O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chito, Xistro, Xistra, Xistrados II

. 7 comentários

Portugal, 23 de Setembro de 2012

Empatamos em Coimbra 2-2 com arbitragem de Carlos Xistra, uma vez mais com erros grosseiros de arbitragem, e naquele habitual rol de criticas que se fazem nestas alturas, voltam a vir os que acham que falhamos demasiados golos, e os que – como eu – acham que são erros de arbitragem a mais, sempre da mesma maneira e a mesma desproporcionalidade.

Começando pela desproporcionalidade, vejamos os casos que originaram polémica: 1) fora de jogo não assinalada ao ataque da Académica, de que podia ter resultado golo aos 23’, 2) penalty assinalado por Xistra contra o Benfica aos 26’ sem consultar o assistente e sem ter percepção correcta do posicionamento dos jogadores envolvidos, 3) penalty por assinalar contra a Académica aos 41’ por corte com o braço de um defesa, com árbitro assistente de frente para o lance, 4) penalty assinalado a favor do Benfica por corte de remate com probabilidade de golo, 5) derrube de Nolito na área da Académica aos 59’ e 6) penalty contra o Benfica aos 69’ por suposto desarme ilegal de Garay sobre Hélder Cabral.

Vamos aos factos: 1) erro do árbitro assistente com possível prejuízo directo do Benfica, (critério não tido com lance de Cardozo na 2ª parte), 2) erro do árbitro e do assistente que não chamou a atenção daquele para informar que a falta foi fora da área (comparar com árbitro assistente do Benfica0-Leixões0 com Camacho a treinador e Rui Costa a “maestro”, que corrigiu a decisão do arbitro principal em marcar penalty a favor do Benfica e ele levantou a bandeirola a dizer que foi fora da área), 3) erro do árbitro assistente pois tem boa visão do lance, 4) boa decisão com Xistra a 3 metros do lance, 5) erro de Xistra com especial gravidade porque a seguir já considerou penalty aquilo que não foi, 6) erro de Xistra com gravidade por ter deixado passar lance de rasteira a Nolito dentro da área da Académica.

Ou seja, em 6 lances de importância, o Sr.º Xistra e assistentes erraram 5 vezes em prejuízo do Benfica e só acertaram 1 vez, que por acaso foi a favor do Benfica. OS que possam questionar o meu juízo de avaliação do lance 4) mesmo que a considerem errada, passam a ter a seguinte aritmética: 5 erros em prejuízo do Benfica, 1 em favor do Benfica.
Isto não é lá muito normal, tanto mais que o Sr.º Rui Santos já disse uma vez que os “árbitros na dúvida erram a favor dos grandes”. Ora, jogo após jogo não consigo provar o raciocínio desse famoso pensador de futebol que disse, no ano do título de Trappatoni: “o Benfica tem jogadores que passam despercebidos no Penafiel”. Penafiel que depois foi ganhar a Alvalade, note-se...

Se nos recordarmos de todas as arbitragens de Xistra em jogos do Benfica, verificamos que a proporção dos seus erros, se não andar nos 5 contra 1, em prejuízo do Benfica, andará lá muito perto. Ele já expulsou mal Miccoli para a seguir não jogar no estádio da “Galinha”, ele tirou 2 penaltys ao Benfica contra a Naval, logo a seguir termos eliminado o Liverpool, ele expulsou o Javi em Braga para dar uma falta – e 1 golo – aos da casa, a seguir não viu vários lances para 2º amarelo dos de Braga nem viu o Airton ser “atropelado”, dando lançamento lateral aos da casa que acabaram fazendo um 2º golo de bandeira, ele não viu o Sapunaru agarrar o Saviola que se isolara e só tinha o guarda redes pela frente, com 0-0, nem o Cebola fazer uma tackle sobre Maxi tendo já 1 amarelo, quando estava 0-1 no 2º jogo da meia-final da Taça, ele no ano passado não viu o Rodrigo levar um pontapé na área do Guimarães, para além de ter visto – truque habitual – uma falta inexistente de que nasceu a 1ª derrota do Benfica. São erros a mais, com diversos treinadores, com diversos jogadores, sempre, sempre na lógica de beneficiar o FCP.

Posto isto, lamentarmos a falta de pontaria dos nossos avançados, é uma explicação ridícula e que denota apenas fraqueza e impotência. Ridícula, porque não considera o “histórico” de erros de arbitragem desta personagem, fraca e impotente, porque demonstra falta de estratégia para neutralizar ou diminuir as consequências de erros deste tipo de árbitros.

Na época passada, a 20 de Fevereiro, dia do jogo em Guimarães aqui já referido e que ditou a 1ª derrota na prova, comecei o texto “Xistrados I” desta forma:

Nos últimos tempos temos lido diversas coisas bastante favoráveis ao nosso Glorioso clube. Ora são os mais de 230 mil sócios que constitui recorde mundial de afecto clubístico, ora são os mais de 1 milhão de adeptos ligados no Facebook ao clube, ora são as receitas que nos colocam no 21º lugar mundial (e melhor clube português), ora é o Sr.º Vieira que tem excelente capacidade negocial, ora é a nossa equipa que pratica o melhor futebol da Liga, enfim, são tantas coisas boas que não sei bem porquê, estou com medo à arbitragem de Carlos Xistra no jogo de mais logo”.

Tinha razões para estar. É que perdemos 3 dos 5 pontos de avanço. E da mesma maneira....
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado. A seguir vou tentar escrever o "Dicionário Xistra para tótós" .. :)

      Eliminar
  2. Arbitragem e azar! Azar porque em 5 minutos atirámos duas bolas ao ferro, e fora essas, o Benfica teve mais oportunidades de golo! Arbitragem, como o post refere e não vou repetir o que está escrito pelo caro Eagle01. Tentam-nos afastar do titulo logo no inicio do campeonato desde à 5 anos! Alguem tem de fazer algo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No futebol há erros de todos, mas o que está em causa são os erros quer deste quer de outros árbitros conhecidos (Proença, Benquerença, Xistra, Soares Dias e outros mais novos cada qual com o seu estilo, como Bruno Esteves, Hugo Miguel, João Capela, etc) que erram sempre da mesma maneira ao longo dos anos. E curiosamente nos jogos do FCP erram ao contrário, ou sejam a favor deles ..

      A sorte a o azar fazem parte do jogo. Os erros sempre para o mesmo lado, óbviamente que não ...

      Eliminar
  3. Estas arbitragens cheias de malabarismos tem de acabar ... Começo a ficar farto do futebol português que continua sistematicamente a alimentar estes árbitros habilidosos e sedentos de protagonismo ... Mas será que ninguém vê que isto prejudica o espectáculo? Que este senhor já faz este tipo de brincadeiras há anos numa indecência atroz? 3 penaltys num jogo? mas tá tudo doido? E isto não desculpa a pálida exibição do Benfica mas realmente estou farto de resultados falseados e de alimentar uma industria que teima em não querer ser transparente ... Se a malta deixasse de ir à bola queria ver se este sistema de favores continuava ... Se calhar com a crise pode acontecer alguma coisa de bom nem que seja para correr com alguns parasitas que continuam a sustentar-se no futebol ... Se calhar se isto se fizesse como na Inglaterra em que eles não tiveram bola uns anos desse para retomar o futebol às suas origens ... Se calhar acabar com a Sporttv poderia ser um bom começo mas enquanto o Benfica continuar a sustentar essa estação se calhar esta continuará a abusar das pessoas ... Tristeza de país e de mentalidade em que todos só querem é protagonismo ao invés de lutar por algo mais justo e por um futebol mais verdadeiro ... É a imagem de Portugal ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, os truques de arbitragem existem à anos .. pena que na maior parte das vezes o pessoal fica a falar do jogo, se foi bonito ou não, se jogamos assim e deviamos jogar assado .. papel importante tem a comunicaçao social que em vez de abordar o problema com correcção e isenção, não! perdem-se com opiniões a maior parte das vezes ignorantes e com unico intuito de branquear o que se passou.

      Repare neste exemplo. Com Fernando Santos e julgo que sem ter havido casos, o Benfica mandou 4 bolas aos ferros e empatou 0-0. Se o árbitro desse encontro inventasse 2 penaltys contra o Benfica, perdiamos 0-2 e depois os jornais vinham lamentar as bolas nos ferros .. está ver onde quero chegar, não está?

      Há anos que o Benfica não tem estratégia ou faz que tem estratégia para a arbitragem. O maior interesse da Direcção parece ser contratar até estourar. Parece que estamos perto do estouro e agora vamos ter de contrata menos e formar mais (onde é que já ouvi isto? AH, foi em 2005 na inauguração da Casa do Benfica do Faial ...)

      Eliminar
    2. Pois mas enquanto o Benfica pactuar com isto não vamos a lado nenhum ... Às vezes até parece que não querem que nada mude ... Parece ou é mesmo assim? Eu acho que sei a resposta ... Saudações açorianas ...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking