Castigos de um "sistema" eficiente
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Castigos de um "sistema" eficiente

 ●  + 5 comentários  ● 


Portugal, 19 de Setembro de 2012

Num curto espaço de tempo, o nosso clube foi castigado com duas aberrações jurídicas: (1) o treinador Jorge Jesus, foi punido com 15 de suspensão por ter afirmado após a última derrota com o FCP que “o árbitro assistente viu (o fora de jogo) e não assinalou porque não quis), (2) Luisão, esteio da nossa defesa e nosso capitão, foi suspenso por 2 meses por uma farsa encenada por um árbitro da 2ª divisão alemã, castigo esse estendido às competições internacionais, o que quer dizer que não joga 4 encontros da Champions, 1 da Taça de Portugal e 6 da Liga.

Deve também ser sublinhado que o processo de Jorge Jesus decorreu em ritmo “normal” e assim o CD da FPF pôde escolher o melhor timing para anunciar esse castigo. E escolheram um período em que não houve jogos oficiais. Surpresos? Não. Há que alimentar a tese, de há anos, que o Benfica manda na FPF, na Liga e em tudo que organize as provas de futebol. Tese que agrada ao sistema que assim tem uma máscara para apresentar aos adeptos do futebol, enquanto por debaixo da máscara vai fazendo e cozinhando os títulos para o FCP.

o processo de Luisão decorreu com carácter “urgente”, não se sabe bem porquê, tendo sido recebido o relatório do árbitro alemão em 17 de Agosto, e sido instaurado de imediato o processo disciplinar. O castigo foi anunciado em 14 de Setembro, o que convenhamos foi bastante mais rápido do que a habitual forma de trabalhar da CD da FPF. Podemos afirmar que este castigo foi calendarizado para esta fase da época? Parece-me que não. O que se pode afirmar é que a transformação de um encosto – conduta incorrecta – numa agressão, permitiu invocar os tais artigos dos Regulamentos da Liga que na melhor das hipóteses previam 2 meses de suspensão. E assim prejudicar o Benfica.

Para além da celeridade aplicada a Luisão, quiçá para mostrar à FIFA e UEFA que a FPF trabalha bem, e que podem continuar a requisitar árbitros portugueses, sempre dos que ajudam o sistema a funcionar, ficou evidente outra anormalidade, o voto contra do Dr.º Herculano Lima, o tal adepto do FCP que vai de cachecol assistir aos jogos do seu clube.

Voto contra que também exercera no caso de JJ. Estranho não? Para mim é estranho, pois recentemente no recurso do Benfica ao castigo a Aimar – este cavalheiro votou a favor da punição dos 2 jogos. Porque votou ele agora favor do Benfica, sabendo que perdia?

Para começar talvez por isso mesmo: porque não influenciava a decisão, ambas desfavoráveis ao Benfica. Mas apenas por isso? Vejo outra ligação. Como já aqui expliquei, o Benfica contratou o Sálvio não só para reforçar uma posição onde já tinha 3 bons jogadores e depois do Sr.º Vieira ter anunciado um 2012 menos gastador, mas também para que o Atlético de Madrid pudesse pagar ao FCP uma dívida. Será então que este voto vencido foi uma forma de mostrar simpatia pelo presidente do Benfica? Julgo que sim.

Tudo isto é muito estranho, tanto mais que, conforme noticiou a BOLA em 21 de Agosto, por palavras ditas pelo empresário de Luisão “a Direcção do Benfica tem transmitido a Luisão que o capitão «tem poucas chances de ser castigado» na sequência do episódio protagonizado com o árbitro do jogo com o Fortuna Dusseldorf”. Ora não seriam estas, informações que a Direcção do SLB recolhia de dentro do CD da FPF através do amigo Fernando Gomes?

Se o Benfica fizesse estas afirmações pela certeza da qualidade da nossa defesa, no processo então não se compreende o desfecho do caso. Fomos incompetentes a elaborar a defesa de Luisão? Não creio. O que acredito é que o Sr.º Vieira foi bem “mamado” pelos seus amigos do FCP... uma vez mais...
Não sei se por ter sido “mamado” ou porque o Dr.º Fernando Gomes não lhe deu qualquer indicação nesse sentido (como na ida à Alemanha pedir desculpas ou quando o instigou a criticar o árbitro do Chelsea - Benfica), o que é certo é que a Direcção do Benfica ainda não se pronunciou sobre a internacionalização do castigo a Luisão, a tal componente que alegadamente a CD da FPF não tinha pedido ...

“Confiem em mim” dizia ele quando anunciou que o Benfica apoiava Fernando Gomes ....

5 comentários blogger

  1. O ponto central deste texto é este:
    “Confiem em mim” dizia ele quando anunciou que o Benfica apoiava Fernando Gomes

    Se LFV não sabia quem era FG, então o caso é pior do que pensávamos, o presidente não só não sabe defender o clube, como é ignorante dos meandros do futebol português! A pergunta que deixo ao autor e a muitos outros benfiquistas é: Para quê continuar a denunciar as falcatruas do sistema, se o Presidente os apoiou?! Se manifestou agrado com as arbitragens (convenientemente, até Coimbra)? É a minha questão! Para quê a denúncia? Gostava que me respondessem!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom post!
    Totalmente de acordo com a essa visão do castigo aplicado ao Luisão! Só fico espantado como ninguém do Benfica, sejam eles da direção ou aqueles que são constantemente entrevistados pela comunicação social a opinar sobre este caso, não tenham tomates para no minimo pôr em causa o "modus operandi" da CDL!! Demoram 1 ano para analizar o dossier JJ e porque carga de água o dossier Luisão é urgente????
    Esperamos então o castigo de Vitor Pereira sobre a frase do "...podem encomendar as faixas..."!

    Vamos visitar o museu, ou mmesmo deixar-se fotografar todo cheio de cagança com empresários e jogadores aquando a renovação de Melgarejo...isso sim é defender o Benfica!! FODA-SE...

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, sem ter antes lido este texto, escrevi praticamente o mesmo no meu blog (justiça Benfiquista). É curiosa a sintonia entre os mesmos. Eu também não acredito nestas "coincidências" embora nem sequer soubesse desse facto do Herculano Lima, que é mais um dado da questão. Forte abraço e espreita o meu texto se puderes

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente que teoria mais improvavel, nunca achei o sistema tão exposto como está agora. A unica diferença é que agora fazem tudo ás claras sem vergonha e a isto deve se o desespero . Com a falta de dinheiro do sistema é urgente travar o benfica agora. Se o lfv estivesse com o sistema ja tinha renovado com a olivrdesportos e a olidesportos nao precisava de baixar as calças á pt ou outrasplataformas. Preparem que o roubo ainda vai ser maior e descarado mas é o ultimo suspiro do morto. O pc ja deixou de dar cartas agora quem manda naquilo é o antero. Karim

    ResponderEliminar
  5. A pergunta que deixo ao autor e a muitos outros benfiquistas é: Para quê continuar a denunciar as falcatruas do sistema, se o Presidente os apoiou?!

    Desculpem a insistência, mas alguém que me responda, pois posso estar a ver mal o filme!

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários.
Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.
Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado.
Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking

recentes

Mensagens populares