias no centro do terreno ,que vão sendo mascaradas pelo nivelamento por baixo das equipas do campeonato nacional ,mas quando chega os jogos a doer paga-se com pontos e milhões a voar.Milhões esses que estamos bem precisados.Exemplos disso Braga , Celtic e Barcelona.Os 3encontros de exigencia superior e nenhum foi superado com 1vitória.Uma palavra ao Matic k foi o melhor jogador do centro do terreno.Ao Salvio e Gaitan que ainda tentaram e ao Garay que foi o melhor da defesa.Para os que diziam k nao fazia falta um suplente para o Maxi hj tiveram a resposta.Maxi esta claramente em baixa de forma.Não é de ferro.E época atras de epoca sem poder descansar, 1dia paga-se caro e a forma do jogador baixa drasticamente foi o caso de hj e dos ultimos jogos deste fabuloso jogador.Quanto à equipa revela uma dificuldade atros de circulação de bola, nao tem capacidade de gerir os ritmos de jogo, nao consegue fazer 5passes certos seguidos e uma incapacidade total de recuperação da bola.Só a conseguindo quando o adversario comete 1erro ,normalmente 1passe errado e nao foi so no jogo de hj que se viu isso.Pelo contrario.Viu-se isso desde o inicio da temporada.Mesmo assim talvez para o campeonato chegue ,mas para a Liga dos Tubarões é mt pouco.
    Lanço aqui o desafio de dizerem se concordam connosco?Se discordarem apresentem factos e nao provocações que nao dignificam o Benfica

    ResponderEliminar
  15. A segunda parte foi um monólogo da nossa parte.- Andoni Zubizarreta
    Ontem, andaram todos a dar loas ao ex-keeper e actual dirigente do "Barça". Espero que hoje lhe dispensem a mesma cortesia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi!!! alguém por aqui disse que não? A perder por dois a zero querias o quê? Pensas que é fácil andares 75% de um jogo a correr atrás da bola quando estás habituado a correr com ela nos pés?

      Eliminar
  16. Não concordo...tens um claro fosso para este Barça como TODAS as outras equipas têm.

    Aos restantes colossos do futebol europeu tu bates-te com eles sem problemas: Chelsea, Milão, United...venha qqr um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso concordo contigo. Mas por causa desse fosso temos que entrar derrotados e assumir a derrota como resultado natural? O Benfica levou um banho de bola caramba!

      Eliminar
    2. Pois levaste...como todos os outros tb levam.

      Eliminar
    3. Não vejo os treinadores de outros clubes conformados como o Jesus estava com a derrota.

      Eliminar
  17. Uma coisa é a superioridade deles, ninguem contesta ou coloca isso em questão, outra coisa bem diferente é a forma e atitude com que se vai para dentro do campo e se isso conta, se houve alguem que mudou isso no Benfica foi um puto que veio da Suecia em 1982 para treinar o Benfica.
    Quanto ao Chelsea meus amigos eles já fizeram varias eliminatorias contra o Barcelona, e com sorte ou sem ela o resultado é que eles passaram mais eliminatorias e ganharam mais jogos do que aqueles que perderam, será que é mesmo só sorte ou tem mais alguma coisa, organização, categoria? o Chelsea é só a besta negra deste Barcelona, é a equipa que mais vezes os eliminou e isso não é só sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuem a comparar o Benfica com esses clubes e não metam os pés na terra!!! parecem a lagartada com a mania das grandezas!! Com clubes de topo temos de jogar com a cabeça, não é chegar lá e jogar de peito feito!!! Levas uma tareia das antigas!!!

      Eliminar
  18. Off topic
    http://relvado.sapo.pt/benfica/benfica-grupo-socios-acusa-direcao-coacao-sobre-oposicao-439724

    A bem da informação e de ouvir os dois lados, recomenda-se a leitura!

    ResponderEliminar
  19. Ta bem abelha.. ainda me questiono como e que ha individuos que dizem este tipo de barbaridades!
    Nao vi a primeira parte por estar a bulir mas pelo que oico foi a melhor fase do Benfica, agora da segunda o chamado "baile" nao a nenhuma equipa no mundo que nao leve. Alias nao e so o barca mas a seleccao espanhola e igual como toda a gente viu no euro. O Benfica teve oportunidades e a certo ponto ate estava por cima e o golo e subsequente adormecimento do jogo com circulacao do barca e que acabou com o jogo.
    E obvio que nao gostei do resultado mas criticar a atitude da equipa e isolar jogadores tendo em conta o que se viu e ridiculo. Alias os comentarios do jesus que o barca foi eficaz embora eles tenham falhado algumas ate nao foi tanto de urso como ele faz normalmente.
    Enfim.. nao me apetece perder mais tempo com isto.

    ResponderEliminar
  20. Ta bem abelha.. ainda me questiono como e que ha individuos que dizem este tipo de barbaridades!
    Nao vi a primeira parte por estar a bulir mas pelo que oico foi a melhor fase do Benfica, agora da segunda o chamado "baile" nao a nenhuma equipa no mundo que nao leve. Alias nao e so o barca mas a seleccao espanhola e igual como toda a gente viu no euro. O Benfica teve oportunidades e a certo ponto ate estava por cima e o golo e subsequente adormecimento do jogo com circulacao do barca e que acabou com o jogo.
    E obvio que nao gostei do resultado mas criticar a atitude da equipa e isolar jogadores tendo em conta o que se viu e ridiculo. Alias os comentarios do jesus que o barca foi eficaz embora eles tenham falhado algumas ate nao foi tanto de urso como ele faz normalmente.
    Enfim.. nao me apetece perder mais tempo com isto.

    ResponderEliminar
  21. Por favor o jardel esteve bem, e nao vamos chamar para aqui o luisao, pode ser grande pessoa e capitao mas é uma nódoa como jogador (encaixa bem num clube como o Braga, neste Benfica nunca), está a 9 anos para sair e ninguem lhe pega, porque será..

    ResponderEliminar
  22. pjsimões eu não comparei o Benfica com nenhum clube, eu falei eu ter atitude ou não ter, em ter uma atitude agressiva no bom sentido em campo ou em ser passivo, sem ponta de agressividade em campo, que foi mais gritante na 2ª parte, mas uma coisa é certa quem quer fazer frente a estas equipas não pode sofrer ou não deve sofrer golos aos 5 minutos e da forma como o sofreu.
    No mais o futebol, está cheio de exemplos de equipas favoritas e melhores que depois perderam ou foram eliminadas, o Inter de Mourinho é um bom exemplo, o Chelsea o ano passado, assumiu a superioridade deles em campo mas nunca deixou de lutar, tiveram sorte tiveram sim senhor mas em Barcelona virar uma eliminatoria depois de estarem a perder 2-0 e a jogar com menos um, além da sorte têm que ter merito e concerteza que não é com atitudes como a do Benfica que isso se consegue, mas exemplos no tempo de JJ é o que não falta, Liverpool, Braga, no reinado de JJ apenas fizemos um jogo à altura do historial do Benfica que foi em Marselha, ai sim viu-se uma equipa com atitude e querer, isso independetemente do adversario pode fazer a diferença, o proprio Benfica noutros tempos foi campeão europeu duas vezes e em nenhuma delas era favorito, quando foi favorito contra o Milão perdeu

    ResponderEliminar
  23. O Maxi está a passar um momento de má forma. Já se notou isso em paços de ferreira. É nestas alturas que vamos conseguir perceber se o jesus aprendeu alguma coisa nestes anos e vai fazer uma rotação dos jogadores como é necessário.

    O Maxi não pode joagar + 90 min. contra o beira-mar. O problema é que não temos 1 lateral direito para o substituir...

    Venha mais 1 adaptação.

    André Almeida, aquece...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking